@@soniasantos5126 Porém se ta sem fazer nada, não está trabalhando Ela só usou essa frase de forma direta. E fazer deveres de casa não se deve colocar em uma estátua isso não é mais que uma obrigação pra qualquer casal, se um trabalha e outro não, faz os deveres entendendo que outro tá se matando pra manter o teto.
@@enfatizandotv cada cabeça uma sentença, casa suas regras,cada casal com sua vida,mas graças à Deus que companheirismo sempre vai falar mas alto que opiniões.
Parabéns por este vídeo. Eu, como advogado, com duas pós em previdenciário e três cursos de prática, ainda não vi um vídeo tão (bem) simplesmente explicado sobre contribuições do facultativo.
@@SimplificaINSSoutora eu tenho 28 anos, porém perdi minha mãe e minha vó morreram e eu fiquei com depressão. Eu pago inss autônoma há 3 anos, eu não trabalho. Porém queria pagar o facultativo, porém queria saber se eu pagar o facultativo eu coloco o que? Do lar? Pois eu quero tentar me encostar ou aposentar por depressão… O facultativo é mais barato para mim pagar, porém não sei o que colocar no facultativo baixa renda para mim depois tentar auxílio doença ou invalidez
Trabalhei como pedreiro registrado, mas agora trabalho como autônomo, qual contribuição seria melhor pra mim ? Visando aposentadoria e acidente de moto ??
Dúvidas e sugestões para os próximos vídeos: 1- Quando muda de categoria de contribuinte ex. Facultativo para individual; 2- Quando quiser aumentar o valor da contribuição, quais os procedimentos? É só mudar o código? 3- Quem quer pagar o complemento ex. MEI que deseja contribuir num valor maior ou ou Individual ou facultativo que deseja aumentar a contribuição e corrigir retroativamente os valores pagos, como faz? 4- Recém desempregado que deseja pagar ou que trabalha eventualmente, como se enquadrar e começar a pagar? 5- Para quem nunca contribuiu e deseja começar, a inscrição será sempre o NIS ou NIT da Carteira de Trabalho? Quais os procedimentos?
Um problema importante é que os servidores não passam essas informações para os " baixa renda". A maioria é de pessoas simples que, em regra, fazem sacrifícios financeiros para arcar com a contribuição e, quando chegar o tempo de se aposentarem, correm podem perder todas as contribuições efetivadas. Sinto falta dessa conscientização por conta de quem faz o atendimento a esses contribuintes específicos.
Precisei consultar novamente esse vídeo e gostei ainda mais do que da primeira vez. Esse é definitivamente um dos melhores canais para esclarecimentos sobre INSS.
Lívia. Eu sou funcionário público federal (professor universitário) desde fevereiro 2008 até agora. Contribui com o INSS de março 2001 a janeiro 2008 como professor universitário de ensino privado. Também contribui no ano de 1997 na mesma condição. Isso dá hoje 21 anos de contribuição ininterrupta. Porém, eu atuei como advogado de 1990 a 2003 mas não contribuí. Como eu posso conseguir fazer este tempo que eu não contribui contar para a aposentadoria? Quando posso me aposentar?
Comecei pagar o INSS 1996 até 2019 parei por doença fibromialgia o que posso fazer fiz perícia foi indeferido o que fazer não estou podendo fazer minhas faxinas
Já fiz concursos para o INSS, estudei bastante a legislação antes da reforma, mas pra efetuar algum procedimento, acho importante a orientação de alguém experiente, como uma funcionária (o) do órgão. Desde já, muito sucesso e obrigado!
O melhor video explicativo para a modalidade! Não tem como não entender! Tudo mais q explicado... está desenhado.... perfeito. Aprendi!!! Obrigado! Já ganhou like e +1 seguidor
@@SimplificaINSS Olá Doutora , deixa eu entender . Se eu pagar 11% do salário mínimo por 15 anos pelas regras antigas da reforma e ter idade de 65 vou receber ( um salário mínimo). Agora se eu pagar 20% ( código 1406 ) sobre o salário mínimo por 35 anos vou receber o mesmo salário mínimo de quem pagou 15anos por idade ? Existe alguma vantagem em quem pagar 20 % sobre o salário mínimo por 35anos como se aposentar mais cedo por pontos....ou realmente não vale a pena.
@@SimplificaINSS , Olá boa tarde grata pelo conteúdo! Por gentileza pode me tirar uma dúvida, meu esposo é Uber, porém não é Mei. Ele tevê um rendimento alto esse ano. Porém ainda não contribui com o INSS. Falta só 1 ano e 5 meses aproximado para ele se aposentar por idade e contribuição. Quero contribuir, mais nesse caso posso pagar em cima de 1 salário ou precisa ser sobre todo o montante que recebi no mês. Porque ganhou bem, porém os gastos de gasolina e despesas com carro são grandes e isso não entra na declaração 🤦 Não sei se fui clara no meu texto, porém estou em dúvida como devo contribuir . Em relação ao código já compreendi. Porém se eu quiser contribuir só em cima de 1 salário pode ser? Pois as contas são altas e não consigo pagar mais que isso! Se por favor você puder me orientar ficarei eternamente grata
@@SimplificaINSS paguei CLT 28 anos ,agora pretendo receber 1 salario minimo quando aposentar e quero pagar individual . O salario minimo é 1100 então seria 20% = 220 reais por mes?...
@@SimplificaINSSdúvida: farei 40 anos ano que vem,nunca paguei o INSS visando minha aposentadoria,pois sempre vivi no meu lar familiar que me dava certa estrutura para viver e deixava esse assunto sempre pra depois. Após pandemia ,tbm fiquei doente e comecei a pensar nisso mesmo q tardiamente ao meu ver. Acho que ainda dá tempo deu começar a pagar e tentar aposentar ou por idade e se der por tempo de contribuição. Porém,nesse meu caso,eu queria pagar esse 11% facultativo ,não sou autônoma, e queria saber qual código mais me enquadraria. Vendo seu vídeo pensei no 1473,mais aí o tempo de contribuição não contaria e sim somente o de idade ,que creio que no meu caso daria. O que vc acha ? Ou teria outro código como facultativa ,com 11%, que computasse tempo de contribuição e idade ainda ? Qual código?
Parabéns pela iniciativa, explicações simples e diretas que decerto, auxiliarão às pessoas, na hora de decidirem como querem contribuir com o INSS, em suas respectivas categorias.
Boa noite ,gostaria de saber o seguinte sou viúva recebo como pensionista ,estou pagando um carnê, 15 anos de contribuição ,em 2025 termina será que também vou receber este benefício?
Ainda não consegui me aposentar,,,,poderia existir uma lei pra gente que falta pouco aposentar e já descontava a mensalidade do INSS,,, só uma sugestão bem sei que isso é impossível .
.Boa tarde Livia! Tenho uma dúvida quanto pagar o carne do INSS. Eu já tenho muitos anos de contribuição do INSS, agora estou desempregada e ainda faltam 5 anos para eu aposentar, eu consigo pagar o carne do período retroativo. Quero pagar o valor máximo do limite, isso pq eu penso no valor a receber
Livia, preenchendo o SAL como o código 1406 com o valor de $220,00 sistema do INSS informa que A Competência 05/2021 com valor R$ 220,00 está abaixo do limite mínimo: R$ 1.100,00. O valor correto seria $ 220,00 o que está acontecendo, pq não estão aceitando o valor inserido de $220,00. Você pode me ajudar. Grata
Núbia td bem? Vc não pode colocar o valor de 220,00 ..vc deve colocar o valor do salário mínimo de contribuição de 1212,00 e nesse código1406 o sistema já puxar o valor a pagar de 242,40. Espero ter ajudado. Abraço
Bom dia! Tenho 49 anos, contribuo a 3 anos no código 1163, com 11 porcelanato. Para que eu aposentasse com um valor melhor, seria possível ou viável mudar o código ou isso não seria possível?
@@SimplificaINSS , doutora uma pessoa que pagou por 15 anos 20% e completou 65 anos, esta pessoa vai receber quanto de aposentadoria ? Uma pessoa pagou 11% por 15 anos e completou 65 anos, esta pessoa vai receber quanto de aposentadoria ? E também a pessoa que contribui com 11% vai ter direito de receber o 13° ?
Num meu caso trabalhei fixado um tempo tentando 5 anos de contribuição só e hoje sou antônimo tenho um caminhão basculante trabalho fazendo pequenos frente e quero pagar uma aposentadoria de uns 3 salários qual devo pagar?
Excelente vídeo, obrigado. Minha duvida é a seguinte. Estou no momento desempregado, quero começar a contribuir para poder me aposentar por tempo de serviço. Quando eu conseguir um emprego, posso simplesmente parar de contribuir?
Sim Alex, pois os recolhimentos passam a ser feitos pelo seu empregador. Você precisa manter os recolhimentos Facultativos somente enquanto não tiver emprego. Importante manter os pagamentos em dia para não perder os benefícios, e como ela explicou no vídeo, caso você precise parar de pagar (ainda na condição de desempregado) após 6 meses você perde a condição de Segurado.
Doutora,eu tive o auxílio-doença e o bpc negados pelo INSS, depois eu consegui o bpc judicialmente, o perito constatou em 2017, sequelas ocasionadas por um AVC, eu tenho direito ao auxilio-acidente??
Estou chegando no canal hj. Trabalhei em regime de CLT durante 19 anos e 11 meses. Fui demitida no final de 2019. Em 2022 comecei a contribuir com 11% C.Individual. Atualmente estou exercendo o trabalho autônomo, como Consultora de Produtos de beleza . Agora em 2024 farei 50 anos de idade. Pergunto hj qual é a melhor modalidade de contr. individual que posso estar fazendo? Qual a seria a aposentadoria mais indicada p/ o meu caso? Por contribuição? Ou idade? O que foi recolhido como CLT como fica? Gostaria que tirasse essas dúvidas.
Gostaria de esclarecer uma coisa: Estou desempregado a quase 3 anos, trabalho em casa com vendas. Fui registrado anteriormente no meu ultimo trabalho, onde contribui no período de 4 anos e 7 meses. Neste caso, qual seria a melhor forma para eu voltar a contribuir junto a previdência?
Você recolheria como contribuinte facultativo. A melhor forma é usar a alíquota de 20%, pois contabiliza para a aposentadoria por tempo de contribuição. As demais alíquotas são para quem não tem condições financeiras e/ou miram apenas a aposentadoria por idade. Basta entrar no Meu INSS, opção de contribuinte facultativo/individual e emitir a GPS.
@@Smith999s eu sugiro que você analise a sua condição financeira. O 20% é o melhor somente caso você tenha condições muito acima do salário mínimo para poder ter uma renda um pouco melhorada quando for requerer um benefício, porém ele custa caro. Como você é vendedor em casa, seria interessante fazer o MEI, as alíquotas são mais baratas., 5% mais uns impostos, o que deve aumentar uns 7 reais, porém te garante todos os direitos, com exceção da CTC e aposentadoria por tempo de contribuição, porém com a Reforma, não existe mais aposentadoria por tempo de contribuição, salvo para quem entrar em alguma regra de transição, mas como você é muito jovem e tem pouco tempo de trabalho, a sua aposentadoria será somente por idade. Lembrando que não podemos pensar só em aposentadoria, mas em auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, caso tenha dependentes.
Oi boa noite, Livia ! Você poderia me explicar uma situação, minha sogra que começou agora o inss 2022, com os 11% , ano que vem ela pode pagar os 20% no próximo ano ? Pois ela tem a intenção de receber 2 salário
Boa noite eu trabalhei há dez anos atrás como doméstica de carteira assinada más não trabalhei mas de carteira assinada e comecei a pagar o mei eu continuo pagando o mei
Obrigada pelas informações, fiquei com uma duvida, uma pessoa que começou contribuir no código 1929 e não tinha o cadastro no CRAS, qual o procedimento correto para acertar os dados desse contribuinte?
Parabéns e obrigada pelas infirmações...Gostaria de saber se posso começar contribuindo no código 1929, enquanto estou desempregada...E depois mudar para outros tipos de contribuição, exemplo, se eu abrir um MEI, ou exercer alguma atividade remunerada em meu nome ? Nesse caso, perde-se o que já foi pago? É muito burocrático para mudar de código? ou é só informar o código no carnê de pagamento?
Olá Lívia, uma dúvida: Trabalho por contrato e contribuo no código 1120, devo mudar para o código 1007? Na contribuição de 11% do meu salário... Ótimo vídeo, parabéns!!
Lívia, obrigada pela aula. Gostaria de saber como fazer para contribuir retroativamente - parei de trabalhar em julho de 2020 e tenho interesse em ser contribuinte facultativa no plano normal. É possível pagar pelos meses já corridos, mesmo que com multa? Obrigada
Não, a carência é de 6 meses. Ou seja, se você tivesse parado de pagar em outubro do ano passado, poderia recolher os 3 últimos meses do ano com multa. No entanto, como faz mais de 6 meses, perdeu esse período. Agora deve começar a partir da competência atual.
Boa tarde, tenho 60 anos, trabalhei 8 anos e meio de carteira assinada e hoje sou MEI e contribuo há 5 anos. Minha pergunta é para aposentadoria esses anos são computados juntos ou preciso complementar os valores? Obrigada.
Ótima aula...sou Valéria, trabalhei como digitadora de 1990 a 1996 de carteira assinada e parei. Hoje estou com 50 anos. Qual código devo pagar? p me favorecer aposentar o quanto antes.
Olá boa noite! Achei seu vídeo muito bom, porém ainda continuo com uma dúvida. Contribui para o INSS por 8 anos, porém já estou a 26 anos sem contribuir. Dps de tanto tempo sem contribuir, ainda tenho direito aos anos pagos??? Sou dona de casa e não tenho nenhuma renda, qual a melhor forma de voltar a contribuir para q no futuro tenha uma renda de um Salario Mínimo???? Desde já, obrigada pela atenção
boa noite meu último trabalho foi em 2018 estou com hérnia de disco lombar meu benefício foi negado por falta de contribuição si eu voltar a pagar como individual eu posso receber um benefício
Olha eu fiquei desempregado no mês de maio e eu dei entrada no seguro desemprego e eu quero saber como. Qual modalidade eu posso contribuir para não ficar nenhum mês para trás mas que não cancele o meu benefício que estou pegando
Parabéns cont conosco prec muito importantes estes vídeos atualizado nesses dias de muitas mudanças.sao valiosos para nós muitas dúvidas Eunice marques da Silva Ferreira Obrigada continue este trabalho maravilhoso.
Certo, tenho a intenção de aposentar por IDADE e contribui para o INSS pela CTPS por 13 anos e 6 meses com a contribuição de R$ 4.000,00, depois 5 meses por facultativo opção 11% sobre o salario mínimo e agora a 4 meses como MEI opção 5%. A duvida é se essas contribuições de 11% e 5% vão me impedir de receber um valor maior do que um salario mínimo? pq ja tenho quase 15 anos de uma contribuição boa e tirando a media das 80 maiores contribuições mesmo com essas contribuições menores ainda daria um salario bom.
Tenho 59 anos , e trabalhei com carteira assinada por quase 15 anos , mas em 2001 fui demitida e nunca mais trabalhei , hoje faço parte do bolsa família, liguei no 135 e fui orientada a contribuir com 5% do salário mínimo já fazem 4 anos em abril de 2022 completará 5 anos como ficará minha situação na hora de aposentar? Tenho muitas dúvidas. Aposentarem por idade ou tempo de contribuição? Me ajude por favor? Fort,/ CE, 06/08/21. AGUARDO.
A lá eu já sou a posentado ,por idade, mais, quero exercer a funçõe de motorista de táxi em que código, eu devo contribuir, já quê, essa contribuição, não vai ter retorno, muito obrigado, Marcos bahia
Bom dia Sra. Não estou conseguindo fazer o cadastro de autônomo na página do INSS, sou sempre encaminhando pra página do CNIS E ALI NÃO ABRE NADA. A Sra tem algum vídeo ensinando como fazer isso ? Grato
Bom dia. Eu fui empregado assalariado por muitos anos e fui despedido no mês passado. Devo ficar em casa por um tempo sem trabalhar e por estar próximo de eu me aposentar estou pensando em recolher o INSS por conta própria. Diante dos fatos: * Em qual código devo recolher o INSS? * Em qual percentual? Seria sobre o salário mínimo que é pago pela empresa ao trabalhador ou sobre o salário da previdência? * O meu desconto era de 11% sobre o teto da previdência. Devo recolher sobre o teto para tentar manter o maior valor possível de aposentadoria? * Devo procurar o INSS e providenciar o cadastramento de um código CNIS? Ou como eu já era contribuinte como empregado eu não precisaria fazer agora um cadastro? Qual CNIS eu deverei utilizar na guia de recolhimento? Desde já agradeço. Um excelente dia. Abraço.
Boa tarde. Ouvi esse áudio e ainda fiquei com dúvidas. No final do ano (28/12/63) faço 60 anos, estou desempregado e contribuindo com INSS 20% do salário mínimo no valor R$ 1.320,00 referente ao salário de maio de 2023. Se eu passar a contribuir com 20% do salário que recebia de R$ 3.900,00 nesses dois últimos anos, que faltam (2025) para me aposentar, digo se aposentar com 62 anos, já que vou estar com 37 ou 38 anos de contribuição, posso receber uma aposentadoria maior?
Entendo que não foi sua intenção, mas não diga "ficar em casa sem fazer nada", donas de casa fazem MUITO! Porém não remuneradas...
Verdade
Agora pronto ficou chateada por que tá em casa
Até porque trabalhamos muito cuidando dos afazeres domésticos e da nossa família
@@soniasantos5126 Porém se ta sem fazer nada, não está trabalhando
Ela só usou essa frase de forma direta.
E fazer deveres de casa não se deve colocar em uma estátua isso não é mais que uma obrigação pra qualquer casal, se um trabalha e outro não, faz os deveres entendendo que outro tá se matando pra manter o teto.
@@enfatizandotv cada cabeça uma sentença, casa suas regras,cada casal com sua vida,mas graças à Deus que companheirismo sempre vai falar mas alto que opiniões.
Parabéns por este vídeo. Eu, como advogado, com duas pós em previdenciário e três cursos de prática, ainda não vi um vídeo tão (bem) simplesmente explicado sobre contribuições do facultativo.
Que bom! Fico honrada
@@SimplificaINSSoutora eu tenho 28 anos, porém perdi minha mãe e minha vó morreram e eu fiquei com depressão. Eu pago inss autônoma há 3 anos, eu não trabalho. Porém queria pagar o facultativo, porém queria saber se eu pagar o facultativo eu coloco o que? Do lar? Pois eu quero tentar me encostar ou aposentar por depressão… O facultativo é mais barato para mim pagar, porém não sei o que colocar no facultativo baixa renda para mim depois tentar auxílio doença ou invalidez
Sou representante legal do meu filho do bpc posso pagar 5% baixa renda vou ter direito a aposentadoria por tempo de contribuição oupo invalidez
Puxa Saco 😮
Trabalhei como pedreiro registrado, mas agora trabalho como autônomo, qual contribuição seria melhor pra mim ? Visando aposentadoria e acidente de moto ??
Eu mesmo não sei por onde começar, ja que eu não estou no Brasil.
Estou impressionada com sua paciência. Esse assunto é tão complexo. Parabéns pelos esclarecimentos.
Obrigada pelo elogio
Parabéns - o melhor vídeo na internet sobre o assunto é o seu.
Que honra!
Dúvidas e sugestões para os próximos vídeos:
1- Quando muda de categoria de contribuinte ex. Facultativo para individual;
2- Quando quiser aumentar o valor da contribuição, quais os procedimentos? É só mudar o código?
3- Quem quer pagar o complemento ex. MEI que deseja contribuir num valor maior ou ou Individual ou facultativo que deseja aumentar a contribuição e corrigir retroativamente os valores pagos, como faz?
4- Recém desempregado que deseja pagar ou que trabalha eventualmente, como se enquadrar e começar a pagar?
5- Para quem nunca contribuiu e deseja começar, a inscrição será sempre o NIS ou NIT da Carteira de Trabalho? Quais os procedimentos?
Anotado
Um problema importante é que os servidores não passam essas informações para os " baixa renda". A maioria é de pessoas simples que, em regra, fazem sacrifícios financeiros para arcar com a contribuição e, quando chegar o tempo de se aposentarem, correm podem perder todas as contribuições efetivadas. Sinto falta dessa conscientização por conta de quem faz o atendimento a esses contribuintes específicos.
Precisei consultar novamente esse vídeo e gostei ainda mais do que da primeira vez. Esse é definitivamente um dos melhores canais para esclarecimentos sobre INSS.
Que honra!
Ótimo obg....infelizmente vc chega no inss e um mal atendimento e não têm nem uma explicação dessa maneira...parabéns
Lívia. Eu sou funcionário público federal (professor universitário) desde fevereiro 2008 até agora. Contribui com o INSS de março 2001 a janeiro 2008 como professor universitário de ensino privado. Também contribui no ano de 1997 na mesma condição. Isso dá hoje 21 anos de contribuição ininterrupta. Porém, eu atuei como advogado de 1990 a 2003 mas não contribuí. Como eu posso conseguir fazer este tempo que eu não contribui contar para a aposentadoria? Quando posso me aposentar?
A senhora deveria fazer um vídeo sobre isso. Sobre quem é pensionista e paga o INSS , para se aposentar.
Parabens Livia Oliveira... sua explicação foi MARAVILHOSA... quando você puder explica pra nós sobre a CONTRIBUIÇÃO INDIVIDUAL RURAL.... Parabens...
Sugestão anotada!
Precisando TB 🤝
Comecei pagar o INSS 1996 até 2019 parei por doença fibromialgia o que posso fazer fiz perícia foi indeferido o que fazer não estou podendo fazer minhas faxinas
Mulher que conteúdo top parabéns por tira seu tempo pra nos ajudar
Gratidão 😍
Eu contribuído com 11/ : facultativo
Já fiz concursos para o INSS, estudei bastante a legislação antes da reforma, mas pra efetuar algum procedimento, acho importante a orientação de alguém experiente, como uma funcionária (o) do órgão.
Desde já, muito sucesso e obrigado!
O melhor video explicativo para a modalidade! Não tem como não entender! Tudo mais q explicado... está desenhado.... perfeito. Aprendi!!! Obrigado! Já ganhou like e +1 seguidor
Tutorial objetivo e bem fundamentado, Parabéns pela geração desse conteúdo!
Muito obrigado
@@SimplificaINSS Olá Doutora , deixa eu entender . Se eu pagar 11% do salário mínimo por 15 anos pelas regras antigas da reforma e ter idade de 65 vou receber ( um salário mínimo). Agora se eu pagar 20% ( código 1406 ) sobre o salário mínimo por 35 anos vou receber o mesmo salário mínimo de quem pagou 15anos por idade ? Existe alguma vantagem em quem pagar 20 % sobre o salário mínimo por 35anos como se aposentar mais cedo por pontos....ou realmente não vale a pena.
@@SimplificaINSS , Olá boa tarde grata pelo conteúdo!
Por gentileza pode me tirar uma dúvida, meu esposo é Uber, porém não é Mei.
Ele tevê um rendimento alto esse ano. Porém ainda não contribui com o INSS.
Falta só 1 ano e 5 meses aproximado para ele se aposentar por idade e contribuição.
Quero contribuir, mais nesse caso posso pagar em cima de 1 salário ou precisa ser sobre todo o montante que recebi no mês.
Porque ganhou bem, porém os gastos de gasolina e despesas com carro são grandes e isso não entra na declaração 🤦
Não sei se fui clara no meu texto, porém estou em dúvida como devo contribuir . Em relação ao código já compreendi.
Porém se eu quiser contribuir só em cima de 1 salário pode ser?
Pois as contas são altas e não consigo pagar mais que isso!
Se por favor você puder me orientar ficarei eternamente grata
Paguei clt 26 anos, agora paguei Mei de 5% 4 anos, o que faço agora pra recuperar esses 4 anos pra me aposentar por tempo de contribuição?
Pode complementar o mei
@@SimplificaINSS paguei CLT 28 anos ,agora pretendo receber 1 salario minimo quando aposentar e quero pagar individual . O salario minimo é 1100 então seria 20% = 220 reais por mes?...
A melhor explicação que já vi até hoje. Super detalhado, explicado de forma simples para que todos compreendam
Obrigado pelo elogio
@@SimplificaINSSdúvida: farei 40 anos ano que vem,nunca paguei o INSS visando minha aposentadoria,pois sempre vivi no meu lar familiar que me dava certa estrutura para viver e deixava esse assunto sempre pra depois. Após pandemia ,tbm fiquei doente e comecei a pensar nisso mesmo q tardiamente ao meu ver. Acho que ainda dá tempo deu começar a pagar e tentar aposentar ou por idade e se der por tempo de contribuição. Porém,nesse meu caso,eu queria pagar esse 11% facultativo ,não sou autônoma, e queria saber qual código mais me enquadraria.
Vendo seu vídeo pensei no 1473,mais aí o tempo de contribuição não contaria e sim somente o de idade ,que creio que no meu caso daria. O que vc acha ? Ou teria outro código como facultativa ,com 11%, que computasse tempo de contribuição e idade ainda ? Qual código?
Parabéns pela iniciativa, explicações simples e diretas que decerto, auxiliarão às pessoas, na hora de decidirem como querem contribuir com o INSS, em suas respectivas categorias.
O video é antigo mas até hoje é o melhor video sobre o assunto do RUclips Parabéns mesmo.
Boa noite ,gostaria de saber o seguinte sou viúva recebo como pensionista ,estou pagando um carnê, 15 anos de contribuição ,em 2025 termina será que também vou receber este benefício?
Vc deve verificar todos os requisitos p o beneficio q deseja
Ainda não consegui me aposentar,,,,poderia existir uma lei pra gente que falta pouco aposentar e já descontava a mensalidade do INSS,,, só uma sugestão bem sei que isso é impossível .
.Boa tarde Livia! Tenho uma dúvida quanto pagar o carne do INSS. Eu já tenho muitos anos de contribuição do INSS, agora estou desempregada e ainda faltam 5 anos para eu aposentar, eu consigo pagar o carne do período retroativo. Quero pagar o valor máximo do limite, isso pq eu penso no valor a receber
Livia, preenchendo o SAL como o código 1406 com o valor de $220,00 sistema do INSS informa que A Competência 05/2021 com valor R$ 220,00 está abaixo do limite mínimo: R$ 1.100,00. O valor correto seria $ 220,00 o que está acontecendo, pq não estão aceitando o valor inserido de $220,00. Você pode me ajudar. Grata
Núbia td bem? Vc não pode colocar o valor de 220,00 ..vc deve colocar o valor do salário mínimo de contribuição de 1212,00 e nesse código1406 o sistema já puxar o valor a pagar de 242,40. Espero ter ajudado. Abraço
se eu
Colatina ES. 14/11/23. Parabéns pelo excelente vídeo. Muito bem explicado. Assisti muitos vídeos sobre este assunto e o seu foi o melhor.
Lívia, parabéns por compartilhar seus conhecimentos conosco. Excelente didática e apresentação dos slides. Gratidão.
Bom dia! Tenho 49 anos, contribuo a 3 anos no código 1163, com 11 porcelanato. Para que eu aposentasse com um valor melhor, seria possível ou viável mudar o código ou isso não seria possível?
Obrigada você
livia me apaixonei pela sua explicação e por vc também.
Melhor canal. Vc e um anjo
😘
Gostei mto quero aprender tudo até pq quero montar processo para aposentar as pesdoas
Parabéns pelo canal e pela didática! Vídeo muito útil para quem necessita.
Obg
@@SimplificaINSS , doutora uma pessoa que pagou por 15 anos 20% e completou 65 anos, esta pessoa vai receber quanto de aposentadoria ?
Uma pessoa pagou 11% por 15 anos e completou 65 anos, esta pessoa vai receber quanto de aposentadoria ? E também a pessoa que contribui com 11% vai ter direito de receber o 13° ?
Bom dia.
Queria agradecer pô os vídeos que tanto nós ajudar... Vendo os consegue fazer sozinho para aposentar minha mãe. Obd
Ótimo conteúdo, precisei ajudar algumas pessoas voluntariamente como Contador e foi o melhor e entre os primeiros conteúdo que apareceram!
Num meu caso trabalhei fixado um tempo tentando 5 anos de contribuição só e hoje sou antônimo tenho um caminhão basculante trabalho fazendo pequenos frente e quero pagar uma aposentadoria de uns 3 salários qual devo pagar?
Sucesso!
gostaria de uma explicação sobre uma cobrança que a prefeitura tá fazendo pra quem não deu baixa na inscrição de autonoma
Excelente vídeo, obrigado. Minha duvida é a seguinte. Estou no momento desempregado, quero começar a contribuir para poder me aposentar por tempo de serviço. Quando eu conseguir um emprego, posso simplesmente parar de contribuir?
É bom o Senhor cuidar quanto tempo está em desemprego, para não perder a qualidade de segurado
@@giovanioliveira1798 estou há 2 meses
Sim Alex, pois os recolhimentos passam a ser feitos pelo seu empregador. Você precisa manter os recolhimentos Facultativos somente enquanto não tiver emprego. Importante manter os pagamentos em dia para não perder os benefícios, e como ela explicou no vídeo, caso você precise parar de pagar (ainda na condição de desempregado) após 6 meses você perde a condição de Segurado.
Moça, seu vídeo ajudou muito. Principalmente na parte que fala dos critérios de baixa renda.
Muito obrigado mesmo, quase que faço besteira😂.
Muito legal suas informações! Bem esclarecedoras
Doutora,eu tive o auxílio-doença e o bpc negados pelo INSS, depois eu consegui o bpc judicialmente, o perito constatou em 2017, sequelas ocasionadas por um AVC, eu tenho direito ao auxilio-acidente??
Estou chegando no canal hj. Trabalhei em regime de CLT durante 19 anos e 11 meses. Fui demitida no final de 2019. Em 2022 comecei a contribuir com 11% C.Individual. Atualmente estou exercendo o trabalho autônomo, como Consultora de Produtos de beleza . Agora em 2024 farei 50 anos de idade. Pergunto hj qual é a melhor modalidade de contr. individual que posso estar fazendo? Qual a seria a aposentadoria mais indicada p/ o meu caso? Por contribuição? Ou idade? O que foi recolhido como CLT como fica? Gostaria que tirasse essas dúvidas.
Muito obrigada de verdade, objetivo, e claro, me ajudou muito❤️
só tenho 8anos de contribuição
Parabéns 👏👏 muito obrigada 🌹 por seus esclarecimentos gratidão 🙏💞 obrigada
Quebrei a coluna e não posso trabalhar faço acompanhamento no hospital das clínicas em SP
Gostaria de esclarecer uma coisa: Estou desempregado a quase 3 anos, trabalho em casa com vendas. Fui registrado anteriormente no meu ultimo trabalho, onde contribui no período de 4 anos e 7 meses. Neste caso, qual seria a melhor forma para eu voltar a contribuir junto a previdência?
Você recolheria como contribuinte facultativo. A melhor forma é usar a alíquota de 20%, pois contabiliza para a aposentadoria por tempo de contribuição. As demais alíquotas são para quem não tem condições financeiras e/ou miram apenas a aposentadoria por idade. Basta entrar no Meu INSS, opção de contribuinte facultativo/individual e emitir a GPS.
@@Smith999s eu sugiro que você analise a sua condição financeira. O 20% é o melhor somente caso você tenha condições muito acima do salário mínimo para poder ter uma renda um pouco melhorada quando for requerer um benefício, porém ele custa caro. Como você é vendedor em casa, seria interessante fazer o MEI, as alíquotas são mais baratas., 5% mais uns impostos, o que deve aumentar uns 7 reais, porém te garante todos os direitos, com exceção da CTC e aposentadoria por tempo de contribuição, porém com a Reforma, não existe mais aposentadoria por tempo de contribuição, salvo para quem entrar em alguma regra de transição, mas como você é muito jovem e tem pouco tempo de trabalho, a sua aposentadoria será somente por idade. Lembrando que não podemos pensar só em aposentadoria, mas em auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, caso tenha dependentes.
Boa tarde eu pago desde o ano de 2011, sobre 11% tenho todos os carnes juntos pra na hora de me aposentar eu mostrar todos..
Excelente! Ajudou bastante a entender um assunto que para mim é difícil. Parabéns!
Que bom que ajudou
Obrigado pelas informações eu sou do bolsa ai paga o baixa renda mais acho que não vale a pena vou paga 11 por cento e melhor
Oi boa noite, Livia ! Você poderia me explicar uma situação, minha sogra que começou agora o inss 2022, com os 11% , ano que vem ela pode pagar os 20% no próximo ano ?
Pois ela tem a intenção de receber 2 salário
Se ela pagar 11 ou 20 vai receber só um salário,se quer receber mais de um tempo que pagar 1500 o valor
Boa noite eu trabalhei há dez anos atrás como doméstica de carteira assinada más não trabalhei mas de carteira assinada e comecei a pagar o mei eu continuo pagando o mei
Obrigada pelas informações, fiquei com uma duvida, uma pessoa que começou contribuir no código 1929 e não tinha o cadastro no CRAS, qual o procedimento correto para acertar os dados desse contribuinte?
Entre em contato via WhatsApp 85981856157
Muito bem explicado
Muito bom,aliás...Excelente!!!
Olá.. eu estava com uma dúvida e agora vendo esse vídeo eu tirei.. obrigado..
Ótimo conteúdo, como sempre!
👍
Precisava muito de ajuda por favor moro sozinha
Olá tudo bem?
Trabalhei até 1996 registrada, desde então sou do lar
Posso continuar pagando como facultativo para aposentar por idade?
Sim pode
Show vc é Lívia Oliveira
Bom dia,foi muito útil sim . Parabéns até agora foi o mais explicativo e esclarecedor pra mim.
Eu amei seu vídeo e suas explicações
Parabéns e obrigada pelas infirmações...Gostaria de saber se posso começar contribuindo no código 1929, enquanto estou desempregada...E depois mudar para outros tipos de contribuição, exemplo, se eu abrir um MEI, ou exercer alguma atividade remunerada em meu nome ? Nesse caso, perde-se o que já foi pago? É muito burocrático para mudar de código? ou é só informar o código no carnê de pagamento?
Entre em contato via WhatsApp 85981856157
Oi tudo bem
Eu pagou o 1929 deste 2013 ,só que eu fui vê e só está constando que só tem 5 anos e 5 meses q contribuído
Bom dia, é possível no meio do caminho trocar o facultativo 1406 (20%) pelo facultativo 1473 (11%)? E vice versa?
Boa noite eu pagava o 11%mais deixei de pagar só paguei cinco meses só em 2018 .posso fazer o mei de 5% mim tire essa dúvida
Gostei da esplicassao
Olá Lívia, uma dúvida: Trabalho por contrato e contribuo no código 1120, devo mudar para o código 1007?
Na contribuição de 11% do meu salário... Ótimo vídeo, parabéns!!
Nilton cuidado , esse codigo é só para 20 por cento do salario , codigo de 11 por cento é o 1163 ou o 1473.
@@elizetemoraesmoura8554 muito obrigado por responder.
Parabéns. Jesus te abençoe. Gostaria de saber a respeito de pedágio.Vc podia gravar um vídeo sobre. obrigada
Vou anotar sua sugestão
Lívia, obrigada pela aula. Gostaria de saber como fazer para contribuir retroativamente - parei de trabalhar em julho de 2020 e tenho interesse em ser contribuinte facultativa no plano normal. É possível pagar pelos meses já corridos, mesmo que com multa? Obrigada
Não, a carência é de 6 meses. Ou seja, se você tivesse parado de pagar em outubro do ano passado, poderia recolher os 3 últimos meses do ano com multa. No entanto, como faz mais de 6 meses, perdeu esse período. Agora deve começar a partir da competência atual.
Pago autônomo desde esse ano..
Espero q não mude as leis..🙌🙏
Boa tarde, tenho 60 anos, trabalhei 8 anos e meio de carteira assinada e hoje sou MEI e contribuo há 5 anos. Minha pergunta é para aposentadoria esses anos são computados juntos ou preciso complementar os valores? Obrigada.
não
Ótima aula...sou Valéria, trabalhei como digitadora de 1990 a 1996 de carteira assinada e parei. Hoje estou com 50 anos. Qual código devo pagar? p me favorecer aposentar o quanto antes.
Olá boa noite!
Achei seu vídeo muito bom, porém ainda continuo com uma dúvida.
Contribui para o INSS por 8 anos, porém já estou a 26 anos sem contribuir. Dps de tanto tempo sem contribuir, ainda tenho direito aos anos pagos???
Sou dona de casa e não tenho nenhuma renda, qual a melhor forma de voltar a contribuir para q no futuro tenha uma renda de um Salario Mínimo????
Desde já, obrigada pela atenção
Tem sim . Continue a pagar para ter no mínimo 15 anos de contribuição
E quem for trabalhar por cooperativa qual seria a % a ser paga em cima de 20% e perde o bolsa família?
Gostei amei aguardo sua resposta
Parabéns ótima explicação mas no caso produtor rural qual codigo seria mais viavel pra possivel aposentadoria por tempo de contribuição
Muito obrigada pelas explicações!! Foram fundamentais para mim!
boa noite meu último trabalho foi em 2018 estou com hérnia de disco lombar meu benefício foi negado por falta de contribuição si eu voltar a pagar como individual eu posso receber um benefício
Olha eu fiquei desempregado no mês de maio e eu dei entrada no seguro desemprego e eu quero saber como. Qual modalidade eu posso contribuir para não ficar nenhum mês para trás mas que não cancele o meu benefício que estou pegando
PARABÉNS, VC TEM AJUDADO BASTANTE AS PESSOAS NÃO PROFISSIONAIS E TAMBÉM PROFISSIONAIS.
Que bom
Pergunta sou dona de casa em que plano devo pagar para ter direito a aposentadoria pagando o mínimo valor do salário mínimo
Parabéns cont conosco prec muito importantes estes vídeos atualizado nesses dias de muitas mudanças.sao valiosos para nós muitas dúvidas Eunice marques da Silva Ferreira Obrigada continue este trabalho maravilhoso.
Boa noite! O que significa o campo classe na guia do gps
Certo, tenho a intenção de aposentar por IDADE e contribui para o INSS pela CTPS por 13 anos e 6 meses com a contribuição de R$ 4.000,00, depois 5 meses por facultativo opção 11% sobre o salario mínimo e agora a 4 meses como MEI opção 5%. A duvida é se essas contribuições de 11% e 5% vão me impedir de receber um valor maior do que um salario mínimo? pq ja tenho quase 15 anos de uma contribuição boa e tirando a media das 80 maiores contribuições mesmo com essas contribuições menores ainda daria um salario bom.
Tenho 59 anos , e trabalhei com carteira assinada por quase 15 anos , mas em 2001 fui demitida e nunca mais trabalhei , hoje faço parte do bolsa família, liguei no 135 e fui orientada a contribuir com 5% do salário mínimo já fazem 4 anos em abril de 2022 completará 5 anos como ficará minha situação na hora de aposentar? Tenho muitas dúvidas. Aposentarem por idade ou tempo de contribuição? Me ajude por favor? Fort,/ CE, 06/08/21. AGUARDO.
Muitos obrigado.
Tirou todas as minhas dúvidas.
Grato
você é muito específica com o conteúdo parabéns 😉 bom dia pra vc
🥰
Já vou completar 58 anos agora em maio tenho três anos de carteira assinada e 10 anos particular de 11 po cento tenho que contribuir ainda quanto anos
A lá eu já sou a posentado ,por idade, mais, quero exercer a funçõe de motorista de táxi em que código, eu devo contribuir, já quê, essa contribuição, não vai ter retorno, muito obrigado, Marcos bahia
Lívia, peço sua ajuda para tirar extrato da contribuição que pago como facultativo. Favor citar os passos. Te agradeço desde já. Obrigada
Bom dia Sra.
Não estou conseguindo fazer o cadastro de autônomo na página do INSS, sou sempre encaminhando pra página do CNIS E ALI NÃO ABRE NADA.
A Sra tem algum vídeo ensinando como fazer isso ?
Grato
Paulo se vc tiver o Cartão do pis , é so comprar o carne laranja na loterica e preencher e pagar na loterica mesmo, se precisar de Juda só chanar.
Faltam dois anos p me aposentar e fiquei desempregada,como fazer minha contribuição estava em dias!!!!
Do meu inss
Preciso voltar a pagar mas não sei quanto tempo tenho de contribuição.
E no 135 eu não consegui essa informação.
Sou autônomo e tenho 55anos
Bom dia. Eu fui empregado assalariado por muitos anos e fui despedido no mês passado. Devo ficar em casa por um tempo sem trabalhar e por estar próximo de eu me aposentar estou pensando em recolher o INSS por conta própria. Diante dos fatos:
* Em qual código devo recolher o INSS?
* Em qual percentual? Seria sobre o salário mínimo que é pago pela empresa ao trabalhador ou sobre o salário da previdência?
* O meu desconto era de 11% sobre o teto da previdência. Devo recolher sobre o teto para tentar manter o maior valor possível de aposentadoria?
* Devo procurar o INSS e providenciar o cadastramento de um código CNIS? Ou como eu já era contribuinte como empregado eu não precisaria fazer agora um cadastro? Qual CNIS eu deverei utilizar na guia de recolhimento?
Desde já agradeço. Um excelente dia. Abraço.
gostei sim fassa mais video
Boa noite posso pagar no mesmo carne que eu comecei a pagar e parei posso tirar as folhas que passou e começar a pagar agora em agosto
Eu pagava cm o mei ,só que depois da pandemia eu parei de pagar ,já a 4 anos e gostaria de voltar a pagar e n sei por onde comesar
Parabéns felicidades
Tenho 60 anos. Tenho 15 anos de contribuição pela colonia dos pescadores .oque fazer pra ter uma aposentadoria com mais de um salário
Boa tarde. Ouvi esse áudio e ainda fiquei com dúvidas. No final do ano (28/12/63) faço 60 anos, estou desempregado e contribuindo com INSS 20% do salário mínimo no valor R$ 1.320,00 referente ao salário de maio de 2023. Se eu passar a contribuir com 20% do salário que recebia de R$ 3.900,00 nesses dois últimos anos, que faltam (2025) para me aposentar, digo se aposentar com 62 anos, já que vou estar com 37 ou 38 anos de contribuição, posso receber uma aposentadoria maior?
Maravilhosa informações!!!
Obrigada anos atrás não tinhamos estas informacoes, pois muitas pessoas pagaram errado fica como , corrige?