O Que Faz um Servidor do TRE nas Eleições - NA PRÁTICA!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 16 сен 2024

Комментарии • 46

  • @hugoferreira7539
    @hugoferreira7539 7 дней назад +41

    Rala bastante na época de eleições, de domingo a domingo, a partir de junho até dezembro. Já fui técnico judiciário em dois TREs. Mexer com gente (mesários, e eleitores); partido político, advogados, candidatos, denuncias, diligências; inúmeras reuniões com as organizações da sociedade; teste de urnas; atendimento itinerante fora da cidade etc; visitar locais de votação, oficiar as escolas para retornar as seções etc.; análise e julgamento dos processos de RCAND, prestação de contas, depois das eleições; organizar e realizar cerimônia de diplomação, dar posse etc.

    • @jessicav.s.rodrigues3943
      @jessicav.s.rodrigues3943 7 дней назад

      O técnico judiciário administrativo do tre, ele pode trabalhar no home office?

    • @Paredinho1
      @Paredinho1 7 дней назад

      Ganha quanto no total?

    • @hugoferreira7539
      @hugoferreira7539 7 дней назад +3

      ​@@Paredinho1técnico 10 mil e analista jurídico, 16 mil.

    • @hugoferreira7539
      @hugoferreira7539 7 дней назад +3

      ​@@jessicav.s.rodrigues3943não conte muito com isso. Em ano eleitoral é, quase todo ano, no presencial. Não existe como fazer home office organizando e executando as eleições. Já em anos ímpares, alguns tribunais fazem trabalho "híbrido", em regime de escala, nos cartórios e secretarias. Esqueça trabalho remoto(100% em casa)!

    • @Paredinho1
      @Paredinho1 7 дней назад

      @@hugoferreira7539 10 mil mesmo com essas jornadas extraordinarias?

  • @OMundoDeJhon.
    @OMundoDeJhon. 7 дней назад +9

    Muito bom!!! Adorei seu vídeo! Sempre participo como mesário, e para mim é gratificante poder contribuir para o processo. Agora quero também fazer parte da construção deste processo! #umavagaeminha 🙏🤗📚

  • @franciscoantoniomorais5902
    @franciscoantoniomorais5902 7 дней назад +7

    Obrigado professor pela atenção

  • @thais-gisele
    @thais-gisele 7 дней назад +10

    O período eleitoral é muita ralação, mas o final de alistamento é pior. Só Jesus na causa pra atender aquela multidão de atrasados.

  • @JosaneAngelodeFaria
    @JosaneAngelodeFaria 7 дней назад +1

    Ai meu Deus!! Eu recebo! Tomo posse! 🙏🏼

  • @brunaduarte1172
    @brunaduarte1172 7 дней назад +1

    Muito bom saber disso. Muito obrigada, professor!!

  • @juliasantos4113
    @juliasantos4113 7 дней назад +5

    Professor. Ser chefe de cartório quer dizer ser chefe dos servidores que estão trabalhando junto no mesmo cartório ? Tipo um técnico ser chefe de um analista ?

    • @hugoferreira7539
      @hugoferreira7539 7 дней назад +7

      Chefe de cartório é o termo atual designado o servidor responsável por chefiar a "escrivania Eleitoral"(que ainda consta no código eleitoral). O cartório eleitoral também é conhecido como "Fórum Eleitoral", onde o juiz designado pratica seus atos jurisdicionais. Nas comarcas do judiciário estadual também há os cartórios. O juiz nomeia um servidor para ficar responsável por comandar os trabalhos administrativos e as demandas judiciais, bem como outras atividades(atendimento das partes, partidos políticos, advogados etc). A prática(quase uma regra) é o juiz eleitoral escolher o Analista judiciário - área Jurídica. Existe a espectativa do Analista justamente porque fez a prova totalmente voltada para essa área específica, questões jurídicas e eleitorais(o juiz quer servidor assim, pq ele irá 'precisar'). Como a ZE muda de juiz a cada dois anos, o juiz pode da comarca pode não conhecer muito (é que sempre acontece) quem são os servidores do cartório, daí ele vai no Analista direto. Mas não é regra, conheço cartórios onde o técnico é o chefe de cartório (mas geralmente porque o Analista não quis). Por fim, não existe hierarquia entre analista e técnico. O chefe de cartório logicamente é a chefia imediata dos outros que estão ali trabalhando e deve haver cumprimento de suas ordens, claro, dentro da legalidade.

  • @francielpereira4456
    @francielpereira4456 7 дней назад

    Nossa!
    Top demais.

  • @hugoferreira7539
    @hugoferreira7539 7 дней назад +3

    Até onde sei, embora não exista regra de escolha para a chefia de cartório, o juiz eleitoral escolhe, geralmente, o Analista Judiciário, tendo em vista, obviamente, primeiro: pela formação jurídica, e segundo: por ele (a) ter feito a prova com cobrança de disciplinas bastante específicas de Direito Eleitoral (com muito maior peso e nível de cobrança), e outras como, Direito Penal e Processual Penal, Direito Cívil e Processo Cívil.

    • @leremiteix2961
      @leremiteix2961 7 дней назад

      Mas depende também
      Por exemplo, sendo aprovado, eu seria um Técnico bacharel em Direito com conhecimento sobre essas matérias que você citou

    • @hugoferreira7539
      @hugoferreira7539 7 дней назад +2

      @@leremiteix2961 sim, em tese é isso; não há regra de escolher esse ou esse servidor, mas na prática as coisas são mais diferentes. Eu também fui Técnico Judiciário e posso te dizer, quanto às provas, que a cobrança do edital para Analista é muito maior (na parte específica). E o juiz eleitoral sabe disso. No interior dos estados, geralmente tem os juízes com menos tempo de tribunal (justiça estadual) e geralmente não conhecem os servidores da ZE; há sempre um rodízio de juízes eleitorais e quando o chefe de cartório é o analista ou o técnico, dificilmente ele mexe nisso. Mas você pode fazer uma pesquisa que verá que 90% ou mais dos chefes de cartório são os Analistas. Trabalhei em dois TREs quando algum colega técnico era chefe de cartório, geralmente era porque o Analista não queria ou então porque a ZE tinha "Claro de lotação" de Analista.

    • @ilarilarieohohoh
      @ilarilarieohohoh 7 дней назад

      a minha chefe de cartório era técnica ¯\_(ツ)_/¯

    • @maravilhademulher1
      @maravilhademulher1 6 дней назад +1

      @@ilarilarieohohohainda bem q ele disse “90%” era analista e não “todos sem exceção”

    • @ilarilarieohohoh
      @ilarilarieohohoh 6 дней назад

      @@maravilhademulher1 e onde que eu neguei o que ele disse? só comentei q minha chefe era técnica

  • @LuizHenrique-kb5lm
    @LuizHenrique-kb5lm 4 дня назад

    Tô com uma vontade enorme de ser servidor da justiça eleitoral. Se eu não passar nesse concurso do TSE, ficarei mt decepcionado...

    • @manoelfrancisco3302
      @manoelfrancisco3302 День назад +1

      se não passar continua estudando irmão

    • @hugoferreira7539
      @hugoferreira7539 8 часов назад

      O triste é que depois de uns 5 anos o próximo concurso unificado ou isolado (exceto TRE-TO ano que vem).

  • @meire5561
    @meire5561 7 дней назад

    Professor, qual chance do servidor apanhar nessas fiscalizações? Kkkk
    Grata.

    • @AlexSilva-zu8ep
      @AlexSilva-zu8ep 7 дней назад +4

      kkkkkkkkkkk. Calma que primeiro temos que apanhar estudando.

    • @Paredinho1
      @Paredinho1 7 дней назад +2

      Quando entrar ja começa a fazer muay thai kkk

    • @leremiteix2961
      @leremiteix2961 7 дней назад +1

      Gostei dessa pergunta
      "Qual a chance de apanhar"?
      Depende da brabeza do candidato e do tamanho do braço do eleitor dele 😂

    • @hugoferreira7539
      @hugoferreira7539 7 дней назад +4

      Ameaça de morte é comum, até; Já tive conhecimento de caso no qual um colega (ex) precisar ser escoltado de um estado para o outro(precisou ser removido). Não pode querer bancar o herói, principalmente nessas cidades do interior do nortão e fronteiras(MT e MS). Eu nunca tive problemas, já teve um caso mandei dois caras para a delegacia e não tive represália por isso, mas vai de cada região, estado etc. Quem tem que ir a campo fiscalizar os crimes é o promotor eleitoral. É o trabalho dele. O negócio é que no interior as eleições pegam fogo; disputas acirradas, brigas, confusão etc. um voto apenas pode eleger um candidato...

    • @ilarilarieohohoh
      @ilarilarieohohoh 7 дней назад

      ameaça é bem comum, mas apanhar nunca vi