Giro de Estoque | Papo Express | T1E19

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 окт 2024
  • Neste Papo Express, Wilson Souza fala sobre Giro de estoque.
    O giro de estoque é um medidor de desempenho que demonstrará a quantidade de vezes que cada um dos itens do seu estoque foi renovado dentro de um determinado período, ou seja, quantas vezes houve a venda e reposição de um produto.
    Existem duas formas básicas de se calcular o Giro de estoque:
    Pela quantidade (no caso de empresas que possuem um mix pequeno)
    Pelo valor do estoque (indicado para qualquer tipo de estoque)
    Ele calculado pela soma de tudo que foi vendido, dividido pela média de estoques que é a soma do estoque inicial com o estoque final dividido por dois, dentro de um determinado período.
    Um ponto interessante do giro de estoque é que ele pode ser analisado individualmente, ou seja, produto por produto, e quanto maior for o seu valor, melhor.
    Para exemplificar, imagine que você quer saber qual é o giro de caixas de leites do seu mercado.
    Vamos dizer que dentro do seu estoque cabem 50 caixas e durante o período de 1 mês você vendeu nos primeiros 15 dias 40 caixas, repos seu estoque e nos outros 15 dias você tenha vendido mais 20 caixas. Totalizando uma venda de 60 caixas no mês e ficando com 30 ainda no seu estoque.
    Se colocarmos esses valores na formula de giro de estoque ficamos com 60 caixas vendidas dividido pela média de estoque que 40 (50 iniciais mais 30 que ficaram no estoque dividido por 2) dando um resultado final de giro de estoque de 1,5 ao mês.
    De forma simples Isso significa que todas as caixas de leite que faziam parte do primeiro lote já foram vendidos.
    Através da análise do giro é possível identificar estratégias para aumentar as vendas dos produtos, por exemplo, oferecendo promoções. Com isso, poderá obter mais lucros e evitar que os produtos fiquem durante muito tempo em exposição.
    Site: Bluesoft: bluesoft.com.br/
    Facebook Bluesoft: / bluesoftbr
    Twitter: / bluesoftbr
    Outros Materias: bluesoft.com.b...
    Quer mais informações sobre esse e outros assuntos acesse blog.bluesoft....
    Este Vídeo é um oferecimento de Bluesoft! Acesse bluesoft.com.br/ e descubra como podemos ajudá-lo.
    Site: Bluesoft: bluesoft.com.br/
    Facebook Bluesoft: / bluesoftbr
    Twitter: / bluesoftbr
    Outros Materias: bluesoft.com.b...

Комментарии • 5

  • @juniorsuurf
    @juniorsuurf 8 лет назад +2

    Dúvida mortal com o conteúdo no site de vocês que tem o mesmo raciocínio do vídeo: Por que não dividir a demanda pelo estoque inicial ao invés de procurar uma média de estoque de um mês?
    Controlamos um estoque pequeno de leites de um mercado. No início do mês, começamos o estoque com 14 unidades. Com o passar dos dias, vendemos 5 unidades. Com a diminuição do estoque, foi necessário a compra de mais 5 unidades. No final do mês, vendemos mais 6 unidades o que totalizou 11 vendas no período de um mês e um saldo final de estoque de 8 unidades. Como começamos o mês com 14 unidades e terminamos com 8, a nossa média de estoque será 11. Dessa forma, o cálculo do giro será o Total de Vendas (11) dividido pela média de estoque (11), que é igual a 1. Certo, e ai você está se perguntando: Ok, o que quer dizer esse resultado igual a 1? O significado é simples, e indica que todos os produtos foram renovados 1 vez, durante o mês. Ok, e se o resultado da fórmula, fosse menor que 1? Isso seria uma boa indicação, de que alguns produtos que estavam no estoque no início do mês não foram renovados. (blog.bluesoft.com.br/)

    • @BluesoftBr
      @BluesoftBr  8 лет назад

      Olá, Boa Tarde!
      Pode ser feito dessa forma também utilizando a demanda. (=
      Na matemática o resultado é um só, porém podemos usar diversas formas para chegar no resultado exato e final.
      Obrigada pela dica (=
      Até a próxima!

    • @juniorsuurf
      @juniorsuurf 8 лет назад +2

      Obrigado por responder, mas eu ainda não entendi bem seu raciocínio, nele o estoque inicial é 14, a demanda foi de 11, como pode dar resultado de 1 giro ou 100% se a demanda não atingiu os 14 do estoque inicial que tinha para ser vendido? Na minha conta daria: 11/14= 0,786 de giro ou seja 78,6% do estoque vendido que inicialmente era 14, ou seja 78,6% de 14 é 11 ai bate. Por isso não entendi nem porque fazer a média do estoque inicial com o estoque final, e nem o que ele simboliza pois o total da média não expressa nem o valor exato do total de estoque que teve em circulação.

  • @fabiofelix5965
    @fabiofelix5965 8 лет назад

    Estou fazendo os cálculos aqui, faz tempo que estudei sobre, mas entendi o seguinte, quanto maior for o giro pior e quanto menor for o giro melhor? (Resultado se for 1 é ótimo?)

    • @BluesoftBr
      @BluesoftBr  8 лет назад +1

      Oi Fábio, tudo bom?
      Na verdade o Giro maior que 1 significa que os seus produtos no estoque foram renovados mais vezes, o que indica que você vendeu mais durante um determinado período de tempo.
      O Giro alto é bom por que: O produto não envelhece na prateleira; Não precisa de muito espaço para armazenamento; O pagamento ao Fornecedor é fracionado; entre outras coisas.
      O Lado ruim (se é que podemos falar isso) é que vc precisa se preocupar mais em repor esse produto com rapidez senão você pode perder uma venda.
      Já quando seu giro é menor que 1 significa que você ainda tem produtos no seu estoque de uma compra antiga e que precisa de atenção caso ele seja uma produto perecível.
      Ter um giro de estoque alto é bom para todos os tipos (ou grande parte) de negócio.
      Caso tenha mais dúvidas entre em contato.
      Abraços =D