Enem 2019 | Filosofia: hospitalidade | Questão 54 (branco)
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Na questão 54 de Filosofia do caderno branco de Ciências Humanas é preciso compreender e interpretar o conceito de hospitalidade, definido aqui por Derrida, e conhecer os fatores dos movimentos migratórios da última década e seus desdobramentos.
Caderno Branco | Questão 54
Caderno Rosa | Questão 58
Caderno Azul | Questão 50
Caderno Amarelo | Questão 46
Gostou desse vídeo? Então acesse nosso site e fique ainda mais preparado com nosso curso completo:
bit.ly/2PVUw9c
Inscreva-se no Canal: / aulalivre
Site: aulalivre.net/
Facebook: / aulalivre
Twitter: / aulalivre
Instagram: / aulalivre
EU acho que a a) só pode ser descartada quando se conhece o autor, fora isso o texto não dá a ideia de conhecer as diferenças, e sim evitá-las: "... antes de saber e indagar o que quer que seja...". Ou seja, quando se faz isso não se conhece diferença alguma
Concordo plenamente. É quase improvável chegar nessa lógica através do texto, pq ele dá uma ideia quase que contrária.
Sei que já faz quase um ano desse comentário, mas eu interpretei da seguinte forma: na primeira frase do texto é afirmado que a hospitalidade deve ser “feita sem olhar a quem”. Já na segunda frase, com a introdução utilizando o “mas”, é apresentada uma outra ideia onde ele defende que para verdadeiramente acolhermos aquele imigrante precisamos nos dirigir a ele para que ele se sinta acolhido. O argumento usado pelo autor é de que perguntas como o nome do imigrante costumam ser feitas em inquéritos policiais e controle das fronteiras, e para mudar essa realidade e fazer o imigrante se sentir singular, precisamos verdadeiramente ACOLHER e conhecê-lo(ou RECONHECÊ-LO como diz no próprio texto). Ao fazer isso, não estaremos anulando e ignorando as diferenças, mas sim utilizando delas para mostrar que nos importamos sim com aquela pessoa.
Acho que a forma mais prática de pensar é que se o autor defende que o hospitaleiro deve perguntar o nome do imigrante, ele está valorizando a diferença entre eles, haja vista que o nome é uma grande peça de identidade que distingue um ser humano do outro.
Assim, facilmente descarta-se a alternativa A, mesmo sem conhecer o autor.
@@mariaeugenialovato6157 concordo
Essa exige o conhecimento do que é alteridade. Que é algo que é maior que a empatia (se colocar no lugar do outro).
O texto já começa com "A hospitalidade pura consiste em acolher aquele que chega antes de lhe impor condições" e segue
"Mas ela também supõe que se dirija a ele, de maneira singular, chamando-o portanto e reconhecendo-lhe um nome próprio" Se você se dirige a alguém de maneira singular e reconhecendo um nome próprio, não tem postura de anular diferença, e sim respeitar a diferença (alteridade, ver a singularidade do outro como algo positivo)
Esse cara é muito sábio
que explicação, cara, nossa mt bom nunca mais errei e o bom q ele coloca o significado das palavras e isso q mata no enem a gente nao entender o q a palavra diz. mt bm a explicação.
Excelente explicação, além de comentar o erro das demais alternativas, o que torna a correção mais eficiente!!!
Professor, você é o melhor na correção de filosofia e sociologia, muito obrigada por seu trabalho
Eu bem que tava achando essa questão de "geografia" subjetiva demais
Acho que o grande problema dessa questão é não saber o que significa a palavra "alteridade" na alternativa C, porque o foco desse texto não é a "anulação das diferenças" entre os homens, mas sim a relação homem-homem. Acho que só dessa forma teria como responder corretamente
explicou muito bem, muito bem, cada detalhe e palavras vc explicou, obg
Uma das melhores resoluções que já vi!
que professor sensacional!!
Sobre a letra A: Anulas as diferenças não significa ignorar as diferenças e aceitar o proximo?
Também pensei assim
mas o que autor propõe é justamente aceitar as diferenças e não anular isso. Segundo Derrida são as diferenças que nos permite compreender o mundo.
@@sintxy1477 entendii
Obrigada professor, Deus te abençoe
as explicações desse prof são demaissss
Perfeita explicação, obrigada pela dedicação!
Otima explicação
amei essa playlist de 2019, foi a última q fiz vou usar como revisão em algumas matérias
Resolução perfeita!
Não foi nem uma correção, foi uma aula, muito bom 😊
Explicação impecável.
Ótima explicação!
Obrigada
Não entendi, o texto fala sobre não se importar com as diferença, mas o pensamento é se importar com as diferenças ?
e mais um dia normal comendo meu juízo
@@marcosvitor1308 se você perceber o autor do texto faz uma crítica a hospitalidade do mundo contemporâneo, você pode perceber isso pelo trecho " A hospitalidade pura consiste em acolher aquele que chega antes de lhe impor condições, antes de saber e indagar o que quer que seja, ainda que seja um nome ou um documento de identidade" Ou seja ele diz como a hospitalidade realmente deveria ser e entretanto como ela é em nossa atualidade. Dito isso, a melhor opção que representa a hospitalidade de significado descrito pelo autor é a necessidade de "incorporação da alteridade" . Olha o que significa alteridade: A alteridade é o reconhecimento de que existem pessoas e culturas singulares e subjetivas que pensam, agem e entendem o mundo de suas próprias maneiras. Reconhecer a alteridade é o primeiro passo para a formação de uma sociedade justa, equilibrada, democrática e tolerante, onde todas e todos possam expressar-se, desde que respeitem também a alteridade alheia.
Conclusão: a incorporação da alteridade, ou seja da diferença, do reconhecimento do diferente sem excluí-lo ou marginalizá-lo é o que é necessário para termos a "hospitalidade" proposta pelo autor "uma arte, uma poética". Espero ter ajudado ;)
ameiii a explicação, muito obrigada
mt bommmmmm
Obrigado!!!! Questão mega dificil, na minha opnião
excelente explicaçao,otimo professor!!!!!
Muito obrigado
Não entendi muito bem essa questão... Se devemos não se importa com quem é mas, como tratamos esse indivíduo, a anulação da diferença faria mais sentido já que diante outros indivíduos, ninguém se destacaria pois não tem diferença, nada foi imposto como condição, nem mesmo seu nome como é dito no texto. Alguém pode me ajudar a entender essa gabarito?