Me inspirei no seu vídeo pra fazer aqui pra mim. Comprei um cabeçote Oneal OCB1000, um falante de 12" JBL. Ficou muito bom e com bastante potência tbm. O custo benefício ficou muito bom, tendo em vista do amp que eu queria na época, no caso um Meteoro BX 200. Me ajudou muito. Obg.
Cara, que interessante esse seu projeto. Consegue compartilhar comigo algumas informações sobre? Tipo, qual a referencia desse falante JBL e se perdeu alguma coisa nas frenquencias altas?
Fala meu amigo, o mais importante pra se analisar no caso de um falante é a sensibilidade dele, pois quanto mais alta a sensibilidade menos potência é preciso para conseguir volume de som. Dá uma sacada aí no meu canal, tenho uns vídeos de um amplificador que eu fiz e também de um pré amplificador para o baixo.
O falante pra baixo tem que ser/ter "alta sensibilidade". O baixo vai de 20hz até uns 9khz. Normalmente esses falantes pra sub automotivo só serve pra dar o "pancadão".
É... como eu disse, até serviu pro meu propósito, mas certamente quando o cara for fazer "direito" (rs) tem que dimensionar certinho o falante, coisa que eu fiz meio no chute. O que valeu mais aqui foi a ideia em si, não a escolha do falante, sem dúvida...
Moises, aí que você se engana, Realmente esse que ele pegou é do tipo "cone seco" é woofer, esse sim responde lá pelos 45hz, mas um Subwoofer automotivo, dependendo do Subwoofer, é claro, respondem aos 20hz.
Os cara duma igreja aqi perto colocou um falante automotivo da ouversoud em um cubo staner bs 150 dai ele emprestou pra igreja onde frequento ficou uma merda nao aguenta nao e falante apropriado pra contrabaixo se foce meu eu ja tinha tirado kkk
Amigo boa noite, cara eu vi esse vídeo achei muito interessante, tenho que tirar as músicas no contra baixo e msm fazer uns ensaio com a turma, Mais a pergunta minha e seguinte, eu conseguir um cubo pequeno master GT 15,....de guitarra, sabe me dizer se eu montar uma caixa dessa que vc fez com as msm configurações de falante de 12 e 4 hms , vai dá certo, ja que o gt15 que tenho é pra guita
Tem que ver qual a impedância do falante original dele e usar um do mesmo valor (4, 8, 16 ohms, tem que ver). A potência do falante nunca pode ser menor que a do amplificador (eu já vi por aí de 1x a 3x o valor do ampli). De resto, tem que ser um falante que aguente o baixo... Agora, se vai ficar bom ou não, não sei te dizer, ainda mais que o ampli é pra guitarra... De qualquer forma, boa sorte.
E como eu falo no vídeo: a receita está dada e é mole fazer. O único detalhe é escolher as características do falante (que, como eu falo no vídeo, não entendo muito).
isaque gabriel há 1 segundo Oi queria fazer o mesmo para tocar em uma igreja consideravelmente grande, Modelo: MB15 - 15 Watts RMS de potência - Alto falante pequeno de 6,5 - Bivolt (chave seletora 110/220VAC) - Controles: 3 bandas (grave, médio e agudo) - Resposta de Frequência: 20Hz à 15KHz., conseguiria tocar o falante um 12 ?
@@isaquegabrielreis vai sair som... mas acho que não vai dar muita potência suficiente pra ficar legal. 15w pra um salão grande é pouco pra um baixo, independentemente do falante.
Jojo Jack eu tenho mesmo amplificador que você o demolidor da meteoro e fiz as mesmas coisas que você.... Quando coloco a aumento o som do Amp no Maximo ele começa meio que travar ou ficar batendo sem som
Recentemente troquei meu falantes e ficou estalando no amplificador valvulado, vc acha que se colocar uns capacitor pra filtro pode danificar o amplificador?
Legal, mais não adianta vc mudar alto falante e continuar com a mesma placa, pois a potência do som vem da placa, o alto falante é apenas um emissor de sinal
Qual cálculo? A impedância (ohms) é a descrita na saída do cabeçote (ou amplificador), se usar mais de um falante, tem que considerar a impedância resultante! A potência (watts) tem que ser maior ou igual (eu dobro ou triplico) a de saída do ampli. O tamanho depende do que se quer, pode ser 6", 8", 10", 12", 15"... Eu sugiro 10" pra guitarra.
O vídeo foi mais pra compartilhar a ideia de como é fácil e barato fazer um gabinete caseiro. Mas, como eu falei no video, o lance da especificação do falante não é meu forte...
Sobre os ohms que eu Saba vc n deve ter mais que o especificado. Tipo se e 8ohms não se usa 4 , só 8 e 16 ohms nós falantes Se não vai queimar a caixa com o uso pois vai sobrecarregar o circuito
Bem sou Técnico em eletrônica e monto meus próprios equipamentos, o esquema é o seguinte pra qualquer amplificador, não só instrumentos, NUNCA se deve usar um falante ou combinação de falantes que a impedância seja menor que a do amp, se o amp for 4 ohm, vc usa falante de 4 ohm ou 8, ou 2 de 8ohm ligados em paralelo que dá 4 ohm, ou 2 de 4ohm em série que dá 8 ohm, nunca ligar 2 de 4ohm em paralelo que cai pra 2ohm e queima seu amp ou falantes, mesma coisa com 8ohm sempre ligar que dê impedância igual ou superior ao amp, NUNCA MENOR
@@Luizcm queimaria o que o falante? Ou o amp? É recomendavel utilizar amp e falante com potencia iguais ou pouco maiores nada exagerado demais, mas por questão de desperdicio mesmo, nãp tem pra que utilizar um falante de 500w em um amp de 50w por exemplo, até 100w é recomendável, 75w ideal por ai vai
Você está perguntando ou afirmando? Bom... dá pra fazer, mas se ela já é uma caixa, não vejo motivo... se o falante está ruim, é só trocar por outro de mesmo tamanho e tipo.
Então, é o mesmo esquema que eu fiz. Qualquer amplificador pode, em tese, ser usado como cabeçote... basta descartar o falante e usar outro, desde que combine. Alguns até cortam a caixa, pra ficar menor. Agora, se vai ficar bom, são outros quinhentos...
Só o fato de ser maior não garante nada. Mas, de modo geral, falante maior abre mais o som e permite mais graves. Mas precisa definir o tipo certo de falante e suas características
Tem amplificadores diferentes. Como a caixa (gabinete) é dimensionada para o amplificador, acaba que podem ser usados falantes diferentes, além do fato de que guitarras precisam de mais médio-agudo e baixos precisam de mais graves. Mas nada disso é "regra". Desde que o falante aguente o tranco, seja compatível em impedância e potência e você goste do som dele... tá valendo.
Só puxei os dois pólos da fiação do falante e liguei no P10. Ele serve só pra quando o amplificador (ou cabeçote) tem uma saída P10 fêmea para falantes externos, obviamente. E tem que ver a impedância que o ampli pede (importantíssimo!).
Tenho um meteoro atomic drive que comprei por 70 Reais. To mexendo nele pra fazer um cabeçote e vou montar uma caixa com um falante de 12" também. Aproveitando ... o plug q vc usou p10 , o + do falante e na ponta ou no corpo do plug? Isso é padronizado ?
Pergunta Jojo tenho um Cubo que aparentemente queimou se eu comprar um cabeçote exemplo um borne que é baratinho e fazer desse cubo um gabinete iria funcionar?
Olá amigo, sou inscrito no seu canal e gosto muito, parabéns. Uma dúvida, qual a diferença de um combo de guitarra com traseira aberta ou traseira fechada? Obrigado.
A traseira aberta ou fechada é decisão de projeto de quem desenhou a caixa (seja combo ou gabinete em separado). Existem uns cálculos complicados de acústica pra ajudar o design, mas eu não sei mexer com isso... rs Em geral, a caixa fechada fica com o som mais "contido" e a caixa aberta (ou com furos, como acabou ficando essa depois) o som fica mais aberto. Mas isso é só um dos detalhes de construção, tem todo um planejamento para o falante, posições internas, separadores de frequência se tiver falantes diferentes... Mas eu fui na intuição aí, não domino essas coisas. Abraço!
Irmão... Eu tive que desfazer de um Cubo de 200 watts do nosso Baixo. Momento de aperto... Agora preciso para usar na nossa comunidade cristã... Estou pesquisando tudo pra vê se consigo
Bom... como eu deixo claro no vídeo, eu chutei muito, não tem "cálculo" nenhum. O ideal é que se estude as propriedades do falante, junto à potência do ampli, as dimensões da caixa, dos dutos, etc. Agora... gabinete pode ser ligado a mais de um ampli, né? Então, eu queria garantir que eu pudesse usar em um ampli mais potente.
boa noite camarada sempre assisto seus vídeos que são de excelente qualidade diga-se de passagem enfim.. e encontrei algo peculiar uns tempos atras pedi que um técnico em eletrônica adicionasse uma caixa extra pro meu som, tava baixo, e ele adicionou um plugue como esse do seu vídeo mas acho que tá diferente desse seu (acho) -Ele soldou direto do outro alto falante porque quando eu baixo o som principal baixa o som das duas caixas e assistindo seu vídeo e ví que ambas ficam independentes uma da outra embora o gabinete usando a potencia do amplificado principal. pode me explicar se puder fazendo favor? vai me ajudar muito. deixo aqui meus sinceros cumprimentos e grande abraço
odeio tocar baixo de 4 corda é uma caca pra fazer acordes mais eles freetlss é loucura o som dele 😎 eu comprava um pra fazer essa experiência de arrancar os trastes do bicho não gosto de Baixo de 4 corda prefiro o de 6 é mais versátil tanto em harmonia e melodia.
Tem que tomar cuidado com a carga (impedância, ohms) como eu falei no vídeo. A potência do falante acho que não tem problema ser maior. Ele "aguenta" 220w, se eu mandar 20w, acho que tudo bem... Pelo menos é o que me parece... mas como eu disse também, não sou especialista nisso. O que eu tenho certeza é que o contrário dá problema: um falante que só aguenta 20w com um ampli mandando 220w no cone é lógico que vai dar zebra.
Jojo Jack na real tudo é relativo. Enquanto em um curso eles falam uma coisa em outro eles falam o contrário. Eu uso aqui no meu computador uma caixa com subwoffer e eu tinha 1 falante de 8w 8ohms. Depois que eu liguei outro em paralelo também de 8w 8ohms o som ficou muito melhor. Já o volume fica quase o mesmo mais a qualidade é melhor. Não sei qual a potência do meu amp mais acredito que as 2 saidas de audio juntas somam 8w.mais mesmo assim eu ligo em uma entrada o sub e na outra os 2 falantes totalizando 16w e roda de boa.
Jojo Jack também acho que não vai mudar em nada no rendimento essa sua ligação. (Por parte dos wats ).e seria um problema se fosse uma fábrica fazendo isso. mais para uso pessoal qualquer "gambiarra" vale.funcionando é a conta
a caixa que vc montou ficou perfeita pra esse baixo. Tocar slap é pra baixo ativo, essa sua caixa é pra tocar rock e coisas mais fluidas e ficou ótimo para o baixo passivo. O som do slap no falante de 8' do Meteoro, que vc chamou de mais brilhante, ou mais agudo, lamento amigo, mas o som ficou horrível...rsrs Definitivamente esse baixo não é pra slap.
Ricardo Baker nada haver isso parceiro. Tem slapeira da boa em baixo passivo, não é exclusividade de baixos com circuito ativo. Tem muito baixo com circuito ativo que não fica legal o slap, isso vai mais do tipo da captação. De fato o modelo Pbass não tem o Slap como especialidade, slap e mais a praia dos Jazz e Music Man.
Essa de slap ser pra baixo ativo não existe, pra mim o melhor som de slap é do jazz bass passivo, claro que é questão de timbre e gosto. Mas por exemplo, uso um ibanez ativo q o som de slap dele é fechado não gosto, prefiro usar um jazz bass passivo da china simplesinho, som honesto e o slap fica show!!
Me inspirei no seu vídeo pra fazer aqui pra mim. Comprei um cabeçote Oneal OCB1000, um falante de 12" JBL. Ficou muito bom e com bastante potência tbm. O custo benefício ficou muito bom, tendo em vista do amp que eu queria na época, no caso um Meteoro BX 200. Me ajudou muito. Obg.
Show! Muito legal quando a gente consegue ajudar a materializar ideias! Valeu!
Cara, que interessante esse seu projeto. Consegue compartilhar comigo algumas informações sobre? Tipo, qual a referencia desse falante JBL e se perdeu alguma coisa nas frenquencias altas?
Show de bola amigo
Tava pensando em usar uma dessa num falante de guita até meu gabinete ficar pronto!!! Farei isso!!! Obrigado pelo video!!!
Valeu!
Deu pra perceber bem sim, ficou top hein.
Top amigo
Sensacional! Ficou excelente! Parabéns
Obrigado!
Fala meu amigo, o mais importante pra se analisar no caso de um falante é a sensibilidade dele, pois quanto mais alta a sensibilidade menos potência é preciso para conseguir volume de som. Dá uma sacada aí no meu canal, tenho uns vídeos de um amplificador que eu fiz e também de um pré amplificador para o baixo.
O teste que fiz do pré amplificador ativo foi usando o meu amplificador diy
Legal, bom saber de alguém que entenda mais que o "curioso" aqui! hehehe
Vou conferir.
Jojo Jack dá uma conferida ai. Filmei com o celular aí o áudio pode não está muito legal
Baseado nessa boa ideia vou fazer com um cabeçote de 180 w com um auto falante de 12 talvez fique bom
OPA otima idéia. Faça sim um vídeo explicando como usar seu homem studio
Valeu, mas... esse negócio de "homem" studio não é comigo... kkkkkkkkkk
@@JojoJack kkkkkkkkk
O falante pra baixo tem que ser/ter "alta sensibilidade". O baixo vai de 20hz até uns 9khz. Normalmente esses falantes pra sub automotivo só serve pra dar o "pancadão".
É... como eu disse, até serviu pro meu propósito, mas certamente quando o cara for fazer "direito" (rs) tem que dimensionar certinho o falante, coisa que eu fiz meio no chute.
O que valeu mais aqui foi a ideia em si, não a escolha do falante, sem dúvida...
Moises, aí que você se engana, Realmente esse que ele pegou é do tipo "cone seco" é woofer, esse sim responde lá pelos 45hz, mas um Subwoofer automotivo, dependendo do Subwoofer, é claro, respondem aos 20hz.
To ligado, aqueles famosos "borrachudos".
Exatamente
Os cara duma igreja aqi perto colocou um falante automotivo da ouversoud em um cubo staner bs 150 dai ele emprestou pra igreja onde frequento ficou uma merda nao aguenta nao e falante apropriado pra contrabaixo se foce meu eu ja tinha tirado kkk
Sou seu fã JJJ. Músico Cascudo não brinca em serviço Kkk!
Ficou muito bom. Parabéns!
Valeu
Amigo boa noite, cara eu vi esse vídeo achei muito interessante, tenho que tirar as músicas no contra baixo e msm fazer uns ensaio com a turma,
Mais a pergunta minha e seguinte, eu conseguir um cubo pequeno master GT 15,....de guitarra, sabe me dizer se eu montar uma caixa dessa que vc fez com as msm configurações de falante de 12 e 4 hms , vai dá certo, ja que o gt15 que tenho é pra guita
Tem que ver qual a impedância do falante original dele e usar um do mesmo valor (4, 8, 16 ohms, tem que ver). A potência do falante nunca pode ser menor que a do amplificador (eu já vi por aí de 1x a 3x o valor do ampli). De resto, tem que ser um falante que aguente o baixo... Agora, se vai ficar bom ou não, não sei te dizer, ainda mais que o ampli é pra guitarra... De qualquer forma, boa sorte.
manow do céu showww era a ideia que tinha tido aqui...
Minha também kkkkk
A Nossa kk
Projeto bem feito. só tinha que resolver o problema do falante
E como eu falo no vídeo: a receita está dada e é mole fazer. O único detalhe é escolher as características do falante (que, como eu falo no vídeo, não entendo muito).
isaque gabriel
há 1 segundo
Oi queria fazer o mesmo para tocar em uma igreja consideravelmente grande, Modelo: MB15
- 15 Watts RMS de potência
- Alto falante pequeno de 6,5
- Bivolt (chave seletora 110/220VAC)
- Controles: 3 bandas (grave, médio e agudo)
- Resposta de Frequência: 20Hz à 15KHz., conseguiria tocar o falante um 12 ?
Se for grande o salão acho que é pouco...
@@JojoJack muito obrigado por responder. Mas assim, ela consegue amplificar pra tocar o falante ?
@@isaquegabrielreis vai sair som... mas acho que não vai dar muita potência suficiente pra ficar legal. 15w pra um salão grande é pouco pra um baixo, independentemente do falante.
@@JojoJack Muito obrigado pela resposta valeu kkkkk
Jojo Jack eu tenho mesmo amplificador que você o demolidor da meteoro e fiz as mesmas coisas que você.... Quando coloco a aumento o som do Amp no Maximo ele começa meio que travar ou ficar batendo sem som
Então... pra melhorar isso, eu fiz uns furos na traseira dessa caixa.
Achei sonzeira na caixa nova, setentão deep purple. Agora na caixinha não presta o som.
Recentemente troquei meu falantes e ficou estalando no amplificador valvulado, vc acha que se colocar uns capacitor pra filtro pode danificar o amplificador?
Capacitor no alto falante de 12 polegadas 8 ohms
@@marcosbrichesi313 Sinceramente, não sei...
Legal, mais não adianta vc mudar alto falante e continuar com a mesma placa, pois a potência do som vem da placa, o alto falante é apenas um emissor de sinal
so meter uma potencia na cx e fazer um blenda no Line out
Massa o video, como faz esse calculo onde encontro? pq quero fazer em um gabinete meu de guitarra!
Qual cálculo? A impedância (ohms) é a descrita na saída do cabeçote (ou amplificador), se usar mais de um falante, tem que considerar a impedância resultante! A potência (watts) tem que ser maior ou igual (eu dobro ou triplico) a de saída do ampli. O tamanho depende do que se quer, pode ser 6", 8", 10", 12", 15"... Eu sugiro 10" pra guitarra.
@@JojoJack o calculo pra o tamanho do ducto
@@Lealmarcostosta Ah... Isso eu chutei... hehehe
Da pra fazer isso num ampli de guitarra com um gabinete de baixo?
Respeitando a potência e a impedância, dá. Se o som fica bom, aí é questão de gosto e achar o falante adequado.
Este auto falante é subwoofer ou woofer ?
Woofer médio grave
@@JojoJack obrigado valeu pela ajuda
Passa o link da compra do falante...👍🏻👍🏻👍🏻
Rapaz, isso tem muito tempo... Infelizmente não tenho como.
Mano eu tô sem cubo se eu por num baixa sabe num som esses tipo de carro da ruim?
Mas esse que eu fiz é só a caixa, tem que ter alguma coisa pra amplificar...
Show sua ideia brother parabéns , eu gostaria de saber se ela esquenta muito?
Esquentar? Não...
Mas esse amplificador e de baixo ou de guitarra
O ampli é de baixo.
Amo seu canal na moral
Obrigado, Everton
Tenho uma caixa amplificada
Com entrada pra microfone e guitarra
Posso ligar nun fone de 15 que tenho que era do meu som do carro ?
Tem que ver as especificações. Só o tamanho não quer dizer nada.
Se eu ligar o cabo do fone na entrada RCA da caixa amplificada será que dá certo ?
@@isacbass6643 É fone ou alto-falante??? E tem que ver se a RCA é de entrada ou saída, amigo.
Massa! Mas e o cabo de força? Como você fez?
É passiva...
@@JojoJack beleza!
pode usar auto falante automotivo pra fazer um gabinet?
O vídeo foi mais pra compartilhar a ideia de como é fácil e barato fazer um gabinete caseiro. Mas, como eu falei no video, o lance da especificação do falante não é meu forte...
JJJ, e a guita? faz um vídeo ligando o ampli de guitarra no gabinete de baixo pra ver o que rola
Funciona... Eu curto guitarra em ampli de baixo... O contrário é que dá zebra! hehehe
Shooooow
Boa tarde você faz essa caixa pra pra vender
Não, amigo, fiz para meu uso só.
A caixa que você fez está no padrão de timbre pra baixo, o falante do meteoro que está errado.
Pois é... talvez eu tenha acertado meio no chute...
o que vc acha daqueles falantes bravox que equipavam os gabinetes do tremendão III 1970?
Eu adorava aqueles trambolhões da Giannini nos anos 70... kkkkkk
Mas os falantes em si, eu não sei nada a respeito.
Video super legal ! Escrito e like super bom !
Valeu!
Sobre os ohms que eu Saba vc n deve ter mais que o especificado. Tipo se e 8ohms não se usa 4 , só 8 e 16 ohms nós falantes
Se não vai queimar a caixa com o uso pois vai sobrecarregar o circuito
Pois é. Se é 8 pode usar 16 mas não 4. É o que eu sempre ouvi...
Bem sou Técnico em eletrônica e monto meus próprios equipamentos, o esquema é o seguinte pra qualquer amplificador, não só instrumentos, NUNCA se deve usar um falante ou combinação de falantes que a impedância seja menor que a do amp, se o amp for 4 ohm, vc usa falante de 4 ohm ou 8, ou 2 de 8ohm ligados em paralelo que dá 4 ohm, ou 2 de 4ohm em série que dá 8 ohm, nunca ligar 2 de 4ohm em paralelo que cai pra 2ohm e queima seu amp ou falantes, mesma coisa com 8ohm sempre ligar que dê impedância igual ou superior ao amp, NUNCA MENOR
@@Luizcm queimaria o que o falante? Ou o amp? É recomendavel utilizar amp e falante com potencia iguais ou pouco maiores nada exagerado demais, mas por questão de desperdicio mesmo, nãp tem pra que utilizar um falante de 500w em um amp de 50w por exemplo, até 100w é recomendável, 75w ideal por ai vai
Ficou legal,mas eu quero saber qual a marca do seu baixo e se é original sem os trastes , se for onde comprar.
Não é original não, eu tirei... Olha esse vídeo: ruclips.net/video/Lww2WYZjM3o/видео.html
Me amarro nos teu videos, to querendo montar um gabinete tipo esses pra um falante de 12' pra guitarra, aonde eum consigo comprar uma caixa dessas ?
Cara, eu achei esse no Mercado Livre, mas tem muito tempo...
Irmão esse cabeçote aguenta volume a longo prazo?
O cabeçote no caso aqui é o ampli. Bom, ele não tem muita potencia... Mas parece durável, eu tenho há bastante tempo (mas eu uso suave...).
Cara tenho um cabeçote de giannini quero monter com 2 falantes de 15 será que rola ?
Acho que sim. Só tomar cuidado com o cálculo da impedância e a potência.
Mano!!! Como vc vai carregar essa caixa com 2 falantes de 15' kkkk.
Da pra usar um subowoofer no lugar do woofer?
Acho que vai ficar muito sem definição... só vai ter os ultra graves...
Pode ligar um ampli simulator direto na caixa passiva?
Só se ele tiver saída pra caixa, "speaker out" ou algo assim.
Muito bom
Obrigado
J da pra fazer com uma Caixa da Giannini G10 pra guitarra
Você está perguntando ou afirmando?
Bom... dá pra fazer, mas se ela já é uma caixa, não vejo motivo... se o falante está ruim, é só trocar por outro de mesmo tamanho e tipo.
@@JojoJack então a caixa e pequena enquanto a sua
Parabéns amigo. Essa caixa que você montou tem só o alto falante ou tem twitter e corneta?
Só falante. Valeu!
BOA NOITE TENHO UM CUBO METEORO DE 30 W E ELE TEM SAIDA PRA AGREGAR UM ALTO FALANTE , SERA Q POSSO USAR COMO CABEÇOTE???
Então, é o mesmo esquema que eu fiz. Qualquer amplificador pode, em tese, ser usado como cabeçote... basta descartar o falante e usar outro, desde que combine. Alguns até cortam a caixa, pra ficar menor. Agora, se vai ficar bom, são outros quinhentos...
Eu tenho só um amp de 10w pra tocar em casa (guitarra) será q da pra fazer uma uma caixa auxiliar pra usar só em ensaios e pequenos shows?
Foi exatamente o que fiz, só que para o baixo...
Não espere milagres (10 watts é bem pouco), mas se dimensionar direito, o som pode "abrir" mais, com um falante maior.
Olá Jojo
Muito boa a tua solução.
Pode ligar os dois falantes juntos sem problema. Em série ficaria com 16 ohms o que é bem tolerável para o amp.
Abc
Em série, sim, poderia ligar. Em paralelo, ia forçar.
Tenho um amp de estudo staner Kurt 2 de 16w se eu trocar o falante dele de 8 por um de 12 irá melhorar o som ou não tem nada a Ver e melhor não?
Só o fato de ser maior não garante nada. Mas, de modo geral, falante maior abre mais o som e permite mais graves. Mas precisa definir o tipo certo de falante e suas características
Vai explodir o ampli
Tenho uma G1 four e gosto muito das simulações dela, será que fazendo um desse o som fica bom emulando os amps pela pedaleira?
respondi na outra
@@JojoJack você é demais valeu!!!
JJJ, você acha que dá pra fazer um violão fretless???
Eu sempre pensei nisso mas nunca vi ninguém fazer isso...
Já vi guitarras (e baixos, obviamente...), mas violão nunca vi. Que dá, dá... Se vai ficar bom, é outra história.
@@JojoJack eu já vi aqui no RUclips violão de nylon, mas aço eu nunca vi...
tem diferença de falante de baixo para guitarra ?
Tem amplificadores diferentes. Como a caixa (gabinete) é dimensionada para o amplificador, acaba que podem ser usados falantes diferentes, além do fato de que guitarras precisam de mais médio-agudo e baixos precisam de mais graves. Mas nada disso é "regra". Desde que o falante aguente o tranco, seja compatível em impedância e potência e você goste do som dele... tá valendo.
Amigo, qual a impedância do falante meteoro de 8 polegadas?
Nesse meu ampli é 4 ohms.
Como vc fez a ligação atraz com o p10
Só puxei os dois pólos da fiação do falante e liguei no P10. Ele serve só pra quando o amplificador (ou cabeçote) tem uma saída P10 fêmea para falantes externos, obviamente. E tem que ver a impedância que o ampli pede (importantíssimo!).
Muito obrigado
receita de bolo pra um ampli pra bass e guitas?
Por enquanto só a caixa mesmo... rs
Xará.
Com o cubo de guitarra dá pra aumentar o volume com essa caixa?
Não é bem o volume, é mais o "corpo" entende? Mas se a caixa for mal dimensionada, pode não melhorar nada ou até piorar...
Tenho um meteoro atomic drive que comprei por 70 Reais. To mexendo nele pra fazer um cabeçote e vou montar uma caixa com um falante de 12" também. Aproveitando ... o plug q vc usou p10 , o + do falante e na ponta ou no corpo do plug? Isso é padronizado ?
A ponta costuma ser sempre o positivo. Foi o que usei.
Quero fazer o msm com meu atomic drive 20w como ficou o resultado?
Pergunta Jojo tenho um Cubo que aparentemente queimou se eu comprar um cabeçote exemplo um borne que é baratinho e fazer desse cubo um gabinete iria funcionar?
Em tese, é possível. Mas tem que ver se o falante "casa" com a saída do cabeçote.
@@JojoJack no caso vi uma informação que a saída do cabeçote é optante a 4 médium e meu falante é de 6.5
optante e 4 medium? nem sei o que é isso... hehehe
tem que ver a impedância e a potência;
Olá amigo, sou inscrito no seu canal e gosto muito, parabéns.
Uma dúvida, qual a diferença de um combo de guitarra com traseira aberta ou traseira fechada? Obrigado.
A traseira aberta ou fechada é decisão de projeto de quem desenhou a caixa (seja combo ou gabinete em separado). Existem uns cálculos complicados de acústica pra ajudar o design, mas eu não sei mexer com isso... rs
Em geral, a caixa fechada fica com o som mais "contido" e a caixa aberta (ou com furos, como acabou ficando essa depois) o som fica mais aberto. Mas isso é só um dos detalhes de construção, tem todo um planejamento para o falante, posições internas, separadores de frequência se tiver falantes diferentes... Mas eu fui na intuição aí, não domino essas coisas.
Abraço!
Irmão... Eu tive que desfazer de um Cubo de 200 watts do nosso Baixo. Momento de aperto... Agora preciso para usar na nossa comunidade cristã... Estou pesquisando tudo pra vê se consigo
Mas isso aqui é só pra fazer a caixa... falta o cabeçote.
@@JojoJack Sim, perfeito. Mas o amplificador com boa informação eu compraria no Alibaba
Interessante o cab caseiro hahahahaha Legal :)
Valeu!
É o seguinte, todo mundo sabe que os cubos já vem de fábrica balanceado , nesse caso como fica já que o alto falante e mais potente ?
Bom... como eu deixo claro no vídeo, eu chutei muito, não tem "cálculo" nenhum. O ideal é que se estude as propriedades do falante, junto à potência do ampli, as dimensões da caixa, dos dutos, etc.
Agora... gabinete pode ser ligado a mais de um ampli, né? Então, eu queria garantir que eu pudesse usar em um ampli mais potente.
E o volume, qual é mais alto?
O volume não muda muito, é mais o timbre e o fato do gabinete abrir mais o som.
será que funciona, com esse mesmo cubo, usando um falante de 15 ? ou fica demais ? rsrsrs
Funciona... O lance é casar impedância, potencia, etc.
Num tem uma forma de usar os dois?
Tem, em série ou paralelo, mas tem que tomar cuidado com a impedância!
fico legal. mas se você colocar um falante de 8 homs você consegue mais potencia. 8 homs e mais fraco
Cara... não creio...
A potência é a do ampli, no caso 20w.
Mano onde vc comprou o gabinete?
Mercado livre
@@JojoJack não consigui axa
Já tem muito tempo...
@@JojoJack procurar com essa galera q lida com som de carro
Poderia detalhar ??
Boa noite
respondi na outra
Da pra tocar com guitarra essa caixa q vc fez? Vc testou com a guitarra? Ficou bom?
Que dá, dá... Quanto a ficar bom, depende muito do gosto, né? Eu curto guitarra em ampli de baixo (sempre gostei).
baixo fretless e mo estranho o baguio não tem trastes kakakak
Fico legal vo faze também kk
Boa sorte!
kra, vc constroi pra terceiros? Te enviando os falantes, quanto vc cobraria pra montar um gabinete 2x12? Obrigado!
Obrigado pela confiança, amigo, mas não faço por trabalho. Abraço!
Ficou ótimo , hein . Qual a marca do falante ?
Obrigado, amigo. Ih... A marca? Nem lembro... No vídeo tem um close da etiqueta; se tiver marca deve estar lá. Abraço!
Mano a caixa de baixo Aki vc fez está distorcendo, a de cima tem qualidade só não tem ganho.
A do próprio casa melhor. Mas a outra não tá distorcendo não...
boa noite camarada sempre assisto seus vídeos que são de excelente qualidade diga-se de passagem enfim.. e encontrei algo peculiar uns tempos atras pedi que um técnico em eletrônica adicionasse uma caixa extra pro meu som, tava baixo, e ele adicionou um plugue como esse do seu vídeo mas acho que tá diferente desse seu (acho) -Ele soldou direto do outro alto falante porque quando eu baixo o som principal baixa o som das duas caixas e assistindo seu vídeo e ví que ambas ficam independentes uma da outra embora o gabinete usando a potencia do amplificado principal. pode me explicar se puder fazendo favor? vai me ajudar muito. deixo aqui meus sinceros cumprimentos e grande abraço
Ele adicionou um outro falante, ligando eletricamente ambos. Deve ter ligado em série porque, se ligar em paralelo, pode forçar o amplificador...
Minha ideia é manda monta caixa assim e usa cabeçote
Pode ser.
@@JojoJack obg mano
O som da caixa está com distorção não ficou nítido
odeio tocar baixo de 4 corda é uma caca pra fazer acordes mais eles freetlss é loucura o som dele 😎 eu comprava um pra fazer essa experiência de arrancar os trastes do bicho não gosto de Baixo de 4 corda prefiro o de 6 é mais versátil tanto em harmonia e melodia.
Falando forte com ampli fraco, mandar manda! Com distorção mas manda!!
Atenção com as impedancias..
sem dúvida. falei nisso.
Slap Só com Thumb kkkkk
Não sou baixista, pô... rs
Mais ficou dahora kkk
Não gosto de baixo fretless !!
ok...
Cara isso está errado. É o amp que tenque ser mais forte que o falante. Pq se o falante for mais forte vai forçar o amp diminuindo sua vida útil
Tem que tomar cuidado com a carga (impedância, ohms) como eu falei no vídeo.
A potência do falante acho que não tem problema ser maior. Ele "aguenta" 220w, se eu mandar 20w, acho que tudo bem... Pelo menos é o que me parece... mas como eu disse também, não sou especialista nisso.
O que eu tenho certeza é que o contrário dá problema: um falante que só aguenta 20w com um ampli mandando 220w no cone é lógico que vai dar zebra.
Jojo Jack na real tudo é relativo. Enquanto em um curso eles falam uma coisa em outro eles falam o contrário.
Eu uso aqui no meu computador uma caixa com subwoffer e eu tinha 1 falante de 8w 8ohms. Depois que eu liguei outro em paralelo também de 8w 8ohms o som ficou muito melhor. Já o volume fica quase o mesmo mais a qualidade é melhor. Não sei qual a potência do meu amp mais acredito que as 2 saidas de audio juntas somam 8w.mais mesmo assim eu ligo em uma entrada o sub e na outra os 2 falantes totalizando 16w e roda de boa.
Jojo Jack também acho que não vai mudar em nada no rendimento essa sua ligação. (Por parte dos wats ).e seria um problema se fosse uma fábrica fazendo isso. mais para uso pessoal qualquer "gambiarra" vale.funcionando é a conta
O problema é quando o ampli ė muito fraco e o sujeito força a parada, clipando o som. Aí talvez danifique o falante... O negócio é não exagerar...
a caixa que vc montou ficou perfeita pra esse baixo. Tocar slap é pra baixo ativo, essa sua caixa é pra tocar rock e coisas mais fluidas e ficou ótimo para o baixo passivo. O som do slap no falante de 8' do Meteoro, que vc chamou de mais brilhante, ou mais agudo, lamento amigo, mas o som ficou horrível...rsrs Definitivamente esse baixo não é pra slap.
Como eu disse, não sou baixista... É só uma ideia que eu compartilhei .
Ricardo Baker nada haver isso parceiro. Tem slapeira da boa em baixo passivo, não é exclusividade de baixos com circuito ativo. Tem muito baixo com circuito ativo que não fica legal o slap, isso vai mais do tipo da captação. De fato o modelo Pbass não tem o Slap como especialidade, slap e mais a praia dos Jazz e Music Man.
Embora eu não seja muito baixista, acho que esse lance de ativo ou passivo funciona como na guitarra: vai do gosto da pessoa...
Essa de slap ser pra baixo ativo não existe, pra mim o melhor som de slap é do jazz bass passivo, claro que é questão de timbre e gosto. Mas por exemplo, uso um ibanez ativo q o som de slap dele é fechado não gosto, prefiro usar um jazz bass passivo da china simplesinho, som honesto e o slap fica show!!
Será que dá certo com um ¨meteorozinho¨ de 10W ?
Por quê não?... É só acertar os valores.
@@JojoJack Valeu JJJ ! Vou fazer e te digo o resultado.