Boa. Mas e de mecanizasse totalmente a questão, por gps? Sensor na bola e nos jogadores, por exemplo. Se o sensor estiver a frente, marca. Independentemente de ser milímetro. O problema atual não é "ser um cm". É poder ter erro humano - no frame exato a ser selecionado, no ponto exato de onde colocar a linha, etc. Esse tipo de lance não pode ter interpretação mesmo...
Tecnicamente não faço a menor ideia de como operacionalizar, mas o quanto mais automático e preciso for, eu sou a favor. O impedimento em si é uma boa regra é questão de aumentar precisão investindo em tecnologai.
Enquanto existir a regra, existirá um limiar onde de um lado é impedimento e do outro não. Se existe o limiar, a decisão será SEMPRE milimetrica, é literalmente impossível mudar isso se as opções são binárias. A regra é ótima como é. O que precisa mudar é o tanto que jogador e torcedor de futebol são chorões e hipócritas, mas isso não muda pq simplesmente é o padrão da espécie. Dito isso, eu luto pelo fim do impedimento, o futebol ia ficar maneiro e os técnico iam ter que se reinventar. Eu voto pelo salão gigante!
Concordo demais com o primeiro parágrafo. O caminho é conscientizar o torcedor que nem tudo é "roubo" e evoluir a tecnologia para sermos mais precisos. Agora, acabar com o impedimento, tende a transformar o jogo em outro esporte. Atacantes que guardam posição na banheira, tendência para alongar bolas. Mudando de um jogo mais dinâmico e criativo provavelmente para algo mais físico. No futsal é diferente pelo tamanho da quadra e número de jogadores. Um atacante na intermediária sem estar impedido vai forçar a linha a baixar (o que ocasiona times menos agressivos em pressão) ou estará livre.
Eu acrescento um ponto aos que você abordou e que não vejo ninguém falando. Essa nova regra é bem mais difícil de avaliar do que a anterior. Vai dificultar muito o trabalho dos bandeirinhas em jogos sem Var, o que vai resultar em mais erros.
No fim das contas, acho que só vai descompactar o jogo. Isso vai mudar totalmente como é jogado o futebol. E acho muito mais justo punir um time com um jogador inteiro a frente da linha do penúltimo defensor do que apenas com o bico da chuteira. Talvez mais pra frente os times voltem a tentar usar a linha de impedimento para se defender, mas no início eu acho muito difícil.
O futebol se fundamentou dessa forma, mudar isso agora como "teste" é extremamente complexo. Muda a formação de novos atletas, atletas recém-formados, estratégias. Quanto tempo levaremos para ter um jogo adaptado a essa nova regra? Em quanto tempo validaremos que isso é melhor do que era antes? O jogo hoje funciona, não tem porque mudar.
@@simonettianalises é cara, mudanças são assim mesmo... são complexas. Pra validar, acho que o caminho é a partir de testes mesmo. Mas se a preocupação for uma mudança tão intensa na forma como o jogo é jogado, acho q no mínimo deveria colocar um linha mais grossa. Pq diminuiria esses casos onde o atacante nem estava tendo vantagem e o time dele foi punido - ou onde o zagueiro nem estava fazendo a linha de impedimento conscientemente e acabou se beneficiando sem querer...
Quem e contra essa solução, e a favor desses erros grotescos que vem acontecendo , gol sai 10 minutos depois de os caras traça 10 linha e mesmo assim errar esfriar o jogo
Não creio que a discussão seja em torno dos centímetros e sim em torno da larga vantagem que o defensor tem sobre o atacante. Dar essa vantagem ao atacante tornará o jogo mais atrativo pelo número de gols feitos que será maior. Jogos com 2/3 gols não prende atenção o suficiente da maioria. Seu público é muito qualificado, assistem os jogos de forma muito mais tática do que a maioria, mas é a excessão da excessão. Num cenário em que todas as melhorias citadas no vídeo sejam aplicadas (var semi automático e câmeras melhores) aliadas a essa mudança de regra, creio que o futebol ganhará um dinamismo maior. Precisamos de mais gols por partida. Jogo de 1 a 0 na maioria das vezes não é um bom jogo de se assistir.
Entendo o que quer dizer, mas não acredito nessa consequência direta. Acreditar que teremos mais gols é imaginar o jogo atual com regras diferentes, mas a verdade é que o jogo também mudará. Acredito em menor exposição das linhas defensivas, o risco hoje é alto, quem dirá dando 1m a mais para o atacante. Acima de tudo, sou contra regras que mudem substancialmente o jogo, que já é excelente. Acredito que deveríamos buscar mudanças para tornar o jogo mais ativo e não mudá-lo. Coibir ceras com um cronômetro que pare quando o jogo parar já é uma ótima ajuda.
Zagueiro não tem que subir pra precionar ngm , se ele faz isso ele assume o risco , mesma forma e goleiro se ele subir e tomar gol a culpa e a vantagem e do atacante por qual motivo ?? Ele não deveria subir né a defesa por isso chama defesa, sobe volante lateral que saiba e aguente subir e voltar e meias
Cara eu sou a favor da mudança. Ela não muda o que está posto e isso foi mostrado no seu vídeo, entretanto ela reduz erros crassos durante o jogo. Sim eu sei que a orientação é esperar a definição do lance se for ajustado. Entretanto naqueles jogos que não tem var, a regra ajudará a reduzir erros e facilitar a vida dos auxiliares.
Como eu mostro no vídeo, não ajuda a reduzir erros. A análise do "erro" e da "polêmica" vai sair da ponta da chuteira (que vê se o atacante está na frente) pro calcanhar da chuteira (pra ver se o atacnate não está completamente na frente). Quando a isso não muda nada. O que muda é a dinâmica do jogo. Muda substancialmente como o esporte acontece.
Bom video. Eu sou a favor da mudança ou pelo menos que mais testes sejam feitos. 1º Pq acho que com a chegada do VAR é possível analisar o impedimentos mais precisamente e assim corrigir a regra do impedimento, que hoje pune ataques que não tiram vantagem de uma posição ilegal. 2º acho que não vão acabar as polêmicas e o problema da linha como vc falou sempre vai existir, mas acho que existe uma possibilidade de diminuição grande com esses problemas, por isso sou a favor dos testes e se bem sucedidos colocar em pratica. Taticamente não creio que terá um impacto tão grande. Porém, digamos que tenha e os times tentem recuar mais as linhas, o adversário vai ter a bola e vai atacar, se perder vai pressionar alto, pq a recompensa de roubar a bola perto do gol ainda existirá, quem esta sem a bola poderá partir em contra ataques rápidos, para aproveitar essa mudança a seu favor. A preocupação em deixar a ultima linha mais recuada, pode gerar mais espaço entre as linhas, local onde jogadores criativos tem pouco espaço, imagina Messi com mais espaço entre as linhas. Então não sei se teremos impactos tão negativos, e com certeza alguns impactos positivos, porque qualquer mudança de regra gera impacto dos 2 lados Concordo que vai impactar muito na formação e contratação de jogadores, atacantes e defensores quanto mais rápido melhor. Finalizando acho que se os testes forem bem sucedidos em uma diminuição do uso do VAR, diminuição da paralisação durante o uso do VAR e possibilidade de maior acertividade nas decisões. A regra deve ser colocada em prática, pq com essa nova regra em caso de impedimento confirmado o atacante de fato estará tirando vantagem de uma posição ilegal, o que com a regra atual muitas vezes não acontece. O futebol vai se adaptar, como sempre se adaptou desde sua criação
Não... imagina... a nossa imprensa é 100% qualificada. Os programas da hora do almoço são sempre técnicos e precisos. Uma referência de cobertura global.
Qualidade?? Erros grotescos não acontecem mas ?? Se não assiste o mesmo futebol que a maioria kkkkk Não atrasa e não esfria o jogo ?? De 3 a 7 minutos pra definir 1 lance , se tiver uns 3 impedimentos do jogo e 1 /4 de joga parado irmão !!! E outra muitos lances milímetricos mesmo com var são de interpretação
Excelente análise 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Valeu demais!
Muito bom vídeo!! Continue postando!!
To querendo voltar! Executando os planos
Perfeito 👏👏
Tmj
Tira uma regra objetiva e coloca uma regra subjetiva . Em vez de simplificar querem expor mais o árbitros
A discussão sobre impedimento é mais simples do que tentam criar. A regra é boa, o caminho é buscar a melhoria na tomada de decisão
Boa. Mas e de mecanizasse totalmente a questão, por gps? Sensor na bola e nos jogadores, por exemplo. Se o sensor estiver a frente, marca. Independentemente de ser milímetro. O problema atual não é "ser um cm". É poder ter erro humano - no frame exato a ser selecionado, no ponto exato de onde colocar a linha, etc. Esse tipo de lance não pode ter interpretação mesmo...
Tecnicamente não faço a menor ideia de como operacionalizar, mas o quanto mais automático e preciso for, eu sou a favor. O impedimento em si é uma boa regra é questão de aumentar precisão investindo em tecnologai.
Que tal impedimento a partir da linha da grande área?
Enquanto existir a regra, existirá um limiar onde de um lado é impedimento e do outro não. Se existe o limiar, a decisão será SEMPRE milimetrica, é literalmente impossível mudar isso se as opções são binárias. A regra é ótima como é. O que precisa mudar é o tanto que jogador e torcedor de futebol são chorões e hipócritas, mas isso não muda pq simplesmente é o padrão da espécie.
Dito isso, eu luto pelo fim do impedimento, o futebol ia ficar maneiro e os técnico iam ter que se reinventar. Eu voto pelo salão gigante!
Concordo demais com o primeiro parágrafo. O caminho é conscientizar o torcedor que nem tudo é "roubo" e evoluir a tecnologia para sermos mais precisos.
Agora, acabar com o impedimento, tende a transformar o jogo em outro esporte. Atacantes que guardam posição na banheira, tendência para alongar bolas. Mudando de um jogo mais dinâmico e criativo provavelmente para algo mais físico.
No futsal é diferente pelo tamanho da quadra e número de jogadores. Um atacante na intermediária sem estar impedido vai forçar a linha a baixar (o que ocasiona times menos agressivos em pressão) ou estará livre.
Essa mudança vai jogar o futebol 40 anos no passado. Todo mundo jogando de forma reativa atrás da linha da bola.
Eu acrescento um ponto aos que você abordou e que não vejo ninguém falando. Essa nova regra é bem mais difícil de avaliar do que a anterior. Vai dificultar muito o trabalho dos bandeirinhas em jogos sem Var, o que vai resultar em mais erros.
Loucura né. Ela não descomplica, talvez até aumenta. Mas sendo sincero, é questão de tempo pra acabar o trabalho dos bandeiras
É claro q vai mudar muito o futebol e vai sair mais gols,claro q a discussão nao vai acabar mais vai diminuir bem
Por que você acha que vai diminuir?
No fim das contas, acho que só vai descompactar o jogo. Isso vai mudar totalmente como é jogado o futebol. E acho muito mais justo punir um time com um jogador inteiro a frente da linha do penúltimo defensor do que apenas com o bico da chuteira. Talvez mais pra frente os times voltem a tentar usar a linha de impedimento para se defender, mas no início eu acho muito difícil.
O futebol se fundamentou dessa forma, mudar isso agora como "teste" é extremamente complexo. Muda a formação de novos atletas, atletas recém-formados, estratégias.
Quanto tempo levaremos para ter um jogo adaptado a essa nova regra? Em quanto tempo validaremos que isso é melhor do que era antes?
O jogo hoje funciona, não tem porque mudar.
@@simonettianalises é cara, mudanças são assim mesmo... são complexas. Pra validar, acho que o caminho é a partir de testes mesmo. Mas se a preocupação for uma mudança tão intensa na forma como o jogo é jogado, acho q no mínimo deveria colocar um linha mais grossa. Pq diminuiria esses casos onde o atacante nem estava tendo vantagem e o time dele foi punido - ou onde o zagueiro nem estava fazendo a linha de impedimento conscientemente e acabou se beneficiando sem querer...
Meu querido linha e a base e não uma regra em sii !!!!
Quem e contra essa solução, e a favor desses erros grotescos que vem acontecendo , gol sai 10 minutos depois de os caras traça 10 linha e mesmo assim errar esfriar o jogo
Como eu falo no vídeo, a questão de acerto, erro ou polêmica das linhas não vai acabar, apenas trocar da ponta da chuteira pro calcanhar.
Não creio que a discussão seja em torno dos centímetros e sim em torno da larga vantagem que o defensor tem sobre o atacante. Dar essa vantagem ao atacante tornará o jogo mais atrativo pelo número de gols feitos que será maior. Jogos com 2/3 gols não prende atenção o suficiente da maioria. Seu público é muito qualificado, assistem os jogos de forma muito mais tática do que a maioria, mas é a excessão da excessão. Num cenário em que todas as melhorias citadas no vídeo sejam aplicadas (var semi automático e câmeras melhores) aliadas a essa mudança de regra, creio que o futebol ganhará um dinamismo maior. Precisamos de mais gols por partida. Jogo de 1 a 0 na maioria das vezes não é um bom jogo de se assistir.
Entendo o que quer dizer, mas não acredito nessa consequência direta. Acreditar que teremos mais gols é imaginar o jogo atual com regras diferentes, mas a verdade é que o jogo também mudará. Acredito em menor exposição das linhas defensivas, o risco hoje é alto, quem dirá dando 1m a mais para o atacante.
Acima de tudo, sou contra regras que mudem substancialmente o jogo, que já é excelente. Acredito que deveríamos buscar mudanças para tornar o jogo mais ativo e não mudá-lo. Coibir ceras com um cronômetro que pare quando o jogo parar já é uma ótima ajuda.
Zagueiro não tem que subir pra precionar ngm , se ele faz isso ele assume o risco , mesma forma e goleiro se ele subir e tomar gol a culpa e a vantagem e do atacante por qual motivo ?? Ele não deveria subir né a defesa por isso chama defesa, sobe volante lateral que saiba e aguente subir e voltar e meias
Guardiola, Arteta, Ancelotti, Klopp e companhia discordam de você.
Cara eu sou a favor da mudança. Ela não muda o que está posto e isso foi mostrado no seu vídeo, entretanto ela reduz erros crassos durante o jogo.
Sim eu sei que a orientação é esperar a definição do lance se for ajustado.
Entretanto naqueles jogos que não tem var, a regra ajudará a reduzir erros e facilitar a vida dos auxiliares.
Como eu mostro no vídeo, não ajuda a reduzir erros. A análise do "erro" e da "polêmica" vai sair da ponta da chuteira (que vê se o atacante está na frente) pro calcanhar da chuteira (pra ver se o atacnate não está completamente na frente).
Quando a isso não muda nada.
O que muda é a dinâmica do jogo. Muda substancialmente como o esporte acontece.
Bom video. Eu sou a favor da mudança ou pelo menos que mais testes sejam feitos.
1º Pq acho que com a chegada do VAR é possível analisar o impedimentos mais precisamente e assim corrigir a regra do impedimento, que hoje pune ataques que não tiram vantagem de uma posição ilegal. 2º acho que não vão acabar as polêmicas e o problema da linha como vc falou sempre vai existir, mas acho que existe uma possibilidade de diminuição grande com esses problemas, por isso sou a favor dos testes e se bem sucedidos colocar em pratica.
Taticamente não creio que terá um impacto tão grande. Porém, digamos que tenha e os times tentem recuar mais as linhas, o adversário vai ter a bola e vai atacar, se perder vai pressionar alto, pq a recompensa de roubar a bola perto do gol ainda existirá, quem esta sem a bola poderá partir em contra ataques rápidos, para aproveitar essa mudança a seu favor. A preocupação em deixar a ultima linha mais recuada, pode gerar mais espaço entre as linhas, local onde jogadores criativos tem pouco espaço, imagina Messi com mais espaço entre as linhas. Então não sei se teremos impactos tão negativos, e com certeza alguns impactos positivos, porque qualquer mudança de regra gera impacto dos 2 lados
Concordo que vai impactar muito na formação e contratação de jogadores, atacantes e defensores quanto mais rápido melhor.
Finalizando acho que se os testes forem bem sucedidos em uma diminuição do uso do VAR, diminuição da paralisação durante o uso do VAR e possibilidade de maior acertividade nas decisões. A regra deve ser colocada em prática, pq com essa nova regra em caso de impedimento confirmado o atacante de fato estará tirando vantagem de uma posição ilegal, o que com a regra atual muitas vezes não acontece. O futebol vai se adaptar, como sempre se adaptou desde sua criação
E essa discussão de linha que vc está falando e de debate entre torcidas kkkk quem trabalha com futebol não será assim
Não... imagina... a nossa imprensa é 100% qualificada. Os programas da hora do almoço são sempre técnicos e precisos. Uma referência de cobertura global.
E pra vc analisar não , e prós caras competente ao assunto e não a um RUclipsr kkk
Perdeu tempo demais comentando pra quem não acha a minha opinião relevante ein. Valeuuuu
Qualidade?? Erros grotescos não acontecem mas ?? Se não assiste o mesmo futebol que a maioria kkkkk
Não atrasa e não esfria o jogo ?? De 3 a 7 minutos pra definir 1 lance , se tiver uns 3 impedimentos do jogo e 1 /4 de joga parado irmão !!! E outra muitos lances milímetricos mesmo com var são de interpretação