🔴 ASSISTA TAMBÉM 👉 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER - MIGUEL NICOLELIS - ruclips.net/user/livepb4b4_MlNwo Não esqueça de curtir e compartilhar o vídeo! Contribua com Opera Mundi através do PIX: apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.).
@@joaodecarvalho7012 charlatão é os caras que tentam te vender cursos, os que te prometem acabar com a bandidagem, com a pobreza. O Nicolelis nunca está tentando te vender nada, nem ganhar teu voto. Só pra vc ficar sabendo
@@herMedeiros-zs1zo O respeita por seus trabalhos em interface cérebro-máquina. Mas as declarações dele sobre os processos mentais e inteligência artificial são bastante questionáveis.
Mais uma vez, obrigada Nicolelis, por você existir ! É ter voltado ao Brasil ! Nós precisamos muito de mentes como a sua, de suas análises e explicações. Como diria o Gregorio Duvivier, não sou das exatas, sou das humanas. Mas, na minha ignorância, entendo TUDO que Nicolelis explica. Fez-se a luz ! Obrigada Breno.
Deixa ver ser entendi: Um Biólogo não precisa saber de Matemática, porque um Biólogo não é Matemático é Biólogo. Assim como um Matemático não precisa saber Biologia porque é um Matemático não um Biólogo, portanto, Biólogo é um Biólogo e Matemático é um Matemático ??!!!
o livro é ótimo. Muita gente discorda do nicolelis em varios pontos no meio da neurociencia. é que segundo o nicolelis ele é o top da neurociencia mundial e o grupo dele é composto pelos tops de todas as áreas
A explicação sobre abstrações coletivas (e unificantes), a partir de 10:45, é exatamente o que o Harari fala. Além disso, A última frase do prof. Nicolelis nesse vídeo CONCORDA com o Harari.
Nossa, fico feliz que não fui o único a perceber isso. O Harari bate exatamente nessa tecla, que é nossa capacidade de nos unir através de "abstrações coletivas" (não sei se é exatamente esse termo que ele usa) que nos deu a possibilidade de construir civilizações tão grandes como temos hoje.
Sapiens não é um livro de todo ruim. Talvez para muitos seja superficial sim, mas ele consegue costurar os temas de um jeito bastante engenhoso, principalmente na primeira metade do livro. Ainda acho que é um livro que abre portas.
Concordo. Acho excelente para quem quer saber um pouco mais sobre a história humana e não vem de uma formação muito complexa na área. Acredito que é um livro que instiga a curiosidade de o leigo que o lê com um olhar crítico e vai buscar outros pontos de vista sobre os temas abordados.
Foi o primeiro livro que li com temas mais complexos. Também fiquei com essa sensação na época, mas eu não tinha repertório cultural para explicar. Na parte do livro que ele diz basicamente que nos dias de hoje a fome e a guerra acabaram e que o mundo caminha pra uma certa "unidade", achei particularmente forçado e raso.
Acredito que temos que considerar uma coisa; o Miguel Nicolelis é um sujeito acima da média, muito instruído e neurocientista, claro que Sapiens pra ele é muito básico, mas pra nós civis comuns e na média, ficamos deslumbrados com a quantidade de informações que tivemos do livro, que já podemos considerar não tão média porque a maioria estão consumindo assuntos banais e nem lêem livros.
"O harari que me perdoe" "O que move a humanidade são os símbolos" Ué mas o harari fala disso, ele dá até um nome é fenomenos intersubjetivos eu achokkkkk essa parte foi viagem do nicolelis
É libertador parar de endeusar intelectuais, eles erram o tempo todo, qualquer pessoa que leu o Harari percebeu esse erro crasso do Nicolelis, pareceu pura birrinha e arrogância, e ainda por cima cai como uma luva nesse canal, já que o Harari é israelense.
A leitura do livro do professor Nicolelis, O verdadeiro criador de tudo, foi um dos livros mais impactantes que já li na vida. Me ajudou a compreender melhor o mundo e os seres humanos após décadas de buscas por sentidos. Valeu, camarada Breno, pela excelente entrevista! Abraços aos dois gênios!
No final do vídeo achei algo MUITO estranho (em 11:05). Miguel Nicolelis vai explicar o que ele quer dizer com "sincronização de cérebros", e começa dizendo "Harari que me perdoe, mas..." e aí prossegue explicando EXATAMENTE a teoria dos mitos do Harari, com a única diferença sendo que ao invés de falar "mitos", ele fala "abstrações". Ou seja, fica parecendo que ele não leu o livro do Harari direito...
Justamente. E fiquei esperando aparecer uma conclusão diferente do Harari, aí ele me vem com a mesma coisa usando palavras diferentes. Aí é desonestidade da parte dele, querer se promover usando as mesmas ideias.
O Sapiens não é um livro acadêmico. É um livro de divulgação, para leigos. É tão simples saber diferenciar isso. Além disso, no final do vídeo há outra crítica. Porém, no Sapiens o autor expressamente cita que o que diferencia o humano e o que o move são as ficções. Então nesse ponto Nicolelis aparentemente faz uma crítica ao mesmo tempo que concorda com o Harari. Sobre IA, não que minha opinião importe, mas penso na mesma linha que o Nicolelis.
Há grandes confusões aqui. Primeiro, que os livros dos Harari são de divulgação científica, i.e., orientados, sobretudo, aos não acadêmicos ou leigos. Segundo, que não se deve misturar as pautas de Saoiens e Homo Deus. Terceiro, que no Sapiens Harari aponta semelhante fenômeno ao da última fala de Nocolelis ao tratar da intersubjetivodade ou "cola mítica". Quarto, a academia tb reprovava as iniciativas e publicações de Sagan (e jao se trata de fazer tábula rasa). Os livros do Harari não são perfeitos, mas tem o grande mérito de fazerem pensar e permitirem o debate, do que, aliás, este vídeo é prova.
Eu também achei isso quando li inicialmente, mas amigo, quando você aprofunda o estudo, você percebe que o livro, além de superficial, é só um propagador de opiniões do Harari disfarçadas de ciência de fácil acesso. Existem brasileiros com canais no RUclips que fazem ciência (tanto na história quanto não) de fácil acesso com um compromisso importante com a verdade.
Muito obrigado pelo esclarecimento sobre Harari. A mídia vende a obra dele como absoluta e nós, leigos que somos, a consumimos. Realmente o conhecimento é libertador. Obrigado e parabéns pelo trabalho e divulgação de vocês.
Quando terminei de ler Sapiens, a primeira coisa que fiz foi pesquisar o que o meio acadêmico havia achado a respeito. Confesso que fiquei mais tranquilo quando percebi que não tinha sido o único a achar o livro bem, bem raso. Bobo, até.
Meu caro eu cheguei a ficar acanhado de emitir minha opinião-li Sapiens e li 21 ideias para o século XXI, até que vi um podcast em que o entrevistado, ao receber o pedido de um livro p indicar ele disse: vou desaconselhar uma obra! para minha surpresa eram os livros do Harari! Fui pra a galera!!!
@@dmpramos670 Você atribui a um entrevistado a autoridade para desaconselhar alguma coisa e não cita quem é a pessoa? Estranho isso... Quem desaconselhou os livros, afinal?
Nossa, você depende da opinião do "meio acadêmico" para formar a sua? Aprenda a pensar por si mesmo, e não precisará temer que sua opinião não coincida com de nenhuma pessoa ou grupo. Daí sim você vai ficar tranquilo...
Agora pede uma opinião sobre o opinador em um círculo vicioso como se uma opinião fosse melhor que outra opinião, opinião cada um tem a sua, o meio acadêmico tem muitas facetas o próprio Harari faz parte de uma, talvez a forma como o Harari escreve seja menos prepotente do que outras , e talvez desperte um pouco das vaidades humanas, as quais cientistas renomados não são imunes.
Acho interessante o livro Sapiens por que ele torna a informação sobre evolução humana e macrohistória bem digerível, apesar dos pesares. É impossível sintetizar o assunto para o publico leigo sem infligir os ritos acadêmicos.
O incômodo desse canal é justamente com a honestidade e sucesso de Yuval, q não se associa à cartilha da extrema-esquerda (antissemitismo, neo-marxismo, “racismo estrutural”, “linguagem neutra”, identitarismo tribalista, apologia ao terrorismo, a teocracias, ao totalitarismo, etc.). O “pecado” de Yuval é falar de biologia e filogenética (o bicho papão da extrema-esquerda, q se auto declara “progressista”) e de fatos históricos (outra assombração para os “progressistas”). O espaço acadêmico ligado às Humanas infelizmente perdeu credibilidade há muito, censurando, perseguindo e destruindo a carreira de pesquisadores independentes. Breno Altman, dono do canal, à direita do vídeo, está sendo investigado pelo MP e PF. Um auto declarado judeu q faz apologia ao Hamas, portanto ao terrorismo com requintes de selvageria, cuja “coragem” ou luta por “libertação” se expressa no massacre, estupro e tortura de civis, mulheres e crianças. Os “debatedores” são dois ressentidos, o da esquerda mal conseguindo disfarçar a inveja com o sucesso do historiador israelense.
Bem interessante! Mas eu diria que Nicolelis pega uma ideia mais superficial do Harari e aprofunda, e nesse sentido não há necessidade dessa hostilidade acadêmica. Querendo ou não, Harari conseguiu uma penetração no meio, algum merito ele tem.
Ciúmes, invejas, etcetera! Mesmo sendo acadêmico o escritor leva a informação acadêmica de forma e linguagens mais simples e assimiláveis, minha opinião!
@@IselinoJardim é o comum. O Harari é um acadêmico popstar, porque fez um livro muito legal que dialoga muito bem com as massas. Eu achei o livro "Sapiens" muito top! Daí, grandes acadêmicos que não tem a mesma penetração pop ficam ressentidos e não conseguem (nem querem) esconder esse ressentimento. Qualquer um que já fez faculdade, sabe como esse não acadêmico é vaidoso.
Miguel Nicoleles ..... Um gênio da atualidade...... Sem precisa colocar uma estante empilhada de livros ...Para dá uma ideia de intelecrualidade .... ou um grande conhecedor das varias linhas do pensamento humano..... Dai vem o Prof . Nicoleles com a maior simplicidade do mundo. .colocar as coisas no seu devido lugar ... é isso 🙄
Sapiens é basicamente uma interpretação do Harari sobre os eventos em larguíssima escala. Óbvio que pessoas vão discordar da opinião acerca dos mesmos fatos. No meio acadêmico, eu sinto falta desse olhar generalista das coisas, cientistas apenas se preocupam em estudar um assunto incrivelmente especifico e vão ficar naquilo o resto da vida
Que alívio achar alguém que também pensa assim. Os caras querem julgar uma coisa pelos parâmetros que ela não pretende ser. Se o objetivo da obra fosse acadêmico estaria na forma de tese, artigo e publicado na Academia.
Mas o Sapiens não se vende como um livro de opiniões né, ele rely no fato de o autor ser um cientista que, supostamente, sabe do que está e usa dados para embasar seus argumentos e não opiniões.
@@DannielKoxville não é artigo acadêmico = cobrança sem sentido. Ninguém lê Primo Rico esperando uma aula de Economia e ninguém deveria ler Sapiens como uma aula de Neurociência (que é a parte que suponho que ele critica) Eu inclusive discordo das supostas incongruências que a maioria cita kkk ficam usando mitos científicos antigos pra basear a opinião ao invés dos novos dados
Nicolelis é curioso e cético, e por isso é uma fonte muito segura e útil para nos sincronizarmos. Sua concepção de sincronização é definida por meio dos processos físicos dos corpos, em particular dos cérebros humanos. Sua teoria sugere uma materialização daquela concepção em um dado número de mecanismos simples, ainda não descritos. Coloca estes mecanismos como motor das relações entre cérebros, e sugere que possam explicar diversos fenômenos da cultura. A teoria é ainda mais notória por produzir uma explicação válida para fenômenos sociais das mais diversas formas de propagação, inclusive a palavra. Ressoa com as discussões matemáticas dos anos 40, como a cibernética de Wiener e as investigações de Shannon sobre a comunicação da informação. Se a descrição de mecanismos proposta por Nicolelis puder ser concretizada aproximadamente, será a maior de todas as armas. No estado atual das coisas, parece que obter maior consciência da verdade pode até só nos aproximar do fim.
Sensacional o questionamento do Breno, a respeito de Pavlov em contraponto ao que dizia o nicolelis sobre disparos... pena que não teve resposta. Saiu pela tangente...
O bom deste livro é a possibilidade de testar o discernimento. Polêmicas trazem debates e debates depuram as informações. Se algumas leituras não trazem credibilidades, que tragam os entretenimentos caóticos das idéias 😉
Comprei, em Portugal, o livro, em formato ebook, "Contra o Sionismo" de Breno Altman: é notável, absolutamente "fora da caixa". Já li, com desagrado, a propaganda do "Sapiens", desse Harari. Manipuladamente assustador. O Yuval N Harari escreveu mais 2 livros que é o mesmo, mudando a posição dos parágrafos. Mas, claro, os mídia upa... upaaa!...
O Nicodelis mencionou haver sido referido e criticado pelo Harari num artigo. E voce leu a propaganda do Sapien na qual parece se embasar para afirmar que os outros 2 livros dele, assim como o primeiro, é manipuladamente assustador. Afinal, o Harari é criticado por que? Li deboches, não fundamentos.
ele alterou o proprio livro " 21 licoes.." onde criticava putin, alerou e criticou Trump para vender na russia a Harari como escritor é um otimo ganhador de dinheiro
A gente quase acreditou que vc leu alguma coisa do Harari, claramente e cegamente enviesado desse jeito, dúvido que vc leia qualquer coisa que não apenas reforce seus dogmas
As pessoas tem que parar de querer olhar pra tudo o que lê dever ser uma verdade absoluta, é melhor sair da caixinha até da opinião dos críticos e começar a enxergar certos livros como uma opinião sobre algo apenas. Harari, está certo em relação a I.A, porém, não se pode olhar pro Yuval de forma linear, mas por outros ângulos e viesses.
Pra quem quer uma alternativa pro Sapiens procurem O Despertar de tudo do David Graeber. Esse sim tem forte embasamento científico e foi escrito por um historiador e um antropólogo que contam como as antigas civilizações se desenvolveram ao longo da história da humanidade. É um livro denso mas muito recompensador.
Pra mim o Nicolelis falou besteira nessa entrevista. O Yuval Harari, autor de Sapiens, é sim um cara q conseguiu escrever um livre extremamente respeitado no meio acadêmico e fez uma afirmação a qual o Nicolelis concordou, só que com uma teoria diferente. Nosso querido Miguel não acredita q a IA possa subverter a mente humana pq temos uma mente analógica e a IA é digital. Todavia, sistemas digitais podem facilmente copiar os analogicos e ultrapassá-los inclusive. A interface cérebro máquina é muitooo interessante e merece todo nosso respeito, mas fazendo um comparativo com a física ela seria a física clássica de Newton. Já a IA seria a física moderna de Einstein, ou seja, algo muito mais próximo da realidade e extremamente poderoso.
Percebam, o que o Nicolelis diz é perfeitamente cientifico. Além dos hinos nacionais, existem também os mitos que sincronizam (e dão valor) uma determinada informação, que sempre gira em torno de um aspecto em comum. Agora percebam: o Yuval Harari é fraquíssimo cientificamente, mas se criou em torno dele um “mito de autoridade”. Sabe porquê isso? Pelo mesmo motivo que deram um prêmio Nobel de literatura (pasmem) para o Bob Dylan. Um conjunto coordenado de ações e com base de financiamento financeiro e ideológico muito forte cria alguns mitos modernos (mitos de autoridade que estão sendo instalados no inconsciente coletivo no lugar da religião, da família tradicional, do conhecimento libertário da filosofia, etc) para emburrecer literalmente a população mundial, já que essa estratégia deixa a todos mais suscetíveis.
Harari é representativo de um processo comum que se repete muito, um bom divulgador científico até certo ponto, fez livros razoáveis do ponto de vista de conhecimento, mas muito palatáveis pros leigos (não pejorativo, eu sou leigo em tudo que não estudei a fundo tbm, problema é q a maioria não admite isso e confia em tudo q um dito expert fala) e entusiastas, viu que deu certo e que um monte de leigo achou ele genial, e capitalizou ainda mais em cima disso, emitindo cada vez mais opiniões sobre coisas as quais ele não conhece tanto qnto aparenta. Mas não é um lixo, fez coisas interessantes, mas é isso, assim como qlqr um, deveria ser lido e ouvido com desconfiança, ceticismo, pensamento crítico e ter suas afirmações checadas antes de aceitar tudo q ele fala, mas ninguém vai fazer isso e ele vai continuar ganhando milhões e fazendo leigos acharem que estão aprendendo coisas avançadíssimas.
Nicolelis parece um charlatão. Essa coisa de que os cérebros se sincronizam com as pessoas olhando vídeos do TikTok parece absurda. Ele também não acredita que as IAs sejam inteligentes, e já falou besteiras sobre o assunto.
Sapiens catou ate conteudo do Milton Santos. No livro Por uma outro globalização do Milton Santos ele falou ha decadas de certos conteudos presentes no sapiens.
Olha, quando li Sapiens foi bastante envolvente, mas ao mesmo tempo os assuntos sobre os quais eu tinha algum conhecimento me denunciavam quantos outros problemas eu não estava vendo no livro, e lembro de pensar que a proposta do livro era genial, mas que ia ser legal se fosse feito por gente séria. Me lembro de ficar impactado por aquele "timelaps" da humanidade e de ficar apavorado com a quantidade de informações erroneas eu provavelmente havia ingerido. Não me esqueço do capitulo sobre dinheiro, e da maneira como ele simplesmente fez parecer em UM PARÁGRAFO que USSR tinha fracassado porque o sistema não dava incentivo para o trabalho e empreendedorismo. Kkkkkkkkk é bizarro demais. Mas ressalto ainda hoje acho que existem teses interessantes ali (inclusive bastante próximas do que o Nicolelis falou na conclusão) e que seria genial ver um livro que tentasse fazer esse resumo da história humana feito por pessoas qualificadas para tal.
Bom, sem querer ser advogado do Harari, até porque ele não precisa disso, mas ele deixa bem claro e óbvio que é uma "breve história da humanidade". Se alguém se inclinou a ler aquilo com o intuito de obter a máxima visão de 10-20 mil anos de civilização, pegou o bonde errado e é melhor parar no próximo ponto. Você percebe nitidamente, nas próprias palavras do Harari, que não é um tratado de história, mas de uma série de tópicos um pouco mais bem discutidos (ou menos, dependendo do ponto de vista). É visão superficial mesmo e ele não nos enganou a respeito. Ou alguém se sentiu enganado?
@@fofitogames Qualquer pessoa que é contra o socialismo ou pautas de esquerda ganha descrédito por mas que seja bom/profissional.
10 месяцев назад
@@fofitogames pq ele não tem uma metodologia científica....
10 месяцев назад+1
@@TheAlexandreAguiar primeiro que é um período muito maior do que esse que o livro abarca....a questão é a quantidade de informações imprecisas e muitas vezes incorretas que existem ali, a falta de bibliografía durante o texto e por consequência falta de rigor metodológico. Muito do que ele afirma como fato é simplesmente opinião.....
Eu não entendi... Eles reclamam do que o Harari falou sobre inteligência artificial e, depois, ficam dando exemplo do tiktok, sobre algo que, não necessariamente, tem a ver com inteligência artificial.
As ondas geradas pelos impulsos elétricos cerebrais distribuem-se ao redor do indivíduo gerador e ressoam com os cérebros a seu redor. E assim sucessivamente de um indivíduo para outro. Esta indução repercute o mesmo pensamento, pois a constituição do cérebro humano se repete.
Eu acho que os cientistas e acadêmicos tem razão de criticar, mas a maioria da população não entende e até acha cansativo o discurso deles. Eu li Sapiens e gostei. Não sou cientista, apesar de ter uma filha cientista que me abre os olhos em muitas situações, sapiens é um livro que fala com a população em geral e isso é bom.
O livro do Harari é bom, o fato de não se aprofundar é proposital, acredito que a intenção do autor era dar um panorama histórico. O subtítulo é "uma breve história da humanidade", é sintético, não é uma tese de doutorado. É muito gostoso de ler, o autor escreve bem e não se limita a falar de história, aborda filosofia, ciência, arte etc. Não sou um tolo, disto tenho certeza e gostei do livro e recomendo a leitura. Não sou dono da verdade, mas acho que o professor falou isto por estar magoado com algo que ocorreu no tal debate com Harari.
Odeio vc pq ficam em dando esperança, kkkkkk brincadeiras a parte, o mundo precisa de pessoas como vcs, que são esclarecidos. Fico triste por ter seguindo a carreira acadêmica e hj em dia vc q nada q fiz parece ter valor, onde ser um ambientalista dr. especialista em orquídeas nativas da mata atlântica só serve para limpar a bunda? Infelizmente escolhi uma área que foi extinta a a partir de 2019, espero q a de vcs ainda possam existir, pq parece a única luz no fim do túnel, obrigado pela aula.
O livro do Harari é basicamente "coletor-caçador era de ouro da humanidade... agricultura nos deixou preguiçosos... problemas sociais são invenções humanas" 😮 nossa, que gênio
bah olha você resumiu o meu sentimento em relação a esse livro: parabéns, foi exatamente isso que percebi, essa coisa rasa em relação aos sentimentos e sensações humanas, como se o ser humano fosse essa coisa POUCA E MAL FADADA. Excelente a tua análise. Tanta gente elogiando o livro me fez querer comprar e ler. Comprei, li e acabei com essa mesma sensação: "nossa, que gênio..." 😩
Quando o Josten Gaarden lançou O mundo de Sofia também foi "rejeitado" pela academia, mas a intenção dele não era a de escrever um tratado filosófico e sim apresentar a filosofia para o público não acadêmico. Cada um no seu quadrado.
Bem, não custa afirmar que a inteligência humana é nada mais do que um artifício (artificial) para a sobrevivência. Do mesmo modo que uma IA precisa de um banco de dados para gerar possíveis respostas, a nossa inteligência também depende da experiência (banco de dados) para resolver problemas.
Nunca tive vontade de ler o livro, pois já via com desconfiança o que poderia vir a ser o livro depois que um filósofo me alertou a respeito do livro: mais um daqueles livros medíocres que só quer conquistar um público medíocre que tem preguiça em ler os clássicos.
🔴 ASSISTA TAMBÉM
👉 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER - MIGUEL NICOLELIS - ruclips.net/user/livepb4b4_MlNwo
Não esqueça de curtir e compartilhar o vídeo! Contribua com Opera Mundi através do PIX: apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.).
Orgulho de Nicolelis ser do Brasil.
Parece um charlatão.
@@joaodecarvalho7012 charlatão é os caras que tentam te vender cursos, os que te prometem acabar com a bandidagem, com a pobreza. O Nicolelis nunca está tentando te vender nada, nem ganhar teu voto. Só pra vc ficar sabendo
@@joaodecarvalho7012 um charlatão e um racista do amor.
@@joaodecarvalho7012a comunidade científica o respeita bastante.
@@herMedeiros-zs1zo O respeita por seus trabalhos em interface cérebro-máquina. Mas as declarações dele sobre os processos mentais e inteligência artificial são bastante questionáveis.
Nicolelis é um Craque ! Camisa 9 da Seleção Mundial de Cientistas !
Mais uma vez, obrigada Nicolelis, por você existir ! É ter voltado ao Brasil ! Nós precisamos muito de mentes como a sua, de suas análises e explicações. Como diria o Gregorio Duvivier, não sou das exatas, sou das humanas. Mas, na minha ignorância, entendo TUDO que Nicolelis explica. Fez-se a luz ! Obrigada Breno.
A academia erra ao se manter essa distância com a sociedade, é muita arrogância.
Em parte sim - mas esse distanciamento é comum - um matemático ñ precisa ter o mesmo nível conhecimento do q um biólogo sobre a sua respectiva matéria
Deixa ver ser entendi: Um Biólogo não precisa saber de Matemática, porque um Biólogo não é Matemático é Biólogo. Assim como um Matemático não precisa saber Biologia porque é um Matemático não um Biólogo, portanto, Biólogo é um Biólogo e Matemático é um Matemático ??!!!
Na verdade é uma falsa arrogância. Eles tem apenas "canudos", mas são iguais a todos, só se enganam por se acharem melhores.
Eu gostei do livro, principalmente pq eu não tive acesso a educação adequada, ajudou de certa forma kkkk
o livro é ótimo. Muita gente discorda do nicolelis em varios pontos no meio da neurociencia. é que segundo o nicolelis ele é o top da neurociencia mundial e o grupo dele é composto pelos tops de todas as áreas
A explicação sobre abstrações coletivas (e unificantes), a partir de 10:45, é exatamente o que o Harari fala. Além disso, A última frase do prof. Nicolelis nesse vídeo CONCORDA com o Harari.
Nossa, fico feliz que não fui o único a perceber isso. O Harari bate exatamente nessa tecla, que é nossa capacidade de nos unir através de "abstrações coletivas" (não sei se é exatamente esse termo que ele usa) que nos deu a possibilidade de construir civilizações tão grandes como temos hoje.
Engraçado, mas por que ele discorda do cara então?
Por vaidade acadêmica. A lógica do 'eu sou mais fodástico' (registro que sou admirador de Nicolelis). @@pedro_pe1
Pois é. Estranhei isso também. O Harari usa o termo “ordens imaginadas”
Espetáculo o pensamento de Miguel Nicolelis. Obrigada.
Sapiens não é um livro de todo ruim. Talvez para muitos seja superficial sim, mas ele consegue costurar os temas de um jeito bastante engenhoso, principalmente na primeira metade do livro.
Ainda acho que é um livro que abre portas.
Concordo. Acho excelente para quem quer saber um pouco mais sobre a história humana e não vem de uma formação muito complexa na área. Acredito que é um livro que instiga a curiosidade de o leigo que o lê com um olhar crítico e vai buscar outros pontos de vista sobre os temas abordados.
Sim, esclarece bastante
Foi o primeiro livro que li com temas mais complexos. Também fiquei com essa sensação na época, mas eu não tinha repertório cultural para explicar. Na parte do livro que ele diz basicamente que nos dias de hoje a fome e a guerra acabaram e que o mundo caminha pra uma certa "unidade", achei particularmente forçado e raso.
@@ThePoweneD concordo, ele estica demais a corda quando quer vender uma ideia.
Acredito que temos que considerar uma coisa; o Miguel Nicolelis é um sujeito acima da média, muito instruído e neurocientista, claro que Sapiens pra ele é muito básico, mas pra nós civis comuns e na média, ficamos deslumbrados com a quantidade de informações que tivemos do livro, que já podemos considerar não tão média porque a maioria estão consumindo assuntos banais e nem lêem livros.
O "legal" é que Hahari é ridicularizado no início do vídeo e, em seguida, Nicolelis (que eu sou fã, diga-se), argumenta igualzinho como tá no livro.
Exatamente! Sobre a questão das pessoas se unirem em torno do símbolo. Não entendi mais nada.
"O harari que me perdoe"
"O que move a humanidade são os símbolos"
Ué mas o harari fala disso, ele dá até um nome é fenomenos intersubjetivos eu achokkkkk essa parte foi viagem do nicolelis
É libertador parar de endeusar intelectuais, eles erram o tempo todo, qualquer pessoa que leu o Harari percebeu esse erro crasso do Nicolelis, pareceu pura birrinha e arrogância, e ainda por cima cai como uma luva nesse canal, já que o Harari é israelense.
A leitura do livro do professor Nicolelis, O verdadeiro criador de tudo, foi um dos livros mais impactantes que já li na vida. Me ajudou a compreender melhor o mundo e os seres humanos após décadas de buscas por sentidos. Valeu, camarada Breno, pela excelente entrevista! Abraços aos dois gênios!
Sapiens é um livro incrível, o Nicolelis, tb 👏
No final do vídeo achei algo MUITO estranho (em 11:05).
Miguel Nicolelis vai explicar o que ele quer dizer com "sincronização de cérebros", e começa dizendo "Harari que me perdoe, mas..." e aí prossegue explicando EXATAMENTE a teoria dos mitos do Harari, com a única diferença sendo que ao invés de falar "mitos", ele fala "abstrações".
Ou seja, fica parecendo que ele não leu o livro do Harari direito...
Justamente. E fiquei esperando aparecer uma conclusão diferente do Harari, aí ele me vem com a mesma coisa usando palavras diferentes. Aí é desonestidade da parte dele, querer se promover usando as mesmas ideias.
Cara... pensei que só eu havia me incomodado com isso. Obrigado por expressar essa percepção aqui.
Vim aqui procurar exatamente esse comentário. Não entendi nada! Harari fala "A". Nicolelis: 'Harari que me perdoe, mas a verdade é que "A"'.
Pensei a mesma coisa
O Sapiens não é um livro acadêmico. É um livro de divulgação, para leigos. É tão simples saber diferenciar isso.
Além disso, no final do vídeo há outra crítica. Porém, no Sapiens o autor expressamente cita que o que diferencia o humano e o que o move são as ficções. Então nesse ponto Nicolelis aparentemente faz uma crítica ao mesmo tempo que concorda com o Harari.
Sobre IA, não que minha opinião importe, mas penso na mesma linha que o Nicolelis.
Doutor Nicolelis, viva o Senhor, já li alguns livros do Senhor e gosto de ouvi-lo sempre. Vida longo ao Senhor.
Há grandes confusões aqui.
Primeiro, que os livros dos Harari são de divulgação científica, i.e., orientados, sobretudo, aos não acadêmicos ou leigos. Segundo, que não se deve misturar as pautas de Saoiens e Homo Deus. Terceiro, que no Sapiens Harari aponta semelhante fenômeno ao da última fala de Nocolelis ao tratar da intersubjetivodade ou "cola mítica". Quarto, a academia tb reprovava as iniciativas e publicações de Sagan (e jao se trata de fazer tábula rasa).
Os livros do Harari não são perfeitos, mas tem o grande mérito de fazerem pensar e permitirem o debate, do que, aliás, este vídeo é prova.
Uma das melhores entrevistas do OM de 2023. ❤❤
sapiens é fantastico, ele n precisa ser o fim, tando que foi um meio para que hj possa ter assistido o professor por 4h em podcasts
Eu também achei isso quando li inicialmente, mas amigo, quando você aprofunda o estudo, você percebe que o livro, além de superficial, é só um propagador de opiniões do Harari disfarçadas de ciência de fácil acesso. Existem brasileiros com canais no RUclips que fazem ciência (tanto na história quanto não) de fácil acesso com um compromisso importante com a verdade.
Muito obrigado pelo esclarecimento sobre Harari.
A mídia vende a obra dele como absoluta e nós, leigos que somos, a consumimos.
Realmente o conhecimento é libertador.
Obrigado e parabéns pelo trabalho e divulgação de vocês.
Quando terminei de ler Sapiens, a primeira coisa que fiz foi pesquisar o que o meio acadêmico havia achado a respeito. Confesso que fiquei mais tranquilo quando percebi que não tinha sido o único a achar o livro bem, bem raso. Bobo, até.
Meu caro eu cheguei a ficar acanhado de emitir minha opinião-li Sapiens e li 21 ideias para o século XXI, até que vi um podcast em que o entrevistado, ao receber o pedido de um livro p indicar ele disse: vou desaconselhar uma obra! para minha surpresa eram os livros do Harari! Fui pra a galera!!!
@@dmpramos670 Você atribui a um entrevistado a autoridade para desaconselhar alguma coisa e não cita quem é a pessoa? Estranho isso... Quem desaconselhou os livros, afinal?
Nossa, você depende da opinião do "meio acadêmico" para formar a sua? Aprenda a pensar por si mesmo, e não precisará temer que sua opinião não coincida com de nenhuma pessoa ou grupo. Daí sim você vai ficar tranquilo...
Agora pede uma opinião sobre o opinador em um círculo vicioso como se uma opinião fosse melhor que outra opinião, opinião cada um tem a sua, o meio acadêmico tem muitas facetas o próprio Harari faz parte de uma, talvez a forma como o Harari escreve seja menos prepotente do que outras , e talvez desperte um pouco das vaidades humanas, as quais cientistas renomados não são imunes.
@@mariaalicedaniapedroza3667 aqui uma descurtida fantasmagórica, porque não aparece 😂😂😂😂
Nicolelis desacredita o Harari, mas ele fala EXATAMENTE a MESMA COISA que o Harari
A fala final dele é exatamente o que o Harari como em Sapiens, ele ainda diz "desculpe o Harari, mas..." E praticamente faz uma paráfrase do Harari 🤷
Só fala mais do mesmo
Só fala mais do mesmo
Só fala mais do mesmo
Muita interrupção do entrevistador. Aguardo um artigo do Nicolelis sobre o tema Yuval Harari.
Excelente.. e objetivo, sem encher linguiça.. parabéns!!
Acho interessante o livro Sapiens por que ele torna a informação sobre evolução humana e macrohistória bem digerível, apesar dos pesares. É impossível sintetizar o assunto para o publico leigo sem infligir os ritos acadêmicos.
O Nicolelis escreve livros, mas ninguém lê justamente por ser pomposo demais
Mentira. É totalmente possível escrever sobre ciência de maneira acessível. Harari escreve muito bem, mas é desonesto.
@@andrechapetta Concordo que ele foi desonesto em alguns pontos. E em outros trechos ele foi muito eurocêntrico também.
O incômodo desse canal é justamente com a honestidade e sucesso de Yuval, q não se associa à cartilha da extrema-esquerda (antissemitismo, neo-marxismo, “racismo estrutural”, “linguagem neutra”, identitarismo tribalista, apologia ao terrorismo, a teocracias, ao totalitarismo, etc.). O “pecado” de Yuval é falar de biologia e filogenética (o bicho papão da extrema-esquerda, q se auto declara “progressista”) e de fatos históricos (outra assombração para os “progressistas”). O espaço acadêmico ligado às Humanas infelizmente perdeu credibilidade há muito, censurando, perseguindo e destruindo a carreira de pesquisadores independentes. Breno Altman, dono do canal, à direita do vídeo, está sendo investigado pelo MP e PF. Um auto declarado judeu q faz apologia ao Hamas, portanto ao terrorismo com requintes de selvageria, cuja “coragem” ou luta por “libertação” se expressa no massacre, estupro e tortura de civis, mulheres e crianças. Os “debatedores” são dois ressentidos, o da esquerda mal conseguindo disfarçar a inveja com o sucesso do historiador israelense.
@@paoloernesto2591 Não leu nada do Yuval msm. Yuval é bem esquerdinha, vegano, ateu, contra a pecuária etc.
Bem interessante! Mas eu diria que Nicolelis pega uma ideia mais superficial do Harari e aprofunda, e nesse sentido não há necessidade dessa hostilidade acadêmica. Querendo ou não, Harari conseguiu uma penetração no meio, algum merito ele tem.
Concordo demais 👏
Ciúmes, invejas, etcetera! Mesmo sendo acadêmico o escritor leva a informação acadêmica de forma e linguagens mais simples e assimiláveis, minha opinião!
O único mérito de Harari é vender milhões de cópias de seus livros ruins.
@@IselinoJardim é o comum. O Harari é um acadêmico popstar, porque fez um livro muito legal que dialoga muito bem com as massas. Eu achei o livro "Sapiens" muito top!
Daí, grandes acadêmicos que não tem a mesma penetração pop ficam ressentidos e não conseguem (nem querem) esconder esse ressentimento.
Qualquer um que já fez faculdade, sabe como esse não acadêmico é vaidoso.
@@noliveira1502
Concordo com você. Na verdade eu gostei muito do livro.
Miguel Nicoleles ..... Um gênio da atualidade...... Sem precisa colocar uma estante empilhada de livros ...Para dá uma ideia de intelecrualidade .... ou um grande conhecedor das varias linhas do pensamento humano..... Dai vem o Prof . Nicoleles com a maior simplicidade do mundo.
.colocar as coisas no seu devido lugar
... é isso
🙄
Pois é…
Cara… Será que algum dia essa polarização barata vai parar?
Entendo a critica dele, mas Sapiens é um livro que deveria ser lido por todos, traz ótimas informações e uma perspectiva bem interessante.
Livro raso e deve ser criticado.
É um livro panfleto do liberalismo.
Sapiens é basicamente uma interpretação do Harari sobre os eventos em larguíssima escala. Óbvio que pessoas vão discordar da opinião acerca dos mesmos fatos.
No meio acadêmico, eu sinto falta desse olhar generalista das coisas, cientistas apenas se preocupam em estudar um assunto incrivelmente especifico e vão ficar naquilo o resto da vida
Concordo, esse pra mim é o mérito nº 1 da obra.
Que alívio achar alguém que também pensa assim. Os caras querem julgar uma coisa pelos parâmetros que ela não pretende ser. Se o objetivo da obra fosse acadêmico estaria na forma de tese, artigo e publicado na Academia.
Mas o Sapiens não se vende como um livro de opiniões né, ele rely no fato de o autor ser um cientista que, supostamente, sabe do que está e usa dados para embasar seus argumentos e não opiniões.
@@DannielKoxville não é artigo acadêmico = cobrança sem sentido. Ninguém lê Primo Rico esperando uma aula de Economia e ninguém deveria ler Sapiens como uma aula de Neurociência (que é a parte que suponho que ele critica)
Eu inclusive discordo das supostas incongruências que a maioria cita kkk ficam usando mitos científicos antigos pra basear a opinião ao invés dos novos dados
Já leu o despertar de tudo?
Fantástica entrevista. Como faz bem uma entrevista assim.
Gostei da postura desse Senhor, brilhante e coerente o seu posicionamento.
Ouvir Nicolelis vicia também! Que maravilha!
Fico feliz em saber que o mestre Nicolelis não gosta desse livro.
Nicolelis é curioso e cético, e por isso é uma fonte muito segura e útil para nos sincronizarmos. Sua concepção de sincronização é definida por meio dos processos físicos dos corpos, em particular dos cérebros humanos. Sua teoria sugere uma materialização daquela concepção em um dado número de mecanismos simples, ainda não descritos. Coloca estes mecanismos como motor das relações entre cérebros, e sugere que possam explicar diversos fenômenos da cultura. A teoria é ainda mais notória por produzir uma explicação válida para fenômenos sociais das mais diversas formas de propagação, inclusive a palavra. Ressoa com as discussões matemáticas dos anos 40, como a cibernética de Wiener e as investigações de Shannon sobre a comunicação da informação. Se a descrição de mecanismos proposta por Nicolelis puder ser concretizada aproximadamente, será a maior de todas as armas. No estado atual das coisas, parece que obter maior consciência da verdade pode até só nos aproximar do fim.
Viva Professor Nicolelis 👏👏👏👏👏👏
Excelente debate. Não se pode "engolir" tudo o que ofertado em termos produção de conhecimento.
Sensacional o questionamento do Breno, a respeito de Pavlov em contraponto ao que dizia o nicolelis sobre disparos... pena que não teve resposta. Saiu pela tangente...
O bom deste livro é a possibilidade de testar o discernimento. Polêmicas trazem debates e debates depuram as informações.
Se algumas leituras não trazem credibilidades, que tragam os entretenimentos caóticos das idéias 😉
Obrigada Prof Nicolelis e Breno pela entrevista❤
Agradecemos a audiência. Você viu completa? Link: ruclips.net/user/livepb4b4_MlNwo
Muito bom ouvir Nicolelis ! Gratidão !
Nicolelis é motivo de orgulho para nós brasileiros
Cérebros sincronizados... "Paremo" por ali.
Comprei, em Portugal, o livro, em formato ebook, "Contra o Sionismo" de Breno Altman: é notável, absolutamente "fora da caixa".
Já li, com desagrado, a propaganda do "Sapiens", desse Harari. Manipuladamente assustador. O Yuval N Harari escreveu mais 2 livros que é o mesmo, mudando a posição dos parágrafos. Mas, claro, os mídia upa... upaaa!...
O Nicodelis mencionou haver sido referido e criticado pelo Harari num artigo. E voce leu a propaganda do Sapien na qual parece se embasar para afirmar que os outros 2 livros dele, assim como o primeiro, é manipuladamente assustador. Afinal, o Harari é criticado por que? Li deboches, não fundamentos.
ele alterou o proprio livro " 21 licoes.." onde criticava putin, alerou e criticou Trump para vender na russia a Harari como escritor é um otimo ganhador de dinheiro
Harari é o Guru o Mark Zuckerberg e do Peter Thiel.
@@raquelmendes4400 um pouco triste a crítica sem substância, né?
A gente quase acreditou que vc leu alguma coisa do Harari, claramente e cegamente enviesado desse jeito, dúvido que vc leia qualquer coisa que não apenas reforce seus dogmas
5:59 "Os grupos sociais se formam por que os cérebros sincronizam" BRILHANTE
O Harari fala exatamente isso no livro dele.
As pessoas tem que parar de querer olhar pra tudo o que lê dever ser uma verdade absoluta, é melhor sair da caixinha até da opinião dos críticos e começar a enxergar certos livros como uma opinião sobre algo apenas. Harari, está certo em relação a I.A, porém, não se pode olhar pro Yuval de forma linear, mas por outros ângulos e viesses.
Qto aprendizado. Obrigada
O sucesso de Yuval é sinal de uma humanidade rasa e superficial.
Concordo!!! Queria ler a trilogia, li dois e desisti!
Grande Nicolelis máximo respeito 1:40
Pra quem quer uma alternativa pro Sapiens procurem O Despertar de tudo do David Graeber. Esse sim tem forte embasamento científico e foi escrito por um historiador e um antropólogo que contam como as antigas civilizações se desenvolveram ao longo da história da humanidade. É um livro denso mas muito recompensador.
É que a academia fala uma língua que nós aqui de baixo não entendemos... sapiens rompe um pouco essa barreira
Muito bom Nicolelis
Sobre a questao da AI . Suponho que o que vai distinguir a superação ao mecanismo AI é a intuiçao e sabedoria humana.
Pra mim o Nicolelis falou besteira nessa entrevista. O Yuval Harari, autor de Sapiens, é sim um cara q conseguiu escrever um livre extremamente respeitado no meio acadêmico e fez uma afirmação a qual o Nicolelis concordou, só que com uma teoria diferente. Nosso querido Miguel não acredita q a IA possa subverter a mente humana pq temos uma mente analógica e a IA é digital. Todavia, sistemas digitais podem facilmente copiar os analogicos e ultrapassá-los inclusive. A interface cérebro máquina é muitooo interessante e merece todo nosso respeito, mas fazendo um comparativo com a física ela seria a física clássica de Newton. Já a IA seria a física moderna de Einstein, ou seja, algo muito mais próximo da realidade e extremamente poderoso.
Bom demais essa entrevista
Esclarecedor. Excelente.
Só inveja do professor Harari. Ja li todos são ótimos.
Poxa! Muito obrigado pelo vídeo!
Sobre o hedonismo na catástrofe um bom exemplo é A mascara da morte vermelha de Edgar Allan Poe
Percebam, o que o Nicolelis diz é perfeitamente cientifico.
Além dos hinos nacionais, existem também os mitos que sincronizam (e dão valor) uma determinada informação, que sempre gira em torno de um aspecto em comum.
Agora percebam: o Yuval Harari é fraquíssimo cientificamente, mas se criou em torno dele um “mito de autoridade”. Sabe porquê isso?
Pelo mesmo motivo que deram um prêmio Nobel de literatura (pasmem) para o Bob Dylan.
Um conjunto coordenado de ações e com base de financiamento financeiro e ideológico muito forte cria alguns mitos modernos (mitos de autoridade que estão sendo instalados no inconsciente coletivo no lugar da religião, da família tradicional, do conhecimento libertário da filosofia, etc) para emburrecer literalmente a população mundial, já que essa estratégia deixa a todos mais suscetíveis.
Faltando minutos para 20240 em Portugal, e eu descubro esta grande entrevista.
No final ele acabou dando razão ao Harari.
Babylon Berlin, citada por Breno, é uma série estupenda!
Essa série é sensacional. Pra mim, a melhor dos últimos 10 ou 15 anos.
Grato pela dica
Harari é representativo de um processo comum que se repete muito, um bom divulgador científico até certo ponto, fez livros razoáveis do ponto de vista de conhecimento, mas muito palatáveis pros leigos (não pejorativo, eu sou leigo em tudo que não estudei a fundo tbm, problema é q a maioria não admite isso e confia em tudo q um dito expert fala) e entusiastas, viu que deu certo e que um monte de leigo achou ele genial, e capitalizou ainda mais em cima disso, emitindo cada vez mais opiniões sobre coisas as quais ele não conhece tanto qnto aparenta. Mas não é um lixo, fez coisas interessantes, mas é isso, assim como qlqr um, deveria ser lido e ouvido com desconfiança, ceticismo, pensamento crítico e ter suas afirmações checadas antes de aceitar tudo q ele fala, mas ninguém vai fazer isso e ele vai continuar ganhando milhões e fazendo leigos acharem que estão aprendendo coisas avançadíssimas.
Nicolelis parece um charlatão. Essa coisa de que os cérebros se sincronizam com as pessoas olhando vídeos do TikTok parece absurda. Ele também não acredita que as IAs sejam inteligentes, e já falou besteiras sobre o assunto.
🎉parabéns
MIGUEL EH FODA. GRANDE CIENTISTA.
Sapiens catou ate conteudo do Milton Santos. No livro Por uma outro globalização do Milton Santos ele falou ha decadas de certos conteudos presentes no sapiens.
Harari um sionista.
Olha, quando li Sapiens foi bastante envolvente, mas ao mesmo tempo os assuntos sobre os quais eu tinha algum conhecimento me denunciavam quantos outros problemas eu não estava vendo no livro, e lembro de pensar que a proposta do livro era genial, mas que ia ser legal se fosse feito por gente séria. Me lembro de ficar impactado por aquele "timelaps" da humanidade e de ficar apavorado com a quantidade de informações erroneas eu provavelmente havia ingerido. Não me esqueço do capitulo sobre dinheiro, e da maneira como ele simplesmente fez parecer em UM PARÁGRAFO que USSR tinha fracassado porque o sistema não dava incentivo para o trabalho e empreendedorismo. Kkkkkkkkk é bizarro demais. Mas ressalto ainda hoje acho que existem teses interessantes ali (inclusive bastante próximas do que o Nicolelis falou na conclusão) e que seria genial ver um livro que tentasse fazer esse resumo da história humana feito por pessoas qualificadas para tal.
Ué, yuval é historiador crlho, então quer dizer que a visão de outro historiador é melhor pq é outro historiador kkkk
Bom, sem querer ser advogado do Harari, até porque ele não precisa disso, mas ele deixa bem claro e óbvio que é uma "breve história da humanidade". Se alguém se inclinou a ler aquilo com o intuito de obter a máxima visão de 10-20 mil anos de civilização, pegou o bonde errado e é melhor parar no próximo ponto. Você percebe nitidamente, nas próprias palavras do Harari, que não é um tratado de história, mas de uma série de tópicos um pouco mais bem discutidos (ou menos, dependendo do ponto de vista). É visão superficial mesmo e ele não nos enganou a respeito. Ou alguém se sentiu enganado?
@@fofitogames Qualquer pessoa que é contra o socialismo ou pautas de esquerda ganha descrédito por mas que seja bom/profissional.
@@fofitogames pq ele não tem uma metodologia científica....
@@TheAlexandreAguiar primeiro que é um período muito maior do que esse que o livro abarca....a questão é a quantidade de informações imprecisas e muitas vezes incorretas que existem ali, a falta de bibliografía durante o texto e por consequência falta de rigor metodológico. Muito do que ele afirma como fato é simplesmente opinião.....
Cérebros se sincronizam. Eu não entendi ou a teoria de Miguel Nicolelis é sobre Campos mórficos??
IMPRESSIONANTE...
A última fala desse vídeo é GENIAL
11:08 o Grande motor da civilização humana são as abstrações criadas pela mente humana...
Mas vcs são mto bons!
Eu não entendi... Eles reclamam do que o Harari falou sobre inteligência artificial e, depois, ficam dando exemplo do tiktok, sobre algo que, não necessariamente, tem a ver com inteligência artificial.
As ondas geradas pelos impulsos elétricos cerebrais distribuem-se ao redor do indivíduo gerador e ressoam com os cérebros a seu redor. E assim sucessivamente de um indivíduo para outro. Esta indução repercute o mesmo pensamento, pois a constituição do cérebro humano se repete.
Salve Miguel Nicolelis!!!!
Abordagem bem esclarecedora.
espetacular... 10:28
Muito bom, obrigado.
Sensacional Nicoleles
Eu acho que os cientistas e acadêmicos tem razão de criticar, mas a maioria da população não entende e até acha cansativo o discurso deles. Eu li Sapiens e gostei. Não sou cientista, apesar de ter uma filha cientista que me abre os olhos em muitas situações, sapiens é um livro que fala com a população em geral e isso é bom.
Podemos dizer que isso acontece nos cultos religiosos?
O livro do Harari é bom, o fato de não se aprofundar é proposital, acredito que a intenção do autor era dar um panorama histórico. O subtítulo é "uma breve história da humanidade", é sintético, não é uma tese de doutorado. É muito gostoso de ler, o autor escreve bem e não se limita a falar de história, aborda filosofia, ciência, arte etc. Não sou um tolo, disto tenho certeza e gostei do livro e recomendo a leitura. Não sou dono da verdade, mas acho que o professor falou isto por estar magoado com algo que ocorreu no tal debate com Harari.
3:47 O Ultimo momento o a Negação do ultimo momento??
Mestre Nicolelis orgulho do Brasil
Miguel, boa noite !
Seria bacana ouvir o Nicolelis falar sobre o gene egoísta e semiótica dentro desta perspectiva das IAs.
Odeio vc pq ficam em dando esperança, kkkkkk brincadeiras a parte, o mundo precisa de pessoas como vcs, que são esclarecidos. Fico triste por ter seguindo a carreira acadêmica e hj em dia vc q nada q fiz parece ter valor, onde ser um ambientalista dr. especialista em orquídeas nativas da mata atlântica só serve para limpar a bunda? Infelizmente escolhi uma área que foi extinta a a partir de 2019, espero q a de vcs ainda possam existir, pq parece a única luz no fim do túnel, obrigado pela aula.
O que o Nicolelis falou, é exatamente o que Harari, fala nos seus livros, acerca das abstracções... será que leram mesmo os livros do Harari?
Sempre duvide de alguém que critica a obra alheia ofendendo-a
vir uns corte do harari no fórum econômico, daqui dava pra saber um pouco sobre o posicionamento do homem kkk mas gostei do livro saoiens
Bom dia
Poderia indicar o estudo sobre o linchamento?
Att
Harari é excepcionalmente brilhante. Li o livro 2x e vou para 3°. Ficam querendo lacrar as custas de um genio
O livro do Harari é basicamente "coletor-caçador era de ouro da humanidade... agricultura nos deixou preguiçosos... problemas sociais são invenções humanas" 😮 nossa, que gênio
bah olha você resumiu o meu sentimento em relação a esse livro: parabéns, foi exatamente isso que percebi, essa coisa rasa em relação aos sentimentos e sensações humanas, como se o ser humano fosse essa coisa POUCA E MAL FADADA.
Excelente a tua análise. Tanta gente elogiando o livro me fez querer comprar e ler.
Comprei, li e acabei com essa mesma sensação: "nossa, que gênio..." 😩
Lendo o livro de Ana Arent: julgamento de Eichman em Jerusalém sobre a banalidade do mal, correlacionei com esse vídeo; Alemanha ovacionado Hitler
Quando o Josten Gaarden lançou O mundo de Sofia também foi "rejeitado" pela academia, mas a intenção dele não era a de escrever um tratado filosófico e sim apresentar a filosofia para o público não acadêmico.
Cada um no seu quadrado.
Bem, não custa afirmar que a inteligência humana é nada mais do que um artifício (artificial) para a sobrevivência. Do mesmo modo que uma IA precisa de um banco de dados para gerar possíveis respostas, a nossa inteligência também depende da experiência (banco de dados) para resolver problemas.
Valeu!
Nunca tive vontade de ler o livro, pois já via com desconfiança o que poderia vir a ser o livro depois que um filósofo me alertou a respeito do livro: mais um daqueles livros medíocres que só quer conquistar um público medíocre que tem preguiça em ler os clássicos.