BOM DE TOCAR | RICARDO SILVEIRA | Quinta Aumentada

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 окт 2024
  • Ficha técnica:
    Produção: Leco Possollo, Henrique Kopke, Felipe Coquito e Bruno Zambrotti
    Bateria: Renato Massa
    Contrabaixo: Jefferson Lescowich
    Piano: Marcos Nimirichter
    PA, gravação e mixagem: Leco Possollo
    Iluminação: Vinicius Silva
    Filmagem: Eric Schwalb Possollo
    Assistente de filmagem: Rafaela Cecchetti
    Apoio: Radio Sulamérica Paradiso, O Fluminense, O Globo Niterói, IMMuB, Portal NitNegócios, StarNoPalco, Pierre Pianos
    Sobre Ricardo Silveira:
    Ricardo Silveira é músico profissional desde 1976.
    Palcos e estúdios tem sido sua rotina desde então, onde grandes nomes da música brasileira e internacional vem contando com o seu talento. São centenas de discos onde Ricardo aparece como músico, arranjador, produtor ou, ainda, diretor musical. Seu toque personalíssimo tanto como guitarrista como violonista fez dele uma referência em ambos os instrumentos. Ao longo de mais de 40 anos, sua trajetória foi pontuada pelo lançamento de 12 discos solo e um repertório autoral que eternizou alguns clássicos, como o tema "Bom de tocar”, música-título de seu primeiro trabalho, de 1984, ou ainda "Portal da Cor", parceria com Milton Nascimento. Lançou discos junto a grupos importantes como o "High Life" e a "Banda Zil", ambos na década de 80. Com a Zil voltou a apresentar-se em 2015, gravando um DVD que encontra-se em fase de produção para lançamento ainda em 2017. Sua vitoriosa carreira internacional iniciou-se em 1988 com "Long Distance", para a Verve Forecast. A partir daí, todos os seus discos vem sendo lançados no exterior, com destaque recente para os últimos trabalhos feitos para a gravadora Adventure Music, como “Ricardo Silveira Organ Trio”, um sonho antigo de Ricardo em explorar as sonoridades de um trio de jazz baseado no som de um Órgão Hammond B3. Mas foi seu disco “Noite Clara”, de 2003, pela mesma gravadora e distribuído no Brasil pelo selo MP,B, que recebeu indicação ao Grammy Latino de melhor CD instrumental no ano de 2004. Participou do disco “Randy in Brasil” do trompetista Randy Brecker, vencedor do Grammy de melhor disco de jazz contemporâneo em 2009.
    Como produtor, é importante registrar sua atuação no disco "Moonstone" de Toninho Horta, para o selo Verve Forecast, e o CD/DVD "De um jeito diferente", de Emilio Santiago. Já como diretor musical, esteve junto a Ney Matogrosso em álbuns como "Canta Cartola" ou, ainda, "O cair da tarde", onde desenvolveu também vigorosa atuação como violonista.
    Todos estes trabalhos são marcos em sua carreira. Discos em parceria também não são raros em sua discografia. "Toca Milton Nascimento", com Luiz Avellar, "RSVC" com Vinicius Cantuária, “Atlânticos”, duo com o violonista Roberto Tauffic, ou ainda o mais recente, "Cosmos", de 2016, ao lado de John Leftwich, mais um lançamento internacional da Adventure Music, mostram sua versatilidade e trânsito livre por vários gêneros musicais. Em ritmo sempre acelerado, Ricardo Silveira lançou em 2016 o disco "Jeri", resultado de uma apresentação histórica no Festival Choro Jazz em Jericoacoara, onde repassa seu repertório mais celebrado. Em 2017 foi lançado em formato digital “Ricardo Silveira Trio, Simbora” O show na Quinta Feira dia 26 de setembro no projeto “Quinta Aumentada”, em Niterói, é comemorativo dos 35 anos desde o lançamento do disco Bom De Tocar e o repertório tem musicas de quase todos os discos lançados desde então, entre elas, Tango Carioca, Choro Bacana, Bom de Tocar, O Sol Na Janela, Outro Rio e alguns standards da musica brasileira e internacional. Para formar um quarteto Ricardo convidou Renato Massa na bateria, Jefferson Lescowich no contrabaixo e Marcos Nimirichter ao piano.

Комментарии • 25