Garanta seu acesso ao Nas Fronteiras do Dinheiro: liberta.click/NasFronteirasdoDinheiro Amplie seu conhecimento em economia tornando-se membro do canal. Junte-se agora: ruclips.net/channel/UCLJkh3QjHsLtK0LZFd28oGgjoin LibertaConheça a Liberta, minha assessoria em investimentos: liberta.click/ulrich 🔊 Ouça também no Spotify: liberta.click/ulrich_spotify CONTATO para palestras / eventos: 📧 fernando.ulrich@oroboro.art.br
Sim, é preciso que os preços "sinalizem" que a disponibilidade de água é insuficiente, porque ninguém percebeu ainda o que aconteceu para chegar a isso... Viva a fadinha do livre mercado!
@@fsdh4Para levar mais água para um local de desastre é necessário um investimento maior, sem o aumento dos preços de onde iria vir o capital para fazer esse investimento?
@@OtakuBK Eu sou ateu, mas meu deus do céu... É sério isso? Quer dizer, vamos deixar os comerciantes explorarem a escassez de um bem do qual depende a vida de quem perdeu tudo, e esperar que lucrem o bastante para que tenham capital suficiente para reconstruir a logística afetada... É este mesmo seu "raciocínio"?
@@fsdh4Como assim explorar a escassez? A oferta despencou e a demanda disparou. Se os preços não subirem, o estoque irá acabar rapidamente, e quem realmente precisa, e está disposto a pagar por aquele produto, irá ficar sem. Como o Ulrich deixou claro, mesmo que um comerciante suba os preços apenas pensando em lucro próprio, ele estará enviando um sinal claro para a empresa que fez este produto a produzir mais, e abasteça esse local em necessidade. Sem lucro não é possível aumentar a produção de produtos, e sem aumento na produção o povo irá sofre por mais tempo e os preços demorarão mais para baixar.
@@OtakuBK _"Como o Ulrich deixou claro, mesmo que um comerciante suba os preços apenas pensando em lucro próprio, ele estará enviando um sinal claro para a empresa que fez este produto a produzir mais"_ A mídia inteira noticiando sem parar para o país e o mundo a destruição de inúmeros lugares, diversas entidades pedindo o tempo todo por doações, as companhias de fornecimento de água tendo suas atividades interrompidas... mas é só quando os preços da água sobem que aqueles com capacidade de ofertá-la se dão conta: "Opa! Parece que aquele lugar pode estar precisando de água. Bora ofertar mais!" É, acho que faz sentido.
Você só não conta que o Estado cobra muitos impostos (porque torrar 51% da arrecadação com o financiamento do mercado de renda fixa) um gasto inútil e sem futuro pro país! E é por causa desse gasto que o Estado não consegue cortar impostos!
@@KhinzalNuclearNuclearErrado! Não consegue diminuir impostos porque tem uma fome insaciável de querer roubar o cidadão. Acorda pra vida. Não percebe que existe uma elite que deita e rola nas costas do cidadão normal? Você não observa que existem funcionários públicos ganhando mais de 1 milhão por mês? Como que isso vai dar certo? Você tira do pobre e joga tudo no bolso de uma elite. Entenda! O estado é um mal que impede a população de prosperar e viver dignamente.
@@KhinzalNuclearNuclear Só esqueceu de um detalhe, esses juros, são os juros da dívida. Quer fazer populismo, precisa de dinheiro, pedi pro mercado e como toda dívida tem juro. Cê entendeu né véi...
@@KhinzalNuclearNuclear Político só quer benefício próprio, contrai divida pra bancar populismo e limpar a sujeira q o passado fez é algo impopular, pq vc faria isso?
Pergunte ao autor do vídeo se ele é a favor do governo importar 100 mil toneladas de arroz para baixar o preço do mesmo? Ele vai dizer que é contra pois o preço real e verdadeiro e livre é o preço alto e abusivo; enfim dani-se a população já vitimada!!!
Fica tranquilo que vai existir o produto, porque desse jeito ninguém vai comprar mesmo. Ainda bem que existe as doações, porque se as vítimas fossem depender só desse governo e de certos "apoiadores do livre mercado" estariam ferrados.
Já estive na Flórida em furações. Os comerciantes que subiam muito seus preços eram boicotados pelos clientes depois do furacão. Se exagerar você fica queimado.
Era o que eu faria caso estivesse na mesma situação, simplesmente não pisaria mais aquele estabelecimento. Só que a mentalidade cultural do brasileiro em querer que o estado resolva tudo, é muito forte e enraizada profundamente. Ao invés de boicotarem por conta própria, preferem delegar a tarefa ao estado que, no final das contas, sempre vai piorar ainda mais a situação. Empresas, produros e serviços é bem mais fácil de lidar, simplesmente boicota e vai pro concorrente onde é bem melhor atendido. Infelizmente em governos não dá pra fazer o mesmo...
@@gowl2 Esse é o problema do excesso de Estado e essas políticas de auxílios governamentais, pois emburrece o povo e quebra a coesão social no país. Liberdade exige responsabilidade e racionalidade.
Pergunte ao autor do vídeo se ele é a favor do governo importar 100 mil toneladas de arroz para fazer o preço do arroz cair? Ele vai dizer que é contra pois o preço real e verdadeiro e livre é o preço alto e abusivo; e dani-se a população já vitimada!!
@@KhinzalNuclearNuclearo brasil sendo o RS é o maior produtor de arroz da América Latina, nossa produção supre nossa necessidade só teve o problema de escoamento! Na hora q o governo foi ao mercado comprar ninguém teve condições de suprir toda a demanda e de quebra aumentou o preço... consequência, desistiram da compra.... já é fenômeno do aumento sucessivo do alimento é outra consequência e vem antes da catástrofe do RS.... o autor tem vários vídeos explicando e muito bem explicado!
Pergunte ao autor do vídeo se ele é a favor do governo importar 100 mil toneladas de arroz (para fazer o preço do arroz cair)? Ele vai dizer que é contra pois o preço real e verdadeiro e livre é o preço alto e abusivo; (enfim dani-se a população já vitimada)!
Se os "Governos" Quisessem Ajudar de Verdade ERA SÓ ZERAR OS IMPOSTOS das COISAS QUE VÃO PARA A AJUDA!!! Mas os Brasileiros médios preferem culpar o s comerciantes do que o VERDADEIRO CULPADO "O ESTADO"!!!
Empresa que vende água: “Vou subir o preço de 70% do meu estoque, assim posso doar os outros 30%. Assim quem pode pagar vai gastar mais, e quem não pode pagar vai ganhar de graça!” Estado: “Na na ni na não! Vai manter o preço como está. Assim quem perdeu tudo vai ter que gastar o pouco que tem para pagar o mesmo que quem não perdeu nada. Isso se chama ajudar os mais pobres!”
_"quem perdeu tudo vai ter que gastar o pouco que tem para pagar o mesmo que quem não perdeu nada"_ Imagino que seja uma situação muito melhor do que quem não perdeu nada poder comprar água a preços estratosféricos enquanto que quem perdeu não pode comprar aos novos preços. É, acho que faz sentido...
@@fsdh4 Só esqueceu de comentar os 30% do estoque que a empresa doaria e que os mais atingidos não pagariam NADA. Então sim, faz sentido. Obrigado amigo, você é um amigo!
É evidente que existe preços abusivos e intenção de lucros extraordinários, achar que a lei da oferta e da demanda funciona em meio a um desastre da mesma forma que em condições normais é fechar os olhos para certas situações.
Se na terra da liberdade fizeram isso com o cara que comprou os geradores, imaginem aqui, onde o Estado literalmente manda em nossas vidas e no nosso dinheiro!
Fricções de curto prazo como em uma catástrofe não se aplicam adequadamente a lei da oferta e a demanda pelos problemas logísticos. No longo prazo em momentos normais em que essas fragilidades do mercado são menores ou desprezíveis, ok. Em situações de emergência é necessário garantir o acesso a toda a população dos itens mais básicos. A melhor forma é de fato racionamento dos estoques disponíveis. Independente do que implemente a política.
É impressionante que quando crescemos descobrimos que quem era herói na verdade é vilão, e quem é vilão na verdade são os heróis. Por isso que tem aquela frase que "de boa vontade o inferno tá cheio".
Oi Fernando. Vídeo interessante. Gostei das palavras que apareceram como legendas no vídeo e ajudam a entendermos melhor o conteúdo. É legal conteúdos assim, que nos ajudam a entender os princípios econômicos, para que com o tempo, possamos ir avançando no aprendizado e entendendo outros conteúdos também. Essas legendas ajudam a explicar melhor para nós que não entendemos tanto do assunto. Jesus abençoe sua vida, família e trabalho.
falando em lucro lembrei de um protesto pedindo aumento do piso salarial dos enfermeiros (na pratica seria um aumento do lucro sobre o serviço) e no cartaz do protesto tinha escrito "saude não é mercadoria" kkkkkk, ai esta uma contradição nas ideias de quem é contra aumentar o preço das coisas, mas ir la e ofertar o produto no "preço normal" nenhum critico faz.
5 месяцев назад
@@RyuzakiPragmatico o aumento do preço em desastres e o aumento do salarial dos enfermeiros não seriam bons pra tais situações? Ou só o aumento de preço em um caso de desastre natural?
Aí depende, o aumento salarial dos enfermeiros quem iria pagar a conta? O próprio povo, por vontade própria ou políticos forçando a barra? Nem piso salarial era para existir! Afinal cada pessoa tem que vender o seu próprio peixe
@LucasBarbosa-xb3li não é isso q falei, mas sim sobre o argumento de q "não é mercadoria" q vai totalmente contra a ideia de ser menor remunerado. no fim saude é da mesma forma q mercadoria, imagine, vc iria trabalhar numa cidade bem estruturada e aceitar receber o mesmo pra trabalhar num local sem estrutura?. e outra, quando vc pede aumento salarial vc ta indicando q quer q seu serviço tenha um valor COMERCIAL maior, pois vender serviço tbm é um comercio e serviço é mercadoria.
Imaginamos q nosso salário é nosso lucro... ninguém por sã consciência vai abnegar.... tal fato é representado pelas greves dos professores federais.... querem mais lucro! Ou oq recebem não paga os "custos de produção " ?
Tudo bem que a economia funciona assim, mas aqui na minha cidade (MG) bem antes das chuvas do RS terminarem alguns supermercados aumentaram o preço em mais de 20% só pra especular, com estoques gigantescos nos depósitos. Tem duas facetas nessa história: o livre mercado e os oportunistas de plantão.
Fernando, parabéns! Infelizmente os políticos e agentes públicos se aproveitam para aparecer como "SALVADORES" sem contribuir em nada para atenuar, na realidade, a falta das mercadorias mas ganham aplausos da população.
Não são os políticos que aparecem. Eles só respondem ao clamor do povo que não entende nada de bosta nenhuma. O brasileiro adora um estado grande e regulador.
Excelente video! Explica o óbvio que nas vistas nao parece tao obvio. Por que se arriscar a fornecer um produto em um lugar tao dificil, se o preço é o mesmo pra fornecer para um lugar de facil acesso?
@@thiagaotunadao é exatamente esse o ponto o qual o autor do video está errado, era para neste momento estar diversas pessoas indo pro RS vender agua, segundo a lei de oferta e demanda, porem como todos sabem que esse é um caso excepcional, isso nao está acontecendo. provando que a lei da oferta e demanda em um caso especifico como este não funciona tão bem como em casos normais.
ah sim, os aeroportos, rodovias e ferrovias por lá estão funcionando normalmente, todas as pontes estão no lugar...realmente não há qualquer problema no abastecimento
Manter o abastecimento nessa hora tem um custo muito alto. O cara está abastecendo. Se tá fácil conseguir, não fica caro pq aparecem concorrentes e a demanda é suprida. Se vender barato não consegue mais reabastecer e faltará produtos.
não tem como esperar preço igual numa cidade q tem estradas funcionais, nenhuma dificuldade para chegar, e um abastecimento decente de produtos e q seja o mesmo preço numa cidade devastada, sem infraestrutura pra chegar, com mais dificuldade e até risco (a cidade colapsada, com risco de roubos, sem infraestrutura pra quem vai entregar e tbm com mtas rotas quebradas por estarem com pista destruida), parece desumano cobrar mas caro, mas seria mais desumano obrigar uma pessoa a se colocar nesse risco ganhando o mesmo q se entregasse numa cidade na qual é facil fazer a logistica. o valor a mais é um incentivo pra mais concorrentes abastecerem e reestabelecer mais rapido o mercado.
Cara oq era trafegar pela RS 118!!! Impraticável!!! Fiz o caminho 2x ida e volta por obrigação!!! Mas se tivesse q fazer novamente iria cobrar e bem caro! Fora q quase estraguei meu carro!
@@Cinconegativoprimeiro e o problema q o Estado nunca expõe, pagamos uma altissima carga tributária, se importar então, pagamos o dobro do valor, o Estado tem poder o suficiente pra comprar e fornecer a preço de custo pra todos, e a logistica do Exercito q deveria ser a melhor do Brasil, equipe de engenharia do Exercito pra reconstituir as vias rapidamente pq esses devem ser preparados pra guerra e calamidade, mas não fazem nada. e pior, o governador do RS tem a cara de pau de pedir DOAÇÃO de pessoas fisicas pra ajudar o estado, cadê o governo FEDERAL pra fazer isso? besta é quem doa pra governo, eles tem impostos, so cortar a lagosta e vinho premiado e conseguem reconstruir o RS, apesar de eu ser nordestino hj entendo o movimento separatista do RS, na realidade era pro Brasil ser uma federação, decisões e dinheiro ficar localmente e não centralizado no leviatã que é o governo federal.
Pergunte ao autor do vídeo se ele é a favor do governo importar 100 mil toneladas de arroz para fazer cair o preço do mesmo? Ele vai dizer que é contra pois o preço real e verdadeiro e livre é o preço alto e abusivo (enfim dani-se a população já vitimada)!!
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Fernanda Kate), tantas pessoas recomendaram muito sobre ela e estou apenas começando com ela 😊 do Rio de Janeiro Brasil 🇧🇷
@@FernandoUlrichCanal O ponto citado por @niltonsales01, porque é evidente demais para ser ignorado, foi meramente tangenciado no vídeo, muito longe de debatido. O vídeo não investiga objetivamente a situação. Além do clickbait, é malabarismo mal sucedido para tentar acomodar fatos à teoria quando esta não se sustenta na realidade.
Entendi que os preços da água potável subiram drasticamente após o rompimento da barragem devido ao aumento da demanda e à queda na oferta. Mas, mesmo com preços altos que teoricamente deveriam atrair mais investidores para aumentar a oferta e abaixar os preços, por que isso não acontece rapidamente em situações de catástrofe? Quais são os desafios logísticos, regulatórios e de percepção de risco que impedem uma resposta imediata do mercado, mesmo com preços elevados?
Teoria ótimo, já na prática os valores não fecham porque existem aqueles que não entendem a concepção da economia, idosos, famílias carentes com fome, sem educação financeira que nunca vão ser empresários, fadados a venderem seus tempo por pouco que nunca vão crescer na vida. Dizer para uma pessoa que não tem nem casa própria pq não consegue comprar devido ser explorada a vida inteira a pagar o triplo a um preço e se estripar ainda mais pq foi demitida pelo empresário que foi afetado para não perder o padrão de vida é só defender o sistema econômico e não o humano.
A última lavoura que fiz de feijão no ano passado foi um terror. Choveu tanto aqui em Minas que eu não conseguia nem bater as vagens porque estavam tão molhadas que não passavam na máquina. Tive que montar um estaleiro provisório pra tentar tirar da chuva. Tive que trazer apoio para tentar aproveitar uma única brecha que a chuva deu em dois dias. Os custos de logística, infraestrutura e pessoal foram lá em cima. Tive dificuldade de achar máquina pra bater, caminhão pra carregar, só não tive dificuldade em achar comprador pra falar que não valia tudo aquilo
o que a maioria das pessoas tem dificuldade de entender é o preço do produto real não a estimativa futura mercados e empresarios com estoques aumentando os produtos em 400% não tem sentido nenhum agora aumentar em 400% quando não tem estoque e precisa comprar para revender em um estado de calamidade faz sentidos sim, eu acredito que a maioria tem estoque e esta so abusando mesmo
É a "economia das emoções", onde as pessoas "sentem" que algo é errado, e logo ele passa a ser, ainda que racionalmente não faça o menor sentido julgá-lo assim. A parte da suposta imoralidade do aumento de preços que mais me pega, pois nós vemos funcionários públicos e políticos, que são consumidores de recursos, julgando a moralidade dos empresários, que são os produtores destes mesmo recursos. Os que julgam não abrem mão de suas benesses e salários para ajudar os necessitados, mas cobram do empresários que façam esse sacrifício por eles. 🤡
É um antro da falácia moral. Um sujeito que faz um vídeo e não leva em consideração que estamos falando de ÁGUA, e não de uma camisa da lacoste! ÁGUA é sobrevivência, é desumano deixar alguém privado de água potável numa situação de risco por preço abusivo. Por vocês pobre morre de sede. Deixam um irmão brasileiro morrer!!! Sujos
É um antro da falácia moral. Um sujeito que faz um vídeo e não leva em consideração que estamos falando de ÁGUA, e não de uma camisa da lacoste! ÁGUA é sobrevivência, é desumano deixar alguém privado de água potável numa situação de risco por preço abusivo. Por vocês pobre morre de sede. Deixam um irmão brasileiro morrer por dinheiro!!!
@@infinitomenos1, você não viu o vídeo, não é possível esse comentário se viu. Se você não permite que o preço suba, sendo que o preço do transporte aumentou, você vai inviabilizar que os produtos cheguem sem prejuízo. Isso significa que só quem estiver fazendo caridade vai poder oferecer água. Ou o governo.
Tenho sensação que por mais lógico que seja, me parece que a conotação desse contexto já está demonizado. Vídeo difícil mas necessário. Parabéns Ulrich!
Exatamente, aumenta o preço sim. E quem é voluntário deveria estar cobrando por seu trabalho, afinal de contas, quem tiver dinheiro paga para ter a ajuda dos voluntários. Os resgates também deveriam ter sido tudo pago, já que é tempo gasto, barco em desgaste, combustível... Sempre visando o lucro e assim mantendo a economia a girar. Certo?
Faz pensar que a liberdade econômica é absoluta. Preços subirem nessas ocasiões é uma coisa, galão de água a 80,00...me parece consenso no mundo todo coibir a tentativa de se valer de situações como essas para auferir o maior lucro possível. É um argumento polêmico até entre os liberais.
Isso me lembra o Titanic afundando e só a Primeira classe tinha direito aos botes salva vidas ou que tinham preferência ... Espero que ninguém tenha que passar por isso
Faltaram duas ponderações: 1. a depender da situação, se o comerciante não eleva seu preço (sem fazer juízo de valor da porcentagem aplicada), ele também corre o risco de ficar sem mercadoria por não conseguir comprá-la a um preço mais alto do que foi obrigado a vender mais baixo. 2. a omissão do governo de plantão como um agente regulador: se ele quer um valor menor, que crie as condições necessárias para aumentar a oferta e fazer o preço baixar pela lei da oferta-procura, ao invés de forçar a queda do preço na marretada.
Difícil julgar isso. A lógica do liberalismo e a eficiência da arbitragem com certeza funcionam… mas quando o item é necessário se faz o que? Vai reduzir o consumo de água como??? Vai deixar as pessoas morrerem de sede??? A realidade e o cerne da questão è outro totalmente diferente daquele abordado no vídeo. A responsabilidade disso, ou seja quem deveria fornecer ajuda e abastecimento de graça ou a preços baixos pra quem precisa, é o governo. Mas infelizmente bem sabemos que contar com o governo no Brasil e contar com ninguém é a mesma coisa. A responsabilidade disso tudo, inclusive do desastre é do governo: infelizmente quando não tem governo o que prevalece é a lei da floresta e nela o mais fraco sempre sucumbe. Essa é a triste realidade do país e não só do nosso…
Na minha opinião a fiscalização poderia exigir do comerciante justificar seu custo em caso de suspeita da abuso. Uma coisa é dobrar o valor, outra coisa é o valor ser 5 vezes mais. Controle excessivo é ruim, mas deixar livre demais da merda também.
Ao invés do governo atacar os preços cobrados pelos empresários, eles deveriam acabar com os impostos de modo a baratear os custos para os empresários; uma baita hipocrisia.
Este conceito se aplica também a itens colecionáveis, como: - vinhos antigos, - carros antigos, - obras de arte e por aí vai. Por mais que seja injusto o preço aumentar com o passar do tempo, mas faz todo o sentido pelo "custo de oportunidade" de encontrar algo "raro", considerando oferta x demanda.
Concordo 100% como Ulrich. Já que o estado quer "ajudar" a população, em vez de ficar punindo os comerciantes, eles deveriam criar toda uma logística para levar produtos que estão faltando, como água e comida. Pagamos uma fortuna para manter o exército, mas eles ficam lá pintando meio fio e não agem quando a população necessita. Agora, o estado prefere ficar fazendo videozinho para a imprensa com o fiscal humilhando o comerciante que apenas está fazendo o seu trabalho.
Acho imoral vender um estoque que foi gerado a valor Y por 100 x Y quando se trata de item essencial, livre mercado com humanidade interna bem presa. Venda o estoque a valor normal com seu lucro normal até acabar, pode até subir um pouco, mas é imoral sim elevar desta forma 80% 100% 1000%. AGORA, quando for RECOMPOR o estoque ai decide o que vai fazer se vai comprar mercadoria a novos patamares e revender com lucro. SIM, RICO COMPRA TUDO E ESTOCA MEU CHAPA, até parece, vários atacados em SP impuseram limites para comprar arroz pq os malandros estavam limpando as prateleiras. INCLUSIVE muitos comerciantes. O conceito não esta errado, entendo perfeitamente .... mas não se trata do APOLAPISE zumbi, é temporário, poxa vida, PQP, segura a onda um tempo ... claro que o governo interferir no livre mercado atrapalha MAS É TEMPORÁRIO, HÁ URGENCIA, não venda item BÁSICO A ESTES PREÇOS, toda água que vende no RS é engarrafa no RS ? (pelo que pesquisei superficialmente, NÃO).O custo não deve ser da agua mas sim do transporte dificultado ... como se as pessoas fossem comprar agua a estes valores ... mas há muita insensibilidade. Sei lá ... cada um com a sua consciência.
youlocotube finalmente um comentário mais sensato. Tinham trocado até a capa do vídeo porque não estava legal. O pessoal fica dando alternativas e argumentos pra tentar justificar o injustificável agora. Falta empatia de se colocar no lugar das pessoas que estão nessa situação desgraçada da catástrofe.
Acho que você está coberto de razão. O fiscal do governo poderia requerer que o estabelecimento comprovasse o custo que pagou por aquele produto. O problema é o estado decidindo quando fazer isso, em qual situação, por quanto tempo depois de um desastre... E quanto de acréscimo de preço se torna abusivo... O comerciante também tem prejuízos no desastre e está tentando aumentar o lucro pra não ter que fechar.... O fiscal teria que analisar tudo isso.. Na prática o que o estado faz é multar geral, sem controle.
Na eh apenas um problema de demanda e oferta. Imagina o caos que deve estar sendo manter um estabelecimento comercial aberto, funcionários doentes ou incapazes de ir trabalhar, prejuízos materiais, falta de eletricidade, falta de suprimentos, aumento no valor dos transportes etc...
Garanta seu acesso ao Nas Fronteiras do Dinheiro: liberta.click/NasFronteirasdoDinheiro
Amplie seu conhecimento em economia tornando-se membro do canal. Junte-se agora: ruclips.net/channel/UCLJkh3QjHsLtK0LZFd28oGgjoin
LibertaConheça a Liberta, minha assessoria em investimentos: liberta.click/ulrich
🔊 Ouça também no Spotify: liberta.click/ulrich_spotify
CONTATO para palestras / eventos:
📧 fernando.ulrich@oroboro.art.br
O duro é colocar isso na cabeça de uma população que não domina nem as quatro operações básicas da matemática!
Sim, é preciso que os preços "sinalizem" que a disponibilidade de água é insuficiente, porque ninguém percebeu ainda o que aconteceu para chegar a isso... Viva a fadinha do livre mercado!
@@fsdh4Para levar mais água para um local de desastre é necessário um investimento maior, sem o aumento dos preços de onde iria vir o capital para fazer esse investimento?
@@OtakuBK Eu sou ateu, mas meu deus do céu... É sério isso? Quer dizer, vamos deixar os comerciantes explorarem a escassez de um bem do qual depende a vida de quem perdeu tudo, e esperar que lucrem o bastante para que tenham capital suficiente para reconstruir a logística afetada... É este mesmo seu "raciocínio"?
@@fsdh4Como assim explorar a escassez? A oferta despencou e a demanda disparou. Se os preços não subirem, o estoque irá acabar rapidamente, e quem realmente precisa, e está disposto a pagar por aquele produto, irá ficar sem. Como o Ulrich deixou claro, mesmo que um comerciante suba os preços apenas pensando em lucro próprio, ele estará enviando um sinal claro para a empresa que fez este produto a produzir mais, e abasteça esse local em necessidade. Sem lucro não é possível aumentar a produção de produtos, e sem aumento na produção o povo irá sofre por mais tempo e os preços demorarão mais para baixar.
@@OtakuBK _"Como o Ulrich deixou claro, mesmo que um comerciante suba os preços apenas pensando em lucro próprio, ele estará enviando um sinal claro para a empresa que fez este produto a produzir mais"_
A mídia inteira noticiando sem parar para o país e o mundo a destruição de inúmeros lugares, diversas entidades pedindo o tempo todo por doações, as companhias de fornecimento de água tendo suas atividades interrompidas... mas é só quando os preços da água sobem que aqueles com capacidade de ofertá-la se dão conta: "Opa! Parece que aquele lugar pode estar precisando de água. Bora ofertar mais!" É, acho que faz sentido.
Só o Estado pode cobrar impostos abusivos. Acorda povo!
Você só não conta que o Estado cobra muitos impostos (porque torrar 51% da arrecadação com o financiamento do mercado de renda fixa) um gasto inútil e sem futuro pro país!
E é por causa desse gasto que o Estado não consegue cortar impostos!
@@KhinzalNuclearNuclearErrado! Não consegue diminuir impostos porque tem uma fome insaciável de querer roubar o cidadão. Acorda pra vida. Não percebe que existe uma elite que deita e rola nas costas do cidadão normal? Você não observa que existem funcionários públicos ganhando mais de 1 milhão por mês? Como que isso vai dar certo? Você tira do pobre e joga tudo no bolso de uma elite. Entenda! O estado é um mal que impede a população de prosperar e viver dignamente.
@@KhinzalNuclearNuclear Só esqueceu de um detalhe, esses juros, são os juros da dívida. Quer fazer populismo, precisa de dinheiro, pedi pro mercado e como toda dívida tem juro.
Cê entendeu né véi...
@@KhinzalNuclearNuclear chato pra dedeu
@@KhinzalNuclearNuclear Político só quer benefício próprio, contrai divida pra bancar populismo e limpar a sujeira q o passado fez é algo impopular, pq vc faria isso?
O legal que nunca é abusivo tomar dinheiro das pessoas "em troca" de serviços péssimos e super faturados que elas nunca pediram.
Disso não reclamam, afinal pagam sem nem saber
É preferível um produto caro do que um produto que não existe.
exatidão em suas palavras
E vai comprar como?
Pergunte ao autor do vídeo se ele é a favor do governo importar 100 mil toneladas de arroz para baixar o preço do mesmo?
Ele vai dizer que é contra pois o preço real e verdadeiro e livre é o preço alto e abusivo; enfim dani-se a população já vitimada!!!
@@KhinzalNuclearNuclearQI de 70
Fica tranquilo que vai existir o produto, porque desse jeito ninguém vai comprar mesmo. Ainda bem que existe as doações, porque se as vítimas fossem depender só desse governo e de certos "apoiadores do livre mercado" estariam ferrados.
Não existe a menor possibilidade do brasileiro médio entender isso.
Principalmente com a mídia martelando reportagens sensacionalistas mostrando a alta de preços "abusiva".
qi 83
Vamos fazer um desenho animado.
Essa história dos geradores é surreal. É a melhor representação do Estado na vida das pessoas.
Já estive na Flórida em furações. Os comerciantes que subiam muito seus preços eram boicotados pelos clientes depois do furacão. Se exagerar você fica queimado.
Aí sim
bendita seja a lei do forte, gostei
Era o que eu faria caso estivesse na mesma situação, simplesmente não pisaria mais aquele estabelecimento. Só que a mentalidade cultural do brasileiro em querer que o estado resolva tudo, é muito forte e enraizada profundamente. Ao invés de boicotarem por conta própria, preferem delegar a tarefa ao estado que, no final das contas, sempre vai piorar ainda mais a situação.
Empresas, produros e serviços é bem mais fácil de lidar, simplesmente boicota e vai pro concorrente onde é bem melhor atendido. Infelizmente em governos não dá pra fazer o mesmo...
@@gowl2Quem acaba sendo punido é o pequeno comerciante. Os grandes magnatas, amigos dos políticos, vão ganhar incentivo fiscal.
@@gowl2 Esse é o problema do excesso de Estado e essas políticas de auxílios governamentais, pois emburrece o povo e quebra a coesão social no país. Liberdade exige responsabilidade e racionalidade.
O brasileiro não está preparado para essa conversa!
😂😂😂 poucos estão!!! Quando somos reféns do estado ele acaba sendo nosso benfeitor!
Pergunte ao autor do vídeo se ele é a favor do governo importar 100 mil toneladas de arroz para fazer o preço do arroz cair?
Ele vai dizer que é contra pois o preço real e verdadeiro e livre é o preço alto e abusivo; e dani-se a população já vitimada!!
@@KhinzalNuclearNuclearo brasil sendo o RS é o maior produtor de arroz da América Latina, nossa produção supre nossa necessidade só teve o problema de escoamento! Na hora q o governo foi ao mercado comprar ninguém teve condições de suprir toda a demanda e de quebra aumentou o preço... consequência, desistiram da compra.... já é fenômeno do aumento sucessivo do alimento é outra consequência e vem antes da catástrofe do RS.... o autor tem vários vídeos explicando e muito bem explicado!
@@KhinzalNuclearNuclearKhinzal, vai assistir o 247.
Pergunte ao autor do vídeo se ele é a favor do governo importar 100 mil toneladas de arroz (para fazer o preço do arroz cair)?
Ele vai dizer que é contra pois o preço real e verdadeiro e livre é o preço alto e abusivo; (enfim dani-se a população já vitimada)!
Difícil é colocar estas coisas na cabeça da população...
Cabe a nós espalhar
O preço alto reflete também a dificuldade de logística e o esforço de quem, no caos, continua trabalhando
Se o preço não aumenta não teria o pq mandar pra cá sorte mesmo é nosso povo ter sido muito solitário
Não pode vender a água mais cara, mais pode triplicar imposto e criar novas taxas.
Preço abusivo em caso de desastre: Crime!
Imposto abusivo em TODOS os dias do ano: Viver em sociedade.
ÓTIMA aula. Brasil agradece 👊
Que aula chará! Obrigado pelas explicações, vou repassar.
Se os "Governos" Quisessem Ajudar de Verdade ERA SÓ ZERAR OS IMPOSTOS das COISAS QUE VÃO PARA A AJUDA!!! Mas os Brasileiros médios preferem culpar o s comerciantes do que o VERDADEIRO CULPADO "O ESTADO"!!!
Mas os burocratas parasitas q infestam este governo , não vão largar a teta.... só sobrevivem sugando nosso sangue.
E ainda tem gente acredita na boa intenção deste governo....... e pior, na eficiência.....
Lamentável
Empresa que vende água: “Vou subir o preço de 70% do meu estoque, assim posso doar os outros 30%. Assim quem pode pagar vai gastar mais, e quem não pode pagar vai ganhar de graça!”
Estado: “Na na ni na não! Vai manter o preço como está. Assim quem perdeu tudo vai ter que gastar o pouco que tem para pagar o mesmo que quem não perdeu nada. Isso se chama ajudar os mais pobres!”
_"quem perdeu tudo vai ter que gastar o pouco que tem para pagar o mesmo que quem não perdeu nada"_
Imagino que seja uma situação muito melhor do que quem não perdeu nada poder comprar água a preços estratosféricos enquanto que quem perdeu não pode comprar aos novos preços. É, acho que faz sentido...
@@fsdh4 Só esqueceu de comentar os 30% do estoque que a empresa doaria e que os mais atingidos não pagariam NADA.
Então sim, faz sentido.
Obrigado amigo, você é um amigo!
@@lucasantunes27 _Só esqueceu de comentar os 30% do estoque que a empresa doou_
Fonte da parábola: Minha Bunda Instituto de Pesquisas Econômicas
Vc presumir que todos vão doar de livre e espontânea vontade os outros 30% é de uma inocência sem tamanho em...
@@andreluiz803 Acostume-se. É só assim que liberaloides são capazes de argumentar: com base em fantasias e parábolas.
O estado é abusivo ao cobrar impostos.
O estado é abusivo em não dar assistência adequada.
Como ele poderá ser punido ??
O Fernando Ulrich diria: primeiro o lucro, a dignidade das vítimas das enchentes a gente vê depois...😮
Coma carne talvez te ajude.
É evidente que existe preços abusivos e intenção de lucros extraordinários, achar que a lei da oferta e da demanda funciona em meio a um desastre da mesma forma que em condições normais é fechar os olhos para certas situações.
Nossa, obrigado Fernando! Nunca consegui entender dessa forma. Belo ensinamento
Se na terra da liberdade fizeram isso com o cara que comprou os geradores, imaginem aqui, onde o Estado literalmente manda em nossas vidas e no nosso dinheiro!
Estados Unidos país da liberdade. Conversa com o Julian Assange 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
O cara ia ser preso por 2 anos e os geradores iam virar pó
Essa é uma aula super necessária!
Imoral é o Estado.
Quantos absurdos...
Fricções de curto prazo como em uma catástrofe não se aplicam adequadamente a lei da oferta e a demanda pelos problemas logísticos. No longo prazo em momentos normais em que essas fragilidades do mercado são menores ou desprezíveis, ok. Em situações de emergência é necessário garantir o acesso a toda a população dos itens mais básicos. A melhor forma é de fato racionamento dos estoques disponíveis. Independente do que implemente a política.
Melhor comentário aqui. Já o resto 🤮🤮🤮
Isso foi uma verdadeira aula!!!! Excelente!!!!
O preço absurdo.dos custos judiciais ninguém fala.
Vídeo muito correto, honesto e corajoso.
Análise contundente e corajosa. Parabéns.
É impressionante que quando crescemos descobrimos que quem era herói na verdade é vilão, e quem é vilão na verdade são os heróis. Por isso que tem aquela frase que "de boa vontade o inferno tá cheio".
Fez uma mistura incompreensível sobre preços em situações normais e em catástrofes, o viés anti Estado contamina o raciocínio
Zerar os impostos pra quem foi afetado, já 🆘 ajudaria bastante
Perfeita a sua síntese do vídeo @CarlosLaud.
O vídeo é um malabarismo e tentativa de costurar a realidade a um viés dogmático.
Oi Fernando. Vídeo interessante. Gostei das palavras que apareceram como legendas no vídeo e ajudam a entendermos melhor o conteúdo. É legal conteúdos assim, que nos ajudam a entender os princípios econômicos, para que com o tempo, possamos ir avançando no aprendizado e entendendo outros conteúdos também. Essas legendas ajudam a explicar melhor para nós que não entendemos tanto do assunto. Jesus abençoe sua vida, família e trabalho.
Obrigado pela aula! 👌👏
Lucro é expressão do valor adicionado líquido. Sem lucro, não há valor adicionado, não há riqueza criada.
falando em lucro lembrei de um protesto pedindo aumento do piso salarial dos enfermeiros (na pratica seria um aumento do lucro sobre o serviço) e no cartaz do protesto tinha escrito "saude não é mercadoria" kkkkkk, ai esta uma contradição nas ideias de quem é contra aumentar o preço das coisas, mas ir la e ofertar o produto no "preço normal" nenhum critico faz.
@@RyuzakiPragmatico o aumento do preço em desastres e o aumento do salarial dos enfermeiros não seriam bons pra tais situações? Ou só o aumento de preço em um caso de desastre natural?
Aí depende, o aumento salarial dos enfermeiros quem iria pagar a conta? O próprio povo, por vontade própria ou políticos forçando a barra? Nem piso salarial era para existir! Afinal cada pessoa tem que vender o seu próprio peixe
@LucasBarbosa-xb3li não é isso q falei, mas sim sobre o argumento de q "não é mercadoria" q vai totalmente contra a ideia de ser menor remunerado.
no fim saude é da mesma forma q mercadoria, imagine, vc iria trabalhar numa cidade bem estruturada e aceitar receber o mesmo pra trabalhar num local sem estrutura?.
e outra, quando vc pede aumento salarial vc ta indicando q quer q seu serviço tenha um valor COMERCIAL maior, pois vender serviço tbm é um comercio e serviço é mercadoria.
Imaginamos q nosso salário é nosso lucro... ninguém por sã consciência vai abnegar.... tal fato é representado pelas greves dos professores federais.... querem mais lucro! Ou oq recebem não paga os "custos de produção " ?
Explodiu minha cabeça.
Fretes aumentaram demais. Se colocar o preço no valor de venda de alguns itens, já dá esse valor que o pessoal está criticando.
Perfeito
Tudo bem que a economia funciona assim, mas aqui na minha cidade (MG) bem antes das chuvas do RS terminarem alguns supermercados aumentaram o preço em mais de 20% só pra especular, com estoques gigantescos nos depósitos. Tem duas facetas nessa história: o livre mercado e os oportunistas de plantão.
Só um ki abaixo de 80 pra achar que governo tem que intervir
Video simples e incrível. Tabelamento de preços é um erro em qualquer situação por mais doloroso q seja mas continua como melhor solução
Vivemos um problema POLÍTICO e não de oferta e demanda.
O preço alto estimula mais pessoas a oferecerem o mesmo produto a um preço mais baixo, nivelando novamente.
Como é aquele ditado:
Se estão chorando, vender lenços...?
Tipo isso....
Se estão com fome, vou lucrar o maximo possível, afinal, minha barriga está cheia mesmo.
É o bode expiatorio perfeiro para desviar a atencao do real problema: ineficiencia politica.
Esse é o ponto principal
Ponto de vista interessante!
Show
Excelente!
"Empresários não fazem doação, fazem investimento" Plínio de Arruda Sampaio
Fernando, parabéns! Infelizmente os políticos e agentes públicos se aproveitam para aparecer como "SALVADORES" sem contribuir em nada para atenuar, na realidade, a falta das mercadorias mas ganham aplausos da população.
Não são os políticos que aparecem. Eles só respondem ao clamor do povo que não entende nada de bosta nenhuma. O brasileiro adora um estado grande e regulador.
@@rodrigorodrigues1522 impostos
O mais ironico é que impostos que estão sendo mais abusivos ainda, aí é de boas!!!
Muito interessante essa análise!
COMO A NOSSA IGNORANCIA IMPEDI DE VERMOS AS COISAS POR ESTA PERSPECTIVA.
Excelente video! Explica o óbvio que nas vistas nao parece tao obvio. Por que se arriscar a fornecer um produto em um lugar tao dificil, se o preço é o mesmo pra fornecer para um lugar de facil acesso?
A cadeia de abastecimento aumentou os preços? Não. Então o aumento de preço na ponta do varejo é só especulação.
o cara grava video chorando e agora fala que comerciante aumentar preço é normal e etico
Eu convido você e a todos que estão reclamando, a ir lá pro RS vender galão de água barato.
@@thiagaotunadao é exatamente esse o ponto o qual o autor do video está errado, era para neste momento estar diversas pessoas indo pro RS vender agua, segundo a lei de oferta e demanda, porem como todos sabem que esse é um caso excepcional, isso nao está acontecendo. provando que a lei da oferta e demanda em um caso especifico como este não funciona tão bem como em casos normais.
ah sim, os aeroportos, rodovias e ferrovias por lá estão funcionando normalmente, todas as pontes estão no lugar...realmente não há qualquer problema no abastecimento
Manter o abastecimento nessa hora tem um custo muito alto. O cara está abastecendo. Se tá fácil conseguir, não fica caro pq aparecem concorrentes e a demanda é suprida. Se vender barato não consegue mais reabastecer e faltará produtos.
não tem como esperar preço igual numa cidade q tem estradas funcionais, nenhuma dificuldade para chegar, e um abastecimento decente de produtos e q seja o mesmo preço numa cidade devastada, sem infraestrutura pra chegar, com mais dificuldade e até risco (a cidade colapsada, com risco de roubos, sem infraestrutura pra quem vai entregar e tbm com mtas rotas quebradas por estarem com pista destruida), parece desumano cobrar mas caro, mas seria mais desumano obrigar uma pessoa a se colocar nesse risco ganhando o mesmo q se entregasse numa cidade na qual é facil fazer a logistica. o valor a mais é um incentivo pra mais concorrentes abastecerem e reestabelecer mais rapido o mercado.
Cara oq era trafegar pela RS 118!!! Impraticável!!! Fiz o caminho 2x ida e volta por obrigação!!! Mas se tivesse q fazer novamente iria cobrar e bem caro! Fora q quase estraguei meu carro!
@@Cinconegativoprimeiro e o problema q o Estado nunca expõe, pagamos uma altissima carga tributária, se importar então, pagamos o dobro do valor, o Estado tem poder o suficiente pra comprar e fornecer a preço de custo pra todos, e a logistica do Exercito q deveria ser a melhor do Brasil, equipe de engenharia do Exercito pra reconstituir as vias rapidamente pq esses devem ser preparados pra guerra e calamidade, mas não fazem nada.
e pior, o governador do RS tem a cara de pau de pedir DOAÇÃO de pessoas fisicas pra ajudar o estado, cadê o governo FEDERAL pra fazer isso? besta é quem doa pra governo, eles tem impostos, so cortar a lagosta e vinho premiado e conseguem reconstruir o RS, apesar de eu ser nordestino hj entendo o movimento separatista do RS, na realidade era pro Brasil ser uma federação, decisões e dinheiro ficar localmente e não centralizado no leviatã que é o governo federal.
Pergunte ao autor do vídeo se ele é a favor do governo importar 100 mil toneladas de arroz para fazer cair o preço do mesmo?
Ele vai dizer que é contra pois o preço real e verdadeiro e livre é o preço alto e abusivo (enfim dani-se a população já vitimada)!!
Pergunte ao autor do v
Excelente conteúdo
🙏🗽
Aumento de preços Durante catástrofes. Veja como isso é bom. 😁😂
Essa técnica, racionamento, já salvou mtad pessoas em situações complexas
Sempre tive duvida sobre isso, otimo video
Sou financeiramente lucrativo, obrigado Jesus, um lucro semanal de US$ 32.000, independentemente da situação econômica.
Ela é uma corretora licenciada aqui em Lisboa
Obrigado à Sra. Fernanda Kate…
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Fernanda Kate), tantas pessoas recomendaram muito sobre ela e estou apenas começando com ela 😊
do Rio de Janeiro Brasil 🇧🇷
@@AdelekeJohnny🤑🤑💵💵💵
Estou surpreso que esse nome esteja sendo mencionado aqui, me deparei com o depoimento de um de seus clientes no noticiário da CNBC na semana passada.
É como a febre do corpo.
Isso seria resolvido limitando a quantidade que cada um pode comprar. Acho imoral defender grande aumento de preços em situação de catástrofe.
Assista ao vídeo. Esse argumento também debatido.
@@FernandoUlrichCanal O ponto citado por @niltonsales01, porque é evidente demais para ser ignorado, foi meramente tangenciado no vídeo, muito longe de debatido.
O vídeo não investiga objetivamente a situação. Além do clickbait, é malabarismo mal sucedido para tentar acomodar fatos à teoria quando esta não se sustenta na realidade.
@@Deiha-z4d não tem cadeia?
Hipocrisia de um Brasil que cobra impostos abusivos.
Entendi que os preços da água potável subiram drasticamente após o rompimento da barragem devido ao aumento da demanda e à queda na oferta. Mas, mesmo com preços altos que teoricamente deveriam atrair mais investidores para aumentar a oferta e abaixar os preços, por que isso não acontece rapidamente em situações de catástrofe? Quais são os desafios logísticos, regulatórios e de percepção de risco que impedem uma resposta imediata do mercado, mesmo com preços elevados?
Teoria ótimo, já na prática os valores não fecham porque existem aqueles que não entendem a concepção da economia, idosos, famílias carentes com fome, sem educação financeira que nunca vão ser empresários, fadados a venderem seus tempo por pouco que nunca vão crescer na vida. Dizer para uma pessoa que não tem nem casa própria pq não consegue comprar devido ser explorada a vida inteira a pagar o triplo a um preço e se estripar ainda mais pq foi demitida pelo empresário que foi afetado para não perder o padrão de vida é só defender o sistema econômico e não o humano.
A última lavoura que fiz de feijão no ano passado foi um terror. Choveu tanto aqui em Minas que eu não conseguia nem bater as vagens porque estavam tão molhadas que não passavam na máquina. Tive que montar um estaleiro provisório pra tentar tirar da chuva. Tive que trazer apoio para tentar aproveitar uma única brecha que a chuva deu em dois dias. Os custos de logística, infraestrutura e pessoal foram lá em cima. Tive dificuldade de achar máquina pra bater, caminhão pra carregar, só não tive dificuldade em achar comprador pra falar que não valia tudo aquilo
o que a maioria das pessoas tem dificuldade de entender é o preço do produto real não a estimativa futura mercados e empresarios com estoques aumentando os produtos em 400% não tem sentido nenhum agora aumentar em 400% quando não tem estoque e precisa comprar para revender em um estado de calamidade faz sentidos sim, eu acredito que a maioria tem estoque e esta so abusando mesmo
Parabéns
É a "economia das emoções", onde as pessoas "sentem" que algo é errado, e logo ele passa a ser, ainda que racionalmente não faça o menor sentido julgá-lo assim.
A parte da suposta imoralidade do aumento de preços que mais me pega, pois nós vemos funcionários públicos e políticos, que são consumidores de recursos, julgando a moralidade dos empresários, que são os produtores destes mesmo recursos. Os que julgam não abrem mão de suas benesses e salários para ajudar os necessitados, mas cobram do empresários que façam esse sacrifício por eles. 🤡
Fernando Urich é um antro de conhecimento de economia. Ter isso de graça na internet é fantastico.
É um antro da falácia moral. Um sujeito que faz um vídeo e não leva em consideração que estamos falando de ÁGUA, e não de uma camisa da lacoste! ÁGUA é sobrevivência, é desumano deixar alguém privado de água potável numa situação de risco por preço abusivo. Por vocês pobre morre de sede. Deixam um irmão brasileiro morrer!!! Sujos
É um antro da falácia moral. Um sujeito que faz um vídeo e não leva em consideração que estamos falando de ÁGUA, e não de uma camisa da lacoste! ÁGUA é sobrevivência, é desumano deixar alguém privado de água potável numa situação de risco por preço abusivo. Por vocês pobre morre de sede. Deixam um irmão brasileiro morrer por dinheiro!!!
@@infinitomenos1esses são os patriotas
@@infinitomenos1, você não viu o vídeo, não é possível esse comentário se viu.
Se você não permite que o preço suba, sendo que o preço do transporte aumentou, você vai inviabilizar que os produtos cheguem sem prejuízo. Isso significa que só quem estiver fazendo caridade vai poder oferecer água. Ou o governo.
@@olissestubeassim que se começa o comunismo
passando os comentários só pra ver os que insistem em negar a realidade, e acham que o estado vai resolver tudo nessas horas
A pergunta correta é qual foi o sacrifício e preço que esse produto chegou lá?? Quanto foi pago para q ele venda com lucro?
Parabéns
Pelo amor Deus isso precisa ser ensinado nas escolas!!!! 😢
Sensacional o vídeo! Sucesso Ulrich!
Tenho sensação que por mais lógico que seja, me parece que a conotação desse contexto já está demonizado. Vídeo difícil mas necessário. Parabéns Ulrich!
Exatamente, aumenta o preço sim.
E quem é voluntário deveria estar cobrando por seu trabalho, afinal de contas, quem tiver dinheiro paga para ter a ajuda dos voluntários. Os resgates também deveriam ter sido tudo pago, já que é tempo gasto, barco em desgaste, combustível...
Sempre visando o lucro e assim mantendo a economia a girar. Certo?
Faz pensar que a liberdade econômica é absoluta. Preços subirem nessas ocasiões é uma coisa, galão de água a 80,00...me parece consenso no mundo todo coibir a tentativa de se valer de situações como essas para auferir o maior lucro possível. É um argumento polêmico até entre os liberais.
Isso me lembra o Titanic afundando e só a Primeira classe tinha direito aos botes salva vidas ou que tinham preferência ... Espero que ninguém tenha que passar por isso
Não tem nada de bom em aproveitar da desgraça dos outros.
Parece lógico, mas é difícil de assimilar
Eu confesso que não comprei muito a explicação, até ver o vídeo do homem que foi preso por vender geradores.
Faltaram duas ponderações:
1. a depender da situação, se o comerciante não eleva seu preço (sem fazer juízo de valor da porcentagem aplicada), ele também corre o risco de ficar sem mercadoria por não conseguir comprá-la a um preço mais alto do que foi obrigado a vender mais baixo.
2. a omissão do governo de plantão como um agente regulador: se ele quer um valor menor, que crie as condições necessárias para aumentar a oferta e fazer o preço baixar pela lei da oferta-procura, ao invés de forçar a queda do preço na marretada.
Preços abusivos nesses casos aí é como se alguém tivesse agonizando e chegasse alguém e desse mais uma facada!😢😢😢😢 não pode aumentar os preços!
Concordo, porém 80 reais em um galão de água é um abuso SIM.
Políticos sendo políticos! Não tem capacidade nenhuma para resolver problemas que o próprio mercado consegue resolver.
Difícil julgar isso. A lógica do liberalismo e a eficiência da arbitragem com certeza funcionam… mas quando o item é necessário se faz o que? Vai reduzir o consumo de água como??? Vai deixar as pessoas morrerem de sede??? A realidade e o cerne da questão è outro totalmente diferente daquele abordado no vídeo. A responsabilidade disso, ou seja quem deveria fornecer ajuda e abastecimento de graça ou a preços baixos pra quem precisa, é o governo. Mas infelizmente bem sabemos que contar com o governo no Brasil e contar com ninguém é a mesma coisa. A responsabilidade disso tudo, inclusive do desastre é do governo: infelizmente quando não tem governo o que prevalece é a lei da floresta e nela o mais fraco sempre sucumbe. Essa é a triste realidade do país e não só do nosso…
Na minha opinião a fiscalização poderia exigir do comerciante justificar seu custo em caso de suspeita da abuso. Uma coisa é dobrar o valor, outra coisa é o valor ser 5 vezes mais. Controle excessivo é ruim, mas deixar livre demais da merda também.
Diferente. Mas traz uma reflexão
Ao invés do governo atacar os preços cobrados pelos empresários, eles deveriam acabar com os impostos de modo a baratear os custos para os empresários; uma baita hipocrisia.
Este conceito se aplica também a itens colecionáveis, como:
- vinhos antigos,
- carros antigos,
- obras de arte e por aí vai.
Por mais que seja injusto o preço aumentar com o passar do tempo, mas faz todo o sentido pelo "custo de oportunidade" de encontrar algo "raro", considerando oferta x demanda.
👏👏👏
Concordo 100% como Ulrich. Já que o estado quer "ajudar" a população, em vez de ficar punindo os comerciantes, eles deveriam criar toda uma logística para levar produtos que estão faltando, como água e comida. Pagamos uma fortuna para manter o exército, mas eles ficam lá pintando meio fio e não agem quando a população necessita. Agora, o estado prefere ficar fazendo videozinho para a imprensa com o fiscal humilhando o comerciante que apenas está fazendo o seu trabalho.
Muito bom
Acho imoral vender um estoque que foi gerado a valor Y por 100 x Y quando se trata de item essencial, livre mercado com humanidade interna bem presa. Venda o estoque a valor normal com seu lucro normal até acabar, pode até subir um pouco, mas é imoral sim elevar desta forma 80% 100% 1000%. AGORA, quando for RECOMPOR o estoque ai decide o que vai fazer se vai comprar mercadoria a novos patamares e revender com lucro. SIM, RICO COMPRA TUDO E ESTOCA MEU CHAPA, até parece, vários atacados em SP impuseram limites para comprar arroz pq os malandros estavam limpando as prateleiras. INCLUSIVE muitos comerciantes.
O conceito não esta errado, entendo perfeitamente .... mas não se trata do APOLAPISE zumbi, é temporário, poxa vida, PQP, segura a onda um tempo ... claro que o governo interferir no livre mercado atrapalha MAS É TEMPORÁRIO, HÁ URGENCIA, não venda item BÁSICO A ESTES PREÇOS, toda água que vende no RS é engarrafa no RS ? (pelo que pesquisei superficialmente, NÃO).O custo não deve ser da agua mas sim do transporte dificultado ... como se as pessoas fossem comprar agua a estes valores ... mas há muita insensibilidade.
Sei lá ... cada um com a sua consciência.
youlocotube finalmente um comentário mais sensato. Tinham trocado até a capa do vídeo porque não estava legal. O pessoal fica dando alternativas e argumentos pra tentar justificar o injustificável agora. Falta empatia de se colocar no lugar das pessoas que estão nessa situação desgraçada da catástrofe.
Acho que você está coberto de razão.
O fiscal do governo poderia requerer que o estabelecimento comprovasse o custo que pagou por aquele produto.
O problema é o estado decidindo quando fazer isso, em qual situação, por quanto tempo depois de um desastre... E quanto de acréscimo de preço se torna abusivo... O comerciante também tem prejuízos no desastre e está tentando aumentar o lucro pra não ter que fechar.... O fiscal teria que analisar tudo isso.. Na prática o que o estado faz é multar geral, sem controle.
Na eh apenas um problema de demanda e oferta. Imagina o caos que deve estar sendo manter um estabelecimento comercial aberto, funcionários doentes ou incapazes de ir trabalhar, prejuízos materiais, falta de eletricidade, falta de suprimentos, aumento no valor dos transportes etc...
Oferta e demanda ok. Mas galão de água a 80 reais????? Ta praticamente puxando o gatilho do tiro de misericórdia.
A ganância justifica um preço muito mais alto.
Muito bom. O mercado se ajusta