Cara, mikrotik é um equipamento sensacional, a forma que vc quer configurar funciona na mikrotik de boa, so faltou conhecimento, e sobre o diagrama, cada mikrotik tem digrama diferentes, tem que procurar o equipamento adequado a vc, se vc trabalhar com mikrotik no dia a dia vc vai começar a gostar
Realmente te entendo demais, pois a forma que o Mikrotik funciona é muito mais similar ao Linux que o Cisco. Para criar VLAN e autoriza-las em várias Interfaces você terá que colocar as interfaces em uma bridge. Fazendo isto conseguirá autorizar VLANs em várias interfaces. Realmente configurar VLAN no Mikrotik é bastante complicado devido a ter vários hardwares, uns com chip switch outros só com a CPU geral. Então muda o jeito de fazer até Link Agregation. Muitos equipamentos Mikrotik são blocantes, não possuem capacidade de banda completas entre portas, mais um motivo para olhar o diagrama de bloco. É por isto que o hardware é mais barato, então sempre importante colocar na balança. Uma coisa muito importante é compreender que uma RB não é a evolução da outra, exceto se tiver por exemplo RB750R2 e a outra for RB750R3, cada uma possui seu objetivo. Pra quem sofreu com Linux antes do Mikrotik já consegue entender muita coisa, principalmente o firewall que tem Input, Output e Forward. Vim do mundo Cisco e Linux quando fui para o Mikrotik não sofri tanto, mas por já ter sofrido bastante com o Linux, ainda temos questões com as versões 6 e 7 do routeros. Mikrotik, Huawei, Cisco e Juniper possuem seus cenários e o melhor é quando tudo funciona como deveria.
Exato, assemelha-se muito ao linux em alguns pontos… hoje consigo trabalhar mais tranquilamente com mikrotik mas ao primeiro contato nao foi nem um pouco simples entender todas as questões, pois cada router tinha sua forma de configurar… Mas como falo, tem seu peso, tem sua importância no cenario brasil. Certamente se nao houvesse mikrotik no brasil nós nao teriamos o avanço que hoje temos em redes em grande parte do territorio
Tenho um mikrotik 750gr3, bom demais, minha rede cabeada voa, claro que coloquei as regras essenciais e nada de mais para pesar. Tenho um link de 400mb e ele passa liso, como se fosse nada e consumo de hardware bem baixo mesmo. Poderia ter pego um roteador huawei pro na época, o dual core pelo preço que paguei, mas como uso mais rede cabeada preferi ela, vim de uma 941nd2 com wifi e porta mega. Quando se apaixona por mikrotik, só configura uma vez, ajusta de vez em quando e nada de dor de cabeça. Nem todos os modelos de mikrotik fazem serviço completo de vlan.
comecei a mexer com MK quando eu era técnicos de telecomunicação na rua, instalava antenas e etc... ODIAVA a MK na epoca, quando passei pra área de redes e realmente aprendi o poder da MK fiquei apaixonado, tenho até o MTCNA e estou estudando para a MTCRE.
@@Junior182ful Meu sonho dominar mikrotik. Conheço poucos que conhecem como funciona e como configura, a maioria tira a maior parte das regras de firewall e acha que é isso que vai evitar que ela sobrecarregue, depois tem um problema maior de segurança e tira do rumo a responsabilidade.
@@icarorodrigues9892 A questão é ter as manhas e saber configurar o MK, se fizer mal feito melhor nem usar. Quanto a vlan não uso não, não tenho necessidade no momento, está configurado só o essencial para ser utilizado.
@@EvaristoBragesquece essa balela de "ajuste fino" no routeros, rb750gr3 nao tem hardware pra passar gigabit fazendo nat, faz o teste mais simples que existe em tcp, vai abrir as pernas facil ali nos 200 mega, eu ja usei uma carniça dessa por muito tempo, hoje eu uso uma ccr1016 no mesmo lugar, e preciso de mais uma 1009 pra colocar em outro ponto, mas se voce fizer o ajuste fino milagroso eu te pago o valor da ccr 1009 pra vc configurar uma gr3 pra mim, a galera que le isso ai vai comprar pra fazer nat e não bridge achando que vai vender plano ultra velocidade com esse equipamento só pq alguem falou que da pra fazer "ajuste fino, só tem que saber, se não souber não passa banda"
Falei contigo pelo inbox do Instagram, bem legal seu vídeo cara. Ganhou um inscrito. hehehe Eu que comecei no mundo da Infra de Redes através do Mikrotik, acho tudo tão pé nas costas que chega a ser engraçado seu vídeo. kkk Claro que Mikrotik tem suas aplicações e limitações para diversos cenários. Eu atuo em telecom, então sei bem como é. Mas a base de Mikrotik foi essencial pra hoje eu conseguir trabalhar tão bem com Cisco e Huawei que temos no Core hoje. Tanto em switches L3, quanto roteadores. Show de bola. Muito sucesso.
Nunca irei menosprezar um vendor, até pq sou multivendor, tenho ubiquiti, cisco, tplink e etc em casa e ja trabalhei na rua com outros também. Mikrotik sim tem seu valor, se nao fosse pelo seu baixo custo, certamente nao teriamos a internet no brasil que temos hoje. Do meu ponto de vista, o problema é apenas a aplicação em si, que se difere muito de outros vendors, então para quem não está acostumado o bicho pega, igual foi comigo nos primeiros momentos. Lembro da epoca que o OS da 3com tinha combo de teclas pra apagar o que estava no terminal pq a tecla delete e basckpace nao funcionava 😂 é sempre assim, algumas coisas sempre vao pecar… na Cisco é a questão de licença e aplicação, sempre que você quer uma nova feature ou você precisa de um novo equipamento ou de uma nova licença kkk
Realmente, o Mikrotik é bem diferente de outros fabricantes, mas é incrivelmente flexível. Talvez pra você seria melhor escolha uma CRS, que é uma linha de switchs da Mikrotik e roda o SwitchOS, que é bem mais tranquilo de configurar VLANs e não corre o risco de jogar a carga na CPU (no RouterOS também dá, mas precisa refinar bem as configurações) Eu sou da área de telecom, e comecei aprendendo Mikrotik. Quando me deparei com a necessidade de configurar outros fabricantes, fiquei meio perdido, achando tudo diferente. Hoje já vejo que o Mikrotik é o diferentao, mas a flexibilidade, documentação, disponibilidade de firmware, não tem igual.
No começo, também me bati para entender o conceito de vlan no mikrotik. Acho a forma de configurar, é meio bizarra (principalmente em CRS). Uso mikrotik (router) para muitos casos, mas switch (CRS) da mikrotik, até o momento, nem quero chegar perto, é muita bizarrisse.... rsss
Eu também utilizo vlans sem problemas com mikrotik. A questão apontada no vídeo são as diversas formas de se configurar, a depender do hardware do dispositivo, e a questão de nao ser simples em uma interface trunk voce ter uma vlan nativa (sem tag) e outras com tag normalmente.
Eu fiz funcionar com o uso de bridge, porém tive problemas com o bridge vlan filtering para retirar a tag de uma vlan numa interface tronco... mas por fim está tudo funcionando.
Exatamente, porém na RB4011 quando eu fazia exatamente isso e conforme o manual, simplesmente nenhuma vlan funcionava, ai acabei por fim passando tudo tagged mesmo pois também me atendia.
Aprendi um pouco de routeros e tive contato com me3600 na mesma época, entendi o conceito de ambos no que diz respeito à vlans e tal, se soubesse que tu tava passando aperto tinha te mandado dm quando vi o post no instagram kkkkk
Valeu mano, agradeço! Muita gente entrou em contato dando umas dicas e ajudando... Confesso que sou zero a esquerda no que se trata de mikrotik e a forma diferente dele funcionar...
Infra antenada, uma rb 750 gr3 não passa nem 900 mb kkkkkkkkkk. Um load balance nela se vc tiver essa quantidade de trafico pode esquecer, essas bridges aí então se vc retirar uma interface da bridge de maneira errada ja era tem q instalar o router o.s de novo pelo netinstall. Ele diz q é gigabit, mas só passa isso na eth01 ai tem que habilitar as outras portas em faststraccking.
Fala mano, entendo a parte de configuração tenha dificuldade, Principalmente quando esta acostumado com outros vendor, e sim tem mais de uma maneira de configurar, porem desde a versão 6.41 com vlan filter na Bridge as coisas ficaram bem mais simplicada alguns modos antigos virou miscofinguration, porem sinto te dizer que o conceito que vc faz no cisco em swl3 a mesma coisa vc faz interface vlan e vlan l2, o que muda e forma de confingurar pq sao interfaces diferentes, o que acontece que muita gente faz errado e tem um milhao de videos adsim. e a parte de diagrama de Bloco vc esta correto antes de adiquiri o equipamento vc tem que ver se ele atenda suas demanda, propriamente esse não é uma equipamento pra passar 10G, isso pouco dificil de entender pra quem sempre olhou e trabalho com equipamento que te entrega wirespeed tanto l2 e l3, mas mikrotik muito voltado pra pequenos ISP tem todo historico , esse equipamento ele se encaixa muito nesse tipo de setup ou no que vc mesmo introduziu ja que ele um equipamento soho. Qualquer dúvida da um salve.
Sim, exatamente… mas não adianta apenas conhecer a caixa, mas sim as técnicas envolvidas. Muitos fabricantes tentam deixar próximas suas configurações com as existentes, mas na mikrotik percebi q não prezam tanto por isso. Mas independente, não são caixas ruins, como falei no video, são boas e tem seu valor.
Exatamente, o diagrama da 4011 atende meus requisitos hoje, futuramente? Nao sei, mas foi algo que eu realmente aprendi a olhar ao comprar um mikrotik.
Comprei uma 3011 no ML a poucos dias e tive uma ENORME DOR DE CABEÇA !!!! ela chegou com 2 portas defeituosas eth2 e eth6 . Agora os caras ficam ME ENROLANDO !!!! INDIGNAÇÃO TOTAL PAGAR CARO POR UM EQUIPAMENTO DEFEITUOSO
Conforme falei no video, trabalho com outros vendors, mikrotik foi a primeira vez. A ideia do video nao é difamar a marca ou o equipamento, mas sim mostrar as dificuldades de lidar com o equipamento, principalmente pessoas que nunca mexeram em mikrotik mas sim em outros vendors.
Cara, mikrotik é um equipamento sensacional, a forma que vc quer configurar funciona na mikrotik de boa, so faltou conhecimento, e sobre o diagrama, cada mikrotik tem digrama diferentes, tem que procurar o equipamento adequado a vc, se vc trabalhar com mikrotik no dia a dia vc vai começar a gostar
Realmente te entendo demais, pois a forma que o Mikrotik funciona é muito mais similar ao Linux que o Cisco.
Para criar VLAN e autoriza-las em várias Interfaces você terá que colocar as interfaces em uma bridge.
Fazendo isto conseguirá autorizar VLANs em várias interfaces.
Realmente configurar VLAN no Mikrotik é bastante complicado devido a ter vários hardwares, uns com chip switch outros só com a CPU geral.
Então muda o jeito de fazer até Link Agregation.
Muitos equipamentos Mikrotik são blocantes, não possuem capacidade de banda completas entre portas, mais um motivo para olhar o diagrama de bloco.
É por isto que o hardware é mais barato, então sempre importante colocar na balança.
Uma coisa muito importante é compreender que uma RB não é a evolução da outra, exceto se tiver por exemplo RB750R2 e a outra for RB750R3, cada uma possui seu objetivo.
Pra quem sofreu com Linux antes do Mikrotik já consegue entender muita coisa, principalmente o firewall que tem Input, Output e Forward.
Vim do mundo Cisco e Linux quando fui para o Mikrotik não sofri tanto, mas por já ter sofrido bastante com o Linux, ainda temos questões com as versões 6 e 7 do routeros.
Mikrotik, Huawei, Cisco e Juniper possuem seus cenários e o melhor é quando tudo funciona como deveria.
Exato, assemelha-se muito ao linux em alguns pontos… hoje consigo trabalhar mais tranquilamente com mikrotik mas ao primeiro contato nao foi nem um pouco simples entender todas as questões, pois cada router tinha sua forma de configurar…
Mas como falo, tem seu peso, tem sua importância no cenario brasil. Certamente se nao houvesse mikrotik no brasil nós nao teriamos o avanço que hoje temos em redes em grande parte do territorio
Tenho um mikrotik 750gr3, bom demais, minha rede cabeada voa, claro que coloquei as regras essenciais e nada de mais para pesar. Tenho um link de 400mb e ele passa liso, como se fosse nada e consumo de hardware bem baixo mesmo. Poderia ter pego um roteador huawei pro na época, o dual core pelo preço que paguei, mas como uso mais rede cabeada preferi ela, vim de uma 941nd2 com wifi e porta mega. Quando se apaixona por mikrotik, só configura uma vez, ajusta de vez em quando e nada de dor de cabeça. Nem todos os modelos de mikrotik fazem serviço completo de vlan.
comecei a mexer com MK quando eu era técnicos de telecomunicação na rua, instalava antenas e etc... ODIAVA a MK na epoca, quando passei pra área de redes e realmente aprendi o poder da MK fiquei apaixonado, tenho até o MTCNA e estou estudando para a MTCRE.
@@Junior182ful Meu sonho dominar mikrotik. Conheço poucos que conhecem como funciona e como configura, a maioria tira a maior parte das regras de firewall e acha que é isso que vai evitar que ela sobrecarregue, depois tem um problema maior de segurança e tira do rumo a responsabilidade.
Fazendo nat não passa nem a pau
@@icarorodrigues9892 A questão é ter as manhas e saber configurar o MK, se fizer mal feito melhor nem usar. Quanto a vlan não uso não, não tenho necessidade no momento, está configurado só o essencial para ser utilizado.
@@EvaristoBragesquece essa balela de "ajuste fino" no routeros, rb750gr3 nao tem hardware pra passar gigabit fazendo nat, faz o teste mais simples que existe em tcp, vai abrir as pernas facil ali nos 200 mega, eu ja usei uma carniça dessa por muito tempo, hoje eu uso uma ccr1016 no mesmo lugar, e preciso de mais uma 1009 pra colocar em outro ponto, mas se voce fizer o ajuste fino milagroso eu te pago o valor da ccr 1009 pra vc configurar uma gr3 pra mim, a galera que le isso ai vai comprar pra fazer nat e não bridge achando que vai vender plano ultra velocidade com esse equipamento só pq alguem falou que da pra fazer "ajuste fino, só tem que saber, se não souber não passa banda"
Falei contigo pelo inbox do Instagram, bem legal seu vídeo cara. Ganhou um inscrito. hehehe
Eu que comecei no mundo da Infra de Redes através do Mikrotik, acho tudo tão pé nas costas que chega a ser engraçado seu vídeo. kkk
Claro que Mikrotik tem suas aplicações e limitações para diversos cenários. Eu atuo em telecom, então sei bem como é.
Mas a base de Mikrotik foi essencial pra hoje eu conseguir trabalhar tão bem com Cisco e Huawei que temos no Core hoje. Tanto em switches L3, quanto roteadores.
Show de bola. Muito sucesso.
Nunca irei menosprezar um vendor, até pq sou multivendor, tenho ubiquiti, cisco, tplink e etc em casa e ja trabalhei na rua com outros também.
Mikrotik sim tem seu valor, se nao fosse pelo seu baixo custo, certamente nao teriamos a internet no brasil que temos hoje.
Do meu ponto de vista, o problema é apenas a aplicação em si, que se difere muito de outros vendors, então para quem não está acostumado o bicho pega, igual foi comigo nos primeiros momentos.
Lembro da epoca que o OS da 3com tinha combo de teclas pra apagar o que estava no terminal pq a tecla delete e basckpace nao funcionava 😂 é sempre assim, algumas coisas sempre vao pecar… na Cisco é a questão de licença e aplicação, sempre que você quer uma nova feature ou você precisa de um novo equipamento ou de uma nova licença kkk
Realmente, o Mikrotik é bem diferente de outros fabricantes, mas é incrivelmente flexível. Talvez pra você seria melhor escolha uma CRS, que é uma linha de switchs da Mikrotik e roda o SwitchOS, que é bem mais tranquilo de configurar VLANs e não corre o risco de jogar a carga na CPU (no RouterOS também dá, mas precisa refinar bem as configurações)
Eu sou da área de telecom, e comecei aprendendo Mikrotik. Quando me deparei com a necessidade de configurar outros fabricantes, fiquei meio perdido, achando tudo diferente. Hoje já vejo que o Mikrotik é o diferentao, mas a flexibilidade, documentação, disponibilidade de firmware, não tem igual.
No começo, também me bati para entender o conceito de vlan no mikrotik. Acho a forma de configurar, é meio bizarra (principalmente em CRS). Uso mikrotik (router) para muitos casos, mas switch (CRS) da mikrotik, até o momento, nem quero chegar perto, é muita bizarrisse.... rsss
cria as vlans e adiona na interface que vc deseja ser a trunk
Uso vlan normal no mikrotik, com trunk ligado em switch hp e aruba
Eu também utilizo vlans sem problemas com mikrotik. A questão apontada no vídeo são as diversas formas de se configurar, a depender do hardware do dispositivo, e a questão de nao ser simples em uma interface trunk voce ter uma vlan nativa (sem tag) e outras com tag normalmente.
Se você quer a vlan rodando em duas interfaces ou mais, você cria uma interface list ou uma bridge com as interfaces que vc quer.
Eu fiz funcionar com o uso de bridge, porém tive problemas com o bridge vlan filtering para retirar a tag de uma vlan numa interface tronco... mas por fim está tudo funcionando.
Cria um grupo com as interfaces e depois passa a vlan no grupo da interface criada
Dessa forma ainda não havia tentando, vou configurar assim em lab depois e ver como funciona. Obrigado pela dica.
Aos 4:11
Corrigindo, Tem sim. Basta procurar ! Eu uso um Macbook Air M1 e acesso o meu Winbox no MacOS
da pra pra passar uma untaged com tagged junto... tem q fazer um bridge com filtro de vlan
Exatamente, porém na RB4011 quando eu fazia exatamente isso e conforme o manual, simplesmente nenhuma vlan funcionava, ai acabei por fim passando tudo tagged mesmo pois também me atendia.
Aprendi um pouco de routeros e tive contato com me3600 na mesma época, entendi o conceito de ambos no que diz respeito à vlans e tal, se soubesse que tu tava passando aperto tinha te mandado dm quando vi o post no instagram kkkkk
Valeu mano, agradeço! Muita gente entrou em contato dando umas dicas e ajudando... Confesso que sou zero a esquerda no que se trata de mikrotik e a forma diferente dele funcionar...
HAHAHAHAHAH eu nem queria comentar NADA, but para um ciscoboy que situacion mí amigo =X
Seus problemas se resumem em um: falta de experiencia com mikrotik... O RouterOS em alguns cenários tem uma forma única de configuração...
Faltou experiência na plataforma! Mikrotik é uma boa solução dependendo do seu cenário, ótimo custo benefício.
Infra antenada, uma rb 750 gr3 não passa nem 900 mb kkkkkkkkkk. Um load balance nela se vc tiver essa quantidade de trafico pode esquecer, essas bridges aí então se vc retirar uma interface da bridge de maneira errada ja era tem q instalar o router o.s de novo pelo netinstall. Ele diz q é gigabit, mas só passa isso na eth01 ai tem que habilitar as outras portas em faststraccking.
Fala mano, entendo a parte de configuração tenha dificuldade, Principalmente quando esta acostumado com outros vendor, e sim tem mais de uma maneira de configurar, porem desde a versão 6.41 com vlan filter na Bridge as coisas ficaram bem mais simplicada alguns modos antigos virou miscofinguration, porem sinto te dizer que o conceito que vc faz no cisco em swl3 a mesma coisa vc faz interface vlan e vlan l2, o que muda e forma de confingurar pq sao interfaces diferentes, o que acontece que muita gente faz errado e tem um milhao de videos adsim. e a parte de diagrama de Bloco vc esta correto antes de adiquiri o equipamento vc tem que ver se ele atenda suas demanda, propriamente esse não é uma equipamento pra passar 10G, isso pouco dificil de entender pra quem sempre olhou e trabalho com equipamento que te entrega wirespeed tanto l2 e l3, mas mikrotik muito voltado pra pequenos ISP tem todo historico , esse equipamento ele se encaixa muito nesse tipo de setup ou no que vc mesmo introduziu ja que ele um equipamento soho. Qualquer dúvida da um salve.
Vc pode acessar ela através do webfig!
Sim, mas nao é a mesma coisa que o winbox em si, sempre tem umas diferenças…
Parabéns. Ótima observação.
Uso aqui 4011 sem dor de cabeça com Vlan e etc : só achei que no seu caso o MK não seria o equipamento coreto para tal aplicação !
Tudo é questão de conhecimento da caixa, independente do fabricante.
Sim, exatamente… mas não adianta apenas conhecer a caixa, mas sim as técnicas envolvidas. Muitos fabricantes tentam deixar próximas suas configurações com as existentes, mas na mikrotik percebi q não prezam tanto por isso. Mas independente, não são caixas ruins, como falei no video, são boas e tem seu valor.
Vc quis dizer rb5009?
Possivelmente, nao lembro se na edição eu adicionei a correção do nome que eu havia falado errado.
Palavra chave : Analisar o diagrama de blocos pra ver se atende o serviço !
Exatamente, o diagrama da 4011 atende meus requisitos hoje, futuramente? Nao sei, mas foi algo que eu realmente aprendi a olhar ao comprar um mikrotik.
a rb 4011 foi umadas rbs melhor que tive .
Comprei uma 3011 no ML a poucos dias e tive uma ENORME DOR DE CABEÇA !!!! ela chegou com 2 portas defeituosas eth2 e eth6 .
Agora os caras ficam ME ENROLANDO !!!! INDIGNAÇÃO TOTAL PAGAR CARO POR UM EQUIPAMENTO DEFEITUOSO
rs condenou mk só porque não sabe mexer e ficou confuso ao pesquisar na internet
Eu sou ao contrario, domínio Mikrotik e não manjo nada da Cisco e afiins
Mano, MIKROTIK não é bom, mas MAC é??? kkkkk, celoko....
Deu pra perceber que vc comprou, porém sem muito conhecimento
Conforme falei no video, trabalho com outros vendors, mikrotik foi a primeira vez. A ideia do video nao é difamar a marca ou o equipamento, mas sim mostrar as dificuldades de lidar com o equipamento, principalmente pessoas que nunca mexeram em mikrotik mas sim em outros vendors.