Trabalho com C/C++ ha alguns anos, e temos algum recursos para contornar esses aspectos. Por exemplo, o uso de smartpointers no C++ garante a deslocação quando a variável sai do escopo, seja em um método ou um membro de uma classe quando essa é destruída. No caso do memcpy_s que vc tem o tamanho da matriz src e dst, assim daria pra evitar copiar para um buffer invalido. O C++ atual ja contempla muitas atualizações e melhorias do C++ antigo (98/03). Acredito que o Rust tem um futuro brilhante pela frente, mas também iremos nos deparar com muitos códigos escritos em C/C++ no mainline do Linux ou qualquer aplicação de maior porte por muitos e muitos anos
Eu tinha escrito em C um launcher em CLI que carregava configurações de um JSON e rodava um interpretador de Python a partir das configurações, e devido a relatos de falsos positivos de antivírus resolvi reescrever em Rust, que foi meu primeiro e único contato com a linguagem (até então). O que mais gostei nesse breve contato com o Rust foi o Cargo (sendo web dev, caiu como uma luva um package manager e um ecossistema de bibliotecas tão bom assim) e o cross compiling, já que precisava fazer builds pra Windows e Linux, mas nem sempre tinha acesso a ambos. O lado ruim é que a curva de aprendizado é bem alta, tem que ler um livro pra começar a entender o que tá fazendo, mal dá pra 'ir fuçando e ver no que dá' como em outras linguagens. 😅
Se alguém de C tá falando de curva de usar livro para aprender rust meu deus do céu. Mais eu tô em algo parecido aqui, uso Java normalmente aí tive a ideia de começar a mexer com assembly estou a dois tentando achar a docs que confirma que o eax serve para escolher a syscall e outros registradores e a 1 dia tentando descobrir se assembly consegue imprimir número ou se tenho que converte para String 💀
@@miguellopes9177 Mas o C é uma das linguagens mais fáceis. O difícil do C é virar mestre na linguagem. O Rust é difícil por ser uma linguagem funcional com cara de imperativa, ai vai nego do C achando que é a mesma coisa, e toma erro do compilador a rodo.
Conheci Rust faz uns dois anos e meio. No começo parecia algo difícil, que teria uma curva de aprendizado ingrime. Mas depois que tirei um tempo para ler o livro on-line do Rust e compreender o básico pelo menos, como é realizado o gerenciamento de memória (ownership, borrowing, ...), minha mente se abriu e consegui escrever meus softwares confortavelmente como nas outras linguagens com as quais tenho mais tempo de uso, isso não quer dizer que já dominava Rust, apenas que me sentia confortável em programar nela mesmo sendo iniciante. O aprendizado a partir daí foi tranquilo, uma curva suave. Achei o ecossistema em torno do Rust bem vasto, me surpreendia cada vez que procurava por alguma biblioteca para integrar com algum outro software e encontrava opções para a linguagem. Mais tarde, lendo sobre uma pesquisa (a qual não lembro agora), os resultados revelados se encaixavam muito nessa minha experiência que tive como iniciante na linguagem. Fiquei surpreso com isso, em saber que mais pessoas no mundo também compartilhavam da mesma experiência e visão que eu tive nesse primeiro contato.
Existe uma game engine open source criada em Rust chamada Bevy que pacere bem legal. É uma linguagem nova mas está sendo utilizada em muitas áreas, creio que o futuro é promissor, a médio e a longo prazo.
Comprei o livro de Ruat do Manzano. Li, fiz exercícios. Amei a linguagem! Concordo com o que vocês disseram sobre ir usando em projetos próprios pra ganhar experiência. E creio que vão lançar uma certificação Rust Developer pra nos ajudar!
Estudo Rust há quase 1 ano (como segunda linguagem) e desde então acompanho o mercado brasileiro para essa linguagem. Realmente ainda é bem fraco. Espero que melhore o mais breve possível.
é natural linguagens demorarem a vingar. custa caro migrar pra uma nova tecnologia, é contar com a adesão das novas empresas, mas quando sugirem as vagas seremos pioneiros. Hoje em dia programador java com 20 anos o mercado tá cheio, de rust nem tanto, fora que é uma boa chance de contribuir com a construção da linguagem e das bibliotecas.
Ia gostar muito de ver um vídeo sobre o OCaml e os seus casos de uso (por exemplo: a primeira versão do compilador do Rust foi feito em OCaml), há muitas linguagens funcionais que são super interessantes mas têm pouca atenção (o que é uma pena).
voto +1 para um video sobre Ocaml. MEU PRIMEIRO CONTATO. Por acaso, estou estudando Ocaml atualmente e estou gostando muito. Ocaml é incrível, eu não entendo como essa linguagem não teve nenhum tipo de hype ainda? Parece que Haskell tem mais hype do que Ocaml e Haskell já é desconhecido para cacete, imagine o Ocaml? EMBARCADO. Posso está errado, mas me parece que Ocaml pode ser usado em qualquer área que o C, C++ e Rust também seria. Eu acho que a área de embarcado é a única área em que Ocaml não iria tão bem quando C,C++ e Rust, acredito que devido ao garbage collector. Falando com outras palavras, O Ocaml pode atuar em embarcado e ser muito bom também, apenas ficando um pouco abaixo do C,C++ e Rust. Se até o JavaScript está sendo usado em embarcado, porquê Ocaml não pode? RUST e OCaml são parentes? Ocaml leva a segurança e desempenho muito a sério e Rust elevou muito o nível, ou seja, tem praticamente a mesma filosofia e objetivos, então porquê o Ocaml não fez sucesso/hype antes? PARADOXO DO DESEMPENHO. O primeiras versões do compilador de Rust foram feito em Ocaml, mas depois foi feito no próprio Rust. O primeiras versões do Ocaml, foram feito em Lisp, mas devido ao baixo desempenho, O Ocaml foi rescrito em C e problema de desempenho foi resolvido. Mas não entendo, como Rust pode ter um desempenho maior que o Ocaml, se o Rust foi escrito em Ocaml? Se eu "falei" alguma besteira, por favor, me corrijam, obrigado por ler até aqui.
@@andfresou o OCaml é de facto muito bom para low level, apesar de ter garbage collect é muito bem optimizado, uma gestão de memória excelente e conta com uma performance nivel C. Estudo OCaml há 1 ano e consegui arranjar um trabalho com ele, é usado tanto em áreas de compiladores, web e muitas outras (embora tenha um ecossistemas mais pequeno devido ao "pouco" uso). O Rust é feito em Rust e a isto chamamos "bootstrapping". Ser feito em OCaml não influencia porque vão ambos compilar para assembly (dependendo do código compilado vai ter melhor performance). Desconheço o real motivo de OCaml não ter muito hype pelo mundo, mas na França sei que é muito usado e ensinado em várias universidades.
@@codigofontetv então amigos, eu fiz um micro-serviço de API de consulta (actix_web) com 3 endpoints. Ela consulta um postgres (externo ao ambiente) acionando uma function que tem no banco e monta os resultados. Essa aplicação foi empacotada em uma imagem ( utilizando um alpine ) que ficou com incríveis 9.25MB de tamanho! Testes de vulnerabilidade do Harbor mostram "nenhuma vulnerabilidade". Depois disso, a aplicação foi "deployada" no docker e em um cluster k3s via rancher com o continuous delivery! Supimpa! :D. O que achei: a linguagem surpreende por ser: leve e poderosa (consumir mmmmmmuito pouco de infra), segura (0 vulnerabilidade detectada com o mínimo de esforço), portátil (tuuudo em um binário só dentro do container (mais segurança, não tem como vasculhar os arquivos da aplicação compilada)), intuitiva (consigo evoluir com os docs dos pacotes usados e erros amigáveis), fácil escalabilidade (podemos dimensionar os workers em um container e também a quantidade de containers facilmente). Uma outra vivência recente: Hoje estou rodando LLMs de IA com o rust localmente (rustformer), ela é mais eficiente que o python. Minha linguagem mãe é o python, onde começei por volta de 2001, mas estou disposto a tornar essa linguagem a minha principal! Os crates (pacotes) são bem maduros e performáticos, vemos que a comunidade sempre busca performance! Pontos negativos? Demora pra compilar (solúvel fazendo cache) e tempo de aprendizado um pouco maior. Quando as empresas descobrirem o Rust, de verdade, vão adotá-la! Success case? Vide vídeos do iFood sobre a criação de microserviços usando Rust para atender as demandas de pedidos. Enfim, tenho mais um monte de vivências, mas fico por aqui. Abraços a todos!
Justamente Por não ter tanta disputa por vagas, essa é a hora de estudar a linguagem. Porque quando tá no Hype, é tanto vendedor de curso que é só a misericórdia!
Год назад
Tenho muito entusiasmo com o Rust, só não comecei ainda nele de fato por questão de prioridades. O que eu mais vejo potencial nele, além de ser uma linguagem muito apreciada por quem o usa, é pelo fato dele poder ser usado em plataformas diversas. Em teoria seria uma linguagem que se pode usar no backend, no frontend através do webassembly e em apps mobile através de bindings com as bibliotecas nativas. Essa última vantagem eu acho a melhor de todas, pois necessitaria de apenas uma base de código, permitiria uma experiência fluida para o usuário por rodar nativamente e seriam apps pequenos. Mesmo com ela crescendo de maneira estável, confesso que me espanta ela ainda não estar dominando essas áreas tanto. É a única linguagem que me motivaria a usar no backend em substituição ao Java que é o meu foco.
Só conheço e muito pouco na teoria mesmo e de falarem a respeito, mas está fora do meu radar. Inclusive onde mais ouvi falar, foi nos episódios semanais do compilado.
Muito bomm👏🏽👏🏽 Falem sobre como está a Linguagem GO atualmente.. Estou preparando um tempo para estudar uma linguagem nova, e está na minha lista: Go e Rust.
Seria interessante um video desse falando sobre Kotlin, mas trazendo informções não só do seu uso no desenvolvimento android, mas também pra backend e outras possibilidades que a linguagem possibilita.
Estou estudando Rust desde o ano passado e confesso que me apaixonei perdidamente. Tenho a impressão de que é aquela linguagem pela qual esperei a minha vida toda...
@@Minorxable depois comprei um livro, da Casa do código, e o resto foi por conta mesmo. Conforme eu ia precisando de fazer alguma coisa na linguagem, eu ia pesquisando...
Vejo o Rust como uma alternativa para o C, e assim como ocorre com os projetos em C, se trata de demandas bem específicas e geralmente como bem falou nosso casal dev preferido, já exigem alguma experiência do programador. Por fim, com a demanda atual do mercado, Rust vai passar bem longe da maioria dos projetos e vagas.
Rust ta mais para um substituto do C do que para o C++, usando as tecnicas de C++ moderno, smart pointers etc, nao tem como escrever codigo unsafe, se conseguir fazer isso o problema ta sentado na cadeira
Poderiam fazer um vídeo sobre desenvolvimento e mercado mobile, destacando para quem está começando se deveria focar em android, ios ou híbrido. Eu tenho atuado em iOS a 1 ano e penso em aprender Flutter em paralelo, mas fico na dúvida se deveria estudar android ao em vez de Flutter.
A queridinha sempre será Python pelo visto... mas se esta linguagem está sendo usada para Sistemas Operacionais então o uso estratégico com gestão de recursos que esta linguagem proporciona é muito vantajoso para Microsoft Substituir a linguagem que ela criou para esta em seus sistemas operacionais... Claro que não estou desconsiderando a galera do opensource... A questão é que a grande maioria das empresas que confeccionam ferramentas administrativas não usam hoje esta linguagem... e se for usará apenas para backend chutando alto, já que ainda hoje não existe uma linguagem web capaz de fazer tudo como era antigamente como Java... OBS: Aproveitando a deixa, na opinião do Casal, será que um dia possa existir uma linguagem web que só ela seja possível fazer tudo sem ter que aprender 4 linguagens no mínimo caso a pessoa deseja ser FullStack?
Juro que mais cedo eu estava pesquisando um pouco sobre Rust, porque apesar de já codar com ela, eu não sei como anda o cenário, especialmente depois das cagadas da Foundation
@@easyprogramer4528 Nem sabia disso. Pesquisei e aparentemente 12% do browser é baseado em Rust, o resto em C++ C JS Java.
Год назад+1
tem o projeto servo, q inicialmente foi criado para substituir o motor do firefox, mas mudaram de ideia e ficou parado um tempo, depois conseguiram novos patrocinadores e tá com o desenvolvimento ativo (até agora é apenas um motor, então a interface é quase inexistente, mas consegue navegar em muitos sites dboa)
Estou na faculdade cursando análise e desenvolvimento de dados. Eu quero muito me tornar uma programadora back-end, mas com o avanço da tecnologia até na área de codificação...me deixa com medo de seguir para este lado da carreira. Qual a opinião de vocês em relação a isso? Vale a pena ainda ser back-end em 2023?
Vale a pena sim. O ponto interessante disso é que apesar do surgimento de IAs e etc, na nossa área e em algumas outras, especificamente, elas estão vindo com a proposta de aumentar a velocidade de produção. Pode ficar tranquila. Você não vai ser trocada pelo ChatGPT ou algo do tipo. De qualquer forma, é bom saber usá-lo para tirar proveito do que ele pode te oferecer.
@@GustavoSilva-hh8or muito obrigadaa!!! Quero muito a área dr back- end, mas para poder acompanhar a evolução da tecnologia, pensei em estudar as IAs também, não tinha o mínimo de interesse, mas ver pessoas falando, ver o seu comentário também, faz eu querer aprender e acompanhar os avanços. Mais uma vez, muito obrigada!
Rust realmente uma linguagem promissora, mas, a Rust foundation tem estado envolvido constantemente em polémicas no último ano, devido algumas decisões no uso da linguagem.
Ótimo vídeo. Vale mencionar também os conceitos emprestados da Programação Funcional que trazem ainda mais abstração para o código e o recente acréscimo de tarefas assíncronas dando um toque de Javascript para o Rust, quem diria? Hahahaha
Propósitos diferentes Carbon foi feito pelo Google pra substituir c++ e já nasceu morto Zig tem suas vantagens sobre Rust mas tem um foco completamente diferente Rust prioriza segurança de memória e código concorrente enquanto Zig prioriza compatibilidade com C
Sou fã do canal de vocês, mas quando se fala de programador deveria falar mais como empreender como desenvolvedor e não mercado de trabalho, que é injusto e só causa grandes traumas para desenvolvedores, deveria focar em explicar sobre foco principal em empreender e de sobra procurar emprego como pedreiro de código para juntar uma grana e ir pensando em desenvolver seu produtos e serviço como programador... MECARDO DE TRABALHO É UMA BOSTA DE INJUSTO ESQUEÇA MERCADO TRABALHO VOCÊ SERÁ PEDREIRO DE CÓDIGO NESTE TAL "MERCADO DE TRABALHO"
faz um desse sobre golang, zig e LLVM essas linguagens mais "metal level", são interressantes! pois são a base, das outras, tem outras linguagens tipo pony, que niguem conhece e que são novas, Crystal também. e poderia fazer um sobre elixir e chamar o José Valin para o video!
Acho que esses resultados estão sendo manipulados de verdade, não tem sentido uma linguagem que ninguém fala ser a primeira a 7 anos ou mais, impossível.
Eu nem sei Rust mas sei que o exemplo básico de liberação de memória está ligeiramente errado. A linha que contém o comentário de que ptr é inválido afirma erroneamente isso. Do contrário seria tão difícil usar Rust quanto C no que se refere a acesso inválido de memória. A variável permanece alocada durante o escopo inteiro em que foi declarada, inclusive na região do comentário.
Talvez seja uma meia verdade em um sistema single thread, já que há garantia que nenhum outro pedaço de código irá tentar alocar nada até o fim desta função. Em um sistema multi thread não há essa garantia a não ser que use mutex. Outra thread pode assumir controle entre o free() e o return e alocar a mesma região. Não faz muito sentido dizer que a memória estará alocada na região do comentário pois ele nem faz parte do código compilado.
@@TiagoSalem lindão, é óbvio que código comentado não compila. Porém ele está numa região que indica que se a variável fosse usada, daria pau, o que entendo ser incorreto. Com relação a concorrência, entendo que não tem nada a ver com o que comentei sobre ciclo de vida de uma variável na memória.
Год назад+1
mas oq está errado? no c se tentar usar, vai dar em use-after free(vai compilar e rodar, mas é inseguro) nesse exemplo básico até tem algumas ferramentas para detectar esse erro no rust se tentar usar a variável ptr depois dessa linha o código não compila
@ pega o código e exatamente na linha do comentário use a variável. Vai funcionar. Entendeu agora?
Год назад
@@LuisFernandoGaido mas vc está falando da versão em C ou em rust?. fiz exatamente isso, peguei o codigo dos 2 e printei na linha do comentario: rust não deixa compilar c compila e roda, porem ele printa lixo, isso é um vazamento de memoria não entendi exatamente o seu ponto, o rust não compila exatamente para tentar resolver o problema que acontece no C
@@Minorxable bun js é escrito em zig. Pesquisa stackoverflow já coloca zig como a linguagem que mais paga e também como uma das mais amadas. Sintaxe mais simples e gerenciamento de memória claro, prezando a velocidade de codificação e a simplicidade.
@@thiagogeisler8715 onde que isso é sintaxe simples: const std = @import("std"); pub fn main() void { const stdout = std.io.getStdOut().writer(); try stdout.print("Hello, {}! ", .{ "Zig" }); } só pra fazer um simples hello
Trabalho com C/C++ ha alguns anos, e temos algum recursos para contornar esses aspectos. Por exemplo, o uso de smartpointers no C++ garante a deslocação quando a variável sai do escopo, seja em um método ou um membro de uma classe quando essa é destruída. No caso do memcpy_s que vc tem o tamanho da matriz src e dst, assim daria pra evitar copiar para um buffer invalido. O C++ atual ja contempla muitas atualizações e melhorias do C++ antigo (98/03). Acredito que o Rust tem um futuro brilhante pela frente, mas também iremos nos deparar com muitos códigos escritos em C/C++ no mainline do Linux ou qualquer aplicação de maior porte por muitos e muitos anos
Eu tinha escrito em C um launcher em CLI que carregava configurações de um JSON e rodava um interpretador de Python a partir das configurações, e devido a relatos de falsos positivos de antivírus resolvi reescrever em Rust, que foi meu primeiro e único contato com a linguagem (até então). O que mais gostei nesse breve contato com o Rust foi o Cargo (sendo web dev, caiu como uma luva um package manager e um ecossistema de bibliotecas tão bom assim) e o cross compiling, já que precisava fazer builds pra Windows e Linux, mas nem sempre tinha acesso a ambos. O lado ruim é que a curva de aprendizado é bem alta, tem que ler um livro pra começar a entender o que tá fazendo, mal dá pra 'ir fuçando e ver no que dá' como em outras linguagens. 😅
Se alguém de C tá falando de curva de usar livro para aprender rust meu deus do céu.
Mais eu tô em algo parecido aqui, uso Java normalmente aí tive a ideia de começar a mexer com assembly estou a dois tentando achar a docs que confirma que o eax serve para escolher a syscall e outros registradores e a 1 dia tentando descobrir se assembly consegue imprimir número ou se tenho que converte para String 💀
A euristica dos AV ja formaram um preconceito com c
@@miguellopes9177 Mas o C é uma das linguagens mais fáceis. O difícil do C é virar mestre na linguagem. O Rust é difícil por ser uma linguagem funcional com cara de imperativa, ai vai nego do C achando que é a mesma coisa, e toma erro do compilador a rodo.
Por isso eu prefiro D, mais fácil
É bem louco entrar no repositório do Linux e ver uma pastinha só pro rust bonitinha la
Conheci Rust faz uns dois anos e meio. No começo parecia algo difícil, que teria uma curva de aprendizado ingrime. Mas depois que tirei um tempo para ler o livro on-line do Rust e compreender o básico pelo menos, como é realizado o gerenciamento de memória (ownership, borrowing, ...), minha mente se abriu e consegui escrever meus softwares confortavelmente como nas outras linguagens com as quais tenho mais tempo de uso, isso não quer dizer que já dominava Rust, apenas que me sentia confortável em programar nela mesmo sendo iniciante. O aprendizado a partir daí foi tranquilo, uma curva suave. Achei o ecossistema em torno do Rust bem vasto, me surpreendia cada vez que procurava por alguma biblioteca para integrar com algum outro software e encontrava opções para a linguagem. Mais tarde, lendo sobre uma pesquisa (a qual não lembro agora), os resultados revelados se encaixavam muito nessa minha experiência que tive como iniciante na linguagem. Fiquei surpreso com isso, em saber que mais pessoas no mundo também compartilhavam da mesma experiência e visão que eu tive nesse primeiro contato.
C++ vai continuar sendo rei dos softwares críticos e de alta performance por muitos anos ainda.
Existe uma game engine open source criada em Rust chamada Bevy que pacere bem legal. É uma linguagem nova mas está sendo utilizada em muitas áreas, creio que o futuro é promissor, a médio e a longo prazo.
Comprei o livro de Ruat do Manzano. Li, fiz exercícios. Amei a linguagem! Concordo com o que vocês disseram sobre ir usando em projetos próprios pra ganhar experiência. E creio que vão lançar uma certificação Rust Developer pra nos ajudar!
Estudo Rust há quase 1 ano (como segunda linguagem) e desde então acompanho o mercado brasileiro para essa linguagem. Realmente ainda é bem fraco. Espero que melhore o mais breve possível.
A documentação do rust é bem completa e intuitiva
é natural linguagens demorarem a vingar. custa caro migrar pra uma nova tecnologia, é contar com a adesão das novas empresas, mas quando sugirem as vagas seremos pioneiros. Hoje em dia programador java com 20 anos o mercado tá cheio, de rust nem tanto, fora que é uma boa chance de contribuir com a construção da linguagem e das bibliotecas.
Acho ela maneira pra usar no kernel linux,iot vale a pena
Aproveitando o tema Rust, um bom tópico que eu gostaria de ver é algo sobre o Tauri app, uma opção para desenvolvimento multi-plataforma com Js e rust
Rust +Rescript+ Tauri == ❤
Sempre somando pontos pra vcs nota 💯 🥰
Obrigado pelo carinho João! 🥰
A Google está usando RUST no FuchsiaOS, que possivelmente vai ser a base do Android no futuro, mas de 50 % é em RUST do projeto
Ia gostar muito de ver um vídeo sobre o OCaml e os seus casos de uso (por exemplo: a primeira versão do compilador do Rust foi feito em OCaml), há muitas linguagens funcionais que são super interessantes mas têm pouca atenção (o que é uma pena).
voto +1 para um video sobre Ocaml.
MEU PRIMEIRO CONTATO.
Por acaso, estou estudando Ocaml atualmente e estou gostando muito.
Ocaml é incrível, eu não entendo como essa linguagem não teve nenhum tipo de hype ainda?
Parece que Haskell tem mais hype do que Ocaml e Haskell já é desconhecido para cacete, imagine o Ocaml?
EMBARCADO.
Posso está errado, mas me parece que Ocaml pode ser usado em qualquer área que o C, C++ e Rust também seria.
Eu acho que a área de embarcado é a única área em que Ocaml não iria tão bem quando C,C++ e Rust, acredito que devido ao garbage collector.
Falando com outras palavras, O Ocaml pode atuar em embarcado e ser muito bom também, apenas ficando um pouco abaixo do C,C++ e Rust.
Se até o JavaScript está sendo usado em embarcado, porquê Ocaml não pode?
RUST e OCaml são parentes?
Ocaml leva a segurança e desempenho muito a sério e Rust elevou muito o nível, ou seja, tem praticamente a mesma filosofia e objetivos, então porquê o Ocaml não fez sucesso/hype antes?
PARADOXO DO DESEMPENHO.
O primeiras versões do compilador de Rust foram feito em Ocaml, mas depois foi feito no próprio Rust.
O primeiras versões do Ocaml, foram feito em Lisp, mas devido ao baixo desempenho, O Ocaml foi rescrito em C e problema de desempenho foi resolvido.
Mas não entendo, como Rust pode ter um desempenho maior que o Ocaml, se o Rust foi escrito em Ocaml?
Se eu "falei" alguma besteira, por favor, me corrijam, obrigado por ler até aqui.
@@andfresou o OCaml é de facto muito bom para low level, apesar de ter garbage collect é muito bem optimizado, uma gestão de memória excelente e conta com uma performance nivel C.
Estudo OCaml há 1 ano e consegui arranjar um trabalho com ele, é usado tanto em áreas de compiladores, web e muitas outras (embora tenha um ecossistemas mais pequeno devido ao "pouco" uso).
O Rust é feito em Rust e a isto chamamos "bootstrapping". Ser feito em OCaml não influencia porque vão ambos compilar para assembly (dependendo do código compilado vai ter melhor performance).
Desconheço o real motivo de OCaml não ter muito hype pelo mundo, mas na França sei que é muito usado e ensinado em várias universidades.
O legal de c eh justamente deixar vc fazer oq quer.
Estudo essa linguagem todo dia!
Conte como tem sido sua experiência! Que tipo de projetos você tem criado com Rust?
@@codigofontetv então amigos, eu fiz um micro-serviço de API de consulta (actix_web) com 3 endpoints. Ela consulta um postgres (externo ao ambiente) acionando uma function que tem no banco e monta os resultados. Essa aplicação foi empacotada em uma imagem ( utilizando um alpine ) que ficou com incríveis 9.25MB de tamanho! Testes de vulnerabilidade do Harbor mostram "nenhuma vulnerabilidade". Depois disso, a aplicação foi "deployada" no docker e em um cluster k3s via rancher com o continuous delivery! Supimpa! :D. O que achei: a linguagem surpreende por ser: leve e poderosa (consumir mmmmmmuito pouco de infra), segura (0 vulnerabilidade detectada com o mínimo de esforço), portátil (tuuudo em um binário só dentro do container (mais segurança, não tem como vasculhar os arquivos da aplicação compilada)), intuitiva (consigo evoluir com os docs dos pacotes usados e erros amigáveis), fácil escalabilidade (podemos dimensionar os workers em um container e também a quantidade de containers facilmente). Uma outra vivência recente: Hoje estou rodando LLMs de IA com o rust localmente (rustformer), ela é mais eficiente que o python. Minha linguagem mãe é o python, onde começei por volta de 2001, mas estou disposto a tornar essa linguagem a minha principal! Os crates (pacotes) são bem maduros e performáticos, vemos que a comunidade sempre busca performance! Pontos negativos? Demora pra compilar (solúvel fazendo cache) e tempo de aprendizado um pouco maior. Quando as empresas descobrirem o Rust, de verdade, vão adotá-la! Success case? Vide vídeos do iFood sobre a criação de microserviços usando Rust para atender as demandas de pedidos. Enfim, tenho mais um monte de vivências, mas fico por aqui. Abraços a todos!
Justamente Por não ter tanta disputa por vagas, essa é a hora de estudar a linguagem. Porque quando tá no Hype, é tanto vendedor de curso que é só a misericórdia!
Tenho muito entusiasmo com o Rust, só não comecei ainda nele de fato por questão de prioridades. O que eu mais vejo potencial nele, além de ser uma linguagem muito apreciada por quem o usa, é pelo fato dele poder ser usado em plataformas diversas. Em teoria seria uma linguagem que se pode usar no backend, no frontend através do webassembly e em apps mobile através de bindings com as bibliotecas nativas. Essa última vantagem eu acho a melhor de todas, pois necessitaria de apenas uma base de código, permitiria uma experiência fluida para o usuário por rodar nativamente e seriam apps pequenos. Mesmo com ela crescendo de maneira estável, confesso que me espanta ela ainda não estar dominando essas áreas tanto. É a única linguagem que me motivaria a usar no backend em substituição ao Java que é o meu foco.
Só conheço e muito pouco na teoria mesmo e de falarem a respeito, mas está fora do meu radar. Inclusive onde mais ouvi falar, foi nos episódios semanais do compilado.
Muito bomm👏🏽👏🏽
Falem sobre como está a Linguagem GO atualmente..
Estou preparando um tempo para estudar uma linguagem nova, e está na minha lista: Go e Rust.
comecei a aprender Rust há uma semana e tô gostando bastante, porém não pretendo largar o Go tão cedo kkkk
Seria interessante um video desse falando sobre Kotlin, mas trazendo informções não só do seu uso no desenvolvimento android, mas também pra backend e outras possibilidades que a linguagem possibilita.
Rust só tende a crescer, especialmente nas áreas onde se usa C ou C++.
Cosmic do POP_OS esta sendo desenvolvido em Rust
Estou estudando Rust desde o ano passado e confesso que me apaixonei perdidamente. Tenho a impressão de que é aquela linguagem pela qual esperei a minha vida toda...
queria começar a estudar rust, sabe algum curso completo ? pode ser gringo
@@Minorxable Comecei com essas vídeo-aulas aqui...
ruclips.net/video/zWXloY0sslE/видео.html
ruclips.net/video/Hizsjpi66D8/видео.html
@@Minorxable depois comprei um livro, da Casa do código, e o resto foi por conta mesmo. Conforme eu ia precisando de fazer alguma coisa na linguagem, eu ia pesquisando...
Vejo o Rust como uma alternativa para o C, e assim como ocorre com os projetos em C, se trata de demandas bem específicas e geralmente como bem falou nosso casal dev preferido, já exigem alguma experiência do programador. Por fim, com a demanda atual do mercado, Rust vai passar bem longe da maioria dos projetos e vagas.
Rust ta mais para um substituto do C do que para o C++, usando as tecnicas de C++ moderno, smart pointers etc, nao tem como escrever codigo unsafe, se conseguir fazer isso o problema ta sentado na cadeira
Poderiam fazer um vídeo sobre desenvolvimento e mercado mobile, destacando para quem está começando se deveria focar em android, ios ou híbrido. Eu tenho atuado em iOS a 1 ano e penso em aprender Flutter em paralelo, mas fico na dúvida se deveria estudar android ao em vez de Flutter.
Rust é bom demais. Principalmente para wasm
A queridinha sempre será Python pelo visto... mas se esta linguagem está sendo usada para Sistemas Operacionais então o uso estratégico com gestão de recursos que esta linguagem proporciona é muito vantajoso para Microsoft Substituir a linguagem que ela criou para esta em seus sistemas operacionais... Claro que não estou desconsiderando a galera do opensource... A questão é que a grande maioria das empresas que confeccionam ferramentas administrativas não usam hoje esta linguagem... e se for usará apenas para backend chutando alto, já que ainda hoje não existe uma linguagem web capaz de fazer tudo como era antigamente como Java...
OBS: Aproveitando a deixa, na opinião do Casal, será que um dia possa existir uma linguagem web que só ela seja possível fazer tudo sem ter que aprender 4 linguagens no mínimo caso a pessoa deseja ser FullStack?
Quando foo sai do escopo, foo devolveu o ponteiro liberado
🥰🥰🥰
Juro que mais cedo eu estava pesquisando um pouco sobre Rust, porque apesar de já codar com ela, eu não sei como anda o cenário, especialmente depois das cagadas da Foundation
Tá demorando pra criarem um Browser baseado em Rust e Ocaml para ter a ultimate performance, e alguma alternativa apropriada para JSON mais otimizado.
mozi foi reescrito em rust eu acho
@@easyprogramer4528 Nem sabia disso. Pesquisei e aparentemente 12% do browser é baseado em Rust, o resto em C++ C JS Java.
tem o projeto servo, q inicialmente foi criado para substituir o motor do firefox, mas mudaram de ideia e ficou parado um tempo, depois conseguiram novos patrocinadores e tá com o desenvolvimento ativo (até agora é apenas um motor, então a interface é quase inexistente, mas consegue navegar em muitos sites dboa)
Vou tentar começar a estudar obrigado
2:27 não precisamente usase o Box
Para quem está começando a aprender programação, melhor aprender lógica e estrutura de dados em cima do C ou partir para Rust?
Aprenda c para entender, mas siga com o Rust posteriormente
Czão pae
mas principalmente entender direito alocação de memória. Basicamente esse é o princípio dos problemas em C++ que Rust tenta mitigar
Por tras dos panos, o garbage colector é invocado pelo compilador, so dispensa a intenção no codigo do promramador
bom demais
Poderiam ter citado o projeto Veloren
Estou na faculdade cursando análise e desenvolvimento de dados. Eu quero muito me tornar uma programadora back-end, mas com o avanço da tecnologia até na área de codificação...me deixa com medo de seguir para este lado da carreira. Qual a opinião de vocês em relação a isso? Vale a pena ainda ser back-end em 2023?
Vale a pena sim. O ponto interessante disso é que apesar do surgimento de IAs e etc, na nossa área e em algumas outras, especificamente, elas estão vindo com a proposta de aumentar a velocidade de produção. Pode ficar tranquila. Você não vai ser trocada pelo ChatGPT ou algo do tipo. De qualquer forma, é bom saber usá-lo para tirar proveito do que ele pode te oferecer.
@@GustavoSilva-hh8or muito obrigadaa!!! Quero muito a área dr back- end, mas para poder acompanhar a evolução da tecnologia, pensei em estudar as IAs também, não tinha o mínimo de interesse, mas ver pessoas falando, ver o seu comentário também, faz eu querer aprender e acompanhar os avanços. Mais uma vez, muito obrigada!
Faz sobre java pfvrrr☕️
Rust realmente uma linguagem promissora, mas, a Rust foundation tem estado envolvido constantemente em polémicas no último ano, devido algumas decisões no uso da linguagem.
Faz a do Ruby
Ótimo vídeo. Vale mencionar também os conceitos emprestados da Programação Funcional que trazem ainda mais abstração para o código e o recente acréscimo de tarefas assíncronas dando um toque de Javascript para o Rust, quem diria? Hahahaha
Ola bom dia. Qual a linguagem opt usada nos nos ci sh69p25k
Estudo essa linguagem ha 1 ano, infelizmente sera igual golang, vagas somente para super senior.😢
eu estudo rust ja faz anos e nunca conseguir uma vaga de emprego.
Será que linguagens como Zig e Carbon tomarão o espaço do Rust?
Propósitos diferentes
Carbon foi feito pelo Google pra substituir c++ e já nasceu morto
Zig tem suas vantagens sobre Rust mas tem um foco completamente diferente
Rust prioriza segurança de memória e código concorrente enquanto Zig prioriza compatibilidade com C
Faz de Flutter!
E eu começando curso nessa 2f. pensando em javascript e python 😂
Tudo o que é desconhecido é "amado"
Faz sobre D
Falem do ZIG!
Eu gosto dela
Boa noite pessoal, gostaria muito que vcs fizessem uma analise na linguagem cobol, fico grato! Obrigado pelo grande trabalho que vcs fazem!
Lazarus por favor
Amor não paga as contas
GO
Sou fã do canal de vocês, mas quando se fala de programador deveria falar mais como empreender como desenvolvedor e não mercado de trabalho, que é injusto e só causa grandes traumas para desenvolvedores, deveria focar em explicar sobre foco principal em empreender e de sobra procurar emprego como pedreiro de código para juntar uma grana e ir pensando em desenvolver seu produtos e serviço como programador... MECARDO DE TRABALHO É UMA BOSTA DE INJUSTO ESQUEÇA MERCADO TRABALHO VOCÊ SERÁ PEDREIRO DE CÓDIGO NESTE TAL "MERCADO DE TRABALHO"
faz um desse sobre golang, zig e LLVM
essas linguagens mais "metal level", são interressantes!
pois são a base, das outras, tem outras linguagens tipo pony, que niguem conhece e que são novas, Crystal também.
e poderia fazer um sobre elixir e chamar o José Valin para o video!
Prefiro golang. Rust é adorada por programadores puristas. Mercado de trabalho ainda é minúsculo porque o aprendizado é muito difícil.
Rust é bom, resolve os problemas certos de C.
Cheguei chegando
Curte aí!
Não sei cara.
Vi uns números por ai e achei que paga mt pouco.
Acho que esses resultados estão sendo manipulados de verdade, não tem sentido uma linguagem que ninguém fala ser a primeira a 7 anos ou mais, impossível.
num sei
Eu nem sei Rust mas sei que o exemplo básico de liberação de memória está ligeiramente errado. A linha que contém o comentário de que ptr é inválido afirma erroneamente isso. Do contrário seria tão difícil usar Rust quanto C no que se refere a acesso inválido de memória. A variável permanece alocada durante o escopo inteiro em que foi declarada, inclusive na região do comentário.
Talvez seja uma meia verdade em um sistema single thread, já que há garantia que nenhum outro pedaço de código irá tentar alocar nada até o fim desta função. Em um sistema multi thread não há essa garantia a não ser que use mutex. Outra thread pode assumir controle entre o free() e o return e alocar a mesma região.
Não faz muito sentido dizer que a memória estará alocada na região do comentário pois ele nem faz parte do código compilado.
@@TiagoSalem lindão, é óbvio que código comentado não compila. Porém ele está numa região que indica que se a variável fosse usada, daria pau, o que entendo ser incorreto. Com relação a concorrência, entendo que não tem nada a ver com o que comentei sobre ciclo de vida de uma variável na memória.
mas oq está errado?
no c se tentar usar, vai dar em use-after free(vai compilar e rodar, mas é inseguro) nesse exemplo básico até tem algumas ferramentas para detectar esse erro
no rust se tentar usar a variável ptr depois dessa linha o código não compila
@ pega o código e exatamente na linha do comentário use a variável. Vai funcionar. Entendeu agora?
@@LuisFernandoGaido mas vc está falando da versão em C ou em rust?. fiz exatamente isso, peguei o codigo dos 2 e printei na linha do comentario:
rust não deixa compilar
c compila e roda, porem ele printa lixo, isso é um vazamento de memoria
não entendi exatamente o seu ponto, o rust não compila exatamente para tentar resolver o problema que acontece no C
Chegou não, Zig ja atropelou.
fonte ?
@@Minorxable bun js é escrito em zig. Pesquisa stackoverflow já coloca zig como a linguagem que mais paga e também como uma das mais amadas. Sintaxe mais simples e gerenciamento de memória claro, prezando a velocidade de codificação e a simplicidade.
@@thiagogeisler8715 onde que isso é sintaxe simples:
const std = @import("std");
pub fn main() void {
const stdout = std.io.getStdOut().writer();
try stdout.print("Hello, {}!
", .{ "Zig" });
}
só pra fazer um simples hello