Eu não confio em político algum. Quando eles fazem reformas, é pra melhorar a "arrecadação" (expropriação), não para diminuir os impostos. Quem acredita no contrário é uma criança inocente.
@Joao Lopes Acho que eu já te vi por aqui ou em outro canal de investimento, João. Essa sua cara de V de Vingança não me é estranha...kkkk Mas o que você falou é a mais pura verdade, meu amigo. Só otário acredita que reformas diminuem os impostos. As pessoas ainda não entenderam que o Estado é inimigo delas.
@@atopos8855 Não... a questão é o ESTADO SIM! Uma organização opressora que vive da espoliação dos indivíduos honestos! Vc é o tipo de gado que todo político adora! O que pensa: "É só trocar o presidente/governador/prefeito/deputado que as coisas ficam melhores"!!! Muuuuuuuuuuuuuuu
Pode ser que não. Se 6 ministros do STF "acharem" que não é, não temos o que fazer. Só calar a boca e pagar imposto como temos feito sempre. Isso aqui é Brasil. Se cercar é hospício, se cobrir é um circo. Abraço, mano.
O problema no Brasil nem é tanto a tributação, já que outros países tributam mais ainda. O problema aqui é que nunca vemos retorno em nada. O país é uma merda generalizada, principalmente nos grandes centros. Dar dinheiro e ver retorno zero, é que é o problema.
@@leandro539498 Não, o Brasil não é o segundo e nem a Alemanha é a primeira. O Brasil sequer aparece na lista dos 10 que mais tributam. Tem países cujo Imposto de Renda retira 50% do cidadão, enquanto no Brasil a alíquota máxima é 27,5%. O Brasil tributa muito e mal nos bens e serviços, mas, mesmo assim, também não é o que mais tributa. Pode procurar qualquer lista online que você vai achar o Brasil mais pra baixo, o que não quer dizer que pagamos pouco. Na América Latina somos os campeões. Como disse, o problema aqui é nunca ver retorno.
O governo já arrecada tanto e às vezes somos bi-tributados, agora cobrar IR nos dividendos que são incentivos para o investidor é demais, vai correr com muito investidor, vc recebe lá 10mil em dividendos e o governo lambe 2 mil... fala sério. Tem que arrecadar mais e mais para bancar a lagosta do stf e as mordomias dos politicos... Obrigado por informar.
Esse aumento foi visto por ter maior aumento de CPFs na bolsa, o dinheiro do auxílio tem que ser coberto. Engraçado é que não falam em diminuir mordomias e salários absurdos sobretudo no poder judiciário!!!
Olá! Parabéns pelo(s) vídeo(s). Tentando ser técnico, alguns aspectos devem ser considerados: 1) o JCP se configura como uma vantagem fiscal, algo que foi criado há muitos anos e interessava até mesmo ao governo da época, grande acionista de setores como telecom; 2) já há alguns anos a Contribuição Social dos bancos tem uma alíquota bem superior aos demais setores da economia; 3) seja lá como for, o JCP tem teto para o aproveitamento fiscal. Para quem não sabe, o nome Juros sobre Capital Próprio tem como origem o cálculo da variação da TJLP sobre o Patrimônio Líquido (Capital Próprio) das empresas, daí gerando o tal teto para a vantagem fiscal, pois o máximo a ser aproveitado como vantagem é dado pelo valor resultante da tal conta. Sobre a tributação de dividendos, poderia ser visto como uma bitributação se não houver uma compensação. Aí vai depender. E outra "pimenta nesse vatapá" é o fato de existir no Brasil a obrigação do dividendo mínimo obrigatório (grosso modo, 25% do lucro tributável pelo Fisco). Enfim, é sem dúvida algo complexo e que no primeiro momento bate mal no mercado. Ou não?!... Grande abraço!
Eu podia tá postando Tik Tok Eu podia tá vendo vídeo de banheira de Nutella Mas eu tô Aki tentando ganhar minha independência financeira... NÃO ME ATRAPALHA NAO GOVERNO!!!
Acho absurdo penalizar os cotistas dessa forma. Nós somos emergentes. Os EUA e Europa são desenvolvidos. Uma atitude dessa vai afastar grande parte dos investidores da bolsa, que entraram a partir de 2019.
@@OccyLoko claro, se ele ta vendo muita gente sabendo investir, e cada vez mais melhorando de vida, ele corta logo as asas. Guedes é um safado, qnd o dolar tava mais baixo no inicio desse governo ele soltou uma dizendo que com o dolar baixo até empregada domestica tava viajando pra disney, o que ele fez? todo mundo sabe onde o dolar foi parar
A Reforma Tributária tem que se preocupar com a complexidade dos cálculos. A forma mais simples de ajudar o contribuinte e dar segurança jurídica para as empresas é entregando o cálculo pronto. Para os empresários não importa a carga tributária, esses impostos são pagos na ponta pelo contribuinte. E para o contribuinte pouco importa saber que o imposto que ele está pagando refere-se uma alíquota ou a várias. O que importa é saber o valor total do imposto pago. É preciso simplificar de uma forma definitiva. Então, o mais justo é o governo entregar o calculo pronto no ato da emissão da nota fiscal. A solução definitiva, que praticamente zera a sonegação, aumenta exponencialmente a arrecadação e que não precisa passar por votação, seria a seguinte: 1) Criar um CAMPO ÚNICO na NFe onde será informado o valor da soma dos impostos. (Pode utilizar o campo já existente onde é informado a estimativa de impostos pagos) 2) O Governo Federal disponibiliza um portal para que os Estados e Municípios cadastrem suas regras de cobrança de impostos. 3) O Sefaz calcula os impostos no ato da transmissão da NFe, já fazendo a compensação para Notas Fiscais interestaduais de forma automática através de uma conta de crédito e débito que será usada na apuração. Podendo deixar disponível para consulta, o histórico do calculo de cada item negociado. 4) O Governo através do Sefaz, disponibiliza um “CALCULADOR” de impostos para ser implantado nos sites e quando o consumidor informar o CEP vai descobrir o valor do imposto a ser pago. 5) Nas vendas feitas via site, o Sefaz pode reter o valor do imposto assim que a compra for paga. As demais formas de negociação podem ter apuração semanal dos impostos, gerando um boleto com vencimento para 7 dias. Nesse boleto teria um QR code que na quitação, permite que os bancos repassem automaticamente os valores devidos para os Estados e Municípios. Neste caso eles receberiam repasses semanais sem burocracia. 6) Através da conta de débito e crédito do portal, o Sefaz faria a compensação automática nos casos de Notas Fiscais de devolução, troca, conserto, etc . Hoje o Governo tem condições de fazer o cálculo dos impostos através do SKU / NCM do produto vendido e através do SKU / Código do serviço para prestadores de serviço. O Governo ficando responsável pelo cálculo terá um maior controle evitando erros e zerando a sonegação. Com isso a arrecadação aumenta sem ter aumento de impostos. Uma verdadeira simplificação que permitirá que Governo, Estados e Municípios possam continuar gerando a burocracia que quiserem sem penalizar o Contribuinte.
Eu penso o de sempre... O governo só atrapalha...eu acho q se a empresa quiser crescer ela vai crescer..esses "incentivos" do governo só criam mais problemas... governo devia estar preocupado c as estradas, abastecimento elétrico, água...p q as empresas possam funcionar... Olha o agronegócio, segurando a economia do país e. Os produtos estragando mas carretas pq n da p passar nas estradas... E acha q essa manobra de imposto, ferrando investidor é o q vai ajudar as empresas? Esses pais é uma vergonha
Acredito que o maior impacto seja nos Fiis e não nas Ações. Como vc mesma bem disse, desonera as empresas e cobra o imposto lá no fim. Mas e nos Fiis? Como desonrar eles? Se simplesmente taxar os dividendos as cotas dos Fiis vão cair muito! Fala mais disso Bea, obrigado.
Acredito que não se encaixa nos FII’s essa taxação, pois eles distribuem rendimentos e não dividendos. Posso está enganado, mas acredito que seja isso.
Uma dúvida será que o Imposto sobre Grandes Fortunas será criado ? Tributar dividendos podemos até aceitar, porque se amolda na figura do I.R. Por outro lado retirar o JCP sem nenhuma contrapartida real é chute na canela de geral (investidores e empresas). Mas o que podemos esperar .... Congresso Nacional formado de Tiriricas e A. Frotas .... tá de brincadeira, sai nada que preste lá não ... depender de representatividade tá brabo !
Concordo em achar que isso não será o fim do mundo, porém, creio que seria mais justo a tributação sobre dividendos seguir a tabela progressiva de IR onde quem recebesse mais, pagasse mais. Poderia sim, haver a retenção na fonte, mas poderia ser interessante o pequeno investidor ter a possibilidade de restituir todo ou parte do imposto pago.
"Eles se espelharam nos outros países para fazer a reforma tributária". Na hora de fazer reforma administrativa, privatizações.... eles esquecem de se espelhar. Esse país é uma piada, Bea. Vamos acabar pagando mais impostos. O Estado não desce pro play pra perder. Parabéns pelo trabalho. Abraço
Penso que antes o estado deveria reduzir custos e privilégios. Cortar na própria carne. Essa medida só vai aumentar impostos pois é o caminho mais fácil, não devemos ser ingênuos.
Minha opinião: o pequeno investidor vai ver seu lucro diminuir e vai abandonar a bolsa por achar que não compensa o risco. NUNCA TRATE POLÍTICO COMO GENTE!
Resumindo, as empresas pararão de pagar dividendos e focarão em reinvestimento e o acionista lucrará somente na valorização da ação. Isso eh bom? Para mim não, pois não somos Estados Unidos. Querem se pautar em mercados de primeiro mundo sem se preocupar com outras tantas coisas mais urgentes internamente. Altera a burocracia, acaba com os carteis para abrir e fechar empresas. O foco nao eh o bem estar da sociedade e nem dad empresas e sim tirar do cidadão a possibilidade de criar renda passiva e faze lo gastar ate o talo aquilo que nao tem para ser cada vez mais dependente do estado. Ta louco
Quando políticos reduzirem seus próprios salários e benefícios em 30% ai sim vai ser uma reforma justa. Reduzi a carga tributária das empresas é correto e ponto. Em outros países os políticos entregaram muito mas qualidade de vida do que aqui
É um absurdo você se posicionar desta forma uma vez que é sabido toda carga tributária no Brasil (desproporcional e sem retorno satisfatório). Estados Unidos cobra dividendos, mas tributa muito menos na outra ponta. Essa deveria ser a discussão. E não que o mercado se acostuma.
Além da atividade contemplativa compulsória, exposição simples e objetiva. Em tempo, até aqui não vi um Congresso com força para contrariar interesses dos bancos, forjarão meios para que as alterações sejam mínimas. Enfim, vou continuar me posicionando em ativos de dividendos.
Bea, boa tarde, porque ao invés de ter os impostos nos dividendos eles deveriam reduzir os gastos públicos e não aumentar mais os impostos., isso é Brasil.
Eu não confio em políticos, esses caras não entendem nada de tributos. Luis Barsi explicou a tributação de dividendos, é um desestímulo para investir no Brasil. Nos EUA não se tributa consumo. Com todos os problemas dos EUA os tributos são mais baixos que o Brasil. A tributação de dividendos e fim do JCP vai gerar aumento da carga tributária. Olha,Bea, de boas intenções o inferno está cheio. Esses caras vão aumentar a carga tributária. Seu vídeo está ótimo, vejo você e o Barsi. Tá ótimo seu vídeo.
O problema é que no consumo tem muito tributo (icms, pis, cofins, IPI, ISS), daí os produtos ficam caros, pune o mais pobre que usa o mesmo pão e leite que o rico. Como tem muita sonegação , então já vira uma zoeira! E tão o mercado já fica Cape fã por aqui.. mercado ruim. Mesmo querendo fazer certo é muito difícil de fazer !! Tem que ser doutor pra emitir uma simples nota fiscal !!! Então agora deu lucro na empresa - 34% (IR , adicional de IR, mais CSLL)... e ainda mais IR no dividendo ?? Quanto vai virar essa carga tributária ?? Ou alguém acredita que realmente não querem aumentar a carga tributaria ?? Isso aqui nunca terá um mínimo de razoabilidade. Eles deseja, que todos sejam miseráveis, trabalhando como louco pra entregar o luxo aos políticos iníquos !!!
Pandemia, inflação nas alturas, todos os tributos somados (federais, estaduais e municipais) equivalem a 41% do salário do brasileiro, e querem subir mais 😡😡😠😠😠
Acredito que as holding irão sofrer muito por conta do seu modelo de negócio e tbm o pequeno investidor (eu) pois sendo um rendimento tributável pode mudar minha alíquota no IR.
Bea, primeiramente parabéns pelo conteúdo!!! Quanto ao JCP, tanto os pequenos quanto os grandes investidores vão perder de qualquer forma, obviamente proporcional ao investido. Em relação a arrecadação dos impostos, o Estado realmente sempre ganha. O problema é que não vemos o retorno destes impostos no Brasil. O que vemos lamentável é um Brasil quase falido. Sobre os grandes bancos, se estes usassem o dinheiro para investir no atendimento ao cliente, já seria muita coisa. Vemos bancos tornando os processos mais automatizados (é de se esperar), contudo o atendimento ao cliente deixa muito a desejar.
Não é novidade que a má administração dos recursos públicos atrapalha mto o crescimento do país, e já não parece mais por acaso que normalmente, fazem a mesma coisa quando os recursos estão ainda mais escassos, preferem mexer na ponta, nos resultados das empresas e trabalhadores. Fica mto evidente que haverá aumento de carga tributária, pq não dá para acreditar que uma eventual redução da alíquota por volta de 5% será suficiente para compensar ou servir de estímulo para o crescimento das empresas e do país. Mais difícil ainda é tentar entender essa situação onde possivelmente irá incidir duas vezes o mesmo tributo sobre a mesma fonte de receita.
Nossos governantes querem implantar leis de países grandes e economicamente organizados. Não da pra ficar só sugando o empresário e a população com mais impostos e muito menos benefícios.
Parabéns pela análise. Na minha opinião, se a proposta já está confusa, fica óbvio quea execução não será eficiente. A reforma deve propor uma medida efetiva e direta de tributação que seja benéfica a todos e que também, se possível, regulamente a distribuição dos lucros de forma a incentivar tanto empresas quanto investidores a dispor seus recursos no mercado financeiro.
O Brasil passará para a segunda posição no mundo em impostos para as empresas, e quem quiser se aposentar, vai precisar mudar de país. Se eles só reduzissem a burocracia para as grandes empresas, não precisaria mexer nem nos privilégios do mecanismo.
Eu acredito que vão aprovar a tributação dos dividendos e que depois NÃO vão aprovar a diminuição dos tributos das empresas, assim o governo arrecada mais. Aqui é "Brazilzilzillll"...
Bea, todos estão fazendo muitas comparações considerando as empresas como são e como vão passar a ser, o imposto como é e como será, mas não vi ninguém fazer essa comparação olhando pelo lado do aposentado. Hoje um aposentado, mesmo que paga o topo do INSS recebe uma pequena aposentadoria, os Rendimentos de FIIS e Dividendos de Ações são um ótimo complemento. No meu entendimento, este terá uma redução sem nenhum tipo de compensação. Obrigado!
E empresas que nao tem característica de expansão? Para que, por exemplo, uma empresa do setor elétrico vai querer reter caixa? Claramente quem vai ganhar com isso é apenas os grandes!
Me parece uma notícia tenebrosa, pelo menos para os investidores que buscam seguir a ideologia de Barsi e alimentam o sonho de um dia viver de renda passiva, "viver de dividendos". Senão vejamos: JCP deixando de existir, empresas menos estimuladas a distribuírem lucros em forma de proventos aos acionistas, e quando houver distribuição de proventos, estes virão ainda mais minguados, devido ao desconto de impostos... Complicado! Viver de renda passiva será cada vez mais um sonho distante, acessível só para quem tem cifras astronômicas alocadas em ações.
O mercado financeiro não vai apoiar o Guedes.... mas, se for a frente o mega investidor, tipo o proprio Guedes. Esses nunca vão perder.. só os pequenos investidores
Bea foi o melhor conteúdo em matéria de informações que assisti até agora, porém, vc não mencionou se essas mudanças serão boas para os pequenos investidores, vc falou só as causas para PJ , mas é as causas para PF ? Outra coisa, temos que tomar cuidado sim, ao falarmos que em outros países o dividendo é tributado, pois outros países não têm a carga tributária que tem o Brasil e a renda per capita da grande maioria deles é maior que a do Brasil, sem falar em outras diferenças sócio econômicas, o Brasil infelizmente fica pra trás em praticamente tudo qdo comparado a outros países, por isso, medidas como essa só aumentam nossos dispêndios.
Reforma tributária deveria ser realmente para diminuir os impostos. Resultado é que isso não vai ocorrer. Essa reforma é um tiro no pé. Ter somente empresas que aplicam os dividendos no crescimento não é atrativo. Na minha carteira tenho ações de dividendos e de crescimento. Hoje as de dividendos estão melhores. No ano passado as de crescimento foram bons. Mercado é isso, é variação. Não se pode simplesmente impor, tem que deixar as pessoas escolherem. A grande questão é que a falta de atratividade termina prejudicando as empresas que abrem o seu capital justamente para crescer e em troca muitas pagam jscp e dividendos. Já pensou se as pessoas começarem a achar que a bolsa não é atraente. Quebra o país. Da forma como está sendo proposta parece que temos a contrapartida do governo e isso sinceramente nunca vai ocorrer neste país. Político e judiciário são abismos de corrupção. Só pensam neles.
Essa proposta ainda vai desidratar muito! Tal qual tantas outras, o Governo manda alto pra ter margem de negociação. Alguma coisa deve passar ainda que com algumas modificações. Existe muito lobby em Brasília e banqueiros e grandes empresários tem também suas manobras junto aos parlamentares, pois são estes que votam. Adicione um interesse aqui, subtraia outro ali, ano de eleições se aproximando, reeleição no radar .... o super ministro já não é tão super assim. Vamos acompanhar! De qualquer maneira, seja lá o que for aprovado, vai causar mimimi no começo (curto prazo) mas logo as pedras se acomodam e segue a vida....
Pois agora em bia. Para as empresas q usam o jcp pra fazer uma abatimento com governo terão q rever essa questão.aquelas q resolverem investir em sim propria, bom tambem. Mas essas q como voçe falou q não tem mais aonde investir, dai complicou e terão q se adequar as novas regras.
Mas o problema é esse mesmo Bea! No Brasil já temos uma carga tributária GIGANTESCA, e não seria problema criar mais impostos, se e SOMENTE SE a gnt visse esse dinheiro voltando para a população de alguma forma! Mas NÃO é isso que acontece. Pagamos cada vez mais impostos para sustentar uma máquina pública podre e corrupta! Eu não sou contra pagar impostos, sou contra pagar cada vez mais impostos NO BRASIL! Visto que não temos esse retorno para o povo, mas sim para as cuecas, para mensalão, para rachadinha... Portanto, não vejo com bons olhos essa tentativa de novas tributações por parte do Estado, porque sabemos bem que este NUNCA, JAMAIS entra num jogo pra sair perdendo. Essa conta vai sobrar para o investidor!
Não adianta querer aumentar a arrecadação taxando os dividendos se o problema é de gestão e distribuição. Quem não sabe administrar dez mil, não vai saber administrar um milhão. Vai tudo ser roubado/desviado do mesmo jeito.
Brasil sendo Brasil. Estado sendo Estado. Se tem livre mercado, se tem troca voluntária, o estado dá sempre um jeito de atrapalhar, de inviabilizar, de roubar os indivíduos para aumentar os próprios salários, garantir os próprios privilégios e de seus familiares em cabides de emprego. Tudo normal por aqui. Ainda bem que existe o bitcoin para que os indivíduos possam se defender da agressão estatal e sonegar.
Complicado toda essa conversa. Hoje muitos investidores estão apostando suas fichas nos dividendos afim se ter uma independência financeira. E agente ver que as empresas distribuem esse JCps para diminuir os impostos delas. Fica dificil engolir que agente vai perder naquilo qur já é tão pouco. Os politiicos pra ganhar num sei quanto por ano, só precisam marcar presença. E agente pra ganhar mil reais de dividendos precisa investir a vida e agora querem tirar isso também
Ao meu ver, se acontecer, e resultado para longo prazo mesmo. Toda mudança sempre afeta no curto prazo. É algo que só o tempo vai dizer. Só espero que realmente melhore para as ofertas de emprego
Obrigado pelas análises Bea 🙏 Com relação ao tema, nada de surpreendente que este governo, com este Paulo Guedes seja leonino além de incompetente, acredito que na próxima eleição quando alguém se disser liberal, as pessoas lembrem pelo que estamos passando. Beijos 😙
É meus amigos governo sendo governo... Só ganha, nunca perde... O que mais nos deixa pé da vida é saber que não tem nenhuma proposta para reduzir os gastos do governo... Ou seja, continuaremos a sustentar a velha e corrupta máquina pública... 😞😟☹️
E aí, o que você pensa sobre a atual reforma tributária? Me conta aqui nos comentários 👇
Um aparte ao assunto, tentei usar seu cupom da levante e não deu certo.
@@antoniomateus3103 da Levante ou Trademap?
Da Levante é: Bea15
Do Trademap é: CARAVELADABEA
Testei os dois aqui e funcionou :)
@@PapodeBolsa foi o da levante
Eu achei uma bizarrice, o lucro já é tributado, agora querem tributar a distribuição dos lucros, Isso é bitributação e nem faz sentido
@@arthurtomeleri2257 E precisa fazer sentido? Você acha que imposto faz sentido? Políticos não existem para nos fazer bem, existem para nos espoliar.
Eu não confio em político algum. Quando eles fazem reformas, é pra melhorar a "arrecadação" (expropriação), não para diminuir os impostos. Quem acredita no contrário é uma criança inocente.
Político só serve para atrapalhar a economia e provocar crises
@@J_Oliveira Só isso mesmo, irmão.
@Joao Lopes Acho que eu já te vi por aqui ou em outro canal de investimento, João. Essa sua cara de V de Vingança não me é estranha...kkkk
Mas o que você falou é a mais pura verdade, meu amigo. Só otário acredita que reformas diminuem os impostos. As pessoas ainda não entenderam que o Estado é inimigo delas.
@Joao Lopes O pior cego é aquele que não quer ver.
Valeu, cara. 👍
No fim das contas agente já viu o final desse filme
O Estado não joga para perder.
A questão não é o Estado e sim o DESgoverno
@@atopos8855 Não... a questão é o ESTADO SIM! Uma organização opressora que vive da espoliação dos indivíduos honestos! Vc é o tipo de gado que todo político adora! O que pensa: "É só trocar o presidente/governador/prefeito/deputado que as coisas ficam melhores"!!! Muuuuuuuuuuuuuuu
Quem cobra ou cria o imposto não é o Estado e sim o governo.
@@atopos8855 putz...
@@alephii como vc é burro...
Bitributação
Segundo alguns juristas, tributar dividendos seria bitributação e no Brasil é proibido
Pode ser que não. Se 6 ministros do STF "acharem" que não é, não temos o que fazer. Só calar a boca e pagar imposto como temos feito sempre. Isso aqui é Brasil. Se cercar é hospício, se cobrir é um circo. Abraço, mano.
Nada que uma " nova lei " não mude isso kkkkk
@@MatheusSilva-qh7sr tipo a gente luta pra subir na vida e esses caras continuam a fechar as portas para os outros que querem crescer
Nessa logica o IPVA ou iptu que vc paga também é bitributação
@Joao Lopes e vc ja nao pagou imposto de renda sobre o seu salário que usou para comprar a casa ou o carro?
O problema no Brasil nem é tanto a tributação, já que outros países tributam mais ainda. O problema aqui é que nunca vemos retorno em nada. O país é uma merda generalizada, principalmente nos grandes centros. Dar dinheiro e ver retorno zero, é que é o problema.
Fato
O Brasil eh o segundo país que mais tributa. Ficando atrás da Alemanha. Ou seja estamos lascados duas vezes!!
@@leandro539498 Não, o Brasil não é o segundo e nem a Alemanha é a primeira. O Brasil sequer aparece na lista dos 10 que mais tributam. Tem países cujo Imposto de Renda retira 50% do cidadão, enquanto no Brasil a alíquota máxima é 27,5%. O Brasil tributa muito e mal nos bens e serviços, mas, mesmo assim, também não é o que mais tributa. Pode procurar qualquer lista online que você vai achar o Brasil mais pra baixo, o que não quer dizer que pagamos pouco. Na América Latina somos os campeões. Como disse, o problema aqui é nunca ver retorno.
Será um desestímulo para investimentos em ações.
O governo já arrecada tanto e às vezes somos bi-tributados, agora cobrar IR nos dividendos que são incentivos para o investidor é demais, vai correr com muito investidor, vc recebe lá 10mil em dividendos e o governo lambe 2 mil... fala sério. Tem que arrecadar mais e mais para bancar a lagosta do stf e as mordomias dos politicos... Obrigado por informar.
Esse aumento foi visto por ter maior aumento de CPFs na bolsa, o dinheiro do auxílio tem que ser coberto. Engraçado é que não falam em diminuir mordomias e salários absurdos sobretudo no poder judiciário!!!
@@rubiosantos7025 essa proposta de reforma veio de quem? Do Judiciário? Ou do Executivo?
Guedes, pede pra sair!
Que nessa reforma vão aumentar os impostos, eu não tenho dúvidas.
Olá! Parabéns pelo(s) vídeo(s). Tentando ser técnico, alguns aspectos devem ser considerados: 1) o JCP se configura como uma vantagem fiscal, algo que foi criado há muitos anos e interessava até mesmo ao governo da época, grande acionista de setores como telecom; 2) já há alguns anos a Contribuição Social dos bancos tem uma alíquota bem superior aos demais setores da economia; 3) seja lá como for, o JCP tem teto para o aproveitamento fiscal. Para quem não sabe, o nome Juros sobre Capital Próprio tem como origem o cálculo da variação da TJLP sobre o Patrimônio Líquido (Capital Próprio) das empresas, daí gerando o tal teto para a vantagem fiscal, pois o máximo a ser aproveitado como vantagem é dado pelo valor resultante da tal conta. Sobre a tributação de dividendos, poderia ser visto como uma bitributação se não houver uma compensação. Aí vai depender. E outra "pimenta nesse vatapá" é o fato de existir no Brasil a obrigação do dividendo mínimo obrigatório (grosso modo, 25% do lucro tributável pelo Fisco). Enfim, é sem dúvida algo complexo e que no primeiro momento bate mal no mercado. Ou não?!... Grande abraço!
Eu podia tá postando Tik Tok
Eu podia tá vendo vídeo de banheira de Nutella
Mas eu tô Aki tentando ganhar minha independência financeira...
NÃO ME ATRAPALHA NAO GOVERNO!!!
Acho absurdo penalizar os cotistas dessa forma. Nós somos emergentes. Os EUA e Europa são desenvolvidos. Uma atitude dessa vai afastar grande parte dos investidores da bolsa, que entraram a partir de 2019.
O Leviatã (Estado que tudo controla) é um mal necessário
guedes quer que o pequeno investidor se foda, continue pobre ou coloque dinheiro na poupança
Governo, estado, coisa pública, só serve para atrapalhar!!
@@OccyLoko claro, se ele ta vendo muita gente sabendo investir, e cada vez mais melhorando de vida, ele corta logo as asas. Guedes é um safado, qnd o dolar tava mais baixo no inicio desse governo ele soltou uma dizendo que com o dolar baixo até empregada domestica tava viajando pra disney, o que ele fez? todo mundo sabe onde o dolar foi parar
menos estado mais mercado! #chateado
Acho que vai ser um tiro no pé! Ninguém aceita perder, principalmente banqueiros.
Tbm acho
Bom vídeo Bea obrigado pelas informações
A Reforma Tributária tem que se preocupar com a complexidade dos cálculos.
A forma mais simples de ajudar o contribuinte e dar segurança jurídica para as empresas é entregando o cálculo pronto.
Para os empresários não importa a carga tributária, esses impostos são pagos na ponta pelo contribuinte.
E para o contribuinte pouco importa saber que o imposto que ele está pagando refere-se uma alíquota ou a várias. O que importa é saber o valor total do imposto pago.
É preciso simplificar de uma forma definitiva.
Então, o mais justo é o governo entregar o calculo pronto no ato da emissão da nota fiscal.
A solução definitiva, que praticamente zera a sonegação, aumenta exponencialmente a arrecadação e que não precisa passar por votação, seria a seguinte:
1) Criar um CAMPO ÚNICO na NFe onde será informado o valor da soma dos impostos.
(Pode utilizar o campo já existente onde é informado a estimativa de impostos pagos)
2) O Governo Federal disponibiliza um portal para que os Estados e Municípios cadastrem suas regras de cobrança de impostos.
3) O Sefaz calcula os impostos no ato da transmissão da NFe, já fazendo a compensação para Notas Fiscais interestaduais de forma automática através de uma conta de crédito e débito que será usada na apuração. Podendo deixar disponível para consulta, o histórico do calculo de cada item negociado.
4) O Governo através do Sefaz, disponibiliza um “CALCULADOR” de impostos para ser implantado nos sites e quando o consumidor informar o CEP vai descobrir o valor do imposto a ser pago.
5) Nas vendas feitas via site, o Sefaz pode reter o valor do imposto assim que a compra for paga. As demais formas de negociação podem ter apuração semanal dos impostos, gerando um boleto com vencimento para 7 dias.
Nesse boleto teria um QR code que na quitação, permite que os bancos repassem automaticamente os valores devidos para os Estados e Municípios. Neste caso eles receberiam repasses semanais sem burocracia.
6) Através da conta de débito e crédito do portal, o Sefaz faria a compensação automática nos casos de Notas Fiscais de devolução, troca, conserto, etc .
Hoje o Governo tem condições de fazer o cálculo dos impostos através do SKU / NCM do produto vendido e através do SKU / Código do serviço para prestadores de serviço.
O Governo ficando responsável pelo cálculo terá um maior controle evitando erros e zerando a sonegação.
Com isso a arrecadação aumenta sem ter aumento de impostos.
Uma verdadeira simplificação que permitirá que Governo, Estados e Municípios possam continuar gerando a burocracia que quiserem sem penalizar o Contribuinte.
Eu penso o de sempre... O governo só atrapalha...eu acho q se a empresa quiser crescer ela vai crescer..esses "incentivos" do governo só criam mais problemas... governo devia estar preocupado c as estradas, abastecimento elétrico, água...p q as empresas possam funcionar... Olha o agronegócio, segurando a economia do país e. Os produtos estragando mas carretas pq n da p passar nas estradas... E acha q essa manobra de imposto, ferrando investidor é o q vai ajudar as empresas? Esses pais é uma vergonha
Acredito que o maior impacto seja nos Fiis e não nas Ações. Como vc mesma bem disse, desonera as empresas e cobra o imposto lá no fim. Mas e nos Fiis? Como desonrar eles? Se simplesmente taxar os dividendos as cotas dos Fiis vão cair muito! Fala mais disso Bea, obrigado.
Acredito que não se encaixa nos FII’s essa taxação, pois eles distribuem rendimentos e não dividendos.
Posso está enganado, mas acredito que seja isso.
@@AdrianoJ99 tomara que seja isso
Também será taxado, infelizmente. Como os ETF americanos
Uma dúvida será que o Imposto sobre Grandes Fortunas será criado ? Tributar dividendos podemos até aceitar, porque se amolda na figura do I.R. Por outro lado retirar o JCP sem nenhuma contrapartida real é chute na canela de geral (investidores e empresas). Mas o que podemos esperar .... Congresso Nacional formado de Tiriricas e A. Frotas .... tá de brincadeira, sai nada que preste lá não ... depender de representatividade tá brabo !
Concordo em achar que isso não será o fim do mundo, porém, creio que seria mais justo a tributação sobre dividendos seguir a tabela progressiva de IR onde quem recebesse mais, pagasse mais. Poderia sim, haver a retenção na fonte, mas poderia ser interessante o pequeno investidor ter a possibilidade de restituir todo ou parte do imposto pago.
"Eles se espelharam nos outros países para fazer a reforma tributária". Na hora de fazer reforma administrativa, privatizações.... eles esquecem de se espelhar. Esse país é uma piada, Bea. Vamos acabar pagando mais impostos. O Estado não desce pro play pra perder. Parabéns pelo trabalho. Abraço
Penso que antes o estado deveria reduzir custos e privilégios. Cortar na própria carne. Essa medida só vai aumentar impostos pois é o caminho mais fácil, não devemos ser ingênuos.
Ingênio é achar que o Estado vai reduzir custos e privilégios....
Minha opinião: o pequeno investidor vai ver seu lucro diminuir e vai abandonar a bolsa por achar que não compensa o risco. NUNCA TRATE POLÍTICO COMO GENTE!
Aumentando os aportes na gringa em 3... 2... 1...
Resumindo, as empresas pararão de pagar dividendos e focarão em reinvestimento e o acionista lucrará somente na valorização da ação. Isso eh bom? Para mim não, pois não somos Estados Unidos.
Querem se pautar em mercados de primeiro mundo sem se preocupar com outras tantas coisas mais urgentes internamente. Altera a burocracia, acaba com os carteis para abrir e fechar empresas. O foco nao eh o bem estar da sociedade e nem dad empresas e sim tirar do cidadão a possibilidade de criar renda passiva e faze lo gastar ate o talo aquilo que nao tem para ser cada vez mais dependente do estado. Ta louco
Quando políticos reduzirem seus próprios salários e benefícios em 30% ai sim vai ser uma reforma justa. Reduzi a carga tributária das empresas é correto e ponto. Em outros países os políticos entregaram muito mas qualidade de vida do que aqui
É um absurdo você se posicionar desta forma uma vez que é sabido toda carga tributária no Brasil (desproporcional e sem retorno satisfatório). Estados Unidos cobra dividendos, mas tributa muito menos na outra ponta. Essa deveria ser a discussão. E não que o mercado se acostuma.
muito bom essa taxação sempre é
um prazer pagar pela lagosta!... com certeza vão taxar dividendos e depois tbm aumentar o imposto de IRPJ.
Além da atividade contemplativa compulsória, exposição simples e objetiva. Em tempo, até aqui não vi um Congresso com força para contrariar interesses dos bancos, forjarão meios para que as alterações sejam mínimas. Enfim, vou continuar me posicionando em ativos de dividendos.
Boa Bea... Boa...
A tributação de dividendos é é proibida, inconstitucional, pois caracteriza _bis in idem_ , dupla tributação!
Bea, boa tarde, porque ao invés de ter os impostos nos dividendos eles deveriam reduzir os gastos públicos e não aumentar mais os impostos., isso é Brasil.
Eu não confio em políticos, esses caras não entendem nada de tributos. Luis Barsi explicou a tributação de dividendos, é um desestímulo para investir no Brasil. Nos EUA não se tributa consumo. Com todos os problemas dos EUA os tributos são mais baixos que o Brasil. A tributação de dividendos e fim do JCP vai gerar aumento da carga tributária. Olha,Bea, de boas intenções o inferno está cheio. Esses caras vão aumentar a carga tributária. Seu vídeo está ótimo, vejo você e o Barsi. Tá ótimo seu vídeo.
O problema é que no consumo tem muito tributo (icms, pis, cofins, IPI, ISS), daí os produtos ficam caros, pune o mais pobre que usa o mesmo pão e leite que o rico. Como tem muita sonegação , então já vira uma zoeira! E tão o mercado já fica Cape fã por aqui.. mercado ruim. Mesmo querendo fazer certo é muito difícil de fazer !! Tem que ser doutor pra emitir uma simples nota fiscal !!! Então agora deu lucro na empresa - 34% (IR , adicional de IR, mais CSLL)... e ainda mais IR no dividendo ?? Quanto vai virar essa carga tributária ?? Ou alguém acredita que realmente não querem aumentar a carga tributaria ?? Isso aqui nunca terá um mínimo de razoabilidade. Eles deseja, que todos sejam miseráveis, trabalhando como louco pra entregar o luxo aos políticos iníquos !!!
Pandemia, inflação nas alturas, todos os tributos somados (federais, estaduais e municipais) equivalem a 41% do salário do brasileiro, e querem subir mais 😡😡😠😠😠
Acho que no fim, como sempre, quem se ferra é a gente
Bastou verificar a crescente onde de CPFs na B3 para acharem um jeito de coibir o brasileiro de buscar sua independência do Estado.
Exatamente
Acredito que as holding irão sofrer muito por conta do seu modelo de negócio e tbm o pequeno investidor (eu) pois sendo um rendimento tributável pode mudar minha alíquota no IR.
Aqui no Brasil... Vai acontecer como nos EUA.... A criação das "Fundações".....
Bea, primeiramente parabéns pelo conteúdo!!!
Quanto ao JCP, tanto os pequenos quanto os grandes investidores vão perder de qualquer forma, obviamente proporcional ao investido. Em relação a arrecadação dos impostos, o Estado realmente sempre ganha. O problema é que não vemos o retorno destes impostos no Brasil. O que vemos lamentável é um Brasil quase falido.
Sobre os grandes bancos, se estes usassem o dinheiro para investir no atendimento ao cliente, já seria muita coisa. Vemos bancos tornando os processos mais automatizados (é de se esperar), contudo o atendimento ao cliente deixa muito a desejar.
O que espanta o investidor é essa falta de previsibilidade, vai acabar ocorrendo fuga de capitais.
Parabéns pelo canal e por trazer sempre informações construtivas.... vc é muito simpática.. continue assim.. abraços!
Bea, já queria faz tempo um vídeo sobre este assunto. Ótimo vídeo
Mesma regra para os dividendos dos FIIs??
também queria saber
Up! Tbm gostaria de saber!
Tbm quero saber, não achei nada sobre...
Creio que teremos investimentos, mas com poucos lucros !
Isso faz parte da evolução. Obd pelo vídeo ! ;)
Não é novidade que a má administração dos recursos públicos atrapalha mto o crescimento do país, e já não parece mais por acaso que normalmente, fazem a mesma coisa quando os recursos estão ainda mais escassos, preferem mexer na ponta, nos resultados das empresas e trabalhadores. Fica mto evidente que haverá aumento de carga tributária, pq não dá para acreditar que uma eventual redução da alíquota por volta de 5% será suficiente para compensar ou servir de estímulo para o crescimento das empresas e do país. Mais difícil ainda é tentar entender essa situação onde possivelmente irá incidir duas vezes o mesmo tributo sobre a mesma fonte de receita.
Acredito que o maior impacto será sobre empresas como Taesa, baixo crescimento e muitos dividendos
Qual a dificuldade para reduzir os impostos ?
Eles não vão cortar as próprias mordomias
Sempre vídeos muito interessantes e informativo... Uma pena lá vem o 🦁... Sempre de alguma forma vamos perder...
Excelente Bea. Muito obrigado pelas informações 🙏🏻👍🏻😘
O Governo tá querendo "ensinar" as empresas como serem administradas?? Afinal de contas que incentivo isso traz para o mercado de renda variável ??
Nossos governantes querem implantar leis de países grandes e economicamente organizados. Não da pra ficar só sugando o empresário e a população com mais impostos e muito menos benefícios.
Parabéns pela análise. Na minha opinião, se a proposta já está confusa, fica óbvio quea execução não será eficiente. A reforma deve propor uma medida efetiva e direta de tributação que seja benéfica a todos e que também, se possível, regulamente a distribuição dos lucros de forma a incentivar tanto empresas quanto investidores a dispor seus recursos no mercado financeiro.
Vai dar em nada. O Guedes é só falador
Tomara!
Se desistir de aplicar em ações, há alguma outra opção rentavel ?
O Brasil passará para a segunda posição no mundo em impostos para as empresas, e quem quiser se aposentar, vai precisar mudar de país. Se eles só reduzissem a burocracia para as grandes empresas, não precisaria mexer nem nos privilégios do mecanismo.
Eu acredito que vão aprovar a tributação dos dividendos e que depois NÃO vão aprovar a diminuição dos tributos das empresas, assim o governo arrecada mais. Aqui é "Brazilzilzillll"...
Bea, todos estão fazendo muitas comparações considerando as empresas como são e como vão passar a ser, o imposto como é e como será, mas não vi ninguém fazer essa comparação olhando pelo lado do aposentado. Hoje um aposentado, mesmo que paga o topo do INSS recebe uma pequena aposentadoria, os Rendimentos de FIIS e Dividendos de Ações são um ótimo complemento. No meu entendimento, este terá uma redução sem nenhum tipo de compensação. Obrigado!
Vindo do governo dificilmente vem coisa boa.
Tributar 29% pra gerar o lucro e depois mais 20% pra receber o lucro é muito pior que tributar 34%. Imposto duplo
show! top o video
VAMOS VER O DESENROLAR DA SITUAÇÃO
saindo da bolsa em 3..2..1.....dinheiro pro estado não fazer nada não....aqui não " Jusé "
Acredito que deveriam começar pela reforma política...em primeiro lugar e acabar com as mordomias que são muitas...
Se as empresas utilizarem a bonificação com ações aliviando assim os dividendos, não seria uma forma de compensar?
E empresas que nao tem característica de expansão? Para que, por exemplo, uma empresa do setor elétrico vai querer reter caixa? Claramente quem vai ganhar com isso é apenas os grandes!
É só as empresas recomprarem as ações.
Elas vão ter que comprar ações de outras empresas.
O pequeno investidor não tem beneficio. o beneficio ficará só para os grandões.
Me parece uma notícia tenebrosa, pelo menos para os investidores que buscam seguir a ideologia de Barsi e alimentam o sonho de um dia viver de renda passiva, "viver de dividendos". Senão vejamos: JCP deixando de existir, empresas menos estimuladas a distribuírem lucros em forma de proventos aos acionistas, e quando houver distribuição de proventos, estes virão ainda mais minguados, devido ao desconto de impostos... Complicado! Viver de renda passiva será cada vez mais um sonho distante, acessível só para quem tem cifras astronômicas alocadas em ações.
Comparar taxação de dividendos dos EUA com aqui não faz sentido nenhum, lá eles não taxam a cadeia produtiva em cascata como se faz aqui.
Lá vem polêmica... Parabéns pela iniciativa, Bea! Informação de qualidade é fundamental para que as pessoas não fiquem perdidas! o/
E pagar mais imposto tem como ser bom?
O mercado financeiro não vai apoiar o Guedes.... mas, se for a frente o mega investidor, tipo o proprio Guedes. Esses nunca vão perder.. só os pequenos investidores
Não há possibilidade de redução da csll.
É sim aumento da carga tributaria.
Bea foi o melhor conteúdo em matéria de informações que assisti até agora, porém, vc não mencionou se essas mudanças serão boas para os pequenos investidores, vc falou só as causas para PJ , mas é as causas para PF ? Outra coisa, temos que tomar cuidado sim, ao falarmos que em outros países o dividendo é tributado, pois outros países não têm a carga tributária que tem o Brasil e a renda per capita da grande maioria deles é maior que a do Brasil, sem falar em outras diferenças sócio econômicas, o Brasil infelizmente fica pra trás em praticamente tudo qdo comparado a outros países, por isso, medidas como essa só aumentam nossos dispêndios.
Se essa palhaçada for adiante eu vendo tudo e paro com essa história de bolsa
Melhor já se antecipar e já vender então. Pois se esperar que essa palhaçada seja aprovada pra vender, vai vender com prejuízo.
O Governo federal também sera prejudicando, por que é os dividendos que o governo recebe do Banco do Brasil, Petrobras, e ai como vai ser isso?
Reforma tributária deveria ser realmente para diminuir os impostos. Resultado é que isso não vai ocorrer.
Essa reforma é um tiro no pé. Ter somente empresas que aplicam os dividendos no crescimento não é atrativo. Na minha carteira tenho ações de dividendos e de crescimento. Hoje as de dividendos estão melhores. No ano passado as de crescimento foram bons. Mercado é isso, é variação. Não se pode simplesmente impor, tem que deixar as pessoas escolherem. A grande questão é que a falta de atratividade termina prejudicando as empresas que abrem o seu capital justamente para crescer e em troca muitas pagam jscp e dividendos. Já pensou se as pessoas começarem a achar que a bolsa não é atraente. Quebra o país.
Da forma como está sendo proposta parece que temos a contrapartida do governo e isso sinceramente nunca vai ocorrer neste país. Político e judiciário são abismos de corrupção. Só pensam neles.
O problema que sempre ha outras formas contabeis de ter isenção sempre ha. E no final vai ficar so no papel.
Eu acredito que o mercado ganhe equilíbrio muito a longo prazo. Mas convenhamos que não é pouco o que é cobrado de impostos. Bah.
Mesmo com redução de alíquota, isso não seria uma bi tributação nos dividendos?
@Joao Lopes o que teoricamente é ilegal
@Joao Lopes esse é o nosso país...
Essa proposta ainda vai desidratar muito! Tal qual tantas outras, o Governo manda alto pra ter margem de negociação. Alguma coisa deve passar ainda que com algumas modificações. Existe muito lobby em Brasília e banqueiros e grandes empresários tem também suas manobras junto aos parlamentares, pois são estes que votam. Adicione um interesse aqui, subtraia outro ali, ano de eleições se aproximando, reeleição no radar .... o super ministro já não é tão super assim. Vamos acompanhar! De qualquer maneira, seja lá o que for aprovado, vai causar mimimi no começo (curto prazo) mas logo as pedras se acomodam e segue a vida....
Não passará!
Duvido que haverá diminuição de impostos. Quem acredita nisso é muito inocente.
Pois agora em bia.
Para as empresas q usam o jcp pra fazer uma abatimento com governo terão q rever essa questão.aquelas q resolverem investir em sim propria, bom tambem.
Mas essas q como voçe falou q não tem mais aonde investir, dai complicou e terão q se adequar as novas regras.
Obrigado Bea Maravilhosa 💕
Mas o problema é esse mesmo Bea! No Brasil já temos uma carga tributária GIGANTESCA, e não seria problema criar mais impostos, se e SOMENTE SE a gnt visse esse dinheiro voltando para a população de alguma forma! Mas NÃO é isso que acontece. Pagamos cada vez mais impostos para sustentar uma máquina pública podre e corrupta! Eu não sou contra pagar impostos, sou contra pagar cada vez mais impostos NO BRASIL! Visto que não temos esse retorno para o povo, mas sim para as cuecas, para mensalão, para rachadinha... Portanto, não vejo com bons olhos essa tentativa de novas tributações por parte do Estado, porque sabemos bem que este NUNCA, JAMAIS entra num jogo pra sair perdendo. Essa conta vai sobrar para o investidor!
maquina que vc sustenta se chama politico, militares e Alto servidores... o resto é balela de partido Novo falando
Não aumentar a carga tributária, já vivi bastante para saber que isso não irá acontecer.
Não adianta querer aumentar a arrecadação taxando os dividendos se o problema é de gestão e distribuição. Quem não sabe administrar dez mil, não vai saber administrar um milhão. Vai tudo ser roubado/desviado do mesmo jeito.
Reforma tributária é apenas para retirar direitos... Havia uma falácia de que a reforma previdenciária iria diminuir o desemprego e veja no que deu...
Se a melhor carteira dos últimos 5 anos foi dividendos, então há grande perda. Novamente governos sugando a renda dos mais humildes.
Brasil sendo Brasil. Estado sendo Estado. Se tem livre mercado, se tem troca voluntária, o estado dá sempre um jeito de atrapalhar, de inviabilizar, de roubar os indivíduos para aumentar os próprios salários, garantir os próprios privilégios e de seus familiares em cabides de emprego. Tudo normal por aqui.
Ainda bem que existe o bitcoin para que os indivíduos possam se defender da agressão estatal e sonegar.
Fale sobre TASA4! Empresa com valor de mercado de 2,4B e com EBITDA de 700M/ano está de graça!
Complicado toda essa conversa. Hoje muitos investidores estão apostando suas fichas nos dividendos afim se ter uma independência financeira. E agente ver que as empresas distribuem esse JCps para diminuir os impostos delas. Fica dificil engolir que agente vai perder naquilo qur já é tão pouco. Os politiicos pra ganhar num sei quanto por ano, só precisam marcar presença. E agente pra ganhar mil reais de dividendos precisa investir a vida e agora querem tirar isso também
Exato. Revoltante. Quem pretenda viver de renda passiva, de dividendos, terá que ter cifras cada vez mais astronômicas investidas em ações.
Espero que esses caras, os tecnocratas, desitam dessa mudança.
Tem que simplificar a arrecadação.
Ao meu ver, se acontecer, e resultado para longo prazo mesmo. Toda mudança sempre afeta no curto prazo. É algo que só o tempo vai dizer. Só espero que realmente melhore para as ofertas de emprego
Resumindo o estado sempre vence , a conta chegou
Obrigado pelas análises Bea 🙏
Com relação ao tema, nada de surpreendente que este governo, com este Paulo Guedes seja leonino além de incompetente, acredito que na próxima eleição quando alguém se disser liberal, as pessoas lembrem pelo que estamos passando.
Beijos 😙
É meus amigos governo sendo governo... Só ganha, nunca perde... O que mais nos deixa pé da vida é saber que não tem nenhuma proposta para reduzir os gastos do governo... Ou seja, continuaremos a sustentar a velha e corrupta máquina pública... 😞😟☹️
Pô, Bea.. não tem nem como comparar USA com BR né?!
No quesito tributação tem, sempre fazemos isso para vermos o Brasil no pódio. Agora como eu disse, questionar o retorno já é outro tema.