RASTROS DO PASSADO: TROPEIRISMO EM DELFIM MOREIRA - MG
HTML-код
- Опубликовано: 26 ноя 2024
- Entre em contato comigo: 35 9925-7938
Facebook: Sergio Amorim
Este documentário audiovisual financiado pela pela Lei Paulo Gustavo, busca explorar a influência vital do tropeirismo na formação de Delfim Moreira, MG, destacando seu papel crucial no progresso da região ao longo de décadas, atingindo seu ápice nas décadas de 70 e 80. Os tropeiros foram os verdadeiros protagonistas desse desenvolvimento, que com grande bravura, viveram transportando uma gama diversificada de mercadorias no lombo dos muares.
Desde panos para roupa até móveis, utensílios, alimentos, máquinas e ferramentas, tudo era conduzido por esses incansáveis personagens. Além do comércio, os tropeiros foram portadores de uma riqueza cultural, introduzindo novos ofícios, influências linguísticas e musicais que contribuíram significativamente para a identidade da cidade.
O documentário destaca a importância de valorizar os tropeiros como peças-chave na história local, pois através deles podemos compreender a formação e desenvolvimento de Delfim Moreira. Os passos das mulas conduzidas pelos tropeiros não apenas conectaram a cidade ao mercado interno, mas também a outras localidades próximas, como o mercadão de Itajubá, Lorena e Cruzeiro e demais regiões.
Parabéns por todo o seu trabalho e empenho. O senhor é um verdadeiro defensor e propagador da verdadeira cultura tropeira!
Num país onde nem sempre preservamos e valorizamos nossa cultura genuína, seu trabalho se destaca, pelo alcance que ele atinge; não só para nós daqui do Sul de Minas, mas de todo BRASIL. Belo trabalho, divulgando não só a cidade de Delfim Moreira, mas toda região. Sucesso pela iniciativa. Parabéns.
Excelente produção! Parabéns pela iniciativa e pelo tema escolhido.
muito legal, parabéns!
Parabéns!! ..sucesso..voltei no tempo .já vivi tudo isso no sertão da Bahia..via o meu avô..meus tios e pai fazendo todas essas coisas..e essa paçoca era com o cafezinho que a gente encerrava as conversas..😢 saudades..e que privilégio para mim ..hoje posso reviver tudo isso.mgracas a vcs..que esse pedaço das nossas histórias nunca se perca no tempo..vamos valorizar para eternizar.. parabéns Sérgio e muito obrigada 👏👏👏🙏
👏👏👏
O meu irmão so vc pra mostrar isso e matar minha saúde eu também trabalhei com tropa e boiada de arado que saudade um abraco pra vc
Essa paçoca de carne e esse café é bão di + moço não sou da roça mais tenho raízes 🤣😋😋👊👊🔥
Excelente ❤
Parabéns pela produção . Importante contribuição para a compreensão sobre o desenvolvimento do nosso município. Assistindo estou me lembrando do meu tio Zezinho do Jorge que era Tropeiro e tinha grande paixão pelas suas tropas. Nos seus últimos anos de vida ainda participou de abertura de desfile de cavaleiros nas Exposições agropecuária e em várias romarias a Aparecida do Norte.
Que delícia a cultura caipira .A melhor parte essa paçoca .Gostei também desse café e do avental rsrsrs....
Tenho 73 anos e lembro ainda desta época lá em MG na cidade de Mantena
Vim pro MT em 1969 e vi alguns aqui tambem.
Parabéns Sergio pelo seu trabalho e para essas pessoas maravilhosas que fizeram parte deste documentário.
A cultura caipira nunca pode morrer .
Parabéns pelo documentário.😊
Parabens Sergio! Preservar essa historia é de enorme valor cultural!!!!
Sensacional. Parabéns pelo trabalho!
Adorei, parabéns. 18/07/2024. ❤
E ainda canta !!! Bela canção.
Parabéns pelo trabalho!!!
Parabens belo trabalho faz video mostrando as traias antigas
Parabéns pelo trabalho, Sérgio! 👏👏👏
aohhhhhhhh mundao veio com porteira!!!!
Ah Serginho voce éo filho doTiäuzinho que conserva apaixäo do Tio Zé
Fiquei preocupado se estes homens não exageraram no peso para os animais puxarem 😢
Sou Luiz neto filho tropeiro exclusive cortei muita lenha machado
Recebeu apoio do Governo Federal para fazer um vídeo?