Tape deck Pioneer CT-W line - 5 successful repairs! What happened to each of them.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 19 окт 2024

Комментарии • 40

  • @edmil1616
    @edmil1616 8 месяцев назад +2

    Fico impressionado com a engenharia aplicada nesses decks. Não só os decks, mas outros equipamentos vendidos na mesma época e anteriores, com partes mecanicas extremamente complexas em uma época que não se tinha programas CAD para projeta-los. E a parte eletrônica nao existia programa de simulação.

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад +4

      Sei que parece impossível, mas a coisa é mais ou menos assim:
      Trabalhei como projetista mecânico e elétrico nos anos 70, quando não existia nem calculadora eletrônica.
      A gente fazia as contas na mão mesmo ou, no máximo, usando uma régua de cálculo que hoje em dia poucos sabem o que é.
      Mas dava sim perfeitamente para projetar os dispositivos, por mais complicados que fossem, tanto na mecânica como na eletrônica. Só que eram usados outros métodos, que foram sendo deixados de lado quando foram surgindo os computadores, os plotters e as ferramentas com controle numérico.
      Trabalhei no setor de engenharia de uma multinacional canadense nos anos 70 e era impressionante ver os projetistas trabalhando tanto nos cálculos como nos desenhos. Eram verdadeiras máquinas, totalmente focados no seu trabalho, e produziam uma quantidade enorme de cálculos e desenhos. É uma pena que tudo isso se perdeu em favor das máquinas... Será que estamos mesmo evoluindo? Sinceramente, não tenho certeza.
      Grande abraço.

  • @maiconvengrzennunesbusolog4864
    @maiconvengrzennunesbusolog4864 8 месяцев назад +2

    Ficou ótimo tanto esse quanto o vídeo anterior que foi uma verdadeira aula de explicações. Não entendo como tem gente que complica, parece que pra algumas pessoas vc precisa desenhar... 😊😂

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      Entendo seu ponto de vista, mas devemos levar em conta que muitas pessoas não assistem todo o vídeo e/ou não prestam a devida atenção ao que está sendo exposto, e estes fatores podem levar a pessoa a não captar bem a mensagem. Também precisamos levar em conta que às vezes uma fala nossa está sendo muito clara, mas quando outras pessoas escutam podem interpretar de maneira diferente e/ou não captar a mensagem. De qualquer forma, o presente vídeo continua servindo de informação para quem aprecia a linha CT-W e, claro, a fita cassete como um todo. Grande abraço e obrigado pela participação!

  • @eziquielmarcondesdesouza8979
    @eziquielmarcondesdesouza8979 8 месяцев назад

    Parabéns Professor! Meu Deck Pioneer ficou perfeito! Muito feliz com o resultado, e muito agradecido por sua dedicação e empenho na restauração dele.
    Seguimos por aqui lhe acompanhado no canal!
    Abraço.

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад +1

      Fico feliz por ter gostado, não só por ser um aparelho bacana mas também pela história dele contigo. Agradeço sua mensagem tão gentil e mando aqui um grande abraço.

  • @franciscojose2990
    @franciscojose2990 8 месяцев назад +2

    Gostei da explicação.... É bom ter conhecimento.....

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      Espero que tenha passado informações úteis! Grande abraço e obrigado pelas palavras tão gentis.

  • @MoisesSantos-kg5fb
    @MoisesSantos-kg5fb 8 месяцев назад +1

    Bom dia meu amigo,sigo seu canal vejo sua seriedade seu conhecimento.taip deck independente da linha modelo pela época que já parou de fabricação de fitas e peças originais.no Brasil muitos desses aparelhos ficou encostado num canto principalmente toca discos Vinil,com era do do cd dvd e agora pen drive.Eu tenho alguns aparelhos da linha compo e também inclusive Taípe da linha Exotec .vi que se vc tem conhecimento um técnico honesto e com muita esperiencia mesmo sendo assim as peças de reposição tá em extinção. Recursos tá ficando escasso muita técnico não pega mais pra consertar . parabéns pelo seu trabalho.

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      É verdade, muitas peças simplesmente não existem mais. É por isso que costumo dizer que daqui a há algumas décadas os únicos toca discos e tape decks que estarão funcionando serão os da década de 70, que eram feitos com peças básicas, sem circuitos integrados dedicados, displays gráficos e outras peças que nunca mais serão fabricadas.

  • @josezacarias3149
    @josezacarias3149 8 месяцев назад +1

    Maravilha vejo todos os vídeos do Sr, estou querendo compor meu set Pioneer, falta o dvd ,encontrei aqui em BH mg modelo 505 achei caro 800.00 ,oq tenho olhar para comprar, tenho medo do leitor ótico.saude e paz.obrigado

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад +2

      Pois é, meu caro, os DVDs estão ficando raros e caros... Os da Pioneer estão entre os melhores, mas não estão livres de dar problema no leitor. Para piorar a situação, hoje em dia são poucos os técnicos que se dispõem a reparar leitores de DVD, devido ás dificuldades do serviço, à falta de peças e à tendência dos CDs e DVDs desaparecerem para sempre em favor das mídias digitais. Se o aparelho estiver mesmo funcionando bem, o preço está meio alto mas ainda valeria a pena para completar sua coleção, mas precisaria ter certeza de que está perfeito mesmo. Abs.

  • @carloscavalcanti5244
    @carloscavalcanti5244 8 месяцев назад

    Parabéns meu amigo pelo seu trabalho que hoje em dia poucas pessoas executam esse serviço hoje em dia eu tenho um tapedek gradiente cd2500 faz uns anos que tenho ele tá funcionando mais não tá disparando a fita quando termina o problema é encontrar alguém aqui na minha região que faça manutenção

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад +3

      Dá para resolver este defeito sim. Normalmente, nem é tão complicado assim. Mas devo lembrar que um tape deck raramente tem apenas um defeito, quando a gente coloca na bancada e começa a testar todas as funções percebe que tem vários outros itens precisando de atenção. É a velha história, consertar é uma coisa, restaurar é outra. Grande abraço!

  • @ClaudioGouveiae
    @ClaudioGouveiae 5 месяцев назад

    Tenho o ctw 204 o mais simples comprei ele Novo a mais de 20 anos tenho até o manual ate hoje toca perfeitamente

    • @audioclassico
      @audioclassico  5 месяцев назад

      Esses decks eram resisentes mesmo, desde que fossem bem conservados. A grande maioria dos que a encontra hoje em dia ficaram década abandonadas em algum armário ou galpão, daí não tem mesmo aparelho eletrõnico que aguente, não é mesmo? Parabéns pelo seu 204, é um digno representante da melhor linha de decks populares que foram feitos. Grande abraço!

  • @antoniodepaduasoaresfilhos6846
    @antoniodepaduasoaresfilhos6846 8 месяцев назад

    Bom dia.... As cápsulas magnéticas da áudio técnica são excelentes. Pode comprar sem medo. Eu tenho um TD gradiente com uma antiga ATN 09, com excelente som. Se vc encontrar um LM 80C ou 90C, da Leson, compre.... São duas pérolas também. Gde abs.

  • @llage
    @llage 8 месяцев назад

    Bom dia! Tive um CT-W503R e um CT-W704RS.O primeiro durou muitos anos, a maior parte das fitas que tenho até hoje foram gravadas nele, comprei novo.O CT-W704RS comprei usado no MercadoLivre, funcionou um certo tempo e apresentou defeito.Mandei numa assistÊncai técnica que colou o cabeçote!!!.
    Atualmente tenho um Sony TC-FX-510R, que precisa de alguns ajustes e um Gradiente ADD 3.0, que funciona apenas o deck de reprodução, o diagnóstico é que os motores do deck de gravação estão em curto.
    Faria a manutenção deles ?
    Grato

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      Acredito que a assistência colou o cabeçote porque o suporte dele estava quebrado. Isto é comum nesta linha de decks auto-reverse. Talvez eles não tivessem um cabeçote para trocar, daí tomaram esta iniciativa para pelo menos deixar o deck tocando num dos sentidos da fita.
      Provavelmente a gente consiga consertar os defeitos relatados, desde que não tenha pressa... Peço que por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br.
      Grande abraço!

  • @MarcosZanelli2010
    @MarcosZanelli2010 5 месяцев назад

    Boa tarde , tudo bem? estou a procura de um tape deck pioneer dessa linha ct-w, preferencialmente autoreverse, voce tem algum pra venda? os que tem anunciado no mercado livre que o vendedor mostra o funcionamento estão pedindo preços acima de 1000,00, os abaixo de 500,00 que vai me interessar não mostram o funcionamento, já vi seu video anterior sobre os cuidados na compra desses modelos e foi muito util, qual seria um valor justo para um modelo ct-w503 em perfeito funcionamento e um que não comprovam se está funcionando ( apenas trocar a correia) Ah! fui técnico em manutenção de audio automotivo desde 1990, a 10 anos estou na area de manutenção em equipamentos médicos, mas fazer reparo para uso proprio ainda faço. Obrigado e gostei muito do canal. Já inscrito!

    • @audioclassico
      @audioclassico  5 месяцев назад +1

      O preço de aparelhos antigos como os CT-W varia muito com o modelo e, principalmente, com o estado de conservação. A grande maioria dos que estão a venda no ML só servem mesmo para sucata, pois estão bem ruinzinhos. Os que a gente anuncia no canal estão sempre revisados, peça por peça, e calibrados rigorosamente dentro dos parâmetros do fabricante. Só vendemos aparelhos em bom estado, os que não estão assim ficam como doadores de peças para os outros. Temos alguns modelos de CT-W que estamos restaurando, peço que por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br e conversaremos melhor.

  • @Unavintage
    @Unavintage 8 месяцев назад +1

    Esses Pioneer Ct, os Technics TR e os TEAC são todos muito próximos. Cada um tem pontos fortes e fracos. Na média, estão todos empatados em qualidade e durabilidade.

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      Desculpe discordar, mas eu acho que não é bem assim.
      Cada uma destas empresas tinha suas diretrizes de projeto, construção e padrões de qualidade.
      Hoje em dia, o tempo está mostrando que os Technics não eram tão bons assim em termos de construção, exceto pelos aparelhos topo de linha.
      Nos anos 90 os TEAC viraram uma cópia chinesa dos aparelhos Pioneer e por aí vai.
      O fato é que os Pioneer continuam por aí funcionando em plena forma, enquanto que é cada vez mais raro encontrar um TEAC e Technics dos anso 90 que ainda esteja funcionando de acordo.
      Estou apenas relatando o resultado da minha observação e, claro, outros colegas podem pensar diferente.
      Grande abraço e obrigado pela participação!

  • @felipecavalcante3901
    @felipecavalcante3901 8 месяцев назад

    Boa noite. O que o amigo acha das cápsulas da audio technica?

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад +1

      Acho que elas oferecem um som bastante razoável em relação ao seu preço. Atualmente, estão entre aquelas com a melhor relação custo-benefício.

  • @ewesley2119
    @ewesley2119 8 месяцев назад

    Estou começando recentemente a montar caixas de som, e resolvi montar uma pequena de 3 vias para meu pc. Estou com um problema que não consigo identificar a causa, o tweteer fica com um chiado de fundo em certos momentos em algumas músicas, notei que com o gênero jazz, ou blues esse chiado fica mais presente. Eu suspeito que seja o amplificador, que por sinal foi comprado na china, assim como alguns alto falantes. Alguém poderia me dar um sinal? Desde já agradeço, e excelente canal.

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад +1

      Eu acredito que seja o seguinte: não é que o tweeter fica com um ruído, na verdade o tweeter está apenas reproduzindo um ruído que chega até ele, provavelmente gerado pelo amplificador ou pela fonte de sinal que está ligado nele (celular, PC, etc.). Alguns PCs têm a saída de som bem ruinzinha, mas eu acho que o mais certo é que seja o amplificador chinês. Acho que ele deve ser um amplificador classe D, que não são indicados para trabalhar com sistemas full range, como é o caso das caixas que montou. Amplificadores classe D geram mesmo um ruído de fundo de alta frequencia, principalmente se estiverem trabalhando no sistema full range. É por isso que normalmente se usa amplificadores classe D para sistemas multicanais, por exemplo, com amplificadores separados para graves, médios e agudos. A sugestão é testar com um outro amplificador, para saber se o problema está sendo gerado no seu PC ou no amplificador. Abs.

    • @ewesley2119
      @ewesley2119 8 месяцев назад

      @@audioclassico Então provavelmente é o amplificador, ele é classe D. Agradeço pela explicação, e compartilhar o grande conhecimento que tem sobre o assunto.

  • @luizfidelis2134
    @luizfidelis2134 8 месяцев назад

    Olá tudo bem, você está em São Paulo,moro na zona leste, Penha, você tem tempo pra fazer um curso?

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      Não ficou clara a sua pergunta... Pergunta se eu tenho tempo para ministrar um curso ou para assistir um curso?

    • @luizfidelis2134
      @luizfidelis2134 8 месяцев назад

      Ok obrigado,quis dizer se você pode ministrar curso .

    • @luizfidelis2134
      @luizfidelis2134 8 месяцев назад

      Eu acompanho os seus vídeos, pois também sou daquela época, quando foram lançados o PM 5000 e a linha Sistem One da Gradiente.

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      Posso sim, peço que por favor entre em contato pelo email info@audioclassico.com.br. Grato!

  • @MoisesSantos-kg5fb
    @MoisesSantos-kg5fb 8 месяцев назад

    Difícil hoje é as pessoas reclamando de um aparelho de mais de quarenta anos as peças em extinção .sou mecânico as vezes passo por situações parecida.com enjurradas de coisas falsas e empreguinadas no mercado nacional fica difícil fazer milagre

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      Vejo a situação da seguinte forma: com aparelhos tão antigos, o que foram mal projetados ou mel construidos já foram para a sucata há muito tempo. Só sobreviveram os que foram bem construidos, como é o caso dos Pioneer CT-W. Mas mesmo assim a gente tem que se virar para conseguir peças, esquema elétrico e outras informações técnicas. Todo mundo que trabalha com manutenção de equipamentos (som, carros, geladeiras, TVs, etc.) tem este problema... Os profissionais mais antigos ainda podem ter algum estoque de peças armazenado ao longo do tempo, mas os que estão chegando agora no mercado vão ter sérias dificuldades ou então nem tentam recuperar aparelhos assim antigos. Em resumo, acho que esses aparelhos antigos irão para os livros de história à medida em que os técnicos também estarão se indo deste mundo... É uma pena, muita coisa bacana vai se perder, mas as coisas são assim. Grande abraço e obrigado pela participação!

  • @antoniodepaduasoaresfilhos6846
    @antoniodepaduasoaresfilhos6846 8 месяцев назад

    Eu tive um 604 que deu problema no display, enfraqueceu.

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад

      Este é problema recorrente nesta linha de tape decks. Se a pessoa deixava o aparelho ligado na energia, o display enfraquece mesmo, daí então só mesmo trocando. Abs.

    • @adrianooliveiradefreitas
      @adrianooliveiradefreitas 8 месяцев назад

      ​@@audioclassicogrande mestre, mas esse problema de enfraquecer o display por estar na tomada é uma característica de tape da pioneer ou qualquer aparelho com este tipo de painel é sempre necessário desligar da tomada? Tenho um CD md da jvc que tem este display, e agora fiquei com medo

    • @audioclassico
      @audioclassico  8 месяцев назад +2

      Todos os diplays do tipo VFD apresentam o problema do enfraquecimento. Só que no caso dos CT-W o aquecedor do display começa a receber energia assim que a tomada começa a receber energia. É uma característica destes modelos. Bem, na verdade, existem alguns CT-W que possuem interruptor normal (mecânico) e nestes não tem problema ficar ligado na tomada, basta desligar o interruptor. Mas na grande maioria deles o aquecedor fica ligado o tempo todo e vai desgastando os filamentos.
      Todos os aparelhos que usam VFD possuem este defeito, por isso só posso pensar que a Pioneer fez isto de propósito, ou seja, era um jeito de limitar a vida útil dos aparelhos, numa época em que os fabricantes estavam introduzindo os aparelhos com obsolescência programada, ao invés de fazer produtos para durar para sempre... No caso do seu JVC, precisaria estudar o circuito ou então medir a tensão na grade do VFD para saber se ela fica ativada quando se liga na tomada. Alternativmente, por via das dúvidas, é melhor cortar a energia enquanto ele não estiver em uso.