Tive o privilégio de dá minha excelente contribuição servindo as fileiras da nossa amada FAB, foram quatro anos de imensa satisfação onde fiz amizades que existe até hoje. Que JESUS continue abençoando nossa amada Forças Armadas.
Meu Deus, um sonho de ser um Cadete do Ar se foi, não tenho mais idade, mas vou fazer a prova e com a ajuda e força de Deus vou passar pra Terceiro Sargento, em nome de Jesus! Sonho com a aeronáutica desde criança! ♥️
Anderson Lopez, não fique desanimado se você não tem mais idade para para ser aluno da EPCAR, você ainda pode ser cadete fazendo o concurso direto para AFA onde o limite de idade é maior. Segue o link das informações: www.fab.mil.br/ingresso/
Enquanto isso, vai buscando estar informado: Um Cadete não regride p/ 3° Sargento, descendo degrau na Hierarquia Militar. Um Cadete do 1°/2°/3°/4° ano, ainda é Aluno ( Praça Especial) = Nem Sargento e nem Oficial. Depois do Curso de Formação de Oficiais, o Cadete é promovido a Aspirante a Oficial , antes de chegar a 2° Tenente = 1° degrau na escalada real, como Oficial de verdade. Sargentos e Suboficiais é outra história/outra carreira dentro da Aeronáutica.
Meu pai hj é suboficial da reserva remunerada SO RR QAV Antunes ,mecânico de vôo,catalineiro , C 47 Douglas e C 95 Bandeirante. Serviu 31 anos na Base Aérea de Belém. Voou com mitos da Força Aérea como o Brigadeiro Camarão (falecido) e brigadeiro Protásio Lopes. Meu pai conheceu a Amazônia de cabo a rabo nos anos 70 e 80. Hj com 80 anos,mora em BH. Sempre que nos encontramos tem uma história diferente pra contar. Muitos "causos" ;dá pra escrever um livro. Em 77 eu tinha 10 anos e ele me levou pra uma tribo de índio no extremo norte do Pará chamada Tiriós. Fomos de catalina. Foi FANTÁSTICO,lembro que a bordo foram médicos,dentistas da FAB e agentes do antigo Projeto Rondon.
@@sgtricardohenriquebolsonar8499 saímos da Vila em 89. Moramos de 1981 a 1989. Muita onda. Tocávamos o terror na Vila. Sou de 67. Tinha 14,15,16 anos . Uma galera arruaceira
obrigada pelo esclarecimento meu filho está servindo a aeronáutica eu estou orgulhosa sei que não é fácil mais ele está realizando um sonho meu porque era meu sonho servi deus abençoe vcs e que os jovens dessa época aproveite a oportunidade
@@marcoreus5782 Marco existem quadros que você pode ingressar como sargento e depois se tiver nível superior fazer o concurso para o CIAAR e chegar ate mesmo a Tenente Coronel.
Viajei no Avião da Tam tenho orgulho da Aeronáutica pois são aguias tem visão de aguia se comprometendo e Honrando a nossa terra céu água mar Somos uma grande Nação e iremos se encontrar na nuvem o Céu não é o limite toda Águia pescadora depende de um grande peixe da Marinha do Brasil e da terra um bom e fraterno solo que possui água alimento e muito progresso e fartura Social para Nação Brasileira Pátria da familia Mundial do Emprendimento Mercantil do Brasil prosperidade riqueza para Nação Brasileira.
O nome desta patente de oficiais chame - se "plano" ou seja 2 tenente - plano 1 tenente - biplano Capitão - triplano Major- 2 biplanos Ten.cel - 1 triplano e 1 biplano Cel - 2 triplanos Fica a dica👍
Chegando aqui com like e inscrição para apoiar o trabalho. Sou militar do Exercito, os postos e graduações na Aeronáutica é fácil... agora na Marinha... ate hoje não consegui decorar... kkkkkk dicifil demais...kkk Abraço aqui de Salvador BA
Felicitaciónes, muchas gracias por los vídeos y quê tenga un muy bueno y hermoso el trabajo; fuerza el guerrero, siga adeladante y quê tenga buena suerte..! Dios d Abrahaam y Yzaque y Yacov lá bendiga mucho d tal manera tú lá caza y tambien su lá Iglesia. Dios stay contigo siempre más" mi amado hermano brazilleño, en el nombre del Señor Jesús d Nazareth "pero quê lá información me cae como anillo al dedo" acá el misionero: acá el misionero: Jayro Katayawa d lá nación Brazil" hasta luego.
No minuto 2:07 é apresentada a "divisa" de Soldado de Segunda Classe em que não existe esse desenho de granada, mas sim, as armas cruzadas com a "cazinhola" do posto de sentinela. Se tiver como reeditar o vídeo vai muito bom pra efeito de instrução.
A ASA vende a mochila de campanha utilizada pelo EB no nordeste? Muito semelhante a padrão que vi no site de vocês, porém ela é em colocarão característica dos uniformes de tropas de caatinga, amarelada.
Em 1975 fiz recrutamento na Base aérea dos Afonso , Cel Av. FIUZA era o Cmdt depois de formado fui para o HcAer , diretor era o Brg med Dr.Lombardi , época em que o Marechal do ar Eduardo Gomes ficava internado e a bandeira correspondente ao posto dele ficava asteada dei baixa em 1977 , muitas glórias , saudades e orgulho 👏👐🛫
O Aspirante a Oficial não é um oficial subalterno. Ele é um Praça Especial, por definição do próprio Estatuto dos Militares. O primeiro posto do oficialato é o de Segundo-Tenente. Tanto que é o momento da carreira em que se faz o "compromisso ao primeiro posto".
Daian obrigado pela colaboração, sim o Aspirante a Oficial é um praça especia, mas o que muitos não se atentam é que está condição está ligada apenas ao período em que ele está realizando o curso de formação na escola de formação militar, depois que ele se forma ele passa a ser sim classificado como um oficial subalterno. Essa é uma classificação oficial que podo ser encontrada no site oficial da Força Aérea Brasileira: www.fab.mil.br/postosegraduacoes
Meu amigo realmente isso parece ser uma grande injustiça, mas o estatuado dos militares prevê que os militares temporários não estabilizem, mas como no caso dos S1 eles fizerem um concurso nacional hoje existem muitas ações na justiça solicitando a volta destes militares e alguns já estão sendo chamados.
Realmente Wilson a Aeronáutica é inesquecível, todos que já passaram por ela nunca esquecem, parabéns pela sua contribuição em servir a nossa nação Sr. Wilson!
PARBENS PARA TODOS E TODAS QUE COMPONHE AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRA E A HIERARQUIA DA AERONÁUTICA PRIMOLDIAL PARA O COMANDO; OK JLIMA DE VITORIANA E MUDANÇAS BIGBE.
Eu estudei essa matéria em 1989, quando eu era recruta. Paguei 10 flexões no Museu Aeroespacial, fiz faxina no alojamento dos Sargentos... 🤣 e, a lição que eu aprendi, é a de não ingressar em uma instituição, sem ter Ensino Superior (Nível Universitário)...😒
Eu não entendi a parte de oficiais subalternos. Esses são os alunos da EPCAR e depois AFA, correto? Como assim a carreira acaba no primeiro Tenente? Serão dispensados após o período nesse cargo?
Alexandre eles passam para reserva não remunerada, permanecem com a sua patente e recebem uma indenização de um solto para cada ano de serviço prestado. Resumindo eles ficam como oficiais da reserva não remunerada.
Por qual motivo ou motivos há sargentos que não chegam a suboficial ou sargentos que vão para a reserva como 2o e 3o sargento? Indisciplina? Incapacidade? Ou há oficiais que por algum motivo não gostam da pessoa e por isso não o indicam para subir de patente?
Excelente pergunta. O meu pai foi a reserva como 1 sgt depois de 31.anos de serviço. É pq pela lei militar o sgt só pode ser promovido s suboficial se ele chegar a 50 anos e ja for suboficial caso contrário ele é obrigado a ir a reserva. Para sargentos o tempo de promoção é 7 anos. Meu pai tinha 33 anos qdo se formou sgt pois ele entrou como soldado. Os sgt formados com 20 anos de idade chegam até a capitão ou em alguns casos até tenente coronel
@@sgtricardohenriquebolsonar8499 Obrigado pela resposta. Meu pai ainda está vivo. É o SO QAV RR ANTUNES. Serviu na base aérea de Belém por mais de 30 anos. Ele nasceu em 15/2/39. Não lembro o ano que ingressou na EEAer,em Guaratinguetá/SP. Sei que em 1981 fez o CAS(Curso de aperfeiçoamento de sargentos)e,após este,foi promovido a Suboficial. Foi para a reserva em 1989. Mora hj em BH, no bairro Buritis. Eu trabalho e moro nos EUA, New Jersey. Pelo menos 1 vez por ano nos encontramos e ELE sempre tem mais uns dos "milhões" de causos ocorridos na região amazônica durante o tempo que lá serviu. Era mecânico de vôo,Catalineiro e C-47 Douglas. Verdade o que vc citou acima,parabéns. Realmente, entendi que há uma regra para aumento de hierarquia nas forças armadas.
@@sgtricardohenriquebolsonar8499 Se o seu pai serviu na base aérea de Belém da segunda metade dos anos 60 até 1989,com certeza se conhecem. Qual o nome de guerra dele? Ainda vivo?
Gostaria de saber se os advogados quando entram na força aérea, ele faz parte da intendência, ou tem um setor especifico?eu vi nas insignias e não tem pro advogado especificamente, se tem gostaria de saber qual é a insignia, no entanto, eles são considerados como intendentes?
Quem segue a carreira militar pelo ITA sendo engenheiro pode subir até qual patente, ou cabe a ele poder subir todas, e quando o aluno se forma ele virá tenente?
Acho que a partir do quarto ano (não tenho certeza), passará a ser remunerado como um Oficial o aluno que optar pelas vagas da ativa. Mas a maioria dos formandos no ITA não seguem na FAB, haja vista que o diploma daquela instituição vale ouro no setor privado. Por isso as vagas da reserva são bem mais concorridas.
Não existe o posto de Recruta, esse nome é apenas uma referencia ao Soldado novato. É apenas um "Apelido," que se dá ao Soldado novato, recém incorporado, recém "recrutado." O incorporado, ou recrutado, já inicia o curso com a graduação de Soldado, na própria identidade militar vem especificada a graduação como Soldado, independente de ainda não ter se formado. Se alistou, fez as baterias de exames e entrevistas, foi designado, se apresentou (conscrito), fez novas baterias de exames e entrevistas, aprovado, incorporado ou recrutado, assim que a papelada com os seus dados chegar à Brasília (Ministério da Defesa), será enviada para a sua unidade militar, em alguns dias, a sua identidade militar, para ser entregue a vc, com a graduação de Soldado, para vc poder se apresentar em qualquer lugar, ou para qualquer pessoa, como Soldado das Forças Armadas, e não "Recruta," nunca como Recrtuta, não existe essa graduação, é apenas um termo de referência à um Soldado em formação, e não uma qualificação hierárquica.
ola,acredito que por conta da ética com o sigilo a informações das forças armadas não sera possível dizer os salários de cada patente. pois sendo assim as pessoas entrariam mais não por patriotismo e sim pelo próprio interesse pessoal, gerando assim um mal atendimento e prestações de serviço irregulares a nação brasileira.(minha opinião) boa noite e espero ter ajudado.
Tenente Adriano, tudo bom? Há alguns meses vi um vídeo no canal da ASA sobre as diferenças de hierarquias entre as três forças armadas. Não estou achando mais esse vídeo. Poderia colocar o link aqui? Desde já, agradeço!
Não Cleidson ele não recebe nada por mês, depois que acaba os 9 anos ele passa a ser um oficial da reserva não remunerada. Contudo os oficiais temporários recebem uma ótima indenização por seus anos de serviço prestados, ou seja se você ficou ficou 9 anos quando você for para reserva receberá o seu ultimo salário multiplicado 9 vezes! Isso dá uma ótima grana e com ela você pode começar um novo negocio !
Quando ele entra como aluno de 1º ano da EPCAR ele pesta continência para os alunos do 2º e 3º ano da EPCAR e para todos os alunos da AFA. Os Soldados, Cabos e 3º Sagentos já prestam continência para os alunos da EPCAR
Olá tudo bem me achando Emanoel Pedro Buriti e tenho uma dúvida , eu sou um civil tenho 19 anos e não estrei em serviço obrigatório , posso eu também ser um sargento , se sim como posso ingressar como um sargento da força aérea Brasileira ? Agradeço des de já por partilhar esse conhecimento
Olá Emanoel! Sim você pode entrar como sargento temporário e ficar até um período de 8 anos ou fazer a prova para EEAR para ser sargento de carreira. As orientações para as formas de ingresso de ambos os concursos estão no sita oficial da Força Aérea Brasileira: www.fab.mil.br
Olá boa noite , . Des dos meus 18 anos o meu alistamento e banido Hoje eu tenho 27 anos e tenho um sonho de ser cadete ou sargento na aeronáutica Vejo umas fotos do meu pai qua do era recruta mas desistiu na época Você poderia me dar alguma INFORMAÇÃO SOBRE ISSO, SE EXISTE ALGUMA FORMA de mudar essa situação, sabe como eu consigo pelo menos uma oportunidade para fazer o concurso?
Eu sempre achei interessante essa parte quando chega nos brigadeiros que inverte a antiguidade, no caso major brigadeiro é mais novo que um tenente brigadeiro.
Meu irmáo é aposentado da Aeronautica.....serviu por mais de 35 anos ......antes de aposentar era Taifeiro ! Ele já aposentou faz mais de 20 anos ........Ele aposentou em qual final de carreira ? É aposentado como Taifeiro ? Ou outra Patente da Aeronautica ? Aposentou como militar ? Taifeiro ? Sargento ? Ou Subtente ?
Tenho uma dúvida, depois q termina o Ensino Médio e vc é selecionado para o serviço militar obrigatório, vc passa por todas essas patentes de Praça antes de concluir: Recruta, Soldado 2a, Taifeiro 2a, Taifeiro 1a, Soldado 1a, Taifeiro-Mor e Cabo? Se sim, quanto tempo leva?
O Aspirante não é um Oficial Subalterno e sim uma Praça Especial. Até nos sites da FAB, erradamente aparece assim, mas não é! Artigo 16, § 4º Os Guardas-Marinha, os Aspirantes-a-Oficial e os alunos de órgãos específicos de formação de militares são denominados praças especiais. Tudo do Estatuto dos Militares.
Não irei criticar o Ten. Adriano. Para incentivo aos jovens a apresentação é muito boa - apenas algumas correções devem ser feitas, além da observação do José Carlos, há outra que acredito ser necessária também, salvo melhor juízo, se houve alguma mudança no regulamento, podem corrigir se assim for meritório - é com respeito à base (Taifeiro de segunda classe - Soldado de segunda classe - Taifeiro de primeira classe - Soldado de primeira classe) agora sim, Taifeiro-Mor - Cabo e assim segue. Outro detalhe, todos abaixo do quadro de Oficiais são considerados Praças, exceto o suboficial, a diferença é a seguinte (Praças não graduados até cabo e Praças graduados do 3º até o 1º sargento) o Suboficial e o Aspirante são Praças especiais. Nesses meus 55 anos de idade, posso afirmar que são 47 anos de contínua aprendizagem em vários setores das atividades (Aviação, Náutica, Mecânica, Eletroeletrônica, Engenharia Civil e suas ramificações, Refrigeração, Mineração, Serviços, Área de Investigação de sinistros Patrimoniais e Industriais e por fim Sistema Informatizados em Geral) tendo base sólida para esclarecimentos e ainda um contínuo ciclo de aprendizagem com humildade. Abraço a todos.
Somente para esclarecer. Pessoal a nome que vem primeiro é o do "mais recruta" ex: Taifeiro-Mor - Cabo. Sendo assim, o Cabo tem precedência sobre o Taifeiro-Mor. obrigado.
José Carlos obrigado pela colaboração, sim o Aspirante a Oficial é um praça especial, mas o que muitos não se atentam é que está condição está ligada apenas ao período em que ele está realizando o curso na escola de formação militar, depois que ele se forma ele passa a ser sim classificado como um oficial subalterno. Essa é uma classificação oficial que podo ser encontrada no site oficial da Força Aérea Brasileira: www.fab.mil.br/postosegraduacoes
Mas no século passado eles eram considerados Oficiais em legislação anterior. Meu pai foi soldado no Campo dos Afonsos quando ele ainda era sede da Academia da Força Aérea, nos anos 1960. Lá ele aprendeu que Aspirantes eram Oficiais, mas hoje são considerados "Praças Especiais". Inclusive das formaturas de fim de ano, quando os Cadetes eram promovidos da Aspirantes, ele disse que num desse dias ele estava de sentinela das armas e o "Aspira" saiu com a família pelo portão e disse para a mãe que aquela seria a primeira vez que apresentariam arma para ele. =D
Exc. Senhor aqui esta uma duvida e ésta até hoje nos tras confusão, se no serviço obrigatório somos tratados como recrutas ,( S2 e S1) após um ano, aprontos,,( S2 e S1), entretanto, prestamos CONCURSOS para Cabo, amparado pelo Art. 186
@@Preguiçoso69 é agora é só curtindo minha aposentadoria de 11.280,00 Mil por mês e olhei muita gente ai do céu e da terra como se diz na lingua dos voadores, ajudando essa nação brasileira Menos os desgraça desses governantes que tiram mais 10% da minha aposentadoria num posso nem desfrutar do meu dinheiro Se eu tivesse no poder ainda eu ia sobrevoar aquele plenário e soltar uma bomba lá eu tô velhinho mais um pouco bem informado não posso me expor muito se não esses demônios vem me matar espero chegar ate 106 anos
Na verdade depois de quase quatro anos de S2 é que o soldado pode ser promovido a S1 e posteriormente a CB...Já pra ser T2, T1 e TM somente por concurso.
Esse vídeo é bem antigo Alessandro, na época que ele foi gravado existia o concurso para S1 soldado especialista, o S2 só era promovido se passasse neste concurso, ele não era promovido por tempo de serviço, ou seja ele ficava até 4 anos e se não passasse para S1 ia embora para casa.
tenho uma dúvida que não é muito relacionado com o vídeo mas espero que possa me ajudar. Após me formar no ITA e escolher carreira militar, posso escolher também ser um piloto da aeronautica ou para ser piloto tenho que obrigatoriamente seguir outro caminho? pergunto isso pois gostaria de ser engenheiro, mas também queria ser outras coisas dentro da Fab. Grato pela atenção.
Surica cascar então, após se formar no ITA irá para um quartel exercer sua função, de engenheiro, caso queira ser um piloto da FAB você precisa ingressar na AFA, abandonando o seu posto. É necessário checar se a sua idade será válida ainda para o concurso depois de terminar o ITA, pois tem um limite.
Eu ia responder, mas a Kratin te respondeu de forma correta , o ITA forma engenheiros e a AFA forma aviadores, mas dada impede de você ser os dois, um exemplo disso é nosso atual Ministro da Ciência e Tecnologia ele fez ITA se formou em engenheiro e depois fez AFA formando-se em piloto e bem depois foi para NASA se tornando o nosso 1º Astronauta brasileiro.
Na verdade o inverso é possível sim! O ITA tem convênio com a AFA (assim como a EN tem convênio com a USP, por exemplo). Então, o aviador pode sim ir para o ITA e provavelmente voltará como piloto de teste. O Marcos Pontes primeiro foi aviador e depois engenheiro. Agora o contrário acho que não é possível.
Sim pode mas igual foi falado o caminho inverso é mais fácil. Engenheiro e depois piloto creio que nem dê tempo. Mas conheci um tenente aviador que hoje é aluno do ITA. Essas vagas do ITA pra tenente são bem concorridas mas existem!
Faltou o oficial especialista.Conhecido como terere. Ainda tem alguns na base de Anápolis. Coronel Especialista.Agora só vai até capitão especialista . Vai tomar uma manta voadora.
Eles não podem completar 10 anos de serviço ativo se não estabilizam , por isso eles não deixam os oficiais temporários completarem 10 anos de serviço ativo.
Eu tenho uma pequena duvida: Tipo a pessoa se formou la como 3 sargento ai passou o tempo certo e subiu de patente 2 sagento e depois o 1 sargento, se se quiser continuar seguindo carteira ele irá para a patente de Capitão ou de tenente-Coronel dependendo do caso?
Chegou a 1S ele será avaliado para fazer o CAS. Se conseguir, e concluir com êxito, vai a SubOficial. Como 1S ele poderá prestar o concursos CFOE ou EAOF, onde poderá chegar até o posto de Coronel.
Até Cabo engajado, e se não me engano é por tempo limitado (7 ou 8 anos) e depois o militar é obrigado a sair, só sendo possível seguir via concurso público (talvez interno).
Boa noite. Parou de ter concurso interno (aliás já era pra ter parado desde a constituição de 88, mas vai entender né). Recruta na FAB chega no máximo até cabo. Os concursos militares ele pode fazer normalmente mas concorre em pé de igualdade com os civis.
Que nome lindo,marechal do ar, a aeronáutica é realmente maravilhosa
Marechal não é em tempo de guerra?
@@pablogomesdeandrade2872 sim, é isso mesmo, porém é um nome lindo, "Marechal do Ar", meu Deus meu sonho kk
@@pablogomesdeandrade2872Sim, Almirante, Marechal e Marechal do Ar é so em Guerra...
Almirante - Marechal - Marechal-do-ar
@@pablogomesdeandrade2872 Sim , só em tempo de guerra !
Tive o privilégio de dá minha excelente contribuição servindo as fileiras da nossa amada FAB, foram quatro anos de imensa satisfação onde fiz amizades que existe até hoje. Que JESUS continue abençoando nossa amada Forças Armadas.
José não tem como esquecer esses momentos, eles jamais sairão de nossas mentes.
Meu Deus, um sonho de ser um Cadete do Ar se foi, não tenho mais idade, mas vou fazer a prova e com a ajuda e força de Deus vou passar pra Terceiro Sargento, em nome de Jesus! Sonho com a aeronáutica desde criança! ♥️
Anderson Lopez, não fique desanimado se você não tem mais idade para para ser aluno da EPCAR, você ainda pode ser cadete fazendo o concurso direto para AFA onde o limite de idade é maior.
Segue o link das informações:
www.fab.mil.br/ingresso/
Passou?
Enquanto isso, vai buscando estar informado: Um Cadete não regride p/ 3° Sargento, descendo degrau na Hierarquia Militar. Um Cadete do 1°/2°/3°/4° ano, ainda é Aluno ( Praça Especial) = Nem Sargento e nem Oficial. Depois do Curso de Formação de Oficiais, o Cadete é promovido a Aspirante a Oficial , antes de chegar a 2° Tenente = 1° degrau na escalada real, como Oficial de verdade.
Sargentos e Suboficiais é outra história/outra carreira dentro da Aeronáutica.
Entendi agora a sua situação. Meu comentário foi inapropriado. Perdão e vá em frente.
Meu pai hj é suboficial da reserva remunerada SO RR QAV Antunes ,mecânico de vôo,catalineiro , C 47 Douglas e C 95 Bandeirante. Serviu 31 anos na Base Aérea de Belém. Voou com mitos da Força Aérea como o Brigadeiro Camarão (falecido) e brigadeiro Protásio Lopes. Meu pai conheceu a Amazônia de cabo a rabo nos anos 70 e 80. Hj com 80 anos,mora em BH. Sempre que nos encontramos tem uma história diferente pra contar. Muitos "causos" ;dá pra escrever um livro. Em 77 eu tinha 10 anos e ele me levou pra uma tribo de índio no extremo norte do Pará chamada Tiriós. Fomos de catalina. Foi FANTÁSTICO,lembro que a bordo foram médicos,dentistas da FAB e agentes do antigo Projeto Rondon.
Atualmente a rua do lado do hangar se chama Brigadeiro Protásio ela liga a Júlio César a DQ de Caxias ela foi inaugurada em 2005
@@sgtricardohenriquebolsonar8499 isso mesm
@@sgtricardohenriquebolsonar8499 exatamente. Morava na Vila militar dos sub's e sargentos ao lado do cassazum
@@doctorrobert6038 que legal eu morava na dr Freitas no conj 14 bis de 2005 a 2011.
@@sgtricardohenriquebolsonar8499 saímos da Vila em 89. Moramos de 1981 a 1989. Muita onda. Tocávamos o terror na Vila. Sou de 67. Tinha 14,15,16 anos . Uma galera arruaceira
É um orgulho para nós brasileiros termos a instituição Aeronáutica do Brasil.
A FAB é uma mãe não tem quem não goste dela!
Toda carreira militar é top demais e suas hierarquias são de uma disciplina exemplar.
douglas é por isso que as coisas funcionam nas forças armadas.
obrigada pelo esclarecimento
meu filho está servindo a aeronáutica
eu estou orgulhosa sei que não é fácil mais ele está realizando um sonho meu
porque era meu sonho servi
deus abençoe vcs e que os jovens dessa época aproveite a oportunidade
É isso ai meu amigo, continue motivando o seu filho pois a Força Aérea é um ótimo caminho a ser seguido!
O Sr e muito Intelegente tenente bom trabalho inclusive passando material para os futuros militares.
Parabéns Tenente pelo belo trabalho, seus esclarecimentos muito atende os anseios dos jovens que amam a nossa gloriosa Força Aérea. Sgt Alex
Estamos sempre as ordens Alex
Alex Batista alex se eu fizer o concurso de carreira de sgrt, tem como fazer provas para subir de patente? Tipo até capitão?
@@marcoreus5782 faz a Eear, pesquisa mais sobre
@@marcoreus5782 Marco existem quadros que você pode ingressar como sargento e depois se tiver nível superior fazer o concurso para o CIAAR e chegar ate mesmo a Tenente Coronel.
@@marcoreus5782 sim Marco existem cursos internos feitos no CIAAR onde os sargentos passam para oficial.
PARABÉNS..ME ALISTEI NA AERONÁUTICA. .HOJE SÓ SARGENTO DA RESERVA DA PM SP
bom tempos....sou reservista da aeronáutica...... base aérea do Salvador
Viajei no Avião da Tam tenho orgulho da Aeronáutica pois são aguias tem visão de aguia se comprometendo e Honrando a nossa terra céu água mar Somos uma grande Nação e iremos se encontrar na nuvem o Céu não é o limite toda Águia pescadora depende de um grande peixe da Marinha do Brasil e da terra um bom e fraterno solo que possui água alimento e muito progresso e fartura Social para Nação Brasileira Pátria da familia Mundial do Emprendimento Mercantil do Brasil prosperidade riqueza para Nação Brasileira.
Faltou falar dos Alunos da EPCAR e dos Cadetes da AFA.
Ótimo vídeo! Bem elaborado mesmo! Comecei a aprender em 2022
O nome desta patente de oficiais chame - se "plano" ou seja
2 tenente - plano
1 tenente - biplano
Capitão - triplano
Major- 2 biplanos
Ten.cel - 1 triplano e 1 biplano
Cel - 2 triplanos
Fica a dica👍
Essa também é uma forma de decorarmos o sistema de patentes da força aérea.
Chegando aqui com like e inscrição para apoiar o trabalho. Sou militar do Exercito, os postos e graduações na Aeronáutica é fácil... agora na Marinha... ate hoje não consegui decorar... kkkkkk dicifil demais...kkk Abraço aqui de Salvador BA
Eu também sempre achei os deles muito parecido e complicado, por isso fica mais difícil de decorar.
Tenente Adriano grande figura da Força Aérea Brasileira!!
Tamo junto Dr, Jorge muito obrigado pela força aqui no canal !
Antigão... prazer em ter servido com o senhor e uma grata surpresa encontar seu canal!!!!! BRASIL
Fala Juninho qual era o seu nome de guerra e em que unidade você serviu comigo ? Foi muito bom ter te encontrado meu amigo!
@@ASAArtigosMilitares calazange, cemal💪
As informações, muito úteis, obrigado 👏
faz um vídeo sobre as patentes da Marinha de guerra " armada " .
Sueli ótima sugestão, em breve faremos um vídeo neste formato!
Justo e Perfeito...
Felicitaciónes, muchas gracias por los vídeos y quê tenga un muy bueno y hermoso el trabajo; fuerza el guerrero, siga adeladante y quê tenga buena suerte..! Dios d Abrahaam y Yzaque y Yacov lá bendiga mucho d tal manera tú lá caza y tambien su lá Iglesia. Dios stay contigo siempre más" mi amado hermano brazilleño, en el nombre del Señor Jesús d Nazareth "pero quê lá información me cae como anillo al dedo" acá el misionero: acá el misionero: Jayro Katayawa d lá nación Brazil" hasta luego.
¿Usted és brasileño?
No minuto 2:07 é apresentada a "divisa" de Soldado de Segunda Classe em que não existe esse desenho de granada, mas sim, as armas cruzadas com a "cazinhola" do posto de sentinela.
Se tiver como reeditar o vídeo vai muito bom pra efeito de instrução.
Boa informação bem explicado tenente.
Muito boa a explicação.
Que bom que foi útil para ti Marlene!
Adriano e a ASA, sempre muito necessários pra nós! Gratidão! 👏👏👏👏👏👏
Estamos sempre as ordens , ajudar os alunos é o nosso foco !
Excelente, guerreiro. Fiz um vídeo com essa temática. Parabéns pelo vídeo.
Valeu Brasil ! Também já sou assinante do seu canal ! Gostei dos seus vídeos, continue sempre assim.
A ASA vende a mochila de campanha utilizada pelo EB no nordeste? Muito semelhante a padrão que vi no site de vocês, porém ela é em colocarão característica dos uniformes de tropas de caatinga, amarelada.
Muito legal, muito esclarecesor, 😀👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🙏
Que bom que você gostou Valdir ! Continuamos sempre as ordens !
Em 1975 fiz recrutamento na Base aérea dos Afonso , Cel Av. FIUZA era o Cmdt depois de formado fui para o HcAer , diretor era o Brg med Dr.Lombardi , época em que o Marechal do ar Eduardo Gomes ficava internado e a bandeira correspondente ao posto dele ficava asteada dei baixa em 1977 , muitas glórias , saudades e orgulho 👏👐🛫
parabéns
Que honra, queria ter conhecido o brigadeiro Eduardo Gomes, herói dos 18 do forte .
O Aspirante a Oficial não é um oficial subalterno. Ele é um Praça Especial, por definição do próprio Estatuto dos Militares. O primeiro posto do oficialato é o de Segundo-Tenente. Tanto que é o momento da carreira em que se faz o "compromisso ao primeiro posto".
Daian obrigado pela colaboração, sim o Aspirante a Oficial é um praça especia, mas o que muitos não se atentam é que está condição está ligada apenas ao período em que ele está realizando o curso de formação na escola de formação militar, depois que ele se forma ele passa a ser sim classificado como um oficial subalterno. Essa é uma classificação oficial que podo ser encontrada no site oficial da Força Aérea Brasileira: www.fab.mil.br/postosegraduacoes
O Rcont pro recruta é o mais fácil: se mexeu, presta continência.
É por ai mesmo Alex
kkkkkkkkkkkkk brabo
Gostaria de saber porque os s1 concursados do CESD são dispensados se são concursados como carreira! E depois de 6 anos são descartados?
Meu amigo realmente isso parece ser uma grande injustiça, mas o estatuado dos militares prevê que os militares temporários não estabilizem, mas como no caso dos S1 eles fizerem um concurso nacional hoje existem muitas ações na justiça solicitando a volta destes militares e alguns já estão sendo chamados.
FIZ PARTE DA AERONÁUTICA (FI) FILEIRAS INTERNAS) NOS ANOS: 1972
MUITO ME EMOCIONO QUANDO VEJO UMA LINDA REPORTAGEM TOP COMO ESSA.
PARABÉNS...!!!👏👏👏
Realmente Wilson a Aeronáutica é inesquecível, todos que já passaram por ela nunca esquecem, parabéns pela sua contribuição em servir a nossa nação Sr. Wilson!
ÓTIMA EXPLICAÇÃO.
LAMENTÁVEL QUE TENHA INDICAÇÃO POLÍTICA AOS OFICIAIS SUPERIORES....
PARBENS PARA TODOS E TODAS QUE COMPONHE AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRA E A HIERARQUIA DA AERONÁUTICA PRIMOLDIAL PARA O COMANDO; OK JLIMA DE VITORIANA E MUDANÇAS BIGBE.
Ótimo vídeo
Meu vô chegou até brigadeiro mas eu não sabia que era um posto tão alto
Eu servi na 1 de 1982 no PAMA de Lagoa Santa durante três anoa. S 1 Henrique
Eu estudei essa matéria em 1989, quando eu era recruta. Paguei 10 flexões no Museu Aeroespacial, fiz faxina no alojamento dos Sargentos... 🤣 e, a lição que eu aprendi, é a de não ingressar em uma instituição, sem ter Ensino Superior (Nível Universitário)...😒
Graduação é para todos os praças cabo também é graduado, posto para oficiais e graduação para praças
Adorei !!!!! Muito bom! 👏👏👏
Que bom que você gostou Leticia, se foi útil para ti já estamos felizes !
Super interessante!
Entrei para Sargento EEAR agora estou querendo mais para frente pós faculdade entrar para Ofical temporariamente.
É isso ai meu amigo, o segredo é não parar e não ficar acomodado.
Eu não entendi a parte de oficiais subalternos. Esses são os alunos da EPCAR e depois AFA, correto? Como assim a carreira acaba no primeiro Tenente? Serão dispensados após o período nesse cargo?
❤❤❤
Uma curiosidade ! Os oficiais temporários eles se aposentam quando acaba o seu tempo de serviço ? Obrigado !
Alexandre eles passam para reserva não remunerada, permanecem com a sua patente e recebem uma indenização de um solto para cada ano de serviço prestado. Resumindo eles ficam como oficiais da reserva não remunerada.
Espero um dia entra pra aeronáutica
Por qual motivo ou motivos há sargentos que não chegam a suboficial ou sargentos que vão para a reserva como 2o e 3o sargento? Indisciplina? Incapacidade? Ou há oficiais que por algum motivo não gostam da pessoa e por isso não o indicam para subir de patente?
Excelente pergunta. O meu pai foi a reserva como 1 sgt depois de 31.anos de serviço. É pq pela lei militar o sgt só pode ser promovido s suboficial se ele chegar a 50 anos e ja for suboficial caso contrário ele é obrigado a ir a reserva. Para sargentos o tempo de promoção é 7 anos. Meu pai tinha 33 anos qdo se formou sgt pois ele entrou como soldado. Os sgt formados com 20 anos de idade chegam até a capitão ou em alguns casos até tenente coronel
@@sgtricardohenriquebolsonar8499 Obrigado pela resposta. Meu pai ainda está vivo. É o SO QAV RR ANTUNES. Serviu na base aérea de Belém por mais de 30 anos. Ele nasceu em 15/2/39. Não lembro o ano que ingressou na EEAer,em Guaratinguetá/SP. Sei que em 1981 fez o CAS(Curso de aperfeiçoamento de sargentos)e,após este,foi promovido a Suboficial. Foi para a reserva em 1989. Mora hj em BH, no bairro Buritis. Eu trabalho e moro nos EUA, New Jersey. Pelo menos 1 vez por ano nos encontramos e ELE sempre tem mais uns dos "milhões" de causos ocorridos na região amazônica durante o tempo que lá serviu. Era mecânico de vôo,Catalineiro e C-47 Douglas. Verdade o que vc citou acima,parabéns. Realmente, entendi que há uma regra para aumento de hierarquia nas forças armadas.
@@doctorrobert6038 opa então seu pai deve conhecer o meu que era do DTCEA BELEM ATE 2011
@@sgtricardohenriquebolsonar8499 Se o seu pai serviu na base aérea de Belém da segunda metade dos anos 60 até 1989,com certeza se conhecem. Qual o nome de guerra dele? Ainda vivo?
@@doctorrobert6038 o nome de guerra dele é sgt NUNES ele é amigo do sgt BELÉM E Do NORMAN atualmente ele trabalha na escola tenente rego barros
Sargento formado pela EEAR ao passar para oficial pelo CFOE, pode chegar ao posto de Brigadeiro ou somente até o posto de Coronel?
Só até coronel mesmo, para chegar a brigadeiro só chegam os: Aviadores, Intendentes, Infantes, Engenheiros e Médicos.
Gostaria de saber se os advogados quando entram na força aérea, ele faz parte da intendência, ou tem um setor especifico?eu vi nas insignias e não tem pro advogado especificamente, se tem gostaria de saber qual é a insignia, no entanto, eles são considerados como intendentes?
Pedro o Advogado entra para trabalhar como Advogado e não como intendente, o símbolo dele é o de QOCON.
Quem segue a carreira militar pelo ITA sendo engenheiro pode subir até qual patente, ou cabe a ele poder subir todas, e quando o aluno se forma ele virá tenente?
Quando ele forma, se ele quiser continuar com carreira militar ele sai de lá como 1 tenente
mas ele consegue subir todas normalmente?
2 tenente
No ITA, caso o Eng queira seguir carreira, ele chega até Maj Brig
Acho que a partir do quarto ano (não tenho certeza), passará a ser remunerado como um Oficial o aluno que optar pelas vagas da ativa. Mas a maioria dos formandos no ITA não seguem na FAB, haja vista que o diploma daquela instituição vale ouro no setor privado. Por isso as vagas da reserva são bem mais concorridas.
Deve ser muito prazeroso ser um militar, estou estudando para ser um se Deus permitir!
Prepara a carcaça
Qual é a atribuição do 3°sargento ao ingressar na especialidade de Eletricidade (tee) do serviço voluntário.
Muito bom, parabéns!!
Obrigado Ismael !
Não existe o posto de Recruta, esse nome é apenas uma referencia ao Soldado novato.
É apenas um "Apelido," que se dá ao Soldado novato, recém incorporado, recém "recrutado."
O incorporado, ou recrutado, já inicia o curso com a graduação de Soldado, na própria identidade militar vem especificada a graduação como Soldado, independente de ainda não ter se formado.
Se alistou, fez as baterias de exames e entrevistas, foi designado, se apresentou (conscrito), fez novas baterias de exames e entrevistas, aprovado, incorporado ou recrutado, assim que a papelada com os seus dados chegar à Brasília (Ministério da Defesa), será enviada para a sua unidade militar, em alguns dias, a sua identidade militar, para ser entregue a vc, com a graduação de Soldado, para vc poder se apresentar em qualquer lugar, ou para qualquer pessoa, como Soldado das Forças Armadas, e não "Recruta," nunca como Recrtuta, não existe essa graduação, é apenas um termo de referência à um Soldado em formação, e não uma qualificação hierárquica.
Faz um vídeo onde nele o senhor fala o salário dos militares da Aeronáutica
ola,acredito que por conta da ética com o sigilo a informações das forças armadas não sera possível dizer os salários de cada patente. pois sendo assim as pessoas entrariam mais não por patriotismo e sim pelo próprio interesse pessoal, gerando assim um mal atendimento e prestações de serviço irregulares a nação brasileira.(minha opinião) boa noite e espero ter ajudado.
Tenente Adriano, tudo bom?
Há alguns meses vi um vídeo no canal da ASA sobre as diferenças de hierarquias entre as três forças armadas. Não estou achando mais esse vídeo. Poderia colocar o link aqui?
Desde já, agradeço!
Tatiana esse vídeo ainda não foi ao ar, foi feito uma live sobre ele, mas não ficou gravada
Um oficial temporário quando vai pra reserva ele e remunerado?
Não Cleidson ele não recebe nada por mês, depois que acaba os 9 anos ele passa a ser um oficial da reserva não remunerada. Contudo os oficiais temporários recebem uma ótima indenização por seus anos de serviço prestados, ou seja se você ficou ficou 9 anos quando você for para reserva receberá o seu ultimo salário multiplicado 9 vezes! Isso dá uma ótima grana e com ela você pode começar um novo negocio !
Entrei pelo temporário, sou cabo posso pegar promoção para 3° Sargento????
Serviu na BAAF Turma de 1987
um aluno da epcar tem que prestar continência pra quem? e da afa?
Quando ele entra como aluno de 1º ano da EPCAR ele pesta continência para os alunos do 2º e 3º ano da EPCAR e para todos os alunos da AFA.
Os Soldados, Cabos e 3º Sagentos já prestam continência para os alunos da EPCAR
marechal do ar esse e o cara entao
Sargento também é praça
Olá tudo bem me achando Emanoel Pedro Buriti e tenho uma dúvida , eu sou um civil tenho 19 anos e não estrei em serviço obrigatório , posso eu também ser um sargento , se sim como posso ingressar como um sargento da força aérea Brasileira ? Agradeço des de já por partilhar esse conhecimento
Olá Emanoel! Sim você pode entrar como sargento temporário e ficar até um período de 8 anos ou fazer a prova para EEAR para ser sargento de carreira. As orientações para as formas de ingresso de ambos os concursos estão no sita oficial da Força Aérea Brasileira: www.fab.mil.br
Olá boa noite , .
Des dos meus 18 anos o meu alistamento e banido Hoje eu tenho 27 anos e tenho um sonho de ser cadete ou sargento na aeronáutica
Vejo umas fotos do meu pai qua do era recruta mas desistiu na época Você poderia me dar alguma INFORMAÇÃO SOBRE ISSO,
SE EXISTE ALGUMA FORMA de mudar essa situação, sabe como eu consigo pelo menos uma oportunidade para fazer o concurso?
Boa noite, qual é a última patente da EEAR?
Obg
Estamos sempre as ordens meu amigo.
Como é o plano de carreira do OFICIAL de Apoio ?
Eu sempre achei interessante essa parte quando chega nos brigadeiros que inverte a antiguidade, no caso major brigadeiro é mais novo que um tenente brigadeiro.
Meu irmáo é aposentado da Aeronautica.....serviu por mais de 35 anos ......antes de aposentar era Taifeiro ! Ele já aposentou faz mais de 20 anos ........Ele aposentou em qual final de carreira ? É aposentado como Taifeiro ? Ou outra Patente da Aeronautica ? Aposentou como militar ? Taifeiro ? Sargento ? Ou Subtente ?
Tenho uma dúvida, depois q termina o Ensino Médio e vc é selecionado para o serviço militar obrigatório, vc passa por todas essas patentes de Praça antes de concluir: Recruta, Soldado 2a, Taifeiro 2a, Taifeiro 1a, Soldado 1a, Taifeiro-Mor e Cabo? Se sim, quanto tempo leva?
Dragão você já entra direto como Aspirante se for fazer o CPOR no Exército.
carreira militar e maravilhosa
Cadete entra na hierarquia? Ou é o mais baixo dela?
O Aspirante não é um Oficial Subalterno e sim uma Praça Especial. Até nos sites da FAB, erradamente aparece assim, mas não é! Artigo 16, § 4º Os Guardas-Marinha, os Aspirantes-a-Oficial e os alunos de órgãos específicos de formação de militares são denominados praças especiais. Tudo do Estatuto dos Militares.
josé carlos sim! Li isso hoje.
Não irei criticar o Ten. Adriano. Para incentivo aos jovens a apresentação é muito boa - apenas algumas correções devem ser feitas, além da observação do José Carlos, há outra que acredito ser necessária também, salvo melhor juízo, se houve alguma mudança no regulamento, podem corrigir se assim for meritório - é com respeito à base (Taifeiro de segunda classe - Soldado de segunda classe - Taifeiro de primeira classe - Soldado de primeira classe) agora sim, Taifeiro-Mor - Cabo e assim segue. Outro detalhe, todos abaixo do quadro de Oficiais são considerados Praças, exceto o suboficial, a diferença é a seguinte (Praças não graduados até cabo e Praças graduados do 3º até o 1º sargento) o Suboficial e o Aspirante são Praças especiais. Nesses meus 55 anos de idade, posso afirmar que são 47 anos de contínua aprendizagem em vários setores das atividades (Aviação, Náutica, Mecânica, Eletroeletrônica, Engenharia Civil e suas ramificações, Refrigeração, Mineração, Serviços, Área de Investigação de sinistros Patrimoniais e Industriais e por fim Sistema Informatizados em Geral) tendo base sólida para esclarecimentos e ainda um contínuo ciclo de aprendizagem com humildade. Abraço a todos.
Somente para esclarecer. Pessoal a nome que vem primeiro é o do "mais recruta" ex: Taifeiro-Mor - Cabo. Sendo assim, o Cabo tem precedência sobre o Taifeiro-Mor. obrigado.
José Carlos obrigado pela colaboração, sim o Aspirante a Oficial é um praça especial, mas o que muitos não se atentam é que está condição está ligada apenas ao período em que ele está realizando o curso na escola de formação militar, depois que ele se forma ele passa a ser sim classificado como um oficial subalterno. Essa é uma classificação oficial que podo ser encontrada no site oficial da Força Aérea Brasileira: www.fab.mil.br/postosegraduacoes
Mas no século passado eles eram considerados Oficiais em legislação anterior.
Meu pai foi soldado no Campo dos Afonsos quando ele ainda era sede da Academia da Força Aérea, nos anos 1960. Lá ele aprendeu que Aspirantes eram Oficiais, mas hoje são considerados "Praças Especiais".
Inclusive das formaturas de fim de ano, quando os Cadetes eram promovidos da Aspirantes, ele disse que num desse dias ele estava de sentinela das armas e o "Aspira" saiu com a família pelo portão e disse para a mãe que aquela seria a primeira vez que apresentariam arma para ele.
=D
Quanto tempo demora pra subir de patente?
Para Praça 7 anos, sem recomendação e pós morte.
Para Oficial 4 anos, II II.
Para Exército e Marinha
Se entra na afa ou epcar já sai como aspirante. Depois de 8 meses. 2 tente. 1 tente....
@@Matheusmunzi pode varia um pouco pela as especialização
de cada !
@@brunnosantana7708 Show, agradeço não sabia dessa!!!
@@Matheusmunzi Qap total amigo !
Exc. Senhor aqui esta uma duvida e ésta até hoje nos tras confusão, se no serviço obrigatório somos tratados como recrutas ,( S2 e S1) após um ano, aprontos,,( S2 e S1), entretanto, prestamos CONCURSOS para Cabo, amparado pelo Art. 186
continuo....da C/F de 1946 ´e ao ser promovido o tempo de permanência do cabo na ativa ser fixado em oito anos a contar do recrutamento..
Umberto eu não entendi o que você quis perguntar, pode refazer a sua pergunta ?
Eu sou tenente coronel do PF.
Prato Feito😉
E os pilotos tem diferenças dessas patente
Onde se enquadra o intendente da FAB aí?
Eu sou marechal do ar
Só fico observando não me pergunte como cheguei nesse patamar só tenho 85 anos.
Ta bom 85 anos e ta no youtube jkkkkkkk beleza
@@Preguiçoso69 é agora é só curtindo minha aposentadoria de 11.280,00
Mil por mês
e olhei muita gente ai do céu e da terra como se diz na lingua dos voadores, ajudando essa nação brasileira
Menos os desgraça desses governantes que tiram mais 10% da minha aposentadoria num posso nem desfrutar do meu dinheiro
Se eu tivesse no poder ainda eu ia sobrevoar aquele plenário e soltar uma bomba lá
eu tô velhinho mais um pouco bem informado não posso me expor muito se não esses demônios vem me matar espero chegar ate 106 anos
@@matrixnofuturo ta bom matrix kkkkkk
@@Preguiçoso69 😂😂😂😂👍🏻
Ah não kkkkkkkk
O pessoal da marinha chega ate a capitao tentente, na aeronatica, so da para chegar a 1º tenente ?
Como temporário sim.
Um oficial intendente formado na AFA, pode chegar até qual patente?
Até Major Brigadeiro
Uma correção:
Recruta tem simbolo sim
Um balde e uma vassoura, representando as faxinas gerais
Haahahahahahhaha mas esse não está no site oficial da FAB que eu uso como referência para fazer os vídeos, por isso não coloquei.
É quase igual a do exército
Tem concursos para quem tem nível superior e passou da idade da EEAR ou AFA?
Sim adriel eu mesmo entrei com 26 anos como oficial temporário farmacêutico. Existem muitas outras oportunidades para quem tem o nível superior.
Bom Dia.
Só por curiosidade, por que o tenente-brigadeiro é superior ao major-brigadeiro, já que no oficial superior o tenente é inferior ao major.
É super estranho né Marcus, mas é assim mesmo, todo mundo estranha.
Desculpa a minha ignorância mas a FAB é a mesma aeronáutica?
Sim, Força Aérea Brasileira
Na verdade depois de quase quatro anos de S2 é que o soldado pode ser promovido a S1 e posteriormente a CB...Já pra ser T2, T1 e TM somente por concurso.
Esse vídeo é bem antigo Alessandro, na época que ele foi gravado existia o concurso para S1 soldado especialista, o S2 só era promovido se passasse neste concurso, ele não era promovido por tempo de serviço, ou seja ele ficava até 4 anos e se não passasse para S1 ia embora para casa.
top
tenho uma dúvida que não é muito relacionado com o vídeo mas espero que possa me ajudar. Após me formar no ITA e escolher carreira militar, posso escolher também ser um piloto da aeronautica ou para ser piloto tenho que obrigatoriamente seguir outro caminho? pergunto isso pois gostaria de ser engenheiro, mas também queria ser outras coisas dentro da Fab. Grato pela atenção.
Surica cascar então, após se formar no ITA irá para um quartel exercer sua função, de engenheiro, caso queira ser um piloto da FAB você precisa ingressar na AFA, abandonando o seu posto. É necessário checar se a sua idade será válida ainda para o concurso depois de terminar o ITA, pois tem um limite.
Eu ia responder, mas a Kratin te respondeu de forma correta , o ITA forma engenheiros e a AFA forma aviadores, mas dada impede de você ser os dois, um exemplo disso é nosso atual Ministro da Ciência e Tecnologia ele fez ITA se formou em engenheiro e depois fez AFA formando-se em piloto e bem depois foi para NASA se tornando o nosso 1º Astronauta brasileiro.
Na verdade o inverso é possível sim! O ITA tem convênio com a AFA (assim como a EN tem convênio com a USP, por exemplo). Então, o aviador pode sim ir para o ITA e provavelmente voltará como piloto de teste. O Marcos Pontes primeiro foi aviador e depois engenheiro. Agora o contrário acho que não é possível.
Sim pode mas igual foi falado o caminho inverso é mais fácil. Engenheiro e depois piloto creio que nem dê tempo.
Mas conheci um tenente aviador que hoje é aluno do ITA. Essas vagas do ITA pra tenente são bem concorridas mas existem!
opa, quanto tempo demora para subir de recruta para tenente-brigadeiro?
Kkkkkk mesmo que fosse possível, levaria uns 60 anos
Bom dia passa o ZAP para eu ligar preciso fazer um bibico para veteranos FAB.sou assoc do canal.
Faltou o oficial especialista.Conhecido como terere. Ainda tem alguns na base de Anápolis. Coronel Especialista.Agora só vai até capitão especialista . Vai tomar uma manta voadora.
Explique por favor porque o tempo limite dos Oficiais temporários.
Eles não podem completar 10 anos de serviço ativo se não estabilizam , por isso eles não deixam os oficiais temporários completarem 10 anos de serviço ativo.
Eu tenho uma pequena duvida:
Tipo a pessoa se formou la como 3 sargento ai passou o tempo certo e subiu de patente 2 sagento e depois o 1 sargento, se se quiser continuar seguindo carteira ele irá para a patente de Capitão ou de tenente-Coronel dependendo do caso?
Eu nn tenho certeza amigo, mas acho que é capitão. Se vc tiver duvida procure em algum site sobre as forças armadas.
Chegou a 1S ele será avaliado para fazer o CAS. Se conseguir, e concluir com êxito, vai a SubOficial. Como 1S ele poderá prestar o concursos CFOE ou EAOF, onde poderá chegar até o posto de Coronel.
Quero ser militar de carreira :
CIAAR (eoear )
UNIFA (doutorado em ciências aeroespaciais )
ECEMAR
Danielle N&S para ser militar de carreira na aeronáutica ou faz o AFA que e psra oficiais ou EEAR para sargento
@@guilhermealecrim7282 ou ITA... mas ae é other nivel. Kkk
Legal!
E entrando pelo serviço de alistamento obrigatório, até que parente pode-se chegar?
CanalCabeça se não me engano, você não consegue ser promovido a oficial, somente a praças
negativo eduardo. são 8 anos de serviço chegando até cabo
Até Cabo engajado, e se não me engano é por tempo limitado (7 ou 8 anos) e depois o militar é obrigado a sair, só sendo possível seguir via concurso público (talvez interno).
Boa noite.
Parou de ter concurso interno (aliás já era pra ter parado desde a constituição de 88, mas vai entender né). Recruta na FAB chega no máximo até cabo.
Os concursos militares ele pode fazer normalmente mas concorre em pé de igualdade com os civis.
No caso de oficial temporário quanto tempo de preparação escola em Guaratinguetá SP
O temo de formação do Oficial Temporário é o mesmo em todo país, 60 dias.