ENSAIO GERAL - «ENTRE-GIESTAS» no TEATRO NACIONAL D. MARIA II (23-05-1960, Companheiros da Alegria)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • #companheirosdaalegria
    Esta gravação data de 2ª feira, dia 23 de Maio de 1960, foi efectuada no Teatro Nacional de Dona Maria II, em Lisboa, e trata-se de mais um trecho dos Companheiros da Alegria do Rádio Clube Português, transmitido às 22 e 30, a seguir aos Novos Discos das 21 e antes do Concerto das 23 e 17.
    Derrubou em audiências as Páginas de Poesia do Programa A da Emissora Nacional, produzidas por Adolfo Simões Muller e preenchidas por poemas de Teixeira de Pascoaes, a ópera “Arabela” de Ricardo Strauss, com notas explicativas de João de Freitas Branco, no Programa B, o programa “Os Grandes Esquecidos” da Estação de Miramar, dedicado a Fernão Mendes Pinto, “Quando o Telefone Toca” na Rádio Renascença, a emissão da Voz de Lisboa nos Postos Centralizados, e a emissão da peça de teatro “Mariquita Terramoto” dos Irmãos Quintero, com tradução e adaptação de Alice Ogando, na Radiotelevisão Portuguesa.
    Neste registo, gentilmente cedido pelo Arquivo Sonoro da Radiodifusão Portuguesa, escutamos mais uma edição da rubrica «ENSAIO GERAL», com o genérico preenchido pela abertura «O Rapto do Serralho» de Mozart, tocada pela Orquestra Sinfónica de Londres, sob a direcção do maestro Josef Krips, e o restante programa totalmente dedicado à grande produção teatral do momento, a encenação de PEDRO LEMOS no TEATRO NACIONAL DE DONA MARIA II do drama «ENTRE GIESTAS» de CARLOS SELVAGEM, uma peça considerada como muito infeliz por Pavão dos Santos e Lopes-Graça, protagonizado por MARIANA REY MONTEIRO, LUÍS FILIPE, AMÉLIA REY COLAÇO, RAUL DE CARVALHO, JOSÉ DE CASTRO, TERESA MOTA, ANTÓNIO GEADAS, CLARA SARMENTO, HENRIQUE VIANA, CURADO RIBEIRO, PAIVA RAPOSO, CARLOS GONÇALVES, JOÃO MOTA, CARLOS DUARTE, MANUELA MACHADO, CREMILDA GIL, CATARINA AVELAR, LIA SANTOS e IRENE CRUZ.
    Durante a rubrica, IGREJAS CAEIRO explica-nos os detalhes da peça que a EMPRESA REY COLAÇO ROBLES MONTEIRO levou à cena, concorrendo com “LEONOR TELLES” de ANTÓNIO LOPES RIBEIRO, com música do maestro FREDERICO DE FREITAS, levada à cena no MONUMENTAL pela EMPRESA VASCO MORGADO, e divulga vários excertos da peça em questão, encenados por PEDRO LEMOS e com os desempenhos excepcionais de MARIANA REY MONTEIRO, LUÍS FILIPE, AMÉLIA REY COLAÇO, RAUL DE CARVALHO, JOSÉ DE CASTRO, TERESA MOTA, ANTÓNIO GEADAS e CLARA SARMENTO.
    No programa “Inesquecível” de Júlio Isidro, na RTP Memória, a actriz Lourdes Norberto, que participou fugazmente na peça, na homenagem a José de Castro, providenciada pelo Inesquecível de Júlio Isidro, a obra ficou na história não pelo êxito, mas sim pelas piores razões, pois ao que parece, terá havido um episódio de extrema violência entre o actor José de Castro e o autor Carlos Selvagem, que de tão horrível que foi, a actriz não quis lembrar esse triste episódio, certamente por respeito para com o actor homenageado e para com os colegas que trabalharam nesta peça.
    A respeito deste registo inédito, gentilmente cedido pelo Arquivo Sonoro da Radiodifusão Portuguesa, republicado devido à indiferença com que foi recebido pelos espectadores deste canal, disse o grande actor e encenador Fernando Heitor: «Que documento, que documento. A Marianinha, que delícia. A Teresa Mota, a pronúncia dela, não quero acreditar. Que bom o diálogo da Mariana com o José de Castro. Grande Amélia.»

Комментарии • 2

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 5 дней назад +1

    Igrejas Caeiro a apresentar "Ensaio Geral". Apresentado peça teatral,ENTRE-GIESTAS". Grandes actores do nosso teatro declamado que fazem parte do nosso património teatral. Grande apresentação,com falas bem vincadas,do nosso povo,rural. Uma boa publicação,amigo! Parabéns! Obrigada e um xi-coração.