A revolução islâmica no Irã ocorreu se eu não me engano em 78, A Atwood teve a cara de pau de escrever o livro depois disso e ignorar pra falar mal de cristão.
@@academiabocault mas aconteceu algo semelhante no Afeganistão. Tipo... do dia para a noite mulheres deixando de ter uma vida ocidentalizada para viver uma imposição islâmica.
@@analukim3551 sim, antes de todo o conflito com o talibã, as mulheres afegãs usavam roupas ocidentais e o país tinha uma monarquia com posição mais "laica"
O conto da aia é um livro excelente, em nenhum momento a autora critica os cristãos ou a religião, o que é criticado é em como o sistema teocrático usa a bíblia para justificar a opressão. Ela usar uma aia que por sinal, só se sabe da história porque ela gravou em fitas que foram encontradas anos depois por um homem, que colocou a ordem das fitas como ele acha que a história aconteceu. Saber pela pespectiva de uma personagem que teve seus direitos roubados por um sistema opressor e totalitário é o que faz do livro uma obra prima. Se você não gostou tudo bem, infelizmente nem todo mundo tem uma mente ampliada para entender. Eu adoro o livro por falar sobre assuntos tão necessários, e adorei mais que graças a ele meu tcc na faculdade de letras foi exelente onde falei e analisei o estado teocrático e opressor de gilead em o conto da aia. Beijos, e termina de ler o livro por favor tem continuação viu, assim sua opinião talvez na próxima tenha mais fundamento e não apenas doxas.
Exatamente isso. A crítica é voltada aquela sociedade teocrática , violenta ,radical , autoritária. A diferença com 1984 é que o conto da Aia envolve trechos bíblicos para validar as atrocidades cometidas pelo regime.
Não é exatamente o ponto dela. Você pode ler o livro se quiser e ter a sua própria opinião. Eu por exemplo li faherant 451 e amei. Tem gente que detesta. Mas para eu ter uma opinião preciso ler né? É isso
O melhor é que eu falo com o video da debs: mas debs, isso vale apos a pandemia, mas debs é pq vc é crista entao nao dialoga contigo… ai nem consigo terminar as frases pq ela mesma ja analisa todos os porens e porques do seu próprio pensamento! Sou fã!!!
É aquilo né, falem bem ou falem mal, um bom livro é sempre bastante comentado, e esse é um deles. Sendo um regime cristão, islâmico ou outra religião qualquer, o oq um regime autoritário faz é isso, se utiliza/distorce pelo poder. É no minimo muita ingenuidade achar q pode existir um regime autoritário islâmico, mas nunca um cristão.
Não só a p∆ndemi∆, é só ver o tempo que leva pra um jovem sair transformado da federal com cabelo curto, colorido, fumando maconha e chamando os pais de fascistas RS 🤡🚬
Eu assistia a adaptação e até que achava uma boa série. Entretanto, um dia ouvi alguém falando no RUclips sobre como a história mostrava o perigo do avanço do Cristianismo e vi muitos concordando; fiquei bastante chocado, pois sempre interpretei esse mundo distópico como sendo construído através da deturpação dos ideais cristãos, mas, após ter ouvido aquele comentário, percebi que a série nunca deixa claro que tudo aquilo é uma distorção do Cristianismo. De fato, a impressão que fica é a de que foi deixado tudo muito aberto para não haver qualquer tipo de comprometimento, deixando abertura para que pessoas que não se dispuseram a conhecer o mínimo do Cristianismo tirassem qualquer conclusão.
@@LauriceliaCarneiro Sim, existem muitas distorções do Cristianismo por aí. Meu problema com a série está no fato de não estar claro que aquilo não é Cristianismo. Nos últimos tempos, é perceptível a tentativa de grupos ideológicos progressistas de distorcer o verdadeiro Cristianismo para que certas agendas sejam aceitas.
Veja ultima temporada e observe q a serie eo livro são baseadas em um unico trecho minimo e deturpado do VELHO TESTAMENTO. Nao do Cristianismo.O Cristianismo é a parte do NOVO TESTAMENTO. Juno ( a personagem principal) é cristã e todo tempo sofre observando a manipulacao das mulheres por serem proibidas de ler até a biblia. Tatiana Feltrin faz no RUclips a leitura LITERÁRIA da Biblia. Vale a pena assistir. Não se impressione com “ ouvi alguém falando no RUclips”. Use Professores como boas fontes. Nao alguem q chame seu publico de “ bocós”.
Ou seja, você só não gostou do livro porque coloca os cristãos como vilões em um estado teocrático, se fossem islâmicos não teria problema 🤦🏻♀️ Eu sou cristã, mas vale lembrar que existem fundamentalistas cristãos que amariam o mundo criado pela Wood, é muita ingenuidade acreditar que cristãos fanáticos não são capazes de fazer atrocidades, um exemplo bom é o período da inquisição, que foi uma ditadura religiosa que fez barbáries.
Quanto a verossimilhança, acredito que, por conta de onde a narrativa é localizada, é verossímil que seja uma teocracia cristã. Veja, os EUA são um país majoritariamente cristão, se for acontecer uma revolução em que passe a ser uma teonomia é muito mais provável que venha a ser uma teocracia cristã, e não islâmica, nem judaica. A autora teria muito mais trabalho para explicar como que o islamismo chegou a ser a religião predominante lá e como no processo trocaram o sistema de governo.
@@valerialychowsk59 Não conseguem separar a emoçao da razão p aproveitar de forma plena esse livro maravilhoso. Envolveu cristianismo, ferrou, aflora paixoes. Agora eu te falo, pq se incomodam tanto com uma obra distopica? Acredito que seja por ela está mais proxima da realidade doq se possa imaginar, infelizmente.
Bem , eu tava precisando dessa resenha, fiquei intoxicado com o Filme, depois assisti a série inteira da Hulu, foi asfixiante , agora o que não ouvi de ninguém que fez resenha dizer é que Margareth Atwood é uma agnóstica, ela falou isso numa entrevista para o New York Times. Tá explicado,a desonestidade dela em sentar o páu no cristianismo , por mais lenha na fogueira desse mundo Woke , as feministas ovulam , vão à êxtase quase deliram quando falam desse livro ou de sua autora anti cristã.
Débora, dica de livro: Meridiano de Sangue. Cheio de referências ao Moby Dick e Paraíso Perdido. Fora que tem um personagem ali que, na minha opinião, é o SATANÁS em pessoa. Abraços!
Pelo menos na série, esse problema que o pouco espaço de tempo pode evocar é resolvido por uma violência punitiva. Na verdade eles não teriam se adequado conscientemente e sim por medo da punição. Comprei o livro agora e vou ler, a série estou terminando a terceira temporada. Ah, um detalhe, se você não vê fundamentalismo em vertentes da cristandade no Brasil, por exemplo, e vontade autoritária, acho que você deve estar subestimando algumas ideologias e ativismos por aí.
Adoro diferentes visões e interpretações! Gostei do seu olhar, e da sua opinião, para além da estrutura textual. Reflexões de ordem social e política são essenciais para formação de um pensamento crítico sobre tudo que vivemos, lemos e escutamos. Posso não concordar com tudo que descreveu, mas os pontos de apresentou aqui me fizeram refletir sobre muitas coisas que não havia me atentado antes. " Olá bocós"!!! - Não poderia ter um nome melhor !!!!!!!!!! Sensacional!!! Ganhou uma seguidora!!!
A Debs: "Eu não sou uma crítica literária. Existem zilhares de opiniões de críticos literários. Vc pode ir lá, ouvir, seja feliz. Sigamos nossas vidas..." Eu: 😂😂😂😂😂😂😂eu amo a Debs!!!
Interessante que quando peguei esse livro para ler, achei bom, mas não MUITO bom e com um final vago, que deixou para a série concluir. Comecei a série, tem boas atuações, mas não me prendeu. O que eu quero dizer: para mim faltava alguma coisa. E agora com uma nova visão de mundo, de moldes conservadora e cristã, vejo esse livro pouco crível ou até mesmo interessante para uma distopia. Acho que seria interessante ver o inverso: mulheres querendo casar e ter filhos, mas sendo negada pela sociedade. (Afinal, o discurso contra concepção e maternidade tem crescido)
Engraçado, a própria personagem da Serena tem esse discurso, de que a sociedade moderna rejeita os papeis tradicionais das mulheres, e inclusive, ela luta contra isso. E deu no que deu, a Margaret foi muito perspicaz e a séria ainda mais.
Eu gosto da ideia de um livro sobre um Estado totalitário cristão justamente por parecer ao mesmo tempo ser próximo e distante da nossa realidade 😅 desde que faça sentido no universo do livro tá tudo certo. Mas fiquei com muito ranço de todo esse universo após muita gente exagerar demais na politização
Boa resenha.eu imaginava que o livro não fosse bom , algo meio subliteratura.sempre mantive distância desse livro por achar a autora uma feminista e nunca entendi porque esse romance era sempre tão badalado mas agora vou é ficar mais longe possível desse livro falso e anticristao.
Se eu tinha algum interesse em ler esse livro não tenho mais nenhum 😆. Recomendo um livro muito bom, escrito por um cubano que apoia o regime socialista (menos o de Cuba, claro) e que é um queridinho dos progressistas: O homem que amava os cachorros do autor Leonardo Padura.
@@venusbcarmesim27 Claro, sei muito bem. Esse escritor é que acredita que o socialismo não é a causa da ditadura, mas o de Cuba se desviou do que realmente é o socialismo.
@@carolinapizzinato6463 Exatamente. Não é Comunismo ou Socialismo e sim Maoísmo, Stalinismo, Lenilismo, etc. Igual as Ditaduras de Direita que existiram e algumas ainda existem por aí ( Turquia, Putin que os tontos da Direita do Brasil o chamam de Direitista ou de Conservador, o Nazismo do Hitler e o Fascismo do Mussolini que grupos daqui e dos outros países como Ucrânia, Estados Unidos, Inglaterra, que desejam uma Ditadura conservadora, cristã, católica, etc ) e que se definem como de Direita e/ou Conservadora.
Amei sua opinião que por coincidência é a mesma minha e infelizmente eu li esse Chernobyl e eu me senti MAL extremamente MAL pela descrição das roupas tanto por ser adepta da modéstia como pelas mulheres de religião muçulmana. Esse livro é uma armadilha "inteligentíssima" que faz a gente querer ir pra rua e mudar o mundo, mas um comício bem óbvio do Karl Marx e um manifesto feminista descarado, um atroz e desserviço, uma ofensa a fé cristã, a religião, aos bons costumes, ao conservadorismo e a família.
Oi Debs. Queria saber se você já assistiu The 100? Eu assisti por que meu filho pediu e me surpreendi. Eu achei que fosse ser muito ruim. Queria saber sua opinião.
A crítica do George Orwell é sobre governos totalitários, independente do viés político. Coincidentemente, sim, por um contexto histórico onde ele estava inserido o comunismo foi o alvo de ataque, porém o livro vai além de partidarismo. O ataque do Orwell não é nem de longe enviesado, portanto qualquer um pode se utilizar do livro pra elucidar qualquer tentativa de projeto que ameace o regime democrático.
@@analukim3551, essa moça vive numa realidade paralela. Ela é incapaz de ler "1984" e aplicar ao espectro ideológico dela. Sempre projeta as críticas do romance para o outro lado. Ou seja, a literatura não serve como objeto de autorreflexão, literatura como espelho (como dizia Proust). Gente como a Amaral vira o espelho para o vizinho, nunca para si mesma.
Concordo, Netto. Mas, convenhamos, "1984" tem sido mal interpretado demais, além de estar sendo usado como uma forma de atacar o outro, quase nunca como um meio de levar à autorrefelexão ou de questionamento de "minhas" próprias "crenças" politico-ideológicas.
Sou cristão, e nos primeiros anos de minha fé li muitos livros de pensadores puritanos, seguimento religioso NO QUAL O LIVRO É BASEADO. É claro que o exercício imaginativo da autora não quer dizer que todos os detalhes da obra estiriam na realidade se uma distopia cristsã fundamentalista se instalasse no mundo real. Devemos pegar a ideia geral, os princípios que norteiam o livro; e nesse quesito a autora acertou em cheio. LEIAM OS PURITANOS E PERCEBERÃO QUE MARGARET ATWOOD NÃO EXAGEROU.
Pelo menos as punições que observei na série foram claramente inspiradas na sharia islâmica. Aquela coisa toda de decepar parte do corpo e proibir mulher de ler e escrever , nem a igreja evangélica mais reacionária do Brasil propôs isso alguma vez
Olha, não li o livro mas concordo 100% com você! A partir de uma resenha que assisti no RUclips e uma tentativa de assistir à série totalmente fracassada! Sim, eu detestei tanto que não consegui nem assistir um capítulo inteiro! Enfim, não li e não pretendo ler! Obrigada, pela resenha sincera!
Eu acho que essa é a hora perfeita para você mesma ler o livro e tirar as suas próprias conclusões. Mesmo que continue com a mesma visão que você tem agora. Eu só não leio o livro porque não tenho condições de ter acesso a ele.
Você forçou bastante a barra com seu comentário. A série coleciona vários prêmios, então está longe de ser fracassada. Você não pode concordar 100% com a resenha de um livro que não leu.
Adorei seu comentário, mesmo não concordando com bastante coisa dita. Não vi romance entre June e Nick. Penso que era carência de afeto, nada mais, no entanto seu comentário é bastante eloquente.
MARGARET quase não sai. rs - achei isso aqui pela critica de torto arado (oi, olha pra mim) e nao me surpreendi em nada vendo isso aqui e o teor dos comentários. cara de cult pra disfarçar o que veio literalmente pregar.
Acho coerente alguém usar uma obra do Orwell a favor do comunismo, afinal o próprio Orwell era um socialista. Depende muito do contexto. No contexto da Tabata foi uma grande vergonha, desvirtuou completamente a mensagem do livro.
Eu gostei do livro. Do jeito que eu as coisas estão, eu não dúvido muito de que usem a bíblia pra validar atrocidades. Não incomum vire e mexe vermos casos de ceitas que fazem atrocidades por interpretao a coisa de forma que benecie a um grupo. Isso me lembra aqueke pastor que leu um trecho da bíblia, aonde supostamente dizia que ele tinha que comenter adultério e o reporter desmentiu em frente as câmeras kkkkk é um negócio engraçado. Agora a sequência eu achei ima merda, nem leiam
Fui assistir para conferir. Afinal a série tem mais de 5 temporadas já e o livro é sucesso há anos mas do nada pipoca seu vídeo com poucos meses. Risível sua "resenha". Pra dizer o mínimo. De resenha nada tem. É birrinha só pq a autora cutucou feridas q tem a ver com sua bolha crente. Simples assim. E mesmo assim, vc usa 18 minutos de vídeo para não entrar na questão, só depois vc vai ao seu ponto. Quer dizer, seria um vídeo de no máximo 8 minutos se fosse pela "resenha" q não é resenha. E vocês acham q o mundo 🌎 gira em torno da sua fé? Cresça, garota. E nos poupe de fundamentalismo barato.
Com todo respeito à critica e aos que a seguem, acho problemático apontar uma possível revolução teocrática (e opressora) cristã como algo distante. Os puritanos, nos Estados Unidos, não ficaram distante disso. O Sul americano, até pouco tempo, enforcava negros em nome do Deus cristão. Sem falar da Inquisição, das cruzadas, etc. Quanto à analise da protagonista do livro, cabe a quem quer debater literatura entender que a construção de uma personalidade complexa é algo almejado pelo autor, ainda mais quando se trata de um romance. Me dou o direito, com todo o respeito, de não concordar sobre a avaliação do livro. Pessoalmente, eu o acho genial. Antes que achem que sou um filho de Satanás, acho importante dizer que sou cristão protestante, adorador de Cristo. Como tal, entendo que falta à alguns irmãos a noção de que não precisamos disputar esse mundo. Não somos do mundo e nosso Reino nos espera num plano muito superior. Como arte, a obra tem todo o mérito de ser classificada como um importante clássico. Um último comentário: O controle do ir e vir durante a pandemia era algo da esfera da saúde pública. Submeter-se ao isolamento, foi algo que poupou muitas vidas. Meus respeitos e solidariedade às quase 700 mi, famílias brasileiras que entendem melhor do que ninguém isso. Sob o Olho dEle,
A teocracia cristã da qual a Atwood fala, na verdade remete a elementos muito atuais do cenário político estadunidense. Acabamos de ter a revogação dos direitos de aborto, e vários políticos americanos estão falando abertamente em proibir pílulas anticoncepcionais para mulheres. Penso que por isso essa história ficou tão popular, porque toca nos medos de muitas pessoas nos Estados Unidos.
Eu achei o livro bem mais ou menos. Já a série eu só assisti até a segunda temporada mesmo, porque depois a história fica muito forçada, apelativa e repetitiva...
Amiga, me parece que você se doeu muito com a ideia de ser uma distopia de ordem "cristã" quando a crítica da obra reside menos na religião em si e sim na estrutura psíquica e social de qualquer, repito, qualquer religião, seja no ocidente, seja no oriente, uma vez que as escrituras sagradas estão sujeitas a LIVRE interpretação de grupos/seitas pacifistas ou não... É óbvio que a autora iria aplicar ao contexto ocidental, cuja religião predominante é o cristianismo, igualmente capaz de sequestrar o poder político e impor sua convenção moral, assim como fez durante o feudalismo e por vias alternativas no absolutismo, também na institucionalização da "santa" inquisição contra dissidentes.
"e sim na estrutura psíquica e social de qualquer, repito, qualquer religião, seja no ocidente, seja no oriente, uma vez que as escrituras sagradas está sujeita a LIVRE interpretação de grupos pacifistas ou não". Mesmo, Daniel? Qualquer religião? Qual é a pena para a MULHER CASADA que foi estuprada nos países de maioria islâmica? Qual é a pena para apostasia nos países de maioria islâmica? Qual é a religião que não só permite mas onde é rotineira a promoção de casamento de idosos com crianças? Nem vou falar de gays sendo atirados do alto de prédios, das decapitações, dos "honour killings". Vc realmente acredita que a escritora se esqueceu de tudo isso acidentalmente? Ou foi para pessoas como você, que desconhecem totalmente a realidade do Islã, fizessem essa patética falsa simetria entre uma religião QUE NÃO PRATICA MAIS o que foi escrito no VT (mas optasse por demoniza-la) em detrimento a uma religião que PREGA HOJE EXATAMENTE O MESMO que seu fundador, um senhor da guerra do século VII, pregava. Vou mais longe...você sabe quantos % de TODOS os atentados terroristas no mundo são causados em nome do Islã? Não sabe, claro. Dica: chuta mais de 90%, ok? E quantos % dos muçulmanos são a favor da Sharia? Vc sabe? Duvido. Não precisa acreditar em mim, tá? A pew research publicou há algum tempo uma pesquisas de dezenas de páginas sobre o que muçulmanos pensam, inclusive sobre atentados com bombas. Dá uma procurada e caia para trás. Claro que foi conveniente para autora traçar uma analogia ao cristianismo quando o que é praticado no livro (e série) se aproxima infinitamente mais do que ocorre no Islã. Dá dinheiro face à babação de ovo "progressista" com o Islã. Ela pode alocar as referências bíblicas que desejar, mas sabemos que o cristianismo se secularizou e o Islã, não. ESSE é o ponto que torna a história rídicula. Daniel, qual foi a última morte praticada pela KKK? 30 anos atrás? E por um grupo extremista islâmico? Esse mês? quantos foram? 4? 5? Apenas esse mês? Qual é religião que pratica infibulações ATUALMENTE? Curioso...infibulações são praticadas com destaque na série por cristãos? O cristianismo pratica infibulações atualmente? O Islã sim. É preciso muita canalhice para traçar uma falsa simetria entre duas religiões como se as duas fossem igualmente perversas ou ruins. Ignorância ou mau caratismo da autora? Nada mais do que uma pífia propaganda progressista, o resto é papo furado para a geração dodói da cabeça, com pouca leitura e muita rede social. O alvo real de críticas deveria ser a religião que envia uma criança cheia de c4 em sua cintura para uma mesquita que tem um entendimento distinto de algum sura e a explode em nome da paz. Então sim, a autora do vídeo tem TOTAL razão em se doer. Ela percebeu a vigarice e vc não.
E você poderia elucidar de que forma a religião cristã especificamente é estruturada para o controle psíquico e social? Além de que, por exemplo, na cultura católica as escrituras sagradas não são de livre interpretação, nem mesmo na ortodoxa, cripta, siríaca e por aí vai.. Isso que você está apontando "non ecziste". E você comente novamente erros históricos. No absolutismo já existia a separação do Estado e da Igreja. Os Estados já eram soberanos por si só, e por isso se tornaram absolutistas. E sobre a Inquisição: quais livros você leu? Só para podermos começar um diálogo.
@@marcusmelo6053 Primeiramente hoje existem inúmeras vertentes do cristianismo, sinal da falência moral e dos ecos da reverência que outrora era dado ao catolicismo. Evangélicos também são agrupados como cristãos, pois seguem o mesmo ornamento bíblico. Por exemplo, a Congregação cristã do Brasil, criada na década de 60s (neopetencostal), tem a maior orquestra sinfônica do mundo e estão em mais de 20 países, também conhecida como a "igreja do véu". Essa estruturação de controle psíquico é dado pelo próprio discurso de júbilo-recompensa, punição-tormenta, na ideia distorcida de que estamos em um mundo de guerra entre o bem e o mal, presumindo um binarismo simplista que explique o complexidade do mundo. Lucrécio, filósofo romano, já dizia da tremenda ilusão conferida à religião, em "a natureza das coisas", antes mesmo de Jesus de Nazaré nascer, defendendo a razão ante o pressuposto emocional num mundo que 98% das pessoas não sabiam ler, nem escrever. Mais à frente voltaire criticou os dogmas e vícios do clero católico, empalidecidos por vinho, ouro e terras (chegavam a ter mais terras que o próprio rei, como no caso da França). O Estado estava nas mãos da Igreja, mesmo no absolutismo, uma vez que precisavam do controle social através da religião, mas também das terras e da intermediação diplomática para casamentos, etc. Estou sempre aberto ao diálogo :)
@@dzsniel existem várias vertentes, mas apenas uma coloca - os protestantes - a tese da livre interpretação, que também não é uma unanimidade, visto que um luterano clássico ou reformista vai ter um conjunto de dogmas diante da Sola Scriptura. Então sua afirmação de que as escrituras estão “Livres” é um tanto errônea. Num debate, a sustentação lógica é necessária. Quando se parte de premissas erradas, conclusões erradas serão tiradas. E me permita coloca mais uma coisa, e me perdoa se isso soar ofensivo, não é minha intenção: você erra novamente na premissa. Você coloca que esse controle psíquico e social é devido as livres interpretações como a causa disso. Isso é errado em tantos pontos.. Então na era católica, onde se tinham conclusões não livres não havia esse controle psíquico e social? Já que você está dizendo que isso é consequência de uma livre interpretação, não haveria e seria um fenômeno pós reforma protestante, por exemplo. Suas premissas estão confusas e portanto as conclusões são dúbias. A estrutura de controle psíquica existiria se fosse uma imposição. Ninguém foi obrigado a ser cristão. As conversões eram voluntárias e no campo da tradição/razão. Não há controle psíquico nisso. E dentro da fé é uma questão pessoal onde não há discussão, visto que a pessoa se colocou nessa situação. Mas a fé cristã é totalmente racional e com grande peso filosófico e científico. Além de que tudo isso é sustentado pela a maior destreza filosófica, desde Santo Agostinho, passando por Santo Tomás e chegando em apologistas atuais. Não é psíquico, mas racional, através do estudo da antropologia, da natureza, da filosofia, metafísica, e por fim da teologia. E inclusive o “binarismo” foi combatido pela a Igreja e inclusive é uma heresia. Então, assim, me parece que você não conhece a história. Procura sobre a questão dos maniqueístas com a Igreja Primitiva. Lucrécio comenta sobre as religiões pagãs, ele estava certo, os pagãos colocavam explicações da natureza em divindades personalizadas. Isso não refuta em nada o cristianismo. Diferente do cristianismo que tenta explicar as questões da revelação sob a luz filosófica da razão. Não confunda as bolinhas. E por fim: as terras herdadas não configuram influência, visto que são anteriores ao novo regime que havia estabelecido. O estado absolutista é justamente o afastamento do estado e a Igreja, criando governantes que não estavam mais sujeitos às leis eclesiásticas e teológicas e agora apenas sob a si mesmo e suas motivações: vide o Henrique VIII e tantos outros. Criando assim o movimento dos Reis tiranos. Me apontaria dois monarcas cristãos absolutistas entre o sec X e XIV? Mas posso te citar vários tiranos que ascenderam após a ruptura da igreja é o estado. (Digo desse período que foi onde houve a influência da igreja no estado) E o Iluminismo é a tentativa de controle social sem precisar da Igreja, mas do Estado, vide o contrato social de Rousseau, é a tentativa de dar aspectos transcendentes ao estado. Então assim.. Não faz sentido, sabe? E você não comentou sobre a inquisição, gostaria que comentasse onde você se baseia isso.
@@marcusmelo6053 Me desculpe a franqueza, mas nunca li tanta boboseira em tão poucos caracteres. A conclusão errada não se dá por uma premissa errada, mas por uma interpretação errônea dos argumentos introdutórios que apresentei. > Então na era católica, onde se tinham conclusões não livres não havia esse controle psíquico e social?< Em momento algum disse que tais controles se davam >somente< atráves da livre interpretação, se fosse assim o feudalismo não teria se sustentado por tanto tempo, haja vista que a igreja continou com o papel fundamental de ser o "remédio" das tesões do dia-a-dia (tributos sob o uso da terra, imposto, punições, etc) entre senhores de terra e trabalhadores rurais. Concordo com você quando diz que tais controles precisam de imposição e lhe faço uma pergunta: Em qual momento da história do cristinismo não foi? Desde da destruição da biblioteca de alexandria às guerras santas contra povos "pagãs", dissidentes e seitas hereges. Até mesmo os povos originários das Américas e da diáspora Africana não aceitaram a passividade por muito tempo, revelando rebeliões e resistência em regiões de difícil acesso pelo Brasil. O ouro que reluz no vacaticano, todo o espledor artistico que faz os cristãos vibrar da maravilhosa graça de deus, se levantou o sob sangue de muito infanticídio e você me vem falar dos islãs, ué, talvez porque a bola da vez em subjulgar os povos do mundo livre é deles, entendeu? Os registros históricos mantém fresco na memória por mais que alguns tentem perverter e escandalizar a história. >Mas a fé cristã é totalmente racional e com grande peso filosófico e científico.< O vetor da ciência é a dúvida, o que não tem qualquer diluição na religião que se sustenta da fé, "a letra mata e o espírito vivifica", uma máxima cristã para não buscar o conhecimento "mundano", daquilo que não vem de Deus. Qualquer metódo cientifico que tente ligar os dois é falso e abre mão de etapas essenciais do processo. Erro crasso essa afirmação. RISOS EINSTENIANOS.
Eu tive que ler esta bosta na faculdade, enquanto todo mundo aplaudia as análises estapafúrdias do professor falando dos supostos """PERIGOS CRISTÃOS""" eu estava virando os olhos.
Não concordo com muitas das coisas que você apontou, mas concordo que o romance no final do livro é mal trabalhado e as vezes desnecessário, entendo as motivações da personagem, mas acho que ainda falta algo, porém gosto do final em aberto, considero um final mt mais pessimista, não acredito que ela irá se juntar a resistência e lutar (coisa que acontece na série mas não assisti) justamente poder exercito pelo sistema. Pra mim é mt crível, pq o medo e as punições, para a protagonista ou seus familiares que ela não sabem onde estão mas se precisar o sistema vai utilizá-los, aceleram o processo de condicionamento e “aceitação”, pelo menos na superfície, do que é imposto.
É aquilo, se a autora tivesse escrito tendo base a religião islâmica, tudo bem então kkkk. Olha, a Margaret Atwood ao escrever esse livro, se inspirou nos antepassados dela, um grupo chamado Puritanos, por isso que a história se passa em New England, mesmo local onde esse grupo se estabeleceu quando foram da Inglaterra para os EUA quando ainda era colônia. Era um grupo que vivia estritamente como a Bíblia pregava, de forma LITERAL, eles eram tão radicais, que condenavam outros cristãos que não viviam como eles. Se vc lê o conto da Aia, ou assiste a série e só enxerga uma critica ao cristianismo como religião, me desculpe, mas você tem uma capacidade muito baixa de interpretação, e já leu com conceitos pré estabelecidos que seria um ataque a religião. O livro é sobre FUNDAMENTALISMO religioso, e ela foi GENIAL em por o cristianismo e não o islamismo, pq aí vc vê que pimenta nos olhos do outro é refresco, pq muito do preconceito a essa religião vem devido ao fundamentalismo e dos crimes cometidos por um grupo que tem o objetivo de deturpar a fé, o livro sagrado, pra obter controle, mas isso não quer dizer que a o Islamismo enquanto religião, fé, é isso! O mesmo se aplica ao contexto do livro e série. Inclusive a série faz questão de colocar personagens cristãos que também são vitimas, você tem o exemplo claro da personagem Eden, a Rita também é bem religiosa e até a própria June.
O livro da Atwood é muito bom. Otima literatura. Este canal está fazendo uma mistura confusa sem sentido do tipo "nós contra eles ". Querem literatura mesmo ? Vão para o canal da Tatiana Feltrin .
Atwood falou mal de cristão e falou FOI POUCO. Vcs quem impedem qualquer avanço minimamente progressista neste país como se o mundo girasse ao redor do teu Jesusinho q de divino nunca teve nada. Vcs se ofendem com muito pouco, face ao q tentam forçar os outros a se submeter em nome de RELIGIÃO, veja bem, não fé. Vcs são extremamente mesquinhos, e vc é completamente perturbada pra achar q existe "romance barato" num livro tão absurdamente pesado. Seu vídeo não se trata de opinião. Se trata de alienação.
@@academiabocault tá em dia! Por isso mesmo não saio falando por aí q O conto da aia é um romancezinho barato. Chamar essa mongoloide de doente mental é ofensa aos doentes mentais.
O livro da Atwood é muito bom. Otima literatura. Este canal está fazendo uma mistura confusa sem sentido do tipo "nós contra eles ". Querem literatura mesmo ? Vão para o canal da Tatiana Feltrin .
A revolução islâmica no Irã ocorreu se eu não me engano em 78, A Atwood teve a cara de pau de escrever o livro depois disso e ignorar pra falar mal de cristão.
A revolução islâmica no Irã ocorreu se eu não me engano em 78, A Atwood teve a cara de pau de escrever o livro depois disso e ignorar pra falar mal de cristão.
IRÁ, isso! Confundi com Afeganistão!
@@academiabocault mas aconteceu algo semelhante no Afeganistão. Tipo... do dia para a noite mulheres deixando de ter uma vida ocidentalizada para viver uma imposição islâmica.
Ui.
@@analukim3551 sim, antes de todo o conflito com o talibã, as mulheres afegãs usavam roupas ocidentais e o país tinha uma monarquia com posição mais "laica"
@@luisamaria3068 sim
O conto da aia é um livro excelente, em nenhum momento a autora critica os cristãos ou a religião, o que é criticado é em como o sistema teocrático usa a bíblia para justificar a opressão. Ela usar uma aia que por sinal, só se sabe da história porque ela gravou em fitas que foram encontradas anos depois por um homem, que colocou a ordem das fitas como ele acha que a história aconteceu. Saber pela pespectiva de uma personagem que teve seus direitos roubados por um sistema opressor e totalitário é o que faz do livro uma obra prima. Se você não gostou tudo bem, infelizmente nem todo mundo tem uma mente ampliada para entender. Eu adoro o livro por falar sobre assuntos tão necessários, e adorei mais que graças a ele meu tcc na faculdade de letras foi exelente onde falei e analisei o estado teocrático e opressor de gilead em o conto da aia. Beijos, e termina de ler o livro por favor tem continuação viu, assim sua opinião talvez na próxima tenha mais fundamento e não apenas doxas.
Estado teocrático CRISTÃO???? Impossível!!! Esse livro é completamente baseado numa ideia errada a respeito do cristianismo.
Exatamente isso. A crítica é voltada aquela sociedade teocrática , violenta ,radical , autoritária. A diferença com 1984 é que o conto da Aia envolve trechos bíblicos para validar as atrocidades cometidas pelo regime.
@@andersonsantos9082 Embora o patriarcado seja bíblico e foi deturpado graças ao feminismo
@@WillowCeleste-ut5txde onde q tu tirou isso??? Falta de informação total!
@@luizpires3340da universidade tireido ku.
Esse é o melhor tipo de resenha da Debs, quando ela lê as merdas pra gente não precisar ler.
😂😂😂
De fato
Não é exatamente o ponto dela. Você pode ler o livro se quiser e ter a sua própria opinião. Eu por exemplo li faherant 451 e amei. Tem gente que detesta. Mas para eu ter uma opinião preciso ler né? É isso
Evite a tutela de qualquer pessoa, leia e tire suas próprias conclusões...
@@Ryllder exatamente. Eu sempre leio e assisto o que quero 🤷 cada um faz o que quer né
O melhor é que eu falo com o video da debs: mas debs, isso vale apos a pandemia, mas debs é pq vc é crista entao nao dialoga contigo… ai nem consigo terminar as frases pq ela mesma ja analisa todos os porens e porques do seu próprio pensamento! Sou fã!!!
É aquilo né, falem bem ou falem mal, um bom livro é sempre bastante comentado, e esse é um deles. Sendo um regime cristão, islâmico ou outra religião qualquer, o oq um regime autoritário faz é isso, se utiliza/distorce pelo poder. É no minimo muita ingenuidade achar q pode existir um regime autoritário islâmico, mas nunca um cristão.
Não só a p∆ndemi∆, é só ver o tempo que leva pra um jovem sair transformado da federal com cabelo curto, colorido, fumando maconha e chamando os pais de fascistas RS
🤡🚬
leva um semestre apenas e eu ainda n consigo crer em como isso ocorre tão rápido kk
Vc passou no Enem?
Ora, ora, parece que alguém não foi aceito pela federal 😂😂😂
Acredito que vc não estuda em uma universidade federal, caso contrário não escreveria tamanha tolice.
Eu assistia a adaptação e até que achava uma boa série. Entretanto, um dia ouvi alguém falando no RUclips sobre como a história mostrava o perigo do avanço do Cristianismo e vi muitos concordando; fiquei bastante chocado, pois sempre interpretei esse mundo distópico como sendo construído através da deturpação dos ideais cristãos, mas, após ter ouvido aquele comentário, percebi que a série nunca deixa claro que tudo aquilo é uma distorção do Cristianismo. De fato, a impressão que fica é a de que foi deixado tudo muito aberto para não haver qualquer tipo de comprometimento, deixando abertura para que pessoas que não se dispuseram a conhecer o mínimo do Cristianismo tirassem qualquer conclusão.
Do jeito que estão distorcendo o cristianismo hoje em dia, eu não duvido não viu, olha o que aconteceu no último dia 12 em Aparecida
O cristianismo por muitos anos foi distorcido de muitas formas e hoje em dia ainda há igrejas evangélicas com essas idéias fundamentalistas.
@@LauriceliaCarneiro Sim, existem muitas distorções do Cristianismo por aí. Meu problema com a série está no fato de não estar claro que aquilo não é Cristianismo. Nos últimos tempos, é perceptível a tentativa de grupos ideológicos progressistas de distorcer o verdadeiro Cristianismo para que certas agendas sejam aceitas.
Veja ultima temporada e observe q a serie eo livro são baseadas em um unico trecho minimo e deturpado do VELHO TESTAMENTO. Nao do Cristianismo.O Cristianismo é a parte do NOVO TESTAMENTO. Juno ( a personagem principal) é cristã e todo tempo sofre observando a manipulacao das mulheres por serem proibidas de ler até a biblia. Tatiana Feltrin faz no RUclips a leitura LITERÁRIA da Biblia. Vale a pena assistir. Não se impressione com “ ouvi alguém falando no RUclips”. Use Professores como boas fontes. Nao alguem q chame seu publico de “ bocós”.
Não tem distorção nenhuma, cristianismo é tudo de ruim mesmo... não que seja a pior religião do mundo, mas ta bem perto@@guilhermefs12
Os progressistas largaram o Harry Potter e descobriram um livro novo.
Bem isso... Antes era "Temer/Trump/Bolsonaro é o Voldemort, nós somos Harry Potter e seus aliados"
Agora é "estamos LITERALMENTE em O Conto da Aia"
@@AsAventurasdeGui tinha jogo voz
Por causa do 5 livros
@@AsAventurasdeGui 2018 eu sempre ria horrores qndo meus amigos postavam coisas desse tipo kkkkkk
sem condições XD
@@AsAventurasdeGui Nossa, que curiosidade te achar por aqui! Lembro que te via no canal/blog da sua irmã! Foi bem aleatório meu comentário, eu sei.
Ou seja, você só não gostou do livro porque coloca os cristãos como vilões em um estado teocrático, se fossem islâmicos não teria problema 🤦🏻♀️
Eu sou cristã, mas vale lembrar que existem fundamentalistas cristãos que amariam o mundo criado pela Wood, é muita ingenuidade acreditar que cristãos fanáticos não são capazes de fazer atrocidades, um exemplo bom é o período da inquisição, que foi uma ditadura religiosa que fez barbáries.
Você simplesmente falou tudo !!!
Essa menina é uma bocó realmente, só fala merda com léxico e os idiot4s batendo palmas.
Concordo com você.
É sobre isso
Esses cristãos que você mencionou que "amariam" esse cenário não são cristãos. Cristãos de verdade não são assim. Estado teocrático CRISTÃO é absurdo
Quanto a verossimilhança, acredito que, por conta de onde a narrativa é localizada, é verossímil que seja uma teocracia cristã. Veja, os EUA são um país majoritariamente cristão, se for acontecer uma revolução em que passe a ser uma teonomia é muito mais provável que venha a ser uma teocracia cristã, e não islâmica, nem judaica. A autora teria muito mais trabalho para explicar como que o islamismo chegou a ser a religião predominante lá e como no processo trocaram o sistema de governo.
Debs, leia e traga uma resenha sobre "O senhor das moscas" por favor, nunca te pedi nada 🥲🥲
UP👍
Assisti as duas primeiras temporadas na TV e só. Não vi sentido, não dá prá imaginar um mundo cristão daquela forma.
É sobre o extremismo religioso.
@@venusbcarmesim27 Onde?
@@lucianaalves5635 A série da Aia se refere ao extremismo religioso.
Aquilo nao é Cristianismo, filha . É poder! Assim como foi na idade media.
@@valerialychowsk59 Não conseguem separar a emoçao da razão p aproveitar de forma plena esse livro maravilhoso. Envolveu cristianismo, ferrou, aflora paixoes. Agora eu te falo, pq se incomodam tanto com uma obra distopica? Acredito que seja por ela está mais proxima da realidade doq se possa imaginar, infelizmente.
Bem , eu tava precisando dessa resenha, fiquei intoxicado com o Filme, depois assisti a série inteira da Hulu, foi asfixiante , agora o que não ouvi de ninguém que fez resenha dizer é que Margareth Atwood é uma agnóstica, ela falou isso numa entrevista para o New York Times. Tá explicado,a desonestidade dela em sentar o páu no cristianismo , por mais lenha na fogueira desse mundo Woke , as feministas ovulam , vão à êxtase quase deliram quando falam desse livro ou de sua autora anti cristã.
Débora, dica de livro: Meridiano de Sangue. Cheio de referências ao Moby Dick e Paraíso Perdido. Fora que tem um personagem ali que, na minha opinião, é o SATANÁS em pessoa. Abraços!
Se o juiz holden não for o mochila de criança eu não sei mais quem é....
@@gabriel1468 "Tudo que na criação existe sem meu conhecimento existe sem meu consentimento."
up
Pelo menos na série, esse problema que o pouco espaço de tempo pode evocar é resolvido por uma violência punitiva. Na verdade eles não teriam se adequado conscientemente e sim por medo da punição. Comprei o livro agora e vou ler, a série estou terminando a terceira temporada. Ah, um detalhe, se você não vê fundamentalismo em vertentes da cristandade no Brasil, por exemplo, e vontade autoritária, acho que você deve estar subestimando algumas ideologias e ativismos por aí.
Tanto a série quanto o livro é para acender o ódio contra cristãos
Adoro diferentes visões e interpretações! Gostei do seu olhar, e da sua opinião, para além da estrutura textual. Reflexões de ordem social e política são essenciais para formação de um pensamento crítico sobre tudo que vivemos, lemos e escutamos. Posso não concordar com tudo que descreveu, mas os pontos de apresentou aqui me fizeram refletir sobre muitas coisas que não havia me atentado antes. " Olá bocós"!!! - Não poderia ter um nome melhor !!!!!!!!!! Sensacional!!! Ganhou uma seguidora!!!
A Debs: "Eu não sou uma crítica literária. Existem zilhares de opiniões de críticos literários. Vc pode ir lá, ouvir, seja feliz. Sigamos nossas vidas..."
Eu: 😂😂😂😂😂😂😂eu amo a Debs!!!
Ao final : "Indiquem mais livros pra eu passar raiva"!😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Oi.
Eu li este livro e gostei: Um cântico para Leibowitz, por Walter M. Miller Jr.
Muito melhor que todos os livros citados no vídeo.
Interessante que quando peguei esse livro para ler, achei bom, mas não MUITO bom e com um final vago, que deixou para a série concluir. Comecei a série, tem boas atuações, mas não me prendeu. O que eu quero dizer: para mim faltava alguma coisa. E agora com uma nova visão de mundo, de moldes conservadora e cristã, vejo esse livro pouco crível ou até mesmo interessante para uma distopia.
Acho que seria interessante ver o inverso: mulheres querendo casar e ter filhos, mas sendo negada pela sociedade. (Afinal, o discurso contra concepção e maternidade tem crescido)
Engraçado, a própria personagem da Serena tem esse discurso, de que a sociedade moderna rejeita os papeis tradicionais das mulheres, e inclusive, ela luta contra isso. E deu no que deu, a Margaret foi muito perspicaz e a séria ainda mais.
A mais diferentona de todas as resenhas q já assistir sobre esse livro e uma das melhores com certeza. Uma pena q não vai ler o continuação rsrsr
Amei muitíssimo, obrigada miga Debs
Obrigada por chafurdar em mais um livro para que eu não precise... rs. Go Debs!
Preguiça de ler faz Deby te manipular. Ela conta so o que a interessa. Nao deixe. Fora da leitura , nao há salvação
Eu gosto da ideia de um livro sobre um Estado totalitário cristão justamente por parecer ao mesmo tempo ser próximo e distante da nossa realidade 😅 desde que faça sentido no universo do livro tá tudo certo.
Mas fiquei com muito ranço de todo esse universo após muita gente exagerar demais na politização
Parabéns!!!voce é maravilhosa, raro canais com este posicionamento!!!!
Com certeza esse é um dos vídeos que eu já vi
Tu devia ler a continuação e fazer mais vídeos desses, dona debs
Boa resenha.eu imaginava que o livro não fosse bom , algo meio subliteratura.sempre mantive distância desse livro por achar a autora uma feminista e nunca entendi porque esse romance era sempre tão badalado mas agora vou é ficar mais longe possível desse livro falso e anticristao.
Sempre se espera uma análise racional, o que se alcança aqui. Excelente.
Se eu tinha algum interesse em ler esse livro não tenho mais nenhum 😆. Recomendo um livro muito bom, escrito por um cubano que apoia o regime socialista (menos o de Cuba, claro) e que é um queridinho dos progressistas: O homem que amava os cachorros do autor Leonardo Padura.
Você sabe que Cuba é uma Ditadura, não sabe?
@@venusbcarmesim27 Claro, sei muito bem. Esse escritor é que acredita que o socialismo não é a causa da ditadura, mas o de Cuba se desviou do que realmente é o socialismo.
@@carolinapizzinato6463 Exatamente. Não é Comunismo ou Socialismo e sim Maoísmo, Stalinismo, Lenilismo, etc.
Igual as Ditaduras de Direita que existiram e algumas ainda existem por aí ( Turquia, Putin que os tontos da Direita do Brasil o chamam de Direitista ou de Conservador, o Nazismo do Hitler e o Fascismo do Mussolini que grupos daqui e dos outros países como Ucrânia, Estados Unidos, Inglaterra, que desejam uma Ditadura conservadora, cristã, católica, etc ) e que se definem como de Direita e/ou Conservadora.
Parei no pessoas que tem pesamento comunista e o exemplo foi Tabata Amaral.
Ah não acredito! Kkk esperei p te ver falando sobre.
Amei sua opinião que por coincidência é a mesma minha e infelizmente eu li esse Chernobyl e eu me senti MAL extremamente MAL pela descrição das roupas tanto por ser adepta da modéstia como pelas mulheres de religião muçulmana. Esse livro é uma armadilha "inteligentíssima" que faz a gente querer ir pra rua e mudar o mundo, mas um comício bem óbvio do Karl Marx e um manifesto feminista descarado, um atroz e desserviço, uma ofensa a fé cristã, a religião, aos bons costumes, ao conservadorismo e a família.
Fantástico! Um dos vídeos que eu já assisti. Béns, Debs!
Muito bom Debs👏👏👏
Oi Debs. Queria saber se você já assistiu The 100? Eu assisti por que meu filho pediu e me surpreendi. Eu achei que fosse ser muito ruim. Queria saber sua opinião.
Nossa, como falam essas mãos bonitas.
Cruz-maltino RJ.
Eu li esse livro mas só lembro da mulher usando manteiga nas mãos como hidratante.
A crítica do George Orwell é sobre governos totalitários, independente do viés político. Coincidentemente, sim, por um contexto histórico onde ele estava inserido o comunismo foi o alvo de ataque, porém o livro vai além de partidarismo. O ataque do Orwell não é nem de longe enviesado, portanto qualquer um pode se utilizar do livro pra elucidar qualquer tentativa de projeto que ameace o regime democrático.
Só sei que foi engraçado. A Tabata do Amaral querendo impor uma espécie de ministério da verdade e 2 dias depois... "tempos difíceis"
George Orwell escreve especificamente sobre o regime stalinista. Mas você tem que conhecer o regime stalinista para perceber, coisa que você não deve.
@@analukim3551, essa moça vive numa realidade paralela. Ela é incapaz de ler "1984" e aplicar ao espectro ideológico dela. Sempre projeta as críticas do romance para o outro lado. Ou seja, a literatura não serve como objeto de autorreflexão, literatura como espelho (como dizia Proust). Gente como a Amaral vira o espelho para o vizinho, nunca para si mesma.
Concordo, Netto. Mas, convenhamos, "1984" tem sido mal interpretado demais, além de estar sendo usado como uma forma de atacar o outro, quase nunca como um meio de levar à autorrefelexão ou de questionamento de "minhas" próprias "crenças" politico-ideológicas.
@@jocost.5613 Sim. Por isso que é mais um cenário cômico na política brasileira.
Sou cristão, e nos primeiros anos de minha fé li muitos livros de pensadores puritanos, seguimento religioso NO QUAL O LIVRO É BASEADO. É claro que o exercício imaginativo da autora não quer dizer que todos os detalhes da obra estiriam na realidade se uma distopia cristsã fundamentalista se instalasse no mundo real. Devemos pegar a ideia geral, os princípios que norteiam o livro; e nesse quesito a autora acertou em cheio. LEIAM OS PURITANOS E PERCEBERÃO QUE MARGARET ATWOOD NÃO EXAGEROU.
Então por isso que não aguentei ler, ainda, o livro Admirável Mundo Novo.
Pelo menos as punições que observei na série foram claramente inspiradas na sharia islâmica. Aquela coisa toda de decepar parte do corpo e proibir mulher de ler e escrever , nem a igreja evangélica mais reacionária do Brasil propôs isso alguma vez
Verdade!
Debs, voce é cristâ? pq eu sou e esse livro exprime claramente um preconceito contra cristãos
Sim!
Vale lembrar que o sistema no conto da aia tinha um discurso antifeminista e religioso.
Eu particularmente tive dois sentimentos. De amor e ódio por este livro
Na série é dado que ela, a mãe da aia, era tipo uma radfem
Olha, não li o livro mas concordo 100% com você! A partir de uma resenha que assisti no RUclips e uma tentativa de assistir à série totalmente fracassada! Sim, eu detestei tanto que não consegui nem assistir um capítulo inteiro! Enfim, não li e não pretendo ler!
Obrigada, pela resenha sincera!
Se esforce um pouquinho mais. Ler vale muito a pena. Ninguem pode ditar o q vc deve ler ou ver. Isso é como fazem pra te manipular. Fique atenta.
Eu acho que essa é a hora perfeita para você mesma ler o livro e tirar as suas próprias conclusões. Mesmo que continue com a mesma visão que você tem agora.
Eu só não leio o livro porque não tenho condições de ter acesso a ele.
Você forçou bastante a barra com seu comentário. A série coleciona vários prêmios, então está longe de ser fracassada. Você não pode concordar 100% com a resenha de um livro que não leu.
Ora, ora, mas quem diria.
Eles usam pix nesse livro então?
Achei esse livro tão chato, abandonei.... comecei por conta da série, fodona e dps da 😴.
Que aula. Amei 😊
Às vzs eu me pergunto se o melhor sãonsuas análises ou seus títulos 🤣🤣🤣
Top
Mas é isso, é uma opinião sua. Pois o livro não precisa ter muita verossimilhança com a realidade.
Concordo plenamente com você!
O lixo do livro do Huxley é o favorito do YUVAL HARARI....
Adorei seu comentário, mesmo não concordando com bastante coisa dita. Não vi romance entre June e Nick. Penso que era carência de afeto, nada mais, no entanto seu comentário é bastante eloquente.
MARGARET quase não sai. rs - achei isso aqui pela critica de torto arado (oi, olha pra mim) e nao me surpreendi em nada vendo isso aqui e o teor dos comentários. cara de cult pra disfarçar o que veio literalmente pregar.
Ufa! Me sinto melhor agora. Achei que só eu tinha odiado esse livro
Acho coerente alguém usar uma obra do Orwell a favor do comunismo, afinal o próprio Orwell era um socialista. Depende muito do contexto. No contexto da Tabata foi uma grande vergonha, desvirtuou completamente a mensagem do livro.
Quanto tchola e muié revoltado nos comentários
Excelente vídeo que me faz não querer ler um livro desses! Aff…
Eu gostei do livro. Do jeito que eu as coisas estão, eu não dúvido muito de que usem a bíblia pra validar atrocidades. Não incomum vire e mexe vermos casos de ceitas que fazem atrocidades por interpretao a coisa de forma que benecie a um grupo. Isso me lembra aqueke pastor que leu um trecho da bíblia, aonde supostamente dizia que ele tinha que comenter adultério e o reporter desmentiu em frente as câmeras kkkkk é um negócio engraçado. Agora a sequência eu achei ima merda, nem leiam
comentando como se não houvesse bug
Fui assistir para conferir. Afinal a série tem mais de 5 temporadas já e o livro é sucesso há anos mas do nada pipoca seu vídeo com poucos meses.
Risível sua "resenha". Pra dizer o mínimo. De resenha nada tem. É birrinha só pq a autora cutucou feridas q tem a ver com sua bolha crente. Simples assim. E mesmo assim, vc usa 18 minutos de vídeo para não entrar na questão, só depois vc vai ao seu ponto. Quer dizer, seria um vídeo de no máximo 8 minutos se fosse pela "resenha" q não é resenha. E vocês acham q o mundo 🌎 gira em torno da sua fé? Cresça, garota. E nos poupe de fundamentalismo barato.
Melhor comentário hahahahaha
16:38 comentário sem doxa em.
Acho que foi o Irã e não o Afeganistão, Débora
Ah, Débora! O que acha de fazer uma resenha de "O Nome da Rosa" do Umberto Eco?
18:00 me assusta como a população média mundial aceitou e continua a reproduzir regras absurdas..
👏👏👏
Fala sobre game of thrones, Tenta ler.
Seria interessante!
Falei quando conversamos sobre Tolkien
Com todo respeito à critica e aos que a seguem, acho problemático apontar uma possível revolução teocrática (e opressora) cristã como algo distante. Os puritanos, nos Estados Unidos, não ficaram distante disso. O Sul americano, até pouco tempo, enforcava negros em nome do Deus cristão. Sem falar da Inquisição, das cruzadas, etc. Quanto à analise da protagonista do livro, cabe a quem quer debater literatura entender que a construção de uma personalidade complexa é algo almejado pelo autor, ainda mais quando se trata de um romance. Me dou o direito, com todo o respeito, de não concordar sobre a avaliação do livro. Pessoalmente, eu o acho genial. Antes que achem que sou um filho de Satanás, acho importante dizer que sou cristão protestante, adorador de Cristo. Como tal, entendo que falta à alguns irmãos a noção de que não precisamos disputar esse mundo. Não somos do mundo e nosso Reino nos espera num plano muito superior. Como arte, a obra tem todo o mérito de ser classificada como um importante clássico. Um último comentário: O controle do ir e vir durante a pandemia era algo da esfera da saúde pública. Submeter-se ao isolamento, foi algo que poupou muitas vidas. Meus respeitos e solidariedade às quase 700 mi, famílias brasileiras que entendem melhor do que ninguém isso. Sob o Olho dEle,
❤️❤️
Ansiosa pra saber seu ponto de vista do Submissão, o protagonista é tão irritante mas tão irritante, um total sem sal.
Acabo de ver aqui que o canal Li e Morri fez uma resenha sobre esse livro kkkkk.
Pra variar, totalmente deturpada e sem noção. 😂
Estou tomando um iogurte, assistindo essa resenha.
Qual o sabor?
A teocracia cristã da qual a Atwood fala, na verdade remete a elementos muito atuais do cenário político estadunidense. Acabamos de ter a revogação dos direitos de aborto, e vários políticos americanos estão falando abertamente em proibir pílulas anticoncepcionais para mulheres. Penso que por isso essa história ficou tão popular, porque toca nos medos de muitas pessoas nos Estados Unidos.
Abortista imunda com medo de perder o direito de assassinar bebês na internet que foi criada por homens. 🤣
Eu achei o livro bem mais ou menos. Já a série eu só assisti até a segunda temporada mesmo, porque depois a história fica muito forçada, apelativa e repetitiva...
Boa noite! Que mané Atwood.
Sim, sou um bocó. Vim ver você.
Linda!
Abç do Rio!
Cruz-maltino RJ.
Achei esse livro um saco
Os outros livros dela que li adorei, este me decepcionei.
Vim correndo
Amiga, me parece que você se doeu muito com a ideia de ser uma distopia de ordem "cristã" quando a crítica da obra reside menos na religião em si e sim na estrutura psíquica e social de qualquer, repito, qualquer religião, seja no ocidente, seja no oriente, uma vez que as escrituras sagradas estão sujeitas a LIVRE interpretação de grupos/seitas pacifistas ou não... É óbvio que a autora iria aplicar ao contexto ocidental, cuja religião predominante é o cristianismo, igualmente capaz de sequestrar o poder político e impor sua convenção moral, assim como fez durante o feudalismo e por vias alternativas no absolutismo, também na institucionalização da "santa" inquisição contra dissidentes.
"e sim na estrutura psíquica e social de qualquer, repito, qualquer religião, seja no ocidente, seja no oriente, uma vez que as escrituras sagradas está sujeita a LIVRE interpretação de grupos pacifistas ou não". Mesmo, Daniel? Qualquer religião? Qual é a pena para a MULHER CASADA que foi estuprada nos países de maioria islâmica? Qual é a pena para apostasia nos países de maioria islâmica? Qual é a religião que não só permite mas onde é rotineira a promoção de casamento de idosos com crianças? Nem vou falar de gays sendo atirados do alto de prédios, das decapitações, dos "honour killings".
Vc realmente acredita que a escritora se esqueceu de tudo isso acidentalmente? Ou foi para pessoas como você, que desconhecem totalmente a realidade do Islã, fizessem essa patética falsa simetria entre uma religião QUE NÃO PRATICA MAIS o que foi escrito no VT (mas optasse por demoniza-la) em detrimento a uma religião que PREGA HOJE EXATAMENTE O MESMO que seu fundador, um senhor da guerra do século VII, pregava.
Vou mais longe...você sabe quantos % de TODOS os atentados terroristas no mundo são causados em nome do Islã? Não sabe, claro. Dica: chuta mais de 90%, ok?
E quantos % dos muçulmanos são a favor da Sharia? Vc sabe? Duvido. Não precisa acreditar em mim, tá? A pew research publicou há algum tempo uma pesquisas de dezenas de páginas sobre o que muçulmanos pensam, inclusive sobre atentados com bombas. Dá uma procurada e caia para trás.
Claro que foi conveniente para autora traçar uma analogia ao cristianismo quando o que é praticado no livro (e série) se aproxima infinitamente mais do que ocorre no Islã. Dá dinheiro face à babação de ovo "progressista" com o Islã. Ela pode alocar as referências bíblicas que desejar, mas sabemos que o cristianismo se secularizou e o Islã, não. ESSE é o ponto que torna a história rídicula.
Daniel, qual foi a última morte praticada pela KKK? 30 anos atrás? E por um grupo extremista islâmico? Esse mês? quantos foram? 4? 5? Apenas esse mês?
Qual é religião que pratica infibulações ATUALMENTE? Curioso...infibulações são praticadas com destaque na série por cristãos? O cristianismo pratica infibulações atualmente? O Islã sim.
É preciso muita canalhice para traçar uma falsa simetria entre duas religiões como se as duas fossem igualmente perversas ou ruins. Ignorância ou mau caratismo da autora? Nada mais do que uma pífia propaganda progressista, o resto é papo furado para a geração dodói da cabeça, com pouca leitura e muita rede social. O alvo real de críticas deveria ser a religião que envia uma criança cheia de c4 em sua cintura para uma mesquita que tem um entendimento distinto de algum sura e a explode em nome da paz.
Então sim, a autora do vídeo tem TOTAL razão em se doer. Ela percebeu a vigarice e vc não.
E você poderia elucidar de que forma a religião cristã especificamente é estruturada para o controle psíquico e social?
Além de que, por exemplo, na cultura católica as escrituras sagradas não são de livre interpretação, nem mesmo na ortodoxa, cripta, siríaca e por aí vai.. Isso que você está apontando "non ecziste". E você comente novamente erros históricos. No absolutismo já existia a separação do Estado e da Igreja. Os Estados já eram soberanos por si só, e por isso se tornaram absolutistas. E sobre a Inquisição: quais livros você leu? Só para podermos começar um diálogo.
@@marcusmelo6053 Primeiramente hoje existem inúmeras vertentes do cristianismo, sinal da falência moral e dos ecos da reverência que outrora era dado ao catolicismo. Evangélicos também são agrupados como cristãos, pois seguem o mesmo ornamento bíblico. Por exemplo, a Congregação cristã do Brasil, criada na década de 60s (neopetencostal), tem a maior orquestra sinfônica do mundo e estão em mais de 20 países, também conhecida como a "igreja do véu". Essa estruturação de controle psíquico é dado pelo próprio discurso de júbilo-recompensa, punição-tormenta, na ideia distorcida de que estamos em um mundo de guerra entre o bem e o mal, presumindo um binarismo simplista que explique o complexidade do mundo. Lucrécio, filósofo romano, já dizia da tremenda ilusão conferida à religião, em "a natureza das coisas", antes mesmo de Jesus de Nazaré nascer, defendendo a razão ante o pressuposto emocional num mundo que 98% das pessoas não sabiam ler, nem escrever. Mais à frente voltaire criticou os dogmas e vícios do clero católico, empalidecidos por vinho, ouro e terras (chegavam a ter mais terras que o próprio rei, como no caso da França). O Estado estava nas mãos da Igreja, mesmo no absolutismo, uma vez que precisavam do controle social através da religião, mas também das terras e da intermediação diplomática para casamentos, etc. Estou sempre aberto ao diálogo :)
@@dzsniel existem várias vertentes, mas apenas uma coloca - os protestantes - a tese da livre interpretação, que também não é uma unanimidade, visto que um luterano clássico ou reformista vai ter um conjunto de dogmas diante da Sola Scriptura. Então sua afirmação de que as escrituras estão “Livres” é um tanto errônea. Num debate, a sustentação lógica é necessária. Quando se parte de premissas erradas, conclusões erradas serão tiradas. E me permita coloca mais uma coisa, e me perdoa se isso soar ofensivo, não é minha intenção: você erra novamente na premissa. Você coloca que esse controle psíquico e social é devido as livres interpretações como a causa disso. Isso é errado em tantos pontos.. Então na era católica, onde se tinham conclusões não livres não havia esse controle psíquico e social? Já que você está dizendo que isso é consequência de uma livre interpretação, não haveria e seria um fenômeno pós reforma protestante, por exemplo. Suas premissas estão confusas e portanto as conclusões são dúbias.
A estrutura de controle psíquica existiria se fosse uma imposição. Ninguém foi obrigado a ser cristão. As conversões eram voluntárias e no campo da tradição/razão. Não há controle psíquico nisso. E dentro da fé é uma questão pessoal onde não há discussão, visto que a pessoa se colocou nessa situação. Mas a fé cristã é totalmente racional e com grande peso filosófico e científico. Além de que tudo isso é sustentado pela a maior destreza filosófica, desde Santo Agostinho, passando por Santo Tomás e chegando em apologistas atuais. Não é psíquico, mas racional, através do estudo da antropologia, da natureza, da filosofia, metafísica, e por fim da teologia. E inclusive o “binarismo” foi combatido pela a Igreja e inclusive é uma heresia. Então, assim, me parece que você não conhece a história. Procura sobre a questão dos maniqueístas com a Igreja Primitiva.
Lucrécio comenta sobre as religiões pagãs, ele estava certo, os pagãos colocavam explicações da natureza em divindades personalizadas. Isso não refuta em nada o cristianismo. Diferente do cristianismo que tenta explicar as questões da revelação sob a luz filosófica da razão. Não confunda as bolinhas.
E por fim: as terras herdadas não configuram influência, visto que são anteriores ao novo regime que havia estabelecido. O estado absolutista é justamente o afastamento do estado e a Igreja, criando governantes que não estavam mais sujeitos às leis eclesiásticas e teológicas e agora apenas sob a si mesmo e suas motivações: vide o Henrique VIII e tantos outros. Criando assim o movimento dos Reis tiranos. Me apontaria dois monarcas cristãos absolutistas entre o sec X e XIV? Mas posso te citar vários tiranos que ascenderam após a ruptura da igreja é o estado. (Digo desse período que foi onde houve a influência da igreja no estado)
E o Iluminismo é a tentativa de controle social sem precisar da Igreja, mas do Estado, vide o contrato social de Rousseau, é a tentativa de dar aspectos transcendentes ao estado. Então assim.. Não faz sentido, sabe? E você não comentou sobre a inquisição, gostaria que comentasse onde você se baseia isso.
@@marcusmelo6053 Me desculpe a franqueza, mas nunca li tanta boboseira em tão poucos caracteres. A conclusão errada não se dá por uma premissa errada, mas por uma interpretação errônea dos argumentos introdutórios que apresentei.
> Então na era católica, onde se tinham conclusões não livres não havia esse controle psíquico e social?<
Em momento algum disse que tais controles se davam >somente< atráves da livre interpretação, se fosse assim o feudalismo não teria se sustentado por tanto tempo, haja vista que a igreja continou com o papel fundamental de ser o "remédio" das tesões do dia-a-dia (tributos sob o uso da terra, imposto, punições, etc) entre senhores de terra e trabalhadores rurais. Concordo com você quando diz que tais controles precisam de imposição e lhe faço uma pergunta: Em qual momento da história do cristinismo não foi? Desde da destruição da biblioteca de alexandria às guerras santas contra povos "pagãs", dissidentes e seitas hereges. Até mesmo os povos originários das Américas e da diáspora Africana não aceitaram a passividade por muito tempo, revelando rebeliões e resistência em regiões de difícil acesso pelo Brasil. O ouro que reluz no vacaticano, todo o espledor artistico que faz os cristãos vibrar da maravilhosa graça de deus, se levantou o sob sangue de muito infanticídio e você me vem falar dos islãs, ué, talvez porque a bola da vez em subjulgar os povos do mundo livre é deles, entendeu? Os registros históricos mantém fresco na memória por mais que alguns tentem perverter e escandalizar a história.
>Mas a fé cristã é totalmente racional e com grande peso filosófico e científico.<
O vetor da ciência é a dúvida, o que não tem qualquer diluição na religião que se sustenta da fé, "a letra mata e o espírito vivifica", uma máxima cristã para não buscar o conhecimento "mundano", daquilo que não vem de Deus. Qualquer metódo cientifico que tente ligar os dois é falso e abre mão de etapas essenciais do processo. Erro crasso essa afirmação. RISOS EINSTENIANOS.
Ela não se "junta" kkkkk ela só se fod3 na história toda
tchau, Bocó.
Eu tive que ler esta bosta na faculdade, enquanto todo mundo aplaudia as análises estapafúrdias do professor falando dos supostos """PERIGOS CRISTÃOS""" eu estava virando os olhos.
Qual o nome da adaptação para a TV?
The Handmaid's Tale
Não concordo com muitas das coisas que você apontou, mas concordo que o romance no final do livro é mal trabalhado e as vezes desnecessário, entendo as motivações da personagem, mas acho que ainda falta algo, porém gosto do final em aberto, considero um final mt mais pessimista, não acredito que ela irá se juntar a resistência e lutar (coisa que acontece na série mas não assisti) justamente poder exercito pelo sistema. Pra mim é mt crível, pq o medo e as punições, para a protagonista ou seus familiares que ela não sabem onde estão mas se precisar o sistema vai utilizá-los, aceleram o processo de condicionamento e “aceitação”, pelo menos na superfície, do que é imposto.
É aquilo, se a autora tivesse escrito tendo base a religião islâmica, tudo bem então kkkk. Olha, a Margaret Atwood ao escrever esse livro, se inspirou nos antepassados dela, um grupo chamado Puritanos, por isso que a história se passa em New England, mesmo local onde esse grupo se estabeleceu quando foram da Inglaterra para os EUA quando ainda era colônia. Era um grupo que vivia estritamente como a Bíblia pregava, de forma LITERAL, eles eram tão radicais, que condenavam outros cristãos que não viviam como eles. Se vc lê o conto da Aia, ou assiste a série e só enxerga uma critica ao cristianismo como religião, me desculpe, mas você tem uma capacidade muito baixa de interpretação, e já leu com conceitos pré estabelecidos que seria um ataque a religião. O livro é sobre FUNDAMENTALISMO religioso, e ela foi GENIAL em por o cristianismo e não o islamismo, pq aí vc vê que pimenta nos olhos do outro é refresco, pq muito do preconceito a essa religião vem devido ao fundamentalismo e dos crimes cometidos por um grupo que tem o objetivo de deturpar a fé, o livro sagrado, pra obter controle, mas isso não quer dizer que a o Islamismo enquanto religião, fé, é isso! O mesmo se aplica ao contexto do livro e série. Inclusive a série faz questão de colocar personagens cristãos que também são vitimas, você tem o exemplo claro da personagem Eden, a Rita também é bem religiosa e até a própria June.
Cristão bom é cristão ...
Militante cristã é nova pra mim
Mais uma q vez me decepciono com sua opinião limitada. Realmente vc nao é uma crítica literária mesmo. Vc deve adorar a galinha pintadinha!🤣🤣
Sim, meu filho adora ver você dançando na televisão
@@academiabocault Cocó
@@academiabocaultCÓCÓCÓCÓCÓ ÓÓ🐔
@@academiabocaultkakakakkakakakakakakakakaka boa
Só é crítica valida se for crítica ao cristianismo né? Opinião contrária você não aceita
"Ela teve um filho muito velha, 37 anos de idade"
Eu: 🤡
Você tem 25 anos no máximo Isadora
Obrigada, vou te fazer um PIX 👍🏼
O livro da Atwood é muito bom. Otima literatura. Este canal está fazendo uma mistura confusa sem sentido do tipo "nós contra eles ". Querem literatura mesmo ? Vão para o canal da Tatiana Feltrin .
Tatiana Feltrin é cristã e ainda tem opiniões todas conservadoras.
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
o choro da crentaiada agr com esse livro tá uma loucura
Onde, amado? Não vi ninguém chorando.
@@lucianaalves5635O Choro é deles que veio num canal do RUclips para chorar no colo de uma senhora só porque falou mal do livro lixo deles! 🤣
Atwood falou mal de cristão e falou FOI POUCO. Vcs quem impedem qualquer avanço minimamente progressista neste país como se o mundo girasse ao redor do teu Jesusinho q de divino nunca teve nada. Vcs se ofendem com muito pouco, face ao q tentam forçar os outros a se submeter em nome de RELIGIÃO, veja bem, não fé. Vcs são extremamente mesquinhos, e vc é completamente perturbada pra achar q existe "romance barato" num livro tão absurdamente pesado. Seu vídeo não se trata de opinião. Se trata de alienação.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK cade o remédio controlado da senhora
@@academiabocault tá em dia! Por isso mesmo não saio falando por aí q O conto da aia é um romancezinho barato. Chamar essa mongoloide de doente mental é ofensa aos doentes mentais.
@@ravenamagna1194quer opinião marxista v a em outro canal
@@JoaoFeas vou sim, no dia q cristão ficar na igreja e não sair de lá :)
O livro da Atwood é muito bom. Otima literatura. Este canal está fazendo uma mistura confusa sem sentido do tipo "nós contra eles ". Querem literatura mesmo ? Vão para o canal da Tatiana Feltrin .
A revolução islâmica no Irã ocorreu se eu não me engano em 78, A Atwood teve a cara de pau de escrever o livro depois disso e ignorar pra falar mal de cristão.