Há vários motivos para isso. Mas, quero classificar um bastante importante: As taxas. São altas demais! Há excelentes candidatos, porém de condições financeiras insuficientes para poder arcar com esses custos.
Pesquisa relevante caro Irmão. Temos que levar em conta, também, outros estados da federação para se ter uma visão mais ampla desse problema. Abraços...
Na minha humilde opinião existem os seguintes motivos para a saida de muitos iir.'. 1. nos dias atuais não vemos as l.'. atuando ativamente como no passado, hj alguns talentos e ir.'. individualmente se destcam, mas nada como nos tempos passados, 2. questão financeira, algumas l.'. tem a mensalidade e mutua altissimas,3. assunto focado apenas em ritualistica e alienação a assuntos pertinentes ao presente.
Meu irmão Cassiano, primeiro nossos parabéns pelo interesse em lutar por nossa ORDEM. Uma sugestão para evitarmo a evasão tornar nossa ORDEM DO DIA recheado de motivação, loja com ações sociais planejadas envolvendo todos irmãos.
No próximo mês completo 47 anos de Maçonaria. Nos últimos anos tenho sofrido com os acontecimentos. Muitos irmãos, não comprometidos com a filosofia da Sublime Ordem. Abriram as portas sem critérios rigorosos e hoje entram muitos com interesses pequenos, principalmente a promoção individual e fazer trampolim para a política. Os conflitos internos são corriqueiros, levando irmãos à depressão e até suicídio. Irmãos que não aceitam qualquer crítica e reagem até com agressões. Quem teima, como eu, em permanecer lutando contra os erros, sofre severas críticas como problemáticos e causadores de confusão. Mas, como diz o texto bíblico: "Mateus 10:22 - E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."
Bom, eu fui iniciado há quase um ano, estou completamente desmotivado, sessões vazias, cansativas... Estou fazendo um "teste" na minha loja: deixei de ir às sessões, vamos ver em quanto tempo algum "irmão" irá me procurar e perguntar qual o motivo de eu não estar indo...
Quando, Irmão, cheguei a Mestre, foi o principal momento em que alcancei um pouco de maturidade para COMEÇAR minha vida como Operativo. É nessa hora que eu BROCHEI, porque não produzi trabalhos para contribuir com a profundidade dos ensinamentos, com o aprendizado dos CComp.’. e AApr.’.. Já me incomodava com a comilança disparada nos ágapes, quando sabemos que pessoas com meia idade não devem se empanturrar depois das dez da noite. Vi muita gente beber nos ágapes e dirigir logo após. A Ordem não tem qualquer orientação nesse sentido, apesar de SE DIZER “buscadora do conhecimento arcano”. Mentira! Vi muito desrespeito na execução de rituais, inclusive o de iniciação, com bem pouca dedicação aos aspectos simbólicos dos rituais. Poucos - beeeem poucos - Mestres se importavam com o propósito de estar em Sessão. Até o sinal era passado com desleixo por muitos deles. Por tantos outros motivos - além do principal, que um dia encarnado ou no inferno haverei de resolver - pedi meu quite placet. Quanto ao conteúdo, parabéns pela pesquisa e apresentação. Tô esperando por 2034 pra ofertar três lenços para os que sobrarem. Acorda, Garçonaria! Chega de festas, pompa e circunstância! Acorda, olha A CORDA de 81 nós! Preferi fazer a Maconharia ajudar meus irmãos e irmãs a perder meu tempo segurando essas CCol.*. Se quiserem, convido vocês a conhecer meu trabalho. Venham conversar comigo! Quem sabe, a maçonaria possa parar de tremer com apenas algumas gotas de vida? Perguntem-me como! Um abração sem três tapinhas. Glória, ADEUS! Sic transit gloria mundi!
Boa noite aqui no municipio e dificil ingressar por tenho a naior afeto pela ordem. Mais porem ja tento inressar a muinto tempo mais e dificil. Fica meu a braço
Quanto mais dispersos mais desunidos. Na minha singela opinião existem lojas demais...lojas fracas produzem uma maçonaria fraca em todos os sentidos. As vaidades levam a cada vez mais a dissidências entre CCol.´. o que leva a suigirem cada vez mais lojas, muitas com poucos membros que mal da para compor. Pensem nisso meus IIr.´. se vale mesmo a pena provocar tanto mal estar por causa de um colar.
A lista de motivos é grande. Todos os Maçons sabem os motivos da evasão nas lojas maçônicas e a Administração Maçônica das Grandes Lojas e das Lojas, não tomam as medidas preventivas da evasão maçônica. Ir. Prof. Fábio Motta (Árbitro do Jogo de Xadrez) .:
Caro Irmão, cumprimento-o pela pesquisa. Poderia informar o número de Irmãos que responderam ao questionário? Também gostaria de saber como adquirir o Livro. Obrigado
Realmente esta pesquisa é muito importante, tenho conhecimento de vários irmãos que sairam da maçonaria pelos motivos citados, eu quase sai por motivos de Venerável querer ser o dono da Loja, o fator brigando pelo poder, pensando bem, passei um tempo indo pouco o dito irmão saiu e estou a quatro décadas.
Os motivos dessa evasão? Vários... A primeira impressão que o o novo irmão tem da loja, se a loja não tem objetivos, metas, os bons saem; Quanto a religiosidade, os não ligados a religiões saem porque os ritos são muito religiosos e isso afasta os livre pensadores; Os conflitos internos são responsáveis pela evasão, mas existe conflito por falta do que fazer em loja... a Franco Maçonaria teve sua gênese com os pedreiros, os operativos, se tornou especulativa, com os iluministas, o tempo passou, a Franco Maçonaria não progrediu, não se recriou, o que vemos hoje é que infelizmente a tendencia é de permanecerem na loja, os contemplativos, que adoram admirar os belos símbolos maçônicos, vestir belas insígnias... aqueles especulativos, os livre pensadores, esses saem por não ter o que fazer, mas esses sim, são imprescindíveis para o crescimento sustentável da nossa Ordem. Dou esse depoimento pois quando deixamos para traz o ritual judaico-cristão e adotamos um ritual que privilegia o trabalho, no caso o Emulação, percebemos como as Lojas podem ser fortes e, realmente tem força para contribuir com o progresso na sua comunidade. Os princípios maçônicos são maravilhosos e devem ser cultivados, mas não podemos parar no tempo e viver do passado glorioso contemplando o Templo. Essa é a minha opinião.
João Paulo de Oliveira Neto - Com todo respeito ao irmão. Penso que o cerne do problema não está no rito em si. Mas na pessoa que está ali dentro. A loja refletr em 90% os anseios coletivos daqueles irmãos. Se os irmãos não querem progredir, aprender, se melhorar e veja que tudo isso dá muito trabalho. A Loja seguirá o mesmo toar. Simples assim.
Isso se deve mais a ignorância dos irmãos. Os ritos expressam alguma religiosidade? Sim Maçonaria sobretudo não é religião, se prestarmos atenção essa "religiosidade" que não é nem sectária ou dogmática se baseiam am princípios e lendas Judaico cristãs, especialmente o York que reflete um modelo de ascendência protestante e o o Rito Escocês Retificado que é um cristianismo mais transcendente. O Rito Adonhiramita tem todo um rebuscado que se lhe impuseram aqui no Brasil que faz lembrar uma liturgia quase "missal" isso descaracterizou o rito, o irmão que não gosta desses por menores sai sem saber que existem ritos bem mais secos e protocolares como o Francês Moderno que apela bem menos para essa "religiosidade".
A maçonaria brasileira sobrevive sustentada por três míseros pilares. A saber: terno, status e pompa. Busca candidatos corruptos, de maus costumes - o que importa é que estes venham agregar valor material às lojas. Deve-se cavar masmorra aos vícios da riqueza material, à soberba e levantar templos às virtudes do amor e da igualdade social - tudo isso para a maior glória do Grande Arquiteto do Universo. T.'.F.'.A.'.
AQUI NA MINHA CIDADE HA MAÇONS POLITICOS VELHOS ENVOLVIDO EM DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO , NARCO TRAFICO ETC ETC ETC !!!!! A JUSTIÇA E A PERFEIÇAO DA OFICINA SAO DESTRUIDAS!!!! DESDE JA DEIXO CLARO AO AMIGO BISMARCK QUE EU NAO SOU MAÇOM !!!!! OS RETOS TRABALHADORES DA AUGUSTA ORDEM MUITAS VEZES SE CANSAM E AFASTAM SE DA OBRA !!!!! PAX !!!!! TFA!!!!
Cara, quando eu vejo você falando "nós maçons queremos ser influentes na sociedade", não estaria aí a razão do declínio? Uma instituição iniciática que coloca o podre poder como objetivo não se tornaria ela contra-iniciática, atraindo pessoas inescrupulosas e afastando pessoas que buscam algo espiritual?
Mentira sua, seu Mentiroso e, Quêm Controlador às Políticas Chamado Democracia os Evangélicos Satanista Diabo Pentecostal Assembléia Sebucro Caindo Moradas dê Demônios os Evangélicos Tomara ou Contra das Políticas dá Natureza dá Democracia fez ou Omenajei ou Nome dó Demo ou Demônio Democracia!!... Porquê os Evangélicos Satanista Cristianismo Apóia Fielmente à Democracia Satanás ou Cristianismo Apóia À Democracia Mais não Apoiá ou Estado Laico e São os Mesmos Quê Odeia à História Assassinos Narcotráficos Bandidagem dá Igreja Católica Satanista Os Evangélicos Satanás São Quêm pára Falar Contra à igreja dá Mentira à Igreja Católica Apostólica Romano!!.... Contra, Fatos Não há Argumentos!!..... Porquê Nação Governador Pôr Satanás Evangelho Diabo Assembléia Sebucro Caindo Moradas Demônios Governo dós Evangélicos Demo Satanista!!....
Minha contribuição como ex maçom regularmente iniciado e desligado no Brasil, após solicitação há 15 anos, eu pergunto: A maçonaria realmente se propõe ao propósito de aperfeiçoar o homem ? A loja maçônica regular se apresenta com essa finalidade aos iniciados ? Tem funcionado assim ? Não observei isso.
Os estudos relacionados a história das religiões, filosofia da religião e religião comparada também mudaram. Mostrando diferenças que não eram consideradas antes. Paralelos forçados, influências anacronicas, pressupostos filosóficos sem comprovação histórica e arqueológica.
ESSE VÍDEO INTERESSA A QUEM? COM CERTEZA NÃO INTERESSA À ORDEM, POIS SE ASSIM FOSSE, FICARIA ENTRE IRMÃOS. PENSEM UM POUCO ANTES DE PUBLICAR ESSE TIPO DE CONTEÚDO. PREFIRO ACREDITAR QUE O IRMÃO SE EQUIVOCOU AO POSTAR AQUI.
Concordo plenamente! Por que se dar publicidade de um assunto efetivamente importante para a Ordem sem que os verdadeiros interessados - os maçons - possam dele se inteirarem e, após, manifestarem-se? As goteiras, aqui, atestam não ser prudente esse procedimento! Paz e luz!
Excelente trabalho apresentado pelo nosso Ir.'. CASSIANO. Penso que seja muito interessante um levantamento nas demais Unidades da Federação e observados os Estados que eventualmente tenham aumentado o número de IIr.'., quem sabe estes possam orientar quanto as medidas adotadas para o crescimento do número de IIr.'. nas respectivas LLoj.'. A preocupação do nosso Ir.'. é de veras preocupante, porém precisamos de HOMENS LIVRES E DE BONS COSTUMES. Nossa Instituição não pode servir de GUARDA CHUVAS para CORRUPTOS e FICHAS SUJAS.
Caiu muito mais... Meio irreal esta pesquisa. Fora as 200 obediencias q existem e vao se formando dissidencia pós dissidência... Lojas com 6 duzia de gato pingado nas grandes obediencias.
Renato Araujo - também acho. Esta pesquisa é o que ha de "oficial" por parte da Grande Secretaria da potência. Vai visitar uma determinada loja e pegue a lista de obreiros e confronte com 6 meses de registros no livro de presença e nas atas. É de se arrepiar os cabelos.
Exatamente meu Irmão! Maioria das lojas com mestre emprestado para poder ter quorum. Faz-se volumes de fundações de lojas para épocas de eleições de GM, depois ficam os numeros... lastimável.
Talvez, a falta de membros evangélicos, também seja consequência da maior informação ou senso crítico. O número de publicações evangélicas aumentou trazendo maior senso de identidade denominacional e maior engajamento. O número de estudos sobre várias religiões, filosofias, ideologias e sociedades secretas ou discretas também aumentou, de qualidade duvidosa infelizmente, trazendo uma certa liberdade ou desconfiança sobre adesões múltiplas.
Há vários motivos para isso. Mas, quero classificar um bastante importante: As taxas. São altas demais! Há excelentes candidatos, porém de condições financeiras insuficientes para poder arcar com esses custos.
Pesquisa relevante caro Irmão.
Temos que levar em conta, também, outros estados da federação para se ter uma visão mais ampla desse problema.
Abraços...
Na minha humilde opinião existem os seguintes motivos para a saida de muitos iir.'. 1. nos dias atuais não vemos as l.'. atuando ativamente como no passado, hj alguns talentos e ir.'. individualmente se destcam, mas nada como nos tempos passados, 2. questão financeira, algumas l.'. tem a mensalidade e mutua altissimas,3. assunto focado apenas em ritualistica e alienação a assuntos pertinentes ao presente.
Deus está no controle Glória a Deus aleluia Amém 🙏🏻
Meu irmão Cassiano, primeiro nossos parabéns pelo interesse em lutar por nossa ORDEM. Uma sugestão para evitarmo a evasão tornar nossa ORDEM DO DIA recheado de motivação, loja com ações sociais planejadas envolvendo todos irmãos.
No próximo mês completo 47 anos de Maçonaria. Nos últimos anos tenho sofrido com os acontecimentos. Muitos irmãos, não comprometidos com a filosofia da Sublime Ordem. Abriram as portas sem critérios rigorosos e hoje entram muitos com interesses pequenos, principalmente a promoção individual e fazer trampolim para a política. Os conflitos internos são corriqueiros, levando irmãos à depressão e até suicídio. Irmãos que não aceitam qualquer crítica e reagem até com agressões. Quem teima, como eu, em permanecer lutando contra os erros, sofre severas críticas como problemáticos e causadores de confusão. Mas, como diz o texto bíblico: "Mateus 10:22 - E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."
Nossa, depressão e suicidio por causa de richa ?
Bom, eu fui iniciado há quase um ano, estou completamente desmotivado, sessões vazias, cansativas... Estou fazendo um "teste" na minha loja: deixei de ir às sessões, vamos ver em quanto tempo algum "irmão" irá me procurar e perguntar qual o motivo de eu não estar indo...
Quando, Irmão, cheguei a Mestre, foi o principal momento em que alcancei um pouco de maturidade para COMEÇAR minha vida como Operativo. É nessa hora que eu BROCHEI, porque não produzi trabalhos para contribuir com a profundidade dos ensinamentos, com o aprendizado dos CComp.’. e AApr.’.. Já me incomodava com a comilança disparada nos ágapes, quando sabemos que pessoas com meia idade não devem se empanturrar depois das dez da noite. Vi muita gente beber nos ágapes e dirigir logo após.
A Ordem não tem qualquer orientação nesse sentido, apesar de SE DIZER “buscadora do conhecimento arcano”. Mentira!
Vi muito desrespeito na execução de rituais, inclusive o de iniciação, com bem pouca dedicação aos aspectos simbólicos dos rituais.
Poucos - beeeem poucos - Mestres se importavam com o propósito de estar em Sessão. Até o sinal era passado com desleixo por muitos deles.
Por tantos outros motivos - além do principal, que um dia encarnado ou no inferno haverei de resolver - pedi meu quite placet.
Quanto ao conteúdo, parabéns pela pesquisa e apresentação. Tô esperando por 2034 pra ofertar três lenços para os que sobrarem.
Acorda, Garçonaria! Chega de festas, pompa e circunstância! Acorda, olha A CORDA de 81 nós!
Preferi fazer a Maconharia ajudar meus irmãos e irmãs a perder meu tempo segurando essas CCol.*.
Se quiserem, convido vocês a conhecer meu trabalho. Venham conversar comigo! Quem sabe, a maçonaria possa parar de tremer com apenas algumas gotas de vida? Perguntem-me como!
Um abração sem três tapinhas.
Glória, ADEUS!
Sic transit gloria mundi!
Boa noite aqui no municipio e dificil ingressar por tenho a naior afeto pela ordem. Mais porem ja tento inressar a muinto tempo mais e dificil. Fica meu a braço
Muito bom! Como adquirir este livro?
Quanto mais dispersos mais desunidos. Na minha singela opinião existem lojas demais...lojas fracas produzem uma maçonaria fraca em todos os sentidos. As vaidades levam a cada vez mais a dissidências entre CCol.´. o que leva a suigirem cada vez mais lojas, muitas com poucos membros que mal da para compor. Pensem nisso meus IIr.´. se vale mesmo a pena provocar tanto mal estar por causa de um colar.
Mas não podemos deixar entrar quem não é alinhado com os padrões da instituição.
Eu gostaria de fazer uma visita a uma loja mais eu não conheço nenhum maçom como eu faço?
A lista de motivos é grande.
Todos os Maçons sabem os motivos da evasão nas lojas maçônicas e a Administração Maçônica das Grandes Lojas e das Lojas, não tomam as medidas preventivas da evasão maçônica.
Ir. Prof. Fábio Motta (Árbitro do Jogo de Xadrez) .:
Caro Irmão, cumprimento-o pela pesquisa. Poderia informar o número de Irmãos que responderam ao questionário? Também gostaria de saber como adquirir o Livro.
Obrigado
Realmente esta pesquisa é muito importante, tenho conhecimento de vários irmãos que sairam da maçonaria pelos motivos citados, eu quase sai por motivos de Venerável querer ser o dono da Loja, o fator brigando pelo poder, pensando bem, passei um tempo indo pouco o dito irmão saiu e estou a quatro décadas.
Acredito que altos custos é briga de potências, isso entristece muitos irmãos!
Pela pesquisa, mostrada no vídeo, fica claro, que o motivo de evasão não é financeiro. Claro está que a casua são os CONFLITOS.
MARQUES PINTO DOS REIS
Os motivos dessa evasão? Vários... A primeira impressão que o o novo irmão tem da loja, se a loja não tem objetivos, metas, os bons saem; Quanto a religiosidade, os não ligados a religiões saem porque os ritos são muito religiosos e isso afasta os livre pensadores; Os conflitos internos são responsáveis pela evasão, mas existe conflito por falta do que fazer em loja... a Franco Maçonaria teve sua gênese com os pedreiros, os operativos, se tornou especulativa, com os iluministas, o tempo passou, a Franco Maçonaria não progrediu, não se recriou, o que vemos hoje é que infelizmente a tendencia é de permanecerem na loja, os contemplativos, que adoram admirar os belos símbolos maçônicos, vestir belas insígnias... aqueles especulativos, os livre pensadores, esses saem por não ter o que fazer, mas esses sim, são imprescindíveis para o crescimento sustentável da nossa Ordem. Dou esse depoimento pois quando deixamos para traz o ritual judaico-cristão e adotamos um ritual que privilegia o trabalho, no caso o Emulação, percebemos como as Lojas podem ser fortes e, realmente tem força para contribuir com o progresso na sua comunidade. Os princípios maçônicos são maravilhosos e devem ser cultivados, mas não podemos parar no tempo e viver do passado glorioso contemplando o Templo. Essa é a minha opinião.
João Paulo de Oliveira Neto - Com todo respeito ao irmão. Penso que o cerne do problema não está no rito em si. Mas na pessoa que está ali dentro. A loja refletr em 90% os anseios coletivos daqueles irmãos. Se os irmãos não querem progredir, aprender, se melhorar e veja que tudo isso dá muito trabalho. A Loja seguirá o mesmo toar. Simples assim.
Isso se deve mais a ignorância dos irmãos. Os ritos expressam alguma religiosidade? Sim Maçonaria sobretudo não é religião, se prestarmos atenção essa "religiosidade" que não é nem sectária ou dogmática se baseiam am princípios e lendas Judaico cristãs, especialmente o York que reflete um modelo de ascendência protestante e o o Rito Escocês Retificado que é um cristianismo mais transcendente. O Rito Adonhiramita tem todo um rebuscado que se lhe impuseram aqui no Brasil que faz lembrar uma liturgia quase "missal" isso descaracterizou o rito, o irmão que não gosta desses por menores sai sem saber que existem ritos bem mais secos e protocolares como o Francês Moderno que apela bem menos para essa "religiosidade".
Se o assunto é interno, por que trazê-lo para o mundo profano?
A maçonaria brasileira sobrevive sustentada por três míseros pilares. A saber: terno, status e pompa.
Busca candidatos corruptos, de maus costumes - o que importa é que estes venham agregar valor material às lojas.
Deve-se cavar masmorra aos vícios da riqueza material, à soberba e levantar templos às virtudes do amor e da igualdade social - tudo isso para a maior glória do Grande Arquiteto do Universo.
T.'.F.'.A.'.
AQUI NA MINHA CIDADE HA MAÇONS POLITICOS VELHOS ENVOLVIDO EM DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO , NARCO TRAFICO ETC ETC ETC !!!!! A JUSTIÇA E A PERFEIÇAO DA OFICINA SAO DESTRUIDAS!!!! DESDE JA DEIXO CLARO AO AMIGO BISMARCK QUE EU NAO SOU MAÇOM !!!!! OS RETOS TRABALHADORES DA AUGUSTA ORDEM MUITAS VEZES SE CANSAM E AFASTAM SE DA OBRA !!!!! PAX !!!!! TFA!!!!
Cara, quando eu vejo você falando "nós maçons queremos ser influentes na sociedade", não estaria aí a razão do declínio? Uma instituição iniciática que coloca o podre poder como objetivo não se tornaria ela contra-iniciática, atraindo pessoas inescrupulosas e afastando pessoas que buscam algo espiritual?
Mentira sua, seu Mentiroso e, Quêm Controlador às Políticas Chamado Democracia os Evangélicos Satanista Diabo Pentecostal Assembléia Sebucro Caindo Moradas dê Demônios os Evangélicos Tomara ou Contra das Políticas dá Natureza dá Democracia fez ou Omenajei ou Nome dó Demo ou Demônio Democracia!!... Porquê os Evangélicos Satanista Cristianismo Apóia Fielmente à Democracia Satanás ou Cristianismo Apóia À Democracia Mais não Apoiá ou Estado Laico e São os Mesmos Quê Odeia à História Assassinos Narcotráficos Bandidagem dá Igreja Católica Satanista Os Evangélicos Satanás São Quêm pára Falar Contra à igreja dá Mentira à Igreja Católica Apostólica Romano!!.... Contra, Fatos Não há Argumentos!!..... Porquê Nação Governador Pôr Satanás Evangelho Diabo Assembléia Sebucro Caindo Moradas Demônios Governo dós Evangélicos Demo Satanista!!....
Nem sempre quantidade é qualidd....
Minha contribuição como ex maçom regularmente iniciado e desligado no Brasil, após solicitação há 15 anos, eu pergunto: A maçonaria realmente se propõe ao propósito de aperfeiçoar o homem ? A loja maçônica regular se apresenta com essa finalidade aos iniciados ? Tem funcionado assim ?
Não observei isso.
A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO É LENTA, MAS TEMOS QUE TER PACIÊNCIA EXERCER O DISCERNIMENTO E RESPEITAR AS OPINIÕES
Os estudos relacionados a história das religiões, filosofia da religião e religião comparada também mudaram. Mostrando diferenças que não eram consideradas antes. Paralelos forçados, influências anacronicas, pressupostos filosóficos sem comprovação histórica e arqueológica.
Se cara foi um covarde de sair!. Como vc fala e público alvo. De voltar um dia?ingressos ah novo candidatos.
ESSE VÍDEO INTERESSA A QUEM? COM CERTEZA NÃO INTERESSA À ORDEM, POIS SE ASSIM FOSSE, FICARIA ENTRE IRMÃOS. PENSEM UM POUCO ANTES DE PUBLICAR ESSE TIPO DE CONTEÚDO. PREFIRO ACREDITAR QUE O IRMÃO SE EQUIVOCOU AO POSTAR AQUI.
Concordo plenamente! Por que se dar publicidade de um assunto efetivamente importante para a Ordem sem que os verdadeiros interessados - os maçons - possam dele se inteirarem e, após, manifestarem-se? As goteiras, aqui, atestam não ser prudente esse procedimento! Paz e luz!
Excelente trabalho apresentado pelo nosso Ir.'. CASSIANO.
Penso que seja muito interessante um levantamento nas demais Unidades da Federação e observados os Estados que eventualmente tenham aumentado o número de IIr.'., quem sabe estes possam orientar quanto as medidas adotadas para o crescimento do número de IIr.'. nas respectivas LLoj.'.
A preocupação do nosso Ir.'. é de veras preocupante, porém precisamos de HOMENS LIVRES E DE BONS COSTUMES.
Nossa Instituição não pode servir de GUARDA CHUVAS para CORRUPTOS e FICHAS SUJAS.
Preguiça de estudar ,
Caiu muito mais... Meio irreal esta pesquisa. Fora as 200 obediencias q existem e vao se formando dissidencia pós dissidência... Lojas com 6 duzia de gato pingado nas grandes obediencias.
Renato Araujo - também acho. Esta pesquisa é o que ha de "oficial" por parte da Grande Secretaria da potência. Vai visitar uma determinada loja e pegue a lista de obreiros e confronte com 6 meses de registros no livro de presença e nas atas. É de se arrepiar os cabelos.
Exatamente meu Irmão! Maioria das lojas com mestre emprestado para poder ter quorum. Faz-se volumes de fundações de lojas para épocas de eleições de GM, depois ficam os numeros... lastimável.
Renato Araujo - o vídeo e o livro em comento tem um propósito muito bacana e legítimo. Mas infelizmente o buraco é muuuito mais embaixo.
fora os vendilhões de iniciações que existem nas regulares tb, só investigar. Inicia-se e não forma os ap. m.
Renato Araujo - literalmente fast food maçônico.
Talvez, a falta de membros evangélicos, também seja consequência da maior informação ou senso crítico. O número de publicações evangélicas aumentou trazendo maior senso de identidade denominacional e maior engajamento. O número de estudos sobre várias religiões, filosofias, ideologias e sociedades secretas ou discretas também aumentou, de qualidade duvidosa infelizmente, trazendo uma certa liberdade ou desconfiança sobre adesões múltiplas.
Varios mal ejemplos de macon como alguns político