Eu tive um curso de Banco de Dados e a professor falou sobre isso muito mal. Agora estou na cadeira de LPOO e nem comentaram sobre gráficos UML e tão pedindo para gente codar um software de distribuição e controle de vendas, tem um gráfico enorme desse aí e eu to tentando entender para onde vai. Já ajudou muuuuito!!
Essas dicas de "Tem" ou "É" e "Tem" ou "Pode", parecem bobeira mas, fazem toda diferença. Quando você pega um trabalho ou projeto seu e aplica esse raciocínio fica mais simples saber o que fazer. Muito boa dica.
Perfeito! Excelente!! Didática Simples e Divertida que qualquer um pode aprender de Fato POO....Espalhando aqui seu Canal para a minha turma da Faculdade!
Cara, suas aulas são realmente um show. Show de conhecimento e tudo com uma didática que facilita ainda mais este aprendizado! Parabéns!! Mais um inscrito!!!
Primeiramente parabéns pelas aulas, já me ajudou com Grails em uma demanda de trabalho e agora está me ajudando com a faculdade, essa que por sinal é o motivo da minha dúvida. Tenho um pouco de experiência com código, porém no pouco que eu aprendi até hoje, sempre temos algumas camadas seguindo o padrão mvc e alguns outros. E isso faz com que eu tenha um pouco de dificuldade em assimilar o conteúdo que eu vejo na aula de engenharia na faculdade (que é bem parecido com o que você apresenta nos vídeos), porque para mim as ações da entidade ficariam na camada de serviço, como se ao invés de eu ter uma classe de Aluno, com seus atributos e ações, eu devesse ter uma classe Aluno com os atributos, e uma classe AlunoService, com suas ações. Eu queria saber se esse tipo de modelagem não tem nada a ver com essa questão de camadas e então eu devo ignorar isso e pensar como você orienta nos videos ou se eu também posso modelar com camadas como eu disse. Se você tiver algum referencia de livro que me ajude a entender melhor esse tipo de dúvida eu agradeço também.
Maxwel, agradeço o elogio. Fico feliz por colaborar de alguma forma. Seu raciocínio sobre as camadas está correto. As regras de negócio devem ficar na camada de serviços e os atributos devem ficar na camada de classes de Domínio. Exceto em ações que dependam única e exclusivamente dos atributos da classe. Por exemplo: hipoteticamente, suponhamos que a classe Aluno tenha nota1, nota2, nota3 e nota4. A classe de domínio poderia ter um método media() que retornasse a média das notas, sem a necessidade de que o Service faça isso, pois a média depende apenas dos atributos da classe.
Obrigado. Não houve porque o cenário é de uma escola em que o aluno cursa todas as disciplinas da turma em que está matriculado. Assim, se o Aluno tem Turma e a Turma tem Disciplinas, então é possível saber quais as disciplinas que o aluno cursa, navegando até disciplina a partir da turma.
Cara eu fiz login só para agradecer! Tu num tem juízo não? Como é que tu consegue me ensinar em 15 minutos o que eu não aprendi em um semestre? Vou tacar o like pra tu lagá de ser gaiato! E se reclamar eu me inscrevo também!!!
Eu tenho uma dúvida: Caso eu tenha duas classes filhas distintas que herdam de uma classe pai, e essas classes filhas tenham uma associação com uma classe, contudo associações distintas (1 para muitos, 1 para 1). Eu devo colocar essa classe cuja as filhas tem associação, associada diretamente com a pai? E como fica essa associação?
Como são associações distintas, essas associações devem ser feitas cada uma com a classe-filha correspondente. Só fará sentido associar com a classe-mãe (superclasse) e a associação for comum às 2 classes-filha.
Obrigado por me responder professor, mas eu poderia colocar 1..* em disciplina,já que para uma turma existir é obrigatório ter pelo menos uma disciplina?
Não. Herança é um tipo específico de Associação em que o objeto de uma classe AGREGA os objetos da outra classe. Essa relação é uma associação do tipo TODO-PARTE mas não é tão forte como a Composição, que é outro tipo específico de associação TODO-PARTE. Vou dar um exemplo de associação do tipo TODO-PARTE: suponha uma classe Case e uma classe Cômodo. Uma Casa é formada por um conjunto de Cômodos. Para saber se isso é uma agregação ou uma composição, vamos a uma pergunta: Se as PARTES forem excluídas, o TODO também deve deixar de existir? Ou seja, se tirarmos todos os cômodos da casa, a casa deve deixar de existir? Se a resposta for SIM, então é uma COMPOSIÇÃO. Se a resposta for NÃO, então é uma agregação. A Composição é FORTE, a Agregação é FRACA. Observe que depende da interpretação de quem está modelando o problema.
* significa muitos. A associação muitos-para-muitos entre Disciplina e Turma significa que uma disciplina pode ser cursada por várias turmas e uma Turma cursa várias disciplinas.
Poderia ser feita a relação: Aluno -> Disciplina. Aluno tem disciplina. Alun. 1------------1.*Disc. Disc. 1.*---------1.*Alun. Poderia ser feito assim, ou daria conflito?
Ou é 1 pra N ou N pra N. E não as duas coisas ao mesmo tempo. Nesse caso, N-N representa melhor o mundo real, porque um aluno faz várias disciplinas e uma disciplina tem vários alunos.
@@leguarino Realmente eu não atentei pra N-N. Tô no início. Tenho 49 anos e estudo apenas pelo RUclips para tentar mudar de ramo. Sua aula é didática e com detalhes. Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Caramba... você merece um abraço, sério mesmo. Professor mais didático que já vi quando trata-se de orientação a objetos. Já toma o meu like aí.
Parabéns Professor
Até agora só vi o senhor e o Professor Guanabara como Excelentes Professores!!!
Estou Aprendendo muito com Vocês
Que bom. Obrigado!
Concordo plenamente.
Perfeito! Amei assistir, que não dá vontade de parar. Obrigada! Deus te abençoe!
Que bom. Amém!
Eu tive um curso de Banco de Dados e a professor falou sobre isso muito mal. Agora estou na cadeira de LPOO e nem comentaram sobre gráficos UML e tão pedindo para gente codar um software de distribuição e controle de vendas, tem um gráfico enorme desse aí e eu to tentando entender para onde vai. Já ajudou muuuuito!!
Me ajudou muito cara, parabéns!
Que bom. Fico feliz por isso.
Seu canal caiu do céu pra min, não entendi nada na faculdade de OO. Aqui estou conseguindo compreender tudo.
A melhor explicação que eu já vi, melhor até que na faculdade, o melhor professor, parabéns!!!!
Que aula TOP!!!
Cara, POO é muito parecido com Banco de Dados!! Que Maravilha!!!!
Essas dicas de "Tem" ou "É" e "Tem" ou "Pode", parecem bobeira mas, fazem toda diferença. Quando você pega um trabalho ou projeto seu e aplica esse raciocínio fica mais simples saber o que fazer. Muito boa dica.
Por qual razão eu não conheci seu canal antes? Muito bom, parabéns.
Cara... nem mesmo na época de faculdade eu vi uma explicação tão didática quanto essa! Parabéns!
Cledson Lopes fico feliz pelo elogio, obrigado.
Perfeito! Excelente!! Didática Simples e Divertida que qualquer um pode aprender de Fato POO....Espalhando aqui seu Canal para a minha turma da Faculdade!
Que bom que foi útil para vc :)
Meu amigo, que aula top viu! Salvou minha vida! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco! Parabéns!!!
Fico feliz por saber disso, Anderson.
Cara, suas aulas são realmente um show. Show de conhecimento e tudo com uma didática que facilita ainda mais este aprendizado! Parabéns!! Mais um inscrito!!!
Muito obrigado. Que bom que as aulas estão sendo úteis para vc.
Muito top!!! Obrigado por compartilhar os conhecimentos.
Parabéns, excelente explicação !!! abraços
Super didático, parabéns pelo trabalho desenvolvido!
muito boa sua didática parabéns
Muito Bom Professor, Parabéns !
explicação muito boa. Deu pra entender perfeitamente.
Que bom!
Aula top, sem mais! Ganhou mais um escrito.
muito bem explicado muito grato.
Que bom que entendeu. Se houver dúvidas, pode enviar.
Parabéns ótima didática.
Excelente aula 👍
Professor vc ensina d+
gostei prof
Muito bem explicado
Parabéns Professor, ensina muito bem!
Obrigado!
Muito bom!!!
Ótima didática! Valeu!
eu te amo professor de poo eu te amo
Muito boa a maneira de passar o conteúdo.
Obrigado.
explica muito bem cara ! parabens
Obrigado!
Eu queriaa muitoo te da um abraço agora kkkkkk , me ajudouuuuu demaaais
Que bom que a aula foi útil para vc.
Video muito bom mano, só uma dica, se puder grave com resolução maior.
Obrigado por compartilhar o conhecimento. 0/
show
Muito bom, não consigo parar de rir, "Professor precisar de mais de 1 turma, se não ele não ganha nada!" kkkkkkk
Ótima didática!
Obrigado!
Concordo. Continue dando mais aulas assim.
Primeiramente parabéns pelas aulas, já me ajudou com Grails em uma demanda de trabalho e agora está me ajudando com a faculdade, essa que por sinal é o motivo da minha dúvida.
Tenho um pouco de experiência com código, porém no pouco que eu aprendi até hoje, sempre temos algumas camadas seguindo o padrão mvc e alguns outros.
E isso faz com que eu tenha um pouco de dificuldade em assimilar o conteúdo que eu vejo na aula de engenharia na faculdade (que é bem parecido com o que você apresenta nos vídeos), porque para mim as ações da entidade ficariam na camada de serviço, como se ao invés de eu ter uma classe de Aluno, com seus atributos e ações, eu devesse ter uma classe Aluno com os atributos, e uma classe AlunoService, com suas ações.
Eu queria saber se esse tipo de modelagem não tem nada a ver com essa questão de camadas e então eu devo ignorar isso e pensar como você orienta nos videos ou se eu também posso modelar com camadas como eu disse.
Se você tiver algum referencia de livro que me ajude a entender melhor esse tipo de dúvida eu agradeço também.
Maxwel, agradeço o elogio. Fico feliz por colaborar de alguma forma.
Seu raciocínio sobre as camadas está correto. As regras de negócio devem ficar na camada de serviços e os atributos devem ficar na camada de classes de Domínio. Exceto em ações que dependam única e exclusivamente dos atributos da classe. Por exemplo: hipoteticamente, suponhamos que a classe Aluno tenha nota1, nota2, nota3 e nota4. A classe de domínio poderia ter um método media() que retornasse a média das notas, sem a necessidade de que o Service faça isso, pois a média depende apenas dos atributos da classe.
Entendi, ficou mais claro agora, obrigado!
4:47 kkkkkkk
Parabéns professor. Excelente didática.
Fiquei com uma dúvida: Por que não houve associação entre Aluno x Disciplina.
Obrigado. Não houve porque o cenário é de uma escola em que o aluno cursa todas as disciplinas da turma em que está matriculado. Assim, se o Aluno tem Turma e a Turma tem Disciplinas, então é possível saber quais as disciplinas que o aluno cursa, navegando até disciplina a partir da turma.
Ok! entendi. muito obrigado.
Cara eu fiz login só para agradecer! Tu num tem juízo não? Como é que tu consegue me ensinar em 15 minutos o que eu não aprendi em um semestre? Vou tacar o like pra tu lagá de ser gaiato! E se reclamar eu me inscrevo também!!!
Que bom que aprendeu. Fico feliz por isso.
Eu tenho uma dúvida: Caso eu tenha duas classes filhas distintas que herdam de uma classe pai, e essas classes filhas tenham uma associação com uma classe, contudo associações distintas (1 para muitos, 1 para 1). Eu devo colocar essa classe cuja as filhas tem associação, associada diretamente com a pai? E como fica essa associação?
Como são associações distintas, essas associações devem ser feitas cada uma com a classe-filha correspondente. Só fará sentido associar com a classe-mãe (superclasse) e a associação for comum às 2 classes-filha.
Obrigado por me responder professor, mas eu poderia colocar 1..* em disciplina,já que para uma turma existir é obrigatório ter pelo menos uma disciplina?
Tudo depende da interpretação que se faz. Em um sistema pode ser obrigatório e em outro, não. Se vc entende que é obrigatório, então faz sentido 1..*
herança e igual a agregaçao ?
Não. Herança é um tipo específico de Associação em que o objeto de uma classe AGREGA os objetos da outra classe. Essa relação é uma associação do tipo TODO-PARTE mas não é tão forte como a Composição, que é outro tipo específico de associação TODO-PARTE. Vou dar um exemplo de associação do tipo TODO-PARTE: suponha uma classe Case e uma classe Cômodo. Uma Casa é formada por um conjunto de Cômodos. Para saber se isso é uma agregação ou uma composição, vamos a uma pergunta: Se as PARTES forem excluídas, o TODO também deve deixar de existir? Ou seja, se tirarmos todos os cômodos da casa, a casa deve deixar de existir? Se a resposta for SIM, então é uma COMPOSIÇÃO. Se a resposta for NÃO, então é uma agregação. A Composição é FORTE, a Agregação é FRACA. Observe que depende da interpretação de quem está modelando o problema.
Gostei muito a explicação, porém no final, percebi que você colocou * de turma para disciplina e vice versa.O * não significa 0 ou muitos(0..*)?
* significa muitos. A associação muitos-para-muitos entre Disciplina e Turma significa que uma disciplina pode ser cursada por várias turmas e uma Turma cursa várias disciplinas.
Poderia ser feita a relação:
Aluno -> Disciplina.
Aluno tem disciplina.
Alun. 1------------1.*Disc.
Disc. 1.*---------1.*Alun.
Poderia ser feito assim, ou daria conflito?
Ou é 1 pra N ou N pra N. E não as duas coisas ao mesmo tempo. Nesse caso, N-N representa melhor o mundo real, porque um aluno faz várias disciplinas e uma disciplina tem vários alunos.
@@leguarino Realmente eu não atentei pra N-N. Tô no início. Tenho 49 anos e estudo apenas pelo RUclips para tentar mudar de ramo. Sua aula é didática e com detalhes. Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Muito boa didática parabéns
Excelente explicação !!!