A popularidade de Ricardo Coração de Leão é bastante antiga. O rei, que cresceu, viveu, morreu e foi sepultado em França também é muito popular neste país, além da Inglaterra. Durante os fins do século XVIII, o compositor belga (nascido em Principado-Bispado de Liège , afinal, não havia ainda Bélgica como país) André Grétry compôs uma ópera chamada "Richard Coeur-de-lion" que tratava justamente da prisão do rei por Leopoldo da Áustria e foi uma das primeiras óperas com o tema de resgate, em que um herói resgatava um prisioneiro injustiçado. Durante a Revolução Francesa, a ária "Ô Richard, ô mon roi!" (Ó Ricardo, ó meu rei!) cantada pelo herói Blondel tornou-se extremamente popular entre os realistas leais à monarquia devido à analogia da prisão de Ricardo às prisões de membros da família real, inclusive os próprios reis de França à época. Devido a isso, a ópera foi banida pela Primeira República Francesa e por muito tempo ficou mal vista em França.
isso acontece porque os nobres que tinham terras, ou seja a alta nobreza, só casavam com alta nobreza, pra fazer alianças políticas e afins, tudo isso dava em todo rei de algum canto sendo primo de outros reis de outros cantos, o Dom Pedro 2 mesmo casou com uma prima e tiveram até que ter uma aprovação do papa
Acabou o Nerdologia? Se sim, obrigada pelo trabalho, foi um trabalho rico e incrível, acabou quando tinha que acabar e eu tenho orgulho de ter acompanhado até o fim. Deixaram o legado.
Se acabar, espero ao menos um vídeo com a despedida do Filipe, ele foi tão importante para o canal quanto o Átila e carregou o nerdologia nas costas depois da saída dele.
Achei bem interessante como tempos atrás foi feito alguns vídeos da vida e conquistas de Alexandre, o grande. E agora um foco na vida e conquistas de Ricardo, Coração de leão. Gostei da ideia de focar em uma personalidade e lançar alguns vídeos sobre (ex. Início da vida, conquistas e declínio/fim da vida). Parabéns pelo conteúdo 👏🏻
2 месяца назад+22
Comecei meu canal de história por causa de vocês. Um dia espero chegar perto do nível de qualidade de vocês. Obrigado pelo conhecimento.
Grande vídeo, Felipe. Olha, um dos melhores filme que eu já vi trata do jovem Ricardo, antes de ser rei. Mais precisamente, dos pais dele: Henrique II Plantageneta e Eleanor da Aquitania. O filme tem um elenco fora de série. Timothy Dalton é o jovem Felipe Augusto, com quem Ricardo teve um caso; Anthony Hopkins aparece como o próprio Ricardo, acho que é seu primeiro papel. O rei é Peter O'Toole. Mas a rainha é a extraordinária atriz Katherine Hepburn, numa atuação arrebatadora. Quem se interessar, procurem o monólogo dela no filme.
Curiosidades de um pequeno pesquisador de literatura medieval britânica e Robin Hood, que foi pego de surpresa por este vídeo em meio a escrita do segundo capítulo da dissertação: 1- Nas primeiras histórias (séc XIV-XV) de Robin Hood - Robyn Hode and the Potter; RH and the Monk; A lyttle gest of Robyn Hode - não há qualquer menção a Ricardo ou João sem terra. Na realidade poucos são os personagens com nomes próprio citado nas histórias. 2- A lyttle gest é a mais completa destas três histórias e, por sua vez, provem de baladas cantadas por ribaudiers, menestreis e atores em quermeses e tavernas medievais desde o século XIII. No século XIV, A gest foi compilada e posteriormente impressa e vendida em folhetins. 3- Esta compilação reúne uma série de histórias que forçosamente foram reunidas e articuladas, de modo a criar uma história maior. Os personagens representam arquétipos, sendo apenas alguns membros do bando de Robin - João pequeno, Scathelock, Much - e o cavaleiro sem terras, Richard at the Lee que tem nomes próprios. Todos os outros são apenas citados como: o abade, o xerife, o Rei, a virgem 4- Sobre o Rei a gest é confusa. Ela cita um suposto Rei Edward e trata-o como furioso em um momento e como um bem aventurado e honroso em outro. Isto provavelmente deve ser fruto da união de várias histórias que gerariam tal confusão. 5- Portanto nas histórias medievais de Robin Hood, João sem terra e Ricardo Coração de Leão eram talvez o mesmo personagem e se chamava Edward (não me pergunte qual, pq até o século XIV já tinham uns 6 Eduardo pra numerar - se for pra chutar acredito que era algum plantageneta devido a temporalidade, mas mesmo assim tem 3 edwards para escolher) 6- Como citado no vídeo a construção de Ricardo como um importante rei inglês e João I como um rei ruim veio posteriormente, provavelmente no séculos XVI-XVIII após as disputas das famílias Lancaster, Tudor e Stuart. Nesse processo, Robin Hood, Ricardo e João foram sendo estabelecidos como personagens coevos, de modo a desenvolver um mito fundador inglês e estabelecer dois tipos de literatura medieval: A matter of Britain (marcado por histórias de cavalaria como a távola redonda) e the matter of greenwood (representado por histórias mágicas em bosques e trilhas nas matas, como as canções de Robin Hood) Perdão pelos possíveis erros de gramática, se eu for lembrando de mais alguma coisa vou colocando aqui OBS: Assistam o video do nerdologia sobre Robin Hood, é muito bem feito e também é provavel que o Felipe já tenha tratado de coisas que falei acima.
Fala um pouco sobre a admiração de Ricardo Coração de Leão e a figura do Rei Artur... Aparentemente ele até achou uma "Excalibur" e buscava o túmulo desse rei bretão lendário
Outro importissimo líder cruzado é André ii da Hungria e Croácia que participou na quinta cruzada , diferente de Ricardo, André ii recebeu o epíteto André de Jerusalém,outras coisas boas positivas em seu governo foi: fazer a Galícia posse da coroa húngaro-croata e assinar o touro dourado de 1222
Como já foi comentado, seria interessante um Nerdologia sobre as raízes familiares europeias e o momento em que elas começaram a se cruzar e formar esse grande conglomerado de primos como Reis e Rainhas de toda a região.
Amo esse tema! A formação da Inglaterra saxã e normanda! Que confusão!!! Interessante tb o papel de algumas mulheres, especialmente Leonor da Aquitânea, mãe do Ricardo e rainha de 2 países: França e depois de 10 anos, 2 filhas e de anular seu casamento, da Inglaterra c Henrique I.
coincidentemente tô lendo nesse momento o livro do Christopher Tyerman sobre as Cruzadas e o livro As Cruzadas vista pelos Árabes, os dois são ótimos e desmentem a ideia de uma guerra santa genuína
Interessante. De que forma esses livros justificam a conquista árabe islâmica Jerusalém e arredores, ao mesmo tempo em que deslegitima a (tentativa de) reconquista pelos cristãos? Gostaria de saber a ideia central dessea livros.
Aqui no ocidente nós vemos e estudamos as cruzadas pela visão dos árabes ...vide a balela que contam nas escolas que os europeus eram malvados e os pobres maometanos estavam lá quietinhos em Jerusalém
@@Natalycio1 não sei como se reconquista algo que nunca foi seu, coitado do imperador bizantino. mas ainda tô lendo os livros, não tenho como dizer quais são as ideias centrais deles sem errar (inventar conclusões). O primeiro é só uma introdução baseado mais em fatos do que interpretação, o segundo denota o impacto da campanha genocida contra o povo árabe, aí qualquer coisa dê um jeito de ler e tirar suas conclusões
De certa forma, nenhuma guerra é fato genuína além da vontade de conquistar algo. As cruzadas eram formas de justificar para a sua população a ideia do investimento em uma guerra distante dos seus territórios em prol de algo maior (o cristianismo), toda cruzada começa antes com uma grande cobrança de impostos ou de dízimos. Na prática era uma mera expansão do poder e influencia a partir da queda da Igreja Ortodoxa (Império Bizantino) em barrar o expansionismo Árabe.
@@Natalycio1 De onde você tirou que é legítima a ideia de cristãos tomarem Jerusalém? kkkkkkkk interessante o pensamento incoerente dos conservadores cristãos para justificar ações cristãs...
Os Nerdologias de história são sempre muito legais, mas eu sinto falta da variedade de campos de estudos abordados que a o canal costumava ter. História, física, psicologia, educação física, arqueologia (que querendo ou não tem um nível de "redundância"/sobreposição história). A variedade era maravilhosa.
Sugestão de episódios: Revolução Federalista (Maior guerra civil do Brasil), Guerras Civis do Congo, História da Cachaça e a escravidão, Origem das Lendas e Folclore Brasileiro...
Sobre as campanhas e conquistas do legado de Ricardo I ou Ricardo Coração de Leão teve envolvido com futuros conflitos na idade média como a Guerra dos Cem anos e a Guerras das Rosas que inspirou Game of Thrones?
O Ricardo em si não tem ligação com nenhuma das duas guerras, mas a sua dinastia, a Plantageneta, está ligada às causas de ambos os conflitos que foram, basicamente, disputas dinásticas pelo trono de França e da Inglaterra.
O Legado a Longo Prazo de Ricardo Foi O seu Heroísmo Que com o Passar do Tempo Foi Romantizado Tanto na Inglaterra como na Europa. E no Romantismo No Século XIX Foi Muito Admirado Em comparação Com O Seu impopular irmão João Mesmo Que Muitos Dos impostos indevidos Cobrados Por João Foram Para Suprir as Dívidas Deixadas Por Ricardo e Recuperar O Tesouro da Inglaterra.
Tenho na memória, por algum motivo, que Baldwin IV era o Rei de Jerusalém durante esse período e que foi ele quem derrotou Saladin. Mas tudo isso pode ser apenas um filme que assisti também.
O Balduíno, que era aquele rei leproso que usa máscara no filme Cruzada (Orlando Bloom de protagonista e tal) era o rei de Jerusalém durante a Segunda Cruzada; que ocorre alguns anos antes da Terceira. Balduíno morre de lepra antes da conquista de Jerusalém feita por Saladino, mas o reino de Jerusalém permanece existindo, com posse de outros territórios ali pelo Oriente Médio. A Segunda Cruzada termina em 1149 com a conquista de Jerusalém pelos muçulmanos e a Terceira começa 40 anos depois em resposta direta a esse fato.
Rapaz, o cara saiu pra conquistar uma terra longínqua, só na ida ele tomou outros dois territórios que nada tinham a ver com o objetivo, rompeu o casamento e casou com outra mulher. Chegando lá, ele não conquistou o objetivo, e na volta ainda teve que se disfarçar, sofreu um naufrágio e ainda foi sequestrado por um ano. Isso é que é história pra contar.
A questão do rei Ricardo, Coração de Leão, como mesmo alcunha ou apelido que ele recebeu, se deu obviamente por causa do seu empenho nas Cruzadas. Isso enobrecia ou dava fama para quem se empenhava ou ia para ela. Pode ser que foi isso que deu todo esse ar de heroísmo, nobreza, coragem e tudo mais a ele!!! E olha que não dá para acreditar no que ele foi capaz de fazer com a própria Inglaterra a ponto de ter gastos exorbitantes e uma falência aos cofres públicos devido às ideias e coisas que passaram pela sua cabeça! Quem vê a história acaba no caso tirando todos os títulos dele. Afinal de contas, não só dele, mas da maioria senão a totalidade de todos os reis que tiveram e existiram pois o cargo lhes davam o poder também de querer saciar ou botar para fora aos seus vícios. Mais um desmascarado com o Nerdologia e as evidências trazidas pela real história do rei Ricardo I da Inglaterra!!! ✌🏻😏🤨😐🙂😉👍🏻😄
Acho bacana tbm levantar o debate historiográfico sobre o João I, irmão de Ricardo. Apontado como um rei fraco e tirano, atualmente existe todo um resgate da figura de João, que herdou um reino falido e empobrecido, com os barões do Norte irritados com a nova política fiscal de impostos feita por Ricardo, João e o pai deles, Henrique II, assim como a iminente ameaça francesa. Alguns historiadores tentam mostrar como João na vdd foi um rei que reformou administrativamente e juridicamente o reino quebrado que herdou de Ricardo. Já li alguns trabalhos recentes que demonstravam como João, apesar das inúmeras críticas de seus contemporâneos, tinha qualidades como administrador e general; bem diferente da imagem popularizada que temos no imaginário popular por conta de obras como Robin Hood.
Como republicano deus me livre pagar pau pra rei, mas João era mesmo um pobre coitado e mau amado. Os historiadores não foram justos com ele (dito isso, só reformou pq o pau comeu solto na Inglaterra e ele não tinha muito como dizer não, pq se dependesse só dele a bagaça tava no bolso e o trono na Aquitânia)
As técnicas de respiração de demon slayer assim como os Onis fazem algum sentido no mundo real? E falando em demon slayer o hantengu é os clones dele (incluindo o processo de formação do zohakuten) fazem algum sentido biológico?
Em Relação ao Massacre Em Acre Relacionado a Ricardo Coração de Leão Tem um Debate Se Foi Ele Mesmo ou Foi Ele Que Recebeu a Culpa E Foi Responsabilizado Enquanto o Certo Seria Algum de Seus Associados o Principal O Francês Guilherme de Monferrato O Pai de Conrado de Monferrato
Olha já tem uma ideia do novo filme do Predador o protagonista vai ser o rei Ricardo Coração de Leão vá até um spoiler do filme esse Predador é o Predador do primeiro filme do Arnold Schwarzenegger Essa é minha ideia Disney é só você pegar
Ele não falava inglês mas francês porque os nobres ingleses na realidade vieram da França, sendo que eles nem eram franceses, eram vikings os normandos
e aí vc abre o Facebook e tem um cara falando que na Idade Média os camponeses tinham uma vida melhor que a do trabalhador atual (que não é grandes coisas tbm)
Que estranho no outro Vista estava condenando Rei Ricardo Coração de Leão falando que era um Babá contaram por que você se fizeram um vídeo do Rei Ricardo Coração de Leão
"... todos os nobre europeus são primos, aparentemente" isso daria um ótimo Nerdologia, o início da raiz familiar europeia
Um ótimo nerdcast
Isso e um sobre a festa de incesto que são os Habsburgo
Recomendo usefulcharts, eles fazem essas análises genealógica perfeitamente
Daria uma ótima dor de cabeça
Mais recentemente, a Rainha Vitória foi chamada de "avó da Europa", pela quantidade de netos na nobreza européia.
A popularidade de Ricardo Coração de Leão é bastante antiga. O rei, que cresceu, viveu, morreu e foi sepultado em França também é muito popular neste país, além da Inglaterra. Durante os fins do século XVIII, o compositor belga (nascido em Principado-Bispado de Liège , afinal, não havia ainda Bélgica como país) André Grétry compôs uma ópera chamada "Richard Coeur-de-lion" que tratava justamente da prisão do rei por Leopoldo da Áustria e foi uma das primeiras óperas com o tema de resgate, em que um herói resgatava um prisioneiro injustiçado. Durante a Revolução Francesa, a ária "Ô Richard, ô mon roi!" (Ó Ricardo, ó meu rei!) cantada pelo herói Blondel tornou-se extremamente popular entre os realistas leais à monarquia devido à analogia da prisão de Ricardo às prisões de membros da família real, inclusive os próprios reis de França à época. Devido a isso, a ópera foi banida pela Primeira República Francesa e por muito tempo ficou mal vista em França.
Sugestão de Nerdologia: Alaska e a venda pela Rússia aos EUA.
Up
Tooooo
Esse cara do Alaska é o mesmo cara do NC stories de brownie
@@evertonrodolfo833 Hã!? Nem sei o que é isso.
Up
"O que fez dele um símbolo da Inglaterra?" Um nome (apelido) foda demais.
Monarquia é isso, todos os nobres acabam sendo primos depois de algumas gerações
Jorge V, Guilherme II e Nicolau II entram num bar
isso acontece porque os nobres que tinham terras, ou seja a alta nobreza, só casavam com alta nobreza, pra fazer alianças políticas e afins, tudo isso dava em todo rei de algum canto sendo primo de outros reis de outros cantos, o Dom Pedro 2 mesmo casou com uma prima e tiveram até que ter uma aprovação do papa
@@genteboa0545 tou ligado
Igual a república,todos do poder são parentes ou herdeiros
Por favor, Nerdologia sobre Frederico, o Grande, e outro sobre a Guerra dos Sete anos.
Acabou o Nerdologia? Se sim, obrigada pelo trabalho, foi um trabalho rico e incrível, acabou quando tinha que acabar e eu tenho orgulho de ter acompanhado até o fim. Deixaram o legado.
Se acabar, espero ao menos um vídeo com a despedida do Filipe, ele foi tão importante para o canal quanto o Átila e carregou o nerdologia nas costas depois da saída dele.
Não cara, relaxa aí. Mas não custa nada dar umas curtidas e compartilhadas, faz a boa pra gente 💜✌
Achei bem interessante como tempos atrás foi feito alguns vídeos da vida e conquistas de Alexandre, o grande. E agora um foco na vida e conquistas de Ricardo, Coração de leão. Gostei da ideia de focar em uma personalidade e lançar alguns vídeos sobre (ex. Início da vida, conquistas e declínio/fim da vida).
Parabéns pelo conteúdo 👏🏻
Comecei meu canal de história por causa de vocês. Um dia espero chegar perto do nível de qualidade de vocês. Obrigado pelo conhecimento.
Eu sou seu fã
A vei ❤@@rodrigohenrique729
Tão foda que até o Acre entrou na historia
Grande vídeo, Felipe.
Olha, um dos melhores filme que eu já vi trata do jovem Ricardo, antes de ser rei. Mais precisamente, dos pais dele: Henrique II Plantageneta e Eleanor da Aquitania.
O filme tem um elenco fora de série. Timothy Dalton é o jovem Felipe Augusto, com quem Ricardo teve um caso; Anthony Hopkins aparece como o próprio Ricardo, acho que é seu primeiro papel.
O rei é Peter O'Toole. Mas a rainha é a extraordinária atriz Katherine Hepburn, numa atuação arrebatadora. Quem se interessar, procurem o monólogo dela no filme.
Curiosidades de um pequeno pesquisador de literatura medieval britânica e Robin Hood, que foi pego de surpresa por este vídeo em meio a escrita do segundo capítulo da dissertação:
1- Nas primeiras histórias (séc XIV-XV) de Robin Hood - Robyn Hode and the Potter; RH and the Monk; A lyttle gest of Robyn Hode - não há qualquer menção a Ricardo ou João sem terra. Na realidade poucos são os personagens com nomes próprio citado nas histórias.
2- A lyttle gest é a mais completa destas três histórias e, por sua vez, provem de baladas cantadas por ribaudiers, menestreis e atores em quermeses e tavernas medievais desde o século XIII. No século XIV, A gest foi compilada e posteriormente impressa e vendida em folhetins.
3- Esta compilação reúne uma série de histórias que forçosamente foram reunidas e articuladas, de modo a criar uma história maior. Os personagens representam arquétipos, sendo apenas alguns membros do bando de Robin - João pequeno, Scathelock, Much - e o cavaleiro sem terras, Richard at the Lee que tem nomes próprios. Todos os outros são apenas citados como: o abade, o xerife, o Rei, a virgem
4- Sobre o Rei a gest é confusa. Ela cita um suposto Rei Edward e trata-o como furioso em um momento e como um bem aventurado e honroso em outro. Isto provavelmente deve ser fruto da união de várias histórias que gerariam tal confusão.
5- Portanto nas histórias medievais de Robin Hood, João sem terra e Ricardo Coração de Leão eram talvez o mesmo personagem e se chamava Edward (não me pergunte qual, pq até o século XIV já tinham uns 6 Eduardo pra numerar - se for pra chutar acredito que era algum plantageneta devido a temporalidade, mas mesmo assim tem 3 edwards para escolher)
6- Como citado no vídeo a construção de Ricardo como um importante rei inglês e João I como um rei ruim veio posteriormente, provavelmente no séculos XVI-XVIII após as disputas das famílias Lancaster, Tudor e Stuart. Nesse processo, Robin Hood, Ricardo e João foram sendo estabelecidos como personagens coevos, de modo a desenvolver um mito fundador inglês e estabelecer dois tipos de literatura medieval: A matter of Britain (marcado por histórias de cavalaria como a távola redonda) e the matter of greenwood (representado por histórias mágicas em bosques e trilhas nas matas, como as canções de Robin Hood)
Perdão pelos possíveis erros de gramática, se eu for lembrando de mais alguma coisa vou colocando aqui
OBS: Assistam o video do nerdologia sobre Robin Hood, é muito bem feito e também é provavel que o Felipe já tenha tratado de coisas que falei acima.
Muito interessante!!!!
Sugestão Nerdologia Santos Dumont !!!!
Fala um pouco sobre a admiração de Ricardo Coração de Leão e a figura do Rei Artur...
Aparentemente ele até achou uma "Excalibur" e buscava o túmulo desse rei bretão lendário
Sugestão:
As Batalhas de Aníbal Barca
Guerras Italianas
Reinado do Imperador Carlos I
A musica que o ricardo compos na prisao tocando de fundo muito linda & ja nus on pris
Outro importissimo líder cruzado é André ii da Hungria e Croácia que participou na quinta cruzada , diferente de Ricardo, André ii recebeu o epíteto André de Jerusalém,outras coisas boas positivas em seu governo foi: fazer a Galícia posse da coroa húngaro-croata e assinar o touro dourado de 1222
Cara cada dia melhor 😊 a quantidade só aumenta🎉
Como já foi comentado, seria interessante um Nerdologia sobre as raízes familiares europeias e o momento em que elas começaram a se cruzar e formar esse grande conglomerado de primos como Reis e Rainhas de toda a região.
Amo esse tema! A formação da Inglaterra saxã e normanda! Que confusão!!! Interessante tb o papel de algumas mulheres, especialmente Leonor da Aquitânea, mãe do Ricardo e rainha de 2 países: França e depois de 10 anos, 2 filhas e de anular seu casamento, da Inglaterra c Henrique I.
Recentemente Joguei Assassin's Creed
Relembrando o Primeiro e O Ricardo Coração de Leão.
coincidentemente tô lendo nesse momento o livro do Christopher Tyerman sobre as Cruzadas e o livro As Cruzadas vista pelos Árabes, os dois são ótimos e desmentem a ideia de uma guerra santa genuína
Interessante. De que forma esses livros justificam a conquista árabe islâmica Jerusalém e arredores, ao mesmo tempo em que deslegitima a (tentativa de) reconquista pelos cristãos? Gostaria de saber a ideia central dessea livros.
Aqui no ocidente nós vemos e estudamos as cruzadas pela visão dos árabes ...vide a balela que contam nas escolas que os europeus eram malvados e os pobres maometanos estavam lá quietinhos em Jerusalém
@@Natalycio1 não sei como se reconquista algo que nunca foi seu, coitado do imperador bizantino. mas ainda tô lendo os livros, não tenho como dizer quais são as ideias centrais deles sem errar (inventar conclusões). O primeiro é só uma introdução baseado mais em fatos do que interpretação, o segundo denota o impacto da campanha genocida contra o povo árabe, aí qualquer coisa dê um jeito de ler e tirar suas conclusões
De certa forma, nenhuma guerra é fato genuína além da vontade de conquistar algo. As cruzadas eram formas de justificar para a sua população a ideia do investimento em uma guerra distante dos seus territórios em prol de algo maior (o cristianismo), toda cruzada começa antes com uma grande cobrança de impostos ou de dízimos. Na prática era uma mera expansão do poder e influencia a partir da queda da Igreja Ortodoxa (Império Bizantino) em barrar o expansionismo Árabe.
@@Natalycio1 De onde você tirou que é legítima a ideia de cristãos tomarem Jerusalém? kkkkkkkk interessante o pensamento incoerente dos conservadores cristãos para justificar ações cristãs...
👏🏽👏🏽👏🏽 muito bom!
Grato pelo trabalho
Correção minúscula no momento 2:25 --> Ao Noroeste da atual França. Acredito que o Filipe se confundiu pois pensou: Ao sul da Inglaterra.
Sugestão de Nerdologia: A relação entre a Copa Libertadores e as independências na América do Sul
q vídeo BOM einh, nossa senhora
Sugestões para vídeos futuros
Felipe II da França conhecido como "Felipe Augusto" e Louis IX da França conhecido como "Louis o Santo"
Mano, um vídeo que está faltando aqui é sobre Zheng Yi Sao, a pirata mais poderosa da Ásia...
Eu sei que é aleatório, mas você poderia fazer um vídeo sobre magos? Continuando aquela série de classes de rpg.
Os Nerdologias de história são sempre muito legais, mas eu sinto falta da variedade de campos de estudos abordados que a o canal costumava ter. História, física, psicologia, educação física, arqueologia (que querendo ou não tem um nível de "redundância"/sobreposição história). A variedade era maravilhosa.
Sugestão : William Marshall
Fascinante 👏 👏 👏
fala sobre Eumenes existe um mangá sobre a vida dele ''Historie''
O direito tributário e a constituição nascem dai
Sugestão de uma Série nerdologia: Presidentes
Um homem tão honrado com uma morte tão simples
Honrado? Você assistiu mesmo o vídeo?
Nuca vê um nome fazer tanto sentido Ricardo coração de leão concerteza
Ótimo
4:33 O nome tem alguma relação com o atual estado brasileiro do Acre?
Não! O estado Brasil tem o nome vindo de uma lingua indígena daquela região da Amazônia.
Resumindo: Um rei extremamente superestimado
Sugestão de episódios: Revolução Federalista (Maior guerra civil do Brasil), Guerras Civis do Congo, História da Cachaça e a escravidão, Origem das Lendas e Folclore Brasileiro...
Ricardo praticamente foi um pioneiro do governo à distância 😅
Vídeo sobre a reconquista por favor
Eu sei que já foi dito, mas porque só tá tendo nerdologia de história? Não lembro da explicação quando parou!
E qual a ligação do Acre das cruzadas com o Acre dos Aliens e Dinossauros, conhecido como o Estado Brasileiro do Acre
Já tem um Nerdologia sobre o Dom Sebastião de Portugal?
Sobre as campanhas e conquistas do legado de Ricardo I ou Ricardo Coração de Leão teve envolvido com futuros conflitos na idade média como a Guerra dos Cem anos e a Guerras das Rosas que inspirou Game of Thrones?
O Ricardo em si não tem ligação com nenhuma das duas guerras, mas a sua dinastia, a Plantageneta, está ligada às causas de ambos os conflitos que foram, basicamente, disputas dinásticas pelo trono de França e da Inglaterra.
1:32 A Louca, Louca História de Robin Hood.
Cade o nerdologia de terça....
O próximo sai... terça
Sugestão: O "Grande Jogo" a disputa entre o Império Britânico e o Império Russo no atual Afeganistão e Ásia Central.
O Legado a Longo Prazo de Ricardo Foi O seu Heroísmo Que com o Passar do Tempo Foi Romantizado Tanto na Inglaterra como na Europa.
E no Romantismo No Século XIX Foi Muito Admirado Em comparação Com
O Seu impopular irmão João Mesmo Que
Muitos Dos impostos indevidos Cobrados Por João Foram Para Suprir as Dívidas Deixadas Por Ricardo e Recuperar
O Tesouro da Inglaterra.
Sugestão: historicidade dos povos descendentes de Noé
Um irresponsavel, de 10 anos passou 6 meses como na Rei da Inglaterra e ainda quebrou o pais.
Alguém faça uma campanha do Age of Empires tendo essa história como base.
Tenho na memória, por algum motivo, que Baldwin IV era o Rei de Jerusalém durante esse período e que foi ele quem derrotou Saladin. Mas tudo isso pode ser apenas um filme que assisti também.
O Balduíno, que era aquele rei leproso que usa máscara no filme Cruzada (Orlando Bloom de protagonista e tal) era o rei de Jerusalém durante a Segunda Cruzada; que ocorre alguns anos antes da Terceira.
Balduíno morre de lepra antes da conquista de Jerusalém feita por Saladino, mas o reino de Jerusalém permanece existindo, com posse de outros territórios ali pelo Oriente Médio.
A Segunda Cruzada termina em 1149 com a conquista de Jerusalém pelos muçulmanos e a Terceira começa 40 anos depois em resposta direta a esse fato.
Oi nerdologia sugestão de vídeo: Massacre da Praça Celestial na China em 1989
Rapaz, o cara saiu pra conquistar uma terra longínqua, só na ida ele tomou outros dois territórios que nada tinham a ver com o objetivo, rompeu o casamento e casou com outra mulher. Chegando lá, ele não conquistou o objetivo, e na volta ainda teve que se disfarçar, sofreu um naufrágio e ainda foi sequestrado por um ano. Isso é que é história pra contar.
Sinto falta de quando comparava as versões históricas com as dos filmes, séries e afins.
Tá aqui ó 1:13
@@eduardocolgan não, os vídeos antigos fazia comparações dizendo oq tinha errado nos filmes.
@@loureiro.marcos Mas é isso que tá dizendo nessa parte 🤨
7:52 a língua dele não era o francês, era o ocitano
A questão do rei Ricardo, Coração de Leão, como mesmo alcunha ou apelido que ele recebeu, se deu obviamente por causa do seu empenho nas Cruzadas. Isso enobrecia ou dava fama para quem se empenhava ou ia para ela.
Pode ser que foi isso que deu todo esse ar de heroísmo, nobreza, coragem e tudo mais a ele!!!
E olha que não dá para acreditar no que ele foi capaz de fazer com a própria Inglaterra a ponto de ter gastos exorbitantes e uma falência aos cofres públicos devido às ideias e coisas que passaram pela sua cabeça!
Quem vê a história acaba no caso tirando todos os títulos dele.
Afinal de contas, não só dele, mas da maioria senão a totalidade de todos os reis que tiveram e existiram pois o cargo lhes davam o poder também de querer saciar ou botar para fora aos seus vícios.
Mais um desmascarado com o Nerdologia e as evidências trazidas pela real história do rei Ricardo I da Inglaterra!!! ✌🏻😏🤨😐🙂😉👍🏻😄
Neste episódio não se falou o nome da mãe do Ricardo considera a avó da Europa. Leonor da Aquitânia.
No primeiro episódio sobre o Ricardo já foi falado.
Muito interessante saber as transformações que a monarquia teve que passar, rica a história da realeza da Inglaterra
Acho bacana tbm levantar o debate historiográfico sobre o João I, irmão de Ricardo. Apontado como um rei fraco e tirano, atualmente existe todo um resgate da figura de João, que herdou um reino falido e empobrecido, com os barões do Norte irritados com a nova política fiscal de impostos feita por Ricardo, João e o pai deles, Henrique II, assim como a iminente ameaça francesa.
Alguns historiadores tentam mostrar como João na vdd foi um rei que reformou administrativamente e juridicamente o reino quebrado que herdou de Ricardo. Já li alguns trabalhos recentes que demonstravam como João, apesar das inúmeras críticas de seus contemporâneos, tinha qualidades como administrador e general; bem diferente da imagem popularizada que temos no imaginário popular por conta de obras como Robin Hood.
Como republicano deus me livre pagar pau pra rei, mas João era mesmo um pobre coitado e mau amado. Os historiadores não foram justos com ele (dito isso, só reformou pq o pau comeu solto na Inglaterra e ele não tinha muito como dizer não, pq se dependesse só dele a bagaça tava no bolso e o trono na Aquitânia)
Faz um nerdologia sobre o jogo Incredibox Dystopy
Cade o video? Da semana? 😮
Amanhã!
Qual foi o teor do acordo celebrado com Saladino?
As técnicas de respiração de demon slayer assim como os Onis fazem algum sentido no mundo real?
E falando em demon slayer o hantengu é os clones dele (incluindo o processo de formação do zohakuten) fazem algum sentido biológico?
Depois desse vidéo me deu um vontade de jogar Age OF Empires II .
🏛👏🏻
Que doideira, tava pensando nesse rei ontem... 😂
Em Relação ao Massacre Em Acre Relacionado a Ricardo Coração de Leão
Tem um Debate Se Foi Ele Mesmo ou Foi Ele Que Recebeu a Culpa E Foi Responsabilizado Enquanto o Certo Seria Algum de Seus Associados o Principal
O Francês Guilherme de Monferrato
O Pai de Conrado de Monferrato
Mais alguém achou que essa história daria uma bela série estilo got cheia de intrigas políticas e batalhas épicas?
Ricardo Coração de Leão é o maior caso de '' Neymar hipotético'' da história.
Se for apurado mais a fundo, chegaria às nobrezas babilônicas...
A mãe do Ricardo da outro nerdologia
Dom Sebastião nem é tão original assim no fim das contas.
Cara, minha arvore genealogica aponta para casa real de portugal e leon, logo esses cara tudo são meu parentes tbm por tabela.
Quando os europeus desistiram de Jerusalem?
Olha já tem uma ideia do novo filme do Predador o protagonista vai ser o rei Ricardo Coração de Leão vá até um spoiler do filme esse Predador é o Predador do primeiro filme do Arnold Schwarzenegger Essa é minha ideia Disney é só você pegar
Faz um sobre Frederico Barbosa
Acredito que vc quis dizer Frederico Barbarrosa, não?
Achei a causa dele muito nobre. Pena que não acabou com o Islã definitivamente.
Ele não falava inglês mas francês porque os nobres ingleses na realidade vieram da França, sendo que eles nem eram franceses, eram vikings os normandos
E a mãe dele era francesa, Leonor da Aquitânia.
Muito resumido
O Ricardo Coração de Leão Escreveu uma Canção Enquanto Estava Preso Jan Nus on Pris.
e aí vc abre o Facebook e tem um cara falando que na Idade Média os camponeses tinham uma vida melhor que a do trabalhador atual (que não é grandes coisas tbm)
Que estranho no outro Vista estava condenando Rei Ricardo Coração de Leão falando que era um Babá contaram por que você se fizeram um vídeo do Rei Ricardo Coração de Leão
façam um video sobre Hasan Sabbah!!! pfvv
👍👍
As árvores genealógicas medievais fazem o Game of Thrones parecer simples e direto
I'm just a warrior
I'm not a linguist
But i think the king of England
Should probably speak english
caramba o papa chutou a coroa do cara
Amigão, de 1066 a 1399 todos os reis ingleses falavam francês como primeira língua
Grande Rei!
Esse video foi repostado ?
Esse é outro. Focado nas guerras
não, é só outro vídeo sobre coração de leão
Primeiro rei de Portugal não falava português (Galego-Português) mas sim leonês (Astur-Leones), nem o português existia ou era falado
Por que falar de Ricardo Coração de Leão, quando podemos falar de Nonato Coração de Jumento?
Comecei meu canal inspirado em voces, gostaria de recomendar como temas de videos sobre a Revolução Mexicana e a Guerra dos Boeres
Acabou nerdologia 😞
Não cara, se acalma aí, amanhã tem
7:17 Que morte "Besta" 🤕
Pra ver como a história da Europa é cheio de bololo né