Aproveite para conferir as novas recompensas no Apoia-se e seguir o Leia Para Viver no Instagram: 🔹 Apoia-se: apoia.se/leiaparaviver 🔹 Instagram: instagram.com/leiaparaviver/
O Morro dos Ventos Uivantes é maravilhoso, visceral, intenso, inovador e chocante para a época, além da sua principal qualidade, os personagens extremamente complexos e memoráveis. Um dos poucos defeitos desse livro é a narração em primeira pessoa, que em certos momentos é mal conduzida e meio inacreditável, mas isso é pequeno comparado ao todo. A história da Emily é interessante por si só!
Acabei de lê-lo e estou impressionada com a construção dos personagens e a condução da história. Um livro com temáticas perturbadoras, mas tão bem escrito que não dá pra largar antes de chegar ao fim.
Rapaz, ótima resenha, parabéns! Li O Morro dos Ventos Uivantes pela primeira vez em 2017, e ele se tornou meu livro preferido. Acabei relendo no ano passado para gravar uma resenha, na época do bicentenário de nascimento da Emily Brontë e isso só reforçou minha admiração por esse grande clássico. Esse é um daqueles livros do tipo "ame ou odeie", pois até hoje nunca conversei com qualquer pessoa que tenha gostado "mais ou menos" dele. Os personagens, como vc mesmo colocou, são muito humanos e não é possível apontar um que seja essencialmente inocente em toda essa trajetória. Caso tenha oportunidade, super recomendo a edição comentada do livro publicado pela Zahar, tb traduzido pela Adriana Lisboa e que ainda trás notas de rodapé com informações bem úteis e interessantes sobre a cultura daquele período e as inspirações da autora em certos trechos. Vale muito a pena! Grande abraço, Rodrigo!
Li o Morro dos Ventos Uivantes em janeiro deste ano, na tradução da Raquel de Queiroz. O trecho que você destacou da apresentação do Rodrigo Lacerda dá uma boa ideia do que encontramos no livro. Concordo com você, trata-se de um romance incrível, magnífico. Futuramente pretendo relê-lo, dessa vez no original. É impressionante como uma escritora tão jovem possa ter concebido uma história tão "pesada" e bem escrita como essa... realmente admirável. Ótimo vídeo! Fico feliz que tenha lido e esteja divulgando essa obra-prima.
@@denis196910 Tem uma referência quando Cathy começa se recuperar. O trecho é assim: "...talvez se recupere, pois está sendo muito bem cuidada. E havia um motivo duplo para desejar a recuperação dela, pois outra existência dependia da sua: alimentávamos a esperança de que dentro em breve o coração do Senhor Linton se alegraria, e suas terras ficariam a salvo de serem tomadas por um desconhecido, com o nascimento de um herdeiro".
O problema de Cathy foi escolher a razão e não conseguir sustenta - lá até o fim, ela não era fria o suficiente para tal. A Emily escreveu algo impensado para época, mas no fundo desejável por muitos. Quebrar regras, sair da bolha.
Gostei do livro, fala de amor, romance, amizade, família e tem também sentimentos de ódio, rancor e ciúmes . Acho que o Heathcliff, pelo sofrimento vivenciado na infância, desenvolveu um sentimento muito grande de vingança e ódio. Possuí muito ensinamentos, e é bem instigante.
Parabéns pela resenha. Esse livro é tão intenso, que sentimos as lacerações emocionais dos personagens. Elementos da natureza se misturam a esse turbilhão de emoções, fazendo uma simbiose entre tempestades, raios, e o vento que representa o espírito conturbado de Catherine. Terminei a segunda leitura desse livro há duas semanas, e me sinto envolvida por ele.
Em português de Portugal, esse livro se chama O MONTE DOS VENDAVAIS. Acho muito engraçado o vosso MORRO DOS VENTOS UIVANTES comotítulo. Já li este livro há muitos anos e não me lembro muito. Gostei muito do seu video.
@@RodrigoVillelaLeiaparaViver vendaval mesmo. É justamente o enredo da história e dos personagens. Bem parecido com o Vento levou. Bem deturpado no sentido de manipular os sentimentos deles mesmo! e muito conflitos entre eles. Mas com leve tom de romance e paixão!
Li esse livro e entrou nos meus favoritos. E foi graças a Bella Swan de crepúsculo que conheci esses livros: O Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Mansfield Park, Mulherzinhas e Jane Eyre.
Sem dúvidas um dos meus favoritos. Ao meu ver, é uma história muito interessante apesar de ser tão bizarra. Faz a gente refletir sobre o poder da influência direta e indiretamente na vidas dos que estão ao redor. Nos faz pensar em ir além da empatia e da compaixão. Nos faz ver que não importa o tamanho do esforço que fazemos pra prejudicar alguém, no final, a vingança sempre leva todos os seus amantes ao msm fim, ou seja, ao nada. Um dos meus livros favorito certamente. 😍
Comprei hoje, por R$32,00 na Amazon, sempre tive interesse em clássicos, mais o único que li até agora clássico foi o livro:o pequeno príncipe, que é muito fácil por se tratar de um livro Clássico infantil né, mais tô ansiosa para ler esse.❤😢depois quero comprar o livro:o conde de monte cristo 😢
Um dos meus livro preferidos ♡ O Morro dos Ventos Uivantes ♡ Já assisti as várias adaptações q tem no cinema. A adaptação de 2009 me toca, sinto a essência dos personagens , e todo turbilhão de sentimentos que é cada um. Embora o cinema não seja fiel ao livro, essa versão de 2009 me assombra e essa é a essência do livro.
Tudo muito intenso... Realmente, acho que você disse tudo nessa frase. Uma intensidade arrebatadora. Sofremos, choramos, nos alegramos, e acima de tudo nos envolvemos em suas dores e angústias. É um de meus livros favoritos!!!
Acabei de ler esse livro e gostei muito, apesar de ser uma história pesada e tensa em muitas partes. Na minha opinião um livro bom é aquele que a gente pega e não consegue largar e isso aconteceu comigo nessa obra. Vi muitos vídeos aqui no RUclips sobre esse livro, mas o seu foi de longe pra mim o melhor, muito bem contextualizado e analizado. Parabéns!
" O morro dos ventos uivantes ", eu li quando no ginásio , excelente ora que, em certa medida, eu faço associações à "Casados Espíritos" de Isabel Allende, obrigada pelas informações adicionais, adorei o video.
Ótimo conteúdo. Mtas informações adicionais. Amo as Brontë. O Morro dos Ventos está entre meus livros favoritos. Aliás, os clássicos são os meus queridinhos desde sempre.
Li a uns 6 meses. Achei uma obra fantastica. Porem muito melancólica. Dw la pra ca tenho pesquisado muito sobre a flia Brontê acho que as obras realistas nos empactam mesmo. Um abs. Otimo conteúdo. Faça um video sobre a obra completa pra quem já leu seria ótimo
Eu gostei da resenha bem detalhada, sobre o Morro dos Ventos Uivantes, eu já tinha ouvido falar, mas agora tenho o livro e estou lendo, mas é muito bom ouvir alguém falando eu assisti o filme na versão 1992 e 1998, a de 92, achei bem melhor, por causa do ator que interpretou bem o papel e a Cathy também. Esses atores realmente é para tirar o chapéu. Gostei muito do vídeo.
Como sempre, um espetáculo escutar tua opinião. Este livro está na meta deste ano em uma das categorias do Desafio Livrada e acho que até vou adiantar a leitura... Valeu muito, Rodrigo!
Muito boa a sua resenha, ótimo o seu vídeo!. Ainda estou lendo o livro pelo kindle, mas a história já conheço (adaptação do livro) através do filme em que os protagonistas principais foram Laurence Olivier e Merle Oberon, e que vi há muito tempo. Lembro-me que saí arrasada do cinema, então decidi que não leria o livro..rs..Mas atualmente, devido a tantos comentários e resenhas, resolvi ler "O Morro dos Ventos Uivantes".Na verdade, já conheço todas as obras das irmãs Brontë, menos esta, mas para conseguir encarar esse livro, precisei apelar para todo meu racional..E estou conseguindo, apoiada pelas ótimas resenhas aqui no youtube e pela tecnologia do kindle..estranho, né? :-). Rodrigo, como estou na fase de pesquisa da vida e obra das irmãs Brontë, só gostaria de fazer uma observação sobre o seu video, quando falou brevemente sobre o Patrick Bontë, o pai. Na verdade ele foi chamado para ser pastor daquele presbitério, não pároco de uma igreja.. Eles eram protestantes, um aspecto que a Charlotte tratou em quase todos seus romances, comparando o protestantismo com a religião católica. Só essa observação. Mas gostei muito desse vídeo, que me inspirou bastante a continuar a leitura. Obrigada.
Eu particularmente não consigo definir uma opinião sobre o morro dos ventos uivantes, mesmo depois de ter lido no ano passado. A história me causou um certo desespero e angustia enquanto eu lia, de modo que eu ficava extremamente angustiada - e agoniada - lendo, mas mesmo assim não parava de ler. Isso talvez aconteceu pela quantidade de fatos chocantes que acontece e pela expectativa que se cria ao longo do livro. De toda forma, eu acredito que somente quem realmente leu possa ter uma opinião sobre, porque não é uma história simples e também, eu acredito, que ela "bate" diferente em cada pessoa
Eu sempre achei que esse era um livro sobre uma história de amor, mas na verdade, quando li, vi que de amor ele tem bem pouco. É na verdade uma história de ódio, vingança e obsessão.
kkk é incrível como cada um interpreta de uma forma... Já eu, vejo muito amor, apesar de tudo. Existe sim a obsessão, ódio e vingança, mas também existe uma raiz que sustenta toda história, amor do pai de Cath por Heath, da própria Cath por ele TB, de Edgar por ela, da filha por Linton, Nelly por Hindley e Hareton...no final Hareton e Cathy... e por meio dessa raiz surgiu frases memoráveis. Estou encantada com esse livro!
@@NiellyLeal compartilho do msm pensamento. Vejo sim uma história de amor, embora não tão linda com seu fim, mas sim, uma história de amor. Um dos meus favoritos.
Os personagens em" O morro..." além de refletir o que de pior pode ter no gênero humano também vivem as diferenças sociais na Inglaterra pré era vitoriana e que aguça as ações dos personagens tornando o livro uma obra magistral.
"He is a dark-skinned gipsy in aspect". Heathcliff não é descrito como "moreno", mas sim como alguém de pele muito escura, retinta, e de cabelo crespo. "Tição" é a palavra usada para descrevê-lo na tradução de Carolina Caires Coelho (que acho ruim, mas em português foi uma das únicas que eu li). Enfatizo sua cor de pele porque estamos numa Inglaterra rural do século XVIII, e o fato de Heathcliff não ser um homem branco é o fulcro onde se movem todos os acontecimentos. Por esse motivo, nunca consegui engolir nenhuma das adaptações cinematográficas; somente em uma delas (a de 2012) Heathcliff é interpretado por um ator negro. Enfim, só queria deixar essa correção aqui. O Morro dos Ventos Uivantes é o livro da minha vida. Uma vez li que um poeta italiano acreditava que a história se passava no inferno. Embora seja só uma teoria, eu gosto dela. Ouvir sua opinião é sempre um deleite, Rodrigo. Abraço! :)
Não, é moreno mesmo, em varios momentos são citados cabelos longos e nada de cabelo crespo. Próximo ao fenotipo de um indiano ( ele é comparado com um indiano no livro)
Excelentes dicas. Vou comprar o Matadouro 5(tenho vontade de ler desde quando foi citado no filme Footloose em 1985!!!!!) e A revolução dos bichos. O morro dos ventos uivantes é insuperável. Vlw, Rodrigo. PS.: tentei comentar lá no vídeo exclusivo para apoiadores, mas deu ruim. Colei aqui então. Ançs.
Já li essa história umas 5 vezes mas o que entendi que a Catherine Para não prejudicar Heathiklif ela se anulou por amor mas ele não entendendo tornou uma vingança sem fim prejudicando à toda família por ter perdido Cathi
A primeira vez que li, achei que ela não o amasse. Já na segunda fez, tb entendi o msmo que vc. Mas não acho que a vingança dele tenha sido por isso, acho que ele quis se vingar por causa das duas famílias que separaram eles, tipo, antes de conhecer a família do Edgar, a Cathy não se importava com o nome da família dela, foi só dps que ela passou um mês com a família dele, que eles a ensinaram oq era ser uma lady e como se encaixar nós padrões da sociedade.
Emily escreveu outro livro chamado O Professor. Comprei há muitos anos atrás, não lembro a editora. Teria que procurar-lo só que meus livros estão bastante bagunçados. Mas vou tentar e te falo.
Fiquei agora mais interessado no "O morro dos ventos uivantes", a dúvida e qual formato. Existe muita diferença entre edição bolso e a padrão? Já tenho o livro "Jane Eyre".
Oi Antonio! Infelizmente não sei dizer pois apenas tenho as edições de bolso da Zahar. Nessa que eu fiz a resenha contém uma pequena introdução e nenhuma ilustração.
Aproveite para conferir as novas recompensas no Apoia-se e seguir o Leia Para Viver no Instagram:
🔹 Apoia-se: apoia.se/leiaparaviver
🔹 Instagram: instagram.com/leiaparaviver/
Terminei esse livro há 15 dias, e continuo impactada. Que personagens desesperadores!
O Morro dos Ventos Uivantes é maravilhoso, visceral, intenso, inovador e chocante para a época, além da sua principal qualidade, os personagens extremamente complexos e memoráveis. Um dos poucos defeitos desse livro é a narração em primeira pessoa, que em certos momentos é mal conduzida e meio inacreditável, mas isso é pequeno comparado ao todo. A história da Emily é interessante por si só!
Eu amo O Morro dos Ventos Uivantes e concordo que a narração em primeira pessoa é o único defeito negativo da obra.
Que resenha bem feita! Contextualização histórica, explanação sobre a autora, enredo, excelente! Parabéns Rodrigo!
Fico feliz que gostou Marcus, muito obrigado!
Ouvi a Música, Depois o Filme e depois o Livro 3 vezes 😅❤ hoje é o meu Preferido 😊
Acabei de lê-lo e estou impressionada com a construção dos personagens e a condução da história. Um livro com temáticas perturbadoras, mas tão bem escrito que não dá pra largar antes de chegar ao fim.
Q livro intenso...vc sente a amargura do lugar enqto lê...maravilhoso
Rapaz, ótima resenha, parabéns! Li O Morro dos Ventos Uivantes pela primeira vez em 2017, e ele se tornou meu livro preferido. Acabei relendo no ano passado para gravar uma resenha, na época do bicentenário de nascimento da Emily Brontë e isso só reforçou minha admiração por esse grande clássico. Esse é um daqueles livros do tipo "ame ou odeie", pois até hoje nunca conversei com qualquer pessoa que tenha gostado "mais ou menos" dele. Os personagens, como vc mesmo colocou, são muito humanos e não é possível apontar um que seja essencialmente inocente em toda essa trajetória.
Caso tenha oportunidade, super recomendo a edição comentada do livro publicado pela Zahar, tb traduzido pela Adriana Lisboa e que ainda trás notas de rodapé com informações bem úteis e interessantes sobre a cultura daquele período e as inspirações da autora em certos trechos. Vale muito a pena!
Grande abraço, Rodrigo!
Li o Morro dos Ventos Uivantes em janeiro deste ano, na tradução da Raquel de Queiroz. O trecho que você destacou da apresentação do Rodrigo Lacerda dá uma boa ideia do que encontramos no livro. Concordo com você, trata-se de um romance incrível, magnífico. Futuramente pretendo relê-lo, dessa vez no original. É impressionante como uma escritora tão jovem possa ter concebido uma história tão "pesada" e bem escrita como essa... realmente admirável. Ótimo vídeo! Fico feliz que tenha lido e esteja divulgando essa obra-prima.
estou lendo a mesma edição.E essa gravidez da cathy,não tem citação até o instante da morte.É isso?
@@denis196910 Sim, há apenas alusões vagas antes disso.
@@denis196910 Tem uma referência quando Cathy começa se recuperar. O trecho é assim: "...talvez se recupere, pois está sendo muito bem cuidada. E havia um motivo duplo para desejar a recuperação dela, pois outra existência dependia da sua: alimentávamos a esperança de que dentro em breve o coração do Senhor Linton se alegraria, e suas terras ficariam a salvo de serem tomadas por um desconhecido, com o nascimento de um herdeiro".
Já ouvi dizer que a experiência da leitura desse livro no original é uma experiência mais incrível!
'Seja qual for a matéria que nossas almas são feitas a minha e a dele são iguais ' apesar de ser muito intenso esse livro eu amei
O problema de Cathy foi escolher a razão e não conseguir sustenta - lá até o fim, ela não era fria o suficiente para tal. A Emily escreveu algo impensado para época, mas no fundo desejável por muitos. Quebrar regras, sair da bolha.
Verdade, ela quis ser calculista mas não conseguiu.
Gostei do livro, fala de amor, romance, amizade, família e tem também sentimentos de ódio, rancor e ciúmes .
Acho que o Heathcliff, pelo sofrimento vivenciado na infância, desenvolveu um sentimento muito grande de vingança e ódio. Possuí muito ensinamentos, e é bem instigante.
Assisti a uma dessas versões para o cinema e já fiquei bastante emocionado, imagina só o livro!!
Descobri esse canal hoje. Admirável como você conseguiu resenhar essa obra de forma clara e até doce😊
Esse livro foi muito divulgado por outro livro: Crepúsculo.
Era o favorito da protagonista.
Também é mencionado em um outro livro e também era o favorito da protagonista. O Caminho para Casa, de Kristin Hannah.
É mencionado também em um episódio da série: Diários de um vampiro.
É mencionado no livro after tb
@@literaturanacuca sério? Disso eu não sabia.
Li pela primeira vez em 1982,aos 12 anos e também vi o filme, foi paixão à primeira vista.
Sou apaixonada por esse livro e meu personagem preferido é o Heathcliff 🥰
Parabéns pela resenha. Esse livro é tão intenso, que sentimos as lacerações emocionais dos personagens. Elementos da natureza se misturam a esse turbilhão de emoções, fazendo uma simbiose entre tempestades, raios, e o vento que representa o espírito conturbado de Catherine. Terminei a segunda leitura desse livro há duas semanas, e me sinto envolvida por ele.
Li esse livro há um tempão e nunca esqueci. Muitos não gostam, mas pra mim foi marcante
Em português de Portugal, esse livro se chama O MONTE DOS VENDAVAIS. Acho muito engraçado o vosso MORRO DOS VENTOS UIVANTES comotítulo. Já li este livro há muitos anos e não me lembro muito. Gostei muito do seu video.
Oi José. Fico feliz que gostou do vídeo, muito obrigado! Acho que até prefiro a versão de Portugal, O Monte dos Vendavais :) Abraços!
@@RodrigoVillelaLeiaparaViver vendaval mesmo. É justamente o enredo da história e dos personagens. Bem parecido com o Vento levou. Bem deturpado no sentido de manipular os sentimentos deles mesmo! e muito conflitos entre eles. Mas com leve tom de romance e paixão!
Li esse livro e entrou nos meus favoritos. E foi graças a Bella Swan de crepúsculo que conheci esses livros: O Morro dos Ventos Uivantes, Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Mansfield Park, Mulherzinhas e Jane Eyre.
Sem dúvidas um dos meus favoritos.
Ao meu ver, é uma história muito interessante apesar de ser tão bizarra. Faz a gente refletir sobre o poder da influência direta e indiretamente na vidas dos que estão ao redor. Nos faz pensar em ir além da empatia e da compaixão. Nos faz ver que não importa o tamanho do esforço que fazemos pra prejudicar alguém, no final, a vingança sempre leva todos os seus amantes ao msm fim, ou seja, ao nada. Um dos meus livros favorito certamente. 😍
Acabei o livro agora e vim correndo assistir à melhor resenha sobre o livro do RUclips. Obrigada!
E na música 😅 a original é muito boa mas a do Angra é maravilhosa
Comprei hoje, por R$32,00 na Amazon, sempre tive interesse em clássicos, mais o único que li até agora clássico foi o livro:o pequeno príncipe, que é muito fácil por se tratar de um livro Clássico infantil né, mais tô ansiosa para ler esse.❤😢depois quero comprar o livro:o conde de monte cristo 😢
Um dos meus livro preferidos ♡ O Morro dos Ventos Uivantes ♡ Já assisti as várias adaptações q tem no cinema. A adaptação de 2009 me toca, sinto a essência dos personagens , e todo turbilhão de sentimentos que é cada um. Embora o cinema não seja fiel ao livro, essa versão de 2009 me assombra e essa é a essência do livro.
Este é um livro simplesmente maravilhoso. Você pode ler e reler e a experiência de leitura é sempre incrível!! 💗
Tudo muito intenso... Realmente, acho que você disse tudo nessa frase. Uma intensidade arrebatadora. Sofremos, choramos, nos alegramos, e acima de tudo nos envolvemos em suas dores e angústias. É um de meus livros favoritos!!!
2023 !!
meu livro favorito 💗 amei a resenha e a introdução sobre a emily, acho isso muito bom nos seus vídeos quando explica um pouco sobre o autor
Acabei de ler esse livro e gostei muito, apesar de ser uma história pesada e tensa em muitas partes. Na minha opinião um livro bom é aquele que a gente pega e não consegue largar e isso aconteceu comigo nessa obra. Vi muitos vídeos aqui no RUclips sobre esse livro, mas o seu foi de longe pra mim o melhor, muito bem contextualizado e analizado. Parabéns!
Oi, Rodrigo, adorei suas observações sobre a obra. Ainda não li, só vi uma adaptação para o cinema. Vai pra lista, com certeza!
Vale a pena Manuella, é um ótimo livro! :)
Tô lendo ainda é resolvi procurar resenhas, mas acabei parando de ver o vídeo pra não ter spoilers. Livro maravilhoso! Não consigo largar!
Meu livro obrigatório todo mês de janeiro. Quer saber o porquê? vide final do Cap 30 do livro. 😘
Esse livro e muito cruel para quem é muito romântico mas, para mim e realístico, vivenciei pois para mim e das melhores , a emoção e tudo mais😍
Excelente vídeo! O Morro dos Ventos Uivantes está na minha fila. Tenho essa mesma edição. Vou lê-lo em maio.
Gostei muito da resenha, Rodrigo. A obra da Emily Bronté é fantástica! Trabalho essa obra com meus alunos e eles adoram.
Amo esse livro, minha melhor leitura de 2018! Parabéns pelo vídeo Rdrigo.
Meu livro da vida
Parabéns pela resenha. Vc é mto bom. Ganhou uma inscrição.
Esse livro inspirou uma das músicas mais lindas que já ouvi: "Wuthering Heigts" da Kate Bush ❤🎶
Concordo contigo
" O morro dos ventos uivantes ", eu li quando no ginásio , excelente ora que, em certa medida, eu faço associações à "Casados Espíritos" de Isabel Allende, obrigada pelas informações adicionais, adorei o video.
Fico feliz que gostou, muito obrigado Elisabete!
Amei sua explicação ❤️
Ótimo conteúdo. Mtas informações adicionais. Amo as Brontë. O Morro dos Ventos está entre meus livros favoritos. Aliás, os clássicos são os meus queridinhos desde sempre.
Já li o livro e assisti o filme ! Gostei muito ! Parabéns pela resenha ! 👏👏👏
Muito obrigado!
Meu livro preferido já li várias vezes
Já virou um dos meus proferidos. Que livro!!!!
Adorei seu canal!!!!
Tenho um amor e ódio por esse livro muito intensos 😅😍
Li a uns 6 meses. Achei uma obra fantastica. Porem muito melancólica. Dw la pra ca tenho pesquisado muito sobre a flia Brontê acho que as obras realistas nos empactam mesmo. Um abs. Otimo conteúdo. Faça um video sobre a obra completa pra quem já leu seria ótimo
Leio esse livro todos os anos
Adoro 😍
Magnífico!
Melhor resenha!
ótimaaaa resenha, faz jus a como esse livro é incrível. Todo mundo deveria ler O Morros dos Ventos Uivantes
No fim, eles ficam juntos? Kkkkkkk fiquei curiosa,não tenho preparo emocional pra ver ambos sofrendo,e tudo terminando cada um pro seu lado. 😂
@@stheraline583 ficam. Não precisa ter pena deles pois são um casal de canalhas, principalmente Heathcliff
Eu gostei da resenha bem detalhada, sobre o Morro dos Ventos Uivantes, eu já tinha ouvido falar, mas agora tenho o livro e estou lendo, mas é muito bom ouvir alguém falando eu assisti o filme na versão 1992 e 1998, a de 92, achei bem melhor, por causa do ator que interpretou bem o papel e a Cathy também. Esses atores realmente é para tirar o chapéu. Gostei muito do vídeo.
Gostei muito da resenha
Como sempre, um espetáculo escutar tua opinião. Este livro está na meta deste ano em uma das categorias do Desafio Livrada e acho que até vou adiantar a leitura... Valeu muito, Rodrigo!
Em qual categoria do desafio esse livro entrou? É que acabei de ler e tbm faço o desafio rs
@@emanoele ui, era no desafio Literature-se, um livro gótico!
Muito bom seu conteúdo, acabei de ler o livro agora e achei ele sensacional
A SUA RESENHA FOI SENSACIONAL.
Show de vídeo. Parabéns e obrigada.
Adorei o vídeo
Muito boa a sua resenha, ótimo o seu vídeo!. Ainda estou lendo o livro pelo kindle, mas a história já conheço (adaptação do livro) através do filme em que os protagonistas principais foram Laurence Olivier e Merle Oberon, e que vi há muito tempo. Lembro-me que saí arrasada do cinema, então decidi que não leria o livro..rs..Mas atualmente, devido a tantos comentários e resenhas, resolvi ler "O Morro dos Ventos Uivantes".Na verdade, já conheço todas as obras das irmãs Brontë, menos esta, mas para conseguir encarar esse livro, precisei apelar para todo meu racional..E estou conseguindo, apoiada pelas ótimas resenhas aqui no youtube e pela tecnologia do kindle..estranho, né? :-). Rodrigo, como estou na fase de pesquisa da vida e obra das irmãs Brontë, só gostaria de fazer uma observação sobre o seu video, quando falou brevemente sobre o Patrick Bontë, o pai. Na verdade ele foi chamado para ser pastor daquele presbitério, não pároco de uma igreja.. Eles eram protestantes, um aspecto que a Charlotte tratou em quase todos seus romances, comparando o protestantismo com a religião católica. Só essa observação. Mas gostei muito desse vídeo, que me inspirou bastante a continuar a leitura. Obrigada.
Brilhante resenha.
Eu particularmente não consigo definir uma opinião sobre o morro dos ventos uivantes, mesmo depois de ter lido no ano passado. A história me causou um certo desespero e angustia enquanto eu lia, de modo que eu ficava extremamente angustiada - e agoniada - lendo, mas mesmo assim não parava de ler. Isso talvez aconteceu pela quantidade de fatos chocantes que acontece e pela expectativa que se cria ao longo do livro. De toda forma, eu acredito que somente quem realmente leu possa ter uma opinião sobre, porque não é uma história simples e também, eu acredito, que ela "bate" diferente em cada pessoa
Eu sempre achei que esse era um livro sobre uma história de amor, mas na verdade, quando li, vi que de amor ele tem bem pouco. É na verdade uma história de ódio, vingança e obsessão.
Francisco Carlos Sancio Gonçalves também
Odeio esse livro.
kkk é incrível como cada um interpreta de uma forma... Já eu, vejo muito amor, apesar de tudo. Existe sim a obsessão, ódio e vingança, mas também existe uma raiz que sustenta toda história, amor do pai de Cath por Heath, da própria Cath por ele TB, de Edgar por ela, da filha por Linton, Nelly por Hindley e Hareton...no final Hareton e Cathy... e por meio dessa raiz surgiu frases memoráveis. Estou encantada com esse livro!
Mas tudo foi pelo AMOR sim...
@@NiellyLeal compartilho do msm pensamento. Vejo sim uma história de amor, embora não tão linda com seu fim, mas sim, uma história de amor. Um dos meus favoritos.
Ótima resenha, me encorajou a começar a leitura
Minha mãe ama esse livro!!
Assustador ver que algumas pessoas amam o Heathcliff.... ou seja gostam da maldade, do ódio, da vinganca, .... preocupante!
Verdade, absurdo isso. Gostei muito do final dele, foi um alívio.
Um dos meus favoritos da vida
Como sempre, vídeo impecável.
Parabéns! Resenha sensacional!
Muito obrigado!
Eu amei, terminei essa semana e favoritei 😍
Amo seus vídeos 🤗
Ja havia assistido o filme gostaria de ler o livro e de rever o filme dublado mas difícil encontrar. Gratidão pela excelente resenha!
Esse livro está na minha lista de leitura para o mês de julho desse ano. Estou com muita expectativa para fazer a leitura.
É excelente Pedro, gostei muito dessa leitura! :)
@@RodrigoVillelaLeiaparaViveriniciei a leitura desse livro no fim de semana e estou gostando, até o momento.
Tenho a versão traduzida por Rachel de Queiroz, excelente livro.
Muito bom. Parabéns!
Os personagens em" O morro..." além de refletir o que de pior pode ter no gênero humano também vivem as diferenças sociais na Inglaterra pré era vitoriana e que aguça as ações dos personagens tornando o livro uma obra magistral.
Obrigado
"He is a dark-skinned gipsy in aspect". Heathcliff não é descrito como "moreno", mas sim como alguém de pele muito escura, retinta, e de cabelo crespo. "Tição" é a palavra usada para descrevê-lo na tradução de Carolina Caires Coelho (que acho ruim, mas em português foi uma das únicas que eu li). Enfatizo sua cor de pele porque estamos numa Inglaterra rural do século XVIII, e o fato de Heathcliff não ser um homem branco é o fulcro onde se movem todos os acontecimentos. Por esse motivo, nunca consegui engolir nenhuma das adaptações cinematográficas; somente em uma delas (a de 2012) Heathcliff é interpretado por um ator negro. Enfim, só queria deixar essa correção aqui. O Morro dos Ventos Uivantes é o livro da minha vida. Uma vez li que um poeta italiano acreditava que a história se passava no inferno. Embora seja só uma teoria, eu gosto dela. Ouvir sua opinião é sempre um deleite, Rodrigo. Abraço! :)
Muito obrigado pela correção Renata! :)
Não, é moreno mesmo, em varios momentos são citados cabelos longos e nada de cabelo crespo. Próximo ao fenotipo de um indiano ( ele é comparado com um indiano no livro)
@@RodrigoVillelaLeiaparaViver cabelo crespo não aparece em nenhum momento do livro, pelo menos não na tradução comentada que eu li da Zahar
Ele tem aquela pele morena de cigano
Excelentes dicas. Vou comprar o Matadouro 5(tenho vontade de ler desde quando foi citado no filme Footloose em 1985!!!!!) e A revolução dos bichos. O morro dos ventos uivantes é insuperável. Vlw, Rodrigo. PS.: tentei comentar lá no vídeo exclusivo para apoiadores, mas deu ruim. Colei aqui então. Ançs.
Terminei recentemente o Matadouro-cinco e adorei o livro, vale a pena! :)
@@RodrigoVillelaLeiaparaViver Vlw, Villela!!!!!
Eu amo a intro dos seus vídeos! 💛 A trilha é de algum filme?
Adorei sua resenha. Esse é meu livro favorito,💟💟
Fico feliz que gostou Amanda, muito obrigado!
Muito bom Rodrigo!!
Resenha rica em detalhes!
elas eram fora do tempo delas, maravilhosas.
Maravilhosa sua resenha.Meu livro favorito.
Esse livro é simplesmente maravilhoso...
Meu livro favorito da vida.
Me.marcou muito essa obra.
Já gostei do nome do canal... LEIA PARA VIVER..
Já li este livro faz mais de 40 anos e ví o filne
Já li essa história umas 5 vezes mas o que entendi que a Catherine Para não prejudicar Heathiklif ela se anulou por amor mas ele não entendendo tornou uma vingança sem fim prejudicando à toda família por ter perdido Cathi
A primeira vez que li, achei que ela não o amasse. Já na segunda fez, tb entendi o msmo que vc. Mas não acho que a vingança dele tenha sido por isso, acho que ele quis se vingar por causa das duas famílias que separaram eles, tipo, antes de conhecer a família do Edgar, a Cathy não se importava com o nome da família dela, foi só dps que ela passou um mês com a família dele, que eles a ensinaram oq era ser uma lady e como se encaixar nós padrões da sociedade.
Nada disso, ela não ficou com ele pq ele era pobre.
Doida pra ler esse livro
Acabei de ler, achei bem perturbador 😳
Fiquei sem entender quando descobri que Cathy estava grávida.
Emily escreveu outro livro chamado O Professor. Comprei há muitos anos atrás, não lembro a editora. Teria que procurar-lo só que meus livros estão bastante bagunçados. Mas vou tentar e te falo.
A Emily não, Charlotte.
Gostaria q vc falasse sobre Maria Maria de Manoel Carlos
Um dos meus livros favoritos kk
Só vou ler por causa do Angra, Angels Cry ahahahaha
Já li este livro, e achei razoável.
Fiquei agora mais interessado no "O morro dos ventos uivantes", a dúvida e qual formato. Existe muita diferença entre edição bolso e a padrão? Já tenho o livro "Jane Eyre".
Oi Antonio! Infelizmente não sei dizer pois apenas tenho as edições de bolso da Zahar. Nessa que eu fiz a resenha contém uma pequena introdução e nenhuma ilustração.