Depois de dois anos aplicando essa dica que o Gustavo me deu, minha vida financeira mudou. É claro que não pago anuidade em nenhum dos meus cartões, mas por exemplo, minhas compras do mês de Janeiro pago em Fevereiro e assim por diante, sempre tenho dinheiro na conta para imprevistos! Salvou minha vida financeira!
Entendo o raciocínio Mas pra mim ainda acho melhor débito O cartão me abre possibilidade de gastar mais do que posso E tbm ao chegar a data de pagamento se eu tiver algum imprevisto posso atrasar a fatura e pagar juros Melhor o débito mesmo para gastos pequenos e diários
Eu fazia assim, mas quando tinha imprevisto nunca tinha dinheiro suficiente. Aprende a controlar o cartão de credito e ficou muito melhor. Mas tem o seguinte, consegui controlar meus impulsos consumistas!
Não vejo, o cartão de credito como vilão, porque hoje temos cartões que vc pode alterar o limite sempre que quiser, para aqueles que não tem tanta disciplina. E o pontos que vc ganha, e pagar em uma única data é melhor ainda, eu sempre acompanho jogando meus gastos na planilha que o cebarsi tem no curso dele. Então se você for disciplinado vai ganhar usando o crédito.
É muito mais inteligente adquirir educa"cão financeira para não ter essa possibilidade de gastar mais no cartão de crédito do que deixar de aproveitar as vantagens. Com relação a os imprevistos o certo é vc ter um fudo de emergência resolve o problema.
Minha filosofia é: para coisas de consumo imediato (ex. comida, cinema, deslocamentos, etc) eu uso o débito. já coisas duráveis eu uso o crédito. assim não dói o coração ao ver a fatura com algo que você nem tem mais kkkk
Não digo em compras no supermercado, mas vc pode ter certeza que o desconto que vc pedir pagando à vista, será muito maior que qualquer investimento de curto prazo.
Eu pagava tudo no débito. Até que mudei minha estratégia. Sou muito organizada com finanças, tenho um orçamento para cada categoria de despesa; logo, pagar no crédito não me faz comprar demais. Hoje as despesas fixas são pagas em débito automático (aluguel, internet, etc.), as compras são feitas no crédito à vista e se tiver desconto no Pix ou taxa no crédito, pago por pix. Resultado: no final do mês, ganho cashback por manter saldo na conta e cashback por cada compra feita no crédito, pelo sistema de pontos. Minha conta não tem tarifa nem anuidade, faço investimentos mensais e tenho reserva de emergência. Nunca tive dívidas e nunca parcelei nenhuma compra. Até quando fui morar sozinha, mobiliei todo o meu ap à vista no Pix, pq compensava mais.
Nunca pensei por esse lado o uso do cartão de crédito...deixar o dinheiro rendendo até o pagamento da fatura no próximo mês. O fato é: 99,9% das pessoas que usam o cartão de crédito irao pagar a fatura no próximo mês pq não tem dinheiro na conta no mês vigente kkkkkk
Kkkkkk. Verdade. Sem contar que o dinheiro que supostamente estaria disponível na conta do mês atual, vai servir para pagar a fatura do cartão de crédito do mês anterior. Ou seja, nunca vai haver essa grana para investir...
Sim verdade, essa estratégia que o Cerbasi é um pouco mais avançado é mais para quem já tem de fato um controle que tenh educação financeira, para maioria das vai servir para de individar mesmo
Discordo totalmente de tudo o que falou antes eu pagava tudo no crédito, vendo a facilidade que de usar o cartão as vezes passava do limite, quando passei a usar o débito tive mais controle do meu dinheiro e só usava o dinheiro caso tivesse pra gastar porém sempre com caixa 2 caso fosse uma emergência e assim estou levando a vida muito bem obrigado.
Eu gosto do cartão de credito pq quando vem a fatura eu tomo aquele choque de realidade do tipo EU NÃO ACREDITO QUE GASTEI DINHEIRO COM ISSO!!! e isso vai me ensinando a não comprar compulsivamente. #Nubank e #nuConta Sempre. São 30 reais que eu ganho por mês mesmo descontando imposto de renda isso so economizando.
perfeita a dica, mais uma que me mostrou que estou fazendo certo, pago tudo no cartão e deixo meu dinheiro para a fatura rendendo em uma conta que rende 100% do cdi de acesso rápido para pagar a fatura.
35pbb eu utilizo o cartão de crédito da empresa nubank, sem anuidade cartão MasterCard gold, e eles lançaram a nuconta que vc transfere seu dinheiro e Automaticamente rende 100% do cdi e o dinheiro da fatura eu já deixo lá rendendo porque é mais fácil até para pagar a própria fatura, e libera o limite imediatamente.
Tbm estou fazendo isso, e como da Nuconta para o. Nubank eh bem fácil transferir, deixo para o dia de vencimento mesmo. Pelo menos 1 semana rendendo juros.
Comprar a crédito é fazer dívida, é melhor seguir o conselho do [bilionário] norte americano, Warren Buffett: NUNCA FAÇA DÍVIDAS!... Crédito só em último caso, melhor é pagar a vista ou no debito...
Dalmir Armando o problema de comprar no crédito é qnd vc não tem o dinheiro pra pagar! Eu sempre compro no crédito por exemplo o “rancho” do mês, gasolina, algumas refeições que eu precisar fazer fora de casa, se eu não tiver desconto a vista eu sempre compro no crédito, sendo que o dinheiro pra isso já está no meu orçamento. Com isso eu acúmulo milhas, esse ano por exemplo to com passagem pra Fortaleza saindo de Manaus ida e volta pra mim e meu esposo comprada com milhas, economizei quase R$ 1300, então não acho que é fazer dívida se vc tem o dinheiro pra pagar, o crédito é bom se for usado de maneira consciente 😉
Adoro concentrar gastos no cartão de credito, consigo acompanhar exatamente meus gastos de um mês pra o outro e faço o controle pra ver se gastei mais ou menos pra economizar mais se possível. Independente disso, eu tenho toda minha vida financeira controlada no excell, renda, investimentos e planos, usar o credito é só uma comodidade de agrupar os gastos pra um único dia.
Eu tinha uma visão totalmente diferente de que pagando no debito teria mais vantagem. mas agora começo a ver com outros olhos a vantagem de usar o crédito (á vista) e segurando o dinheiro na conta um pouco mais. boa dica. obrigado .
É realmente muito vantagioso, principalmente quando tu começa a entender os efeitos dos juros compostos caso vc invista. Esse "pequeno" ganho por segurar o pagamentos por 30 dias ao longo de anos dá uma diferença enorme.
perfeito vídeo, você concentra 100% das despesas no cartão de crédito e ao chegar a fatura efetua o pagamento Total dela sempre, assim você sempre terá 10 dias no mínimo todos os meses com o dinheiro livre em sua conta apenas aguardando o vencimento da fatura fora a concessão de crédito que o banco ira ampliar bastante devido ao alto uso.
Eu uso meu limite em média de r$3000 ,00 por mês do cartão de crédito e pago toda fatura e assim vai somando muitos pontos que depois ate dar pra vender essas milhagens.ou ate trocar por gasolina no programa multiplus. o segredo é pagar toda fatura sempre.
Tive uma mentalidade sobre o cartão de crédito e uma decisão de não usar mais, mas assistindo este vídeo entendi que, o cartão de crédito usado com cautela e inteligência não trás prejuízo financeiro. Parabéns a explicação, gostei!
Eu sempre faço isso deixo o dinheiro aplicado na renda fixa e resgato um dia antes da fatura vence até lá já tenho ganhado juros da aplicação financeira
Comecei a fazer o q falou, estou pegando quase tudo no credito e coloco meu salario em um investimento ,o jeito q me programei ,fiquei com um mes de salario na frente da fatura. Obs. O cartao de credito tem programa de pontos.
Posso até não entender nada de finanças mas acho que antes de sair gastando pago primeiro todas minhas contas no valor total ! Estabeleço um valor nem que seja pequeno para poupar no mês (se der)e vou controlando o que pouco que sobrou!
Olá Cerbasi. Ótimas dicas! Importante frisar com o que foi falado no vídeo que para a pessoa concentrar tudo no cartão de crédito, assim como vc disse, ela deve estar educada financeiramente. Saber planejar e controlar as finanças pessoais. Ter metas e objetivos com o dinheiro. Pois, caso contrário, estará cavando o próprio buraco do endividamento! Grande abraço Cerbasi!
Sou mega ddisciplinada, concentro tds os gastos aqui de casa no cartão de crédito. Com isso meu limite só vai aumentando. Agora estou pesquisando um investimento para render Porenquanto deixo na poupança até entender o CDI
6 лет назад+4
Tudo bem, mas como equalizar a nova realidade que é a de lojistas cobrando um valor mais alto pelo produto que você compra por meio do crédito? O ganho de pagar com desconto em dinheiro ou no débito não seria equivalente ao ganho do investimento nesse curto prazo sugerido?
Amei Gustavo usava só o debito justamente por não ter dívidas no crédito mas percebi com suas instruções vou ter mais vantagens usando o crédito e ter disciplina é claro 😍
Eu centralizo todas as despesas possíveis no meu cartão de crédito, no começo foi difícil mas prefiro fazer desta forma pois tenho um controle mais efetivo, só pago no débito ou à vista mediante um bom desconto!!! Sem contar a questão dos pontos, já economizei muito em compra de passagens aéreas !!!
O cartão de crédito é um vilão disfarçado de anjo, pois o problema, como diz o Gustavo, é ser disciplinado para não estourar a meta de despesa do mês. Se tenho dinheiro, acabo pagando no débito mesmo. Mas cada um sabe como administra o seu dinheiro, ou deveria saber. Obrigado!
Crédito foi uma das maiores invenções e o que mais transformou a economia mundial, o problema são empresas e pessoas físicas que não sabem usar. O vilão na verdade é a pessoa sem educação financeira
Olá!! Gustavo eu faço isso coloco as contas em débito e tiro uma parte para guardar. Cartão de crédito utilizo o que não pago anuidade mas controladamente....
Cerbasi, agora uma questão que ficou no ar com o vídeo, aonde se colocar esse dinheiro para realizar o pagamento do cartão no final ou começo do mês? Onde investir a um curtíssimo prazo como esse??? Devo colocar esse dinheiro no meu fundo ou em qual lugar???
Bom dia, permite te responder investimento para curto para ideal seria CDB Liquidez Diária ou Tesouro Selic. Eu particularmente prefiro CDB de liquidez diária tem o Banco Sofisa eo Banco Inter que paga 100% do CDI. Outra opçao caso voce tiver seria o "Nuconta" do cartao nubank, como eu concentro todos meus gastos no cartao de crédito fica mais fácil pra mim pagar o boleto do cartão por lá. Mas enfim é só um conselho, tenho um rendimento de $10 a $15 mensal, parece pouco mas nao estou perdendo dinheiro. Abraços sucesso !!!
Gustavo Bom dia! Cara você é muito inteligente, tenho você como um mentor financeiro, te acompanho a pouco mais de uns 5 meses, e quero muito fazer o curso inteligência financeira! Obrigado pelas suas dicas!!! Deus te abençoe!!!
Vídeo excelente. Uma vantagem do débito raras vezes mencionado é a possibilidade de conseguir melhores preços a vista do que usando o crédito a vista. Muitas vezes consegui descontos entre 5% e 10% ao usar o débito que eu não teria conseguido no crédito. 5% de nada é nada, mas dependendo do valor você pode ter ganho superior a qualquer investimento em curto prazo.
Eu sempre tive cartão de crédito,desde de os meus 15 anos minha mãe fez um adicional pra mim, graças a Deus nunca tive problemas.. Sempre fui muito controlada e sempre acompanhava minha fatura e a pagava totalmente... E hoje em dia que moro na Europa, só tenho cartão de débito,e me habituei assim... Nunca mais tive interesse de obter o cartão de crédito. E graças a Deus continua tudo certinho, mas no começo... Eu estranhei muito... Eu falava para o meu marido... Como essas pessoas vivem sem cartão de crédito?!????..... Kkkkkkkk Hj com prazer eu digo.. Não me faz falta!!!.... Kkkkkkkk Amém irmãos !!!! 🙏😂
Grata. Tirou minha dúvida. Com base nos seus argumentos vou usar cautelosamente meu cartão de crédito. Estabelecendo um teto de gasto. Estou ciente que meus gastos serão todos pagos determinado dia.
Eu dou preferência ao Cartão de Crédito, mas pago no débito ou em espécie quando tenho desconto. Hoje, por exemplo, negociei com o serviço de latoaria do meu carro para pagamento em dinheiro com desconto de 5% e, pagando dessa forma, tive um desconto de R$ 200,00.
Eu tenho 17 anos mais uso o cartao do meu pai eu tenho de debito mais sempre gosto de deixa o dinheiro ficar rendendo opitando em usar mais o credito myito obrigado por esclarecer isso pra mim !
Exatamente como eu faço. Uso o cartão de crédito para as pequenas despesas do cotidiano. Mais fácil controlar quando vc concentra os gastos dessa forma.
Até acho legal esse raciocínio, mas no meu caso tenho duas fontes de renda , o problema é que nenhuma das duas pode não conhecidir com os pagamentos já tive que correr na agência para tirar $$ para sempre sempre mas sempre mesmo nunca atrasar fatura por isso minha operadora esta sempre aumentando meu limite .
Eu compro tudooooo no crédito(à vista), pois me rende bons pontos para belos descontos em passagens aéreas. E nunca me enrolei para pagar em dia. Pois até compras no crédito ponho limite.
de onde vêm os pontos que se acumulam ao usar o cartão de crédito? e porque se faz tanta questão que troquemos os pontos acumulados em diversas empresas? até onde sei ninguém dá nada pra ninguém... qual a origem disso?
Se o que vou comprar for um valor alto eu sou obrigada a parcelar pq não tem como eu pagar um valor de 500 reais por exemplo de uma vez só sendo que eu tenho outras coisas pra comprar
Simplesmente fantástico. Enorme agradecimento à sua presença aqui entre nós, de FATO realizando um trabalho de ajuda real a tantos milhares de pessoas a desenvolver mecanismos de prosperidade na cena econômica e cultural que temos. Um grande abraço, Cerbasi!
Cerbasi otima dica. Eu sempre vi cartao como forma de pagamento, entao pago tudo, tudo mesmo, com o cartao, e deixo para pagar tudo de uma vez só no vencimento da fatura. Aprendi a ser disciplinado quanto aos gastos. Entao consigo investir e pagar a fatura, foi dificil mas aprendi.. a primeira coisa que fiz para mudar o jeito foi mudar a data de vencimento para uma data compativel.
O QUE EU FIZ FOI DIVIDIR O VALOR POR 30 DIAS E TIRAR O VALOR DIARIO A SER GASTO DESTA FORMA O CONTROLE FICA EMBASADO NO DIA TIPO 350 E IGUAL A 11,70 ESTE E O QUE PODE SER CONSUMIDO E ASSIM POR DIANTE
Sensacional....Estava procurando esclarecimentos sobre essa questão pelo fato de aplicar valores até efetuar os meus pagamentos...Você foi assertivo...pontual e objetivo utilizando termos simples p o trabalhador que se esforça p administrar a sua renda...Imensamente grata pelo conteúdo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Não uso cartão de crédito. Aliás eu acho q tem uma máfia no sistema comercial praticamente obrigando a gente a ter. Pois se eu tenho dinheiro no débito e até mesmo em espécie, pra que cargas d'água certos estabelecimentos só aceitam crédito?
O mais significativo é milhas.. é um mercado crescente..Vale muito apena, não é a toa que existem várias empresas ganhando milhões .. utilizando venda de passagem e pagando as aéreas em milhas.. E uma moeda que não deve ser desprezada!
Uso direto meus pretinhos de crédito, pois tenho um bom retorno na pontuação. Já troquei por produtos e com milhas quando tem promoções. Além das outras vantagens que me proporcionam. Lembrando que são débito em conta. Parabéns pelo vídeo.
Ao assistir o vídeo aqui no serviço, mais uma vez alguns dos meus colegas de trabalho, na teima desacreditando do informado. Kkk dizem que ao comprar qualquer coisa no crédito pagam juros e a compra vem mais caro. Mas esquecem que o juros e pago pelo lojista. (salvo comprar que sim realmente incluem juros, mas digo sobre compras do dia a dia) a única coisa q se paga no cartão e anuidade, o que inclusive nem tem no meu cartão. Preferi n render a discussão com os teimosos, e deixalos pagar a vista e em dinheiro mesmo. Kkk tenso como alguns sao cegos e nem se dao ao trabalho de caucular e pesquisar de verdade
Obrigado Cerbasi. também tinha esse medo de usar o credito, e deixava as despesas do mês sempre no debito. Como muitos abominam o Credito as vezes deixava minha conta no negativo no mês só para não usar o credito. Mais vou começar a me programar. Para usar o credito a meu favor.
As duas formas são complementares e ambas tem suas desvantagens. O crédito pode ajudar a postergar a saída de caixa e ajudar no retorno com receita financeira, mas também é uma porta aberta para o endividamento, pois se gasta o dinheiro que pode não ter. Essas "vantagens" de pontos e milhagens só são vantagens pra quem de fato gasto muito mesmo no cartão, mas muito mesmo, o que não é a realidade da maioria.
procrastinar verbo transitivo direto e intransitivo transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair. "p. o início das obras"
O melhor é realmente pagar no crédito. Lembrem-se do Pai Rico: posterguem pagamentos aos outros o máximo que puderem! Paguem-se primeiro! O problema de quem acredita que é melhor pagar no débito é um só: falta de disciplina financeira! Já viajei pra Argentina e comprei uma impressora só com pontos do cartão de crédito!
Professor pago todo no débito . Estou acompanhando este tema em seus vídeos ; todos maravilhosos. Qual seria o valor médio a ser gasto num cartão de crédito por mês para ter a isenção de pago em bancos físicos . Agradecida por todas suas vsloliosas informaciones.
2:34 Eu ainda não sei nada sobre aplicação de dinheiro... incidência IOF ou incidência do Imposto de Renda, como se recebe esse "valorzinho" que o Gustavo falou na forma de aplicação de dinheiro?
Aplicando em títulos de renda fixa como CDB DI de liquidez diária ou Tesouro Selic, esses títulos podem ser resgatados a qualquer momento. Imposto de renda e IOF incidem sobre somente os rendimentos da sua aplicação no momento do resgate.
Pra mim a despesa dos juros e da taxa do cartão de crédito superam o rendimento do dinheiro aplicado, a menos que você use realmente esses pontos do cartão nãovale a oena. O melhor é ter 2 contas separadas e usar débito, uma para compras no dia a dia e uma para emergências
Sou conservador e até abril vinha aplicando somente em renda fixa. Em menos de um mês fiz duas aplicações de medio a alto risco, mas com valores que posso abdicar. Em termos gerais qual porcentagem da carteira é recomendada ter a longo prazo para esse perfil? Penso que a curto prazo seria tudo em renda fixa com baixo risco #CerbasiResponde
Foi perguntar logo para pior pessoa possivel existe enormes conflitos de interesses nos bancos e com teu gerente não deve ser diferente. Sugiro que você pense por si proprio pesquise compare, não vá muito atras de banco
Bom dia. Achei esse vídeo muito interessante a proveitoso, mas fiquei em dúvida onde aplicar esse dinheiro com liquidez. Tenho conta no Santander e Banco do Brasil. Poderia me dar uma orientação de onde aplicar nesses dois bancos. Outra duvida é: eu tiro o dinheiro da conta corrente e aplico e quando precisar para pagar contas e gastos eu retiro ou deixo esse dinheiro na conta corrente e faço a conexão da conta corrente com algum investimento? Obrigada
Obrigada Cerbasi por me tirar essa duvida, vou começar desde já a adotar, nem acredito q escolheu a minha pergunta!
ajudou muito grata não vou perder nem uma moeda grata
Depois de dois anos aplicando essa dica que o Gustavo me deu, minha vida financeira mudou. É claro que não pago anuidade em nenhum dos meus cartões, mas por exemplo, minhas compras do mês de Janeiro pago em Fevereiro e assim por diante, sempre tenho dinheiro na conta para imprevistos! Salvou minha vida financeira!
Entendo o raciocínio
Mas pra mim ainda acho melhor débito
O cartão me abre possibilidade de gastar mais do que posso
E tbm ao chegar a data de pagamento se eu tiver algum imprevisto posso atrasar a fatura e pagar juros
Melhor o débito mesmo para gastos pequenos e diários
Perfeito
Eu fazia assim, mas quando tinha imprevisto nunca tinha dinheiro suficiente. Aprende a controlar o cartão de credito e ficou muito melhor. Mas tem o seguinte, consegui controlar meus impulsos consumistas!
Não vejo, o cartão de credito como vilão, porque hoje temos cartões que vc pode alterar o limite sempre que quiser, para aqueles que não tem tanta disciplina. E o pontos que vc ganha, e pagar em uma única data é melhor ainda, eu sempre acompanho jogando meus gastos na planilha que o cebarsi tem no curso dele. Então se você for disciplinado vai ganhar usando o crédito.
É muito mais inteligente adquirir educa"cão financeira para não ter essa possibilidade de gastar mais no cartão de crédito do que deixar de aproveitar as vantagens. Com relação a os imprevistos o certo é vc ter um fudo de emergência resolve o problema.
É só não atrasar e não exceder sua meta mensal pra gastos, vale a pena sim crédito
Minha filosofia é: para coisas de consumo imediato (ex. comida, cinema, deslocamentos, etc) eu uso o débito.
já coisas duráveis eu uso o crédito.
assim não dói o coração ao ver a fatura com algo que você nem tem mais kkkk
Eu acredito que tanto o débito quanto o crédito tem suas vantagens e desvantagens. Eu prefiro débito, prefiro já pagar e ficar livre daquela despesa.
tmj
Somos dois
Eu também
Eu tbm tinah essa mentalidade. Vale mais a pena aprender a lidar com crédito e não se sentir mal por usa-lo e aí usa-lo ao seu favor.
Não entendeu nada do vídeo.
Não digo em compras no supermercado, mas vc pode ter certeza que o desconto que vc pedir pagando à vista, será muito maior que qualquer investimento de curto prazo.
Eu pagava tudo no débito. Até que mudei minha estratégia. Sou muito organizada com finanças, tenho um orçamento para cada categoria de despesa; logo, pagar no crédito não me faz comprar demais. Hoje as despesas fixas são pagas em débito automático (aluguel, internet, etc.), as compras são feitas no crédito à vista e se tiver desconto no Pix ou taxa no crédito, pago por pix. Resultado: no final do mês, ganho cashback por manter saldo na conta e cashback por cada compra feita no crédito, pelo sistema de pontos. Minha conta não tem tarifa nem anuidade, faço investimentos mensais e tenho reserva de emergência. Nunca tive dívidas e nunca parcelei nenhuma compra. Até quando fui morar sozinha, mobiliei todo o meu ap à vista no Pix, pq compensava mais.
Nunca pensei por esse lado o uso do cartão de crédito...deixar o dinheiro rendendo até o pagamento da fatura no próximo mês.
O fato é: 99,9% das pessoas que usam o cartão de crédito irao pagar a fatura no próximo mês pq não tem dinheiro na conta no mês vigente kkkkkk
Kkkkkk. Verdade. Sem contar que o dinheiro que supostamente estaria disponível na conta do mês atual, vai servir para pagar a fatura do cartão de crédito do mês anterior. Ou seja, nunca vai haver essa grana para investir...
Sim verdade, essa estratégia que o Cerbasi é um pouco mais avançado é mais para quem já tem de fato um controle que tenh educação financeira, para maioria das vai servir para de individar mesmo
Discordo totalmente de tudo o que falou antes eu pagava tudo no crédito, vendo a facilidade que de usar o cartão as vezes passava do limite, quando passei a usar o débito tive mais controle do meu dinheiro e só usava o dinheiro caso tivesse pra gastar porém sempre com caixa 2 caso fosse uma emergência e assim estou levando a vida muito bem obrigado.
Disciplina é que todos precisam ter, aí escolhe do seu jeito.
Pago no débito com o rendimento do meu dinheiro.
Eu gosto do cartão de credito pq quando vem a fatura eu tomo aquele choque de realidade do tipo EU NÃO ACREDITO QUE GASTEI DINHEIRO COM ISSO!!! e isso vai me ensinando a não comprar compulsivamente.
#Nubank e #nuConta Sempre. São 30 reais que eu ganho por mês mesmo descontando imposto de renda isso so economizando.
perfeita a dica, mais uma que me mostrou que estou fazendo certo, pago tudo no cartão e deixo meu dinheiro para a fatura rendendo em uma conta que rende 100% do cdi de acesso rápido para pagar a fatura.
Juliano, você poderia me dizer qual banco você tem esta conta? Tenho interesse em fazer o mesmo. Desde já agradeço e envio um abraço.
35pbb eu utilizo o cartão de crédito da empresa nubank, sem anuidade cartão MasterCard gold, e eles lançaram a nuconta que vc transfere seu dinheiro e Automaticamente rende 100% do cdi e o dinheiro da fatura eu já deixo lá rendendo porque é mais fácil até para pagar a própria fatura, e libera o limite imediatamente.
Ah entendi. Nossa, me ajudou bastante. Tenhos visto várias pessoas falando sobre a Nuconta. Muito obrigada, Juliano ! Um abraço.
35pbb para a minha rotina funciona muito bem 👏🏻 estuda a conta é o cartão e verifica se serve para vc abraços sucesso
Tbm estou fazendo isso, e como da Nuconta para o. Nubank eh bem fácil transferir, deixo para o dia de vencimento mesmo. Pelo menos 1 semana rendendo juros.
Nunca pensei q um vídeo de 6 minutos poderia mudar a minha vida. Tô impressionada 😱😱😱.
Já ganhou joinha, já foi p minha playlist.
Comprar a crédito é fazer dívida, é melhor seguir o conselho do [bilionário] norte americano, Warren Buffett: NUNCA FAÇA DÍVIDAS!... Crédito só em último caso, melhor é pagar a vista ou no debito...
Dalmir Armando o problema de comprar no crédito é qnd vc não tem o dinheiro pra pagar! Eu sempre compro no crédito por exemplo o “rancho” do mês, gasolina, algumas refeições que eu precisar fazer fora de casa, se eu não tiver desconto a vista eu sempre compro no crédito, sendo que o dinheiro pra isso já está no meu orçamento. Com isso eu acúmulo milhas, esse ano por exemplo to com passagem pra Fortaleza saindo de Manaus ida e volta pra mim e meu esposo comprada com milhas, economizei quase R$ 1300, então não acho que é fazer dívida se vc tem o dinheiro pra pagar, o crédito é bom se for usado de maneira consciente 😉
Se o dinheiro destinado ao pagamento da dívida está aplicado e rendendo juros, efetivamente não há uma dívida.
@@ClaudiaHolder Corretíssimo! Você não tem dívida se tem o dinheiro pra pagar.
@@nabilaandreza concordo plenamente Andreza, em vez de pagar a vista, guarde o $ E compre a prazo se isso lhe trouxer alguma vantagem
@@nabilaandreza concordo muito. Faço assim tb! Se não tenho vantagem comprando a vista, vai no crédito.
Aqui em Fortaleza , a vista ou no débito é um valor é no crédito o valor aumenta , dizendo que tem que pagar algo da financiadora
Adoro concentrar gastos no cartão de credito, consigo acompanhar exatamente meus gastos de um mês pra o outro e faço o controle pra ver se gastei mais ou menos pra economizar mais se possível.
Independente disso, eu tenho toda minha vida financeira controlada no excell, renda, investimentos e planos, usar o credito é só uma comodidade de agrupar os gastos pra um único dia.
Eu tinha uma visão totalmente diferente de que pagando no debito teria mais vantagem. mas agora começo a ver com outros olhos a vantagem de usar o crédito (á vista) e segurando o dinheiro na conta um pouco mais. boa dica. obrigado .
É realmente muito vantagioso, principalmente quando tu começa a entender os efeitos dos juros compostos caso vc invista. Esse "pequeno" ganho por segurar o pagamentos por 30 dias ao longo de anos dá uma diferença enorme.
Nossa que explicação... Ajuda muito, faltou a frase do seu jeito de falar ” enriquecer é (sim) uma questão de escolha"
perfeito vídeo, você concentra 100% das despesas no cartão de crédito e ao chegar a fatura efetua o pagamento Total dela sempre, assim você sempre terá 10 dias no mínimo todos os meses com o dinheiro livre em sua conta apenas aguardando o vencimento da fatura fora a concessão de crédito que o banco ira ampliar bastante devido ao alto uso.
Eu uso meu limite em média de r$3000 ,00 por mês do cartão de crédito e pago toda fatura e assim vai somando muitos pontos que depois ate dar pra vender essas milhagens.ou ate trocar por gasolina no programa multiplus. o segredo é pagar toda fatura sempre.
Tive uma mentalidade sobre o cartão de crédito e uma decisão de não usar mais, mas assistindo este vídeo entendi que, o cartão de crédito usado com cautela e inteligência não trás prejuízo financeiro. Parabéns a explicação, gostei!
No meu caso ,prefiro o dinheiro,só efetuo o saque do que vou usar,gosto de tocar em meu dinheiro antes de pagar algo.esta sou eu😇
Eu sempre faço isso deixo o dinheiro aplicado na renda fixa e resgato um dia antes da fatura vence até lá já tenho ganhado juros da aplicação financeira
Comecei a fazer o q falou, estou pegando quase tudo no credito e coloco meu salario em um investimento ,o jeito q me programei ,fiquei com um mes de salario na frente da fatura. Obs. O cartao de credito tem programa de pontos.
Posso até não entender nada de finanças mas acho que antes de sair gastando pago primeiro todas minhas contas no valor total ! Estabeleço um valor nem que seja pequeno para poupar no mês (se der)e vou controlando o que pouco que sobrou!
Olá Cerbasi. Ótimas dicas! Importante frisar com o que foi falado no vídeo que para a pessoa concentrar tudo no cartão de crédito, assim como vc disse, ela deve estar educada financeiramente. Saber planejar e controlar as finanças pessoais. Ter metas e objetivos com o dinheiro. Pois, caso contrário, estará cavando o próprio buraco do endividamento! Grande abraço Cerbasi!
Sou mega ddisciplinada, concentro tds os gastos aqui de casa no cartão de crédito.
Com isso meu limite só vai aumentando.
Agora estou pesquisando um investimento para render
Porenquanto deixo na poupança até entender o CDI
Tudo bem, mas como equalizar a nova realidade que é a de lojistas cobrando um valor mais alto pelo produto que você compra por meio do crédito? O ganho de pagar com desconto em dinheiro ou no débito não seria equivalente ao ganho do investimento nesse curto prazo sugerido?
Amei Gustavo usava só o debito justamente por não ter dívidas no crédito mas percebi com suas instruções vou ter mais vantagens usando o crédito e ter disciplina é claro 😍
Eu centralizo todas as despesas possíveis no meu cartão de crédito, no começo foi difícil mas prefiro fazer desta forma pois tenho um controle mais efetivo, só pago no débito ou à vista mediante um bom desconto!!!
Sem contar a questão dos pontos, já economizei muito em compra de passagens aéreas !!!
O cartão de crédito é um vilão disfarçado de anjo, pois o problema, como diz o Gustavo, é ser disciplinado para não estourar a meta de despesa do mês. Se tenho dinheiro, acabo pagando no débito mesmo. Mas cada um sabe como administra o seu dinheiro, ou deveria saber. Obrigado!
Certíssimo!
Crédito foi uma das maiores invenções e o que mais transformou a economia mundial, o problema são empresas e pessoas físicas que não sabem usar. O vilão na verdade é a pessoa sem educação financeira
Cerbasi, poderia atualizar esse vídeo, considerando que já existem contas digitais. Se ainda, há vantagem do uso de crédito em vez do débito?
Eu uso só débito porque não tenho a disciplina de ficar acompanhando a fatura. Mas pra quem tem essa disciplina vale a pena.
Olá!! Gustavo eu faço isso coloco as contas em débito e tiro uma parte para guardar. Cartão de crédito utilizo o que não pago anuidade mas controladamente....
Desconto na compra de automóvel com pontos? Não sabia, obrigada, Cerbasi!
Que oratória impecável, além de transmitir ótimos conhecimentos, ganhou mais um inscrito!
Procrastinar -verbotransferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.
Cerbasi, agora uma questão que ficou no ar com o vídeo, aonde se colocar esse dinheiro para realizar o pagamento do cartão no final ou começo do mês?
Onde investir a um curtíssimo prazo como esse??? Devo colocar esse dinheiro no meu fundo ou em qual lugar???
Também gostaria de saber.
Eu fiquei com a mesma dúvida :
Onde aplicar num prazo tão curto?
Nubank tem conta atrelada ao cartão de crédito... com rendimento diario pela taxa selic...
#cerbasiresponde
Bom dia, permite te responder investimento para curto para ideal seria CDB Liquidez Diária ou Tesouro Selic. Eu particularmente prefiro CDB de liquidez diária tem o Banco Sofisa eo Banco Inter que paga 100% do CDI. Outra opçao caso voce tiver seria o "Nuconta" do cartao nubank, como eu concentro todos meus gastos no cartao de crédito fica mais fácil pra mim pagar o boleto do cartão por lá. Mas enfim é só um conselho, tenho um rendimento de $10 a $15 mensal, parece pouco mas nao estou perdendo dinheiro. Abraços sucesso !!!
obrigado professor Gustavo Cerbasi por esta aula
Mas qual investimento vc indica para esse caso?
Uma outra possibilidade, dependendo da loja, é conseguir um desconto se pagar com cartão de débito. Em supermercado não dá.
Gustavo Bom dia! Cara você é muito inteligente, tenho você como um mentor financeiro, te acompanho a pouco mais de uns 5 meses, e quero muito fazer o curso inteligência financeira! Obrigado pelas suas dicas!!! Deus te abençoe!!!
Vídeo excelente.
Uma vantagem do débito raras vezes mencionado é a possibilidade de conseguir melhores preços a vista do que usando o crédito a vista.
Muitas vezes consegui descontos entre 5% e 10% ao usar o débito que eu não teria conseguido no crédito.
5% de nada é nada, mas dependendo do valor você pode ter ganho superior a qualquer investimento em curto prazo.
Eu sempre tive cartão de crédito,desde de os meus 15 anos minha mãe fez um adicional pra mim, graças a Deus nunca tive problemas.. Sempre fui muito controlada e sempre acompanhava minha fatura e a pagava totalmente... E hoje em dia que moro na Europa, só tenho cartão de débito,e me habituei assim... Nunca mais tive interesse de obter o cartão de crédito.
E graças a Deus continua tudo certinho, mas no começo... Eu estranhei muito... Eu falava para o meu marido... Como essas pessoas vivem sem cartão de crédito?!????..... Kkkkkkkk
Hj com prazer eu digo.. Não me faz falta!!!.... Kkkkkkkk
Amém irmãos !!!! 🙏😂
Grata. Tirou minha dúvida. Com base nos seus argumentos vou usar cautelosamente meu cartão de crédito. Estabelecendo um teto de gasto. Estou ciente que meus gastos serão todos pagos determinado dia.
Sigo a risca este conceito Cerbasi
Depois de 2 anos gostei do video
Eu dou preferência ao Cartão de Crédito, mas pago no débito ou em espécie quando tenho desconto. Hoje, por exemplo, negociei com o serviço de latoaria do meu carro para pagamento em dinheiro com desconto de 5% e, pagando dessa forma, tive um desconto de R$ 200,00.
Eu tenho 17 anos mais uso o cartao do meu pai eu tenho de debito mais sempre gosto de deixa o dinheiro ficar rendendo opitando em usar mais o credito myito obrigado por esclarecer isso pra mim !
Ate o momento foi o esclarecimento mais coerente desse tipo de pergunta! Parabéns!
Realmente Cerbasi, sabendo usar o cartão de crédito vc tem uma bela ferramenta em mãos.
Exatamente como eu faço. Uso o cartão de crédito para as pequenas despesas do cotidiano. Mais fácil controlar quando vc concentra os gastos dessa forma.
Excelentes dicas, Gustavo - uso o crédito justamente pra "concentrar" parte dos gastos mensais e facilitar o gerenciamento
Agradecemos o retorno, Gui! Muito sucesso! #EquipeGustavoCerbasi
realmente não existem parcelamento em outros lugares do mundo. Alguns amigos meus europeus gostam dessa facilidade que existe aqui.
Até acho legal esse raciocínio, mas no meu caso tenho duas fontes de renda , o problema é que nenhuma das duas pode não conhecidir com os pagamentos já tive que correr na agência para tirar $$ para sempre sempre mas sempre mesmo nunca atrasar fatura por isso minha operadora esta sempre aumentando meu limite .
Eu compro tudooooo no crédito(à vista), pois me rende bons pontos para belos descontos em passagens aéreas. E nunca me enrolei para pagar em dia. Pois até compras no crédito ponho limite.
de onde vêm os pontos que se acumulam ao usar o cartão de crédito? e porque se faz tanta questão que troquemos os pontos acumulados em diversas empresas? até onde sei ninguém dá nada pra ninguém... qual a origem disso?
Se o que vou comprar for um valor alto eu sou obrigada a parcelar pq não tem como eu pagar um valor de 500 reais por exemplo de uma vez só sendo que eu tenho outras coisas pra comprar
Simplesmente fantástico. Enorme agradecimento à sua presença aqui entre nós, de FATO realizando um trabalho de ajuda real a tantos milhares de pessoas a desenvolver mecanismos de prosperidade na cena econômica e cultural que temos. Um grande abraço, Cerbasi!
Cerbasi otima dica. Eu sempre vi cartao como forma de pagamento, entao pago tudo, tudo mesmo, com o cartao, e deixo para pagar tudo de uma vez só no vencimento da fatura. Aprendi a ser disciplinado quanto aos gastos. Entao consigo investir e pagar a fatura, foi dificil mas aprendi.. a primeira coisa que fiz para mudar o jeito foi mudar a data de vencimento para uma data compativel.
O QUE EU FIZ FOI DIVIDIR O VALOR POR 30 DIAS E TIRAR O VALOR DIARIO A SER GASTO DESTA FORMA O CONTROLE FICA EMBASADO NO DIA TIPO 350 E IGUAL A 11,70 ESTE E O QUE PODE SER CONSUMIDO E ASSIM POR DIANTE
Sensacional....Estava procurando esclarecimentos sobre essa questão pelo fato de aplicar valores até efetuar os meus pagamentos...Você foi assertivo...pontual e objetivo utilizando termos simples p o trabalhador que se esforça p administrar a sua renda...Imensamente grata pelo conteúdo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
No caso de uma compra na Internet usando o cartão de crédito o valor e descontado em meu salário ou cair uma carta com o boleto bancário
Não uso cartão de crédito. Aliás eu acho q tem uma máfia no sistema comercial praticamente obrigando a gente a ter. Pois se eu tenho dinheiro no débito e até mesmo em espécie, pra que cargas d'água certos estabelecimentos só aceitam crédito?
O mais significativo é milhas.. é um mercado crescente..Vale muito apena, não é a toa que existem várias empresas ganhando milhões .. utilizando venda de passagem e pagando as aéreas em milhas.. E uma moeda que não deve ser desprezada!
achei muito interessante esse vídeo
vou usar a opção cartão de crédito
Uso direto meus pretinhos de crédito, pois tenho um bom retorno na pontuação. Já troquei por produtos e com milhas quando tem promoções. Além das outras vantagens que me proporcionam. Lembrando que são débito em conta. Parabéns pelo vídeo.
Meus pais sempre usaram (e ainda usam) o débito
Ao assistir o vídeo aqui no serviço, mais uma vez alguns dos meus colegas de trabalho, na teima desacreditando do informado. Kkk dizem que ao comprar qualquer coisa no crédito pagam juros e a compra vem mais caro. Mas esquecem que o juros e pago pelo lojista. (salvo comprar que sim realmente incluem juros, mas digo sobre compras do dia a dia) a única coisa q se paga no cartão e anuidade, o que inclusive nem tem no meu cartão. Preferi n render a discussão com os teimosos, e deixalos pagar a vista e em dinheiro mesmo. Kkk tenso como alguns sao cegos e nem se dao ao trabalho de caucular e pesquisar de verdade
Obrigado Cerbasi. também tinha esse medo de usar o credito, e deixava as despesas do mês sempre no debito. Como muitos abominam o Credito as vezes deixava minha conta no negativo no mês só para não usar o credito. Mais vou começar a me programar. Para usar o credito a meu favor.
Vou aderir essa forma.
Entendi o raciocínio, mas o que dá tanto retorno pra investir pouco assim?
As duas formas são complementares e ambas tem suas desvantagens. O crédito pode ajudar a postergar a saída de caixa e ajudar no retorno com receita financeira, mas também é uma porta aberta para o endividamento, pois se gasta o dinheiro que pode não ter. Essas "vantagens" de pontos e milhagens só são vantagens pra quem de fato gasto muito mesmo no cartão, mas muito mesmo, o que não é a realidade da maioria.
procrastinar
verbo
transitivo direto e intransitivo
transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.
"p. o início das obras"
Foi comentado em aplicar o dinheiro por esses 30 a 40 dias enquanto aguarda a data da fatura. E qual aplicação recomendada por esses 30 a 40 dias?
tbm quero saber qual aplicação
Acredito que em um cdb com liquidez diária seria uma boa.
Você é muito Profissional
Antes eu usava só débito.
Hoje o cartão de crédito salvou minha vida
Vc ajudou muito ...pra mim vc é meu guru e um dia vou lhe conhecer .. bjs
Leandra, muito obrigado pelo carinho e reconhecimento! Sucesso! #EquipeGustavoCerbasi
mas sem investir o dinheiro e estando ele lá na conta antes de ser creditado como ele pode render durante esses 20 dias que estiver lá?
Ótimo vídeo! Só não uso cartão de crédito quando pagando de outra forma tenha um desconto... Opto sempre pelo desconto.
Gustavo gostaria de saber quando vai haver o próximo curso?
Eu trabalho com o banco do Brasil. Onde investir ou melhor banco você indica.
Como faço para adicionar uma forma de pagamento na conta? Como faço?
Gustavo, considero uma vantagem importante os programas de milhagem de cias aéreas que acumulam pontos através das compras com crédito.
E o "desconto" a vista? Minha preferência é me livrar logo da dívida. Infelizmente para mim investir está complicado. Muita coisa para pensar.
O melhor é realmente pagar no crédito. Lembrem-se do Pai Rico: posterguem pagamentos aos outros o máximo que puderem! Paguem-se primeiro!
O problema de quem acredita que é melhor pagar no débito é um só: falta de disciplina financeira!
Já viajei pra Argentina e comprei uma impressora só com pontos do cartão de crédito!
Muito boa explicação parabéns valeu.
Cartão digital da Next, no DÉBITO tem limite ?
Ou contanto que vc tenha dinheiro na conta,pode se gastar o tanto que quiser no dia e no mes ?
Melhor explicação que já encontrei na internet, muuuito obrigada 👏🏻👏🏻
Fazendo maratona desses vídeos!!😍
Gostei muito professor muito ob
Professor pago todo no débito . Estou acompanhando este tema em seus vídeos ; todos maravilhosos. Qual seria o valor médio a ser gasto num cartão de crédito por mês para ter a isenção de pago em bancos físicos . Agradecida por todas suas vsloliosas informaciones.
2:34 Eu ainda não sei nada sobre aplicação de dinheiro... incidência IOF ou incidência do Imposto de Renda, como se recebe esse "valorzinho" que o Gustavo falou na forma de aplicação de dinheiro?
Aplicando em títulos de renda fixa como CDB DI de liquidez diária ou Tesouro Selic, esses títulos podem ser resgatados a qualquer momento. Imposto de renda e IOF incidem sobre somente os rendimentos da sua aplicação no momento do resgate.
Pra mim a despesa dos juros e da taxa do cartão de crédito superam o rendimento do dinheiro aplicado, a menos que você use realmente esses pontos do cartão nãovale a oena. O melhor é ter 2 contas separadas e usar débito, uma para compras no dia a dia e uma para emergências
O uso correto do cartão de crédito é absolutamente sem qualquer tipo de custo adicional. Não existe vantagem do débito sobre o crédito.
Sou conservador e até abril vinha aplicando somente em renda fixa. Em menos de um mês fiz duas aplicações de medio a alto risco, mas com valores que posso abdicar. Em termos gerais qual porcentagem da carteira é recomendada ter a longo prazo para esse perfil? Penso que a curto prazo seria tudo em renda fixa com baixo risco #CerbasiResponde
Obrigada pelo conhecimento.
Excelente explicação.curta e objetiva
Na Colômbia os cartões de crédito aceitam pagamento parcelado
Eu tenho essa dúvida
Perguntei no banco para meu gerente ele disse que é melhor débito!
Obrigada 😊
Foi perguntar logo para pior pessoa possivel existe enormes conflitos de interesses nos bancos e com teu gerente não deve ser diferente. Sugiro que você pense por si proprio pesquise compare, não vá muito atras de banco
Bom dia. Achei esse vídeo muito interessante a proveitoso, mas fiquei em dúvida onde aplicar esse dinheiro com liquidez. Tenho conta no Santander e Banco do Brasil. Poderia me dar uma orientação de onde aplicar nesses dois bancos. Outra duvida é: eu tiro o dinheiro da conta corrente e aplico e quando precisar para pagar contas e gastos eu retiro ou deixo esse dinheiro na conta corrente e faço a conexão da conta corrente com algum investimento? Obrigada