O que é Reforma Política? Por que acontecem reformas políticas?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 3 окт 2024
  • As eleições sempre acontecem em anos pares, mas nos anos ímpares existe uma outra discussão que acontece bastante no Congresso e que pode afetar as eleições: as reformas políticas. Mas você sabe, afinal, o que é uma reforma política?
    Neste novo vídeo em parceria com o Politize!, explicamos o que é Reforma Política e porque acontece particularmente nos anos ímpares.
    Entenda melhor a dinâmica do congresso, reformas políticas e reformas eleitorais.
    Podcast Coisa Pública - www.clp.org.br...
    Série sobre Reforma Política - www.politize.c...
    Seu apoio é importante para continuarmos produzindo conteúdos como esse!
    Apoie o CLP: www.catarse.me...
    Apoie o Politize!: doe.politize.co...
    Acompanhe nossas redes sociais:
    Facebook: / clpbrasil
    Instagram: / clpbrasil
    LinkedIn: / clp-. .
    Twitter: / clp_brasil
    Sobre o CLP
    O CLP - Liderança Pública é uma organização sem fins lucrativos e suprapartidária que trabalha para tornar o Brasil um país mais democrático e que ofereça uma vida digna aos seus cidadãos. Desenvolvemos pessoas para que se tornem líderes públicos, e atuamos para mobilizar a sociedade e o poder público na defesa de causas que fortaleçam a democracia e melhorem o funcionamento do Estado brasileiro.
    Acreditamos que esses líderes públicos são grandes agentes de mudança. Por isso, os tiramos de suas zonas de conforto para que eles possam pensar e criar, com profundidade, ideias, planos e iniciativas para um Brasil mais justo para todos.

Комментарии • 6

  • @pantaneiro999
    @pantaneiro999 4 года назад +7

    É preciso acabar com os privilégios da classe política. Exigir qualificação compatível com a função, afinal, não são legisladores? No mínimo devem possuir pós graduação como Mestrado ou Doutorado em Ciências Jurídicas.
    Que empresa do setor privado contrataria um Assessor ou Diretor Jurídico sem formação em Direito?!
    Prefeitos e governadores devem possuir notória e comprovada formação e experiência em gestão, com Mestrado e Doutorado em Administração, Economia, Gestão Pública.
    Perguntem às grandes empresas se contratariam diretores sem essa qualificação.
    Além disso, é preciso exigir conduta ilibada e isenção em práticas criminosas.
    Há centenas, se não milhares, de políticos respondendo a processos criminais que continuam exercendo mandato eletivo, sem mencionar os analfabetos funcionais nos legislativos municipais, estaduais e no Congresso Nacional.
    O povo brasileiro não aceita mais bancar esse privilégio à classe política.
    Portanto, quem precisa perder há muito tempo os PRIVILÉGIOS são os políticos.

  • @maxdinizcruzeiro7118
    @maxdinizcruzeiro7118 4 года назад +2

    O vídeo sinaliza reforma eleitoral. Pode-se pensar em uma solução de investimentos do Estado que torne necessário um sistema expresso de comunicações para autoridades, com segurança, e nível de confiança elevado que iniba desvio e contato de informações por terceiros não autorizados.

  • @joseedson4773
    @joseedson4773 2 года назад +1

    O que qualquer cidadão cidadão quer é que todos os políticos fossem iguais a qualquer trabalhador, agora fazem reforma política e a única coisa que muda é só para beneficiar eles mesmos, o que adianta? Tem que mudar nosso sistema político é muito corrupto...

  • @lucasrevit9061
    @lucasrevit9061 2 года назад

    Uma tristreza, estamos em 2022 e brasileiro continuam brigando por políticos e acreditando nesse estado fardado ao fracasso por tanta corrupção, impunidade, benefícios para políticos.

  • @pantaneiro999
    @pantaneiro999 Год назад

    O fato é que raro são os políticos que têm por objetivo melhorar a vida e as condições necessárias para que as pessoas empreendam ou desenvolvam suas atividades econômicas. Penso que esse político é uma utopia. Então, por melhor que o Presidente Messias Bolsonaro tenha sido, e foi, não o considero mito e cem por cento correto. É necessária uma profunda reforma político partidária e no sistema eleitoral para mitigar a corrupção. Mudar os critérios para admissão dos candidatos. Uma das possibilidades seria concurso público de provas e títulos, com tempo de permanência no cargo previamente definido em edital, para todos os cargos, de vereador a presidente da República. Teríamos legisladores, fiscais e gestores nos municípios, estados e União. O mesmo critério deveria ocorrer para o ingresso nos tribunais de contas, TCU, STF, STJ etc. (concurso inteerno). Talvez, daqui a cinquenta ou cem anos teremos esse tipo de reforma. No Brasil ser político é sinônimo de garantia de enriquecimento rápido. Vejam os incontáveis exemplos.

  • @galileuflavio
    @galileuflavio 2 года назад

    Os ministros do STF votaram hoje um aumento de seus salários para R$ 46,3 mil. Subir o teto constitucional impacta o salário máximo dos três poderes. Isso é um tapa na cara do brasileiro, quando mais de 18 milhões de famílias depende do Auxílio Brasil. Obviamente votarei contra.