Obrigado Ramon. O MFV é uma das ferramentas utilizadas no Lean. Na realidade essa ferramenta foi desenvolvida pelos americanos. Na origem do Lean, o TPS - Toyota Production System, não se fala em mapeamento, pois o objetivo é simples: olhar para o fluxo, enxergar os desperdícios e eliminar com ajuda da operação. Kaizen: Melhoria Contínua!!!
Boa tarde, como essas informações de : takt,tempo de espera ,estoque são definidas ? você coleta por um periodo de tempo e faz uma média (no caso do estoque/tempo de espera ) ? Parabéns pelo vídeo !
Olá Allyson, muito obrigado por seu comentário! O tempo takt é definido pela demanda. Então quando estamos falando do Mapa Atual, você pode olhar para a demanda histórica (geralmente últimos 12 meses) e fazer sim uma média por dia. Lembrando que o takt será o tempo disponível do dia dividido pela demanda diária. Quando falamos do Mapa Futuro, essa demanda deve ser discutida com o comercial, pois é uma decisão estratégica. A pergunta que se faz é: Nós queremos alinhar o fluxo para atender qual demanda? Já as informações relacionadas a tempos e volumes de estoque, são coletadas no gemba. Lembre-se que o mapeamento serve para encontrarmos oportunidades no fluxo. Então você deve ir e ver com seus olhos, conversar com as pessoas, coletar os tempos na fábrica, contar os estoques. Tudo isso servirá de base para o desenho do mapa atual e projeto do estado futuro. Lembrando que, em nossas redes sociais @produlean_oficial, você encontra mais materiais sobre lean. No link abaixo, você encontra dois de nossos treinamentos na modalidade EAD, caso se interesse... Forte abraço!!! Curso Lean Thinking EAD produlean.com.br/curso.php?id=25 Curso OEE e SMED produlean.com.br/curso.php?id=32
@@produleangestaoemmanufatur249 Esclarecido. Não precisa ser necessariamente um número preciso, mas do estado atual no gemba.Outra pergunta, pode ocorrer de todos os processos serem compartilhados ? se sim, como proceder ?
@@allyssonsouza8022 Olá Allysson, essa pergunta é um pouco mais difícil de responder sem pisar no gemba e conhecer o processo para poder decidir o melhor caminho de implementação. É possível? Sim! Mas dentro de um processo, exemplo montagem (você pode identificar a oportunidade de dedicar em estado futuro), ou dentro de um processo de prensas (você pode ter máquinas que devido ao volume de demanda pode usar a capacidade máxima de uma ou mais máquinas, e assim dedicá-las ao fluxo). Como eu disse, tem que ver in loco para tomar a decisão mais assertiva... Agora, se nada for possível, o segredo estará em como implementar a produção puxada com a utilização de filas (FIFO - First-in-First-Out), mas novamente com o estudo de famílias e definição de tamanhos de filas, sendo necessário entender a melhor opção.
Olá Maicon, você faz o mapeamento para um único tipo de matéria-prima? Por exemplo, no mapa que você mostrou, considerou pelo que entendi apenas o plástico que é injetado, porém, na montagem, acredito que o produto receba outras matérias-primas. Por favor, poderia esclarecer este ponto?
Olá Maílson, obrigado pela pergunta! O primeiro passo para o mapeamento é identificar as famílias de produtos. Para cada família você terá um mapa, ou seja, um plano de implementação de melhorias. No caso de essa família utilizar mais de uma matéria-prima(o que é muito comum), você deverá representar no mapa o fluxo desses materiais. Se tiver dúvidas em como identificar as famílias, me envie por e-mail com sua dúvida que encaminho um modelo de excel para você utilizar. contato@produlean.com.br (A/C.: Maicon)
Excelente vídeo. Parabéns. Teria como, neste exemplo, disponibilizar uma foto dos mapas? No vídeo, a maioria dos textos estão ilegíveis. Desde já, agradeço.
Bom dia Maicon! Muito bom o vídeo, estou iniciando na implementação desses conceitos na empresa que trabalho, se tiver materiais que possam nos fornecer será para auxilio, seria de grande valia, forte abraço e estou atento nos próximos videos.... Muito obrigado!
Obrigado Fabio! Fico feliz que sua empresa esteja iniciando o processo de implementação Lean. O MFV é uma ótima ferramenta para isso, para montar um plano. O ideal é ter alguém que auxilie vocês nesse processo no início para ganharem tempo. Quando precisar de algum material mais específico, pode enviar e-mail para maicon@produlean.com.br, que direi onde pode encontrar. Também fique a vontade para visitar e nosso site e rede sociais. www.produlean.com.br. Abraço e sucesso!!!
Aula muito boa. Parabéns!! Fiquei com dúvida em dois pontos: O tempo de ciclo que você menciona no vídeo não seria o Takt-Time? E o ideal não seria balancear o takt-time entre os processos para manter o fluxo de produção contínuo?
Obrigado Lucas. O tempo de ciclo é da operação, ou seja, de quanto em quanto tempo eu consigo fazer uma peça naquela operação. Tempo takt está relacionado à demanda do cliente, ou seja, de quanto em quanto tempo eu devo entregar uma peça para atender a demanda do cliente. O tempo takt é utilizado como referência para o balanceamento das operações. Em nossa página no facebook você encontra um vídeo apresentando a diferença entre os tempos ciclo, takt e lead time. Espero ter ajudado! Abraço!
Ola Maxiliano... Devemos tomar cuidado com os nomes... Dentro do TPS(Toyota Production System) ou Lean Manufacturing, temos diversas ferramentas e métodos que são utilizados. Empresas que adotam o lean como estratégia de negócio, utilizamos o Kaizen como base para envolver as pessoas no aprendizado e conseguir melhorar continuamente. Ja o JIT (just in time) envolve ferramentas, como pull system, fluxo contínuo, takt time. O video apresenta Uma das ferramentas do lean (VSM - Value Stream Mapping) utilizado para planejar melhorias ao longo do fluxo de materiais ou informação de uma família de produtos. Esperamos ter ajudado. Obrigado por comentar. Sucesso!!!
Ola Isabela. O tempo ciclo deve ser medido no local. Ele representa de quanto em quanto tempo o processo, ou o equipamento, entrega uma peça, por exemplo. A maneira mais comum é utilizar um cronômetro, realizar algumas medições, e obter o tempo ciclo. Ele pode ser a média, se os tempos forem estáveis, pode ser o menor tempo repetido, etc...
Ótimo conteúdo
Obrigado!
Parabéns! Muito bom o conteúdo!
Assisti até o fim!
Top!
Obrigado Daniel!!!!
Eficiente abordagem! Muito boa mesmo! Parabens!
Obrigado Fabrício... Sucesso!!!
Melhor explicação do Lean que já vi, muito bom!
Obrigado Ramon. O MFV é uma das ferramentas utilizadas no Lean. Na realidade essa ferramenta foi desenvolvida pelos americanos. Na origem do Lean, o TPS - Toyota Production System, não se fala em mapeamento, pois o objetivo é simples: olhar para o fluxo, enxergar os desperdícios e eliminar com ajuda da operação. Kaizen: Melhoria Contínua!!!
Ótima explicação!! Parabéns Pelo vídeo e exemplo !
Obrigado Fábio!!! Aproveito para convidá-lo a nos acompanhar também nas redes sociais, Instagram e LinkedIn @produlean_oficial
Excelente Maicon, conseguiu transmitir o VSM de uma forma clara e objetiva. Gostei demais! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Obrigado Sergino!!! Sucesso e forte abraço!!!
Parabéns. Na prática é exatamente assim que funciona.
Obrigado!!!!
Muito bom. Bem didático
Obrigado!!
Ótimo vídeo, ajudou muito!!!
Obrigado Yuri!
Excelente aula professor Maicon, meus parabéns! Poste mais vídeos aula sobre Lean e seis sigma
Obrigado Marcelo... Em breve iremos voltar a divulgar materiais no RUclips... 👍🏻
Excelente! Dúvidas sanadas! Obrigado!!
Obrigado Ramon... Em breve mais videos...
Otima explicação
Obrigado Cirley!!! Estamos a disposição!!!
Parabéns pela excelente apresentação!
Obrigado Andre!!!
Excelente video, explica muito bem o conceito e aplicação! Obrigado.
Obrigado Magioti.
Parabéns boa explicação dessa importante ferramenta.
Obrigado!!!
Muito esclarecedor. Parabéns! Também gostei da sua didática.
Obrigado!!!
Excelente exposição!! Ajudou muito! Obrigada.
Obrigado Patricia!!! Dúvidas, estamos a disposição em nossas redes sociais!!!
Show de Bola, excelente Didática.
Obrigado!
Show de bola, excelente explicação.
Obrigado Eduardo!!!!
Ótimo video duvidas resolvidas.
Obrigado Leandro!!!
Parabéns
Obrigado Thiago!!!
Adorei esse vídeo! Muito objetivo é didático.
Obrigado Luise!
Boa tarde, como essas informações de : takt,tempo de espera ,estoque são definidas ? você coleta por um periodo de tempo e faz uma média (no caso do estoque/tempo de espera ) ? Parabéns pelo vídeo !
Olá Allyson, muito obrigado por seu comentário!
O tempo takt é definido pela demanda.
Então quando estamos falando do Mapa Atual, você pode olhar para a demanda histórica (geralmente últimos 12 meses) e fazer sim uma média por dia. Lembrando que o takt será o tempo disponível do dia dividido pela demanda diária.
Quando falamos do Mapa Futuro, essa demanda deve ser discutida com o comercial, pois é uma decisão estratégica. A pergunta que se faz é: Nós queremos alinhar o fluxo para atender qual demanda?
Já as informações relacionadas a tempos e volumes de estoque, são coletadas no gemba. Lembre-se que o mapeamento serve para encontrarmos oportunidades no fluxo. Então você deve ir e ver com seus olhos, conversar com as pessoas, coletar os tempos na fábrica, contar os estoques. Tudo isso servirá de base para o desenho do mapa atual e projeto do estado futuro.
Lembrando que, em nossas redes sociais @produlean_oficial, você encontra mais materiais sobre lean.
No link abaixo, você encontra dois de nossos treinamentos na modalidade EAD, caso se interesse...
Forte abraço!!!
Curso Lean Thinking EAD
produlean.com.br/curso.php?id=25
Curso OEE e SMED
produlean.com.br/curso.php?id=32
@@produleangestaoemmanufatur249 Esclarecido. Não precisa ser necessariamente um número preciso, mas do estado atual no gemba.Outra pergunta, pode ocorrer de todos os processos serem compartilhados ? se sim, como proceder ?
@@allyssonsouza8022 Olá Allysson, essa pergunta é um pouco mais difícil de responder sem pisar no gemba e conhecer o processo para poder decidir o melhor caminho de implementação.
É possível? Sim! Mas dentro de um processo, exemplo montagem (você pode identificar a oportunidade de dedicar em estado futuro), ou dentro de um processo de prensas (você pode ter máquinas que devido ao volume de demanda pode usar a capacidade máxima de uma ou mais máquinas, e assim dedicá-las ao fluxo). Como eu disse, tem que ver in loco para tomar a decisão mais assertiva...
Agora, se nada for possível, o segredo estará em como implementar a produção puxada com a utilização de filas (FIFO - First-in-First-Out), mas novamente com o estudo de famílias e definição de tamanhos de filas, sendo necessário entender a melhor opção.
Muito bom!
Obrigado Adriele!
Muito bom!!!!
Obrigado Carlos!
Olá Maicon, você faz o mapeamento para um único tipo de matéria-prima? Por exemplo, no mapa que você mostrou, considerou pelo que entendi apenas o plástico que é injetado, porém, na montagem, acredito que o produto receba outras matérias-primas. Por favor, poderia esclarecer este ponto?
Olá Maílson, obrigado pela pergunta! O primeiro passo para o mapeamento é identificar as famílias de produtos. Para cada família você terá um mapa, ou seja, um plano de implementação de melhorias. No caso de essa família utilizar mais de uma matéria-prima(o que é muito comum), você deverá representar no mapa o fluxo desses materiais. Se tiver dúvidas em como identificar as famílias, me envie por e-mail com sua dúvida que encaminho um modelo de excel para você utilizar. contato@produlean.com.br (A/C.: Maicon)
Excelente vídeo. Parabéns. Teria como, neste exemplo, disponibilizar uma foto dos mapas? No vídeo, a maioria dos textos estão ilegíveis. Desde já, agradeço.
Obrigado Fabiana. Gentileza enviar um e-mail para maicon@produlean.com.br que envio as fotos assim que possível.
Bom dia Maicon! Muito bom o vídeo, estou iniciando na implementação desses conceitos na empresa que trabalho, se tiver materiais que possam nos fornecer será para auxilio, seria de grande valia, forte abraço e estou atento nos próximos videos.... Muito obrigado!
Obrigado Fabio! Fico feliz que sua empresa esteja iniciando o processo de implementação Lean. O MFV é uma ótima ferramenta para isso, para montar um plano. O ideal é ter alguém que auxilie vocês nesse processo no início para ganharem tempo. Quando precisar de algum material mais específico, pode enviar e-mail para maicon@produlean.com.br, que direi onde pode encontrar. Também fique a vontade para visitar e nosso site e rede sociais. www.produlean.com.br.
Abraço e sucesso!!!
Aula muito boa. Parabéns!! Fiquei com dúvida em dois pontos: O tempo de ciclo que você menciona no vídeo não seria o Takt-Time? E o ideal não seria balancear o takt-time entre os processos para manter o fluxo de produção contínuo?
Obrigado Lucas. O tempo de ciclo é da operação, ou seja, de quanto em quanto tempo eu consigo fazer uma peça naquela operação. Tempo takt está relacionado à demanda do cliente, ou seja, de quanto em quanto tempo eu devo entregar uma peça para atender a demanda do cliente. O tempo takt é utilizado como referência para o balanceamento das operações. Em nossa página no facebook você encontra um vídeo apresentando a diferença entre os tempos ciclo, takt e lead time. Espero ter ajudado! Abraço!
Olá.....vcs tem curso de Lean Manufacturing online?
Olá Marcelo. Está no "forno". Em Agosto lançamos nosso primeiro treinamento on line "Lean Thinking"...
Foi utilizando o Kaizen em vez do J.I.T ? Ou foram os 2 ? Obrigado
Ola Maxiliano... Devemos tomar cuidado com os nomes... Dentro do TPS(Toyota Production System) ou Lean Manufacturing, temos diversas ferramentas e métodos que são utilizados. Empresas que adotam o lean como estratégia de negócio, utilizamos o Kaizen como base para envolver as pessoas no aprendizado e conseguir melhorar continuamente. Ja o JIT (just in time) envolve ferramentas, como pull system, fluxo contínuo, takt time. O video apresenta Uma das ferramentas do lean (VSM - Value Stream Mapping) utilizado para planejar melhorias ao longo do fluxo de materiais ou informação de uma família de produtos. Esperamos ter ajudado. Obrigado por comentar. Sucesso!!!
como descubro o tempo de ciclo ?
Ola Isabela. O tempo ciclo deve ser medido no local. Ele representa de quanto em quanto tempo o processo, ou o equipamento, entrega uma peça, por exemplo. A maneira mais comum é utilizar um cronômetro, realizar algumas medições, e obter o tempo ciclo. Ele pode ser a média, se os tempos forem estáveis, pode ser o menor tempo repetido, etc...