Pessoal, duas observações que faltaram ser melhor explicadas por mim no vídeo: 1- Em relação ao Vlad Tepes: O pai de Vlad III - Vlad II - era conhecido como Vlad Dracul, ou seja, Vlad “Dragão”, pois pertencia a um grupo religioso chamado “Ordem do Dragão”. Por ser seu filho, Vlad III recebeu o título de Draculea (o sufixo “ea” significava “filho”), que poderia ser traduzido como “o filho do Dragão”. Porém, a palavra Dracul também pode ser interpretada como “diabo”, de acordo com a língua romena. Assim, Draculea significa “o filho do diabo”. Este significado era utilizado principalmente entre os inimigos de Vlad III, por causa de sua fama de extrema crueldade e desrespeito pela vida humana. 2- A intenção do vídeo não era abordar todas as obras de vampiro que já existiram (seria impossível fazer isso num vídeo só). Por isso optei por trazer apenas algumas de cada estilo diferente mostrando a evolução do personagem ao longo dos séculos. Obrigado pelo carinho de sempre nos comentários!
FELLIPE , FAZ UM VIDEO EXPLICANDO COMO PODEM TER deuses gregos/romanos,nordicos e egipcios no universo de Percy Jackson, PORQUE SERIO EU NÃO SEI COMO PODEM EXISTIR TANTOS deuses em um mesmo Universo
Faltou "O Vampiro" do John Polidori, resultado da famosa aposta com a Mary Shelley e o Lorde Byron. O Polidori se inspirou no Byron pra criar a figura do vampiro e isso trouxe pra literatura essa noção dos vampiros como aristocratas em castelos
Eu Acho que Diários de um Vampiro adaptou bem a lenda dos vampiros, uma pedra enfeitiçada para que eles possam andar no sol eu achei uma desculpa perfeita, afinal bruxas podem ser muito poderosas e capazes de criar algo assim. Os vampiros desse livro são muito sedutores e no livro eles tem a habilidade de transmutação. Diários de um Vampiro é um ótimo livro de vampiros, diferente de Crepúsculo 😑 apesar de ser um romance Diários de um Vampiro é um livro muito interessante que mostra diversas facetas dos personagens. A série é muito diferente do livro, gosto de ambas mas vale a pena dar uma chance ao livro.
@@Ta.Mires.2 tem no livro. A verbena na religião Umbanda está ligada com afastamento de energias negativas e proteção (o que faz sentido já que os vampiros sugam sangue e são o mal, a negatividades). Na medicina natural trata várias doenças.
@@rogerkos9285 olha, não vejo nada de infantil em TVD, aliás, os pais não deveriam deixar as crianças assistirem pois tem violência e muitas mortes, corações sendo arrancados e mostrados pulsando na mão de quem arrancou além do sangue que brota dos corpos mortos e mordidos. Não é uma série 100% adulta mas DEFINITIVAMENTE não é infantil tbm, é para adolescentes 14, 16 anos /adultos mas no nosso país crianças gostam de se auto denominar adolescentes e capazes de assistir o que não devem e os pais não estão nem aí.
Eu adoro o conceito que criaram no RPG Vampiro A Máscara, praticamente sem mudar uma vírgula, usaram toda a História de Cain ser amaldiçoado por deus depois que matou o irmão Abel, e seus descendentes vampíricos até os dias atuais.
Rapaz! Faz 22 anos que jogo RPG, e até hoje a história mais completa que eu vi sobre Vampiros, é a do Vampiro A Máscara! Ah Felippe citou o livro "Os Sete", pois bem a Camarilla é composta por 7 clãns de vampiros! Coincidência? rs
O autor desse RPG levou a frase 'Deus escreve certo por linhas tortas' ao próximo nível: "Já qui cê matô, eu vô te amaudiçuá pra você continuar matando pela eternidade... e o melhor vô ti dar a habilidade de amaudiçuá tudo mundo qui cê quisé!"
@@Nilson4033 cara eu adoro os conceitos do universo do Mundo das Trevas, os Lobisomens, Magos, os Changelings, os Fantasmas... Mas esse conceito eu nunca consegui curtir, é basicamente você chegar e conceder imortalidade pra um psicopata porque o cara cometeu um crime imperdoável kkkkk Mas fora isso os conceitos que envolvem o mundo dos Vampiros são muitos bons e únicos.
Fascinante a criatividade humana principalmente quando se trata de monstros demônios e deuses mitológicos. Mas confesso q me pegou de surpresa a parte de roubar a meia esquerda do vampiro, tive q rir mt com essa😆.
Felipe, vc acha que a Fera do desenho; Bela e a fera, é uma versão do lobisomem? Pois ele ao final do desenho se transforma em humano assim como qualquer outro lobisomem, mas pelo fato dele ser amaldiçoado por uma bruxa ele ficou por mais tempo na sua forma fera e com o passar do tempo ele adquiriu uma forma mais "humana" como; falar e se vestir.
Eu acredito que não... A maldição nas versões mais antigas dessa estória fazia com que seu exterior retratasse seu caráter. Ele era uma pessoa ruim e a velha senhora o amaldiçoou para que fosse tão feio por fora como ele era por dentro. O lobisomem é uma criatura lendária mais voltada para outros aspectos do imaginário popular, originalmente sem muita relação com estórias infantis.
Eu imagino esse bando de vampirp discutindo: D: Eu durmo num caixão😎 E: Sai daí doido eu brilho no sol😎 Niklaus: Eu sou metade lobo e metade vampiro, parça😎
Aqui no Brasil, a novela Vamp fez muito sucesso nos anos 90 trazendo a história da cantora Natasha (Cláudia Ohana) que vendeu sua alma a um vampiro, (Vlad) Ney Latorraca, em troca de fama e sucesso. Eu era criança na época, mas lembro que todo mundo deixava de brincar pra ver a novela com vampiros. Hoje estou assistindo novamente no streaming pra relembrar de tudo. Vale a pena! Acho que foi a obra brasileira mais relevante já produzida sobre o tema e que realmente teve sucesso na cultura popular.
Um livro, que achei por um acaso, chamado "A Menina Mais Fria de Coldtown" da autora Holly Black, em minha opinião, foi uma forma bem mais eficaz e interessante de trazer um "Romance Vampiro" do que a saga Crepúsculo. É uma bela trama com terror e suspense na medida certa, ao recomendar o livro para minha mãe, ela comentou que seria uma leitura com mais interesse adolescente (mas isso é uma opinião dela). Enfim, eu suuuuper recomendo a leitura desse livro, pois tem uma 'pegada' muito legal com a temática vampiresca.
Felippe, acompanho seu canal desde a época dos vídeos do primeiro filme de It e gostaria de deixar um elogio. Sua forma de narrar o vídeo e desenvoltura pra apresentar só melhoram, está cada vez mais gostoso assistir os vídeos porque o tempo voa!
Eu gosto bastante da abordagem do vampirismo, de uma forma mais sedutora, me lembra muito aspectos de íncubos e súcubos. De toda forma eu gostos das histórias em que a "mordida" de um vampiro, pode causar prazer na vítima, e torna bem íntimo e sexual. Por exemplo, séries como House of Night (a minha preferida) e Academia de Vampiros. Além da inclusão da "magia" que pra mim, deixa a história facinante ainda!...
De literatura vampírica, recomendo Carmilla, o original é da década de 1870 e tem umas traduções pro português. Está em domínio público e é fácil conseguir PDF gratuito, e olha... sem dúvidas uma delícia de leitura!!!!!
Esse ano eu terminei de ler o livro Dracula O Morto Vivo. Não foi tudo o que eu esperava mas foi boa a leitura. Ele foi escrito por um familiar de Bram Stoker.
Olá tudo bem? Adorei o vídeo sobre Vampiros e a forma em que o assunto foi abordado tentando puxar todas as criações e inspirações do conceito que temos hoje em dia. Achei que você iria citar Vampiro a Mascara o jogo de RPG com um universo único de vampiro e recheado de contos e alguns romances que desenvolve ainda mais o universo apresentado pelo jogo de RPG. Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo ótimo vídeo!!!
A saga crepúsculo foi que né introduziu a leitura, eu fui muito viciada nesses livros quando era adolescente. Hoje tenho uma visão totalmente diferente dela.
Um livro que também fala do vampirismo como uma doença que se espalhou como uma pandemia nos dias de atuais é "A Menina Mais Fria De Coldtown " da Holly Black ( a mesma autora de "O Príncipe Cruel" e também "As Crônicas de Spiderwick" , cada um fala sobre um mundo das fadas de uma forma diferente)
Como não amar seus vídeos? ainda mais sobre essas criaturas que eu particularmente adoro e no final ainda tendo um dos meus livros preferidos, "Kaori", sendo recomendado por você! 😍❤
Eu sei q Crepúsculo é problemático, mas eu nao consigo deixar de gostar, isso foi minha adolescência toda junto com The Vampire Diaries e Entrevista com Vampiro (sim eu gosto e foda se) scrrrrr
Crepúsculo sofreu do "efeito manada", ou seja, grupos que odiavam com todas as forças só pra causar histeria e grupos extremamente obcecados que amavam incessantemente, não precisava nem de um, nem de outro. Eu por exemplo, assisti, gostei na época e hoje já não ligo mais.
Eu também. Crepúsculo foi a saga que me introduziu a leitura, eu tenho um carinho enorme por ela. Conheci quando era adolescente, e hoje vejo vários defeitos que não via na época. Mas minha memória afetiva não me permite odiar.
pra mim é a mesma coisa com cavaleiros do zodiaco. Quando eu era criança, adorava esse desenho. Hoje, já adulto, eu percebo VÁRIOS problemas que essa obra tem, e eu a considero uma obra ruim kkkkkkk mas mesmo sabendo que é ruim, eu ainda gosto kkkkkkk
Um livro que ninguém conhece, mas é muito legal, é o Anno Dracula, de um autor chamado Kim Newman. Lembra muito a Liga dos Cavalheiros Extraordinários da literatura de horror vitoriana. Eh cheio de sequências, mas só este chegou ao Brasil. Recomendadíssimo.
André Vianco é muito top! A saga dos vampiros é muito original e diferente de tudo que tem cinema ou nos livros por aí. Vale muito ler seus livros, principalmente por que grande parte de suas situações acontecem em lugares que a maioria das pessoas já conhecem. A imaginação vai longe!
Boa noite, Felippe! Ótimo vídeo! Os clássicos Dracula de Bram Stoker e Entrevista com o Vampiro não têm pra ninguém! Pena que já não fazem filmes de vampiros como antigamente. Queria te sugerir uma saga de vampiros do começo dos anos 90 que poucos conhecem e que eu acho fantástica. É a saga Subspecias, da Full Moon Pictures. O personagem principal é o vampiro Radu interpretado pelo ator Anders Hove.
A melhor representação de vampiro em questão estética e de complexidade q eu ja vi e adorei foi com the witcher no qual ha várias espécies em nivel hierárquico e os vampiros com características humanas os vampiros superiores são muito maneiros e poderosos, deatlaff e Regis são os melhores vampiros
Juro que ate hoje eu tenho uma AVERSÃO a esse filme e a vampiros que brilham no sol depois de ter assistido crepusculo , pq eu nao tinha engolido direito essa historia de vampiro que brilha no sol. Pq antes de ter visto crepusculo, eu assisti aqueles filmes com os vampiros tradicionais. Mas confesso que ri muito na parodia desse filme , que se chama os vampiros que se mordam.
Excelente explicação. Hoje eu tenho 43 anos. Dos 11 aos 22 adorava filmes de vampiros. Principalmente as femininas. Aleera de Van Helsing é a mais linda de todas. Salma Hayek em Drink do Inferno. Gata. Agora, após os 22 eu me frustrei. Porque os filmes deixam lacunas terríveis. E não conseguimos entender esses personagens. E toda uma história. Não se explicam muito essa questão de doenças e pestes como a cólera estarem associadas a mortos-vivos como causa de suas transmissões. Os livros e explicações como essa são bem melhores.
Antes das indicações, estava paquerando o "Sétimo" ali no cantinho da prateleira! Rsrsrs É bem legal que tenha falado sobre os livros do André Vianco, eu não cheguei a ler todos, mas "Os Sete" foi uma leitura e tanto para mim há uns 4 anos, no auge dos meus 15 aninhos! Foi bacana e engraçado ver que a história vampiresca se passava aqui no Brasil, que começou em uma cidadezinha e que em um algum momento se passou tbm em Osasco. Ótimo, vídeo ❤️
Isso me lembra de quando passei as ferias de 88 na Romênia na casa de meus tios brasileiros. Tio Jorginho e Tia Berta Lembro me que toda noite eu me lembrava de Lestat e no início eu ficava com medo Depois comecei a sair escondio a Noite para ver se via algo estranho para poder contar quando viesse ao Brasil. Um dia passando em uma floresta ficava de fato procurando algo Ate que me dei conta que estava muito longe de casa. Até que uma mulher com roupas Brancas estilo Vitoriana apareceu e me perguntou onde morava, primeiro no em 2 idiomas e eu não entendi; até que ela sorriu balançou a cabeça e perguntou em Inglês 😮 Ai sim pudemos conversar um pouco; então ela me acompanhou ate a rua de minha casa, e ela disse que não poderia passar dai pois não era convidada a entrar Eu não entendi nada e também não perguntei nada. Dai tocou o despertador e eu acordei 😢
Bram stocker pegou q ideia de um dos autores do grupo de Byron, o qual o autor tinha retratado um vampiro “conde” alguém da aristocracia, rompendo com a ideia só de monstro. Bram pegou esse conto e fez o livro dele, muito parecido com a origem da sua inspiração. A diferença é que Bram ficou mais famoso.
É muito boa pois traz o vampirismo como pandemia global, li antes do coronavírus e foi bem assustador lembrar dela enquanto tudo acontecia, tem também muitas menções religiosas e um vilão muito top, recomendo a todos que gostam do gênero 😃, vídeo top xará como sempre parabéns
Oi. Adorei o vídeo e só faltou a buffy que na minha opinião foi a inspiração para crepúsculo já que até o ator dos filmes foi escolhido por ser "parecido" com o ator do Angel da série, (sério mesmo corte de cabelo). A série da buffy é de 1997 e os livros 2005. E se você analisar a personagem Willow na série lembra bastante a personalidade da Bela nos livros. Entre outras coisas. Pensa sobre isso que dá um bom vídeo. ;)
Opa Felippe, faltou citar os estudos do cara que desenvolveu a Ciência das Religiões, o Mircea Eliade, sobre os mitos de vampiros, e o romance que ele escreveu em 1936 baseado nesses estudos: Senhorita Christina.
Isso do mito da admiração para contar coisas dos vampiros (Não sabia disso) me lembrar os leprauchs ( não sei se escreve assim) e aquele vampiro da vila sésamo que ensinava a contar, deve ser onde tiram isso
A minha primeira experiência com os vampiros foi com o livro destino: Transilvânia da Regina Drummond quando eu estava no ensino fundamental entre 2010 a 2013,e é muito incrível esse livro e recentemente o li de novo agora em 2020 e a experiência foi incrível, pois já tinha lido o livro Dracula e já conhecia muito mais sobre os vampiros agora, então eu recomendo e muito esse livro
De fato eles existem,eu sou um deles,cansei de me esconder,quem quiser acreditar acredite,quem não quiser não acredite, não tenho que ficar tentando provar nada.
Felippe, você pretende trazer esse mesmo tipo de vídeo mas com o tema de lobisomem? Se sim, seria interessante você comentar também sobre o folclore do lobisomem brasileiro que nem lobo é, e sim animais de fazenda como porco, jegue, cabra e etc.
O seu conteúdo é cult e inteligente sem ficar chato, amo seus vídeos, cada um melhor do que o outro 🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍❤️🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤
eu ainda to no começo do vídeo, mas acho legal citar que buffy, a série bem famosa do joss whedon nos estados unidos, é influência pra várias histórias de vampiros hoje em dia
Pessoal, duas observações que faltaram ser melhor explicadas por mim no vídeo:
1- Em relação ao Vlad Tepes: O pai de Vlad III - Vlad II - era conhecido como Vlad Dracul, ou seja, Vlad “Dragão”, pois pertencia a um grupo religioso chamado “Ordem do Dragão”. Por ser seu filho, Vlad III recebeu o título de Draculea (o sufixo “ea” significava “filho”), que poderia ser traduzido como “o filho do Dragão”.
Porém, a palavra Dracul também pode ser interpretada como “diabo”, de acordo com a língua romena. Assim, Draculea significa “o filho do diabo”. Este significado era utilizado principalmente entre os inimigos de Vlad III, por causa de sua fama de extrema crueldade e desrespeito pela vida humana.
2- A intenção do vídeo não era abordar todas as obras de vampiro que já existiram (seria impossível fazer isso num vídeo só). Por isso optei por trazer apenas algumas de cada estilo diferente mostrando a evolução do personagem ao longo dos séculos.
Obrigado pelo carinho de sempre nos comentários!
Eu ia comentar isso. Li uma biografia do Vlad Teps na qual eles explicam esse significado da linhagem, culto e interpretações da palavra Dracul.
FELLIPE , FAZ UM VIDEO EXPLICANDO COMO PODEM TER deuses gregos/romanos,nordicos e egipcios no universo de Percy Jackson, PORQUE SERIO EU NÃO SEI COMO PODEM EXISTIR TANTOS deuses em um mesmo Universo
Por favor
Por favor
Você é nota 10!!!!!!
Convenhamos, o gótico depressivo de Drácula é a contraparte vitoriana do emo adolescente de Crepúsculo.
Perfeito! :) hahahah concordo completamente
Verdade rsrsrs
Sempre se fala
Na minha época e que era bom
Kkkkkkkkkk
Tem um livro nacional chamado "o vampiro que descobriu o Brasil", que vai mais para o lado da aventura juvenil, que é bem legal.
Faltou "O Vampiro" do John Polidori, resultado da famosa aposta com a Mary Shelley e o Lorde Byron. O Polidori se inspirou no Byron pra criar a figura do vampiro e isso trouxe pra literatura essa noção dos vampiros como aristocratas em castelos
SIMMMM, tô lendo Frankenstein e vc vê como os mitos foram adaptados por essas mentes geniais.
@@nixzk Frankenstein é perfeito, li esse ano tbm e virou um dos meus livros favoritos
você se esqueceu de citar o romance "Carmilla" de Sheridan Lefanu
eu ia comentar a msm coisa rsrs
Bento Carneiro, o vampiro brasileiro. Esse sim é um vampiro de verdade.
"Se eu querer, eu balango as minhas mão e me transformo mim mesmo em morcego"
Poxa, Carmilla o conto de Sheridan La Fanu que saiu antes do Drácula foi esquecido no churrasco :/
Exatamente. Carmilla é um clássico subestimado.
O próprio escritor de Drácula se inspirou no conto de Carmila e não só ele :/
Ah então é daí q veio o nome da Carmilla de castlevania
Ah então é daí q veio o nome da Carmilla de castlevania
simm man que ódio
Eu Acho que Diários de um Vampiro adaptou bem a lenda dos vampiros, uma pedra enfeitiçada para que eles possam andar no sol eu achei uma desculpa perfeita, afinal bruxas podem ser muito poderosas e capazes de criar algo assim. Os vampiros desse livro são muito sedutores e no livro eles tem a habilidade de transmutação. Diários de um Vampiro é um ótimo livro de vampiros, diferente de Crepúsculo 😑 apesar de ser um romance Diários de um Vampiro é um livro muito interessante que mostra diversas facetas dos personagens. A série é muito diferente do livro, gosto de ambas mas vale a pena dar uma chance ao livro.
Pow, o lance da verbena foi inventa só pra série ou tem alguma base histórica?
Só que the varpire diares é uma série muito criança tlgd
@@Ta.Mires.2 tem no livro. A verbena na religião Umbanda está ligada com afastamento de energias negativas e proteção (o que faz sentido já que os vampiros sugam sangue e são o mal, a negatividades). Na medicina natural trata várias doenças.
@@rogerkos9285 olha, não vejo nada de infantil em TVD, aliás, os pais não deveriam deixar as crianças assistirem pois tem violência e muitas mortes, corações sendo arrancados e mostrados pulsando na mão de quem arrancou além do sangue que brota dos corpos mortos e mordidos. Não é uma série 100% adulta mas DEFINITIVAMENTE não é infantil tbm, é para adolescentes 14, 16 anos /adultos mas no nosso país crianças gostam de se auto denominar adolescentes e capazes de assistir o que não devem e os pais não estão nem aí.
@@tadanttas8312 para mim dos 12/13 já é se considerado na fase da adolescência
Eu adoro o conceito que criaram no RPG Vampiro A Máscara, praticamente sem mudar uma vírgula, usaram toda a História de Cain ser amaldiçoado por deus depois que matou o irmão Abel, e seus descendentes vampíricos até os dias atuais.
Rapaz! Faz 22 anos que jogo RPG, e até hoje a história mais completa que eu vi sobre Vampiros, é a do Vampiro A Máscara!
Ah Felippe citou o livro "Os Sete", pois bem a Camarilla é composta por 7 clãns de vampiros! Coincidência? rs
O autor desse RPG levou a frase 'Deus escreve certo por linhas tortas' ao próximo nível:
"Já qui cê matô, eu vô te amaudiçuá pra você continuar matando pela eternidade... e o melhor vô ti dar a habilidade de amaudiçuá tudo mundo qui cê quisé!"
@@Avernus3087 sim cara, Vianco tbm deve curtir muito esse RPG, pois os conceitos nas obras dele tbm são boas.
@@EverTones7 hahahahahahahahahaha....
@@Nilson4033 cara eu adoro os conceitos do universo do Mundo das Trevas, os Lobisomens, Magos, os Changelings, os Fantasmas...
Mas esse conceito eu nunca consegui curtir, é basicamente você chegar e conceder imortalidade pra um psicopata porque o cara cometeu um crime imperdoável kkkkk Mas fora isso os conceitos que envolvem o mundo dos Vampiros são muitos bons e únicos.
Fascinante a criatividade humana principalmente quando se trata de monstros demônios e deuses mitológicos. Mas confesso q me pegou de surpresa a parte de roubar a meia esquerda do vampiro, tive q rir mt com essa😆.
eu to lendo entrevista com o vampiro e esta sendo um leitura incrivel.
O livro Sonho Febril de George R. R. Martin também tem uma abordagem incrível sobre vampiros, recomendo muito.
Eu adoro este livro pena que são poucas pessoas que abordam sobre ele
Faz sobre lobisomens. São seres ainda mais populares aqui no Brasil
Oi! Conta a história dos vampiros da Anne Ricce! É a minha mitologia vampiresca preferida!
Entrevista com o vampiro para mim é a melhor
O que Fazemos nas Sombras (tanto o filme quanto a série) é muito bom. Além de ter mais de um "tipo" de vampiro eles usam a vertente do humor
Felipe, vc acha que a Fera do desenho; Bela e a fera, é uma versão do lobisomem? Pois ele ao final do desenho se transforma em humano assim como qualquer outro lobisomem, mas pelo fato dele ser amaldiçoado por uma bruxa ele ficou por mais tempo na sua forma fera e com o passar do tempo ele adquiriu uma forma mais "humana" como; falar e se vestir.
Isso faz sentindo 🤔
Boa
Eu acredito que não... A maldição nas versões mais antigas dessa estória fazia com que seu exterior retratasse seu caráter. Ele era uma pessoa ruim e a velha senhora o amaldiçoou para que fosse tão feio por fora como ele era por dentro. O lobisomem é uma criatura lendária mais voltada para outros aspectos do imaginário popular, originalmente sem muita relação com estórias infantis.
Eu imagino esse bando de vampirp discutindo:
D: Eu durmo num caixão😎
E: Sai daí doido eu brilho no sol😎
Niklaus: Eu sou metade lobo e metade vampiro, parça😎
Encourado do folclore BR: eu sozinho consigo matar vocês todos e sou o único literalmente imortal aqui
@@l.marvelous3707 esse é foda
Adoro o livro Carmilla.
Passei boa parte da adolescência jogando o RPG Vampiro: A Máscara, o de tabuleiro e os games. ❤️
Para mim começou com Carmilla, a vampira de Karstein
Na verdade tem um livro um pouco mais velho chamada 'Their Wampyr' só não lembro o nome do autor
Há tbm os Strigois da Romênia esses são as melhores definição de vampiro
Entrevista com o Vampiro é minha obra literária favorita!
A minha também kkk
Aqui no Brasil, a novela Vamp fez muito sucesso nos anos 90 trazendo a história da cantora Natasha (Cláudia Ohana) que vendeu sua alma a um vampiro, (Vlad) Ney Latorraca, em troca de fama e sucesso. Eu era criança na época, mas lembro que todo mundo deixava de brincar pra ver a novela com vampiros. Hoje estou assistindo novamente no streaming pra relembrar de tudo. Vale a pena! Acho que foi a obra brasileira mais relevante já produzida sobre o tema e que realmente teve sucesso na cultura popular.
Entrevista com o vampiro 😍😍
amo 🖤
Um livro, que achei por um acaso, chamado "A Menina Mais Fria de Coldtown" da autora Holly Black, em minha opinião, foi uma forma bem mais eficaz e interessante de trazer um "Romance Vampiro" do que a saga Crepúsculo. É uma bela trama com terror e suspense na medida certa, ao recomendar o livro para minha mãe, ela comentou que seria uma leitura com mais interesse adolescente (mas isso é uma opinião dela). Enfim, eu suuuuper recomendo a leitura desse livro, pois tem uma 'pegada' muito legal com a temática vampiresca.
Estou começando à ler esse livro, que recebi como presente. Parece ser bom, creio que não me arrependerei da leitura.
Felippe, acompanho seu canal desde a época dos vídeos do primeiro filme de It e gostaria de deixar um elogio.
Sua forma de narrar o vídeo e desenvoltura pra apresentar só melhoram, está cada vez mais gostoso assistir os vídeos porque o tempo voa!
Nossa, como esse comentário me deixa feliz! Muito bom saber que o conteúdo está evoluindo! E agradeço demais seu apoio desde o começo! :)
Os melhores tema de fantasia e horror estão aqui. Vampiros 👏👏👏🧛♂️
Eu gosto bastante da abordagem do vampirismo, de uma forma mais sedutora, me lembra muito aspectos de íncubos e súcubos. De toda forma eu gostos das histórias em que a "mordida" de um vampiro, pode causar prazer na vítima, e torna bem íntimo e sexual.
Por exemplo, séries como House of Night (a minha preferida) e Academia de Vampiros. Além da inclusão da "magia" que pra mim, deixa a história facinante ainda!...
De literatura vampírica, recomendo Carmilla, o original é da década de 1870 e tem umas traduções pro português. Está em domínio público e é fácil conseguir PDF gratuito, e olha... sem dúvidas uma delícia de leitura!!!!!
Esse ano eu terminei de ler o livro Dracula O Morto Vivo. Não foi tudo o que eu esperava mas foi boa a leitura. Ele foi escrito por um familiar de Bram Stoker.
Vcs merecem chegar a 1 milhão de seguidores! Faz análise das obras do Neil Gaiman! É meu autor favorito 😍
9:49 Vampiro da Vila Sésamo: 1 semente, 2 sementes, 3 sementes....
Isso tb tem em um dos livros do Vianco, O Turno da noite
A diversidade de lendas de vampiros é bem legal,ghouls também são interessantes.
Tokyo ghoul,e o filme ghoul são ótimas adaptações do mito.
Ainda tem o upir.
@@Ta.Mires.2 verdade
Vdd, mas a terceira temporada de TG foi a maior confusão da minha vida, esse ano eu tomei coragem de ler o mangá e minhas dúvidas foram saciadas
Hellsing tbm cita isso
@@kimsayo297 👍🏻👍🏻
Esqueceu de citar a série The Strain que é baseada na trilogia da escuridão do Del Toro
Ele falou sobre a trilogia q deu origem à série 😉
@@shayanemafra5394 sim, porém a série ele não citou, seria uma referência legal pra quem procura algo pra assistir sobre vampiros😉
Amei que você citou The Vampire Diaries, amo essa série há anos🤧
Até os desenhos animados zoam crepúsculo, KKKKK.
O Dracula vendo o Edward com um topete de dez metros de altura morro de rir até hj kkkkkkkkkkkkk
@@yrafaelaa É tenebroso
Monster high vendo o filme: kkkkkkkkkkkk
Hotel Transilvânia kkk.
Edward (Tv): - ME diz você gostaria de se tornar vampira?
Drac: - É assim que nos representam? Inacreditável! 😒
Kkkkkkkklkkk
@Rodrigo Alves De Oliveira Horrivelmente horrível e ridículo. Eu acho q eu pegava leve com crepúsculo
9:27 Na dúvida, "Cortem a cabeçaaa!!"
Pelo amor de Odin, faz um vídeo sobre a mitologia dos licantropos 🥺 (se já tiver feito, favor desconsiderar o pedido😁)
É o próximo da lista! ;) obrigado pelo carinho!
@@FelippeBarbosa obrigada
13:22 Rainha dos Condenados é perfeito
Olá tudo bem? Adorei o vídeo sobre Vampiros e a forma em que o assunto foi abordado tentando puxar todas as criações e inspirações do conceito que temos hoje em dia.
Achei que você iria citar Vampiro a Mascara o jogo de RPG com um universo único de vampiro e recheado de contos e alguns romances que desenvolve ainda mais o universo apresentado pelo jogo de RPG.
Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo ótimo vídeo!!!
Esse filme do Dracula é o meu favorito
True blood, melhor série sobre vampiros
A saga crepúsculo foi que né introduziu a leitura, eu fui muito viciada nesses livros quando era adolescente. Hoje tenho uma visão totalmente diferente dela.
Eu estou apaixonado por vampiros ágora 😍😍😍
Um livro que também fala do vampirismo como uma doença que se espalhou como uma pandemia nos dias de atuais é "A Menina Mais Fria De Coldtown " da Holly Black ( a mesma autora de "O Príncipe Cruel" e também "As Crônicas de Spiderwick" , cada um fala sobre um mundo das fadas de uma forma diferente)
Como não amar seus vídeos? ainda mais sobre essas criaturas que eu particularmente adoro e no final ainda tendo um dos meus livros preferidos, "Kaori", sendo recomendado por você! 😍❤
Eu sei q Crepúsculo é problemático, mas eu nao consigo deixar de gostar, isso foi minha adolescência toda junto com The Vampire Diaries e Entrevista com Vampiro (sim eu gosto e foda se) scrrrrr
Entrevista com o vampiro é ótimo um clássico só é melancólico kkk
Crepúsculo sofreu do "efeito manada", ou seja, grupos que odiavam com todas as forças só pra causar histeria e grupos extremamente obcecados que amavam incessantemente, não precisava nem de um, nem de outro. Eu por exemplo, assisti, gostei na época e hoje já não ligo mais.
Tbm gosto de crepúsculo
Eu também. Crepúsculo foi a saga que me introduziu a leitura, eu tenho um carinho enorme por ela. Conheci quando era adolescente, e hoje vejo vários defeitos que não via na época. Mas minha memória afetiva não me permite odiar.
pra mim é a mesma coisa com cavaleiros do zodiaco. Quando eu era criança, adorava esse desenho. Hoje, já adulto, eu percebo VÁRIOS problemas que essa obra tem, e eu a considero uma obra ruim kkkkkkk mas mesmo sabendo que é ruim, eu ainda gosto kkkkkkk
você podia falar sobre A Divina Comédia
Adoro os livros do André Vianco e os da Anne RIce.
Meu monstro preferido❤
E eu que hoje fui na livraria e não tinha "Os quase completos"? Chorei mas passo bem pq me consolei com esse vídeo
Origem dos lobisomens por favoooooor, eles são minhas criaturas preferidas, vídeo incrível!
Um livro que ninguém conhece, mas é muito legal, é o Anno Dracula, de um autor chamado Kim Newman. Lembra muito a Liga dos Cavalheiros Extraordinários da literatura de horror vitoriana. Eh cheio de sequências, mas só este chegou ao Brasil. Recomendadíssimo.
André Vianco é muito top! A saga dos vampiros é muito original e diferente de tudo que tem cinema ou nos livros por aí. Vale muito ler seus livros, principalmente por que grande parte de suas situações acontecem em lugares que a maioria das pessoas já conhecem. A imaginação vai longe!
Gosto muito de um livro chamado Anno Dracula.
Mostra a história do Jack, o estripador como se ele fosse um vampiro.
Lembrei do Jack o Estripador zumbi de Jojo
Boa noite, Felippe! Ótimo vídeo! Os clássicos Dracula de Bram Stoker e Entrevista com o Vampiro não têm pra ninguém! Pena que já não fazem filmes de vampiros como antigamente. Queria te sugerir uma saga de vampiros do começo dos anos 90 que poucos conhecem e que eu acho fantástica. É a saga Subspecias, da Full Moon Pictures. O personagem principal é o vampiro Radu interpretado pelo ator Anders Hove.
A melhor representação de vampiro em questão estética e de complexidade q eu ja vi e adorei foi com the witcher no qual ha várias espécies em nivel hierárquico e os vampiros com características humanas os vampiros superiores são muito maneiros e poderosos, deatlaff e Regis são os melhores vampiros
Adoro os vampiros,minhas criaturas favoritas
FANTÁSTICO‼
A cada vídeo teu minha mente delira em inspiração pra construir meus RPGs!!
Por favor, faça um vídeo sobre a série Entrevista com o Vampiro
Bom, eu indico Carmilla a Vampira de Karnstein e O Vampiro
(John William Polidori).
Sempre gostei de vampiros desde que me lembro e fiquei muito feliz de ver o grupo de pop que eu gosto trazendo esta temática no conceito deles.
Juro que ate hoje eu tenho uma AVERSÃO a esse filme e a vampiros que brilham no sol depois de ter assistido crepusculo , pq eu nao tinha engolido direito essa historia de vampiro que brilha no sol.
Pq antes de ter visto crepusculo, eu assisti aqueles filmes com os vampiros tradicionais.
Mas confesso que ri muito na parodia desse filme , que se chama os vampiros que se mordam.
Que coincidência vou começar a ler entrevista com o vampiro hoje rs amo livros de vampiros
Acho que os vampiros serem charmosos e etc faz muito sentido, porque eles podem usar como uma "arma"
Excelente explicação. Hoje eu tenho 43 anos. Dos 11 aos 22 adorava filmes de vampiros. Principalmente as femininas. Aleera de Van Helsing é a mais linda de todas. Salma Hayek em Drink do Inferno. Gata. Agora, após os 22 eu me frustrei. Porque os filmes deixam lacunas terríveis. E não conseguimos entender esses personagens. E toda uma história. Não se explicam muito essa questão de doenças e pestes como a cólera estarem associadas a mortos-vivos como causa de suas transmissões. Os livros e explicações como essa são bem melhores.
Amo Vampiros 😍
Em especial *Damon Salvatore* ❤
Prefiro o Klaus mikaelson kkkkkk
@@Niklaus660 Meu híbrido favorito kkkkk
Felipe, nossp querido, pfv comente a serie entrevista com vampiro do prime!!!
Antes das indicações, estava paquerando o "Sétimo" ali no cantinho da prateleira! Rsrsrs É bem legal que tenha falado sobre os livros do André Vianco, eu não cheguei a ler todos, mas "Os Sete" foi uma leitura e tanto para mim há uns 4 anos, no auge dos meus 15 aninhos! Foi bacana e engraçado ver que a história vampiresca se passava aqui no Brasil, que começou em uma cidadezinha e que em um algum momento se passou tbm em Osasco.
Ótimo, vídeo ❤️
Poxa, podia ter citado Buffy, A Caça Vampiros como um bom exemplo da criatura na cultura pop ;----;
Faz um vídeo desses sobre zumbis
Isso me lembra de quando passei as ferias de 88 na Romênia na casa de meus tios brasileiros.
Tio Jorginho e Tia Berta
Lembro me que toda noite eu me lembrava de Lestat e no início eu ficava com medo
Depois comecei a sair escondio a Noite para ver se via algo estranho para poder contar quando viesse ao Brasil. Um dia passando em uma floresta ficava de fato procurando algo
Ate que me dei conta que estava muito longe de casa. Até que uma mulher com roupas Brancas estilo Vitoriana apareceu e me perguntou onde morava, primeiro no em 2 idiomas e eu não entendi; até que ela sorriu balançou a cabeça e perguntou em Inglês 😮
Ai sim pudemos conversar um pouco; então ela me acompanhou ate a rua de minha casa, e ela disse que não poderia passar dai pois não era convidada a entrar
Eu não entendi nada e também não perguntei nada.
Dai tocou o despertador e eu acordei 😢
Bram stocker pegou q ideia de um dos autores do grupo de Byron, o qual o autor tinha retratado um vampiro “conde” alguém da aristocracia, rompendo com a ideia só de monstro. Bram pegou esse conto e fez o livro dele, muito parecido com a origem da sua inspiração. A diferença é que Bram ficou mais famoso.
O melhor contador de contos e histórias é esse jovem.
É muito boa pois traz o vampirismo como pandemia global, li antes do coronavírus e foi bem assustador lembrar dela enquanto tudo acontecia, tem também muitas menções religiosas e um vilão muito top, recomendo a todos que gostam do gênero 😃, vídeo top xará como sempre parabéns
Adoro esse conteúdo, vampires
Para quem gosta de games, Vampyr é maravilhoso também.
Oi. Adorei o vídeo e só faltou a buffy que na minha opinião foi a inspiração para crepúsculo já que até o ator dos filmes foi escolhido por ser "parecido" com o ator do Angel da série, (sério mesmo corte de cabelo). A série da buffy é de 1997 e os livros 2005. E se você analisar a personagem Willow na série lembra bastante a personalidade da Bela nos livros. Entre outras coisas. Pensa sobre isso que dá um bom vídeo. ;)
Ebaaa eu tenho esse último livro aí. O kaori hehe. Os dois livros na verdade.
Que apanhado e análise maravilhosos!!!
Opa Felippe, faltou citar os estudos do cara que desenvolveu a Ciência das Religiões, o Mircea Eliade, sobre os mitos de vampiros, e o romance que ele escreveu em 1936 baseado nesses estudos: Senhorita Christina.
Faz um vídeo sobre a Buffy!
Meus parabéns pelo seu video. Um misto de história e mitologia. Agora é oficial.
Fellipe também é cultura. Rss
Obrigado pelo carinho!
Isso do mito da admiração para contar coisas dos vampiros (Não sabia disso) me lembrar os leprauchs ( não sei se escreve assim) e aquele vampiro da vila sésamo que ensinava a contar, deve ser onde tiram isso
Aqui no brasil um vampiro já foi vice e dps presidente do Brasil durante um tempo
A minha primeira experiência com os vampiros foi com o livro destino: Transilvânia da Regina Drummond quando eu estava no ensino fundamental entre 2010 a 2013,e é muito incrível esse livro e recentemente o li de novo agora em 2020 e a experiência foi incrível, pois já tinha lido o livro Dracula e já conhecia muito mais sobre os vampiros agora, então eu recomendo e muito esse livro
De fato eles existem,eu sou um deles,cansei de me esconder,quem quiser acreditar acredite,quem não quiser não acredite, não tenho que ficar tentando provar nada.
A música de suspense é muito maneira
Felippe, você pretende trazer esse mesmo tipo de vídeo mas com o tema de lobisomem? Se sim, seria interessante você comentar também sobre o folclore do lobisomem brasileiro que nem lobo é, e sim animais de fazenda como porco, jegue, cabra e etc.
12:55 vlw pela divulgação tmj
Na série Lovecraft Country,(não sei do livro), apresenta uma outra abordagem de vampiro ( se bem que parece com esse africano)
Amo as histórias de André Vianco 💜💜💜
Amassa eu amo os vampiros ,são meus monstro favoritos
Glória a Deus
A lenda do vampiro é universidade existe em boa parte das culturas pelo mundo um vampiro
O seu conteúdo é cult e inteligente sem ficar chato, amo seus vídeos, cada um melhor do que o outro 🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍❤️🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤🤍🖤
Amo Crepúsculo
Também amo
eu ainda to no começo do vídeo, mas acho legal citar que buffy, a série bem famosa do joss whedon nos estados unidos, é influência pra várias histórias de vampiros hoje em dia
A série A Caçada de Andrew Fukuda. Muito bom, esperando a terceira edição chegar no Brasil.
Seria muito interessante vídeos sobre os zumbis :)