Olá Johnatan, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummm... todas estão em vaso né? Geralmente o crescimento da massa foliar está atrelado à disponibilidade de nitrogênio no solo, o que você pode fazer é dar uma adubada agora e uns 3 meses antes da poda de inverno com esterco de galinha ou bovino (ambos curtidos... se comprar de saco em lojas agropecuárias ou floras, já estarão prontas para uso), pode jogar por cima do vaso e regar. Forte abraço e fique com Deus.
Olá Mario, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Fico feliz que esteja curtindo, qualquer coisa é só dar um alô. Forte abraço e fique com Deus.
Parabéns pelo capricho amigo ! voce fez do jeito super correto deixou tudo piso e deixou um corredor ao comprido com uma palhada de cama morta de capim por cima da terra. Isso é ótimo suas videiras agradecem eu faço isso aqui em casa também e a adubação ai voce faz com chorume ?
Olá, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh pois é, quando estávamos construindo a primeira parte da casa já pensamos no canteiro e como seria. Logo faremos uma nova adubação no inverno e nova cobertura com capim seco. Nossa sim, não é só plantar e colher, precisamos cuidar da saúde do nosso solo. Depois de colocar calcário dolomitico e adubar no inverno faço as regas mensais com chorume da composteira (diluído 1 parte de chorume para 10 de água). Forrrte abraço e fique com Deus.
Olá Isaac, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh está aqui perto, sou de Jarinú. Pô legal, a Niagara é um variedade ótima, bem rústica e produtiva, se adapta bem na nossa região. Segue um vídeo que falo um pouco sobre ela (ruclips.net/video/MRbCxtV7i50/видео.html). Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Olá Isaac, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahh pode sim, a Isabel é uma das variedades de videira mais versáteis que existe, ela se adapta bem à qualquer região do Brasil. Aqui tenho a Isabel comum e a Isabel precoce. Seguem vídeos do canal que falo sobre elas (ruclips.net/video/hyopL-Bf1UY/видео.html e ruclips.net/video/X1R9u4WPgUI/видео.html). Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
A minha está estranha, tem duas ramas, uma rama as folhas estão enormes, verdes e saudáveis, já a outra, as folhas estão pequenas, com as nervuras aparecendo e a cor das folhas meio um verde desbotado, além do que, parece que minha uva não cresce e não se desenvolve por completo, o galho que compõe ela, também não cresce !! está plantada na mesma terra do maracujá, e o maracujá está super viçoso e se desenvolvendo muito bem, já a uva, não. O que seria isso, você sabe me dizer?
Olá João, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummm pela descrição, ramos pequenos, pouco crescimento, folhas desbotadas com nervuras verdes está indicando deficiência de magnésio. O magnésio é um macronutriente fundamental para o transporte e síntese de outros nutrientes pela planta. Quando ele está em quantidades abaixo do ideal para a videira, ela tem dificuldade de absorver o cálcio, nitrogênio e o fósforo, que são fundamentais para a fotossíntese e crescimento vegetativo da planta. Recomendo fazer uma regulagem com calcário dolomítico (cálcio + magnésio). Jogue uma 300gr ao redor da planta e incorpore ao solo, cobrindo-o após com matéria orgânica seca (capim seco, folhas secas, etc) e rega. A planta vai começar a hibernar com a aproximação do inverno. Mês que vem faça uma nova aplicação de calcário dolomitico sobre o solo, sem revolve-lo (umas 250gr), faça uma adubação também superficial com um composto rico em nitrogênio (esterco de galinha curtido, esterco de gado curtido ou húmus de minhoca), cubra com mais uma camada de materia morta e regue. Deixe a planta repousar. Em início de Agosto faça a poda da planta e acompanhe a evolução dela. Creio que isso já irá reverter a situação. Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
@@meusitioemcasa Ah sim, muito obrigado, então deve ser por isso que mesmo eu adubando com uréia, npk 10 10 10 não surtia nenhum na planta, ela continuava sem crescimento, o solo deve estar bem ácido mesmo
@@JoaoPauloMonteiro-pt7py olá amigo. Ahhhh o 10-10-10 trás os elementos básico, a uréia aporta bem nitrogênio, mas sem o magnésio há dificuldade em absorção pela planta. Com essas intervenções você vai dar um bom aporte de magnésio e adicionar matéria orgânica, que ajuda também na vida microbiana do solo, que ajuda também na absorção dos nutrientes pela videira. Qualquer coisa é só dar um toc. Forte abraço e fique com Deus.
Olá Isaac, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Pode sim, esse é o sistema em espaldeira, segue vídeo do canal que mostro as medidas que utilizei para fazer essa minha (ruclips.net/video/cReY6WgQfJM/видео.html). Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Olá Isaac, boa tarde. Muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh no arame principal (primeiro arame da espaldeira), onde você vai conduzir a planta, você pode utilizar um arame galvanizado fio 14. Os demais pode utilizar um mais fino, como o fio 16. Espero ter ajudado. Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Olá Francilene, boa noite. Muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Humm.. qual a variedade das mudas, quando foram plantadas, como foi feita a adubação e como estão as regas e como anda a temperatura por aí? Se preferir me passar essas informações por email, bem como outras e fotos, fico a disposição (meusitioemcasa@gmail.com). Aí fica mais fácil entender o que está acontecendo para que possamos ver o que é melhor para fazer com elas. Mas para dar uma adiantada, num geral fazer uma adubação rica em nitrogênio (esterco de gado ou de aves bem curtido, ou húmus de minhoca) com boas regas já dá uma ajudada a estimular que elas tornem a se desenvolver. Qualquer coisa é só dar um toc. Forte abraço e fique com Deus.
@@FrancileneDiasdosSantos Olá Francilene, bom dia. Muito obrigado pelas informações. Hummm... a Melodia nem tanto, mas a Vitória e a Itália são um pouco mais sensíveis às variações de clima, fungos, etc. (a Itália mais ainda, em especial ao Mildio, Oídio e Antracnose). Por elas não estarem se desenvolvendo recomendo fazer uma adubação mais rica em nitrogênio mesmo (estercos bem curtidos ajudam bem), jogue por cima, ao redor delas, e tente incorporar ao solo. Depois cubra com cobertura morta (mato e/ou folhas secas) e regue bem. Se estiver muuuuito calor ai, pode regar todos os dias. Como complemento você pode fazer uma adubação foliar com um produto orgânico rico em aminoácidos (segue sugestão: www.verdemania.com.br/produto/amino-peixe-algas-folhas-fertilizante-agrooceanica-100-ml.html?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAu9yqBhBmEiwAHTx5pxxh8Z8U3YpG1y2p1eqcDFFdP5yIRie_jVmlWC_fdGSFGR1fxDkRuxoC3DgQAvD_BwE). Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Olá, boa tarde. Muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummmm.. que coisa. Me adiciona no Insta (@meusitioemcasa) e me manda umas fotos dela com mais algumas informações (varidade, adubação, irrigação, horas de sol por dia, etc.). Fico a disposição, forte abraço e fique com Deus.
Olá Diego!! Muito interessante, agora fiquei na dúvida aqui: temos duas videiras. Uma delas está com as folhas igual a sua que não desenvolveu, pequenas e parecem enrugadas (porém, frutificou). Já a outra, que está com as folhas e ramos vigorosos, não deu uva nenhuma 😢 Como vc comentou da adaptação, estou analisando essa hipótese, porque na outra cidade onde eu morava, produzia bem! Da serra pra campanha, teria alguma sugestão?
Olá Paola, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhhh sim, são duas condições bem distintas, a altitude, temperarura, umidade e solo (composição, ph e drenagem) da serra para a campanha mudam muito. Quais são as variedades que você tem aí? São plantas de pé Franco ou enxertadas? Se enxertadas, sabe qual o porta enxerto? Como você faz a adubação delas? Quando você faz a poda e como faz (curta, mista ou longa)? Como estão conduzidas (espaldeira ou latada)? Fico a disposição por aqui ou por email (meusitioemcasa@gmail.com). Forte abraço e fique com Deus.
Olá Juliana, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummm... você já plantou ela no local definitivo? Quanto tempo ela tem, qual a variedade e de qual estado do país você é? Forte abraço, fique com Deus.
Olá Edileia, boa tarde. Muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummm... quanto tempo ela tem de plantada? Sabe me dizer qual a variedade? Se puder me passar essas e outras informações, assim como fotos da planta, por email, posso dar uma analisada (meusitioemcasa@gmail.com). Fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Olá amigo, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh tenho certeza pois essa planta (bem como as demais enxertadas) eu mesmo fiz as mudas dos porta enxertos, plantei os porta enxertos e fiz os enxertos das variedades, não são mudas compradas. As estacas dos porta enxertos, que fiz as mudas, retirei no IAC, bem como boa parte dos materiais das variedades copa que tenho vieram de lá. Mas esse ponto que o amigo levantou é de fato muito recorrente, é muito comum comprar gato por lebre (te venderem uma variedade e na realidade é outra), quando fala de porta enxerto então, nossa, a grande maioria dos viveiros não identifica qual o porta enxerto, não só no caso das videiras, mas de outras frutíferas também. Qualquer coisa é só dar um toc. Forte abraço e fique com Deus.
Olá amigo, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh, grato pelo feedback. Caso não tenha ficado claro os pontos abordados, segue: - Porta enxerto não se adaptou à sua região (solo, clima, etc.); - Não aclimatação/adaptação da variedade copa com a sua região; - Não ouve afinidade entre o porta enxerto e a variedade copa enxertada; - Problemas relacionados ao excesso ou falta de água; - Problemas relacionados com a nutrição da planta (adubação do solo); - Ataque de pragas e doenças. Dados esses principais fatores responsáveis responsáveis pelo não desenvolvimento de uma videira, cabe uma análise da planta em específico para verificar qual o causa real do problema para que possam ser realizadas as intervenções adequadas para tentar reverter a situação. Qualquer dúvida fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Tem duas mudas minhas q .as folhas nao crescem .. Ja a outra mesma terra e vaso Só cresce os ramos ..mas a folhas sao pequenas
Olá Johnatan, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummm... todas estão em vaso né? Geralmente o crescimento da massa foliar está atrelado à disponibilidade de nitrogênio no solo, o que você pode fazer é dar uma adubada agora e uns 3 meses antes da poda de inverno com esterco de galinha ou bovino (ambos curtidos... se comprar de saco em lojas agropecuárias ou floras, já estarão prontas para uso), pode jogar por cima do vaso e regar. Forte abraço e fique com Deus.
@@meusitioemcasa obrigado chefe . agradeço
Gostei
Olá Mario, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Fico feliz que esteja curtindo, qualquer coisa é só dar um alô. Forte abraço e fique com Deus.
Forte abraço
Olá amigo Isaac, opa, muito obrigado! Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Parabéns pelo capricho amigo ! voce fez do jeito super correto deixou tudo piso e deixou um corredor ao comprido com uma palhada de cama morta de capim por cima da terra. Isso é ótimo suas videiras agradecem eu faço isso aqui em casa também e a adubação ai voce faz com chorume ?
Olá, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh pois é, quando estávamos construindo a primeira parte da casa já pensamos no canteiro e como seria. Logo faremos uma nova adubação no inverno e nova cobertura com capim seco. Nossa sim, não é só plantar e colher, precisamos cuidar da saúde do nosso solo. Depois de colocar calcário dolomitico e adubar no inverno faço as regas mensais com chorume da composteira (diluído 1 parte de chorume para 10 de água). Forrrte abraço e fique com Deus.
@@meusitioemcasa Obrigado pela sua resposta meu amigo tamos juntos !
@@cultivandovideirasemcasapo3008 eu que agradeço! Tamo juntooo... Forte abraço e fique com Deus.
Mto bom amo vc. É um excelente professor.
Olá Sônia, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Fico muito feliz que esteja gostando. Forte abraço e fique com Deus.
Estou na cidade de franco da Rocha,tenho a Niágara rosada e Niágara rubi
Olá Isaac, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh está aqui perto, sou de Jarinú. Pô legal, a Niagara é um variedade ótima, bem rústica e produtiva, se adapta bem na nossa região. Segue um vídeo que falo um pouco sobre ela (ruclips.net/video/MRbCxtV7i50/видео.html). Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Ótimas dicas obrigado
Olá Nice, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Forte abraço e fique com Deus.
É muito bom fica com Deus também estamos na mesma luta
@@nicerosaplantas Simmm com certeza, forte abraço e fique com Deus.
Otimas dicas
Olá João, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Forte abraço e fique com Deus.
Aqui é bem quente, posso plantar a Isabel
Olá Isaac, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahh pode sim, a Isabel é uma das variedades de videira mais versáteis que existe, ela se adapta bem à qualquer região do Brasil. Aqui tenho a Isabel comum e a Isabel precoce. Seguem vídeos do canal que falo sobre elas (ruclips.net/video/hyopL-Bf1UY/видео.html e ruclips.net/video/X1R9u4WPgUI/видео.html). Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
A minha está estranha, tem duas ramas, uma rama as folhas estão enormes, verdes e saudáveis, já a outra, as folhas estão pequenas, com as nervuras aparecendo e a cor das folhas meio um verde desbotado, além do que, parece que minha uva não cresce e não se desenvolve por completo, o galho que compõe ela, também não cresce !! está plantada na mesma terra do maracujá, e o maracujá está super viçoso e se desenvolvendo muito bem, já a uva, não. O que seria isso, você sabe me dizer?
Olá João, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummm pela descrição, ramos pequenos, pouco crescimento, folhas desbotadas com nervuras verdes está indicando deficiência de magnésio. O magnésio é um macronutriente fundamental para o transporte e síntese de outros nutrientes pela planta. Quando ele está em quantidades abaixo do ideal para a videira, ela tem dificuldade de absorver o cálcio, nitrogênio e o fósforo, que são fundamentais para a fotossíntese e crescimento vegetativo da planta.
Recomendo fazer uma regulagem com calcário dolomítico (cálcio + magnésio). Jogue uma 300gr ao redor da planta e incorpore ao solo, cobrindo-o após com matéria orgânica seca (capim seco, folhas secas, etc) e rega.
A planta vai começar a hibernar com a aproximação do inverno. Mês que vem faça uma nova aplicação de calcário dolomitico sobre o solo, sem revolve-lo (umas 250gr), faça uma adubação também superficial com um composto rico em nitrogênio (esterco de galinha curtido, esterco de gado curtido ou húmus de minhoca), cubra com mais uma camada de materia morta e regue. Deixe a planta repousar.
Em início de Agosto faça a poda da planta e acompanhe a evolução dela.
Creio que isso já irá reverter a situação.
Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
@@meusitioemcasa Ah sim, muito obrigado, então deve ser por isso que mesmo eu adubando com uréia, npk 10 10 10 não surtia nenhum na planta, ela continuava sem crescimento, o solo deve estar bem ácido mesmo
@@JoaoPauloMonteiro-pt7py olá amigo. Ahhhh o 10-10-10 trás os elementos básico, a uréia aporta bem nitrogênio, mas sem o magnésio há dificuldade em absorção pela planta. Com essas intervenções você vai dar um bom aporte de magnésio e adicionar matéria orgânica, que ajuda também na vida microbiana do solo, que ajuda também na absorção dos nutrientes pela videira. Qualquer coisa é só dar um toc. Forte abraço e fique com Deus.
Posso realizar uma cerca, como vc tem em suas videiras
Olá Isaac, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Pode sim, esse é o sistema em espaldeira, segue vídeo do canal que mostro as medidas que utilizei para fazer essa minha (ruclips.net/video/cReY6WgQfJM/видео.html). Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Boa tarde Diego, qual o arame correto, pra mim efetuar a condução
Olá Isaac, boa tarde. Muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh no arame principal (primeiro arame da espaldeira), onde você vai conduzir a planta, você pode utilizar um arame galvanizado fio 14. Os demais pode utilizar um mais fino, como o fio 16. Espero ter ajudado. Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
Oi boa noite eu tenho 5 pe de uva pequeno que não está desenvolvendo o que eu faço
Olá Francilene, boa noite. Muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Humm.. qual a variedade das mudas, quando foram plantadas, como foi feita a adubação e como estão as regas e como anda a temperatura por aí? Se preferir me passar essas informações por email, bem como outras e fotos, fico a disposição (meusitioemcasa@gmail.com). Aí fica mais fácil entender o que está acontecendo para que possamos ver o que é melhor para fazer com elas. Mas para dar uma adiantada, num geral fazer uma adubação rica em nitrogênio (esterco de gado ou de aves bem curtido, ou húmus de minhoca) com boas regas já dá uma ajudada a estimular que elas tornem a se desenvolver. Qualquer coisa é só dar um toc. Forte abraço e fique com Deus.
@@meusitioemcasa bom dia são vitória e melodia e Itália
Adubação orgânica
@@FrancileneDiasdosSantos Olá Francilene, bom dia. Muito obrigado pelas informações. Hummm... a Melodia nem tanto, mas a Vitória e a Itália são um pouco mais sensíveis às variações de clima, fungos, etc. (a Itália mais ainda, em especial ao Mildio, Oídio e Antracnose). Por elas não estarem se desenvolvendo recomendo fazer uma adubação mais rica em nitrogênio mesmo (estercos bem curtidos ajudam bem), jogue por cima, ao redor delas, e tente incorporar ao solo. Depois cubra com cobertura morta (mato e/ou folhas secas) e regue bem. Se estiver muuuuito calor ai, pode regar todos os dias. Como complemento você pode fazer uma adubação foliar com um produto orgânico rico em aminoácidos (segue sugestão: www.verdemania.com.br/produto/amino-peixe-algas-folhas-fertilizante-agrooceanica-100-ml.html?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAu9yqBhBmEiwAHTx5pxxh8Z8U3YpG1y2p1eqcDFFdP5yIRie_jVmlWC_fdGSFGR1fxDkRuxoC3DgQAvD_BwE). Qualquer coisa fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
A minha não saí do lugar, nem chegou a subir, ta empacada há uns 3 anos
Olá, boa tarde. Muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal.
Hummmm.. que coisa. Me adiciona no Insta (@meusitioemcasa) e me manda umas fotos dela com mais algumas informações (varidade, adubação, irrigação, horas de sol por dia, etc.). Fico a disposição, forte abraço e fique com Deus.
Olá Diego!! Muito interessante, agora fiquei na dúvida aqui: temos duas videiras. Uma delas está com as folhas igual a sua que não desenvolveu, pequenas e parecem enrugadas (porém, frutificou). Já a outra, que está com as folhas e ramos vigorosos, não deu uva nenhuma 😢
Como vc comentou da adaptação, estou analisando essa hipótese, porque na outra cidade onde eu morava, produzia bem! Da serra pra campanha, teria alguma sugestão?
Olá Paola, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhhh sim, são duas condições bem distintas, a altitude, temperarura, umidade e solo (composição, ph e drenagem) da serra para a campanha mudam muito. Quais são as variedades que você tem aí? São plantas de pé Franco ou enxertadas? Se enxertadas, sabe qual o porta enxerto? Como você faz a adubação delas? Quando você faz a poda e como faz (curta, mista ou longa)? Como estão conduzidas (espaldeira ou latada)?
Fico a disposição por aqui ou por email (meusitioemcasa@gmail.com). Forte abraço e fique com Deus.
Eu comprei um e só tem duas folhas feias, disso não pasaa
Olá Juliana, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummm... você já plantou ela no local definitivo? Quanto tempo ela tem, qual a variedade e de qual estado do país você é? Forte abraço, fique com Deus.
Minha uva não. Deszenvouve
Olá Edileia, boa tarde. Muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Hummm... quanto tempo ela tem de plantada? Sabe me dizer qual a variedade? Se puder me passar essas e outras informações, assim como fotos da planta, por email, posso dar uma analisada (meusitioemcasa@gmail.com). Fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.
E como vc tem certeza de que e o mesmo cavalo as pessoas que venderam pode ter se enganado
Olá amigo, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh tenho certeza pois essa planta (bem como as demais enxertadas) eu mesmo fiz as mudas dos porta enxertos, plantei os porta enxertos e fiz os enxertos das variedades, não são mudas compradas. As estacas dos porta enxertos, que fiz as mudas, retirei no IAC, bem como boa parte dos materiais das variedades copa que tenho vieram de lá. Mas esse ponto que o amigo levantou é de fato muito recorrente, é muito comum comprar gato por lebre (te venderem uma variedade e na realidade é outra), quando fala de porta enxerto então, nossa, a grande maioria dos viveiros não identifica qual o porta enxerto, não só no caso das videiras, mas de outras frutíferas também. Qualquer coisa é só dar um toc. Forte abraço e fique com Deus.
Falo falo e não falou nada
Olá amigo, muito obrigado por acompanhar os conteúdos do nosso canal. Ahhh, grato pelo feedback. Caso não tenha ficado claro os pontos abordados, segue:
- Porta enxerto não se adaptou à sua região (solo, clima, etc.);
- Não aclimatação/adaptação da variedade copa com a sua região;
- Não ouve afinidade entre o porta enxerto e a variedade copa enxertada;
- Problemas relacionados ao excesso ou falta de água;
- Problemas relacionados com a nutrição da planta (adubação do solo);
- Ataque de pragas e doenças.
Dados esses principais fatores responsáveis responsáveis pelo não desenvolvimento de uma videira, cabe uma análise da planta em específico para verificar qual o causa real do problema para que possam ser realizadas as intervenções adequadas para tentar reverter a situação. Qualquer dúvida fico à disposição. Forte abraço e fique com Deus.