FONTE E TRILHA: BASEADO EM : 1. Han, Byung-Chul Sociedade do cansaço I Byung-Chul Han; trad. Enio Paulo Giachini. - Petropolis, RJ: Vozes, 2015. 2. Anne Helen Petersen - Como os millennials se tornaram a geração do esgotamento BuzzFeed News Reporter "Byung-Chul Han, o filósofo coreano que ataca as redes e se tornou viral" brasil.elpais.com/brasil/2018/02/09/cultura/1518178267_725987.html Byung-Chul Han: “Hoje o indivíduo se explora e acredita que isso é realização” brasil.elpais.com/brasil/2018/02/07/cultura/1517989873_086219.html How we can beat the burnout society | Ernst-Jan Pfauth | TEDxMaastricht ruclips.net/video/T9vLHFza8Uc/видео.html Artigo: SOCIEDADE DO CANSAÇO HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Ênio Paulo Giachini, 2. ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017, 128p. Valéria Lima Bontempo TRILHA: Gnossienne 1 by Erik Satie | Royalty Free [Classical Music - Royalty Free] Corelli - Concerto Grosso, Op6 no4 [NO ADS] Creepy Piano Music "My Dark Passenger" Roya Hall of the Mountain King - Kevin MacLeod (No Copyright Music) Lofi/Chill Hip Hop Beat - Strollin' (Royalty Free) - by Ziggz Dmitri Shostakovich - Waltz No. 2
Acho que tem um problema nessa matéria do Buzzfeed. Ela escreve toda uma reportagem falando sobre uma geração específica, um recorte que ela mesma diz que são de pessoas brancas, de classe média. Mas esse é um problema geral, não só de uma geração ou grupo específico. Não é "privilégio" de "millenial" sentir-se esgotado. Mas hoje temos todas as redes sociais e virtuais pra ficar falando sobre isso, o que antes não existia
Uma grande dificuldade minha foi - e é - parar de me sentir culpado quando não estou produzindo. A ética protestante fez parte da formação e vai ser difícil desconstruir a vozinha que fica falando lá no fundo que eu preciso produzir mais. Não é à toa que o zen está crescendo. E até sendo cooptado...
De toda forma, eu tinha certeza de que você ia chegar no coreano da Alemanha. Demais! Inclusive, acho muito legal como os vídeos estão cada vez mais arte e menos aula. Tô orgulhoso, cara! Tanto pelo trabalho quanto pelo não trabalho.
Eu sou assim demais, a vozinha que fica falando pra eu estudar um monte de coisa depois de chegar do trabalho / ficar preocupado com o futuro que a vozinha cria junto com a ansiedade foda
Quando o aluguel tá muito caro, vivi, a gente muda. Se permite viver com menos, ou dividir o aluguel. Enfim... Sempre há saída. Minha mãe vive dizendo "quem quer, traz resultados. Quem não quer, desculpas." Acho que é bem válido esse adágio, porque me deparo com frequência em circunstâncias que eu gero desculpas e vejo mais tarde que havia outras escolhas. Escolhas, é disso que a vida é feita e eu sei que isso é clichê, mas eu não ligo.
Esse vídeo é algo pessoal pra mim. Eu me esforcei tanto e no fim, tô aqui, deitado numa cama com as costas retas pra não sentir dor. O que eu tenho de apoio nesse momento? Uma bengala. Esse mundo e esse sistema é um moedor de gente. E uma fábrica de pessoas a beira de um ataque de nervos.
@@danielapereiraalmeida6901 Sim, mas aí ele é saudável, não é forçado. Eu tenho a impressão de que quando nosso trabalho criativo é fruto da "febre onívora" ou do "ócio criativo", ele traz melhores resultados. Já parou pra pensar em quanta banda decai a qualidade dos seus trabalhos, ou mesmo alguns escritores ou até youtubers, por conta da rotina massacrante que exige resultados, mas não dá tempo para a inspiração? Parece que o mesmo sistema que te reconhece criativo ou capaz, te amordaça e te espreme, pra que você continue dando "leite"... o próprio algorítimo do youtube... nossa, desculpe o "desabafo redação", rs...
Ansiedade, ansiedade o tempo INTEIRO. Deitar para dormir é um peso, um julgamento eterno. "Renata vc deveria estar tabulando dados, deveria estar lendo artigo, seu prazo esta acabando, levanta vai trabalhar. Todo esse tempo almoçando? Poderia estar escrevendo mais um paragrafo". É o inconsciente que fala, e é o próprio que diz que não ficou bom, que deveria e esforçar mais. "Renata vc não merece esse título!" Nessa loucura ainda não vi meus pais esse ano. Nessa loucura o tempo vai passando e escorrendo entre nossos dedos, e já nem sabemos mais oq importa pq quando paramos pra ficar com quem importa nossa cabeça não esta ali. Ansiedade, ansiedade, ansiedade!
A jornalista Izabella Camargo teve um esgotamento foda, e ao voltar de licença, na Globo, foi demitida. Ela se tornou uma ativista, em relação as dores invisíveis. O cansaço, as exigências, o esgotamento mental.... ta foda
Cansaço... muito associado á depressão. Daí começam os medicamentos... as correções em drágeas que vão minando interesse e desejos. Obrigado pelo seu texto. Momento de refletirmos, repensar.
Caríssimo Poeta. Tuas palavra me são música que versão os sentimentos de uma alma, inquietamente e criticamente, pensante! Sempre que posso, é com satisfação e renovada esperança, na humanidade, que ao assistir aos seus vídeos (e os do Meteoro) sinto-me após estes “breves” momentos de embates lúcidos. Paradoxalmente, eu, também, sou “vitima” deste “sistema capitalista” que eternamente faminto pela excelência tão almejada e ao mesmo tempo tão, tão distante, nos induz a perene busca do “Belo, Bom e “Justo” dos LIKE de todo dia. E vejo e sinto, na poesia de tuas palavras, um vislumbre consciente de um indivíduo que se importa... Muito obrigado por esta férulas de sabedoria e concordo contigo, pois senti-me exatamente assim em seu último pronunciamento do sinistro deste canal. Por isto acredito que semelhante a intenção deste trecho "esse desespero que este primeiro vídeo pode tá gerando é passageiro, é necessário", em 14:50, percebo, também, em uma animação, fantástica, de Bruno Bozzetto - Bolero - Allegro Non Troppo. Alegrias, parafraseando o Bemvindo Sequeira :)
Esse sentimento é terrível. Já me coloquei em cheque dezenas de vezes e tive que abrir mão de oportunidades que todos persistem em dizer que foi burrice por ter certeza do esgotamento. Dentro de tudo isso, a autocritica é essencial, porém, tudo a contorna e nos trás de volta a toda essa espiral de merda. Comecei a fazer os vídeos para me sentir produtivo, para criar portfólio e quem sabe, finalmente, trabalhar com o que eu gosto. Se eu não tivesse sido forçado a passar um mês fora e sem meu computador, sem sombra de dúvidas agora estaria escrevendo ou editando algo. Força! Seu conteúdo é incrível e de um gato maravilhoso, só que antes de ser um produtor de conteúdo, você precisa ser você é estar bem com você.
A partir de que momento, de acordo com a escritora, o ser humano vai se transformando em triste e solitário? Ah, isso é segredo. Desculpe, não vou responder. A qualquer momento da vida, basta um choque um pouco inesperado e isso acontece. Mas eu não sou solitária. Tenho muitos amigos. E só estou triste hoje porque estou cansada. No geral sou alegre. ---- Trecho da última entrevista de Clarice Lispector
Parabéns teu vídeo parece um soneto e o ritmo, acredito que proposital, cansa!! A edição, as imagens, a trilha sonora, ausência de pausas, conseguem transferir a sensação de cansaço ao mesmo tempo que você explica a síndrome de Burnout, é possível sentir-se cansado ao mesmo tempo que se escuta. Congratulações.
Me descreveu... Estava falando sobre isso mesmo ontem com umas amigas (que desmarquei um rolê com elas por causa de uma depressão que voltou por causa do CANSAÇO)... MELHOR CANAL DO RUclips! Descansa, e volta num ritmo saudável. Melhoras pra nós!
Que vídeos, senhores! 👏👏👏👏 Na época entre pré vestibular e faculdade (não me recordo ao certo) passei mal e foi parar no hospital, sem motivo aparente. Conversando com o médico ele diz "o que vc tem é estafa". Ainda não sei se aprendi a lição, mas sim me reservo ao direito de não fazer NADA algumas vezes. E hj o mundo está ainda pior, mais acelerado.
Moço, ou você descansa sozinho ou eu te amarro numa cama. Não se preocupe que estaremos aqui para subir qualquer vídeo, descansa e depois volta com tudo para então repetir o ciclo de uma forma mais consciente. Todos estamos exaustos, é a emoção do nosso tempo e até um de nós ter uma ideia brilhante para superar o cansaço, estaremos todos exuastos.
"Quem não banca o vivo, acaba morto. Você é obrigado a ser fodedor ou fodido, mentidor ou mentido. Tempos de o que me importa, o que se há de fazer, do é melhor não se meter, do salve-se quem puder. Tempo dos trapaceiros: a produção não rende, a criação não serve, o trabalho não vale. No rio da Prata, chamamos o coração de bobo. E não porque se apaixona: o chamam de bobo porque trabalha muito." (Eduardo Galeano, o sistema/3, d'o Livro dos Abraços)
Como você sabe eu sou novato no seu canal. Sigo firme aqui porque vi amor e dedicação, além de um espírito heróico. Não sabia que a síndrome dos algorítimos tinha encontrado formas de te exaurir. É... Tem hora que a "cachola" cansa, até no que amamos por causa das exigências da sociedade do cansaço. Fico feliz por você confiar nos seguidores do seu canal e ter usado o espaço para desabafar e compartilhar suas angústias, na verdade, como bem colocas, angústias de todos nós. Descansa moço. Vai revisitar o remanço da simplicidade nas pequenas coisas da tua vida, sem "Blackmirros", só com as cores do sol, das plantas das ruas e o frescor dos vento. Vai reencontrar sorrisos e te reencantar. Segue teu processo e fluxo. Teu amigo aqui (desculpe a ousadia) sabe esperar a oportunidade de dialogar contigo e te escutar via seu trabalho. Abraços na alma, descansa e te cuida. Namastê _/\_ "Por que o prazer da lentidão desapareceu? Ah, para onde foram aqueles que antigamente gostavam de flanar? Onde estão eles, aqueles heróis preguiçosos das canções populares, aqueles vagabundos que vagavam de moinho em moinho e dormiam sob as estrelas? Será que desapareceram junto com as veredas campestres, os prados e as clareiras, com a natureza? Um provérbio tcheco define a doce ociosidade deles com uma metáfora: eles estão contemplando as janelas de Deus. Aquele que contempla as janelas de Deus não se aborrece; é feliz. Em nosso mundo, a ociosidade transformou-se em desocupação, o que é uma coisa inteiramente diferente; o desocupado fica frustrado, se aborrece, está constantemente à procura do movimento que lhe falta" Milan Kundera em A Lentidão.
Eu mandei esse vídeo pra muita gente... Sou Psicóloga, e eu parei meu canal pra escrever minha tese no final do ano passado, e mesmo assim não estou conseguindo cumprir os prazos... o tema é bem grande e eu sou muito perfeccionista, além de ter muitos pacientes, o que me deixa muito sem tempo pra escrever... estou muito esgotada realmente, já dei pane umas duas vezes, cada uma quando entreguei um capítulo, mas eu sempre caio e levanto... esse vídeo foi realmente muito forte pra mim, confesso que até chorei assistindo, e que parei pra olhar o vídeo, coisa que normalmente não faço, pq eu faço tanta coisa ao mesmo tempo que fica um video numa tela e eu olhando pra outra fazendo mil coisas ao mesmo tempo, ouvindo os videos tipo podcast... mas esse me fez parar tudo o que eu estava fazendo, olhar pra tela e ficar assistindo com atenção, pq o conteúdo é muito forte, e realmente muita gente precisa assistir. Obrigada por isso... Acho que vou desmarcar todo mundo semana que vem pra ter mais saúde pra escrever na última semana antes de entregar, pra cada paciente vai ser um atendimento a menos, mas pra mim vai ser uma semana inteira a mais, pedirei perdão, e depois voltarei com tudo dando o melhor atendimento possível. Obrigada por esse vídeo. Obrigada mesmo! Abraços.
Cara, pode ser difícil a busca por uma resposta pra tudo o que vivemos. No momento eu tenho sensações parecidas com essa, mas isso já é sim um sintoma. Quero dizer, tenho essas atitudes como as tuas porque eu tô, inegavelmente, cansado. E não cansado por produzir demais, mas um cansado por sentir que não produzo, e isso é uma bola de neve. A angústia e a ansiedade decorrem em grande parte desse cansaço e sensação de impotência, de não poder fazer nada pra nos sentirmos mais produtivos. A nossa sociedade não consegue relaxar sem ter em mente um fim, criamos quase uma tara por mensurar produtividade em tudo, ou seja, carregamos uma culpa eterna por sentir que poderíamos mais! A gente tá exposto a muita coisa, e esse mundo do jeito que é nos consome cada vez mais. Pomos mercadoria acima do nosso bem estar não apenas material, mas mercadoria como quantificação de tudo aquilo que almejamos. E não atingir frustra. O que quero dizer é pra não deixar a peteca cair, a vida é muito mais do que essa constante punição imposta por nós mesmos, mas infelizmente boa parte da sociedade, tu e eu estamos sendo acometidos por isso. A gente não precisa provar que fizemos, a gente pode só viver, e calma, vai dar tudo certo!
Bem feito, jogou o conceito de divindade fora só por odiosidade aos supostos representantea terrenos da mesma. Agora morra no hedonismo. Se tiver sorte ainda dá pra dar uma ultima gozada antes de partir.
Trabalho como fotógrafo; vez ou outra me pego no mesmo dilema: pesquiso, trabalho, dou o meu melhor para uma foto que será vista por 4 segundos no instagram. A gente tá com muita pressa de tudo. Tenho tido mais calma. Faço o possível para manter o financeiro equilibrado e tem sido meu foco... ter foco (não apenas na fotografia), mas na vida. Fazer uma coisa de cada vez, prestar a atenção em uma por vez. Tentar viver as coisas.
Opa! E aí belezma? Tô aqui pensando: será que isso tudo não é coisa de bicho? Ah, pra mim isso é coisa de bicho. Alguém pôde ter largado tudo seguindo um caminho distinto e, epa, pode estar cansado tb, será que o cansaço é mesmo uma característica humana marcante, mais do que a condição do caminho que a humanidade percorre. Sinto que sou um bicho cansado, de gênio cansado. É isso aí, não dá ostra. P.S.: vai descansar, abraça o ócio, desencana, relaxa, dá um tempo, vai pra lugar nenhum, e, continue meditando, sem logaritmo. E parabéns, excelente vídeo.
Fico feliz de você descansar, pois aí eu posso ver o que você fez antes! Kkkkkkkkk... Pois sempre fico querendo assistir os outros, ou procurar por um tema. Mas sempre que entro o novo vídeo me deixa curiosa demais para assistir qualquer dos antigos. E seus vídeos são tão intensos que é difícil maratonar.
Como temos a agradecer pessoas que, como você, nos trazem tanto conhecimento. Muito obrigada por superar o cansaço e nos proporcionar vídeos tão bons como os que traz. Eu tenho muito para assistir. Obrigada.
Super me identifico com isso de parar, se entender, refletir e se refazer! To exatamente nessa fase! Obrigada pelo vídeo! E descanse... mas volte, sem pressão, pra compartilhar tudo isso que vc constrói! É útil demais e estamos precisando de produtores como você!
Vc me fez pensar em como eu consumia e como agr estou consumindo, há um ano atrás +ou- estava de férias e entrei numa paranóia bem loca q eu botei na minha cabeça q ia assistir e acompanhar tudos os ytubers q mais gosto, o que que eles estivessem fazendo e não querer perder nada do q tá acontecendo sejá em qualquer mídia social, e o resultado foi um desastre, uma onda de auto comparação (mesmo eu não fazendo parte da quela realidade q eles vivem) e ansiedade, decidir para de seguir todos e só ver o instagram ocasionalmente e os vídeos q mais me deixarem curiosa. Isso melhorou um pouco minha relação com yt e outras mídias, mas quando abro o yt pra me distrair, ver todos os vídeos do feed se torna como se fosse uma "obrigação" como se aquela informação fosse extremamente importante um dia e tivesse q usar pra alguma coisa
Sensacional! O mais interessante é a veracidade que você passa com esse vídeo, não pelo tanto que pesquisou, mas pelo que sente de verdade. Noto muito como o esgotamento é um problema de todos. Posso falar por mim, que não produzo e trabalho como muitas pessoas, e não é só impressão minha de querer produzir mais, sou freelancer e não tenho muitos trabalhos por mês, o que não me gera uma condição financeira de independência. É aí que eu sinto o Burnout, por mais que fisicamente eu esteja muito mais descansado que os outros, psicologicamente estou exausto de pensar o que eu deveria fazer, frustrado por não ter a 'tal força de vontade'. E também sinto que é um problema social quando tento arrumar encontro amorosos ou com amigos, na maioria das vezes as pessoas dizem que não podem, que tem algo a fazer, ou estão muito cansados. Por isso essa relação que você aponta no vídeo é muito legal, eu pouco, ou nada, tinha meditado sobre isso, de que o esgotamento é uma condição da sociedade e consequentemente afeta os indivíduos. Muito obrigado por esse vídeo, me fez ver de outra forma aquelas coisas que são senso comum e que a gente acaba nunca entendendo de verdade. Como 'desfrutar cada momento', é uma coisa tão falada, mas a gente só enxerga no discurso. Esse vídeo me fez querer encarar a vida de uma forma mais leve e de não cobrar demais os outros como nada tinha feito antes.
Por isso eu aprendi a valorizar meu ócio e minha "falta" de produtividade Eu to pouco me lixando pra cobrança exaustiva das pessoas. Uns me chamam dr vagabundo, mas eu só prezo pela minha sanidade mesmo
OBRIGADO POR ESTE VÍDEO! O conteúdo dialogou de for precisa com sentimentos que tenho nesses tempos corridos em que precisamos produzir mais e mais a todo custo e não tempo tempo para mais nada além de trabalhar. Parabéns pelo trabalho realizado! Grande abraço.
Um pouco de silêncio, mesmo entre as tarefas, já é o bastante quando não conseguimos parar... Silêncio de estar, mesmo que seja lavando uma louça, olhando pela janela. Tenho sentido necessidade de desconectar, desde a eleição tinha conseguido um pouco mas os último dias tão foda... Incrível esse vídeo sair um dia depois da declaração do Jean Willys. Nós precisamos respeitar nossos limites. Obrigada pelo vídeo
Me identifiquei tanto com esse vídeo que quase chorei. Percebi que não sei descansar. Já mandei pra todo mundo e tô ansiosa pela parte 2 (mas vê se descansa!). Obrigada mais uma vez pelo excelente trabalho ❤️ melhor canal desse RUclips!
assisti o segundo vídeo primeiro, a pedido da minha filha, já conhecia o assunto, mas nunca havia visto em forma de depoimento, o que tem muito mais valor! obrigada e tranquilidade pra você.
Olha só ♡ Gostei, é irônico eu estar cansado (moro em Brumadinho e ontem foi uma droga) pra prestar muita atenção no vídeo, não tanto por trabalho, mas acho que peguei a essência. Acho que nada pra acrescentar hoje, mas me lembrou muito Sísifo, ou aquele conto do Poe, ou Metamorfose, sei lá.
Obrigado pelo vídeo, um desabafo que atingiu a todos. Estou fazendo duas faculdades pra tentar terminar a segunda em menos tempo e pretendo estagiar na área dessa segunda ano que vem e estou me cobrando para estudar ao máximo, inclusive agora nas férias para ter mais chances de um bom estágio remunerado, mas estou de férias e cansado, preciso descansar e vou, novamente, obrigado!
Sociedade da exaustão e do desempenho (Viviane Mosé, a partir de Nietzsche).. Sociedade disciplinar, do controle (Foulcaut).. Sociedade do espetáculo (Guy Debord).. Sociedade do cansaço (Byung-Chul Han): Sociedade dos excessos (Taoismo)...
Acabei de conhecer e já amei o canal!! Cansaço eterno por aqui... ansiedade... enfim, é muito triste pensar que tu estudou anos da tua vida, graduação, pós graduação, para não encontrar um emprego digno na tua área, para receber um mísero, enquanto teu chefe mora em um hotel, tem vários carros conversíveis e fuma um charuto que custa 1/3 do teu salário... Ter de se deparar todo dia com situações muito desaninadoras, notícias de guerra, homicídios, ver como as pessoas estão tratando nosso planeta, no momento uma parte do Brasil queima em chamas, nossa fauna e flora morrendo... E parece que para algumas pessoas nada está acontecendo... Infelizmente ainda preciso buscar forças não sei nem de onde mais, para levantar todo dia e ir ganhar dinheiro... Não sou consumista, uso roupa até rasgar, não vou a shopping, compro coisas de brecho, reutilizo... Mas tenho outro problema, tenho muitos animais resgatados de maus tratos e abandono, outra coisa que simplesmente não consigo acreditar a que ponto de crueldade as pessoas podem chegar com animais indefesos 💔 Gasto muito da parte que recebo, vivo sem dinheiro, para salvas esses seres.. De fato, está muito difícil continuar... Meu sonho é que um dia pudesse encontrar uma atividade em que sentisse prazer e ao mesmo tempo fizesse a renda que preciso para sobreviver e alimentar meus animais, viver em um local afastado em meio a natureza! Sei que o isolamento pode não ser bom, mas realmente não sei se aguento mais, é muito cansaço, e não é da minha vida ou do faço, mas do sistema e das pessoas que vivem nele!
Esse vídeo é genial. São raríssimas as vezes que vejo alguém utilizar da linguagem do vídeo pra expressar a ideia a ser dita. A primeira metade do vídeo ter sido construida para ser cansativa e estressante para falar sobre cansaço e estresse é maestria da técnica. Parabéns, acabei de conhecer o seu canal e já estou fascinado pela qualidade conceitual do que eu vejo!!
Perfeito seu vídeos e o parabenizo...refleti muito e preciso tb reduzir minha produtividade e relaxar mais e n ser mais um alienado pela produção e consumo....
Eu cansei, antes gostava de assistir tv, séries e por ai vai, hj cansei de tudo, não gosto de tv, séries e nada mais. Acho que cansei de tudo.
5 лет назад
Disse tudo! Muita gente precisava ouvir isso (inclusive eu!!). Professor, músico, projeto de RUclipsr de conversão para um futuro curso online... Ufa !! O vídeo leva a pensar que dá pra fazer tudo, mas sem muitas cobranças! Quem come correndo não saboreia...
Vídeos como este são tão bons que merecem repetição. Costumo, mesmo incorrendo no "erro" de não ficar "atualizado", assistir de novo uma produção como esta que ajuda a refletir e agir de maneira diferente, mais antenado com as exigências do buen vivir. Descanse(mos).
Este vídeo merece ser canonizado! Que privilégio ter um vídeo em português a respeito da filosofia de Han. Seremos eternamente grato a você por este trabalho! Agora posso compartilhar para muitas pessoas, você tornou acessível uma mensagem tão profética como essa. Obrigado NORMOSE!
Um tapa na minha cara, voce abriu meu olhos, que eu nem percebi que estavam... não fechados, mas olhando de maneira vazia, eu tenho caminahdo para uma vida que jurei que não teria. Eu preciso retomar meu eu. Bom descanso.
O PODER DA INSIGNIFICÂNCIA? A insignificância é remar contra a maré. A insignificância é ir na direção contrária de tudo aquilo que está na moda, no desejo, no sonho, no plano dos detentores do objeto de desejo. Quando o ser humano é compelido a querer o produto que os detentores do poder dispõem a "vender", mais a pessoa é iludida e se torna submissa aos produtores de sonhos, ilusões, ficções. A vida real e sem ficção é insuportável. Porém, a vida só na ficção é uma verdadeira overdose de drogas lícitas e ilícitas. A pessoa vive em um mundo paralelo. Assim, é necessário balancear o real com o fictício em doses corretas para não viver somente nas ilusões ou somente em uma vida negativista e insuportável. A saída para esses dilemas é a insignificância. A insignificância faz a pessoa sóbrea o suficiente para entrar na ficção por livre-arbítrio e sair quando desejar. A música "Hotel Califórnia" (Eagles) relata a entrada de um personagem em um hotel e sua incapacidade de sair. Esse "Hotel Califórnia" pode ser a morte ou as drogas, vícios e muito mais. O problema é que nós falamos das dependências das drogas lícitas e ilícitas, mas caímos nas dependências do consumismo, do poder, do fanatismo etc. A saída continua sendo a mesma: insignificância. Ela te dá a liberdade necessária para transitar em todos os tempos e espaços. SÉRGIO DE SOUZA NERES GOIÂNIA - GOIÁS 25/08/2019
Ahh, o Slow, do Canal do Slow, também deu um aviso no Twitter de que ele ia ficar longe uns dias. O último vídeo dele demandou muito, também com muita pesquisa e edição... e ele estava cansado. Estamos todos nesse caldo. (Muito obrigada por dar esse passo. Eu recém estou começando um canal, o alerta é valioso demais. _/\_ )
Cara, sensacional! Necessário, até mesmo indispensável eu diria. De uns anos pra cá defendo o tédio, o "nada", lazer sem culpa... mesmo que ainda falhe muitas vezes ou tenha que cumprir o "cru" que o sistema pede. Parabéns. Descansa. Recarrega.
Estava editando vídeo. Parei para ver seu vídeo. Parei o vídeo no meio. Fui até a cozinha e conversei com minha mãe, ela me falou sobre a carne que comprou pro almoço e sobre como foi a manhã dela. Por um momento eu descansei. Conversando. Contato com pessoas ainda salva. ❤️
Eu tentei fazer todo esse trabalho pra produzir conteúdo mas demora demais, e o resultado final, pelo menos nas 5 vezes que eu tentei, joguei fora, horas de trabalho por que não senti que era eu ali falando. Vi alguns canais com o objetivo do Steve Kalfman do LingQ, que ligava a câmera e falava, experimentei e deu certo, a qualidade não é das melhores mas ficou bacana, esse modelo da pra mim lançar mais de 1 vídeo por semana, e cuidar de outras partes do negócio. Talvez não funcione pra vc por causa dos assuntos que trata, mas talvez a idéia de um podcast tbm pode tirar um pouco do peso e deixar sua obra mais próxima de uma diversão do que de labor.
E ai, a gente pensa se essas crises que aumentam os preços, também para nós continuarmos a trabalhar para conseguir pagar as contas. É o ciclo do inferno.
Como sempre excelente conteúdo, mixagem, edição, etc. Minha humilde opinião sobre o todo se resume em uma única palavra: *competição* Nascemos e morremos competindo conosco mesmos, bater os próprios records. Es tu pi dez! No fim vamos todos pro beleléu. Como dizia Louise Hays: "quem são os outros p estabelecerem parâmetros para *ME* julgarem? Quais critérios são usados e de acordo com quem? tais critérios são estabelecidos". Aí entra o famoso slogan da L'Oreal: Porque eu mereço!" Eu sou eu e ñ há ninguém igual a mim em todo o Universo por mais que tentem incutir em minha mente que eu tenho que ser conforme a padrões delineados por loucos! Ñ e ñ e ainda mais um milhão de vezes ÑÃÕ! *RESISTENCIA HASTA LA MUERTE* / *REBEL UNTIL I DIE* !
Eu nem terminei de ver o vídeo e me reconheci. Graças a revista VOCÊ S/A, o discurso do mérito, da promoção antes dos 30, do "você está se esforçando pouco", gastei todas as minhas energias e horas de vida e trabalho por 6 anos até que não aguentei: a bateria "arriou". Depressão forte, stress (burnout) e síndrome do pânico foi o que esse discurso todo me rendeu (e rende até hoje). Me sinto culpado quando não estou trabalhando, perdi o interesse em atividades de lazer, e tenho que me policiar dia a dia pra não entrar nessa de novo. Hoje, corro de videos de "venda de 1 ano em 30 dias", "highstakes", "vc não está mudando seu mindset". O simples da vida é muito mais simples e apetitoso que esse glamour que só existe na internet. Ps: escrevo isso do meu trabalho, fazendo hora extra, esperando a aprovação do cliente abençoado.
@@462-u8w Já desisti! rs Não sei o que tu tentas empregar na tua vida, se é um estilo de vida e/ou metas concretas, mas eu desisti de tudo (o que não significa dizer que eu me entreguei aos maus hábitos e à letargia completa, simplesmente parei de agir feito robô) e decidi me aceitar como sou, sabe? admitir meus fracassos, a minha parcela de responsabilidade por eles e ir tentando encontrar sentido em outras coisas na vida, vivendo com aquilo que tenho e sou.
@@462-u8w Sei lá, já sofri demais por conta da exigência de desempenho... cheguei no meu limite e nada mais parecia ser estímulo o suficiente. Através da terapia com um ótimo profissional que fui percebendo a importância de me aceitar, aceitar a vida, aceitar as limitações, a escassez... aceitar a imperfeição em mim e no mundo ao meu redor, na minha circunstância... a despeito dos juízos de valor de outrem e etc. tem sido libertador! tô com uma saúde mental que não tinha desde os anos 2000!
Há muita tensão, esgotamento, mágoa, rancor, ódio que antes. A tecnologia acelerou tudo, tanto que a cada vídeo que assistimos temos dezenas de propagandas e muitas delas ensinando as fórmulas mágicas de enriquecer com o mercado de títulos financeiros. Rearrranje sua vida para que se e quando voltar, com um vídeo por mês que seja, ele sirva ao seu propósito pessoal de realizar uma reflexão coletiva.
5 лет назад
Excelente o vídeo. Eu tive burnout no ano passado, no final do semestre (com escritório, várias turmas, orientandos de TCC...) e ainda estou me recuperando. Preciso aprender a trabalhar menos, mas é algo cultural no século XXI, o amor ao trabalho.
Excelente trabalho. Uma obra de arte e tocando sempre em temas importantissimos com uma sinceridade que impacta. Pensar, contemplar, descansar. Se me perdoa a redundância, hoje, nessa ratoeira, pensamos buscar nossos objetivos mas buscamos constantemente as consequências quando elas deviam ser consequência deles sendo que sequer nos lembramos quais eram inicialmente nossos verdadeiros objetivos e vivemos cansados na busca do abstrato, e escravos de nós mesmos. Obrigado pela coragem e esforço e obrigado por se respeitar. O tempo é o que fazemos dele. Bom descanso.
Isso ae, quanto mais jovem achando a vida difícil e ficando "esgotado" com escola e trabalho menos competição eu tenho e mais fácil fica minha escalada. Boa Normose.
Exatamente três anos e to aqui. A leitura de sociedade do cansaço mudou um pouco do meu pensamento sobre produtividade e cobrança. Como se manter em um nível ok de produtividade após superar a auto cobrança descrita no livro? Uma vez entendendo o nosso entorno, como não perder toda a motivação para não acabar só "trabalhando pelo dinheiro", uma vez que só isso não parece ser suficiente para lidar com qualquer ambiente de trabalho.
Porra meu jovem, tu não guenta a cidade e quer ir pro mato? Vai ter que castrar porco na faca, carregar 40 quilos de pasto no ombro pra não fazer duas viagens, acordar as 4 da manha pra não trampar no sol, rezar todo dia pro tempo ajudar na tua plantação, vai ter que aprender marcenaria pra construir teu próprio paiol.
FONTE E TRILHA:
BASEADO EM :
1. Han, Byung-Chul
Sociedade do cansaço I Byung-Chul Han; trad. Enio Paulo Giachini. - Petropolis, RJ: Vozes, 2015.
2.
Anne Helen Petersen - Como os millennials se tornaram a geração do esgotamento
BuzzFeed News Reporter
"Byung-Chul Han, o filósofo coreano que ataca as redes e se tornou viral"
brasil.elpais.com/brasil/2018/02/09/cultura/1518178267_725987.html
Byung-Chul Han: “Hoje o indivíduo se explora e acredita que isso é realização”
brasil.elpais.com/brasil/2018/02/07/cultura/1517989873_086219.html
How we can beat the burnout society | Ernst-Jan Pfauth | TEDxMaastricht
ruclips.net/video/T9vLHFza8Uc/видео.html
Artigo:
SOCIEDADE DO CANSAÇO
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Ênio Paulo Giachini, 2. ed. ampl.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2017, 128p.
Valéria Lima Bontempo
TRILHA:
Gnossienne 1 by Erik Satie | Royalty Free
[Classical Music - Royalty Free] Corelli - Concerto Grosso, Op6 no4 [NO ADS]
Creepy Piano Music "My Dark Passenger" Roya
Hall of the Mountain King - Kevin MacLeod (No Copyright Music)
Lofi/Chill Hip Hop Beat - Strollin' (Royalty Free) - by Ziggz
Dmitri Shostakovich - Waltz No. 2
E agora....eu me permito: vou descanar!!!
Bom descanso 😉
Parabéns, mano. A propósito, como se chama essa animação dos ratos que você inseriu no vídeo? Achei muito provocadora
Acho que tem um problema nessa matéria do Buzzfeed. Ela escreve toda uma reportagem falando sobre uma geração específica, um recorte que ela mesma diz que são de pessoas brancas, de classe média. Mas esse é um problema geral, não só de uma geração ou grupo específico. Não é "privilégio" de "millenial" sentir-se esgotado. Mas hoje temos todas as redes sociais e virtuais pra ficar falando sobre isso, o que antes não existia
Seria legal por o nome das animações também. Só consegui identificar uma: Happiness, de Steve Cutts (a dos ratos).
Uma grande dificuldade minha foi - e é - parar de me sentir culpado quando não estou produzindo. A ética protestante fez parte da formação e vai ser difícil desconstruir a vozinha que fica falando lá no fundo que eu preciso produzir mais.
Não é à toa que o zen está crescendo. E até sendo cooptado...
De toda forma, eu tinha certeza de que você ia chegar no coreano da Alemanha. Demais! Inclusive, acho muito legal como os vídeos estão cada vez mais arte e menos aula.
Tô orgulhoso, cara! Tanto pelo trabalho quanto pelo não trabalho.
Eu sou assim demais, a vozinha que fica falando pra eu estudar um monte de coisa depois de chegar do trabalho / ficar preocupado com o futuro que a vozinha cria junto com a ansiedade
foda
Tem vídeo sobre isso?
Parabéns. A propósito, qual o nome da animação dos ratos que aparece no vídeo?
@@chargeshistoricas Chama-se Happiness, do Steve Cutts. Aqui: ruclips.net/video/e9dZQelULDk/видео.html
4 anos se passaram e este vídeo continua tão atual...
Eu queria muito parar, mas o aluguel é caro, as contas, tudo. Eu tô exausta e não basta, não importa. Amanhã eu tenho que acordar e segurar a barra.
Eu sinto muito por você.
Quando o aluguel tá muito caro, vivi, a gente muda. Se permite viver com menos, ou dividir o aluguel. Enfim... Sempre há saída. Minha mãe vive dizendo "quem quer, traz resultados. Quem não quer, desculpas." Acho que é bem válido esse adágio, porque me deparo com frequência em circunstâncias que eu gero desculpas e vejo mais tarde que havia outras escolhas. Escolhas, é disso que a vida é feita e eu sei que isso é clichê, mas eu não ligo.
@@philipemendonca4332 vc paga aluguel?
bem vinda ao capitalismo! beba uma coca. Vá à Disney
Ja mudou pra um lugar mais barato?
Esse vídeo é algo pessoal pra mim. Eu me esforcei tanto e no fim, tô aqui, deitado numa cama com as costas retas pra não sentir dor. O que eu tenho de apoio nesse momento? Uma bengala.
Esse mundo e esse sistema é um moedor de gente. E uma fábrica de pessoas a beira de um ataque de nervos.
“o mundo é um moinho...”
Eu vivo querendo não viver. Cansei de carregar meu próprio corpo. Horrível isso? Sim. Mas é a verdade. Dói tanto td que desisti.
Alguém me explica esse canal não ter milhões de inscritos?
Nada começa grande, tá explicado.
Pq ele não chinga igual o anão do Embu.
A maioria gosta de treta. Aqui é um canal inteligente.
Não é um canal de tretas e zoeiras. Por isso não faz "sucesso"! :\
Cristina Melo, refletir e pensar é sempre mais dificil que nada fazer!
"Aprenda a dizer não". Isso mudou minha vida. E aproveite o "ócio criativo". Bom vídeo, excelente texto. Parabéns!
ócio criativo é voltado para a produção do mesmo jeito :(((
@@danielapereiraalmeida6901 Sim, mas aí ele é saudável, não é forçado. Eu tenho a impressão de que quando nosso trabalho criativo é fruto da "febre onívora" ou do "ócio criativo", ele traz melhores resultados. Já parou pra pensar em quanta banda decai a qualidade dos seus trabalhos, ou mesmo alguns escritores ou até youtubers, por conta da rotina massacrante que exige resultados, mas não dá tempo para a inspiração? Parece que o mesmo sistema que te reconhece criativo ou capaz, te amordaça e te espreme, pra que você continue dando "leite"... o próprio algorítimo do youtube... nossa, desculpe o "desabafo redação", rs...
@@TassioDenker não poderia concordar mais com vc
Ansiedade, ansiedade o tempo INTEIRO. Deitar para dormir é um peso, um julgamento eterno. "Renata vc deveria estar tabulando dados, deveria estar lendo artigo, seu prazo esta acabando, levanta vai trabalhar. Todo esse tempo almoçando? Poderia estar escrevendo mais um paragrafo". É o inconsciente que fala, e é o próprio que diz que não ficou bom, que deveria e esforçar mais. "Renata vc não merece esse título!"
Nessa loucura ainda não vi meus pais esse ano. Nessa loucura o tempo vai passando e escorrendo entre nossos dedos, e já nem sabemos mais oq importa pq quando paramos pra ficar com quem importa nossa cabeça não esta ali.
Ansiedade, ansiedade, ansiedade!
A jornalista Izabella Camargo teve um esgotamento foda, e ao voltar de licença, na Globo, foi demitida. Ela se tornou uma ativista, em relação as dores invisíveis. O cansaço, as exigências, o esgotamento mental.... ta foda
Certa vez há pouco tempo isso me definiu por completo:
"triste e cansada
triste por estar cansada e
cansada de estar triste".
Cansaço... muito associado á depressão. Daí começam os medicamentos... as correções em drágeas que vão minando interesse e desejos. Obrigado pelo seu texto. Momento de refletirmos, repensar.
me identifiquei muito e to suando pelos olhos :( que sociedade é essa que topamos viver???? absurdo
Nós não topamos, fomos obrigados
É o melhor canal do RUclips. Conheci faz menos de um ano. Inesgotável fonte de informação e reflexão. Parabéns com Louvor.
Tá suave, tá tranquilo, apesar da ansiedade.
Eu tou encantada com o canal! Gratidão de todo coração.❤️
Sonho com o dia em que, canais como esse terão milhões de seguidores... temos a chance de mudar as pessoas!
Obrigado pelo comentário Massao! Também sonho com esse dia, vai compartilhando e fazendo sua parte daí que eu planto as sementinhas daqui !!
Cara, falar de Byung-Chul Han, mandou bem!
Taí uma parada que não se vê com frequência no RUclips :)
Parabéns!
Caríssimo Poeta. Tuas palavra me são música que versão os sentimentos de uma alma, inquietamente e criticamente, pensante!
Sempre que posso, é com satisfação e renovada esperança, na humanidade, que ao assistir aos seus vídeos (e os do Meteoro) sinto-me após estes “breves” momentos de embates lúcidos.
Paradoxalmente, eu, também, sou “vitima” deste “sistema capitalista” que eternamente faminto pela excelência tão almejada e ao mesmo tempo tão, tão distante, nos induz a perene busca do “Belo, Bom e “Justo” dos LIKE de todo dia.
E vejo e sinto, na poesia de tuas palavras, um vislumbre consciente de um indivíduo que se importa...
Muito obrigado por esta férulas de sabedoria e concordo contigo, pois senti-me exatamente assim em seu último pronunciamento do sinistro deste canal. Por isto acredito que semelhante a intenção deste trecho "esse desespero que este primeiro vídeo pode tá gerando é passageiro, é necessário", em 14:50, percebo, também, em uma animação, fantástica, de Bruno Bozzetto - Bolero - Allegro Non Troppo.
Alegrias, parafraseando o Bemvindo Sequeira :)
Esse sentimento é terrível.
Já me coloquei em cheque dezenas de vezes e tive que abrir mão de oportunidades que todos persistem em dizer que foi burrice por ter certeza do esgotamento.
Dentro de tudo isso, a autocritica é essencial, porém, tudo a contorna e nos trás de volta a toda essa espiral de merda.
Comecei a fazer os vídeos para me sentir produtivo, para criar portfólio e quem sabe, finalmente, trabalhar com o que eu gosto. Se eu não tivesse sido forçado a passar um mês fora e sem meu computador, sem sombra de dúvidas agora estaria escrevendo ou editando algo.
Força! Seu conteúdo é incrível e de um gato maravilhoso, só que antes de ser um produtor de conteúdo, você precisa ser você é estar bem com você.
A partir de que momento, de acordo com a escritora, o ser humano vai se transformando em triste e solitário?
Ah, isso é segredo. Desculpe, não vou responder. A qualquer momento da vida, basta um choque um pouco inesperado e isso acontece. Mas eu não sou solitária. Tenho muitos amigos. E só estou triste hoje porque estou cansada. No geral sou alegre.
---- Trecho da última entrevista de Clarice Lispector
Seremos resistência, irmão! Obrigado pela conscientização!
Normose este canal é um agradável break para nosso cansaço.
Parabéns teu vídeo parece um soneto e o ritmo, acredito que proposital, cansa!!
A edição, as imagens, a trilha sonora, ausência de pausas, conseguem transferir a sensação de cansaço ao mesmo tempo que você explica a síndrome de Burnout, é possível sentir-se cansado ao mesmo tempo que se escuta.
Congratulações.
Me descreveu... Estava falando sobre isso mesmo ontem com umas amigas (que desmarquei um rolê com elas por causa de uma depressão que voltou por causa do CANSAÇO)... MELHOR CANAL DO RUclips!
Descansa, e volta num ritmo saudável. Melhoras pra nós!
Que vídeos, senhores! 👏👏👏👏
Na época entre pré vestibular e faculdade (não me recordo ao certo) passei mal e foi parar no hospital, sem motivo aparente. Conversando com o médico ele diz "o que vc tem é estafa". Ainda não sei se aprendi a lição, mas sim me reservo ao direito de não fazer NADA algumas vezes. E hj o mundo está ainda pior, mais acelerado.
Que conteúdo MARAVILHOSO!!!! Amei o canal!!!! SUPER parabéns!!!
Moço, ou você descansa sozinho ou eu te amarro numa cama. Não se preocupe que estaremos aqui para subir qualquer vídeo, descansa e depois volta com tudo para então repetir o ciclo de uma forma mais consciente. Todos estamos exaustos, é a emoção do nosso tempo e até um de nós ter uma ideia brilhante para superar o cansaço, estaremos todos exuastos.
•Simplesmente • S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L •
"Quem não banca o vivo, acaba morto. Você é obrigado a ser fodedor ou fodido, mentidor ou mentido. Tempos de o que me importa, o que se há de fazer, do é melhor não se meter, do salve-se quem puder. Tempo dos trapaceiros: a produção não rende, a criação não serve, o trabalho não vale.
No rio da Prata, chamamos o coração de bobo. E não porque se apaixona: o chamam de bobo porque trabalha muito."
(Eduardo Galeano, o sistema/3, d'o Livro dos Abraços)
Como você sabe eu sou novato no seu canal. Sigo firme aqui porque vi amor e dedicação, além de um espírito heróico. Não sabia que a síndrome dos algorítimos tinha encontrado formas de te exaurir. É... Tem hora que a "cachola" cansa, até no que amamos por causa das exigências da sociedade do cansaço. Fico feliz por você confiar nos seguidores do seu canal e ter usado o espaço para desabafar e compartilhar suas angústias, na verdade, como bem colocas, angústias de todos nós. Descansa moço. Vai revisitar o remanço da simplicidade nas pequenas coisas da tua vida, sem "Blackmirros", só com as cores do sol, das plantas das ruas e o frescor dos vento. Vai reencontrar sorrisos e te reencantar. Segue teu processo e fluxo. Teu amigo aqui (desculpe a ousadia) sabe esperar a oportunidade de dialogar contigo e te escutar via seu trabalho. Abraços na alma, descansa e te cuida. Namastê _/\_
"Por que o prazer da lentidão desapareceu? Ah, para onde foram aqueles que antigamente gostavam de flanar? Onde estão eles, aqueles heróis preguiçosos das canções populares, aqueles vagabundos que vagavam de moinho em moinho e dormiam sob as estrelas? Será que desapareceram junto com as veredas campestres, os prados e as clareiras, com a natureza? Um provérbio tcheco define a doce ociosidade deles com uma metáfora: eles estão contemplando as janelas de Deus. Aquele que contempla as janelas de Deus não se aborrece; é feliz. Em nosso mundo, a ociosidade transformou-se em desocupação, o que é uma coisa inteiramente diferente; o desocupado fica frustrado, se aborrece, está constantemente à procura do movimento que lhe falta" Milan Kundera em A Lentidão.
Eu mandei esse vídeo pra muita gente... Sou Psicóloga, e eu parei meu canal pra escrever minha tese no final do ano passado, e mesmo assim não estou conseguindo cumprir os prazos... o tema é bem grande e eu sou muito perfeccionista, além de ter muitos pacientes, o que me deixa muito sem tempo pra escrever... estou muito esgotada realmente, já dei pane umas duas vezes, cada uma quando entreguei um capítulo, mas eu sempre caio e levanto... esse vídeo foi realmente muito forte pra mim, confesso que até chorei assistindo, e que parei pra olhar o vídeo, coisa que normalmente não faço, pq eu faço tanta coisa ao mesmo tempo que fica um video numa tela e eu olhando pra outra fazendo mil coisas ao mesmo tempo, ouvindo os videos tipo podcast... mas esse me fez parar tudo o que eu estava fazendo, olhar pra tela e ficar assistindo com atenção, pq o conteúdo é muito forte, e realmente muita gente precisa assistir. Obrigada por isso... Acho que vou desmarcar todo mundo semana que vem pra ter mais saúde pra escrever na última semana antes de entregar, pra cada paciente vai ser um atendimento a menos, mas pra mim vai ser uma semana inteira a mais, pedirei perdão, e depois voltarei com tudo dando o melhor atendimento possível. Obrigada por esse vídeo. Obrigada mesmo! Abraços.
Olha lá, tem um deslike, o do Nando Moura! 😂😂😂
Pois eh! Ja dizia o parachoque do caminhao: "A Inveja eh Uma Merda" ! :-P
Sinto que sou exatamente o contrário, só procuro o inútil, fazer por fazer, não é para um motivo no futuro ou uma realização pessoal, eu só existo...
Estou na mesma
Cara, pode ser difícil a busca por uma resposta pra tudo o que vivemos. No momento eu tenho sensações parecidas com essa, mas isso já é sim um sintoma. Quero dizer, tenho essas atitudes como as tuas porque eu tô, inegavelmente, cansado. E não cansado por produzir demais, mas um cansado por sentir que não produzo, e isso é uma bola de neve. A angústia e a ansiedade decorrem em grande parte desse cansaço e sensação de impotência, de não poder fazer nada pra nos sentirmos mais produtivos. A nossa sociedade não consegue relaxar sem ter em mente um fim, criamos quase uma tara por mensurar produtividade em tudo, ou seja, carregamos uma culpa eterna por sentir que poderíamos mais!
A gente tá exposto a muita coisa, e esse mundo do jeito que é nos consome cada vez mais. Pomos mercadoria acima do nosso bem estar não apenas material, mas mercadoria como quantificação de tudo aquilo que almejamos. E não atingir frustra. O que quero dizer é pra não deixar a peteca cair, a vida é muito mais do que essa constante punição imposta por nós mesmos, mas infelizmente boa parte da sociedade, tu e eu estamos sendo acometidos por isso. A gente não precisa provar que fizemos, a gente pode só viver, e calma, vai dar tudo certo!
Bem feito, jogou o conceito de divindade fora só por odiosidade aos supostos representantea terrenos da mesma. Agora morra no hedonismo. Se tiver sorte ainda dá pra dar uma ultima gozada antes de partir.
Como assim você está tranquilo num mundo de tantas oportunidades? Tá moscando hein!
Trabalho como fotógrafo; vez ou outra me pego no mesmo dilema: pesquiso, trabalho, dou o meu melhor para uma foto que será vista por 4 segundos no instagram.
A gente tá com muita pressa de tudo. Tenho tido mais calma. Faço o possível para manter o financeiro equilibrado e tem sido meu foco... ter foco (não apenas na fotografia), mas na vida. Fazer uma coisa de cada vez, prestar a atenção em uma por vez. Tentar viver as coisas.
Camarada, enquanto subsistir o nosso atual modo de produção, estaremos fadados à animalização e ao esgotamento. Somos reféns da lógica do capital.
é isso, sem tirar nem po!
Opa!
E aí belezma?
Tô aqui pensando: será que isso tudo não é coisa de bicho? Ah, pra mim isso é coisa de bicho. Alguém pôde ter largado tudo seguindo um caminho distinto e, epa, pode estar cansado tb, será que o cansaço é mesmo uma característica humana marcante, mais do que a condição do caminho que a humanidade percorre. Sinto que sou um bicho cansado, de gênio cansado. É isso aí, não dá ostra.
P.S.: vai descansar, abraça o ócio, desencana, relaxa, dá um tempo, vai pra lugar nenhum, e, continue meditando, sem logaritmo.
E parabéns, excelente vídeo.
Fico feliz de você descansar, pois aí eu posso ver o que você fez antes! Kkkkkkkkk... Pois sempre fico querendo assistir os outros, ou procurar por um tema. Mas sempre que entro o novo vídeo me deixa curiosa demais para assistir qualquer dos antigos. E seus vídeos são tão intensos que é difícil maratonar.
Fantástico. Se der o tal do coaching é só sobre isso. Imagina, vc ta depre pq não produz chega um maluco que vai te curar com o set mais produtivo.
Mais um vídeo fantástico!!! Cara, a qualidade e o nível dos seus vídeos são impressionantes! Parabéns pelo trabalho, sou fã desse canal :D
Chorei assistindo irmão, é bem isso.
Força! (Esse vídeo me confortou)
Como temos a agradecer pessoas que, como você, nos trazem tanto conhecimento. Muito obrigada por superar o cansaço e nos proporcionar vídeos tão bons como os que traz. Eu tenho muito para assistir. Obrigada.
Super me identifico com isso de parar, se entender, refletir e se refazer! To exatamente nessa fase! Obrigada pelo vídeo! E descanse... mas volte, sem pressão, pra compartilhar tudo isso que vc constrói! É útil demais e estamos precisando de produtores como você!
Esse canal, esse vídeo, são maravilhosos!!! Muito bom, excelente trabalho, continue...
Excelente vídeo!!! Descansa bastante que você merece. Esse canal já está na minha lista de queridinhos do RUclips.
Vc me fez pensar em como eu consumia e como agr estou consumindo, há um ano atrás +ou- estava de férias e entrei numa paranóia bem loca q eu botei na minha cabeça q ia assistir e acompanhar tudos os ytubers q mais gosto, o que que eles estivessem fazendo e não querer perder nada do q tá acontecendo sejá em qualquer mídia social, e o resultado foi um desastre, uma onda de auto comparação (mesmo eu não fazendo parte da quela realidade q eles vivem) e ansiedade, decidir para de seguir todos e só ver o instagram ocasionalmente e os vídeos q mais me deixarem curiosa. Isso melhorou um pouco minha relação com yt e outras mídias, mas quando abro o yt pra me distrair, ver todos os vídeos do feed se torna como se fosse uma "obrigação" como se aquela informação fosse extremamente importante um dia e tivesse q usar pra alguma coisa
Sensacional! O mais interessante é a veracidade que você passa com esse vídeo, não pelo tanto que pesquisou, mas pelo que sente de verdade.
Noto muito como o esgotamento é um problema de todos. Posso falar por mim, que não produzo e trabalho como muitas pessoas, e não é só impressão minha de querer produzir mais, sou freelancer e não tenho muitos trabalhos por mês, o que não me gera uma condição financeira de independência. É aí que eu sinto o Burnout, por mais que fisicamente eu esteja muito mais descansado que os outros, psicologicamente estou exausto de pensar o que eu deveria fazer, frustrado por não ter a 'tal força de vontade'. E também sinto que é um problema social quando tento arrumar encontro amorosos ou com amigos, na maioria das vezes as pessoas dizem que não podem, que tem algo a fazer, ou estão muito cansados.
Por isso essa relação que você aponta no vídeo é muito legal, eu pouco, ou nada, tinha meditado sobre isso, de que o esgotamento é uma condição da sociedade e consequentemente afeta os indivíduos.
Muito obrigado por esse vídeo, me fez ver de outra forma aquelas coisas que são senso comum e que a gente acaba nunca entendendo de verdade. Como 'desfrutar cada momento', é uma coisa tão falada, mas a gente só enxerga no discurso. Esse vídeo me fez querer encarar a vida de uma forma mais leve e de não cobrar demais os outros como nada tinha feito antes.
Por isso eu aprendi a valorizar meu ócio e minha "falta" de produtividade
Eu to pouco me lixando pra cobrança exaustiva das pessoas. Uns me chamam dr vagabundo, mas eu só prezo pela minha sanidade mesmo
Já ia mandar esse vídeo pra uma pancada de amigos, antes do recado final. Genial, tamo aqui!
Meu novo canal favorito, cara..
OBRIGADO POR ESTE VÍDEO!
O conteúdo dialogou de for precisa com sentimentos que tenho nesses tempos corridos em que precisamos produzir mais e mais a todo custo e não tempo tempo para mais nada além de trabalhar.
Parabéns pelo trabalho realizado!
Grande abraço.
Um pouco de silêncio, mesmo entre as tarefas, já é o bastante quando não conseguimos parar... Silêncio de estar, mesmo que seja lavando uma louça, olhando pela janela. Tenho sentido necessidade de desconectar, desde a eleição tinha conseguido um pouco mas os último dias tão foda... Incrível esse vídeo sair um dia depois da declaração do Jean Willys. Nós precisamos respeitar nossos limites. Obrigada pelo vídeo
Como eu estava precisando ouvir isso. Gratidão, gratidão!
Realmente não vai dar, durante algum tempo todo mundo aguenta mas na vida toda te leva a inevitável frustração, ansiedade e depressão.
Para ou pira.
Me identifiquei tanto com esse vídeo que quase chorei. Percebi que não sei descansar. Já mandei pra todo mundo e tô ansiosa pela parte 2 (mas vê se descansa!). Obrigada mais uma vez pelo excelente trabalho ❤️ melhor canal desse RUclips!
assisti o segundo vídeo primeiro, a pedido da minha filha, já conhecia o assunto, mas nunca havia visto em forma de depoimento, o que tem muito mais valor! obrigada e tranquilidade pra você.
Trabalhe com o que gosta...e nunca mais gostará do que você gostava.
Olha só ♡
Gostei, é irônico eu estar cansado (moro em Brumadinho e ontem foi uma droga) pra prestar muita atenção no vídeo, não tanto por trabalho, mas acho que peguei a essência. Acho que nada pra acrescentar hoje, mas me lembrou muito Sísifo, ou aquele conto do Poe, ou Metamorfose, sei lá.
Parabéns, Cara. Estava precisando ver e ouvir isso. Devemos nos dar tempo e aproveitar esse tempo no sentido de apenas tê-lo.
Obrigado pelo vídeo, um desabafo que atingiu a todos. Estou fazendo duas faculdades pra tentar terminar a segunda em menos tempo e pretendo estagiar na área dessa segunda ano que vem e estou me cobrando para estudar ao máximo, inclusive agora nas férias para ter mais chances de um bom estágio remunerado, mas estou de férias e cansado, preciso descansar e vou, novamente, obrigado!
Sociedade da exaustão e do desempenho (Viviane Mosé, a partir de Nietzsche).. Sociedade disciplinar, do controle (Foulcaut).. Sociedade do espetáculo (Guy Debord).. Sociedade do cansaço (Byung-Chul Han): Sociedade dos excessos (Taoismo)...
Cara. Seus videos são fantásticos. Parabéns!
Que reflexão profunda...
Grande abraço. Saúde e paz.
Vc é simplesmente ma ra vi lho so e essencial! Muito, muito obrigado por tudo 🙏🏽💕
Que roteiro!! Não tá tranquilo, nem suave, mas juntos conseguiremos sair dessa!
Acabei de conhecer e já amei o canal!! Cansaço eterno por aqui... ansiedade... enfim, é muito triste pensar que tu estudou anos da tua vida, graduação, pós graduação, para não encontrar um emprego digno na tua área, para receber um mísero, enquanto teu chefe mora em um hotel, tem vários carros conversíveis e fuma um charuto que custa 1/3 do teu salário... Ter de se deparar todo dia com situações muito desaninadoras, notícias de guerra, homicídios, ver como as pessoas estão tratando nosso planeta, no momento uma parte do Brasil queima em chamas, nossa fauna e flora morrendo... E parece que para algumas pessoas nada está acontecendo... Infelizmente ainda preciso buscar forças não sei nem de onde mais, para levantar todo dia e ir ganhar dinheiro... Não sou consumista, uso roupa até rasgar, não vou a shopping, compro coisas de brecho, reutilizo... Mas tenho outro problema, tenho muitos animais resgatados de maus tratos e abandono, outra coisa que simplesmente não consigo acreditar a que ponto de crueldade as pessoas podem chegar com animais indefesos 💔 Gasto muito da parte que recebo, vivo sem dinheiro, para salvas esses seres.. De fato, está muito difícil continuar... Meu sonho é que um dia pudesse encontrar uma atividade em que sentisse prazer e ao mesmo tempo fizesse a renda que preciso para sobreviver e alimentar meus animais, viver em um local afastado em meio a natureza! Sei que o isolamento pode não ser bom, mas realmente não sei se aguento mais, é muito cansaço, e não é da minha vida ou do faço, mas do sistema e das pessoas que vivem nele!
Esse vídeo é genial. São raríssimas as vezes que vejo alguém utilizar da linguagem do vídeo pra expressar a ideia a ser dita. A primeira metade do vídeo ter sido construida para ser cansativa e estressante para falar sobre cansaço e estresse é maestria da técnica. Parabéns, acabei de conhecer o seu canal e já estou fascinado pela qualidade conceitual do que eu vejo!!
Perfeito seu vídeos e o parabenizo...refleti muito e preciso tb reduzir minha produtividade e relaxar mais e n ser mais um alienado pela produção e consumo....
Decanse sempre quando sentir-se cansado e volte sempre quando cansar-se do descanso.
Eu cansei, antes gostava de assistir tv, séries e por ai vai, hj cansei de tudo, não gosto de tv, séries e nada mais. Acho que cansei de tudo.
Disse tudo! Muita gente precisava ouvir isso (inclusive eu!!). Professor, músico, projeto de RUclipsr de conversão para um futuro curso online... Ufa !!
O vídeo leva a pensar que dá pra fazer tudo, mas sem muitas cobranças! Quem come correndo não saboreia...
Vídeos como este são tão bons que merecem repetição. Costumo, mesmo incorrendo no "erro" de não ficar "atualizado", assistir de novo uma produção como esta que ajuda a refletir e agir de maneira diferente, mais antenado com as exigências do buen vivir. Descanse(mos).
Este vídeo merece ser canonizado! Que privilégio ter um vídeo em português a respeito da filosofia de Han. Seremos eternamente grato a você por este trabalho! Agora posso compartilhar para muitas pessoas, você tornou acessível uma mensagem tão profética como essa. Obrigado NORMOSE!
Quando vc voltar, estaremos aqui. Bom descanso.
Um tapa na minha cara, voce abriu meu olhos, que eu nem percebi que estavam... não fechados, mas olhando de maneira vazia, eu tenho caminahdo para uma vida que jurei que não teria. Eu preciso retomar meu eu. Bom descanso.
O PODER DA INSIGNIFICÂNCIA?
A insignificância é remar contra a maré.
A insignificância é ir na direção contrária de tudo aquilo que está na moda, no desejo, no sonho, no plano dos detentores do objeto de desejo.
Quando o ser humano é compelido a querer o produto que os detentores do poder dispõem a "vender", mais a pessoa é iludida e se torna submissa aos produtores de sonhos, ilusões, ficções.
A vida real e sem ficção é insuportável.
Porém, a vida só na ficção é uma verdadeira overdose de drogas lícitas e ilícitas.
A pessoa vive em um mundo paralelo.
Assim, é necessário balancear o real com o fictício em doses corretas para não viver somente nas ilusões ou somente em uma vida negativista e insuportável.
A saída para esses dilemas é a insignificância.
A insignificância faz a pessoa sóbrea o suficiente para entrar na ficção por livre-arbítrio e sair quando desejar.
A música "Hotel Califórnia" (Eagles) relata a entrada de um personagem em um hotel e sua incapacidade de sair.
Esse "Hotel Califórnia" pode ser a morte ou as drogas, vícios e muito mais.
O problema é que nós falamos das dependências das drogas lícitas e ilícitas, mas caímos nas dependências do consumismo, do poder, do fanatismo etc.
A saída continua sendo a mesma: insignificância. Ela te dá a liberdade necessária para transitar em todos os tempos e espaços.
SÉRGIO DE SOUZA NERES
GOIÂNIA - GOIÁS 25/08/2019
Ahh, o Slow, do Canal do Slow, também deu um aviso no Twitter de que ele ia ficar longe uns dias. O último vídeo dele demandou muito, também com muita pesquisa e edição... e ele estava cansado. Estamos todos nesse caldo. (Muito obrigada por dar esse passo. Eu recém estou começando um canal, o alerta é valioso demais. _/\_ )
Tira férias... durma... descanse... aproveite a vida...e volte com outras reflexões... até mais...
Excelente texto, parabéns. E bora pro próximo vídeo. 🤑🤤😭😴😓😱😩🤕🤒🤧☠
Cara, sensacional! Necessário, até mesmo indispensável eu diria. De uns anos pra cá defendo o tédio, o "nada", lazer sem culpa... mesmo que ainda falhe muitas vezes ou tenha que cumprir o "cru" que o sistema pede. Parabéns. Descansa. Recarrega.
Estava editando vídeo. Parei para ver seu vídeo. Parei o vídeo no meio. Fui até a cozinha e conversei com minha mãe, ela me falou sobre a carne que comprou pro almoço e sobre como foi a manhã dela. Por um momento eu descansei. Conversando. Contato com pessoas ainda salva. ❤️
Eu tentei fazer todo esse trabalho pra produzir conteúdo mas demora demais, e o resultado final, pelo menos nas 5 vezes que eu tentei, joguei fora, horas de trabalho por que não senti que era eu ali falando.
Vi alguns canais com o objetivo do Steve Kalfman do LingQ, que ligava a câmera e falava, experimentei e deu certo, a qualidade não é das melhores mas ficou bacana, esse modelo da pra mim lançar mais de 1 vídeo por semana, e cuidar de outras partes do negócio.
Talvez não funcione pra vc por causa dos assuntos que trata, mas talvez a idéia de um podcast tbm pode tirar um pouco do peso e deixar sua obra mais próxima de uma diversão do que de labor.
E ai, a gente pensa se essas crises que aumentam os preços, também para nós continuarmos a trabalhar para conseguir pagar as contas. É o ciclo do inferno.
Nossa, esse vídeo doeu.
Como sempre excelente conteúdo, mixagem, edição, etc.
Minha humilde opinião sobre o todo se resume em uma única palavra: *competição*
Nascemos e morremos competindo conosco mesmos, bater os próprios records. Es tu pi dez! No fim vamos todos pro beleléu. Como dizia Louise Hays: "quem são os outros p estabelecerem parâmetros para *ME* julgarem? Quais critérios são usados e de acordo com quem? tais critérios são estabelecidos". Aí entra o famoso slogan da L'Oreal: Porque eu mereço!" Eu sou eu e ñ há ninguém igual a mim em todo o Universo por mais que tentem incutir em minha mente que eu tenho que ser conforme a padrões delineados por loucos!
Ñ e ñ e ainda mais um milhão de vezes ÑÃÕ! *RESISTENCIA HASTA LA MUERTE* / *REBEL UNTIL I DIE* !
Eu nem terminei de ver o vídeo e me reconheci. Graças a revista VOCÊ S/A, o discurso do mérito, da promoção antes dos 30, do "você está se esforçando pouco", gastei todas as minhas energias e horas de vida e trabalho por 6 anos até que não aguentei: a bateria "arriou".
Depressão forte, stress (burnout) e síndrome do pânico foi o que esse discurso todo me rendeu (e rende até hoje). Me sinto culpado quando não estou trabalhando, perdi o interesse em atividades de lazer, e tenho que me policiar dia a dia pra não entrar nessa de novo.
Hoje, corro de videos de "venda de 1 ano em 30 dias", "highstakes", "vc não está mudando seu mindset".
O simples da vida é muito mais simples e apetitoso que esse glamour que só existe na internet.
Ps: escrevo isso do meu trabalho, fazendo hora extra, esperando a aprovação do cliente abençoado.
Caralho man... Esse vídeo me acertou bem em cheio... Parabéns! E vai descansar porra! Kkk
A questão não é descansar: é desistir.
@@fofocavirtuosa sim, é tenso né ? Vc pensa em desistir ?
@@462-u8w Já desisti! rs Não sei o que tu tentas empregar na tua vida, se é um estilo de vida e/ou metas concretas, mas eu desisti de tudo (o que não significa dizer que eu me entreguei aos maus hábitos e à letargia completa, simplesmente parei de agir feito robô) e decidi me aceitar como sou, sabe? admitir meus fracassos, a minha parcela de responsabilidade por eles e ir tentando encontrar sentido em outras coisas na vida, vivendo com aquilo que tenho e sou.
@@462-u8w Curiosamente, uma coisa que eu queria faz anos ( e é mto difícil de ser conquistada) simplesmente caiu no meu colo!
@@462-u8w Sei lá, já sofri demais por conta da exigência de desempenho... cheguei no meu limite e nada mais parecia ser estímulo o suficiente. Através da terapia com um ótimo profissional que fui percebendo a importância de me aceitar, aceitar a vida, aceitar as limitações, a escassez... aceitar a imperfeição em mim e no mundo ao meu redor, na minha circunstância... a despeito dos juízos de valor de outrem e etc. tem sido libertador! tô com uma saúde mental que não tinha desde os anos 2000!
Há muita tensão, esgotamento, mágoa, rancor, ódio que antes. A tecnologia acelerou tudo, tanto que a cada vídeo que assistimos temos dezenas de propagandas e muitas delas ensinando as fórmulas mágicas de enriquecer com o mercado de títulos financeiros. Rearrranje sua vida para que se e quando voltar, com um vídeo por mês que seja, ele sirva ao seu propósito pessoal de realizar uma reflexão coletiva.
Excelente o vídeo. Eu tive burnout no ano passado, no final do semestre (com escritório, várias turmas, orientandos de TCC...) e ainda estou me recuperando. Preciso aprender a trabalhar menos, mas é algo cultural no século XXI, o amor ao trabalho.
Excelente trabalho. Uma obra de arte e tocando sempre em temas importantissimos com uma sinceridade que impacta. Pensar, contemplar, descansar. Se me perdoa a redundância, hoje, nessa ratoeira, pensamos buscar nossos objetivos mas buscamos constantemente as consequências quando elas deviam ser consequência deles sendo que sequer nos lembramos quais eram inicialmente nossos verdadeiros objetivos e vivemos cansados na busca do abstrato, e escravos de nós mesmos. Obrigado pela coragem e esforço e obrigado por se respeitar. O tempo é o que fazemos dele. Bom descanso.
To vendo os videos na velocidade x2 :V justamente pq me entedio fácil.
Um ótimo vídeo para quem esta tendo uma crise de ansiedade °--°
Bom Descanso!!! Farei o possível pra movimentar os seus vídeos diariamente até você se recuperar. Fica suave e falous
Vim aqui pela newsletter do startupdareal. Por que não conheci esse canal antes? Virei inscrita!
Isso ae, quanto mais jovem achando a vida difícil e ficando "esgotado" com escola e trabalho menos competição eu tenho e mais fácil fica minha escalada. Boa Normose.
Exatamente três anos e to aqui. A leitura de sociedade do cansaço mudou um pouco do meu pensamento sobre produtividade e cobrança. Como se manter em um nível ok de produtividade após superar a auto cobrança descrita no livro? Uma vez entendendo o nosso entorno, como não perder toda a motivação para não acabar só "trabalhando pelo dinheiro", uma vez que só isso não parece ser suficiente para lidar com qualquer ambiente de trabalho.
Fikei em pânico, quando percebi que esse vídeo tem 4 ANOS. O que dizer de hoje?
Caralho, você acaba de me deixar em choque Kkkkkkk a vida voa, 4 anos já pqp
Esse vídeo caiu como uma luva para mim! Seu conteúdo é incrível! Descanse!
depois desse vídeo excepcional tenho que ouvir "I'm so tired" ...The Beatles
Estudei o livro do Han na minha faculdade essa semana, e voltei pra esse video maravilhoso que ja tinha visto la na estreia. Teu trampo é foda!
Aquele momento que dá vontade de morar no meio do mato
Ótimo vídeo e ótimas referências
Bom descanço!
Porra meu jovem, tu não guenta a cidade e quer ir pro mato? Vai ter que castrar porco na faca, carregar 40 quilos de pasto no ombro pra não fazer duas viagens, acordar as 4 da manha pra não trampar no sol, rezar todo dia pro tempo ajudar na tua plantação, vai ter que aprender marcenaria pra construir teu próprio paiol.
@@91Sidi é só uma metáfora, acalma os ânimos ai