Show! Pra quem tiver com dificuldade de entender que a roda traseira, sem Tração, empurra o chão pra frente, basta imaginar o carro se movimentando com as rodas traseiras travadas que imediatamente a gente consegue visualizar que elas arrastam o chão pra frente (imagina numa estrada de terra), por isso que a reação do chão de empurrar as rodas para trás, no sentido horário.
Não sei se estudo a física ou se estudo aprender desenhar como ele . Ele é esperto usa o desenho pra segurar os alunos , pois um problema desse nem todos querem presta a atenção 🤣 hoje um físico conseguiu a minha atenção . Parabéns 👏
Caramba, confesso que não era muito chegado nas aulas de Física na escola, mas com esse vídeo passei a ter mais interesse sobre como essas forças atuam e agora entendo que vai muito do docente e da didática aplicada. Muito obrigado pela excelência, professor.
Parabéns pelo trabalho mestre! Lembro que na primeira vez que tive uma aula desse assunto, o professor aproveitou pra falar sobre o funcionamento do freio à disco
Sou acadêmico do Curso de Física e vir até o Canal do Prof Douglas é passagem obrigatória para entender perfeitamente os assuntos. Sem falar nos desenhos que são um show a parte. Um dia quero chegar a pelo menos 10% da sua didática.
Muito obrigado Professor. Meu tempo de Enem já passou mas precisei rever esse conceito em uma aula de laminação para siderurgia. Também fui seu aluno. Abraço.
Professor, seu canal é muito bom. Já compartilhei com meus amigos. Você pretende criar algum curso online intensivo para o ano de 2018 ? Teu canal tem tudo para crescer, não perca a esperança e continue nos trazendo mais conhecimento. Muito obrigado.
Olá Professor, acompanho seu canal e sou muito fã de sua didática. Aproveitando o embalo dos carros e o atrito poderia fazer um vídeo falando sobre carros fazendo curvas, força centrípeta e atrito. Grade abraço!
Inicialmente, professor, parabéns pela explicação! Foi a mais detalhada que encontrei nos canais de Física. Em segundo lugar, gostaria de saber se nos casos de derrapagem e de desaceleração a força de atrito seria contrária ao movimento. Atenciosamente, Vinicius Simarelli.
Olá, Vinícius! Obrigado pela força aqui no canal! Em um movimento retilíneo, quando há frenagem, derrapando, o atrito é contrário ao deslizamento (derrapagem).
Uma outra pergunta: do exposto sobre o atrito nas rodas de um carro, posso inferir que se não houvesse tração em nenhuma das rodas o carro não se deslocaria?
Professor, vc pode me explicar melhor o que é essa tração na roda de um pneu? e qual a vantagem de um veículo que é tracionando nas quatro rodas em relação aos demais?
A vantagem é, em terrenos de lama, ter menos risco de atolar. Porque, estando todas as rodas tracionadas, há mais força de atrito para impulsionar o carro, mesmo que seja atrito cinético, deslizando as rodas. Por outro lado, novas tecnologias de câmbio e diferencial têm possibilitado uso controlado de tração integral em carros esportivos. Mas aí é um tema mais complexo 😉
Deixa eu ver se entendi sobre as rodas traseiras sem atrito. Ele fala que elas tem ação contrária da direção do veículo, mas elas são passivas. Elas são guiadas conforme as dianteiras... Ai entra a minha dúvida, por que elas tem ação contrária se rodam na mesma direção. No meu entender elas seriam neutras com ações passivas e não opostas. Mas estou aqui para aprender, quem souber me explicar melhor agradeço.
Olá Professor! Tudo bem? Cara, gosto muito dos seus vídeos, eu pretendo começar a gravar alguns vídeos falando sobre a física envolvida na pilotagem de motocicletas, você saberia me informar alguma bibliografia que eu possa me basear? Pretendo passar mais os conceitos sem focar tanto na matemática (pq assusta a galera né hahaha) muito obrigado e sucesso sempre!
Neste caso, a força de atrito na roda tracionada será igual ao torque na roda multiplicado pelo seu raio e a força de atrito na roda livre será igual ao produto da força normal pelo coeficiente de atrito. Certo?
Professor! Por favor uma duvida que tem me intrigado. Se a força de atrito depende da força normal e esta, no caso do carro, da gravidade, como um carro consegue acelerar de 0-100 com uma aceleração superior a aceleração da gravidade, como os novos telas que aceleram de 0-100 em 1,9s?
Meu professor de física era péssimo pra ensinar , ele mal abria a boca e os desenhos dele era objetos e fazia a simulação, só tirava 2,0 aí meu pai pagou um particular , esse enigma entrou no meu cérebro e minhas notas subiram , não existe alunos burro o que existe e professores incapacitado para ensinar de um geito claro , cada cérebro reagem de um geito😤 aqui eu vi que desenhos bem feito ajudar a compreender melhor e uma e paciência pra explicar conta muito , tem professor que explica correndo .
Então, se um automóvel estiver andando com uma velocidade constante, significa dizer que a força de atrito dianteira é igual a força de atrito traseira ?
Ótima aula! Uma dúvida! Se por exemplo, exercerem uma força para a roda girar sozinha, sem estar tracionada/conectada ao carro, o fat seria contra o movimento também?
Olá professor. Gostaria de saber como é possível uma pessoa, com massa entre 5 a 10 vezes menor que a de um carro popular conseguir puxar um avião, ao mesmo tempo em que o carro não tem atrito suficiente para fazer tal tarefa. Se o pneu adere muito melhor que o sapato, a área do pneu é maior que a do sapato, e a massa sobre essa área também é maior, porque o carro sofre com problemas de atrito? Se puder fazer um vídeo explicando seria legal.
Professor, me tire um dúvida. Qual relação de atrito entre o carro e as lombadas naturais (tipo, aquelas de terra)? Aliás o porquê que elas se formas, as lombadas naturais, muito comum em zona rural.
Bem explicado....uma pergunta professor;. andar tracionado as 4 rodas sem o motorista perceber por alguns dias ,estraga o carro? preciso de uma resposta urgente
+Vania Borges só mesmo um mecânico que conheça o carro para saber. Alguns veículos tem tração integral constantemente ligada, controlada pelo computador do veículo. Por isso, não sei te dar a resposta a essa pergunta 😉
Vania Borges, a tração ideal paras os 4X4, ou 6X6 ou demais, só é mais ou menos danosas se tiverem variadores nos diferenciais centrais, pois o desgaste precoce se dá devido a distância de entre-eixos! Nos raios de curvas, eixos tracionados percorrem giros diferentes e isso tem que ser compensado com diferenciais centrais de deslizamento variável, para que as árvores de transmissão não façam as semi-árvores arrastarem os pneus principalmente! A tração total (50%+50%) destrói literalmente o trem de força e os pneus quando o veículo está trafegando em pavimento aderente!
A gente enfrenta um problema na empresa setor d transporte rodoviário d carga.com o pneu da tração novo ou recapado nos primeiros 25000km está aumentando muito o consumo d combustível dos caminhões.por isso estou vendo o video
Provavelmente eu esteja errado, professor. Mas tanto em relação aos pés quanto ao veículo esse impulso para frente ao invés de um deslize tem influência direta da força da gravidade, ou não ? Ou a força da gravidade seja mesmo o que permite esse atrito ou semente o potencializa?
Na verdade, a gravidade "potencializa" o atrito. A força peso aumenta a força de contato entre o objeto e o chão. É essa força "de pressão" de contato entre as superfícies que proporciona ao atrito atingir maiores valores.
O atrito é contrário ao movimento? Não,ele é contrário ao deslizamento entre as superfícies (relativo) A roda tracionada - Está conectada ao motor,o atrito na roda atua para a frente,ou seja a roda tracionada empurra a superfície para trás. A roda não tracionada - O atrito atua para trás.
falta de atrito é a DESCONEXAO entre superficies comuns entre si rs. qdo se anda,o pé tenta puxar o chao,como este é fixo e o pé nao desliza,o corpo é puxado. lei "açao e reaçao"
Uma correcção. Se quando caminhamos fosse a força de atrito que impulsionasse o pé, então os ilusionistas que conseguem colocar o corpo para a frente em forma de tábua, tendo os pés fixos, simplesmente começariam a deslizar para a frente, como que por magia. O que o atrito faz é fixar o pé enquanto o avanço do resto do corpo provoca um desiquilíbrio que nos obriga a colocar o outro pé na frente para não cairmos. Isto origina o caminhar. Do mesmo modo, se a roda do carro fosse cúbica, nós veríamos a roda rodar sobre o vértice fixo em contacto com o solo e desiquilibar-se caindo sobre a aresta seguinte. De facto, se um carro se mover a 50km por hora, a parte da roda em contacto com o chão tem velocidade zero, ao passo que a parte superior da roda gira a cerca de 100km/h. É isto que provoca o desiquilibrio relativamente à parte em contacto com o solo. Assim a roda gira sobre a estrada e as pessoas se movem sobre o passeio.
Oi, deltango! Em termos de Física, já uma diferença entre impulsionar e realizar trabalho. Por definição, impulso é a integral de F dt. Assim, mesmo que uma força não desloque algo, pelo simples fato de atuar ao longo do tempo (dt), aplica um impulso. Por outro lado, essa força não efetua trabalho, porque este é definido pela integral de F dr, onde dr representa o deslocamento infinitesimal. Assim, a força de atrito estático provoca variação do momento linear, mas não é a responsável pela variação da energia cinética. Abraço!
Show! Pra quem tiver com dificuldade de entender que a roda traseira, sem Tração, empurra o chão pra frente, basta imaginar o carro se movimentando com as rodas traseiras travadas que imediatamente a gente consegue visualizar que elas arrastam o chão pra frente (imagina numa estrada de terra), por isso que a reação do chão de empurrar as rodas para trás, no sentido horário.
Sem dúvidas o melhor físico desenhista
Muito bom quando o professor não passa o primeiro minuto do vídeo pedindo pra se inscrever e da like no canal. Super objetivo e didático.
Mas se inscreveu? 😅 e curtiu? 👀😁
Kkkkkkkkk @@fisicacomdouglas
Excelente! Ótima dicção e didática, ainda vem de brinde desenhos muito bem feitos! Parabéns!
Muito obrigado, Iuri!
Não sei se estudo a física ou se estudo aprender desenhar como ele . Ele é esperto usa o desenho pra segurar os alunos , pois um problema desse nem todos querem presta a atenção 🤣 hoje um físico conseguiu a minha atenção . Parabéns 👏
@@fisicacomdouglasprof, a força de atrito entre o pé e o chão é estática ou cinética?
Descobri o canal essas semanas e achei muito didático, está me ajudando DEMAIS nos estudos. Parabéns, professor, vc é sensacional!!
Oi, Natalie! Você não tem ideia do quão feliz eu fico com seu comentário! Muito obrigado!
Ah! Apareça por aqui de segunda a sexta 20h estou fazendo lives!
Era exatamente essa aula que eu tava procurando! Muito obrigada, professor!
Uma questão no ITA tratava disso, vim ver no seu canal se vc tinha explicado algo sobre. E pra minha surpresa, felizmente sim. Obg!!
Caramba, confesso que não era muito chegado nas aulas de Física na escola, mas com esse vídeo passei a ter mais interesse sobre como essas forças atuam e agora entendo que vai muito do docente e da didática aplicada. Muito obrigado pela excelência, professor.
Parabéns pelo trabalho mestre!
Lembro que na primeira vez que tive uma aula desse assunto, o professor aproveitou pra falar sobre o funcionamento do freio à disco
Amo esse canal Douglas Gomes 🎉😂😂
meu Deus do céu, professor, o senhor é um dos melhores que já vi, sério mesmo, muuuuuuuuuuito bom!!!!!!!
Sou acadêmico do Curso de Física e vir até o Canal do Prof Douglas é passagem obrigatória para entender perfeitamente os assuntos. Sem falar nos desenhos que são um show a parte. Um dia quero chegar a pelo menos 10% da sua didática.
Na moral PROFESSOR TOP! Mereceu o like e o favorito com maestria
Muito obrigado Professor. Meu tempo de Enem já passou mas precisei rever esse conceito em uma aula de laminação para siderurgia. Também fui seu aluno. Abraço.
O fator das rodas traseiras passivas só muda nas frenagens! Ótimo vídeo!
valeu, mestre. Esclareceu a minha dúvida!!
Professor, seu canal é muito bom. Já compartilhei com meus amigos. Você pretende criar algum curso online intensivo para o ano de 2018 ? Teu canal tem tudo para crescer, não perca a esperança e continue nos trazendo mais conhecimento. Muito obrigado.
Ola sou Angolano e sigo esse canal faz tempo, realmente tem materias ricas❤
Gosto das suas aulas porque você contextualiza os assuntos na vida real. Isso torna a aula bem mais interessante !
Muito obrigado professor!!Me fez entender direitinho!
Quem já andou de sola gasta na chuva sabe como a tração é importante kksksksksksksksks
Muito obrigado professor, sua aula foi excelente. A melhor palavra pra definir sua aula: epifania. Essa é uma sensação maravilhoso.
Maravilha de aula cristalina parabéns professor
Excelente explicação 👏👏👏👍✌
Faz um vídeo sobre a física do GIROSCÓPIO
Valeu, mestre
muito boa a explicação, assim se o carro estiver freando o sentido do atrito será oposto do demonstrado no video ne ?
isso
ótima explicação professor
Olá Professor, acompanho seu canal e sou muito fã de sua didática. Aproveitando o embalo dos carros e o atrito poderia fazer um vídeo falando sobre carros fazendo curvas, força centrípeta e atrito. Grade abraço!
Dá uma olhadinha neste vídeo: ruclips.net/video/LDBCNjNnDE8/видео.html 😉
Excelente explicação! Muito obrigada
Muuuito obrigado!
Inicialmente, professor, parabéns pela explicação! Foi a mais detalhada que encontrei nos canais de Física.
Em segundo lugar, gostaria de saber se nos casos de derrapagem e de desaceleração a força de atrito seria contrária ao movimento.
Atenciosamente,
Vinicius Simarelli.
Olá, Vinícius! Obrigado pela força aqui no canal! Em um movimento retilíneo, quando há frenagem, derrapando, o atrito é contrário ao deslizamento (derrapagem).
Uma outra pergunta: do exposto sobre o atrito nas rodas de um carro, posso inferir que se não houvesse tração em nenhuma das rodas o carro não se deslocaria?
Se ele estivesse em repouso em um plano horizontal, sem ser empurrado ou puxado, a ausência de rodas tracionadas implicaria a permanecia em repouso.
Ótima aula! Muito bem explicada. Me ajudou muito, obrigada!
Valeuzão professor
Professor, o senhor foi um achado!!! Obrigada mil vezes
Professor, vc pode me explicar melhor o que é essa tração na roda de um pneu? e qual a vantagem de um veículo que é tracionando nas quatro rodas em relação aos demais?
A vantagem é, em terrenos de lama, ter menos risco de atolar. Porque, estando todas as rodas tracionadas, há mais força de atrito para impulsionar o carro, mesmo que seja atrito cinético, deslizando as rodas.
Por outro lado, novas tecnologias de câmbio e diferencial têm possibilitado uso controlado de tração integral em carros esportivos. Mas aí é um tema mais complexo 😉
Olá, qual o pneu tem maior aderencia com o solo para mim puxar carretas com o meu carro?
Que vídeo incrível! melhor explicação. Muito obrigadaa!
Valeu! Ótima aula!
Melhor professor de Física, fico sem dúvida!
Todas as aulas são excelentes
Excelente
excelente aula! parabéns!
Valeu!
Deixa eu ver se entendi sobre as rodas traseiras sem atrito. Ele fala que elas tem ação contrária da direção do veículo, mas elas são passivas. Elas são guiadas conforme as dianteiras... Ai entra a minha dúvida, por que elas tem ação contrária se rodam na mesma direção. No meu entender elas seriam neutras com ações passivas e não opostas.
Mas estou aqui para aprender, quem souber me explicar melhor agradeço.
Aula incrível, como sempre.
Olá Professor! Tudo bem? Cara, gosto muito dos seus vídeos, eu pretendo começar a gravar alguns vídeos falando sobre a física envolvida na pilotagem de motocicletas, você saberia me informar alguma bibliografia que eu possa me basear? Pretendo passar mais os conceitos sem focar tanto na matemática (pq assusta a galera né hahaha) muito obrigado e sucesso sempre!
Que professor ótimo!!!
Tenho uma duvida se por acaso essas rodas dianteiras forem bem maiores isso vai alterar a velocidade do carro pra mais rapido
ótima aula!!!
muito obrigado professor, me ajudou mt
professor suas aulas são perfeitas.. Obrigado por elas.
ps: ajusta esse foco automático ae! heheh
Como ele desenha meu deus!😮😮😮
É nessa situação que podemos dizer que o atrito estático tem o mesmo sentido do movimento do corpo?
Perfeito
OBRIGADA!!!
Excelente !! Me ajudou MT !!
mas se as forças de atrito no pneu agem em sentidos contrários, por que elas não se anulam (quando se analisa o sistema como um todo)?
Acho q elas se anulam, quando a velocidade do carro é constante.
Muito boas aulas!
Neste caso, a força de atrito na roda tracionada será igual ao torque na roda multiplicado pelo seu raio e a força de atrito na roda livre será igual ao produto da força normal pelo coeficiente de atrito. Certo?
Parabéns, muito bom!
Professor!
Por favor uma duvida que tem me intrigado.
Se a força de atrito depende da força normal e esta, no caso do carro, da gravidade, como um carro consegue acelerar de 0-100 com uma aceleração superior a aceleração da gravidade, como os novos telas que aceleram de 0-100 em 1,9s?
Meu professor de física era péssimo pra ensinar , ele mal abria a boca e os desenhos dele era objetos e fazia a simulação, só tirava 2,0 aí meu pai pagou um particular , esse enigma entrou no meu cérebro e minhas notas subiram , não existe alunos burro o que existe e professores incapacitado para ensinar de um geito claro , cada cérebro reagem de um geito😤 aqui eu vi que desenhos bem feito ajudar a compreender melhor e uma e paciência pra explicar conta muito , tem professor que explica correndo .
Então, se um automóvel estiver andando com uma velocidade constante, significa dizer que a força de atrito dianteira é igual a força de atrito traseira ?
Ótima aula! Uma dúvida! Se por exemplo, exercerem uma força para a roda girar sozinha, sem estar tracionada/conectada ao carro, o fat seria contra o movimento também?
Oi Ana! Você precisa sempre avaliar as superfícies que estão em contato. Se houver tendência de deslizar, o atrito estará no sentido contrário
Olá professor. Gostaria de saber como é possível uma pessoa, com massa entre 5 a 10 vezes menor que a de um carro popular conseguir puxar um avião, ao mesmo tempo em que o carro não tem atrito suficiente para fazer tal tarefa. Se o pneu adere muito melhor que o sapato, a área do pneu é maior que a do sapato, e a massa sobre essa área também é maior, porque o carro sofre com problemas de atrito?
Se puder fazer um vídeo explicando seria legal.
Aula bwe fixe , curti prof Douglas
Oi, Pedro! Tu és português?
O professor, saberia me dizer se um carro poderia ser tracionado por apenas uma roda?
To "estudando" pra por motor eléctrico.
Entrei nessa aula com uma dúvida e nenhuma resposta, saí com uma resposta e um milhão de dúvidas
Seus desenhos são muito legais!
Professor, me tire um dúvida. Qual relação de atrito entre o carro e as lombadas naturais (tipo, aquelas de terra)? Aliás o porquê que elas se formas, as lombadas naturais, muito comum em zona rural.
O atrito "cava" a terra e transforma o relevo, jogando areia para os lados.
A rotação da roda dianteira é a causa do movimento do veículo, a rotação da roda traseira é a consequência
E no caso de chuvas? Que ocorre a aquaplanagem.
Alguém sabe me dizer como ocorre o movimento das motos, é da mesma maneira?
Muito bom
Como que eu calculo quanto vale a Fat e a F'at? Por que, se elas forem iguais, o carro não anda, então Fat > F'at, mas o quão maior?
Melhor do Brasil
Bem explicado....uma pergunta professor;.
andar tracionado as 4 rodas sem o motorista perceber por alguns dias ,estraga o carro? preciso de uma resposta urgente
+Vania Borges só mesmo um mecânico que conheça o carro para saber. Alguns veículos tem tração integral constantemente ligada, controlada pelo computador do veículo. Por isso, não sei te dar a resposta a essa pergunta 😉
Vania Borges, a tração ideal paras os 4X4, ou 6X6 ou demais, só é mais ou menos danosas se tiverem variadores nos diferenciais centrais, pois o desgaste precoce se dá devido a distância de entre-eixos! Nos raios de curvas, eixos tracionados percorrem giros diferentes e isso tem que ser compensado com diferenciais centrais de deslizamento variável, para que as árvores de transmissão não façam as semi-árvores arrastarem os pneus principalmente! A tração total (50%+50%) destrói literalmente o trem de força e os pneus quando o veículo está trafegando em pavimento aderente!
A gente enfrenta um problema na empresa setor d transporte rodoviário d carga.com o pneu da tração novo ou recapado nos primeiros 25000km está aumentando muito o consumo d combustível dos caminhões.por isso estou vendo o video
Top...
Porque não falou que esse atrito foi gerado pelo peso do carro?
Show do milhão!
O melhor!
Provavelmente eu esteja errado, professor. Mas tanto em relação aos pés quanto ao veículo esse impulso para frente ao invés de um deslize tem influência direta da força da gravidade, ou não ? Ou a força da gravidade seja mesmo o que permite esse atrito ou semente o potencializa?
Na verdade, a gravidade "potencializa" o atrito. A força peso aumenta a força de contato entre o objeto e o chão. É essa força "de pressão" de contato entre as superfícies que proporciona ao atrito atingir maiores valores.
4:42
rapaiz eu n entendi mt bem .a tração e pra frente entao ?
O atrito é contrário ao movimento?
Não,ele é contrário ao deslizamento entre as superfícies (relativo)
A roda tracionada - Está conectada ao motor,o atrito na roda atua para a frente,ou seja a roda tracionada empurra a superfície para trás.
A roda não tracionada - O atrito atua para trás.
E os passos do Mike Jackson ele joga o chão para frente ...
Iaí, a roda de vocês é passiva ou ativa?
o enem poderia facilmente cobrar atrito assim
falta de atrito é a DESCONEXAO entre superficies comuns entre si rs. qdo se anda,o pé tenta puxar o chao,como este é fixo e o pé nao desliza,o corpo é puxado. lei "açao e reaçao"
te devo um brigadeiro
Queria ver pelo menos uma formula
Ou, Paulo! Aqui há: ruclips.net/video/28dZbKWUzfA/видео.html
Uma correcção. Se quando caminhamos fosse a força de atrito que impulsionasse o pé, então os ilusionistas que conseguem colocar o corpo para a frente em forma de tábua, tendo os pés fixos, simplesmente começariam a deslizar para a frente, como que por magia. O que o atrito faz é fixar o pé enquanto o avanço do resto do corpo provoca um desiquilíbrio que nos obriga a colocar o outro pé na frente para não cairmos. Isto origina o caminhar. Do mesmo modo, se a roda do carro fosse cúbica, nós veríamos a roda rodar sobre o vértice fixo em contacto com o solo e desiquilibar-se caindo sobre a aresta seguinte. De facto, se um carro se mover a 50km por hora, a parte da roda em contacto com o chão tem velocidade zero, ao passo que a parte superior da roda gira a cerca de 100km/h. É isto que provoca o desiquilibrio relativamente à parte em contacto com o solo. Assim a roda gira sobre a estrada e as pessoas se movem sobre o passeio.
Oi, deltango! Em termos de Física, já uma diferença entre impulsionar e realizar trabalho. Por definição, impulso é a integral de F dt. Assim, mesmo que uma força não desloque algo, pelo simples fato de atuar ao longo do tempo (dt), aplica um impulso.
Por outro lado, essa força não efetua trabalho, porque este é definido pela integral de F dr, onde dr representa o deslocamento infinitesimal. Assim, a força de atrito estático provoca variação do momento linear, mas não é a responsável pela variação da energia cinética. Abraço!
:)
Sensacional obrigada, ajudou demais!!!