A Romênia era um dos pilares na extração de petróleo (região de Ploesti, se não me falha a memória), o que favorecia, claro, os alemães. Excelente video!
Como sempre, excelente vídeo Marcelo. Meu amigo, a temática, a edição e produção dos vídeos são primorosos. Parabenizo e agradeço pelo excelente trabalho. Mais uma vez, muito obrigado Marcelo.
você é o cara! ótimo conhecimento histórico bem como as edições, faz muitos anos que cultuo a paixão por guerras e suas transformações ao longo da historia, parabéns!
Se a Alemanha tivesse sido "menos nazista", teria conseguido mais aliados estratégicos, como ucranianos, letões, estonianos, lituanos, africanos e árabes. Muitos desses povos viam os alemães como libertadores e um contraponto ao imperialismo inglês, francês e russo.
NevermindPlays - Com certeza Hitler jamais deixaria de ser tão nazista. Mas todo esse ódio para com alguns povos atrapalhou todo o esforço de guerra. Para vc ter uma ideia, ele queria tomar Stalingrado apenas para "apagar" o nome Stalin do mapa, mesmo seu Estado Maior sabendo q a cidade destruída já não representava nenhuma ameaça. Mesmo assim ele dividiu o Grupo de Exército Sul em dois, com o 8¤ com ordens de tomar a cidade, deixando os poços de petróleo do Cáucaso em segundo plano. Sem falar nos custos material e humano de manter a estrutura de extermínio de "povos inferiores", q podiam ter sido utilizados nas frentes de combate. Além do fato de q numa guerra na URSS, ter a ajuda da Ucrânia e dos países bálticos seria muito bem vinda.
De fato...os próprios soviéticos quando invadidos acharam isso...pelo menos o povo, que era espoliado e brutalmente oprimido. Não foi uma atitude das mais inteligentes, por parte dos chucrutes, subjugá-los...
Winspector Fire Depende de quem vocs esta falando,os unicos que devem ter achado bom foram os ucranianos(Que logo depois foram conduzidos para campos de exterminio por serem eslavos) ja que uma grande fome tinha assolado o pais recentemente
Tinha tanto aliado que se fodeu depois, engraçado que nego fala que ela era foda, era tão foda que só foi os EUA entrar na guerra que ela tomou no rabo mesmo com esse tanto de aliado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Seria interessante um vídeo explicando como era a vida civil durante a guerra, acesso a bens de consumo, trabalho... Enfim, como era o dia a dia dos civis nas principais potencias do conflito
Seus vídeos são de uma qualidade incrível. Suas exposições são claras, seu canal no RUclips é muito melhor do que canais de TV aberta ou paga. Continue assim. Gostaria de saber mais sobre a 1° Elo, esquadrilha de ligação e observação.
Olá Marcelo, seu canal é excelente. Gostaria de saber se a Turquia não tivesse perdido muitos territórios na 1 guerra mundial, teria ajudado a Alemanha de Hitler em combates no caucaso?
Ghostly Killer Obrigado pela informação. Me esqueci que na época era Império Turco-Otomano. Mas ouvi essa informação da perda de territórios na primeira guerra aqui no hoje na segunda guerra mundial (não me lembro de vídeo). Assim veio o fim do Império Turco-Otomano e o governo não tinha condições de entra numa guerra de alto proporção como a segunda guerra.
Nathan Tomaz Realmente era um império multicultural,por isso que eles mataram milhões de cristãos gregos, armênios e assírios,também mataram milhões de árabes Realmente o povo Turco-Otomano era multicultural
Essa era uma questão que a própria população otomana se discutia no final do século XIX: assumir a identidade turca, ou manter como um império de várias nacionalidades? (não vamos chamar de multi-cultural; não existia esse conceito ainda. O Império Otomano era um império dinástico, sob o comando do único califa de todo o mundo islâmico; e, portanto, ao qual deviam lealdade todos os muçulmanos sunitas, mesmo aqueles fora do Império) O problema é que Istambul vivia sob uma sucessão de sultões extremamente fracos, escolhidos entre facções de pretendentes,, nascidos de mães diferentes (havia ainda a poligamia; em vez do herdeiro ser o primogênito da esposa mais velha, o mais forte pretendente era um filho da esposa preferida do sultão no momento da morte deste; como esta era mais nova, quase sempre era uma criança) Nos séculos anteriores, o pretendente vitorioso era aquele que atingia o poder assassinando os irmãos rivais, com apoio da guarda dos janízaros. Assim, o sultão já começava a reinar após um sucessão sangrenta e com mão de ferro. Era a seleção do mais forte. Mas, com a ocidentalização, essa prática teve fim. Os janízaros foram extintos, e a casa Osmanli passou a ter a figura de irmãos e primos do sultão, com proximidade ao poder. A seleção do mais forte deu lugar aos golpes de estado. Sultões eram depostos e recolocados por lutas políticas. Com um sultão sempre fraco (e dependente do poder militar que o sustentava), a casta militar e econômica passou a questionar o porquê do Império ser dinástico. Foi quando os Jovens Turcos chegaram ao poder (1909) com a promessa de um renascimento otomano - e a sucessão de "homens-fortes" que governariam o país até 1980. O próprio Império já era chamado não oficialmente de "Turquia". O nome, é claro, envolvia uma provocação direta, uma vez que existiam dezenas de outros povos de língua turca vivendo na Rússia, Irã, Afeganistão e até na China. Mas se o chamado à "Grande Turquia" nunca se tornou concreto, a ideologia pan-turca se voltou contra as minorias não-muçulmanas (começando com os maronitas libaneses), que foram vítimas de sucessivos pogroms e que culminaram no genocídio dos armênios (1915) e na guerra greco-turca de 1922. O que a Turquia perdeu na Primeira Guerra Mundial foi a Arábia. O resto foi recuperado. Os turcos não tinham um sentimento de derrota que justificasse retomar a aliança com a Alemanha, apesar da velha rivalidade com os britânicos (que sustentavam a Grécia). Já com a Rússia soviética, a relação era muito próxima. O rival era o Irã, cujo governo de Reza Xá (um ex-guarda da corte do czar) era abertamente pró-nazista. Quando o xá foi deposto pelos britânicos, já não era interessante para a Turquia apoiar a Alemanha.
Pacto de Não-agressão não é literalmente aliança 0:57. No vídeo mostra fotos de Hitler com generais e líderes do Eixo, mas não tem nenhuma de Hitler com soviéticos, e a guerra na Finlândia rolando. Senti falta de rebeldes africanos, se não me engano eram do Quênia, muçulmanos do Iraque e rebeldes indianos, que lutaram ao lado dos nazistas. Fora isso, excelente vídeo.
Fala Jorge! Marcelo o carola!!! Kkkkk. Neste ponto ele teve um deslise contudo continua fazendo um grande trabalho. A Guerra nos Balcãns ainda ainda é pouco documentada por aqui no ocidente. Merecia um capítulo a parte. Contudo creio que o reino Iugoslavo que era neutro servia de estado tampão entre a Europa e o oriente britânico e os Nazistas não tinha nenhum interesse neste local. Foi Mussolini com sua quixotesca invasão da Albania que trouxe o fronte balcanico para a guerra.
Exatamente. A 2a Guerra Mundial foi mais ideológica que nacional. Isso quer dizer que em quase todos os países ocupados se criaram tanto governos colaboracionistas (alguns muito frágeis, como na Sérvia e Países Baixos) quanto movimentos de resistência ou de guerrilha. Porém, não faz sentido falar em Iugoslávia colaboracionista. A Alemanha via as fronteiras da Iugoslávia como fictícias, porque não eram nacionais - e o mapa dos Balcãs sob ocupação foi redesenhado com bases o quanto mais próximas das nacionalidades (mesmo as menos colaboracionistas). Colaboracionista era a Croácia. Por isso os alemães nunca conseguiram um apoio estável na Sérvia (já que o apoio incondicional aos croatas inviabilizava um governo fantoche sérvio em Belgrado). A mesma coisa na Grécia, apesar de antes da guerra estar sob um governo filo-fascista.
David Marques, concordo (mas em termos). Seria um exagero figurar a URSS como aliada da Alemanha da assinatura do pacto, em 1939, até a súbita invasão, em 1941. Porém, o pacto não foi apenas de não agressão. Alemanha e URSS se combinaram para a invasão da Polônia, e houve acordo de áreas de influência para que Stalin invadisse outros 5 países vizinhos, incluindo a Finlândia. Hitler concordou com isso, e certamente compensaria seu poder no oeste. É muito mais que um pacto de não-agressão. Mas não chega a ser uma aliança, apenas pelo fato da URSS manter a neutralidade enquanto a Alemanha ocupava a Europa Ocidental. Mas Moscou deu ordens a todos os PCs para não mais hostilizarem Hitler, e quando este ocupou a França, a imprensa do PCF foi a única que continuou funcionando. Nessa época, muitos se passaram para o trotskismo.
Anarco Corporativista Com o desmenbramento do Império Russo em 1918, eles haviam se declarados independentes junto com a Filândia e a Polónia. Se me lembro bem.
Vídeo recheado de detalhes sobre os países "menores" que colaboraram com a Alemanha e que, justamente pela quantidade de informações, deve ser visto mais de uma vez... Excelente trabalho, Marcelo! Abraço a todos! ;o)
a finlandia nao era aliado oficial da alemao, ambos apenas tiveram um inimigo em comum, sendo que a finlandia apenas defendia seu proprio territorio, a maior prova que eles nao eram aliados é que ele nao fizeram nenhuma grande operaçao combinada e nao tiveram praticamente intercambios em seus exercicitos, tudo se limitou a apenas um pequena ajuda de armas e suprimentos dos nazitas aos finlandeses
Ricardo Moreira olha a população mundial hoje seria maior mais acho que nao levaria a probreza(já que a probreza e efeito de má gestão do governo e o pouco desenvolvimento econômico) clarone que ainda teria a pobreza , como morreu milhões de pessoas no mundo todo o mundo teriam uma população muito maior só na união soviética morreram vítimas soldados+ civis 20milhoes de pessoas tbm tem a China que morreram muito por causa das longa guerra já que para os chineses a guerra comeceu em 1937 se n me engano , os japoneses pessoas que moravam em todo o Pacífico, no norte dá africa e tbm a Europa, isso é oque eu acho
podia falar sobre os movimentos de resistência de uma maneira mais particular por exemplo dos partisans yuguslavos os partisans italianos e os partisans poloneses
ótimo video, as vezes pequenos detalhes fazem a diferença como esses detalhes que em muito foi desconhecido pelos admiradores da Segunda Guerra Mundial.
Marcelo, estou pedindo que termine a série "Operação Barbarossa" e não ire deixar de pedir até que ela recomece. Estarei curtindo todos os vídeos que eu ver, para incentivar.
Basicamente os aliados europeus da Alemanha eram aqueles países insatisfeitos com os arranjos territoriais após a Primeira Guerra Mundial (Itália, Hungria), os que temiam um possível expansionismo soviético (Finlândia, Romênia ,Bulgária) ou aqueles que não passavam de satélites alemães e não tinham nenhuma escolha(Eslováquia, França de Vichy).
NevermindPlays Eu me refiro ao cerco de Leningrado, que fica no norte próximo a fronteira com a Finlândia, hoje em dia ela se chama cidade de São Petersburgo.
Tinha lido em algum livro (não me lembro qual) que a Finlândia não ultrapassou as Fronteiras anteriores a guerra finlandesa. O Marcelo alega no vídeo que foram além!! Agora fiquei em dúvida! O Livro afirmava que ao chegarem na fronteira perto de Leningrado simplesmente pararam e que Hitler ficou uma arara! Terei que consultar novamente esta fonte.
É verdade, após recuperar os territorios da guerra do inverno eles pararam e avançaram mais junto com os alemaes. Mas Leningrado realmente era importante pra fechar linhas de suministro dos russos.
Gosto da trilha sonora desses vídeos , foi uma ótima escolha. A Alemanha e o eixo não ganharam a guerra por vários motivos, mas um que se deve destacar é a falta de coordenação entre os países membros , coisa que os aliados fizeram muito bem , além da teimosia de Hitler em não dar autonomia à seus generais. Percebe-se , que muitos países guardaram mágoas do tratado de Versalhes.
Eu sou muito fam dos seus canais gostaria de saber se você joga ou ja jogou WORLD CONQUEROR 3 ou WORLD CONQUEROR 2? e um jogo desda 2war até atualidade, não estou divugando o jogo so dando uma dica pra quem gosta do canal e do mundo Militar 👮💂👳🚔 .
Aliança e uma termo complicado. Uma Aliança é quando dois países se comprometem a um ajudar o outro, inclusive foi o que causou toda aquela confusão da primeira guerra. Um exemplo e o fim da guerra, França perdeu mas estava com os aliados, portanto partilhou dos espólios. Italia e Japao estavam com a Alemanha e todos afundaram juntos no mesmo barco.
Leia e interprete antes de falar, eu não estou pedindo um vídeo da Suíça, Espanha e Portugal, eu estou pedindo um vídeo sobre a Turquia igual que ele fez com esses países explicando como eles se mantiveram fora da guerra.
Sim, no hoje no mundo mundo militar, ele normalmente já deixa o nome da música e do compositor na descrição , mas na WW II, eu já olhei na descrição algumas vezes, e nunca tem.
fale dos brasileiros que lutaram ao lado dos nazistas e dos 3 brasileiros chamado de herois pelos nazistas tantas coisas para vc colocar como destaque da nossa atuação na segunda guerra mundial
eu já sabia Quir não eram só a Itália e o Japão Quir faziam patê dá força dó "eixp"mais deixem meu "LIKE"e gostem muito dó vídeo ele mim explicou Menho.
Achei bizarro o governante da Hungria ser um almirante, já que a Hungria não tem litoral. Mas vi aqui na net que o cara já era almirante do Império Austro-Húngaro.
Seu trabalho requer muita leitura, muita pesquisa, muita dedicação.
Parabéns, Marcelo!
Obrigado, Josi! Todo o trabalho é compensado por comentários como o de você!
Uma visão extraordinária!
O dito seguinte explica tudo:
Países não tem amigos, tem interesses.
4:29 Hitler falando para o Almirante: "Este soldado aqui na frente da gente tá com torcicolo! kkkkkkkkk"
Kkkkk
Kkk
Kkkkk
Kkkkkkkkkkk
Que bizarro um dia eu tô atirando em uns e depois estou atirando em outros porque a aliança acabou.
Matheus Martins ne, ontem os finlandeses estavam ao nosso lado atirando nos soviéticos e no outro nos atirando neles
Matheus Martins Aprenda meu caro que os Aliados de hoje são os inimigos de Amanhã.
É a guerra de polícia e ladrão no Rio de Janeiro hahahahaha
A Romênia era um dos pilares na extração de petróleo (região de Ploesti, se não me falha a memória), o que favorecia, claro, os alemães. Excelente video!
Como sempre, excelente vídeo Marcelo. Meu amigo, a temática, a edição e produção dos vídeos são primorosos. Parabenizo e agradeço pelo excelente trabalho. Mais uma vez, muito obrigado Marcelo.
Obrigado, Jeferson!
Marcelo faz um quadro sobre personalidades desconhecidas da guerra mas muito importante para o seu desfecho
você é o cara! ótimo conhecimento histórico bem como as edições, faz muitos anos que cultuo a paixão por guerras e suas transformações ao longo da historia, parabéns!
Obrigado, martins!
Se a Alemanha tivesse sido "menos nazista", teria conseguido mais aliados estratégicos, como ucranianos, letões, estonianos, lituanos, africanos e árabes. Muitos desses povos viam os alemães como libertadores e um contraponto ao imperialismo inglês, francês e russo.
Nivaldo C. Excelente observação!
Nivaldo C. Duvido muito,nao vejo como a alemanha seria menod nazista ja que os slavos estavam no nivel dos judeus no nazismo
NevermindPlays - Com certeza Hitler jamais deixaria de ser tão nazista. Mas todo esse ódio para com alguns povos atrapalhou todo o esforço de guerra. Para vc ter uma ideia, ele queria tomar Stalingrado apenas para "apagar" o nome Stalin do mapa, mesmo seu Estado Maior sabendo q a cidade destruída já não representava nenhuma ameaça. Mesmo assim ele dividiu o Grupo de Exército Sul em dois, com o 8¤ com ordens de tomar a cidade, deixando os poços de petróleo do Cáucaso em segundo plano. Sem falar nos custos material e humano de manter a estrutura de extermínio de "povos inferiores", q podiam ter sido utilizados nas frentes de combate. Além do fato de q numa guerra na URSS, ter a ajuda da Ucrânia e dos países bálticos seria muito bem vinda.
De fato...os próprios soviéticos quando invadidos acharam isso...pelo menos o povo, que era espoliado e brutalmente oprimido. Não foi uma atitude das mais inteligentes, por parte dos chucrutes, subjugá-los...
Winspector Fire Depende de quem vocs esta falando,os unicos que devem ter achado bom foram os ucranianos(Que logo depois foram conduzidos para campos de exterminio por serem eslavos) ja que uma grande fome tinha assolado o pais recentemente
Sempre que acho que já sei de tudo você nos trás mais conhecimento e curiosidades!! parabéns e por favor, não abandone esse canal!!!
Caros Amigos Esse Canal É Muito Bom.
Eu não sabia que a Alemanha tinha tantos aliados assim não kkk
Zezinho Santos tinha ainda mais...
A Alemanha nazista era formada 26 paises enquanto os aliados eram formados por 23 paises oficialmente.
Muitos desses países eram países que originalmente lutaram nos Aliados e só foram lutar no Eixo porque estavam sobre ocupação alemã.
Tinha tanto aliado que se fodeu depois, engraçado que nego fala que ela era foda, era tão foda que só foi os EUA entrar na guerra que ela tomou no rabo mesmo com esse tanto de aliado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
De duas uma,se vc nao se interessava por História ou seu professor era cabo eleitoral de um determinado partido vermelho....
Seria interessante um vídeo explicando como era a vida civil durante a guerra, acesso a bens de consumo, trabalho... Enfim, como era o dia a dia dos civis nas principais potencias do conflito
Que documentário bem feito!
Excelente!
Eu tinha pedido esse assunto várias vezes, obrigado Marcelo.
Obrigado eu pelo seu comentário e pelo seu like!
Parabéns pela sua iniciativa e também agradeço.
Eu que agradeço, Robermar!
Parabéns pelo vídeo. Continue fazendo esse trabalho valoroso na internet.
Obrigado, Nilton! Continue assistindo também aos vídeos ;)
Esse Canal tem todo meu respeito e apoio, é muito bom e detalhado
Seus vídeos são de uma qualidade incrível. Suas exposições são claras, seu canal no RUclips é muito melhor do que canais de TV aberta ou paga. Continue assim. Gostaria de saber mais sobre a 1° Elo, esquadrilha de ligação e observação.
Obrigado, Fabio!
excelentes vídeos como sempre
Olá Marcelo, seu canal é excelente. Gostaria de saber se a Turquia não tivesse perdido muitos territórios na 1 guerra mundial, teria ajudado a Alemanha de Hitler em combates no caucaso?
Alyson Gabriel Rocha a Turquia n perdeu territórios, quem perdeu foram os otomanos, q são outro povo, falam outra lingua e têm outra religião
Ghostly Killer Obrigado pela informação. Me esqueci que na época era Império Turco-Otomano. Mas ouvi essa informação da perda de territórios na primeira guerra aqui no hoje na segunda guerra mundial (não me lembro de vídeo). Assim veio o fim do Império Turco-Otomano e o governo não tinha condições de entra numa guerra de alto proporção como a segunda guerra.
Ghostly Killer Os otomanos eram turcos,seguiam a mesma religião(Islã) e falavam a mesma língua
Nathan Tomaz Realmente era um império multicultural,por isso que eles mataram milhões de cristãos gregos, armênios e assírios,também mataram milhões de árabes
Realmente o povo Turco-Otomano era multicultural
Essa era uma questão que a própria população otomana se discutia no final do século XIX: assumir a identidade turca, ou manter como um império de várias nacionalidades?
(não vamos chamar de multi-cultural; não existia esse conceito ainda. O Império Otomano era um império dinástico, sob o comando do único califa de todo o mundo islâmico; e, portanto, ao qual deviam lealdade todos os muçulmanos sunitas, mesmo aqueles fora do Império)
O problema é que Istambul vivia sob uma sucessão de sultões extremamente fracos, escolhidos entre facções de pretendentes,, nascidos de mães diferentes (havia ainda a poligamia; em vez do herdeiro ser o primogênito da esposa mais velha, o mais forte pretendente era um filho da esposa preferida do sultão no momento da morte deste; como esta era mais nova, quase sempre era uma criança)
Nos séculos anteriores, o pretendente vitorioso era aquele que atingia o poder assassinando os irmãos rivais, com apoio da guarda dos janízaros. Assim, o sultão já começava a reinar após um sucessão sangrenta e com mão de ferro.
Era a seleção do mais forte.
Mas, com a ocidentalização, essa prática teve fim.
Os janízaros foram extintos, e a casa Osmanli passou a ter a figura de irmãos e primos do sultão, com proximidade ao poder.
A seleção do mais forte deu lugar aos golpes de estado. Sultões eram depostos e recolocados por lutas políticas.
Com um sultão sempre fraco (e dependente do poder militar que o sustentava), a casta militar e econômica passou a questionar o porquê do Império ser dinástico. Foi quando os Jovens Turcos chegaram ao poder (1909) com a promessa de um renascimento otomano - e a sucessão de "homens-fortes" que governariam o país até 1980.
O próprio Império já era chamado não oficialmente de "Turquia". O nome, é claro, envolvia uma provocação direta, uma vez que existiam dezenas de outros povos de língua turca vivendo na Rússia, Irã, Afeganistão e até na China.
Mas se o chamado à "Grande Turquia" nunca se tornou concreto, a ideologia pan-turca se voltou contra as minorias não-muçulmanas (começando com os maronitas libaneses), que foram vítimas de sucessivos pogroms e que culminaram no genocídio dos armênios (1915) e na guerra greco-turca de 1922.
O que a Turquia perdeu na Primeira Guerra Mundial foi a Arábia.
O resto foi recuperado.
Os turcos não tinham um sentimento de derrota que justificasse retomar a aliança com a Alemanha, apesar da velha rivalidade com os britânicos (que sustentavam a Grécia).
Já com a Rússia soviética, a relação era muito próxima.
O rival era o Irã, cujo governo de Reza Xá (um ex-guarda da corte do czar) era abertamente pró-nazista.
Quando o xá foi deposto pelos britânicos, já não era interessante para a Turquia apoiar a Alemanha.
Documentário muito bom ,me ajudou muito, excelente!
Meu Deus do céu,os seus vídeos são muito bons.
Muito bom Marcelo! Acho muito interessante saber mais sobre o eixo! Obrigado por mais esse vídeo de bom conhecimento.
Obrigado, Juliano!
Hungria sempre se ferrando em putz grilla viu mn
Muito bom!!!
Sugiro um vídeo sobre o cerco de Singapura!
Obrigado!!!
Obrigado, Erlon!
Excelentes explicações !
Obrigado, Evelin!
Fantastico esse canal!!!
Pacto de Não-agressão não é literalmente aliança 0:57. No vídeo mostra fotos de Hitler com generais e líderes do Eixo, mas não tem nenhuma de Hitler com soviéticos, e a guerra na Finlândia rolando.
Senti falta de rebeldes africanos, se não me engano eram do Quênia, muçulmanos do Iraque e rebeldes indianos, que lutaram ao lado dos nazistas.
Fora isso, excelente vídeo.
Fala Jorge! Marcelo o carola!!! Kkkkk. Neste ponto ele teve um deslise contudo continua fazendo um grande trabalho. A Guerra nos Balcãns ainda ainda é pouco documentada por aqui no ocidente. Merecia um capítulo a parte. Contudo creio que o reino Iugoslavo que era neutro servia de estado tampão entre a Europa e o oriente britânico e os Nazistas não tinha nenhum interesse neste local. Foi Mussolini com sua quixotesca invasão da Albania que trouxe o fronte balcanico para a guerra.
Exatamente.
A 2a Guerra Mundial foi mais ideológica que nacional.
Isso quer dizer que em quase todos os países ocupados se criaram tanto governos colaboracionistas (alguns muito frágeis, como na Sérvia e Países Baixos) quanto movimentos de resistência ou de guerrilha.
Porém, não faz sentido falar em Iugoslávia colaboracionista.
A Alemanha via as fronteiras da Iugoslávia como fictícias, porque não eram nacionais - e o mapa dos Balcãs sob ocupação foi redesenhado com bases o quanto mais próximas das nacionalidades (mesmo as menos colaboracionistas).
Colaboracionista era a Croácia.
Por isso os alemães nunca conseguiram um apoio estável na Sérvia (já que o apoio incondicional aos croatas inviabilizava um governo fantoche sérvio em Belgrado).
A mesma coisa na Grécia, apesar de antes da guerra estar sob um governo filo-fascista.
David Marques, concordo (mas em termos).
Seria um exagero figurar a URSS como aliada da Alemanha da assinatura do pacto, em 1939, até a súbita invasão, em 1941.
Porém, o pacto não foi apenas de não agressão.
Alemanha e URSS se combinaram para a invasão da Polônia, e houve acordo de áreas de influência para que Stalin invadisse outros 5 países vizinhos, incluindo a Finlândia. Hitler concordou com isso, e certamente compensaria seu poder no oeste.
É muito mais que um pacto de não-agressão.
Mas não chega a ser uma aliança, apenas pelo fato da URSS manter a neutralidade enquanto a Alemanha ocupava a Europa Ocidental.
Mas Moscou deu ordens a todos os PCs para não mais hostilizarem Hitler, e quando este ocupou a França, a imprensa do PCF foi a única que continuou funcionando.
Nessa época, muitos se passaram para o trotskismo.
David Marques Na vdd a União e a Alemanha se aliaram na invasão da Polônia e na Invasão da Letônia,Lituânia e o outro "tonia" que eu esqueci o nome.
Anarco Corporativista Com o desmenbramento do Império Russo em 1918, eles haviam se declarados independentes junto com a Filândia e a Polónia. Se me lembro bem.
gostei mano seus vídeos são excelentes
Muito boa reportagem !
como sempre seus vídeos são sensacionais.
Vídeo recheado de detalhes sobre os países "menores" que colaboraram com a Alemanha e que, justamente pela quantidade de informações, deve ser visto mais de uma vez...
Excelente trabalho, Marcelo!
Abraço a todos! ;o)
Poderia falar sobre a GESTAPO? Parabéns pelo canal...fantástico
ótimo vídeo Marcelo ... poderia fazer um vídeo sobre a marinha soviética ? qual seu poderio, e composição
Poxa !!!! Finlândia !!! Quem diria !! Nunca vi nos documentários HBO !!! Parabéns
Ela não é bem aliada da Alemanha.
@@internetnomad7845 vdd, a URSS ue provocou...
a finlandia nao era aliado oficial da alemao, ambos apenas tiveram um inimigo em comum, sendo que a finlandia apenas defendia seu proprio territorio, a maior prova que eles nao eram aliados é que ele nao fizeram nenhuma grande operaçao combinada e nao tiveram praticamente intercambios em seus exercicitos, tudo se limitou a apenas um pequena ajuda de armas e suprimentos dos nazitas aos finlandeses
Finlândia e o fim da picada.
@@ivandonascimento31 No caso da Finlândia, ela tinha certa razão. Era por conta da guerra anterior que o URSS lhe travara.
Ótimo conteúdo parabéns!
Obrigado!
Olá. Faz um vídeo sobre O que seria do mundo sem as guerras mundiais
up!
Brasileiro Hard não haveria muita tecnologia e o mundo série diferente geo-politicamente falando
Brasileiro Hard Ele já falou que não faz vídeos assim
Matheus Felipe Ribeiro Será que o mundo não teria uma Super População: com mais pobreza ainda.???
Ricardo Moreira olha a população mundial hoje seria maior mais acho que nao levaria a probreza(já que a probreza e efeito de má gestão do governo e o pouco desenvolvimento econômico) clarone que ainda teria a pobreza , como morreu milhões de pessoas no mundo todo o mundo teriam uma população muito maior só na união soviética morreram vítimas soldados+ civis 20milhoes de pessoas tbm tem a China que morreram muito por causa das longa guerra já que para os chineses a guerra comeceu em 1937 se n me engano , os japoneses pessoas que moravam em todo o Pacífico, no norte dá africa e tbm a Europa, isso é oque eu acho
podia falar sobre os movimentos de resistência de uma maneira mais particular por exemplo dos partisans yuguslavos os partisans italianos e os partisans poloneses
Muito bom o video. Tu vai continuar a serie da Campanha no Norte da Africa?
Excelente vídeo Marcelo.
Gostaria de mais detalhes a respeito da participação da Noruega de Quisling na guerra.
ótimo video, as vezes pequenos detalhes fazem a diferença como esses detalhes que em muito foi desconhecido pelos admiradores da Segunda Guerra Mundial.
gosto muito dos teus vídeos d história. valeu. muito bom.
Muito bom o video. Parabens
Parabens pelos vídeos. por favor, se poder fazer um vídeo sobre Otto skorzeny.
Obrigado, Hugo!
Pelo amor de Deus Marcelo, fale sobre os temidos batalhões penais rsrs
abraços
Muito bom o seu video ...
Obrigado!
que video em!!! muito show!
Obrigado!
Enquanto os soldados morria em campos de batalha os poderosos comemorava mais uma conquista em seus lares seguros e confortável
Fala sobre a Batalha de Leningrado
isso e que é uma verdadeira aula de história!!!
Like antes de assistir, melhor canal do youtube.
Excelente vídeo amigo. Uma pena os livros de Historia não trazem todas essas informações.
Obrigado!
Fala como ficou estes países e como foi a evolução de suas Formas Armadas após a Segunda Guerra Mundial no Hoje no Mundo Militar
Resumindo: Quem se aliou com a Alemanha se fodeo kkkkkk
SuperMatheys mesmo que se foderam os nazistas eram fantásticos
BEYBE DEPRESIVO Oq?
NevermindPlays em termos de armas inteligência tecnologias ...
mas as atrocidades cometidas ocultam isso..
apenas o informante vdd concordo plenamente
parabens pela qualidade do video
Obrigado!
Marcelo, estou pedindo que termine a série "Operação Barbarossa" e não ire deixar de pedir até que ela recomece. Estarei curtindo todos os vídeos que eu ver, para incentivar.
Esse canal é incrível!! Queria saber sobre as patentes militares, como um soldado comum chega a ser general...
tenho 13 anos e adoro fatos sobre a 2 guerra mundial adorei o canal continue com esse excelente trabalho
Tá com quantos anos hoje ?
Saudades dos videos diários.
Poderia fazer um vídeo falando sobre baionetas e facas de combate?
ÓTIMO...
Basicamente os aliados europeus da Alemanha eram aqueles países insatisfeitos com os arranjos territoriais após a Primeira Guerra Mundial (Itália, Hungria), os que temiam um possível expansionismo soviético (Finlândia, Romênia ,Bulgária) ou aqueles que não passavam de satélites alemães e não tinham nenhuma escolha(Eslováquia, França de Vichy).
Como sempre excelentes vídeos, porém qual seria a força da Finlândia contra a URSS? Já vi em alguns vídeos os valores variarem muito, muito obrigado.
mas um show de informação.
Se a Finlândia tivesse ajudado no cerco de Leningrado, ninguém sabe como a história poderia ter mudado drasticamente.
Rodrigo Gomes A finlandia nao tinha como ajudar no cerco de stalingrado*,stalingrado era no sul a finlandia ficava no norte
NevermindPlays Eu me refiro ao cerco de Leningrado, que fica no norte próximo a fronteira com a Finlândia, hoje em dia ela se chama cidade de São Petersburgo.
Tinha lido em algum livro (não me lembro qual) que a Finlândia não ultrapassou as Fronteiras anteriores a guerra finlandesa. O Marcelo alega no vídeo que foram além!! Agora fiquei em dúvida!
O Livro afirmava que ao chegarem na fronteira perto de Leningrado simplesmente pararam e que Hitler ficou uma arara! Terei que consultar novamente esta fonte.
Carlos Castro Eu também sempre ouvi essa mesma versão sendo repetida várias vezes em documentários, já fica aí uma sugestão de vídeo para o Marcelo.
É verdade, após recuperar os territorios da guerra do inverno eles pararam e avançaram mais junto com os alemaes. Mas Leningrado realmente era importante pra fechar linhas de suministro dos russos.
Poderia falar do general soviético Gueorgui Jukov!
verdade
Pedro Romig já há um vídeo no canal sobre ele.
Não consegui encontrar, é em que playlist?
Fernando Rodrigues nunca vi, ajuda aí
Não é George Zhukov?
o cara no banco do passageiro do carro no momento 4:20 teve der visto algo horrivel pra estar assustado desse jeito
Hoje na Segunda guerra faz um video sobre a gewehr por favor
canal muito legal
Obrigado, Cledeilton!
oi bom canal salve 😎😎
Muito bom.
Bom dia vc não vai fazer vídeos sobre a segunda guerra Mundial????
Faz um video, por favor, das unidades alemãs e seus uniformes
Você desistiu da continuação do video da segunda guerra na africa do norte #2?
Gosto da trilha sonora desses vídeos , foi uma ótima escolha. A Alemanha e o eixo não ganharam a guerra por vários motivos, mas um que se deve destacar é a falta de coordenação entre os países membros , coisa que os aliados fizeram muito bem , além da teimosia de Hitler em não dar autonomia à seus generais. Percebe-se , que muitos países guardaram mágoas do tratado de Versalhes.
Obrigado!
Boa gostei. Qual o nome da música?
Os soldados alemães usavam drogas para fazer a guerra relampago ficar acordado 4 dias?
lucia scapini usavam cocaína para se manter acordado
Eles usaram bastante anfetaminas e LSD.
algums usara cocaina mesmo
Tudo na Noia kkk
Se puder faz um vídeo sobre os voluntários que lutaram pela wehrmacht.
Boa Tarde! Em alguns livros do Sven Hassel ele fala muito de negros servindo no exercito alemão. Você tem dados a respeito?
Like!!!
Demais.
Eu sou muito fam dos seus canais gostaria de saber se você joga ou ja jogou WORLD CONQUEROR 3 ou WORLD CONQUEROR 2? e um jogo desda 2war até atualidade, não estou divugando o jogo so dando uma dica pra quem gosta do canal e do mundo Militar 👮💂👳🚔 .
israel de barros teixeira oen Eu jogo o 3
Blz o jogo e muito bom ✌Zé ninguém
israel de barros teixeira oen E bom mesmo
eu tbm jogo o 3
eu jogo o 4
Reino da Finlândia, Divisão Azul, Legião Indiana, esses combateram muito muito muito
Fala que os territórios que foram perdidos na 2 guerra mundial
Perdifos por quem?
fala sobre o super tank italiano
fale sobre a participação de outras nações como Tailândia,Iraque etc.
Gostaria de saber mais sobre as sirenes de guerra e como elas são acionadas, e se elas são instaladas apenas em países em guerra.
Marcelo você deveria ter colocado também países simpáticos a Ritle que não entraram na guerra como a Argentina.
Aliança e uma termo complicado.
Uma Aliança é quando dois países se comprometem a um ajudar o outro, inclusive foi o que causou toda aquela confusão da primeira guerra.
Um exemplo e o fim da guerra, França perdeu mas estava com os aliados, portanto partilhou dos espólios. Italia e Japao estavam com a Alemanha e todos afundaram juntos no mesmo barco.
FALE SOBRE O TANQUE MARK IV USADO NÁ BATALHA DE SOMME.
marcelo fala sobre o coronel von stauffenberg.
Musiquinha maneira!
Faz um vídeo igual ao da Suíça e da Espanha e Portugal explicando como a Turquia conseguiu se manter fora da guerra.
Já tem vídeo da Suíça, Espanha e Portugal. Pesquise antes de comentar...
Leia e interprete antes de falar, eu não estou pedindo um vídeo da Suíça, Espanha e Portugal, eu estou pedindo um vídeo sobre a Turquia igual que ele fez com esses países explicando como eles se mantiveram fora da guerra.
é! a Turquia lutou na 1 guerra mundial, mas não lutou na 2!
A União Soviética não era aliada, eles só tinham um pacto de não agressão
Matheus Andrade Era sim, como ele disse, a URSS ajudou na invasão da Polônia
Notice me Senpai entāo foi apenas um acordo pontual em 1939
Ele errou a dizer que foi de 1939 - 1941
A União Soviética na Europa eram a grande potência militar , lutou contra diversos povos e venceu .
Qual o nome da música que vc usa no vídeo ?
Também queria saber...é muito épica.
Sim, no hoje no mundo mundo militar, ele normalmente já deixa o nome da música e do compositor na descrição , mas na WW II, eu já olhei na descrição algumas vezes, e nunca tem.
Gustavo Soares também queria saber
Gustavo Soares Iron Dragon - Alliance
Obrigado, estava louco atrás desta bgm.
fale dos brasileiros que lutaram ao lado dos nazistas e dos 3 brasileiros chamado de herois pelos nazistas tantas coisas para vc colocar como destaque da nossa atuação na segunda guerra mundial
eu já sabia Quir não eram só a Itália e o Japão Quir faziam patê dá força dó "eixp"mais deixem meu "LIKE"e gostem muito dó vídeo ele mim explicou Menho.
Mateus Henrrique q?
Nada cara nada
Achei bizarro o governante da Hungria ser um almirante, já que a Hungria não tem litoral.
Mas vi aqui na net que o cara já era almirante do Império Austro-Húngaro.