@@jennergg por isso falo sobre serem outros tempos, geralmente informações não oficiais e desencontradas, quase qualquer um podia dar um número e escrever sobre hahaha
No minuto 0:16 e 8:43, a figura de uma mulher coberta de sangue e com legenda "Ilustrador(a) não identificado(a)", é a personagem Carmilla do filme animado Vampire Hunter D. Muito bom filme.
Essa Condessa.... quando li a história dela eu fiquei chocada! Se existir uma máquina do tempo, precisamos voltar e ver o que, realmente, aconteceu com ela
Vi alguns comentários e achei justo fazer essa lista, a presença e menções a Elizabeth Báthory no Heavy Metal (Especialmente no BLACK METAL): ps: sozinho não vou conseguir listar todas me ajuda ai #Nerdpower 1982 - 'Countess Bathory' música do Venom; 1983 - Banda Bathory surge na Suécia, claramente inspirada na história da condessa; 1987 - Música 'Woman of Dark desires' do Bathory; 1988 - Música 'Elizabeth Bathory' da banda húngara Tormentor. Mais tarde em 1996, a banda sueca Dissection faria um cover desta canção; 1988 - Álbum 'Cruelty and Beast' do Craddle of Filth; 2007 - Música 'Torquemada 71' do Eletric Wizard (lembrei mais um); 2007 - Música 'Bath in blood' do Evile; 2009 - Música 'Bleeding Baroness' do Candlemass; 2009 - Beauty through order, música do Slayer; 2010 - Música 'Elizabeth' do Ghost. São só as que eu me lembro, mas tenho certeza que tem mais. Então ajuda ai galera! Tem umas de umas bandas bem underground de Black Metal que eu preferi deixar de fora também, mas no gênero a história dela é bem referenciada.
Uma pequena correção: o Álbum 'Cruelty And The Beast' do Cradle of Filth é de 1998, não 1988. Só isso mesmo... Parabéns pela iniciativa de se disponibilizar a compilar essas obras.
Eu já conhecia essa história através do livro Lady killers, que tem várias, mas uma das que mais me deixou abismada foi a história de Mary Ann cotton (mulher maldita). Recomendo pesquisar pra quem gosta dessas coisas
Eu nunca tinha ouvido falar dela, mas já ouvi falar dessa história de "mulheres fatais e perigosas que se banham em sangue de virgens para permanecer jovem"
Eu já vi o caso dela, em um vídeo da bel rodrigues, uma youtuber que faz vídeos sobre vários tipos de livros, e vídeos de criminologia usando livros como parte do material, eu recomendo ver os vídeos dela, são muito bons.
Um dos maiores impérios que já existiu, liderado pelo homem mais rico que já existiu ocorreu na desenvolvida e rica África subsaariana da idade moderna. Esse império entrou em crise e veio a ruir basicamente pq toda a força de trabalho deles foi vendida aos portugueses e espanhóis
@@Fernando-zpt Boa tarde Fernando, obrigado pela atenção e pela interação sobre o assunto. É muito bom saber, que tenho camaradas interessados pela história africana, assim como eu. 🙏🏿
@@robsonantonio3499 é o império mali. O homem mais rico do mundo foi o imperador Mansa Musa. O imperio ocorreu de meados de 1200 até quase 1700 e Mansa Musa viveu em meados de 1300. Dê uma olhada a respeito, é uma história fascinate
A banda húngara Tormentor fez uma música sobre essa história, posteriormente essa música ganhou uma versão matadora do Dissection, o nome é Elisabeth Bathory.
Cadê os nomes das vítimas? Cadê os corpos? Cadê as evidências? Não tem? Então caso encerrado. Um monte de fantasias sobre essa condessa. Ela seria condenada nos parâmetros atuais? Que piada.
@@guilhermesantos8436 Curiosidade: Essa música inclusive foi o começo da discórdia entre o Cronos (vocalista do Venom) e o Quorthon (criador do Bathory). Já que o primeiro acusava o segundo de plágio, pela estética das capas (um bode) e o nome... Pois é, faltou uma menção honrosa ao Bathory no final
Eu assisto nerdologia desde 2013, e esse formato de locução, imagens e textos é muito agradável. Eu smp escuto a fala e vejo as imagens, depois retorno para ler o texto. Assim q se assiste uma produção de vídeo tão interessante e envolvente! Abraços equipe!
O mais impressionante é o poder que a família dela acumulou ao longo dos anos. Tão grandiosos e influentes, que mesmo acusada de 600 homicídios não poderiam fazer nada efetivo contra ela
Ótimo vídeo, sempre ouvi estórias sobre a condessa e sempre achei fascinante, até a cultura pop tem várias referências a última pra mim foi da banda ghost-elizabeth.
Muito bom esse Nerdologia sobre Elizabeth Bathory, além de ser inspiração para muitos filmes. Sua história influenciou divervas bandas do Metal Extremo
Cadê os nomes das vítimas? Cadê os corpos? Cadê as evidências? Não tem? Então caso encerrado. Um monte de fantasias sobre essa condessa. Ela seria condenada nos parâmetros atuais? Que piada.
Sou muito grato a vocês por produzir esse conteúdo incrível toda semana. Parabéns a todos os envolvidos, e espero que vocês continuem fazendo parte da minha vida por muito tempo. Pelo menos uns 200 anos.
Parabéns pela sugestão de reforçar o vídeo sobre Facismo. As pessoas precisam aprender que conteúdo e conhecimento não vem por osmose, mas sim com esforço e paciência
Uma correção: Drácula foi inspirado no livro Carmilla, a vampira de Karnstein do escritor irlandês Joseph Sheridan Le Fanu. Inclusive a história de Carmilla conta com várias semelhanças com a história da Condessa Sangrenta.
Eu acho que como os interessados pela acusação eram influentes, poderiam subornar camponeses. Seria bem fácil, até pq foi mencionado que o marido dela e ela própria eram cruéis ao aplicar castigos.
Eu acho que era as duas coisas, ela era uma assassina mas só acusaram ela por interesses políticos, não por justiça. E só começaram as investigações quando começaram a desaparecer as meninas da nobreza.
@@JoaoVictor-pr7bc Acho MUITO estranho acusarem ela do nada. Segundo eles poderiam ter sido CENTENAS de garotas. A População já teria se revoltado e ido atrás de respostas. A Forma como foi feito o "Julgamento" e por ter sido conduzido pelo primo dela que saia ganhando com ela condenada são forte indício de conspiração e campanha de marketing contra ela.
*Existe uma função mágica chamada pause, que pode ser usada para ler os textos enquanto o video fica magicamente travado. Eu uso há algum tempo e até agora nao tem tido efeitos colaterais. Pode usar sem medo.*
Eu lembro que no final do filme "A condessa de sangue" diz que os decendentes dela ainda luta para provar que ela era uma injustiçada por sua conduta sexual e algumas condutas em sua rotina que eram oriundas de culturas estrangeiras como banhos de rosas, que supostamente foram usadas nas acusações de banhos de sangue e tals. Creio que jamais saberemos à verdade.
9:36 E pra concluir, e isso eu acho que é mais importante do que tudo na hora de distinguir o nacionalismo shintô, é que suas inspirações são anteriores mesmo à própria reabertura do Japão, com o nacionalismo de Yoshida Shoin, ativista do sonno joi e que discipulou pessoas como Ito Hirobumi, o primeiro primeiro-ministro japonês. Por outra, todo fascismo é nacionalista, mas nem todo nacionalismo é fascista. Concluir assim é pôr todas as experiências históricas sob as lentes de contato das ideias europeias, o que é um erro.
Sugestão para um próximo Nerdologia Criminosos:Caotlicue-O caso Magdalena Solis,a assassina mexicana que acreditava ser uma deusa vampira Asteca. Pense numa história macabra!?
engraçado vc falar sobre rever pra entender melhor o tema, acho q n tem nenhum video aq q eu tenha visto menos 5 ou 4 vezes sempre q revejo aprendo algo q n tinha visto da outra vez, quanto mais informação melhor e seus videos são gostosos de ser reassistidos.
Nem tudo é o que parece ser. As "fake News" existem desde que o ser humano começou a falar... o ruim é que continuam se perpetuando mesmo sem evidências suficientes. Vídeo excelente, mostra as controvérsias desta história.
Lembrei da banda sueca Bathory. Banda pioneira do viking metal, da valorização da cultura nórdica e que caracterizou a temática anti-cristã do black metal norueguês.
Dr. Alavanca Tem um traço na escrita do seu insulto. Ademais, não comentei para ofender, como você fez. Só comentei porque eles gostam de fazer as correções ao final do vídeo. E, se o que você quis fazer foi uma pergunta em tom sugestivo, a resposta é: Não! Haha!
O László Huróczi merecia o Prêmio Nobel de Literatura. Eu só queria saber qual era o tipo de anticoagulante usado na época. "Por muito tempo, a historiografia húngara nem mesmo separou a lenda dos acontecimentos reais, mas tentou encontrar uma explicação para a história que havia se tornado uma lenda". (Gábor Várkonyi) Ainda bem que isso já mudou, porque agora há trabalhos (livros, teses, artigos, etc) muito interessantes sobre o assunto.
Para quem se interessa, a música está cheia de referências ao assunto. Em destaque as músicas Erzebeth Bathory, do Forever Slave e Elizabeth do Ghost BC. O nome da banda Bathory também é baseado na condessa.
Assim, como a história do Lago Bodom, essa também tem várias ligações com o heavy metal e seus subgeneros. Além de ter inspirado o nome da banda de black metal Bathory, a história ainda foi inspiração pra músicas do Slayer, Venom, Ghost e três músicas do Kamelot.
Se bem me lembro Elizabeth Bathory aparece como uma das vilãs do Castlevania Bloodlines de Mega Drive, sendo uma serva de Dracula. Legal saber a versão real que inspirou a personagem.
Segundo o historiador Paulo Rezzutti já há pesquisas q falam q esse processo contra Elisabeth foi uma trama pois ela era uma das mulheres mais ricas da Europa e mts pessoas iriam se beneficiar com sua morte. Segundo essas pesquisas não foram encontradas evidências de nenhuma acusação.
No jogo Bloodtained - ritual of the nigth existe um Boss chamado Bloodless que é uma vampira com poderes de controlar o sangue e usa-lo como como arma, tanto que quando entramos na sala desse boss vemos a mesma se banhando em uma banheira lotada de sangue, clara mente uma refereincia a Elizabeth Báthtory, uma bela sacada de Koji Igarashi
a precisão dos números é excelente "entre 35 e 600 moças" eram ooooutros tempos!
Acho plausível considerando que os relatos e os desaparecimentos confirmados tenham números maiores do que os corpos encontrados.
@@jennergg por isso falo sobre serem outros tempos, geralmente informações não oficiais e desencontradas, quase qualquer um podia dar um número e escrever sobre hahaha
Existe alguma fonte que confirme os números mais exatos???
Números estimados pelo Pelé, Romário e Túlio hahah
As pessoas hj ja debatem a veracidade dos numeros, imagina antigamente
Nerdologia sobre simbolos heráldicos dos países: leões, unicórnios, lobos, águias e etc.
Simmmmmmm! UP UP UP
puts podiam fazer msm sobre mt interessante
simm seria massa
Up
Up
No minuto 0:16 e 8:43, a figura de uma mulher coberta de sangue e com legenda "Ilustrador(a) não identificado(a)", é a personagem Carmilla do filme animado Vampire Hunter D.
Muito bom filme.
Caaaaara
esse filme é tão bom!!! Poxa vida.
Sim esse filme é excelente
Essa Condessa.... quando li a história dela eu fiquei chocada! Se existir uma máquina do tempo, precisamos voltar e ver o que, realmente, aconteceu com ela
Vi alguns comentários e achei justo fazer essa lista, a presença e menções a Elizabeth Báthory no Heavy Metal (Especialmente no BLACK METAL):
ps: sozinho não vou conseguir listar todas me ajuda ai #Nerdpower
1982 - 'Countess Bathory' música do Venom;
1983 - Banda Bathory surge na Suécia, claramente inspirada na história da condessa;
1987 - Música 'Woman of Dark desires' do Bathory;
1988 - Música 'Elizabeth Bathory' da banda húngara Tormentor. Mais tarde em 1996, a banda sueca Dissection faria um cover desta canção;
1988 - Álbum 'Cruelty and Beast' do Craddle of Filth;
2007 - Música 'Torquemada 71' do Eletric Wizard (lembrei mais um);
2007 - Música 'Bath in blood' do Evile;
2009 - Música 'Bleeding Baroness' do Candlemass;
2009 - Beauty through order, música do Slayer;
2010 - Música 'Elizabeth' do Ghost.
São só as que eu me lembro, mas tenho certeza que tem mais. Então ajuda ai galera! Tem umas de umas bandas bem underground de Black Metal que eu preferi deixar de fora também, mas no gênero a história dela é bem referenciada.
Tem também as três músicas do kamelot: elizabeth i, ii e iii
Elisabetha - Darkwell. Doom metal dos bons e essa música é toda, fica aí a dica pra galera correr atrás.
Por quê tanta referência?
Uma pequena correção: o Álbum 'Cruelty And The Beast' do Cradle of Filth é de 1998, não 1988. Só isso mesmo... Parabéns pela iniciativa de se disponibilizar a compilar essas obras.
Só conheço o álbum Cruelty and the Beast, que é de 1998, não 1988, e aliás, puta álbum esse do Cradle of Filth
Eu já conhecia essa história através do livro Lady killers, que tem várias, mas uma das que mais me deixou abismada foi a história de Mary Ann cotton (mulher maldita). Recomendo pesquisar pra quem gosta dessas coisas
Eu nunca tinha ouvido falar dela, mas já ouvi falar dessa história de "mulheres fatais e perigosas que se banham em sangue de virgens para permanecer jovem"
Eu já vi o caso dela, em um vídeo da bel rodrigues, uma youtuber que faz vídeos sobre vários tipos de livros, e vídeos de criminologia usando livros como parte do material, eu recomendo ver os vídeos dela, são muito bons.
Recomendo o canal da Mini Hoffmann, pra quem gosta desses assuntos
Bom dia Felipe, acho seu trabalho muito bom. Por favor fale mais sobre a África, sua história, origem e nerdologias. Obrigado! 👍🏿 ✌🏿
Um vídeo sobre as Amazonas de Daomé seria fantástico.
seria uma boa ideia
Um dos maiores impérios que já existiu, liderado pelo homem mais rico que já existiu ocorreu na desenvolvida e rica África subsaariana da idade moderna. Esse império entrou em crise e veio a ruir basicamente pq toda a força de trabalho deles foi vendida aos portugueses e espanhóis
@@Fernando-zpt Boa tarde Fernando, obrigado pela atenção e pela interação sobre o assunto. É muito bom saber, que tenho camaradas interessados pela história africana, assim como eu. 🙏🏿
@@robsonantonio3499 é o império mali. O homem mais rico do mundo foi o imperador Mansa Musa. O imperio ocorreu de meados de 1200 até quase 1700 e Mansa Musa viveu em meados de 1300. Dê uma olhada a respeito, é uma história fascinate
A banda sueca Ghost fez uma musica sobre a condessa. A musica chama "Elizabeth" e está presente no primeiro album da banda o Opus Eponymous
Maravilhosa,por sinal
Dentro do universo Rock/Metal têm algumas menções a ela mesmo, a banda Bathory e a música do Venom também, Countess Bathory.
existe uma banda de Black Metal com o nome Bathory, inspirado na condessa.
A banda húngara Tormentor fez uma música sobre essa história, posteriormente essa música ganhou uma versão matadora do Dissection, o nome é Elisabeth Bathory.
@@joseleandro3038 Dissection, ex banda do vocalista do Napalm Death?
Nerdologia:Genocídio Armênio
Eu nunca vou desistir.
To contigo, leste europeu não falta assunto, ta ai mais um.
Nem o System of a down
Sim
?
+1
Sinceramente considero o nerdologia o melhor canal do RUclips. Parabéns aos envolvidos
Já conhecia essa história, é aquelas que a verdade se mistura com a ficção.
Eu acho que ela só era assassina mesmo, acho que não se banhava de sangue.
Eu não entendi se ela era psicopata mesmo ou foi conspiração kkk
@@williansberci2576 ela era psicopata por natureza msm . A conspiração era para reivindicar as propriedades dela , por ser um local estratégico
@@JoaoVitor-fm5nk obrigado
Cadê os nomes das vítimas? Cadê os corpos? Cadê as evidências? Não tem? Então caso encerrado. Um monte de fantasias sobre essa condessa. Ela seria condenada nos parâmetros atuais? Que piada.
Interessante que aquela região, que compreende hoje Hungria e Romênia, saíram duas lendas do vampirismo: Vlad Dracul e Condessa Bathory. Coincidência?
Eu acho que não !!!
Heheheh
Hmmmmmmmm
Uma vez eu li que a Elisabeth Bathory descende da linhagem do vlade
Conheci ela pela banda de black metal que leva o mesmo nome, Bathory
Eu também! hahaha! Bons tempos.
Pô, pensei que teria pelo menos uma menção a banda no final do vídeo
@@joecelos eu tava esperando tbm kakak
Sem contar a música do Venom também, Countess Bathory.
@@guilhermesantos8436 Curiosidade: Essa música inclusive foi o começo da discórdia entre o Cronos (vocalista do Venom) e o Quorthon (criador do Bathory). Já que o primeiro acusava o segundo de plágio, pela estética das capas (um bode) e o nome... Pois é, faltou uma menção honrosa ao Bathory no final
Seria legal um vídeo desse falando um pouco mais sobre a história da rainha Mary da Escócia!
;-;
Esse formato de vídeo com um monte de informação na tela é um jeito inteligente de conseguir o dobro de visualizações :D
Faz a história dos celtas romanos por favor
vdd bem interessante
Acho que os romanos preferiam andar de Corsa. ÁTILA eu sei que gostava de andar com O HUNO
o retreinado não pode ser destruido em batalha
Up
Os foederati?
Sugestão de tema para Nerdologia História: os campos de concentração no Brasil.
Caraca, fez a referência à Darkest Dungeon! Vim ver esse vídeo na expectativa de ter uma menção. A Condessa do jogo é maravilhosa.
Puxa! Não citou a banda Bathory!! Essa foi incrível! Hahaha
Há várias lendas sobre essa mulher, uma delas é que ela era um vampira.
Eu assisto nerdologia desde 2013, e esse formato de locução, imagens e textos é muito agradável. Eu smp escuto a fala e vejo as imagens, depois retorno para ler o texto. Assim q se assiste uma produção de vídeo tão interessante e envolvente! Abraços equipe!
Cara, nesse exato momento estou vendo A história por trás da lenda na Discovery justamente sobre ela
Um livro bem legal que conta um pouco do que se sabe sobre Lady Bathory e outras assassinas em série é o "Lady Killers" da Tori Telfer.
Música "Elizabeth" da banda Ghost é referência pra ela. Boa demais!!!!
Toda informação extra é bem vinda. Quanto mais informações na tela e narrada melhor. Assim a compreensão é melhor e uma complementa a outra.
Já que estamos nesse bonde, faz logo uma do Giles então 🤣
Affz, fala sério, uns vídeos tão bons quanto esses, e ainda vem gente reclamar de "excesso de texto". Ótimo trabalho Nerdologia, adoro essa série.
É ótimo que tenha texto na tela, quanto mais informação melhor.
O mais impressionante é o poder que a família dela acumulou ao longo dos anos. Tão grandiosos e influentes, que mesmo acusada de 600 homicídios não poderiam fazer nada efetivo contra ela
Esses vídeos de história estão cada vez melhor !
Ótimo. Melhor bastante informação do que pouca. Isso msm, assiste mais de um vez o vídeo e não reclame, povo chato hahaha
Mais um vídeo para minha coleção gigantesca da história dela.
Tbm sou meio fissurado na história dela kkk
@@JoaoEduardo-sk5gt Idem kkkk mas esse video eu achei meio vago
Tbm achei isso
Eai, o que tu acha, ela era sádica ou foi vítima de conspiração ?
Nunca Saberemos se ela era a vilã ou inocente da história
Ótimo vídeo, sempre ouvi estórias sobre a condessa e sempre achei fascinante, até a cultura pop tem várias referências a última pra mim foi da banda ghost-elizabeth.
Muito bom esse Nerdologia sobre Elizabeth Bathory, além de ser inspiração para muitos filmes. Sua história influenciou divervas bandas do Metal Extremo
Realmente essa nobre húngara junto com conde Vlad e que inspirou o livro drácula de bram Stocker
Inacreditável, Filipe Figueiredo leu minha mente.
tava pensando que Condessa Bathory era um excelente episódio de nerdologia desde a semana passada!
Tem uma banda de Black Metal chamada Bathory, uma das melhores do gênero
Da um tesao preparar o almoço e ver que acabou de lança u
Video novo do nerdologia de historia. Ja sei o q vou assistir comendo.
Nunca tinha conhecido a história dela por esse lado! Canal incrível!
Não conhecia a versão de que foi uma conspiração. Achei que houvesse mais provas ou algo assim. Adorei o ep.
Cadê os nomes das vítimas? Cadê os corpos? Cadê as evidências? Não tem? Então caso encerrado. Um monte de fantasias sobre essa condessa. Ela seria condenada nos parâmetros atuais? Que piada.
Nerdologia - Nostalgia os melhores do RUclips
Sou muito grato a vocês por produzir esse conteúdo incrível toda semana. Parabéns a todos os envolvidos, e espero que vocês continuem fazendo parte da minha vida por muito tempo. Pelo menos uns 200 anos.
Professor????
Faz um nerdologia sobre os gigantes mais realistas da ficção. Um gigante raça e não condição!!
Parabéns pela sugestão de reforçar o vídeo sobre Facismo. As pessoas precisam aprender que conteúdo e conhecimento não vem por osmose, mas sim com esforço e paciência
Uma correção: Drácula foi inspirado no livro Carmilla, a vampira de Karnstein do escritor irlandês Joseph Sheridan Le Fanu. Inclusive a história de Carmilla conta com várias semelhanças com a história da Condessa Sangrenta.
Mesmo que tenha sido uma grande conspiração contra ela, os relatos dos desaparecimentos das meninas não contam?
Eu acho que como os interessados pela acusação eram influentes, poderiam subornar camponeses. Seria bem fácil, até pq foi mencionado que o marido dela e ela própria eram cruéis ao aplicar castigos.
Eu acho que era as duas coisas, ela era uma assassina mas só acusaram ela por interesses políticos, não por justiça. E só começaram as investigações quando começaram a desaparecer as meninas da nobreza.
@@JoaoVictor-pr7bc Acho MUITO estranho acusarem ela do nada. Segundo eles poderiam ter sido CENTENAS de garotas. A População já teria se revoltado e ido atrás de respostas. A Forma como foi feito o "Julgamento" e por ter sido conduzido pelo primo dela que saia ganhando com ela condenada são forte indício de conspiração e campanha de marketing contra ela.
@@JoaoVictor-pr7bc Bem capaz afinal sabemos como essa área é podre
Amooo o nerdologia história !
Eu conheci essa história por causa de uma música da banda Venom, Countess Bathory
Ea banda Bathory também
Aprendo + em 10 minutos com o nerdologia do que em um ano inteiro com meu professor de história
Inúmeras obras foram inspiradas nesse relato histórico. Vídeo bem trabalho, parabéns.
Sugestão de Nerdologia: Série sobre Urbanismo e Arquittetura. Formação de cidades.
Ótimo vídeo, Felipe! Gosto do seu conteúdo, amigo!
Tem uma banda de metal chamada Bathory, em homenagem.
Banda foda pra krl
Black Metal bem bom!!!
Tem uma música sobre ela muito boa
Eterno Quorthon
@@l.palacio9076 RIP Quorthon
*Existe uma função mágica chamada pause, que pode ser usada para ler os textos enquanto o video fica magicamente travado. Eu uso há algum tempo e até agora nao tem tido efeitos colaterais. Pode usar sem medo.*
Eu lembro que no final do filme "A condessa de sangue" diz que os decendentes dela ainda luta para provar que ela era uma injustiçada por sua conduta sexual e algumas condutas em sua rotina que eram oriundas de culturas estrangeiras como banhos de rosas, que supostamente foram usadas nas acusações de banhos de sangue e tals. Creio que jamais saberemos à verdade.
Nerdologia sobre ocultismo, falando do Crowley, Dion Fortune, e as influências disso na história e nas guerras.
Faz um Nerdoligia sobre "Subversão"
"Quer ouvir minha voz cantando?"
“Vou deixar você ouvir o maior sucesso do mundo dos servos! É o final! "
" Báthory Erzsébet! "
" Laaaaa! "»
@Gabriel Kurimoto ,isso é uma música? Tentei encontrar a letra completa e não consegui, pode me indicar se posso encontrar e onde?
@@primuvituvitormateuspiment7248
Por sorte não é, isso na verdade é o ataque especial traduzido da personagem Elizabeth Bartory da franquia Fate.
Kirchtaria aprova esse comentario
@@primuvituvitormateuspiment7248 uma música relacionada a ela seria Elizabeth da banda Ghost
uma pessoa de cultura, ai sim!
Bathory, in the castle of your death
You still alive, Elizabeth 🎶
\m/
\m/
Me lembrou a música de Venom de mesmo nome :D
COOOOUUNNTEEEEEEESSSSS BATHOOOORYYYYYYYYYY
E me lembrou a música do Ghost kkkkkkkk
Muito bom!
Estou aguardando o Nerdologia história sobre a série SPARTACUS, façam por favor 😉
Por favor, fale sobre Gilles de Rais, O Barba Azul
A ilustração da condessa coberta com sangue e do filme/anime "Vampire Hunter D: Blood Lust"
Tava procurando alguém nos comentários que tinha notado também kkkkk
9:36
E pra concluir, e isso eu acho que é mais importante do que tudo na hora de distinguir o nacionalismo shintô, é que suas inspirações são anteriores mesmo à própria reabertura do Japão, com o nacionalismo de Yoshida Shoin, ativista do sonno joi e que discipulou pessoas como Ito Hirobumi, o primeiro primeiro-ministro japonês.
Por outra, todo fascismo é nacionalista, mas nem todo nacionalismo é fascista. Concluir assim é pôr todas as experiências históricas sob as lentes de contato das ideias europeias, o que é um erro.
Já assisti um filme que falava da Condessa de sangue que dizia que ela apenas estudava cadáves
Filme Condessa de Samgue, muito bom
mais um personagem de Fate kkkk amo esse canal
Sugestão para um próximo Nerdologia Criminosos:Caotlicue-O caso Magdalena Solis,a assassina mexicana que acreditava ser uma deusa vampira Asteca.
Pense numa história macabra!?
Mto bom esses nerdololigias de história
Esqueceu de um detalhe que coincida com a Transilvânia: Vlad Tepes o Empalador que inspirou Dracula é um dos seus ancestrais.
Não cara, Dracula era ancestral do Mirceia
Os romenos odeiam os hungaros
Episódio maravilhoso!!! Parabéns!!!
Só consigo lembrar da banda Bathory
As imagens em 0:20 e 8:44 são da Condessa Carmilla na animação/filme Vampire Hunter D: Bloodlust.
engraçado vc falar sobre rever pra entender melhor o tema, acho q n tem nenhum video aq q eu tenha visto menos 5 ou 4 vezes sempre q revejo aprendo algo q n tinha visto da outra vez, quanto mais informação melhor e seus videos são gostosos de ser reassistidos.
Seu canal é um achado. Estou adorando o conteúdo ganhou uma inscrita.
Nem tudo é o que parece ser. As "fake News" existem desde que o ser humano começou a falar... o ruim é que continuam se perpetuando mesmo sem evidências suficientes. Vídeo excelente, mostra as controvérsias desta história.
Interessante este vídeo. Vocês conseguiram apresentar uma defesa bastante razoável para o julgamento da condessa.
Forever young, Elizabeth
3:43 A casa Habsburgo citada era a mesma que a Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, fazia parte?
Sim
Faltou referências às bandas de Metal que se inspiraram nessa história. A própria Bathory e o Ghost, que tem uma música sobre a condessa.
@Jefferson Sabino Jr mas a Blood Countess que apareceu lá foi a personagem dos quadrinhos.
Lembrei da banda sueca Bathory. Banda pioneira do viking metal, da valorização da cultura nórdica e que caracterizou a temática anti-cristã do black metal norueguês.
Lady Killers
Gente, “epilepsia” se escreve com “i”. Está errado no vídeo “eplepsia”.
fodase?
Dr. Alavanca Tem um traço na escrita do seu insulto. Ademais, não comentei para ofender, como você fez. Só comentei porque eles gostam de fazer as correções ao final do vídeo. E, se o que você quis fazer foi uma pergunta em tom sugestivo, a resposta é: Não! Haha!
Ele deve ter errado ao digitar, mesmo assim comentário útil.
@@lualltech fuedase?
So pela resposta exageradamente formal
Luan Almeida ...fodase?
O László Huróczi merecia o Prêmio Nobel de Literatura. Eu só queria saber qual era o tipo de anticoagulante usado na época. "Por muito tempo, a historiografia húngara nem mesmo separou a lenda dos acontecimentos reais, mas tentou encontrar uma explicação para a história que havia se tornado uma lenda". (Gábor Várkonyi) Ainda bem que isso já mudou, porque agora há trabalhos (livros, teses, artigos, etc) muito interessantes sobre o assunto.
Filipe, faz um vídeo sobre os Crips e Bloods!
Eu adoro seu canal💟
Essa história é arrepiante
Para quem se interessa, a música está cheia de referências ao assunto. Em destaque as músicas Erzebeth Bathory, do Forever Slave e Elizabeth do Ghost BC. O nome da banda Bathory também é baseado na condessa.
Escutem a “trilogia” de músicas da banda Kamelot que fala sobre ela. Vale a pena.
Felipe teu trabalho é muito bom, mas falta dar umas dicas de livros como o Átila faz. Seria muito bom.
Assim, como a história do Lago Bodom, essa também tem várias ligações com o heavy metal e seus subgeneros. Além de ter inspirado o nome da banda de black metal Bathory, a história ainda foi inspiração pra músicas do Slayer, Venom, Ghost e três músicas do Kamelot.
Uma das principais fontes de inspiração para bandas de metal extremo. Vite o Bathory.
2:53 Houve uma gralha, estava escrito "eplepsia" e escreve-se "epilepsia"
Não conhecia essa história. Perfeito o vídeo!!
Se bem me lembro Elizabeth Bathory aparece como uma das vilãs do Castlevania Bloodlines de Mega Drive, sendo uma serva de Dracula. Legal saber a versão real que inspirou a personagem.
Esqueci de dar o LIKE! rs.
Vou aproveitar e rever o vídeo.
Ghost tem uma música sobre ela, muito boa.
Segundo o historiador Paulo Rezzutti já há pesquisas q falam q esse processo contra Elisabeth foi uma trama pois ela era uma das mulheres mais ricas da Europa e mts pessoas iriam se beneficiar com sua morte. Segundo essas pesquisas não foram encontradas evidências de nenhuma acusação.
No jogo Bloodtained - ritual of the nigth existe um Boss chamado Bloodless que é uma vampira com poderes de controlar o sangue e usa-lo como como arma, tanto que quando entramos na sala desse boss vemos a mesma se banhando em uma banheira lotada de sangue, clara mente uma refereincia a Elizabeth Báthtory, uma bela sacada de Koji Igarashi
Para quem se interessar: a banda CRADLE OF FILTH fez um album inspirado nela, se chama cruelty and the beast
Sei que não dá (copy) mas Elizabeth do Ghost de fundo seria perfeito.
😳😳😳
Enquanto ele falava no vídeo eu associava todas as referências com a música do Ghost kkkkk
Essa música é foda
Sugiro a banda Bathory que é muito mais satanás.. e fala sobre o tema
Ives Iury Não tava ligado nessa “bunda” depois procuro no Xv...
Melhor canal!!!
Não
@@leticiademarialima2457 pq não?