Bom dia, professor!! Suas aulas gratuitas aqui no youtube foram muito úteis para minha preparação em um concurso aqui de São Paulo. No entanto, banca examinadora do concurso apresentou algumas questões controversas de português, que me fizeram elaborar alguns recursos. Gostaria de uma opinião do senhor sobre a pertinência e prudência do recurso, se possível... acredito que possa me ajudar. a) A banca deu como errada a frase "Um bom médico deve sempre assistir os enfermos". Minha fundamentação: "A questão solicita erro de regência e aponta a afirmativa I, o que não condiz com o sentido apresentado. O ponto central dessa oração concerne à transitividade do verbo “assistir”, que no contexto encontra-se no sentido de acompanhar, oferecer assistência ou ajudar. Segundo o Manual de Comunicação da Secom (Secretaria de Comunicação Social do Senado), na página oficial do Senado Federal, o verbo “assistir”, no sentido de “auxiliar, ajudar, socorrer e acompanhar (na qualidade de ajudante)” é tido como “transitivo direto”, impossibilitando a interpretação de erro da afirmativa." b) A banca deu como errada a frase "As damas de honra devem trajar os vestidos azuis-claros.". Minha fundamentação: "Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras (ABL), o plural de “azul-claro” é dado por “azuis-claros”, o que torna a sentença I sem qualquer erro de concordância." c) A banca deu como erro de concordância a frase "A maioria dos alunos que estava na sala de aula entendeu o conteúdo." Minha fundamentação: Segundo o artigo “’A MAIORIA DAS PESSOAS FOI’OU ‘FORAM’?” da Escola de Magistrados, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a expressão partitiva seguida de substantivo ou de pronome no plural, admite-se conjugação do(s) verbo(s) tanto no singular quanto no plural, formando o que conhecemos como “concordância gramatical” e “concordância siléptica ou lógica”, respectivamente. Portanto, há duas formas corretas de escrever a oração da alternativa A): i) A maioria dos alunos que estavam na sala de aula entenderam o conteúdo; ii) A maioria dos alunos que estava na sala de aula entendeu o conteúdo. Meus argumentos foram válidos?
Gostei!
Excelente aula professor. Parabéns!
jose maria é o cara
Bom dia, professor!! Suas aulas gratuitas aqui no youtube foram muito úteis para minha preparação em um concurso aqui de São Paulo. No entanto, banca examinadora do concurso apresentou algumas questões controversas de português, que me fizeram elaborar alguns recursos. Gostaria de uma opinião do senhor sobre a pertinência e prudência do recurso, se possível... acredito que possa me ajudar.
a) A banca deu como errada a frase "Um bom médico deve sempre assistir os enfermos".
Minha fundamentação: "A questão solicita erro de regência e aponta a afirmativa I, o que não condiz com o sentido apresentado. O ponto central dessa oração concerne à transitividade do verbo “assistir”, que no contexto encontra-se no sentido de acompanhar, oferecer assistência ou ajudar. Segundo o Manual de Comunicação da Secom (Secretaria de Comunicação Social do Senado), na página oficial do Senado Federal, o verbo “assistir”, no sentido de “auxiliar, ajudar, socorrer e acompanhar (na qualidade de ajudante)” é tido como “transitivo direto”, impossibilitando a interpretação de erro da afirmativa."
b) A banca deu como errada a frase "As damas de honra devem trajar os vestidos azuis-claros.".
Minha fundamentação: "Segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras (ABL), o plural de “azul-claro” é dado por “azuis-claros”, o que torna a sentença I sem qualquer erro de concordância."
c) A banca deu como erro de concordância a frase "A maioria dos alunos que estava na sala de aula entendeu o conteúdo."
Minha fundamentação: Segundo o artigo “’A MAIORIA DAS PESSOAS FOI’OU ‘FORAM’?” da Escola de Magistrados, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a expressão partitiva seguida de substantivo ou de pronome no plural, admite-se conjugação do(s) verbo(s) tanto no singular quanto no plural, formando o que conhecemos como “concordância gramatical” e “concordância siléptica ou lógica”, respectivamente. Portanto, há duas formas corretas de escrever a oração da alternativa A):
i) A maioria dos alunos que estavam na sala de aula entenderam o conteúdo;
ii) A maioria dos alunos que estava na sala de aula entendeu o conteúdo.
Meus argumentos foram válidos?
Boa tarde!
E se cair na prova no sentido de ajudar, como saber a alternativa correta ? Se vier : assistiu AO aluno. E aí ?
eu assisto filme. estaria certo?