#25 Quem deve resolver o problema da (IN)SEGURANÇA PÚBLICA no Brasil? | Dois Pontos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 июл 2024
  • O País assiste nos últimos anos a uma piora na sensação de segurança entre os moradores das cidades brasileiras. A prevalência de roubos nas ruas e golpes de diferentes naturezas, para citar dois de muitos exemplos, traumatizam vítimas e assustam mesmo quem não foi diretamente afetado por casos recentes. Os registros de homicídios até têm apresentado queda recente, mas seguem num patamar bastante elevado, apontam especialistas.
    Mas quem o cidadão deve cobrar na hora de pedir por melhorias contra a violência? Quais são os exemplos de políticas e medidas nacionais e internacionais que deram certo? Como transformar essa realidade brasileira?
    Para discutir esse tema e o papel de cada governante seja ele federal, estadual ou municipal, assim como dos cidadãos, o programa Dois Pontos recebe o coronel reformado da PM de São Paulo, José Vicente da Silva Filho, ex-secretário nacional de segurança e a socióloga e coordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz, Cristina Neme, que foi coordenadora de análise e planejamento da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (2013-2015).
    O episódio tem a apresentação da colunista do Estadão, Roseann Kennedy, e participação do editor-assistente Marco Antônio Carvalho.
    Produção
    Larissa Burchard
    Everton Oliveira
    Gravado no estúdio Dummy
    capítulos:
    0:00 - (IN) Segurança Pública no Brasil
    3:40 - É necessário uma reformulação na legislação brasileira?
    7:00 - Quem é o principal responsável?
    10:41 - O papel do Governo Federal
    18:28 - Políticas articuladas
    21:49 - O que deu certo no combate a Insegurança Pública?
    30:21 - Polícia de proximidade
    32:00 - Lei do Desmanche
    35:56 - Programas de Gestão por Resultados
    43:31 - Deve haver coordenação nacional em todas as situações?
    48:41 - O papel da Guarda Municipal
    52:40 - Por que é difícil replicar modelos que deram certo?
    57:30 - Insegurança Pública em Mossoró
    1:00:33 - SUSP - Sistema Único de Segurança Pública
    1:09:15 - Profissionalização da Polícia

Комментарии • 30

  • @coronelromualdo6555
    @coronelromualdo6555 3 месяца назад +7

    Fraternal abraço Cmt José Vicente! Sigamos firmes por um País melhor para todos nós.

    • @JoseCruz-qk5xb
      @JoseCruz-qk5xb 3 месяца назад

      Eu tou sendo estorquido por polícias vcs pode mim ajuda

    • @sheylahadassa
      @sheylahadassa 3 месяца назад

      😮g​@@JoseCruz-qk5xb

  • @user-eq7bx4ud2x
    @user-eq7bx4ud2x 3 месяца назад +7

    Esse pessoal do "sou da paz" tem um ranço contra os CACs...mas falam pouco disso fuzis que entram pelas fronteiras...muita teoria, demagogia e pouca ação prática. Não precisa de doutorado pra entender que esses problemas passam disputa do poder político, polarização política, viés ideológico para problemas reais, efeito cascata da impunidade e falta de coragem, muita coragem para fazer história como um ser humano e não como político qualquer.

  • @user-mg9uw5gd4u
    @user-mg9uw5gd4u 24 дня назад

    👏👏👏

  • @alex90909
    @alex90909 3 месяца назад +3

    O problema é muito simples de ser resolvido, basta vontade, a solução passa pela construção de presídios em massa, organizados e separados por periculosidade, acabar com a progressão de pena e saidinhas, não adianta querer recuperar chefe de facção, eles podem mudar de vida, mas ficando na prisão...Enquanto não aumentar muito o número de vagas nos presídios a discussão é puro engodo, pois por mais que aumente a eficiência na polícia, a justiçaa acaba sendo obrigada a soltar por não ter vagas...os criminosos estão roubandoo na cara da polícia pois sabem que serão soltos por não ter vagas nos presidios..O foco não é inibição, mas a retirada de circulação, o Brasil já está dominado, precisa retirar células malignass quando estão detectadas, querer tratar problema sério com "dipirona" não vai adiantar nada...

  • @antoniomelo7695
    @antoniomelo7695 3 месяца назад +1

    Boa tarde, a bancada, nos números apresentados não consta a minha opinião, pois acredito que muitas pessoas se sentem inseguros, sou da Bahia.

  • @adautocasanova4497
    @adautocasanova4497 3 месяца назад +8

    Primeiro passo é armar a população de bem.

  • @CarlaWeiss-yn9jr
    @CarlaWeiss-yn9jr 3 месяца назад +4

    Sou da paz ARMADA para o cidadão de bem pagador de impostos, pai de família e trabalhador

  • @antoniomedrado
    @antoniomedrado 3 месяца назад

    Boa noite, sou professor aposentado e, tenoo uma pergunta. Sobre a recuperação do cidadão presidiário. 'Será que a forma de prisão do infrator' não seria ao invés de presísios, 'um hotel solidário', onde o recuperando, pagasse para alí está 'hospedado', recebendo: educação de boa convivência que ele, realmente saia do sistema prisional realmente recuperado?! O que se vê é, muitos pequenos infratores, quando daem da prisão saem msis agressivos do qu entram. Isso, o sistema, na munha avaliação não reeduca o infrator. Para diminir o crime; o preso deveria pagar para está preso. 'Acho' que pagando, inibiria a vontade do ilicito. Meu ponto de viststa, gostariaria, se possível, uma resposta. Achei louvável os vissos comentários!

  • @user-mg9uw5gd4u
    @user-mg9uw5gd4u 24 дня назад

    Da pra perceber quando você estâ nas redes sociais os vagabundos da internete ficam acionando as buzinas dos veiculos...

  • @user-mg9uw5gd4u
    @user-mg9uw5gd4u 24 дня назад

    A segurança pública do nosso estado tem que ir para cima das empresas de internetes, realizar até aborfagem e revistas...

  • @paulocarlosdasilva7208
    @paulocarlosdasilva7208 3 месяца назад

    Encarceramento em massa foi o que ocorreu no dia 9 janeiro 2023

  • @jesusnoe808
    @jesusnoe808 3 месяца назад +1

    Quem deve resolver o problema da INSEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL é o Estado, por meio de suas três funções: Legislar, Executar e Julgar. Se cada um desses três maiores Órgãos do Estado, Legislativo, Executivo e Judiciário, cumprirem os seus deveres, no que tange à SEGURANÇA PÚBLICA, o povo poderá sentir-se muito seguro. E pouca gente sabe que o Estado surgiu exatamente por questão de segurança pública. Sobre isso, Hobbes falou mais ou menos assim: "O Estado surgiu por medo da morte". Em outras palavras, o Estado surgiu para dá segurança de vida ao povo politicamente organizado, no que respeita as várias formas de agressão e homicídio. Desse modo, na minha opinião, o Estado não cumprindo cabalmente os seus deveres com respeito ao item SEGURANÇA PÚBLICA, perde a razão de ser.

  • @stancamargo6650
    @stancamargo6650 3 месяца назад

    Penas mais pesadas😊

  • @bg9294
    @bg9294 3 месяца назад

    Uma coisa que brasileiro precisa aprender, é entender como as coisas funcionam no mundo militar, e principalmente repórteres. Muitos militares lógico que não todos, sao racistas e odeiam a população principalmente pobre, favela! A meta da maioria dos militares da PM é empregar amigos em otimos postos e ganhar dinheiro. Muitos deles não querem melhoria na segurança pública! É muito blablabla e pouca ação! Felicidade é aumento de salario da categoria da PM. Votar no corrupto? Militar pensa talvez votar no corrupto em benefício próprio! Cara de santo, muitos deles tem! Sou a favor da unificação da policia, todos para polícia civil, e pode tercerizar tudo exceto, exercito, marinha, aeronáutica, juízes... o resto pode tercerizar tudo, o Brasil será um país mais justo! Deixa igual nos EUA!

  • @phprg
    @phprg 3 месяца назад

    Um problema sociocultural è socioeconômico.

  • @user-kg6wm4qg2f
    @user-kg6wm4qg2f 3 месяца назад

    코리아 kra

  • @coronelromualdo6555
    @coronelromualdo6555 3 месяца назад +3

    Desarmar a população ordeira não é sinônimo de diminuição de crimes. Esse discurso não se sustenta nos dados. Ter um arma para sua defesa, defesa da sua família, da sua propriedade é um direito e garantia do indivíduo de se defender. Dizer que essas armas legais, que estão nas mãos do cidadão ordeiro, alimentam o Crime Organizado é um discurso que não se sustenta e desinforma. O Crime Organizado usa armas legais? Com registro, CPF etc?

    • @alex90909
      @alex90909 3 месяца назад +1

      A população por mais que atire de vez em quando num clube de tiro não tem o preparo eficiente para reação, a maioria acaba numa ocorrencia perdendo a arma para os meliantes, isso já é provado por A mais B...Armas tem que ficar com os profissionais..

    • @tattianasalles3019
      @tattianasalles3019 3 месяца назад

      As estatísticas dizem o contrário!
      A maioria das pessoas comuns perdem a arma ao tentar se defender de um bandido.
      Pode olhar os dados no repositório UFMG. Ou no estudo do IPEA de 2012 chamado "menos armas, menos crimes" de autoria de João Manoel Pinho de Mello e Daniel Cerqueira.

  • @JorgeCruz-ex5nk
    @JorgeCruz-ex5nk 3 месяца назад +1

    Mulher passadora de pano leva .

  • @paulocarlosdasilva7208
    @paulocarlosdasilva7208 3 месяца назад

    Difícil assustir esses jornalistas de esquerda