Essa cena é a que sempre me faz chorar junto com o Replicante sentado no telhado a chuva caindo se misturando com suas lágrimas . É de uma poesia única . Só de lembrar meus olhos ficam cheios de água
*Análise sensacional. Nem preciso dizer que é o meu filme preferido e quando foi lançado, não foi bem compreendido pelo grande público, que ficou hipnotizado pelo cenário futurista bastante avançado para 1982, e deixou a temática principal em segundo plano. É preciso assistir várias vezes para perceber os detalhes escondidos no roteiro. Ao longo dos anos, o filme foi sendo compreendido, e suas implicações sociais e filosóficas incomodaram os poderosos donos do estúdio, que tentaram de várias maneiras censurar várias cenas empobrecendo a versão original. Até mesmo Harison Ford nunca quis admitir que seu personagem era um replicante, pois isso muda totalmente a visão da trama para algo muito mais profundo. Quando a androide diz "Penso, logo existo" isso implica em refletirmos sobre a filosofia de Descartes e nos faz perguntar... quem somos realmente? Será que somos humanos mesmo ou uma máquina bioquímica onde nossos pensamentos são apenas reações físicas da matéria? Será o livre arbítrio uma ilusão? O final impecável nos leva para uma irônica nova abordagem "deux ex machina" quando Roy salva Deckard. A impressão que tenho é que os produtores enganaram o estúdio e fizeram um filme com uma mensagem oculta extremamente forte e revolucionaria escondida dentro dos espetaculares efeitos especiais em um momento que o tema de ficção científica fazia sucesso. Os replicantes nos mostram que evoluíram ao ponto de se tornaram superiores aos humanos em inteligência e consequentemente no dom da empatia, algo que nós humanos temos muito pouco, e por consequência resultará em nossa autodestruição. Com a trilha sonora fantástica de Vangelis, esse filme se revelou uma obra prima noir, que transformou a sétima arte no palco perfeito para os questionamentos existencialistas e filosóficos sobre a nossa realidade dentro de um futuro distópico, muito antes de Matrix ou Black Mirror.*
@@voradorbhz4935 A impressão que tenho é que Harison Ford não sabia da profundidade da trama quando aceitou o papel. Para não entrar em questões polêmicas com o estúdio, deve ter pensado que seria um protagonista superficial como Han Solo. Por causa de Star Wars, na época ele era uma estrela em ascensão que queria descolar sua imagem de um único personagem.
Tbm compartilho da sua opinião, um clássico digno de prêmios e reconhecimento, mas não são todos que tem essa visão, e não somente em história, o conjunto no todo em si, a trilha sonora mesmo me toca roda a vez que ouço, o filme pode estar passando 1milhão de vezes na tcm ou outro canal qualquer, eu irei assistir.
no livro ele é humano mas existe essa pulga na orelha dele ser androide/replicante. mas quem leu o livro sabe que muita coisa importante foi deixada de lado e que acabou transformando o filme em algo menos profundo com apenas falas bonitas e uma história meio mal contada.
De fato o filme mudou alguns pontos importantes da narrativa do livro. No filme existem várias cenas que sugerem que Deckard é um replicante. Em uma delas ele aparece desfocado com aquele estranho brilho nos olhos. O fato dele ser o melhor especialista para testar replicantes também reforça isso, mas o principal indício é quando ele recebe um origami de unicórnio no final do filme. Ele sonhava com um unicórnio, então como alguém poderia saber o que ele estava sonhando? A resposta é que os replicantes tem suas memórias implantadas artificialmente e alguém que tivesse acesso aos arquivos de memórias saberia disso.
Personagens não jogáveis. Na maioria das vezes esses personagens são bem genéricos e sem história, sentimentos e profundidade. Como boa parte dos humanos estão hoje.
Deckard e Rachel, foram desenhados para ser o "Adão e Eva" replicantes. Agora, 6 replicantes fugiram, 3 machos, 3 fêmeas ... Roy, Pris, Leon, Zhora, o que "torrou" tentando invadir a sede da corporação e ... quem é o sexto? Deckard é vidrado por fotos, muitas fotos, de certa forma incoerentes e quando ele analisa a foto para encontrar a Zhora, o Roy aparece na foto. Interessante é que tanto Deckard como Roy estão na mesma posição, apoiando o rosto no punho ... configuração de fábrica?
Blade Runner de 1982, se tornou um clássico Cult, um dos mais importantes do gênero. A análise com base nesse dilema moral é muito interessante, pois mostra como o filme é rico na sua parte filosófica sobre a Existência e sobre a Humanidade. Parabéns pelos ótimos filmes que são analisados no canal.!!!
Aluguei este filme antes ontem, aqui , é uma sensação incrível assistir no original em inglês e entender tudo, filme de 1981, ano que nasci e tão atual, adorei!! É uma obra de arte!
Tudo dá a entender que ele é um dos primeiros NEXUS 6, que não têm um prazo de validade. Mas uma coisa a se estranhar é que ele não tem, ou não usa, força física de replicante, sua força é humana.
Não. Rachael já era modelo Nexus-7. O espanto de Deckard se deveu a, anos depois de parar de aposentar os modelos antigos de replicantes, que eram robóticos e sem empatia, voltar a trabalhar com isso e verificar que as novas gerações tinham muito mais conteúdo existencial, aproximando-os dos humanos natos. Nisso vem o conflito de Deckard, ao matar Zhora, ao conhecer Rachael, e finalmente, ser salvo e perdoado no final por Roy Batty.
é impressionante como os detalhes passam despercebidos, já vi esse filme várias vezes e nunca peguei isso. o elegante consegue transformar um simples filme de ação cyberpunk em uma reflexão sobre humanidade e busca por sentido na vida. parabéns vc é muito bom
Quando vi o filme pela primeira vez não havia o debate sobre Deckard ser ou não um replicante, mas fiquei intrigado com a surra que ele leva de Leon...até comentei com um amigo que estava comigo que era pra Deckard ter morrido devido a força desproporcional dos replicantes em relação aos humanos e a esse comentário meu amigo respondeu em tom de brincadeira que talvez Deckard fosse também um replicante! Até hoje falo pra esse amigo que ele foi um percussor do debate acerca da identidade de Deckard!
@@ZidaneVecchia Assim como Rachel, Deckard era um protótipo de uma nova geração de replicantes, um experimento. Se o objetivo dele era reproduzir com a Rachel, nada mais natural que ele não tivesse a limitação de duração de vida.
inteligência desencadeia empatia, e ela não é predominante na natureza...Mas a humanidade assim deveria ser, melhor uns com os outros. Ótimo filme e análise.
Realmente a questão filosófica desse filme é mais profunda do que se pode imaginar, podendo ser necessário ter que assisti-lo mais de uma vez. Apesar de ser um filme de 1982 a cinematografia dele está pelo menos uns 20 anos à frente do seu tempo, obra de arte.
Alien, Jogador n° 1 e Blade Runner são os meus filmes preferidos. A continuação no Blade Runner 2049 veio pra completar uma sequência maravilhosa do cinema, uma obra de arte. Parabéns pelo vídeo. Já cheguei dando like.
Admiro o seu trabalho, mas dificilmente me manifesto. Isso se deve mais à timidez do que à qualidade do seu trabalho, que é realmente maravilhoso. Meus parabéns, sou um grande fã. Sou grande fã de Bladerunner, das antigas, mas confesso que essa foi a primeira vez que vi o filme sob essa perspectiva do pensamento do Roy, logo ao final do vídeo. "Quando salva Deckard, Roy sente pela primeira e única que tem o poder de controlar a vida e a morte". Acho que essa frase sintetiza com muita precisão o pensamento do Roy. Bladerunner é um filme tão complexo, que é muito difícil chegar a uma conclusão tão precisa, mas concordo plenamente com a sua ilação. Um grande abraço, novamente parabéns pelo belíssimo trabalho.
Blade Runner: O Segundo melhor filme de ficção científica da história do cinema! Atrás apenas de: 2001 - uma odisseia no espaço. Esse sim; o maior filme de ficção científica do cinema !!! " Só um Cinéfilo entende outro " " Cinéfilos pensam igual " Valeu Pessoas.
Acho que um paralelo com Cowboy Bebop e Samurai Champloo, dois animes do mesmo diretor, abordando as relações de parceria humana com duração determinada. Do mesmo modo que pessoas se encontram, elas também se despedem, e cada uma troca um pouco de si com os outros.
Podia fazer uma análise de Encontros e Desencontros da Sofia Copolla, acho que o filme tem tudo a ver com o canal e adoraria saber sua leitura do filme?
Deckard é sim replicante, de uma serie de vida longa criado para ser mais submisso e cumpridor de ordens. O simbolismo principal na cena final é a questão do pombo branco subir ao céu, isso simboliza que com tudo que aprendeu nesse curto período de vida Roy adquiriu alma! O filme é uma obra de arte para mim o maior filme de todos os tempos!
Esse negócio de "vida" longa ou normal foi colocado na versão da Warner em que Deckard é humano e foge com a Raquel Replicante que pode viver normalmente, é a mesma linha do 2049 pois acompanha a versão da Warner . Mas na versão do diretor isso não existe, Deckard e Raquel vivem quatro anos e Deckard era apenas um Replicante "descartável" de uma nova geração sendo testado para caçar replicantes O momento de ativação do Deckard é na calçada, início do filme.
está enganado. Rick Deckard era humano, já tinha sido casado, deu tudo errado e ele perdeu contato com os novos modelos de replicantes. o que o perturba foi ter que aposentar seres tão "humanos" quanto ele mesmo!
Meu filme preferido, assisti quando ainda era um menino, e já faz muito tempo ... mas, é/foi uma lição de vida, sempre fez pensar ... pensar ... é um Cult movie, formidável, predecessor de outros filmes, mas por ser pioneiro, este é incomparável, inigualável, original, sensacional... Uma obra de arte, da sétima arte ... temas de graudaçóes, e pós ... temas de assuntos infindáveis, e ouso até mesmo ... infinitos ... assuntos não faltarão para quem 'curte' esse tema tão complexo da natureza humana(?), cibernética, e suas consequências éticas, morais e/ou imorais ... O tema 'noir', futurista, sempre atual, e high-tech para época do início dos anos 80's, deixa prá lá, foi muito pouco 'explorado' pela mídia, promos e 'merchandising', até entendo, pela época, mas faltou boa vontade e engajamento nas divulgações ... afinal, história, roteiro, elenco e trilha sonora de Vanghelis, absurdamente marcantes, e até hoje muito atual, para uma obra de mais de 40 anos ... Sem contar, a riqueza de detalhes objetivos, e principalmente subjetivos, que fazem com estejamos neste exato momento 'tentando', decifrar muitos de seus pequenos 'mistérios', que foram propositadamente 'deixados' em 'stand by', para serem 'decodificados' ... Então ... há tantas coisas ... mas ... pensem ...!!! Abraços meus amigos, e tbém fãs ... Elegante: Parabéns pelo excelente vídeo, sua narrativa, e exposição de vários outros 'pontos' ...
Simplesmente sensacional!! Foi a essa conclusão que eu cheguei sobre o Roy na cena final. Ele valorizava mais a vida do que nós, os humanos. Eu devia ter uns 14 anos quando assisti pela 1° vez. Tô com 48 anos. RIP Hutger Hauer!!!
ótima análise, eu adoro esse filme e adorei a análise.....voce é um dos melhores de análise de filmes que conheço, começei a ver seus vídeos vendo análises do filme Coringa, voce foi uma das melhores naquele também.
Parabéns pelo bom gosto. O Congresso Futurista é um dos melhores filmes que já vi e que as pessoas não entendem o final. Merece um análise aqui nesse canal.
Parabéns pelo trabalho! A abordagem, a narrativa, etc... Eh como assistir um filme. E ter que ver um vídeo sobre esse filme (feito por vc), pois ai sim estará completo. Se permitir, adoraria ver um vídeo sobre os filmes: ''''Duelo de titãs (melhor filme do mundo). . .Kk'''' A última tentação de Cristo. Pacific Rim (Círculo de Fogo). Série "Lie to Me" E filme "Desafiando Gigantes.
Vi agorinha e achei um ótimo filme nada de excelente e muito menos uma obra prima, gostei do universo do filme achei muito atual nem parce que foi feito em 1982 na aquela época, por isso é impressionante
Interessante...confesso que da primeira vez que assisti o filme não tinha prestado atenção nesse ponto "relação sentimental" de replicantes ligado a humanidade e afeto pelos humanos. As vezes a gente fica alienado a uma coisa só quando o marketing faz essa incansável relação de Caçador e Presa e ficamos presos a uma única ideia. Sobre Deckard ser ou não um replicante, há controvérsias. Li alguns artigos depois que assisti o vídeo e nenhum deles chegam a conclusões sólidas e geram diferentes dúvidas e opiniões. Acredito que Ridley Scott propositalmente quis mostrar exatamente pro público essa diferença entre os humanos e replicantes e por esse fato acredito que ele seja humano. E ainda sem mencionar o fato de que Rachel e Deckard geraram um criança que ainda talvez possam reforçar essa tese. Maaaaasssss, perguntas sem respostas irão pairar em nossa mente e esperançosamente um dia alguém consiga decifrar e compartilhar todas elas conosco. Mas de uma certeza jamais teremos qualquer dúvida, que ambos os filmes primeiro e segundo são duas obras primas dos dois maiores diretores de cinema de todos os tempos e serão eternamente lembrados. E parabéns pelo excelente trabalho do canal.
Um detalhe logo no início desta cena é bem interessante e que demonstra a mudança de perspectiva de Roy na forma como ele enxerga a vida do outro e que aponta para seu desfecho com aquele belo monólogo. Ao salvar Decker, sua mão é mostrada em "close" e que mostra o "prego" deixando subentendido a "salvação" conforme descrito na "bíblia" com a mensagem de Jesus. "Amar ao próximo e teu inimigo".... Foi uma "sacada" interessante do diretor....
Além de trazer à baila questões filosóficas e existenciais, o filme retrata bem o que pode ser nosso futuro caso não cuidemos de nosso planeta engolfado numa cultura de produzir e consumir desmedidamente. Outro ponto interessante é observar a grande presença de asiáticos no filme, o que provavelmente pode ser uma espécie de vaticínio em relação a um mundo tomado pela China como superpotência suplantando os EUA. Não é à toa que se calcularmos, atualmente, quem é o cidadão médio no mundo será um asiático e não um ocidental.
Acredito firmemente que Roy salva Deckard pelo apego a vida perto de morrer Roy percebe como a vida é algo precioso e deseja que mais ninguém além dele morra naquela hora
Na minha concepção a obra ficaria perfeita como Deckard humano embora essa confusão do que seja humano e artificial, também seja um conceito filosófico interessante.
Depende.... do que você entendeu do filme? Minha opinião é o "ser humano" para ter sentido o filme - basta analisar o finais dos 2 filmes! Mas a realidade é mais dura e pode ser a " única alternativa" de sobrevivência! Att,
a cena do lider replicante roy no qual em meio ao seus discursos e encenaçao (tipo no qual ele pega aquele pombo do nada), na minha visao tem muito haver com a referencia de Cristo, pelo seu criador foi dito ao replicante que foi feito da melhor forma possivel, nos seus discursos foi falado algo como a escravidao e libertacao mesmas palavras que Jesus pregava, e a cena em que ele poderia ter se vingado mas transcendeu em essencia do perdao nao se tornando um humano, mas se assemelhando a Cristo
Considerando que Deckard seja um replicante, como explicar ainda estar vivo em 2049? 30 anos depois do filme original. Um modelo inferior ao Nexus 6? ou humano?
Filme fantástico, apesar de ser antigo, de 1984 aproximadamente, é tão atual a sua idéia do ser humano cada vez mais se deteriorando sentimentalmente que se deixa ser tomados por máquinas desenvolvendo comportamento que deveria ser exclusivo dos humanos. Vídeo muito bom, parabéns!!!!
"Todos os momentos vão se perder no tempo, como lagrimas na chuva..."
Shorastes??? Pq eu sim ;-;
Essa cena é a que sempre me faz chorar junto com o Replicante sentado no telhado a chuva caindo se misturando com suas lágrimas . É de uma poesia única . Só de lembrar meus olhos ficam cheios de água
@Juliano Pizzol obg, já ia corrigir!
Pura poesia cinematográfica
Boa amigo, só faltou:
"... e ao extinguir o seu limite de vida, o replicante se curva liberando a pomba branca de suas mãos"
"Ela não vai viver, mas quem é que vive?". Chega até a arrepiar!!!
Em 11/2019....
ela própria tem vida
eu vi esse filme hoje, essa frase me pegou muito
*Análise sensacional. Nem preciso dizer que é o meu filme preferido e quando foi lançado, não foi bem compreendido pelo grande público, que ficou hipnotizado pelo cenário futurista bastante avançado para 1982, e deixou a temática principal em segundo plano. É preciso assistir várias vezes para perceber os detalhes escondidos no roteiro. Ao longo dos anos, o filme foi sendo compreendido, e suas implicações sociais e filosóficas incomodaram os poderosos donos do estúdio, que tentaram de várias maneiras censurar várias cenas empobrecendo a versão original. Até mesmo Harison Ford nunca quis admitir que seu personagem era um replicante, pois isso muda totalmente a visão da trama para algo muito mais profundo. Quando a androide diz "Penso, logo existo" isso implica em refletirmos sobre a filosofia de Descartes e nos faz perguntar... quem somos realmente? Será que somos humanos mesmo ou uma máquina bioquímica onde nossos pensamentos são apenas reações físicas da matéria? Será o livre arbítrio uma ilusão? O final impecável nos leva para uma irônica nova abordagem "deux ex machina" quando Roy salva Deckard. A impressão que tenho é que os produtores enganaram o estúdio e fizeram um filme com uma mensagem oculta extremamente forte e revolucionaria escondida dentro dos espetaculares efeitos especiais em um momento que o tema de ficção científica fazia sucesso. Os replicantes nos mostram que evoluíram ao ponto de se tornaram superiores aos humanos em inteligência e consequentemente no dom da empatia, algo que nós humanos temos muito pouco, e por consequência resultará em nossa autodestruição. Com a trilha sonora fantástica de Vangelis, esse filme se revelou uma obra prima noir, que transformou a sétima arte no palco perfeito para os questionamentos existencialistas e filosóficos sobre a nossa realidade dentro de um futuro distópico, muito antes de Matrix ou Black Mirror.*
Se ele não admitisse provavelmente não participaria da sequencia.
@@voradorbhz4935 A impressão que tenho é que Harison Ford não sabia da profundidade da trama quando aceitou o papel. Para não entrar em questões polêmicas com o estúdio, deve ter pensado que seria um protagonista superficial como Han Solo. Por causa de Star Wars, na época ele era uma estrela em ascensão que queria descolar sua imagem de um único personagem.
Tbm compartilho da sua opinião, um clássico digno de prêmios e reconhecimento, mas não são todos que tem essa visão, e não somente em história, o conjunto no todo em si, a trilha sonora mesmo me toca roda a vez que ouço, o filme pode estar passando 1milhão de vezes na tcm ou outro canal qualquer, eu irei assistir.
no livro ele é humano mas existe essa pulga na orelha dele ser androide/replicante. mas quem leu o livro sabe que muita coisa importante foi deixada de lado e que acabou transformando o filme em algo menos profundo com apenas falas bonitas e uma história meio mal contada.
De fato o filme mudou alguns pontos importantes da narrativa do livro. No filme existem várias cenas que sugerem que Deckard é um replicante. Em uma delas ele aparece desfocado com aquele estranho brilho nos olhos. O fato dele ser o melhor especialista para testar replicantes também reforça isso, mas o principal indício é quando ele recebe um origami de unicórnio no final do filme. Ele sonhava com um unicórnio, então como alguém poderia saber o que ele estava sonhando? A resposta é que os replicantes tem suas memórias implantadas artificialmente e alguém que tivesse acesso aos arquivos de memórias saberia disso.
Vi Blade Runner e já chego dando like ! Esse filme é uma obra de arte, assim como a Rachael.
Mateus Viana tudo nesse filme é obra de arte 👏👏👏
Disse tudo jovem!!
Esse filme envelheceu extremamente bem, fiquei de cara 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Essa música da introdução do canal só perde pra do Supercine,traz tantas sensações!!
Mundo atual é distópico, a maioria se tornou NPC......esse filme se encaixa perfeitamente no momento atual ✌
O que é a expressão NPC?
@@Alex-jt3ng é como se chamam os bonecos aleatórios nos vídeo games, tipo as pessoas que circulam na rua do GTA.
Personagens não jogáveis. Na maioria das vezes esses personagens são bem genéricos e sem história, sentimentos e profundidade. Como boa parte dos humanos estão hoje.
@@TheGamerTrue Obrigado pela explicação, esse termo foi gravado com sucesso.
@@Alex-jt3ngfigurantes
Deckard e Rachel, foram desenhados para ser o "Adão e Eva" replicantes. Agora, 6 replicantes fugiram, 3 machos, 3 fêmeas ... Roy, Pris, Leon, Zhora, o que "torrou" tentando invadir a sede da corporação e ... quem é o sexto? Deckard é vidrado por fotos, muitas fotos, de certa forma incoerentes e quando ele analisa a foto para encontrar a Zhora, o Roy aparece na foto. Interessante é que tanto Deckard como Roy estão na mesma posição, apoiando o rosto no punho ... configuração de fábrica?
Filme futurista que virou CULT .
Já assisti várias vezes . Sensacional !
Vou assistir e tentar prestar atenção nessa parte, essa posição de apoiar o rosto no punho, obrigado.
@@AlexandreReflexoterapeuta e agora
Vi pela terceira vez essse filme e reparei isso tambem @@kaizennojujutsu6134
Blade Runner, na minha opinião, é o melhor filme de todos os tempos !!!
Blade Runner de 1982, se tornou um clássico Cult, um dos mais importantes do gênero. A análise com base nesse dilema moral é muito interessante, pois mostra como o filme é rico na sua parte filosófica sobre a Existência e sobre a Humanidade. Parabéns pelos ótimos filmes que são analisados no canal.!!!
Felipe MRM 👏👏👏
Melhor filme que assisti em toda minha vida...
Intrigante e cativante 😮😮😊😊😊
Aluguei este filme antes ontem, aqui , é uma sensação incrível assistir no original em inglês e entender tudo, filme de 1981, ano que nasci e tão atual, adorei!! É uma obra de arte!
Essa análise ficou excelente!
philip k dick, ridley scott e harrison ford nos seus melhores trabalhos
Não se esqueça do compositor vangelis na obra
Rutger Hauer, também sem ele não haveria "Tears in The Rain".
Quanto ao Philip Dick, sou mais O Homem do Castelo Alto. 😉
Tudo dá a entender que ele é um dos primeiros NEXUS 6, que não têm um prazo de validade. Mas uma coisa a se estranhar é que ele não tem, ou não usa, força física de replicante, sua força é humana.
Não. Rachael já era modelo Nexus-7. O espanto de Deckard se deveu a, anos depois de parar de aposentar os modelos antigos de replicantes, que eram robóticos e sem empatia, voltar a trabalhar com isso e verificar que as novas gerações tinham muito mais conteúdo existencial, aproximando-os dos humanos natos. Nisso vem o conflito de Deckard, ao matar Zhora, ao conhecer Rachael, e finalmente, ser salvo e perdoado no final por Roy Batty.
é impressionante como os detalhes passam despercebidos, já vi esse filme várias vezes e nunca peguei isso. o elegante consegue transformar um simples filme de ação cyberpunk em uma reflexão sobre humanidade e busca por sentido na vida. parabéns vc é muito bom
Quando vi o filme pela primeira vez não havia o debate sobre Deckard ser ou não um replicante, mas fiquei intrigado com a surra que ele leva de Leon...até comentei com um amigo que estava comigo que era pra Deckard ter morrido devido a força desproporcional dos replicantes em relação aos humanos e a esse comentário meu amigo respondeu em tom de brincadeira que talvez Deckard fosse também um replicante! Até hoje falo pra esse amigo que ele foi um percussor do debate acerca da identidade de Deckard!
Mas cai por terra, ja q em BR 2049 Decard aparece velho, se fosse um replicante não poderia viver tanto tempo.
@@ZidaneVecchiaem blazer runner 2049 os androides os novos passaram a não ter mais prazo de validade
@@kaizennojujutsu6134 sim, mas o Decard se fosse replicante teria morrido a muito tempo.
@@ZidaneVecchia no caso ele seria o primeiro replicante sem prazo de validade
@@ZidaneVecchia Assim como Rachel, Deckard era um protótipo de uma nova geração de replicantes, um experimento. Se o objetivo dele era reproduzir com a Rachel, nada mais natural que ele não tivesse a limitação de duração de vida.
Blade Runner e 2049 são ótimos
inteligência desencadeia empatia, e ela não é predominante na natureza...Mas a humanidade assim deveria ser, melhor uns com os outros. Ótimo filme e análise.
Matou a charada.
Realmente a questão filosófica desse filme é mais profunda do que se pode imaginar, podendo ser necessário ter que assisti-lo mais de uma vez. Apesar de ser um filme de 1982 a cinematografia dele está pelo menos uns 20 anos à frente do seu tempo, obra de arte.
Alien, Jogador n° 1 e Blade Runner são os meus filmes preferidos.
A continuação no Blade Runner 2049 veio pra completar uma sequência maravilhosa do cinema, uma obra de arte.
Parabéns pelo vídeo. Já cheguei dando like.
Assistir pela primeira vez ontem, limpando essa mancha no meu caráter kkkkkk feliz em ouvir o antigo narrador do canal falando do filme ❤️
Ele tem um canal chamado elegas,onde ele reage a filmes
@@werykedantas4989 reagir a filmes não é o que procuro em conteúdo kkkkk, mas vou dá uma olhada pra vê se gosto
Admiro o seu trabalho, mas dificilmente me manifesto. Isso se deve mais à timidez do que à qualidade do seu trabalho, que é realmente maravilhoso. Meus parabéns, sou um grande fã. Sou grande fã de Bladerunner, das antigas, mas confesso que essa foi a primeira vez que vi o filme sob essa perspectiva do pensamento do Roy, logo ao final do vídeo. "Quando salva Deckard, Roy sente pela primeira e única que tem o poder de controlar a vida e a morte". Acho que essa frase sintetiza com muita precisão o pensamento do Roy. Bladerunner é um filme tão complexo, que é muito difícil chegar a uma conclusão tão precisa, mas concordo plenamente com a sua ilação. Um grande abraço, novamente parabéns pelo belíssimo trabalho.
Blade runner é bom demais pra apenas um filme , deveria ser uma trilogia !!!!!!
Assista o filme 3 vezes e você verá a melhor trilogia de todos os tempos.
Talvez ele seja tão bom justamente por ser singular
Mas há dois
@@lorenadasilvanascimento2384 só vi o primeiro
@@lorenadasilvanascimento2384 onde tem?
Blade Runner: O Segundo melhor filme de ficção científica da história do cinema!
Atrás apenas de: 2001 - uma odisseia no espaço.
Esse sim; o maior filme de ficção científica do cinema !!!
" Só um Cinéfilo entende outro "
" Cinéfilos pensam igual "
Valeu Pessoas.
Rômulo! Me responde faz favor! Wallace o magnata do Blad Runner 2049 é um replicante?
Na minha opinião é Terminator (1984), Blade Runner e 2001 - A Space Odyssey.
@@danielrodriguespereira5710 eu acho que não mano, ele tem a auto consciência de si próprio além de criar clones.
Mano, que filme!!! meu favorito. Já vi várias vezes.
Seus vídeos são muito bem feitos
Não sei qual é melhor, O filme ou a análise.
Gostaria de pedir a análise do anime, Cowboy Bebop.
Também aguardo ansiosamente ... aquele final é complicado de aceitar, apesar de ser agridoce kkk
''Serial experiments lain'' também seria bom
Apoiado
Acho que um paralelo com Cowboy Bebop e Samurai Champloo, dois animes do mesmo diretor, abordando as relações de parceria humana com duração determinada. Do mesmo modo que pessoas se encontram, elas também se despedem, e cada uma troca um pouco de si com os outros.
UP
Podia fazer uma análise de Encontros e Desencontros da Sofia Copolla, acho que o filme tem tudo a ver com o canal e adoraria saber sua leitura do filme?
Ótima dica. Encontros e Desencontros é sensacional.
Acho também uma ótima pedida. Esse filme merece uma análise desse excelente canal.
Filme magnífico! Análise perfeita.
Deckard é sim replicante, de uma serie de vida longa criado para ser mais submisso e cumpridor de ordens.
O simbolismo principal na cena final é a questão do pombo branco subir ao céu, isso simboliza que com tudo que aprendeu nesse curto período de vida Roy adquiriu alma! O filme é uma obra de arte para mim o maior filme de todos os tempos!
Esse negócio de "vida" longa ou normal foi colocado na versão da Warner em que Deckard é humano e foge com a Raquel Replicante que pode viver normalmente, é a mesma linha do 2049 pois acompanha a versão da Warner
.
Mas na versão do diretor isso não existe, Deckard e Raquel vivem quatro anos e Deckard era apenas um Replicante "descartável" de uma nova geração sendo testado para caçar replicantes
O momento de ativação do Deckard é na calçada, início do filme.
está enganado. Rick Deckard era humano, já tinha sido casado, deu tudo errado e ele perdeu contato com os novos modelos de replicantes. o que o perturba foi ter que aposentar seres tão "humanos" quanto ele mesmo!
Filme sensacional, com várias interpretações, boa análise
Amar o próximo como a si mesmo ! - Jesus
Excelente vídeo !!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
faz um vídeo do blade runner novo, música perfeita de funto btw😍
Meu filme preferido, assisti quando ainda era um menino, e já faz muito tempo ... mas, é/foi uma lição de vida, sempre fez pensar ... pensar ... é um Cult movie, formidável, predecessor de outros filmes, mas por ser pioneiro, este é incomparável, inigualável, original, sensacional...
Uma obra de arte, da sétima arte ... temas de graudaçóes, e pós ... temas de assuntos infindáveis, e ouso até mesmo ... infinitos ... assuntos não faltarão para quem 'curte' esse tema tão complexo da natureza humana(?), cibernética, e suas consequências éticas, morais e/ou imorais ...
O tema 'noir', futurista, sempre atual, e high-tech para época do início dos anos 80's, deixa prá lá, foi muito pouco 'explorado' pela mídia, promos e 'merchandising', até entendo, pela época, mas faltou boa vontade e engajamento nas divulgações ... afinal, história, roteiro, elenco e trilha sonora de Vanghelis, absurdamente marcantes, e até hoje muito atual, para uma obra de mais de 40 anos ...
Sem contar, a riqueza de detalhes objetivos, e principalmente subjetivos, que fazem com estejamos neste exato momento 'tentando', decifrar muitos de seus pequenos 'mistérios', que foram propositadamente 'deixados' em 'stand by', para serem 'decodificados' ...
Então ... há tantas coisas ... mas ...
pensem ...!!!
Abraços meus amigos, e tbém fãs ...
Elegante: Parabéns pelo excelente vídeo, sua narrativa, e exposição de vários outros 'pontos' ...
Como de costume, uma inteligente, perspicaz e sensível análise desse grande filme, parabéns!
Simplesmente sensacional!! Foi a essa conclusão que eu cheguei sobre o Roy na cena final. Ele valorizava mais a vida do que nós, os humanos. Eu devia ter uns 14 anos quando assisti pela 1° vez. Tô com 48 anos. RIP Hutger Hauer!!!
Ando tão ocupado, saudades de vim aqui e observar aspectos de histórias que você ama! Que bom ver um canal tão maravilhoso crescendo tanto ❤️
poxa, obrigado demais!
tudo pra mim esse canal 💞💞
Excelente Análise!
ótima análise, eu adoro esse filme e adorei a análise.....voce é um dos melhores de análise de filmes que conheço, começei a ver seus vídeos vendo análises do filme Coringa, voce foi uma das melhores naquele também.
Filme maravilhoso, trilha melhor ainda.
Olha a maestria desse texto, terminei o vídeo completamente arrepiado, a forma e clareza que vc conduz seus vídeos é única, como o filme em questão.
Filme perfeito no canal perfeito
Sem dúvidas meu filme favorito. Outro filme que eu gostaria de uma análse é O Congresso futurista.
Parabéns pelo bom gosto. O Congresso Futurista é um dos melhores filmes que já vi e que as pessoas não entendem o final. Merece um análise aqui nesse canal.
Gosto dessas análises únicas do canal elegante porque ele traça paralelos interessantes ...
Eu prefiro vê-lo como um humano que perdeu seus valores e está recuperando, mas como a visão do diretor e autor é diferente, fazer o que....
Que análise incrível meu amigo
Esse filme tem alma!!!
Sean Young e Rutger Hauer serão eternos por causa de Blade Runner. Clássico.
Vi uma versão em que o caçador Decart é o narrador. Achei muito interessante, porque mostra o que passa na mente de Decart.
@BLACK TERRORISTA , já faz alguns anos que passou na TV. Não lembro se foi TV aberta ou na SKY.
Eu não consigo achar essa versão que tem um narrador só a versão sem narrador
Eu amooooooooo esse filmeeee!!!
" Mais humanos que os humanos ", Tyrell queria dar uma lição a humanidade a qual ela esqueceu de ser.
Esplêndida análise
Eu amo esse filme.... Está nos meus top 3 de toda uma vida
Eu tenho o livro TB
Ótimo vídeo cara.
Eu não tinha entendido o filme direito antes. Agora ele aprece melhor.
Belíssimo!
Irmão... Tu é foda!
Análise perfeita!
Um dos filmes mais belos visualmente.
Parabéns pelo trabalho!
A abordagem, a narrativa, etc...
Eh como assistir um filme.
E ter que ver um vídeo sobre esse filme (feito por vc), pois ai sim estará completo.
Se permitir, adoraria ver um vídeo sobre os filmes:
''''Duelo de titãs (melhor filme do mundo).
. .Kk''''
A última tentação de Cristo.
Pacific Rim (Círculo de Fogo).
Série "Lie to Me"
E filme "Desafiando Gigantes.
Quase chorei no final do vídeo, sad =/
Vídeo nota 10!
Resposta: NÃO É UM REPLICANTE.
Blade Runner 2049 mostra que ele é um HUMANO.
Análise perfeita e cirúrgica. Esse filme é ótimo. E a continuação (2049) é PERFEITO. Já se tornou um clássico contemporâneo.
esse final foi emocionante
Vi agorinha e achei um ótimo filme nada de excelente e muito menos uma obra prima, gostei do universo do filme achei muito atual nem parce que foi feito em 1982 na aquela época, por isso é impressionante
Um dos melhores filmes de todos os tempos, eu tive que comprar esse filme.
Cara me parece ser um filmaço ,me interessei por esse filme graças ao seu vídeo !
Procure a "final cut", é a melhor versão.
Assista no mínimo 3 vezes.
Por mais que o Harrison Ford não goste mas Decard é um replicante. Que filme maravilhoso
Interessante...confesso que da primeira vez que assisti o filme não tinha prestado atenção nesse ponto "relação sentimental" de replicantes ligado a humanidade e afeto pelos humanos. As vezes a gente fica alienado a uma coisa só quando o marketing faz essa incansável relação de Caçador e Presa e ficamos presos a uma única ideia. Sobre Deckard ser ou não um replicante, há controvérsias. Li alguns artigos depois que assisti o vídeo e nenhum deles chegam a conclusões sólidas e geram diferentes dúvidas e opiniões. Acredito que Ridley Scott
propositalmente quis mostrar exatamente pro público essa diferença entre os humanos e replicantes e por esse fato acredito que ele seja humano. E ainda sem mencionar o fato de que Rachel e Deckard geraram um criança que ainda talvez possam reforçar essa tese. Maaaaasssss, perguntas sem respostas irão pairar em nossa mente e esperançosamente um dia alguém consiga decifrar e compartilhar todas elas conosco. Mas de uma certeza jamais teremos qualquer dúvida, que ambos os filmes primeiro e segundo são duas obras primas dos dois maiores diretores de cinema de todos os tempos e serão eternamente lembrados. E parabéns pelo excelente trabalho do canal.
Excelente explanação
Mlk, e eu tava vendo o filme esses dias, foda
Um grande filme, que teve uma continuação melhor ainda
Não entendi bem a continuação....
como sempre impecável
Queria entender a frase que Roy disse quando abordou aquele senhor que fabricava olhos....
Um detalhe logo no início desta cena é bem interessante e que demonstra a mudança de perspectiva de Roy na forma como ele enxerga a vida do outro e que aponta para seu desfecho com aquele belo monólogo.
Ao salvar Decker, sua mão é mostrada em "close" e que mostra o "prego" deixando subentendido a "salvação" conforme descrito na "bíblia" com a mensagem de Jesus. "Amar ao próximo e teu inimigo"....
Foi uma "sacada" interessante do diretor....
A versão original não tem isso de close na mão
esse canal é bom demais.
Além de trazer à baila questões filosóficas e existenciais, o filme retrata bem o que pode ser nosso futuro caso não cuidemos de nosso planeta engolfado numa cultura de produzir e consumir desmedidamente.
Outro ponto interessante é observar a grande presença de asiáticos no filme, o que provavelmente pode ser uma espécie de vaticínio em relação a um mundo tomado pela China como superpotência suplantando os EUA.
Não é à toa que se calcularmos, atualmente, quem é o cidadão médio no mundo será um asiático e não um ocidental.
Acredito firmemente que Roy salva Deckard pelo apego a vida perto de morrer Roy percebe como a vida é algo precioso e deseja que mais ninguém além dele morra naquela hora
deux ex machina
Na minha concepção a obra ficaria perfeita como Deckard humano embora essa confusão do que seja humano e artificial, também seja um conceito filosófico interessante.
por isso que esse virou o meu filme favorito s2
Gosto da primeira versão que foi a que eu assisti na minha infância
Depende.... do que você entendeu do filme?
Minha opinião é o "ser humano" para ter sentido o filme - basta analisar o finais dos 2 filmes!
Mas a realidade é mais dura e pode ser a " única alternativa" de sobrevivência!
Att,
Obrigado por esclarecer o que é um replicante ,já que o Google não ajuda,
Replicante isso me fez lembrar do Ozob
Nunca gostei d filme futurista mas esse aí é cem comparação muito Loko
Grande Rutger Hauer (Roy ) que falta faz !
JS Q pra mim ele é quem fez o filme ser o que foi de emoção
amo esse filme e seus videos sao otimos parabens
Elegante elegas
a cena do lider replicante roy no qual em meio ao seus discursos e encenaçao (tipo no qual ele pega aquele pombo do nada), na minha visao tem muito haver com a referencia de Cristo, pelo seu criador foi dito ao replicante que foi feito da melhor forma possivel, nos seus discursos foi falado algo como a escravidao e libertacao mesmas palavras que Jesus pregava, e a cena em que ele poderia ter se vingado mas transcendeu em essencia do perdao nao se tornando um humano, mas se assemelhando a Cristo
Faz um vídeo sobre a saga de Velozes e Furiosos!
amadah...
Canal Pewee. Não é o Erick mas é divertido.
Bom filme 🎥
Considerando que Deckard seja um replicante, como explicar ainda estar vivo em 2049? 30 anos depois do filme original. Um modelo inferior ao Nexus 6? ou humano?
Talvez ele seja um dos primeiros modelos que não tinham prazo de validade.
Rachael era replicante Nexus 7. K é Nexus 9 / E Deckard é humano.
Replicantes não envelhece,o Deckard tá velho no 2049,e se se ele é um replicante pq não tem super força como os outros??
Ótima citação.
Como explica ele no filme seguinte com seu envelhecimento?
Filme fantástico, apesar de ser antigo, de 1984 aproximadamente, é tão atual a sua idéia do ser humano cada vez mais se deteriorando sentimentalmente que se deixa ser tomados por máquinas desenvolvendo comportamento que deveria ser exclusivo dos humanos. Vídeo muito bom, parabéns!!!!
E esse filme tem uma fotografia incrível
Ja chega no like
faz um video sobre a teoria wonkapiercer, em que o filme snowpiercer se passa no mesmo universo de a fabrica de chocolate .
elegante a sua análise