É por isso que você acha que o mercado de programação está SATURADO.
HTML-код
- Опубликовано: 6 ноя 2024
- Quer aprender a programar comigo? Então dá uma olhada no meu Curso Desenvolvimento Web Full Stack: programadorbr....
Este é o curso ideal para quem quer sair do zero, aprender diversas tecnologias e fazer os seus primeiros projetos de nível profissional.
🔹 O mercado de programação muda em uma velocidade assustadora. Nesse vídeo a gente conversa sobre realidade da concorrência e a importância de criar um portfólio para se destacar. Falamos também sobre as mudanças e estratégias essenciais para o sucesso na indústria de programação.
🔹 Você também vai curtir esse vídeo:
• Mais de 1000 candidato...
🔹 Vem participar do meu insta:
/ progbr
🔹 Livros que eu indico:
programadorbr....
O problema não é pedirem demais de um júnior e sim quererem pagar salário de estagiário pedindo skills de pleno.
É vdd, eu fui júnior recebendo 2500 CLT sabendo só o back. Hoje em dia querem full com conhecimento em cloud oferecendo um contrato PJ e PRESENCIAL
🤣🤣🤣
o mercado tá aproveitando a bolha filhote... tem muita gente se candidatando, pedem horrores
@@leonardogomes2763ainda trabalha na área amigo?
quem nao chora nao mama, vai que cola, kk
@@endsonoliveira4372 Sim sim. Hoje sou pleno mas compartilho dessa dor, tenho muitos amigos júnior que estudam dia e noite e são pouco valorizados. E vc? :D
Minha opinião.
Precisa aprender de fato. O mercado pede alguém que saiba, mexer em banco, Docker, Back e Front muitas vezes. Saber HTML e Javascript não vai te garantir nada.
Tem que saber o todo, mesmo que um pouco de cada. Saber lidar com erros e estudar por demanda ( apareceu o probelma aprende a resolver ele ).
Se você for pra um linguagem de hype vai ter que se sobressair, vai ter muita gente que não sabe muita coisa mandando currículo e muita gente boa também pra brigar com você por vaga.
Aprenda a Aprender, sem atalho, sem mágica. Pode demorar 1 mês ou 1 ano, melhore o currículo e vai mandando para vagas que sejam aderentes ( não manda pra vaga de Pleno e Sênior ( eu sei que você conhece alguém que foi chamado mas isso é exceção ) ).
E outra se puderem façam faculdade, é possível estar na área sem ? Sim. Mas facilita muito. Lembre-se a primeira pessoa que vê seu currículo é do RH e não um Dev na maioria das vezes.
** APRENDER INGLÊS PELO MENOS PRA LEITURA **
falou tudo
Essas notícias de que o mercado tá ruim, sempre existiram dentro de muitas profissões, eu ignoro e sigo em frente estudando JS, e trabalhando de Telemarketing, sei que meu momento vai chegar :).
eu tambem
Eu também 🙌
4
As vezes é bem desanimador continuar estudando com todas estas notícias de mercado saturado(justo na minha vez😢😅).
Cada um fala uma coisa, é difícil se manter motivado.
Mas não quero desistir!
Tá no caminho certinho só depende de vc pra ter sucesso no mercado
Eu entendo o seguinte, essa onda de cursos online prometendo mundos e fundos fez com que as pessoas acreditassem em dinheiro fácil. Desenvolvimento de software e programação é como qualquer outra profissão, demanda tempo e esforço. E pra você conseguir uma vaga, você tem que provar que você resolveu algum problema real (seu ou de outra pessoa/organização) e os meios para fazer isso é por exemplo: contribuir para um projeto open source; criar um produto que resolva um problema real seu ou de outro e lançá-lo no mercado ou publicá-lo de alguma forma. Ou seja, não basta fazer um hello world ou dar "check" nas aulas do curso online para transformá-lo magicamente num profissional qualificado, isso não vai acontecer!
Kkkkk as empresas não querem tirar milhoes pra montar time, custa muito car0 e a riscad0 a cultura aqui é de encher os bols0 e andar de ferrari la fora os caras como Elon Musk faz por que gosta de ciencia.
Ele tirou do seu bolso 170 milhoes pra brincar de lança foguetes.
Quem tem 5 milhoes aqui, vai estocar essa grana pra aposentar kkkkkkk não é burr0s são enganad0s
estudei 3 anos antes de aplicar pra vagas. Quando comecei, apliquei pra umas 100 vagas no período de uma semana. Recebi várias propostas de boas empresas e bons salários aqui na Europa. Hoje, continuo recebendo propostas sem sequer aplicar, inclusive propostas como senior. Meu contrato exige que eu informe minha empresa sobre propostas. Já os informei tantas vezes que querem me fazer senior, o que recusei, pois sei que não tenha a bagagem pra isso ainda. Um aumento de salário me é suficiente no momento. Tudo isso pra dizer que creio que é melhor levar um pouco de tempo pra aprender de verdade do que sair mandando currículos sem ter a mínima noção do que está fazendo. Não precisa ser 3 anos, mas tem que ser o tempo necessário pra ficar bom de verdade. Do contrário, terá que se acostumar com rejeição e propóstas não atraentes. Infelizmente, a maioria é preguiçosa e, como dito no video, quer investir o mínimo e receber o máximo. Dificilmente isso dá certo. Mas se você seguir um roadmap e aprender tudo legalzinho, então é só esperar os recrutadores baterem na sua porta.
Deixa de ser mentiroso tu nunca codou na vida, falo em europa ja sei que é mentiroso.
Eu estou estudando nesse mesmo pensamento, já estou estudando a pouco mais de 1 ano, já aprendi muita coisa, mas sinto que esse conhecimento ainda não é o suficiente pra ingressar no mercado, mas sinto que daqui a alguns meses vou estar realmente pronto, aí sim começo a aplicar pras vagas.
Na minha visão, tem muita vaga no Linkedin com 200 candidaturas, dessas 200, no mínimo á metade desses números são pessoas que fizeram um “hello world” e já querem ingressar no mercado desesperadamente.
200 é o que linkedin permite visualizar, mas a média é de 1200 candidaturas por vaga. Assina o Linkedin Prêmio que vc vê...
o mercado ta saturado sim e tem muita gente boa concorrendo
@@leozt99 Defina “gente boa”. Já participei de processo seletivo da minha empresa revisando o resultado dos testes da entrevista que são aplicados e revisando portfólios e vou te dizer….não me pareceu ter tanta gente boa assim.
@@jairoprates4300 Acredito. Isso tudo se deve á vendedores de sonhos que colocaram a área de TI como a promessa do milênio para se tornar rico.
@@andersonarorjdevvocê tem um ponto interessante mano...
"Tem muita gente, mas tem pouca gente preparada... de verdade." Simplesmente a frase que resume esse cenário, oq tem de "profissional" raso querendo desesperadamente entrar no mercado é assustador, mas isso é somente reflexo dos anos da pandemia onde o mercado estava uma loucura e de fato vc se "tornava" dev em poucos meses, hoje a realidade é outra.
é isso mesmo, mercado ta cheio de enzoz e valentinas que equrrem entrar no mercado com meses de estudos, mas te digo uma coisa, o hyper esta passando
vdd, o que vejo hj é um monte de gente que so sabe mexer com Pyton e html e achando que ja ta bom.
O que acontece é que muita gente tá entrando não porque gosta da área, mas apenas pra se sustentar. Mesma coisa quanto a migração de área, pessoas que se formaram em qualquer outra coisa migrando para desenvolvimento com esperança de recuperar o dinheiro e tempo gasto com a faculdade que fizeram e não deu em nada.
@@jeansantana565 sim mano, uma realidade triste no nosso pais, ao mesmo tempo que fico puto com pessoas entrando na area achando que vao ficar ricas do dia pra noite, tbm fico pensando que essas pessoas tem sonhos, metas, e tem que levar o sustento pra casa, peço a Deus que abençoe a todos, e no final que der certo
@@jeansantana565 Sim, mas como eu disse essa chuva de gente em transição de carreira começou a acontecer na pandemia com a promessa de altos salários em pouco tempo, o resultado disso é que acham que só com o curso do influenciador x ou y vai entrar no mercado e depois se frustam quando percebem que não é essa a realidade, não digo nem de fazer faculdade ou não, uma vez que não há orgão regulador pra essa profissão isso fica totalmente a critério da empresa que está contratando. A verdade é que quem entra pensando somente no dinheiro vai ficar pra trás mais cedo ou mais tarde, pq programação tem que acompanhar todo o ecossistema frequentemente pra não ficar obsoleto, e é difícil seguir estudando algo que vc não curte.
Programação vai além de um "hello, world" codificar é muito fácil é só ver a documentação e ver como fazer tal coisa. Ai é que está o pulo do gato, quantos desses "codificadores" sabem sobre banco de dados??? front end(UI/UX design), backend(segurança, evitar SQL injection e boas práticas), sistemas operacionais como linux?? Subir um servidor, configurar, usar só o terminal para resolver os problemas na programação e no servidor? O mercado pode até mesmo ter bastante gente, mas a maioria são codificadores e não programadores.
@@digolira291 kkkkkkk
legal, mas e regras de negócio ??? de que adianta programar se não tem vivência nenhuma em aplicar por exemplo desconto numa folha salarial.. ou um romaneio de entrega??.. é isso que está acontecendo no mercado. é igual na F1 vc ter a melhor equipe a disposição, o melhor carro e não saber fazer ultrapassagens ou pilotar direito.
e sim, a maioria é "DEV framework" os clonadores e forks de repositorio e mudam label e cor, e falam q foram eles que fizeram.
Essa quantidade imensa de ferramentais mais confundem do q ajuda, pq vc nao pode adivinhar oq o mercado vai precisar, fica uma coisa expeculativa demais.
O vídeo ficou bom mas faltou falar sobre o problema dos juros nos EUA que impactaram muitas empresas principalmente do setor de tecnologia, teve muitas startup com projetos interessantes que perderam investimento e tiveram que reduzir o time, teve muitas empresas que quebraram, já outras empresas como Uber que muito tempo vivia só de investimento teve que rever seu negócio, então não é só isso, de fato tem algo anormal nos dias atuais como juros altos que diminuem a receita das empresas, recessão, demissões em massa, insegurança com os países desenvolvidos e etc. Eu fui afetado pelo Layoffs e é horrível, eu sou pleno sou capacitado desenvolvo usando padrões e código coesos e mesmo assim não consegui mais entrevistas e quando consigo tem pessoas muito mais experientes concorrendo comigo como os ansiões do PHP, do Java, do C#, sem falar nos recrutadores do LinkedIn que fazem a GENTE (DEVS PLURAL) passar por vários teste para quando chegar no final levar um não ou nem receber feedback simplesmente um jogo sujo iludindo os profissionais, muitos casados com filhos e o mercado não perdoam.
A sociedade ta colapsando no lado relacionamentos que tambem afeta, moedas digitais fuga de capital kkkkkkk a bocada ta sinistra, muito estudos investidos em inteligencia artificial horas estudando mercad0 parad0 as coisas ta tudo uma loucur4.
Essas moed4s estatais mantendo assistencialism parasit4s tudo afeta
Tem uma outra teoria tambem que descobri, principalmente as recruters mulheres, são sobre da previlegios para os homens Chads, isso é muito real quando tive estudando profano feminino. Elas irao da preferencias para ideologias de gener0 por isso eu cai for4 dessa linha. Elas tem repulsa e norj0 dos normies, digo porq sou um Chad e ja vi quando chego onde tem cara nota 5 pra baixo elas despresam, ontem eu tava com Duas, elas queriam a minha atencao, mano é uma loucur4 mais existe essas paradas, so ler Nessahan Alita
As empresas aqui não querem montar time, a cultura aqui é de encher os bolsos e andar de ferrarri e virar gad0 de mulher.
Eu percebi que cada programador que sigo aqui no RUclips e redes sociais tem uma opinião diferente, eu faço 4 anos que tive contato com a área da programação, e até hoje não conseguir uma vaga, mas também tive vários autos e baixos devidos a dificuldades, principalmente durante a pandemia que fiquei sem emprego e tive que sair do curso do SENAI, passai um tempo sem programar, depois sem computador, agora se eu for pegar o período que realmente resolvi me dedicar aos estudos faz 2 anos e alguma coisa. Não vou me esquentar muito com toda essa discussão, principalmente agora que acabamos de sair de uma pandemia, o mercado tem sofrido mudanças, o acesso a conteúdo mudou, etc. Já sei Node, React, React Native, fiz um portfólio e vou colocar no ar essa semana ainda, quero tentar conseguir clientes por conta própria enquanto não arrumo uma vaga na área, vamos ver se dá certo, outra coisa é que não vou mais procurar vagas somente na área de programação, vou pegar qualquer coisa só para não ficar desempregado (venho a uns anos já fazendo somente bico), mas vou continuar procurando e estudando, alguma hora vai aparecer. Por hora meu objetivo e conseguir colocar meu site no ar e correr atrás de clientes (vou precisar estudar sobre marketing, mas tudo certo).
Estágio amigo!! Faça estágio. Uma coisa é programar por fora, outra é está em uma empresa e seguir regras.
@@MachineHead393 Eu sou autodidata, para estágio eu teria que está fazendo algum curso técnico ou graduação.
Tenta fzer uma graduação na área
@@brucedsm Infelizmente na situação que me encontro atualmente é inviável, mas quem sabe futuramente, eu sou jovem, muita coisa ainda pode mudar na vida.
Nesse caso cabe um estágio
Faço programação por hobby, vou ir me especializando aos poucos e quando surgir a oportunidade eu entro
De 2019 a 2022 foi otimo, devido a pademia e a entrada do home office, nos podiamos trabalhar de qualquer canto do país. Eu mesmo moro em um lugar que é horrivel para a área. E de repente tava recebendo proposta no privado. Ai então os dev e pessoal da area começou a ganhar MUITO bem, as empresas se uniram e meteram (e estão metendo)os layoffs. O que fez MUITA gente voltar pro mercado, muitas vezes tendo que aceitar valores menores e menos beneficios. Tem projeto em empresas que ta mais da metade da equipe formada por estagiario. PO de 6 meses de xp , tudo isso pra pagar menos. Em 2019 recebi uma proposta de 4500 pra minha area sendo jr, hoje , 4 anos depois a mesma vaga so que agora pleno, com o MESMO VALOR.
Eu tenho quase 40, func publico do baixo clero, trabalho só de manhã.
Como tá o mercado para quem quer fazer um tecnólogo de ADS e poder trabalhar remotamente?
Meu objetivo é ganhar experiência para poder me candidatar a vagas na Itália, onde tenho família. Não dá pra chegar lá recém formado, com 40 anos, zero de experiência e achar que viu conseguir algo.
E sim, quero largar essa vida de funcionário pÓbrico.
Falou tudo em menos de 10 min. Tem gente demais e poucos preparados.
Cara, concordo com tudo isso. Mas, já que, assim como eu, você mora no Canadá, já tentou pesquisar vagas de Junior (iniciante mesmo) aqui? A impressão que eu tenho é que o mercado está infértil para iniciantes por essas bandas. Sai da faculdade agora e não tenho visto muita oportunidade recentemente.
Experiencia própria depois de dois anos de linkedin. 800 por vaga na gupy em alguns casos para frontend.
Que video legal!
Me agregou valor de verdade!
DEUS abençoe você e toda sua equipe!
Tenho dois de experiência como Júnior e continuo procurando vaga como Júnior, mas os recrutadores sempre me mandam vaga de pleno, por isso tem que saber onde você está dentro da carreira.
Trabalha c Java?
Sou dev sênior com mais de 9 e estou desempregado a 12 meses estou trabalhando de Uber, ganhando 6 mil por mês está dando para pagar as contas até me recolocar, saturou o mercado 😓
depende ai.. se tu se acomodou e ficou sem estudar, fica desempregado!!!.. muitos são assim.. ficam no legado da empresa apagando incêndio, até um rapaz falou q isso é perigoso, pq lá na frente se tu for mandado embora o mercado mudou, regua subiu.
Eu estou montando um PC e começando a estudar, não estou preocupado ainda se irei conseguir seguir a carreira profissional ou não, primeiro quero conhecer 😊.
Se vc for jovem ainda, não tem o que se preocupar
@@renoinformatica4311 17 anos é uma boa idade ?
@@renoinformatica4311 seria 15 anos uma boa idade, to no 1 ano do ensino medio
@@johnyzinhonamadanão, tá muito tarde. Teria q ter começado aos 12
17 já tá velho.. eu aprendi a programar com 15.. e isso q não existia google e nem internet no brasil..
Tem que começar por botar na cabeça dos devs JR que não adianta saber dar um hello world na tela/prompt que tu é um dev, ai ficam ai se candidatando pra vaga de nível pleno/senior fodendo todo o processo de candidatura pra encontrar quem sabe mesmo.
está uma bagunça, a galera faz um curso e sai atirando para vaga até para vaga de estágio mesmo sem ter facul
Visão pessoal de quem está acompanhando a área tem um tempo ( estou tentando ingressar tem 6 meses )
- Durante a pandemia os juros abaixaram DEMAIS o que possibilitou a abertura de diversas start-ups , bem como a abertura de novos braços em empresas consolidadas buscando expandir sua atuação
- Durante a pandemia todos governos locais orientaram o fechamento do atendimento presencial , com isso muita gente foi mandada embora e precisou se realocar , mas a realocação precisava ser remota e adivinha qual á área que sempre permitiu esse tipo de trabalho? T.I
- Convergente aos fatos acima temos a ausência de regulamentação da área , na prática isso significa que não há pré requisitos para ingressar , o que permitiu uma transição gigantesca do pessoal de outras áreas ( que haviam sido mandados embora na pandemia ) para a área de T.I
- Por último teve o pessoal do marketing digital , que percebeu a oportunidade gerada ( devido aos fatores descritos acima ) e simplesmente INUNDARAM O MERCADO COM CURSO DE 6 MESES
MAS E AGORA QUE A PANDEMIA ACABOU?
- Os juros subiram MUITO ( mundialmente ) , muitas startups não deram lucro e FECHARAM , as empresas consolidadas estão deixando suas equipes mais enxutas, afinal o momento é de recessão e durante a recessão busca-se estabilidade ao invés de crescimento
- Há uma pressão pela volta do presencial para ajudar a recuperar o mercado imobiliário ( todos prédios de escritórios vazios , geral no home office )
- A transição realizada pelo pessoal de outras áreas continua ( vagas com 6mil candidatos , pode ter certeza que a maioria não é gente de T.I com formação academica na área )
- A expectativa é que a economia comece a dar sinal de melhoras no final de 2024/início de 2025 ( segundo os bancos centrais )
Eu penso que o melhor caminho é escolher um nicho e se especializar ao máximo (muita gente achando que T.I é ficar jogando paciência no PC e indo pra academia as 16h da tarde ) , tentar ingressar com perfil generalista ( como a maioria do pessoal ) não vai rolar nesse momento, meu cunhado é dev senior em um grande banco e ele conversou com o recrutador e a sinalização foi a mesma "só buscamos especialistas no momento". O porque disso é óbvio : em momentos de crise os especialistas conseguem enxugar gastos por ter muita experiência...
Uma observação final : Eu fiz buscas em diversas áreas ( adm , direito , rh , logística e afins ) e em TODAS há uma concorrência enorme , muita gente tentando se realocar ao mesmo tempo, mas com essa economia deficiente fica inviável ter tanta vaga ...
Boa dissertação sobre a situação, também estou tentando ingressar na área há 6 meses, tenho conhecimento em javascript/typescript tanto no back e front e Mobile, com foco maior no front-end e já fiz vários projetos com portfólio montado, mas sem resultados
@@bily5430 Eu sou graduado em ADS , tenho cursos extracurriculares , cursos técnicos e no momento estou estudando pra obter certificações internacionais ( acredito que possa ser um destaque, muitas empresas exigem/gostam )... Eu assinei o LinkedIn Premium pra poder analisar a concorrência e em vagas de entrada ( independente se é infra , cyber , dev ) tem muita gente com XP e capacitação de sênior. Eu olhei diversas vagas com mais de mil candidatos e a as análises são sempre iguais : 60% tem formação acadêmica , 10% tem mestrado , 10% tem doutorado , 10 a 15% tem nível de experiência elevado ( pleno/sênior ) e 5 a 10% tem outros diplomas ( certificações e afins ), ou seja, o problema não é só qualificação , mas concorrer com pessoas com muita XP e que buscam realocação... Eu tenho pra mim que a situação só vai normalizar quando a economia se estabilizar , no momento a questão não é exclusivamente sobre capacitação, mas sobre concorrência também...
Eu curso ciências computação na federal e estudo programação por fora tbm estou atrás de estágio. Estou em um grupo onde tem uma galera que fez transição de carreira tem gente que conseguiu trampo de QA em 2 meses só fazendo curso. Não sei o nível da empresa, mais é frustante demais.
@@lay3437 O problema de T.I de modo geral é que tudo é muito volátil, desde sua capacitação ( que do dia pra noite passa a não valer nada com algum nova tecnologia a ser utilizada e estudada ) , bem como a parte empregatícia em que não há segurança ( acaba investimento acaba o emprego )...
Eu larguei duas federais na área de biológicas ( odonto e vet ) pra fazer ADS , pois sou fissurado por tecnologia ,mas vou te falar que tá muito desanimador...
Estudar sem parar, buscar emprego sem parar, viver sob pressão e incerteza o resto da vida , é um cenário muito caótico...
parabéns pelo artigo, excelente reflexão.
Esse mercado ja foi bom, hj ta horrivel, acabei de ver vaga de estagio, os caras pedindo mundo e fundo pagando uns 1200 no maximo...pior q vai ser mil cabeças por 1 vaga.
A verdade é que aumentou muito a quantidade de programador e diminui a quantidade de projetos, principalmente no Brasil, então hoje na TI a esmagadora maioria esta entrando por indicação... quem tem amigo em RH pergunta e vai escutar um sim
O que é uma pessoa iniciante preparada de verdade ? o que é esperado ?
Crie um software que resolva um problema real seu ou de outra pessoa/organização e publique-o.
@@limbuscode oque seria resolver um problema real?
@@viniciuslemes4359problema real seria algo que as pessoas demandam solução e estão dispostas a te recompensar por isso. Seu "hello world" não resolve um problema real, concorda?
Resolver um problema real é criar uma solução (no caso aqui de software) para aquilo que realmente as pessoas demandam.
Estou estudando programação a cerca de um ano e meio, ainda não consegui minha primeira vaga. 99% das vezes nem chego na etapa do desafio e quando chego mesmo conseguindo fazer sempre tem alguem que faz melhor que eu. Alguma dica?
Disse tudo pessoal estuda 6 meses e acredita estar preparado para agregar valor e acredita que vão conseguir um super salario inicial, comecei a 2 anos recebendo R$ 1200,00 no estagio após 2 anos subi para junior ..., e a área de programação não é fácil estudo todos os dias até hoje e não sei 10% de tudo o que precisa.
Ainda tá preso na mesma empresa?
O pior que migrei de um salário de vendedor que ganhava 4 mil por mês que cagada
@@TheDiablo011 apos esses 9 meses, vc se arrepende de ter entrado na area?
Excelentes comentários. Concordo com tudo que esse youtuber falou.
Como o brasileiro sabe acabar com as coisas, impressionante. No início motoristas de Uber ganhava 10 mil por mês, hoje mais de 1,2 milhões de motorista ganha uma merreca, menos de 4 mil por mês, pq? Todo mundo foi fazer, todo mundo quer ser ganhar, ai a empresa aproveita e vai desvalorizando aos poucos assim esta o mercado de programação, pq todo mundo ta aceitando a ganha merreca, e fazer trabalho de pleno. E infelizmente os oportunista Guru de Curso que desistiu de trabalhar e jogar curso na internet pra pegar os desavisados que vão paga.
isso.. mas uber só alguns ganham mais de 15k mês como Uber do Chefe.. TI é a mesma coisa!!!.. muitos ai se sujeitando a ganhar 1.700,00 menos que um Gari..
e o pior que reclamam que querem ganhar igual o Uber do Chefe.. kkk.. pensamento comunista / socialista dessa galera.
É o que eu sempre costumo dizer, as empresas querem contratar o Batmam, pagando o salário do Robin, mas no final acabam contratando o Chapolin Colorado.
Hmmm, eu estava procurando emprego desde o início do ano aceitando vagas front, back ou Fullstack, pois terminei a formação Fullstack mês passado e qualquer vaga estou disposta a encarar o desafio :(:
Porém acabei aceitando uma oferta de trabalho nada a ver com a área por necessidade $$$ e fiquei o mês de maio quase todo trabalhando nisso. Aí voltei a estaca zero de voltar aos estudos e aplicar nas vagas dev. Cheguei a uma conclusão que: preciso focar em uma stack (pretendo me aprofundar no back-end e aprender PHP), upgrade no LinkedIn/portfólio/currículo, e claro estudar as coisas que eu tinha vontade, por exemplo, Cloud e MongoDB. Estudei Javascript tanto tempo que busco ir além do que o curso ensinou, pois a maioria dos meus projetos vem do curso e vejo que os recrutadores não querem isso, mas sim projetos de minha autoria ✍️
Errado não estão, obviamente. Então a meta é daqui pro fim do ano conquistar meu espaço no mercado de trabalho 🙏 Custe o que custar!
Qual curso vc fez ?
@@saulogusmao943 Eu fiz na Kenzie Academy Brasil
Vamos ser sincero. Ser programador ou meu sonho sempre foi ser programador virou modinha. Os UCHIHAS(vendedores de curso) com esse papo de 6 meses vai sair ganhando 5 mil. Depois que os alunos e liberado do genjutsu eles vão ver que o mercado não e facil. Vai ser preciso de muita coisa para entrar.
Estudar programação requer uma lapidação de conhecimento contínua, onde cursos rápidos não querem dizer a realidade. Sou do tempo que, o desenvolvedor também auxiliava o suporte para carregar os computadores e monitores nas bases de trabalho, codando no porão da empresa, ajudando outras áreas como o marketing no design e na edição de vídeos.
Estudei, fiz faculdade, me tornei programador full stack, trabalhei em uma grande start up no país e vi que não tem nada demais nessa profissional, agora estou completando uma engenharia e saindo dessa área...
Essa área é muito bla bla bla é muita gente falando e nada tão real assim...
Está achando melhor a engenharia?
Qual engenharia??
VDD. CONCORDO COM TUDO QUE VC FALOU.
eu tenho 14 anos e quero começar a aprender sobre programação (front-end)e talvez no futuro eu seguir essa carreira profissional. Alguém tem alguma dica ou podeira me avisar de alguns erros pra não cometer por experiência própria?
se eu fosse você eu fazia direito ou medicinakkk
essa área ta impossível
@@oevandrorealconfia4762 direito e medicina tão saturando e tem 1,2 milhoes de advogado no Brasil, se quiser passar em medicina vai disputar vaga com 300 pessoas.
simples, não venha pra essa área, fuja o quanto antes, não perca tempo com TI e tente concurso médio ou medicina mesmo
na minha percepção estudando programação, é a mesma dedicação que estudar medicina, não que as outras profissões não exigem esforço... mas para melhor entendimento. quanto mais eu estudo programação mais eu sei que preciso estudar detalhe por detalhe e um contexto geral de como funciona determinada coisa, não é sobre decorar código mas entender como a estrutura básica funciona e pensar como se fosse um quebra-cabeça. a melhor maneira de fazer aquilo funcionar e não se frustrar com os erros. é uma felicidade imensa quando o primeiro problema é resolvido, dando motivação para resolver os outros que vem adiante kkkkkkk
Muito esclarecedor!!
Valeu mesmo pelo vídeo!👍👍👍
Ja saturou no Brasil. Começou com problemas para conseguir o primeiro emprego, isso uns anos atras. Depois atingiu o pleno e agora até o sênior não tem mais paz. hahaha Se vocês estão no LinkedIn e tem o minimo de networking vocês estão vendo uma chuva de dev com 3 até 5, as vezes 7 anos de experiencia chorando que não ta conseguindo se realocar. Quando entrei no mercado, após um ano de experiencia ja vinha RH te oferecendo vaga. O Brasil é um país de centenas de milhões de habitantes (maioria em subempregos, empregos mal remunerados ou desempregados), e isso de programação ganhar dinheiro, poder trabalhar remoto e achar emprego facil se espalhou demais. O que você acha que seria o resultado dessa combinação? Virou febre! É triste porque programação demanda muito tempo de estudo e vários se esforçarão em vão, muitos que ja vem de uma situação complicada de sua antiga área, somando agora mais uma frustração. Morar em um país quebrado é duro gente.
Verdade! Vamos ver como vai ser o futuro. Vou prestar concurso msm.
Qualquer dia vou fundar um podcast só pra realizar o sonho do Igor de participar de um😅
vc é o cara que defende os iniciantes, isso gostamos!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vou arrumar meu primeiro emprego na programação, vou começa na PYTHON ela é a melhor né?
É uma das mais fáceis de aprender para quem está iniciando !!!! Mas você tem que veer oque você gosta de fazer usando programacao !!! Pois python é mais voltado para analise de dados e machine learning(tem as melhores bibliotecas para estas áreas).
Mas se eu fosse você, começaria com python. A sintaxe é bem fácil e simples de entender a lógica!!!!
Te recomendo os canais hashtag programacao e o canal curso em vídeo do Guanabara. Abraços e bons estudos !!!!!
O que eu acho mais foda é que quem tem formação na área tem que competir em vagas com gente que fez um cursinho qualquer. O tempo de formação e tudo o que ele exigiu não é levado em conta. Agora existe um monte de gente nessa área com uma preparação muito rasa.
Outra questão é essa classificação por tempo de experiência, sendo que alguém que fez coisas variadas e avançadas durante 2 anos, vai ter muito mais capacidade técnica do que alguém que passou 5 anos fazendo só o básico.
Será que isso faz sentido?
Imagina que vc começa a treinar corrida hoje, na próxima olimpíada vc chega lá e leva todos os ouros, aí os outros atletas que chegaram depois de vc nas provas reclamam que eles, que treinam há 10 anos, que fizeram parte do time de atletas da faculdade, estão competindo com vc que começou a treinar ontem, na rua, e todo o esforço deles por anos não está sendo levado em conta… ainda falam que sua preparação eh rasa… vai parecer estranho não vai?
Talvez fosse interessante rever esse ponto de vista aí…
A questão do tempo de experiência em atividades diferentes eh colocada em prova na entrevista técnica, não se preocupe… se a pessoa com 2 anos acredita que ela consegue vagas que pedem 5 ele pode aplicar e eu sugeriria colocar junto uma carta de apresentação explicando pq ela tá aplicando.
Tem muita vaga de estagio na área, o problema é que 100% das vezes pedem graduação, coisa que não tenho e isso torna difícil conseguir algo. Mas de resto concordo com o video
Aonde você procura vagas de estágio?
@@bily5430 Cara, no meu LinkedIn aparece muitas, mas eu sofro do mesmo, sou autodidata e pedem graduação.
vc sabe se essas vagas de estagio tem muita concorrencia (tanto em quantidade e qualidade) ?
Mas vagas de estágio são exclusivas para quem está cursando algo, justamente pra essas pessoas adquirirem experiência.
tem faculdades ead se inscre em alguma só para concorrem a estagios
Uma dúvida que sempre tenho, sendo Sênior numa empresa exemplo: trabalhando num sistema monolítico, começando nesta empresa como Jr, virando sr... mudando pra uma empresa que trabalha com novas tecnologias spring...microservicos etc podemos entrar ainda assim como sênior? Ou é melhor voltar um passo atrás?
Penso que depende do seu domínio nessas tecnologias. Se não domina plenamente, volte uma "casa".
Senioridade tb vai muito de conhecimento de regra negócio, ir pra uma nova casa quase sempre é um recomeço nesse sentido. Quando o conhecimento técnico é muito menor pode ser melhor voltar um passo pq vc deixa de ser referência em dois pontos muito importantes.
Fala galera blz, como alguns estou começando a me informar e procurar saber mais sobre essa área de tecnologia, desde que tinha 16 17 anos, sempre ouvi falar que áreas tioo t.i ads seriam profissoes do futuro e que seriam umas dais mais remunedaras. Atualmente estou com 23 anos e confesso que vim me interessar pela área recentemente visando ganhar dinheiro, parar ter uma vida melhor, ou seja, não ser mais uma mão de obra sem valor que de opção só há trabalho manuais e poucos remunerados. Sendo sincero área da tecnologia não é minha paixão, nunca tive motivação e entusiasmo de querer me aprofundar no assunto, mas creio que nessa área assim como outras a gente começa a trabalhar e depois se apaixona pelo que faz. E minha pergunta baseado na minha realidade assim seria como eu poderia começar na área? Pelo breve que vi logica de programação seria um início mas como profissao para seguir o que podem sugerir ?
Eu me encontro na mesma situação amigo, queria te dar um conselho, mas tb não tenho muita experiência.
Oii. Cara, estude inglês com foco na fluência. Domine a conversação, escrita e listening (foco em sair do bostil). Segundo, recomendo começar com linguagem C, e depois ir para Java, kotlin ou qualquer outra linguagem com demanda e estabilidade. Tudo que vc precisa saber para aprender a linguagem está pela internet de forma gratuita.
Se todo cargo fosse avaliado por tempo, então motorista de caminhão com 30 anos de profissão seria piloto de fórmula 1.
Perfeito
Mais esses pilotos aprende desde pequenos a pilotar. Enquanto a gente mortal, aprende a andar de bike sem rodinhas, esses pilotos com a mesma idade já está aprendendo a pilotar kart. Pq falam que e importante colocar programação para criança desde pequeno. Pq ajuda os pequenos a desenvolverem capacidades como organização, solução de problemas e resiliência.
Melhor fazer redes ou ciências de dados e segurança da informação.
Sinceramente, faz um tecnólogo em T.i e se especialisa por fora
Eu discordo em alguns pontos Igor... Como Administrador a tecnologia facilita a gestão através de ferramentas... Tanto que Sistemas de informação é o braço tecnológico da administração, logo várias empresas de tecnologia no brasil seus produtos através de serviços são tecnicamente confecção de ferramentas de gestão de alguma coisa. Então para quem já tem uma graduação em área conexa a de tecnologia e está querendo migrar para ela as empresas deveriam dar oportunidades para essas pessoas sim... Quantos talentos estão sendo sacrificados mesmo essas mesmas empresas estarem necessitando de mão de obra? No brasil ainda temos um agravante, certa empresa de tecnologia na qual fui entrevistado para uma vaga administrativa não me pegou por mais capacidade técnica eu tenho na área por que minha intenção era trabalhar na área de tecnologia, o RH frisou e forçou para se eu tivesse estudando uma faculdade de tecnologia que teria 3 vagas de estágio sobrando... Mas espera um bocado, se há vaga de estágio sobrando por que não querem pegar um cara com vontade de trabalhar na área e aprender? Foi aí que eu descobri que a Lei do Estágio dá benefícios fiscais para as empresas contratarem estagiários, e esta empresa na maior sacanagem só vai pegar Dev Junior independente se este não for graduado em tecnologia ou em outras áreas sem experiência técnica, apenas se este estiver cursando um curso de tecnologia para ela obter este benefício! Detalhe Dev Senior não quer saber de trabalhar nessa empresa pois ela não tem vagas remotas... Então o que as empresas querem é Dev Pleno/Senior enquanto Dev Junior tá moscando aos montes... e te digo mais, a pessoa só consegue obter experiência técnica com os desafios do trabalho, não tem como ela simular esses cenários sem saber detalhes de vivência dentro da empresa... Mesmo eu que estou praticando algumas técnicas não tenho como saber se o que eu estou praticando é o que as empresas de fato precisam! Essa regra é igual em quaisquer área...
Concordo que a empresa poderia dar essa oportunidade para quem está migrando pois trás algo a mais para a mesa, não me referi a um caso como esse… digo mais, o candidato deveria explicitamente destacar isso de forma veemente… mas se a empresa não dá ela achou que não essa experiência não valia… ela pode estar errando nisso inclusive, mas dever dar ela não deve nada…
Quanto ao fato de não ser possível conseguir experiência fora do mercado vc está errado pelo seguinte motivo…
Se eu te contratar para fazer um software para o meu canal, digamos que seja seu primeiro projeto… ai vc passa 1 ano desenvolvendo esse software, no final desse um ano por algum motivo esse projeto morre… quando vc for procurar outra vaga, vc vai usar essa experiência ou não?
Com certeza vai usar… vc foi contratado, fez o software, funcionou, mas como negócio não deu certo o que não eh seu problema…
Então pq vc acha que se eu não te contratar e eu mesmo fizer exatamente o mesmo trabalho que vc fez eu não posso usar como experiência? Veja que além do seu trabalho eu ainda seria quem define o que o software vai fazer… então minha experiência deveria valer ainda mais e não menos…
Caraca que vídeo sensacional
não tem vaga pra junior que acabou de aprender, nem mesmo pra junior.
Tenho 16 anos e estou pensando em seguir esse caminho da programação mais fico com um pé atrás de nao da certo alguém pode me da uma dizer se vale ou nao vale a pena seguir esse caminho
Hoje já não recomendo, melhor area é medicina e depois direito ai engenharia, area de TI paga mau e cobra muito, só uma minoria consegue vaga boa e se você é introvetido tá ferrado pq eles querem extrovetidos e com boa aparencia.
@@battosaigatorecomendar direito e engenharia em 2023....caramba amigo. Vc deve estar em 1993.
Se você gosta da área de programação, eu recomendaria sim que você começasse a estudar. Não tem essa de "hoje eu não recomendaria". Se você realmente gosta da área, só vai mano, não se deixe influenciar pela opinião dos outros. Comece pesquisando sobre coisas como linguagens de programação, lógica, o que é frontend, backend, etc. e vai se aventurando. Assim, você chegará a uma conclusão se deve continuar se aperfeiçoando ou se deve tentar outra coisa.
@@wallyson_0944 Ele está certo eu faço engenharia mais deveria ter estudado mais ano e feito medicina, o tempo que leva para formar e a dedicação é a mesma, a diferença é que um plantão de 12h na upa paga de 1200 a 2500 dependendo da região
Cara me ajuda? Não conheço nenhuma plataforma de freelance!
Tome muito cuidado com cursos onlines que prometem muito, área de cientistas de dados, curso caros e sem retorno. cuidado
Bom vídeo. 🔥🔥
Kkkkjkkkkkkk tenho print de vaga na empresa Linx, com 6000 mil concorrentes, virou concurso público as vagas, uma vaga para 10k de candidados, falar que é mais volumoso por conta de clique, pode ser que seja só 10% o resto são candidatos reais, olha o tanto de curso que vendeu sonho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjjnnjjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjkkk
ai tu vai ver dessas 6 mil cabeça se tiver 100 com minimo dos requisitos da vaga é muito. Tem muito Hellow word se candidatando para as vagas sem saber o minimo.
@@intergamesbr1232 Eu seiii, o problema é achar o seu curriculo no meio de 6K, principalmente naquelas candidaturas simplificadas
@@erosmariano5643 verdade o recrutado não vai fica perdendo tempo garimpando os 6k de candidato, nessa hora que o inglês e o ensinou superior ajuda a ser filtrado.
Toda área requer muito estudo, experiência e uma jornada de carreira, por que em programação quer ganhar 10 mil em 6 meses? Dai o cidadão acabou de aprender HTML e já quer disputar vagas de pleno, e não consegue e depois fica reclamando que o mercado está ruim, ruim é quem desvaloriza essa área a ponto de achar que é tão simples assim ganhar bem.
sabe o que é pior? esse cidadão tá multiplicado por 100 e está atrapalhando aquele dev que realmente tá preparado para o mercado de trabalho
@@PhillipLippi Essa área vc tem que ter Qi e fazer seu nome, sempre busca ir em eventos, participar das comunidades... pq a hora que a demissão vir e vc for pelo método tradicional está lascado.
O problema ao meu ver, é que até para Estágio estão pedindo experiência e conhecimentos em mais de 2 linguagens, aí fica difícil mesmo. Estou no meu 4º período da ADS e nem entrevista eu consigo. O que percebo é que muitos estão entrando como estagiários por causa de conhecidos, indicações e quem não tem se ferra.
tem uns guru de tiktok que te transforma em sênior em 6 meses kkkkk
Hahaha
Picaretas é o que mais tem, são cegos guiando outros cegos ao abismo da inaptidão.
Os caras tomaram de assalto as redes sociais.
Tiktok então, conseguiu a façanha de tirar o título de chorume das Redes sociais que era, por anos, do Twitter.
Depois que você compra um carro e começa observar nas ruas, todo mundo tem o carro,., uashuhasuh
com facul ja ta dificil imagina sem
Eu subi para pleno em um ano onde trabalho, mas nao é nada fácil você tem que se provar toda hora, eu aproveito cada tempo livre pra estudar mais e mostrar diferença dos demais.
Vc tem alguma dica de curso, quanto tempo demorou para ver os frutos do estudo
@@cassioduquedesouza9425 cara, eu entrei na área já estava formado a 1 ano o certo seria arrumar algo no começo da faculdade... Mas quanto a sua pergunta foca em certificações, uma vez que já está na área isso te diferencia dos demais, em relação aos frutos, tudo nessa área é muito rápido, dependendo da empresa ela te dá 1k de aumento só por ter uma determinada certificação, e tem o plano de carreira que é muito importante também... Escolha uma área que vc gosta, foque nela, estude, suba conteúdos pro seu git, não tenha medo de novos desafios, tudo no começo vai ser bem difícil mesmo, mas isso vai te ajudar a aprender mais rápido.
Estagiário sênior kkkk
Vídeo top!
Ótimo vídeo, mas que agonia dele simulando um podcast
5:10 pura verdade
Resumindo: querem uma Ferrari pagando prestação de 1.000 reias. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
"júnior avançado" isso não existe, o que as empresas querem é um pleno por valor de júnior, ou pagar um júnior com salário de estagiário
Top🔥🔥🔥🔥
Jr iniciantão 😆
Legal