A gente não consegue processar que nossos pais são tóxicos e para piorar, a sociedade inteira reafirma que "a mãezinha" é sagrada, que seu pai "te ama tanto", que pais nenhum fazem o que você está desconfiada, ou seja, que te fazem super mal e ainda confirmam nossa desconfiança que o problema somos nós. É um terror até construirmos o mínimo de auto confiança, estima e a clareza de que sim, nossos pais são antes de serem nossos pais, seres humanos, cheios de defeitos e até problemas bem graves e que não, não cabe a nós doarmos nossa existência para que eles existam. É muito triste. Já chorei e lamentei demais o "tempo perdido". Dói. Atualmente, percebo que na maior parte do tempo, tenho sentido mais gratidão. Sinto que se não tivesse passado por tudo isso, não haveria como ter evoluído nessa situação de narcisismo parental. Não que já tenha chegado ao patamar que quero alcançar mas sem dúvidas, já houve esse "despertar". Hoje agradeço a minha versão anterior por ter sido "boazinha" em excesso e isso me levou a busca pelo auto conhecimento para estabelecer os meus limites sem culpas.
É impressionante o quanto vc descreve realmente o que sentimos (eu e minha irmã) a vida toda, em todos os seus vídeos. Isso de não saber quem é, o que quer, a sensação de estar perdida e de não pertencer a lugar nenhum. E como vc diz, o que eu mais encontrei foram profissionais despreparados para lidar com essas consequências. Ainda em busca do caminho e do auto perdão. Mas muito grata por vc dividir tanto conhecimento e vivências. Vc realmente faz a diferença na vida das pessoas Taryana ❤⚘
Que maravilha dra.Tariana, 1anp depois desta postagem,aos 62 anos posso perdoar agradecer a aquela menina de 16anos que saiu para procurar emprego,sou grata demais aquela minha versão que cuidou de marido e filhas sozinha trabalhando de domingo a domingo, construindo uma casa,pagando escola(devendo sempre) até aquela que perdeu 9 cartões de crédito para família e parente, foi por causa dela que hoje sou educadora financeira. Gratidão a vc Tariana 02/02/2023.
Eu perdoo a minha versão antiga pq eu era muito ingênua e acho que essa deve ser uma característica de muitas filhas de mães narcisistas: duvidar de si mesmas, e assim cair em muita manipulação, como a gente não teve a informação verdadeira sobre a vida e aprendeu tudo errado, ficamos no inicio nesse estado de se culpar demais, se for parar pra pensar a gente não teve nem nossas próprias escolhas direito e o livre arbítrio, mas quando paramos pra refletir q a gente foi " programada" pra ser "boazinha e um robô esquematizado" parece que a nossa cabeça estava num looping de hipnose e só agia no automático por isso fizemos tanta "merda" pra falar o português claro.
Falou tudo. Era muito boba,achava que todos eram amigos meus,coloquei pessoas dentro de casa,que me apunhalaram. Ainda preciso trabalhar isso em mim. Faço terapia,sei que a maioria não tem acesso a isso,o que é uma pena. Todos deveriam ter esse direito a saúde mental,como garantia.
A palavra é essa: ingenuidade. Me perdoo porque fazia o que era possível dentro da realidade que eu vivia, e só agora estou tento a oportunidade de me cuidar de forma lúcida e tendo que lidar com muita culpa.
Eu escolho perdoar e agradecer a minha versão que mesmo se sentindo sozinha, estranha e ferida sempre busquei o autoconhecimento e tentar melhorar, mesmo me sentindo em pedaços eu sabia que queria o bem das pessoas e ir atrás dos meus sonhos pq isso sempre foi minha bússola. Tary, gratidão eterna por você 💙
Agora me dei conta de que eu deveria me agradecer por fugir duas vezes de casa: a primeira da casa da minha mãe, aos 13, e a segunda da casa do meu pai, aos 24. Eu não tinha nem ideia na época, mas ambas as decisões foram muito acertadas!
taryana obrigada pelo seu trabalho, a anos vc me ajuda demais. tenho 31 anos, descobri que tenho mae narcisista aos 27 anos e até agora estou estagnada e perdida, nao consigo me reerguer, por remoer todos os dias as cagadas da minha vida. Sexualidade nociva na juventude, homens tóxicos que me envolvi, trabalhos e oportunidades que perdi por ser sem noção.
Sou filha de uma dupla bombástica... mãe narcisista e pai violento. Foi um horror!!!!! Calcula o piseiro!!!!. Era muita violência física e emocional. Sou muito grata ao Criador por sua vida, Taryana....vc tem me ajudado muiiiito. Agora posso ver uma luz no fim do túnel. Me sinto exatamente assim, mas não me entendia. Minha irmã mais velha é suuuuper narcisista. Acabou comigo (tentou) e com os filhos dela. Difícil acreditar que exista gente assim!!!! Eu era muiiiito boazinha...sofri muito!!!! Todo mundo abusava...e eu continuava sendo gentil. Meus pais sempre me obrigavam a ser gentil, mesmo sabendo que as pessoas me faziam mal. Não importava meu sofrimento, só importava o que as pessoas pensavam da filha deles. Eu era um troféu pra eles. Eu lutei muito, sofri muito e me tornei muito melhor. Eu me expandi!
Agradeço minha Tais de 14 anos que estudou feito louca para conseguir entrar em um ensino médio em uma região central, fazer um curso técnico e sair de casa com 16 anos para se livrar de uma família caótica, e ter independência financeira. Não tive uma adolescência, não me diverti, estudei enlonquecidamente, topei morar nos lugares mais inesperados, no entanto isso me deu forças e experiência para ser uma adulta que faz terapia desde os 26 anos de idade.
Me arrependo de não ter feito isso… eu agora com 30 anos q estou me erguendo… pq achava q era só uma fase ou coisa da minha cabeça. Certeza q a minha vida teria sido diferente… sem tantos traumas e desgastes.
Descobri sobre Narcisismo 1 dia antes de fazer 40 anos, com a vida completamente destruída e há quase dois meses cortei o contato completo com meus pais e irmãos. Obrigado viu! Obrigado mesmo....PQP ! Foda...SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!!! Obrigado Taryana! Gratidão! Que Deus me abençoe pra, em breve, começar um processo terapêutico contigo! Abs
Eu descobri que minha mãe é narcisista agora com quase 26 anos, foi um choque pra mim, pois eu sempre desconfiei que minha mãe era problematica, mas nunca tinha parado pra pesquisar, eu vivia pedindo conselho pra gente conservadora e abusiva e acabava relevando achando que era normal, eu fiquei nessa "hipnose" por tanto tempo pq meu pai me enchia de livros de igreja e eu sempre interpretei pro outro lado: que a culpa era minha. Agora depois de tanto tempo me vem uma sensação de tristeza por ter sido enganada e por a "Eu" do passado ter sido ingênua, me vem a mente quanta coisa eu perdi e quanto estrago foi feito na minha vida por eu ter vivido aprisionada com esses valores e não ter tido ninguém pra contar já q todo mundo ficava do lado dela na época das crueldades... agora q estou de maior e tô enxergando tudo, ela culpa a Internet por eu estar no estado psicológico q eu tô e por eu ter" abrido meus olhos" sendo que a culpa é somente dela.
Comigo também é assim e não vou mais me culpar sempre disse sim mas agora quero dizer não e falei pra ela que não vou mais cuidar dela ela disse que tenho que cuidar mais não tenho por que tenho mais 3 irmãs e um irmão que ela ama e faz tudo para ele e eu posso morrer ao lado dela que pra ela tanto faz!
Passamos todas pelo mesmo. Por isso nos identificamos. As nossas dores são comuns. Eu estou com 45 anos e só descobri o ano passado, em Setembro /Outubro. Praticamente 1 ano atrás. E mesmo assim, quero aproveitar o tempo que me resta. Ainda tenho saúde, é o que importa. No dia que descobri o narcisismo materno falei para o meu marido, que não quero a minha mãe na nossa casa. Também achava que tinha que cuidar dela, mesmo contra a minha vontade, porque fui manipulada para pensar assim. Finalmente abrimos os olhos. Obrigada à Taryana e a todos os psicólogos que fazem videos destes, para nos ajudar❤️
Eu por volta dos 30 anos comecei a verificar que tinha algo de errado com minha mãe...mas somente ano passado que pensando profundamente e vasculhando descobri...hoje tenho 41 anos, mas minha saúde foi abalada devido acredito o emocional, tenho duas doenças autoimunes diagnosticadas em 2018, o melhor é realmente fazer isso, se afastar o máximo para poder se preservar, se reconstruir e pra mim o principal a saúde emocional porque ela reverbera em tudo na nossa vida, na nossa saúde física!
Identifico-me sim. Essa frustração, esse sentimento de vida roubada. Temos que nos esforçar em pensar que temos que aproveitar o tempo daqui para a frente.
Me identifico totalmente. Eu sinto muito arrependimento de coisas q fiz e que permiti q fizessem comigo. Minha mãe me manipulou e manipula, mas no passado eu era muito mais fácil de manipular, por medo de ela gritar comigo e também por não saber dizer não. Tenho muitas coisas q fiz na adolescência e juventude e fico chocada por ter agudo daquelas formas.
Isso eh o q veio na minha cabeça nessas semanas, aos 34... Queria aos vinte ter o entendimento de hj, mas infelizmente não tem como voltar atrás e refazer tudo que me foi roubado
Eu perdoo a Tatiane perdida no mundo e no meio das pessoas que não se encontrou em nenhum lugar. E hj olha pra trás e vê uma menina, adolescente, filha que não foi cuidada pela família. Que todos sempre julgaram para acobertar a si mesmos. Hj entendo o porque daquela menina perdida sem conhecer sua real essência. Hoje também entendo os hipócritas.
'Se deixar manipular' pq queria amar e ser amada. 😓 ajudar quem não quis ser ajudado pra ver valor em mim, não foi tão distante assim isso. 😔 --- agradeço a minha versão passada mais recente, que quis ajudar, foi amorosa, carinhosa e responsável, foi compreensiva. (Sei que com quem foi abusivo e não merecia, e fiz pra ser amada e aceita mas uma pessoa não abusiva valorizaria esses esforços).
Eu me identifico, Tary. Minha mãe é a típica mama italiana, o centro da unidade familiar, que deseja os filhotes embaixo da asa o tempo todo. Eu tinha um grande sonho de fazer um intercâmbio depois da faculdade, mas acabei não indo, mesmo depois de estar quase tudo certo para ir para o Canadá por 1 ano, porque a minha mãe dizia que ficaria muito preocupada comigo em outro país por tanto tempo. A minha esposa, namorada à época, também não queria que eu fosse, pois ela não queria me acompanhar porque não desejava ficar distante da mãe dela. Hoje eu tenho aquele sentimento de que deveria ter ido viver essa experiência. Preciso perdoar a minha versão anterior.
Eu tive primos que morreram sem saber que a mãe era narcisista , morreram todos na faixa dos 50 , morreram precocemente e todos morreram com cancer de garganta.
Verdade, passei quase minha vida toda à procura da aprovação da minha mãe… Hoje é que despertei que jamais terei. Agora, mais que decepcionada, me sinto livre!! Acho que ela também… Agora preciso me reconstruir.
Infelizmente e muito dificil pensar no tempo que perdemos, mas um pesamento que tenho e que olha quantas pessoas jovens que morreram na pandemia e nao conseguiram viver seus sonhos, eu ainda estou viva e mesmo que eu ache que eu percebi muito tarde ainda tenho chance de recomecar e viver o que quero viver.
Ainda bem que aprendi com você a parar de me chicotear. Nenhuma punição é mais dura que a punição que damos a nós mesmos pelos nossos próprios erros... Ps: como é o nome do cara que vc citou no início do vídeo?
Esse é o seu melhor vídeo até agora!! Sensacional. Eu me identifico com o sentimento de vida roubada e décadas perdidas. Quando leio meus diários antigos, me dá tristeza e raiva pensando como tudo poderia ter sido diferente. Mas aí penso - eu precisei passar por esses infernos para chegar onde estou hoje, e todas minhas versões anteriores me trouxeram onde estou HOJE, então tá tudo ótimo. Depois de ver esse vídeo eu consegui alcançar uma paz maior com o passado... Thanks. 😙 PS: seu cabelo tá absolutamente maravilhoso assim!!! Uau. 😍😊
Boa noite, cada vez mais me surpreendo com os temas e assustos que é abordado nesse canal, muito informativo e profundo, cada vez mais admiro o seu canal e seu trabalho! 👏👏👏
Minha versão anterior saiu da manipulação e controle da mãe e foi embora com um narcisista. Hoje reconheço que mesmo sem perceber eu queria viver em paz e aquela menina que se sentia toda errada só queria ter o direito de escolher por si. Agora voltei morar com meus pais, devido ao casamento fracassado e entendo claramente as minhas escolhas. Revivendo uma parte do passado porém mais forte e com consciência de que devo sair novamente e viver minhas escolhas a partir de agora.
Mayara, eu agradeço vc por aos 27 anos ter tido interesse em descobrir o que havia de errado na dinâmica familiar, e te perdoo por ter sido má com seu irmão único, pois vc nao sabia que estava reproduzido o comportamento da sua mãe que era errado.
Perdoo a minha versão anterior por ter tentado agradar pessoas tóxicas, que não mereciam a minha amizade; por não ter me posicionado quando deveria, deixando as pessoas me desrespeitarem, por medo de perdê-las; e por ter me sujeitado a diversos relacionamentos abusivos: eu não conhecia o narcisismo e ainda não tinha me libertado da MN. Por outro lado, eu agradeço MUITO a minha versão anterior, por sempre ter sido uma aluna exemplar, tanto na educação básica, quanto no ensino superior; por sempre ter me esforçado ao máximo para conseguir alcançar os meus objetivos, e ter obtido êxito em todos eles; e por sempre ter sido uma pessoa forte, que conseguiu passar por cima de tudo! Eu me amo! ❤
O Perdão tem um lado sagrado, como se as pessoas que perdoassem fossem melhores, superiores e especiais. Modificadas as minhas crenças e valores limitantes, percebi a real necessidade de me perdoar e seguir em frente !
Tatiana, muita verdade. A criança por sua necessidade de sobrevivência ele inverte o papel. Para se salvar torna-se salvadora. Grande ilusão. Essa capacidade o bebê tem. Winnicott, os bebês e seu mundo!
Descobri que a mulher que me gerou era uma narcisista 1 ano após o falecimento dela ( já foi tarde ) A sensação é de grande frustração por não ter mais a chance de "desmascarar" aquela víbora. Já me perdoei por ter sido tão permissiva e ingênua mas creio que vou ter que lidar com a frustração de ter tido minha vida roubada até o fim dos meus dias.
Agradeço a Deus por ter reconhecido que eu era narcisista também e que se eu continuasse íria fazer mal aos meus filhos como minha mãe fez a mim. agradeço, pois com tudo que passei fui procurar autoconhecimento, sabedoria e compreensão. Ainda me sinto muito burra, ingênua e muito lerda; portanto, sempre peço a Deus por sabedoria e compreensão. Ainda tenho traços narcísicos, mas estou melhorando e evoluindo.
Meu Deus, tremendo seu ensinamento Taryana... Olhando para traz, eu acredito que eu faria as mesmas coisas, mas de formas diferentes. Até porque gora é fácil falar isso ou aquilo, mas quando estávamos sob pressão e contra a parede, o instinto de sobrevivência falou mais alto e no fim deu certo, pois estou vivo e feliz hoje, graças a Deus. Por isso precisamos nos perdoar, caso contrário jamais perdoaremos ninguém de verdade.
Amei sua didática. Gratidão vivo com um narcisista há 42 anos, e não percebia pelo embotamento mental. Descobri que minha mãe agia assim como ele age comigo e meus filhos. Tenho medo de pensar que fiz isso com meus filhos.
Conheci seu canal há pouco tempo. Ainda estou na fase do isolamento e isso vai fazer 2 anos mais ou menos, tento ter essa força de vontade, intelectualmente compreendo tudo o que vc fala, porém, ainda não consigo reagir às feridas emocionais em relação a minha mãe.
É um processo, um carrocel de emoções, na minha opinião. Mas acho que faz parte. Temos que nos ajustar à nova e verdadeira realidade. Cada coisa no seu tempo. Mas não desista de ter a sua vida nas suas mãos. É uma questão de sobrevivência. Nós somos sobreviventes!
Tbm to na fase do isolamento há 2 anos tbm .. tive "amigos" narcisistas ao meu redor e eu nem percebia, fora uma narcisista com quem me relacionei por esses meses ... Tô todo fudido
Um passado marcado por traumas e crenças limitantes. Meu primeiro trauma foi o abandono e a rejeição do meu pai e sua família paterna. O segundo trauma foi a rejeição da minha mãe, do meu padrasto e da minha irmã. A minha infância foi marcada por carências e instabilidades. Eu só queria segurança e pertencimento. Na juventude, lutei contra a baixa autoestima e a necessidade avassaladora de aprovação alheia. Busquei preencher um vazio emocional com relacionamentos e trabalho. A ansiedade foi minha companheira constante. Fui uma pessoa ingênua, escolhendo mal as minhas companhias. Sempre tive a sensação de não valer muito e durante a vida foquei muito nas minhas falhas. No profissional eu desenvolvi a crença de que a minha profissão não poderia ser algo comercial e que era algo ruim, inútil. Ao chegar na faculdade de jornalismo com 17 anos, me deparei com muitos colegas que não sabiam comunicar, que não sabiam nada da vida e não sabiam o que estavam fazendo ali. Era uma crença generalizada no grupo de que todo mundo das humanas e comunicação eram pessoas burras e que não tinham futuro profissional. Ao ter um relacionamento longo com uma pessoa de exatas, vi ele desvalorizar por 4 anos o que eu fazia, porque não era uma habilidade vital como construir prédios e estradas. Minha profissão de comunicadora para ele era inútil e eu fui acreditando nisso para ser mais aceita. Meu ex namorado julgava muito as pessoas que se expunham na internet e isso ficou na minha cabeça, como se todo mundo estivesse me julgando também. Explodiu a minha cabeça essa Playlist de desenvolvimento pessoal, muito aprendizado! Sigo fazendo psicanálise semanalmente e me atualizando com seus conteúdos. Gratidão.
Verdade, eu queria sair de uma família narcisista, porém não sabia que era narcisista, só não queria está lá e casei com um narcisista tive meus filhos e foi uma alavanca para mim. Sem apoio de ninguém e só críticas como eu fosse errada, me divorciei e casei de novo com um narcisista e foi então que minha vida mudou totalmente, me separei me tornei independente e hoje graças à Deus tem pessoas como vc explicando e passando Informações para nós. Hoje podemos olhar os sinais e fechar as portas para esses seres horríveis. Quem tem conhecimento é mais difícil de se enganar
Estou nessa etapa de não criticar meus comportamentos no passado, e é bem difícil tudo isso. Obrigada Tary por pegar na nossa mão e mostrar como a vida pode ser. Sou muito grata a você, obrigada!!
Hj eu entendo pq fugi de casa tantas vezes, hj entendo que minha teimosia nada mais é do que minha criança querendo me ajudar. Obrigada pelo conhecimento
Nossa que interessante essa comparação que você trouxe desses 2 estudiosos, na minha experiência pessoal e profissional, o que tenho visto são filhos acreditando que o problema foi/é deles. Inclusive há pouco tempo li o livro O drama da criança bem dotatada de Alice Miller, e ela trouxe algo que fez muito sentido para o meu processo, foi mais ou menos isso: "ao invés de responsabilizar meus pais pelo abandono, desproteção, insegurança eu responsabilizo um parceiro ou um amigo que "me abandonou". Eu resumiria: "estou passando pano pros meus pais". Esse livro me ajudou muito a passar meu túnel de responsabilizar meus pais, sentir uma tristeza profunda e começar a ficar mais autorresponsável. E fazer o Projeto de Individuação com você e ter lido o e-book, me ajudam a compreender os comportamentos de pessoas no espectro do narcisismo e poder me cuidar e ajudar meus clientes.
Muiiitto interessante o ponto de vista que vc insentiva....se perdoar e se tratar bem e o importante aprendi com as palestra do falecido gaspareto que o mundo te trata como vc se trata.......foi muito importante pra mim parar de me autopunir....
Eu me perdôo por ter abandonado um trabalho tóxico, no qual era concursada.Sofro as consequências até hoje.Mas se continuasse teria me matado e matado alguém.Se estou melhor foi por que fugi daquela lama.
A consequência de toda hostilidade, violência e negligência sofridas foi um sentimento de tristeza muito grande, raiva e medo também. Acho que muita ruminação desses fatos vem da necessidade de entender o que passei pra que não se repita. Ainda assim agradeço porque essa trajetória não me transformou numa pessoa péssima como o meu irmão, que veio do mesmo ambiente que eu. Aquela história de preferir perder o que eu perdi do que "ganhar" o que ele ganhou.
Nessas de ver esse vídeo brisad@ eu vi muita coisa, é como se eu recebesse respostas valiosas, eu me vi nova e assustada, decepcionada, me perdendo em mim mesma, é como se eu NUNCA tivesse vivido, e sim uma versão minha automatizada, sem controle por si mesmo. Foi libertador
Nós temos que se perdoar por ter perdido tanto tempo sendo "saco de pancadas" e recomeçar com espontaneidade sinceridade e felicidade, porque na verdade é o NASCIMENTO de uma NOVA VIDA.
D.Tatyana Boa noite. Agradeço a DEUS por na minha versão anterior ter sido sincero em tudo que fazia, não usava nem abusava de malicia:era sempre de coração. Continuo assim, porém, vigilante.
Cara, obrigada Tary!!!!! Eu perdoo minhas versões anteriores que sempre saiam de culpada. Eu nunca quis discutir com a minha mãe. Tive até que me afastar da minha irmã querida. Hoje estou bem com ela. Pois quando minha mãe transformou ela em bode eu estava lá pra dar apoio. Me orgulho de não ter dito que ela tinha sido injusta comigo. Pois a amo e foi graças a esse episódio que descobri o termo narcisista. Até então eu achava que eu era a barraqueira. Mas tenho orgulho de não ter aceitado o que minha mãe fazia comigo. Mesmo doendo, eu prefiro a verdade. E graças às pessoas maravilhosas como você me sinto melhor e segura das minhas decisões. Não sei nem como agradecer. Espero que todos os sobreviventes encontrem a paz e alegria de viver.
Eu vivi na Matrix... chocada com cada descoberta. Aos 43 anos apenas eu enxerguei...como ??? Eu sobrevivi, sai de casa aos 16. Tenho minha família, sou casada a 21 anos. O que fica de alerta agora é parar de esperar um comportamento diferente da minha mãe e principalmente ser uma mãe melhor para minhas filhas pq ninguém merece isso.
Gratidão Taryana. Esse vídeo foi uma luz dentro da cabeça.Seguir em frente,se amando, se respeitando e se perdoando a luz do discernimento. Despertando com amor e compaixão , vida que segue
Que tema interessante. Minha mãe não era narcisa. Mas ainda estou avaliando se o meu pai era. Minha mãe, dona de casa, dependente do marido e com medo do mundo era mais nossa "irmã" do que nossa "mãe". Sabe aquela irmã mais velha, carinhosa, que sabe fazer comida e cuidar dos irmãos mais novos, mas sem a autonomia de um adulto? Que junto com os "irmãos mais novos" (na verdade, filhos) tem medo da hora que o pai vai chegar, se ele vai estar brabo ou calminho...
Conheci o canal através do vídeo de devaneios excessivos e já estou maratonando todos os vídeos. Incrível como vc fala tudo que está dentro da gente. Também já procurei ajuda psicológica e eles me fizeram até ter receio de procurar terapia novamente pq quando eu relatava para eles, os mesmos não acreditavam em minhas falas e só queriam ouvir o que minha mãe tinha a dizer.
Eu sou grata pelo meu eu de 2014: minha versão que não desistiu de viver, mesmo estando na merda e chegando em casa meia noite todos os dias. Sou grata por ter coragem de abrir mão do conforto e das migalhas de afeto para ir atrás dos meus sonhos. Essas versões me ajudaram a ser quem sou hoje. Obrigada pelo vídeo e por todo o seu trabalho Tary, você é incrível ♥️
Eu hoje em dia vou fazer 40 anos coluna totalmente estragada de pegar ela pra tudo pq é acamada e ela só me coloca pra baixo eu fui pensar de criança ela não me faz bem agora já estou na faze da revolta pq família nem irmao entendem o qual tanto ela me faz mal mas hoje em dia já não ligo mais estou fora!!
Taryana Rocha, incrivel que pela primeira vez na vida eu vi alguem falar oque eu queria saber sobre perdoar minhas versões antigas, eu nem sabia procurar por esse tema e nem tinha ideia de como eu acharia as palavras certas pra descrever oque eu procurava, ganhou um inscrito.
Tary muito obrigada pelo seus vídeos!!! Você nos ajuda demais!!! Graças as seus vídeos descobri oq realmente acontecia comigo e que não é era minha culpa… agora estou no processo de raiva. Mas também estou em um caminho de me ajudar mais do que nunca e se libertar de uma família tóxica.
Eu não tenho muitas lembranças da minha infância, mas me lembro de aos 6 para 7 anos, sentir muita raiva da minha mãe, até desejar a morte dela para que eu fosse morar com a minha vó, a xingava por pensamentos, mas ao mesmo tempo eu queria que ela me amasse.
Minhas irmãs me manipulam elas saem se divertem enquanto eu entra ano sai ano cuidando dá minha mãe quando peço ajuda elas falam que cuidou do meu pai sendo que meu pai não ficou acamado igual minha mãe não atrapalhava em nada elas sair 🤷
Sim eu tive uma vida toda esse sofrimento de tristeza profunda...de não me perdoar por inúmeras coisas q fiz...una culpa enorme.... Vc tem me ajudado MUITO com seus vídeos....choro muito com suas historias e me preocupo muito q minha neta venha sofrer como vc!!!
Agradeço a minha versão antiga por ser amorosa e só querer pertencimento na familia não entendendo a manipulação de mae e irmãos narcisistas / mtos irmãos se tornaram narcisistas perversos. Nao sei como mas consegui manter meu coração ainda amoroso apesar da extrema humilhação e dor de rejeição e gaslightings sem fim. Sinto falta de encontrar mais vídeos sobre o luto em vida, se alguém puder me ajudar, tem pouco material sobre isso e sem esse trabalho nao conseguimos virar a pagina. Parabéns pelo canal e sensibilidade , Jesus abençõe
Concordo com a análise de Sam Vaknin,. Creio que se a Melanie estivesse completamente correta, seríamos mais bem resolvidos, o perdão mais difícil eh aquele para nós mesmos.
É complicado , quando me divórcioei , é precisei do apoio da minha Mãe .....ela disse que desistia de mim. Eu era a forte dizia ela.....e não me ajudou . Aí eu percebi o.narcisismo dela. Desenvolvi , primeiro.para poder dormir e depois ultrapassou isso , alcolismo ......já ultrapassei várias vezes é volto em outras fazes. Senti-me sozinha e o alcool passou a ser o.meu único apoio ......infelizmente ...... Tenho 3 filhos .......lutei e funcionou tudo muito bem , apesar de tudo ......mas claro sinto-me uma merda .....
Também passei por um divórcio que foi muito complicado. Quanto falei com a mulher que me gerou que não aguentava mais, a resposta que recebi foi : Tem gente que vive pior que você. Passei pelo inferno sozinha. Foi muito difícil mas sobrevivi. Desejo o melhor pra você 🌹
🔺Clique no link e garanta agora mesmo seu ebook gratuito Família Narcisista - Entenda o Impacto e Cure-se:
bit.ly/Familia-Narcisista 🐈
A gente não consegue processar que nossos pais são tóxicos e para piorar, a sociedade inteira reafirma que "a mãezinha" é sagrada, que seu pai "te ama tanto", que pais nenhum fazem o que você está desconfiada, ou seja, que te fazem super mal e ainda confirmam nossa desconfiança que o problema somos nós. É um terror até construirmos o mínimo de auto confiança, estima e a clareza de que sim, nossos pais são antes de serem nossos pais, seres humanos, cheios de defeitos e até problemas bem graves e que não, não cabe a nós doarmos nossa existência para que eles existam. É muito triste. Já chorei e lamentei demais o "tempo perdido". Dói. Atualmente, percebo que na maior parte do tempo, tenho sentido mais gratidão. Sinto que se não tivesse passado por tudo isso, não haveria como ter evoluído nessa situação de narcisismo parental. Não que já tenha chegado ao patamar que quero alcançar mas sem dúvidas, já houve esse "despertar". Hoje agradeço a minha versão anterior por ter sido "boazinha" em excesso e isso me levou a busca pelo auto conhecimento para estabelecer os meus limites sem culpas.
É impressionante o quanto vc descreve realmente o que sentimos (eu e minha irmã) a vida toda, em todos os seus vídeos. Isso de não saber quem é, o que quer, a sensação de estar perdida e de não pertencer a lugar nenhum. E como vc diz, o que eu mais encontrei foram profissionais despreparados para lidar com essas consequências. Ainda em busca do caminho e do auto perdão. Mas muito grata por vc dividir tanto conhecimento e vivências. Vc realmente faz a diferença na vida das pessoas Taryana ❤⚘
Tb sempre me senti assim
Segue o Márcio Micheli, talvez te ajude.
Sim. Um anjo❤
Para sermos uma nova versão, precisamos ter tido uma versão antiga para ser transformada !
Você é excelente no que se propõe. Não pare nunca! Minha gratidão a você é eterna. Apenas, muito obrigada, por todos os vídeos.
Que maravilha dra.Tariana, 1anp depois desta postagem,aos 62 anos posso perdoar agradecer a aquela menina de 16anos que saiu para procurar emprego,sou grata demais aquela minha versão que cuidou de marido e filhas sozinha trabalhando de domingo a domingo, construindo uma casa,pagando escola(devendo sempre) até aquela que perdeu 9 cartões de crédito para família e parente, foi por causa dela que hoje sou educadora financeira. Gratidão a vc Tariana 02/02/2023.
Agradeço a minha versão antiga por lutar pela vida, e não se contentar em caminhar para morte.
Sou grata por subsistir todos desafios interiores até descobrir meu valor e conteúdo pessoal.Sou grata a vc por me despertar isso !
Eu perdoo a minha versão antiga pq eu era muito ingênua e acho que essa deve ser uma característica de muitas filhas de mães narcisistas: duvidar de si mesmas, e assim cair em muita manipulação, como a gente não teve a informação verdadeira sobre a vida e aprendeu tudo errado, ficamos no inicio nesse estado de se culpar demais, se for parar pra pensar a gente não teve nem nossas próprias escolhas direito e o livre arbítrio, mas quando paramos pra refletir q a gente foi " programada" pra ser "boazinha e um robô esquematizado" parece que a nossa cabeça estava num looping de hipnose e só agia no automático por isso fizemos tanta "merda" pra falar o português claro.
Exatamente isso! Hipnose total!
Falou tudo.
Era muito boba,achava que todos eram amigos meus,coloquei pessoas dentro de casa,que me apunhalaram.
Ainda preciso trabalhar isso em mim.
Faço terapia,sei que a maioria não tem acesso a isso,o que é uma pena.
Todos deveriam ter esse direito a saúde mental,como garantia.
A palavra é essa: ingenuidade. Me perdoo porque fazia o que era possível dentro da realidade que eu vivia, e só agora estou tento a oportunidade de me cuidar de forma lúcida e tendo que lidar com muita culpa.
Eu escolho perdoar e agradecer a minha versão que mesmo se sentindo sozinha, estranha e ferida sempre busquei o autoconhecimento e tentar melhorar, mesmo me sentindo em pedaços eu sabia que queria o bem das pessoas e ir atrás dos meus sonhos pq isso sempre foi minha bússola.
Tary, gratidão eterna por você 💙
PERDOAR A CRIANÇA E AGRADECER POR TER CONSEGUIDO MANTER A ESSÊNCIA
Agora me dei conta de que eu deveria me agradecer por fugir duas vezes de casa: a primeira da casa da minha mãe, aos 13, e a segunda da casa do meu pai, aos 24. Eu não tinha nem ideia na época, mas ambas as decisões foram muito acertadas!
Viu só?🙀🙌🏾🌞
taryana obrigada pelo seu trabalho, a anos vc me ajuda demais.
tenho 31 anos, descobri que tenho mae narcisista aos 27 anos e até agora estou estagnada e perdida, nao consigo me reerguer, por remoer todos os dias as cagadas da minha vida. Sexualidade nociva na juventude, homens tóxicos que me envolvi, trabalhos e oportunidades que perdi por ser sem noção.
Nossas versões antigas precisam tanto de acolhimento e perdão.💓🙌🏾
@@TaryanaRocha .
Pensei TB isso, "se eu tivesse vindo de uma família saudável" talvez eu tivesse realizado alguma coisa
Sou filha de uma dupla bombástica... mãe narcisista e pai violento. Foi um horror!!!!! Calcula o piseiro!!!!. Era muita violência física e emocional. Sou muito grata ao Criador por sua vida, Taryana....vc tem me ajudado muiiiito. Agora posso ver uma luz no fim do túnel. Me sinto exatamente assim, mas não me entendia. Minha irmã mais velha é suuuuper narcisista. Acabou comigo (tentou) e com os filhos dela. Difícil acreditar que exista gente assim!!!! Eu era muiiiito boazinha...sofri muito!!!! Todo mundo abusava...e eu continuava sendo gentil. Meus pais sempre me obrigavam a ser gentil, mesmo sabendo que as pessoas me faziam mal. Não importava meu sofrimento, só importava o que as pessoas pensavam da filha deles. Eu era um troféu pra eles. Eu lutei muito, sofri muito e me tornei muito melhor. Eu me expandi!
A SENSAÇÃO DE VIDA ROUBADA REFORÇA NOSSO PENSAMENTO EM SUICÍDIO
Agradeço minha Tais de 14 anos que estudou feito louca para conseguir entrar em um ensino médio em uma região central, fazer um curso técnico e sair de casa com 16 anos para se livrar de uma família caótica, e ter independência financeira. Não tive uma adolescência, não me diverti, estudei enlonquecidamente, topei morar nos lugares mais inesperados, no entanto isso me deu forças e experiência para ser uma adulta que faz terapia desde os 26 anos de idade.
Me arrependo de não ter feito isso… eu agora com 30 anos q estou me erguendo… pq achava q era só uma fase ou coisa da minha cabeça. Certeza q a minha vida teria sido diferente… sem tantos traumas e desgastes.
Descobri sobre Narcisismo 1 dia antes de fazer 40 anos, com a vida completamente destruída e há quase dois meses cortei o contato completo com meus pais e irmãos. Obrigado viu! Obrigado mesmo....PQP ! Foda...SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!!! Obrigado Taryana! Gratidão! Que Deus me abençoe pra, em breve, começar um processo terapêutico contigo! Abs
Eu descobri que minha mãe é narcisista agora com quase 26 anos, foi um choque pra mim, pois eu sempre desconfiei que minha mãe era problematica, mas nunca tinha parado pra pesquisar, eu vivia pedindo conselho pra gente conservadora e abusiva e acabava relevando achando que era normal, eu fiquei nessa "hipnose" por tanto tempo pq meu pai me enchia de livros de igreja e eu sempre interpretei pro outro lado: que a culpa era minha. Agora depois de tanto tempo me vem uma sensação de tristeza por ter sido enganada e por a "Eu" do passado ter sido ingênua, me vem a mente quanta coisa eu perdi e quanto estrago foi feito na minha vida por eu ter vivido aprisionada com esses valores e não ter tido ninguém pra contar já q todo mundo ficava do lado dela na época das crueldades... agora q estou de maior e tô enxergando tudo, ela culpa a Internet por eu estar no estado psicológico q eu tô e por eu ter" abrido meus olhos" sendo que a culpa é somente dela.
Comigo também é assim e não vou mais me culpar sempre disse sim mas agora quero dizer não e falei pra ela que não vou mais cuidar dela ela disse que tenho que cuidar mais não tenho por que tenho mais 3 irmãs e um irmão que ela ama e faz tudo para ele e eu posso morrer ao lado dela que pra ela tanto faz!
Passamos todas pelo mesmo. Por isso nos identificamos. As nossas dores são comuns. Eu estou com 45 anos e só descobri o ano passado, em Setembro /Outubro. Praticamente 1 ano atrás. E mesmo assim, quero aproveitar o tempo que me resta. Ainda tenho saúde, é o que importa. No dia que descobri o narcisismo materno falei para o meu marido, que não quero a minha mãe na nossa casa. Também achava que tinha que cuidar dela, mesmo contra a minha vontade, porque fui manipulada para pensar assim. Finalmente abrimos os olhos. Obrigada à Taryana e a todos os psicólogos que fazem videos destes, para nos ajudar❤️
Eu por volta dos 30 anos comecei a verificar que tinha algo de errado com minha mãe...mas somente ano passado que pensando profundamente e vasculhando descobri...hoje tenho 41 anos, mas minha saúde foi abalada devido acredito o emocional, tenho duas doenças autoimunes diagnosticadas em 2018, o melhor é realmente fazer isso, se afastar o máximo para poder se preservar, se reconstruir e pra mim o principal a saúde emocional porque ela reverbera em tudo na nossa vida, na nossa saúde física!
Identifico-me sim. Essa frustração, esse sentimento de vida roubada. Temos que nos esforçar em pensar que temos que aproveitar o tempo daqui para a frente.
Muito sábio!
Me identifico totalmente. Eu sinto muito arrependimento de coisas q fiz e que permiti q fizessem comigo. Minha mãe me manipulou e manipula, mas no passado eu era muito mais fácil de manipular, por medo de ela gritar comigo e também por não saber dizer não. Tenho muitas coisas q fiz na adolescência e juventude e fico chocada por ter agudo daquelas formas.
Isso eh o q veio na minha cabeça nessas semanas, aos 34... Queria aos vinte ter o entendimento de hj, mas infelizmente não tem como voltar atrás e refazer tudo que me foi roubado
Eu demorei quase cinco década pq só vim descobrir a minha família esse ano 😒todos tóxicos 🤔
Seu canal é muito necessário moça,que mais e mais pessoas descubram ele...
❤️❤️❤️
Eu perdoo a Tatiane perdida no mundo e no meio das pessoas que não se encontrou em nenhum lugar. E hj olha pra trás e vê uma menina, adolescente, filha que não foi cuidada pela família. Que todos sempre julgaram para acobertar a si mesmos. Hj entendo o porque daquela menina perdida sem conhecer sua real essência. Hoje também entendo os hipócritas.
'Se deixar manipular' pq queria amar e ser amada. 😓 ajudar quem não quis ser ajudado pra ver valor em mim, não foi tão distante assim isso. 😔
--- agradeço a minha versão passada mais recente, que quis ajudar, foi amorosa, carinhosa e responsável, foi compreensiva. (Sei que com quem foi abusivo e não merecia, e fiz pra ser amada e aceita mas uma pessoa não abusiva valorizaria esses esforços).
Eu me identifico, Tary.
Minha mãe é a típica mama italiana, o centro da unidade familiar, que deseja os filhotes embaixo da asa o tempo todo.
Eu tinha um grande sonho de fazer um intercâmbio depois da faculdade, mas acabei não indo, mesmo depois de estar quase tudo certo para ir para o Canadá por 1 ano, porque a minha mãe dizia que ficaria muito preocupada comigo em outro país por tanto tempo.
A minha esposa, namorada à época, também não queria que eu fosse, pois ela não queria me acompanhar porque não desejava ficar distante da mãe dela.
Hoje eu tenho aquele sentimento de que deveria ter ido viver essa experiência.
Preciso perdoar a minha versão anterior.
Graças à vida que descobri o narcisismo aos 20 anos fico com pena de quem descobriu depois dos 40, 50, 60 anos, realmente é uma vida roubada.
Eu tive primos que morreram sem saber que a mãe era narcisista , morreram todos na faixa dos 50 , morreram precocemente e todos morreram com cancer de garganta.
Verdade, passei quase minha vida toda à procura da aprovação da minha mãe… Hoje é que despertei que jamais terei. Agora, mais que decepcionada, me sinto livre!! Acho que ela também… Agora preciso me reconstruir.
Infelizmente e muito dificil pensar no tempo que perdemos, mas um pesamento que tenho e que olha quantas pessoas jovens que morreram na pandemia e nao conseguiram viver seus sonhos, eu ainda estou viva e mesmo que eu ache que eu percebi muito tarde ainda tenho chance de recomecar e viver o que quero viver.
Ainda bem que aprendi com você a parar de me chicotear. Nenhuma punição é mais dura que a punição que damos a nós mesmos pelos nossos próprios erros...
Ps: como é o nome do cara que vc citou no início do vídeo?
Esse é o seu melhor vídeo até agora!! Sensacional. Eu me identifico com o sentimento de vida roubada e décadas perdidas. Quando leio meus diários antigos, me dá tristeza e raiva pensando como tudo poderia ter sido diferente. Mas aí penso - eu precisei passar por esses infernos para chegar onde estou hoje, e todas minhas versões anteriores me trouxeram onde estou HOJE, então tá tudo ótimo. Depois de ver esse vídeo eu consegui alcançar uma paz maior com o passado... Thanks. 😙
PS: seu cabelo tá absolutamente maravilhoso assim!!! Uau. 😍😊
Eu distorci muito, 38 anos...obrigada por este vídeo, obrigada de ❤.
Tayana, carreguei meus pais e os filhos deles a vida toda.
Tenho 67 anos.
Agradeço minha história. Agradeço por estar viva. Agradeço pelo que sou.
EU: ME IDENTIFICO MUITO!!
Eu também.
Boa noite, cada vez mais me surpreendo com os temas e assustos que é abordado nesse canal, muito informativo e profundo, cada vez mais admiro o seu canal e seu trabalho! 👏👏👏
Eba! Bem-vindo 🤗💓
Minha versão anterior saiu da manipulação e controle da mãe e foi embora com um narcisista. Hoje reconheço que mesmo sem perceber eu queria viver em paz e aquela menina que se sentia toda errada só queria ter o direito de escolher por si. Agora voltei morar com meus pais, devido ao casamento fracassado e entendo claramente as minhas escolhas. Revivendo uma parte do passado porém mais forte e com consciência de que devo sair novamente e viver minhas escolhas a partir de agora.
Mayara, eu agradeço vc por aos 27 anos ter tido interesse em descobrir o que havia de errado na dinâmica familiar, e te perdoo por ter sido má com seu irmão único, pois vc nao sabia que estava reproduzido o comportamento da sua mãe que era errado.
❤️❤️❤️
Perdoo a minha versão anterior por ter tentado agradar pessoas tóxicas, que não mereciam a minha amizade; por não ter me posicionado quando deveria, deixando as pessoas me desrespeitarem, por medo de perdê-las; e por ter me sujeitado a diversos relacionamentos abusivos: eu não conhecia o narcisismo e ainda não tinha me libertado da MN.
Por outro lado, eu agradeço MUITO a minha versão anterior, por sempre ter sido uma aluna exemplar, tanto na educação básica, quanto no ensino superior; por sempre ter me esforçado ao máximo para conseguir alcançar os meus objetivos, e ter obtido êxito em todos eles; e por sempre ter sido uma pessoa forte, que conseguiu passar por cima de tudo! Eu me amo! ❤
Eu me perdoo e agradeço à Deus por ter te encontrado! E desejo que todas as pessoas como nós consigam fazer o mesmo!! Muita luz pra todas vocês bj
Seus vídeos são cheios de respostas para nossas dúvidas. Obrigada pelo seu lindo trabalho que nos ajuda imensamente.
Agradeço todas as pedras que me lançaram porque com ela construi o meu castelo interior !
Nossa, analisar sem julgamento ao invés de se chicotear, pq a culpa não serve pra mudar Comportamento ❤
O Perdão tem um lado sagrado, como se as pessoas que perdoassem fossem melhores, superiores e especiais. Modificadas as minhas crenças e valores limitantes, percebi a real necessidade de me perdoar e seguir em frente !
Tatiana, muita verdade.
A criança por sua necessidade de sobrevivência ele inverte o papel. Para se salvar torna-se salvadora.
Grande ilusão. Essa capacidade o bebê tem.
Winnicott, os bebês e seu mundo!
Tem razão.
O nosso conhecimento e compreensão vai crescendo ao longo da vida.
Obrigada.
Faz todo sentido, principalmente qdo não se tem rede de apoio familiar
Isso q vc falou "olhando para trás as coisas se encaixam" mexeu mto comigo,
Descobri que a mulher que me gerou era uma narcisista 1 ano após o falecimento dela ( já foi tarde )
A sensação é de grande frustração por não ter mais a chance de "desmascarar" aquela víbora. Já me perdoei por ter sido tão permissiva e ingênua mas creio que vou ter que lidar com a frustração de ter tido minha vida roubada até o fim dos meus dias.
Agradeço a Deus por ter reconhecido que eu era narcisista também e que se eu continuasse íria fazer mal aos meus filhos como minha mãe fez a mim. agradeço, pois com tudo que passei fui procurar autoconhecimento, sabedoria e compreensão. Ainda me sinto muito burra, ingênua e muito lerda; portanto, sempre peço a Deus por sabedoria e compreensão. Ainda tenho traços narcísicos, mas estou melhorando e evoluindo.
Meu Deus, tremendo seu ensinamento Taryana... Olhando para traz, eu acredito que eu faria as mesmas coisas, mas de formas diferentes. Até porque gora é fácil falar isso ou aquilo, mas quando estávamos sob pressão e contra a parede, o instinto de sobrevivência falou mais alto e no fim deu certo, pois estou vivo e feliz hoje, graças a Deus. Por isso precisamos nos perdoar, caso contrário jamais perdoaremos ninguém de verdade.
Amei sua didática. Gratidão vivo com um narcisista há 42 anos, e não percebia pelo embotamento mental.
Descobri que minha mãe agia assim como ele age comigo e meus filhos.
Tenho medo de pensar que fiz isso com meus filhos.
Conheci seu canal há pouco tempo. Ainda estou na fase do isolamento e isso vai fazer 2 anos mais ou menos, tento ter essa força de vontade, intelectualmente compreendo tudo o que vc fala, porém, ainda não consigo reagir às feridas emocionais em relação a minha mãe.
É um processo, um carrocel de emoções, na minha opinião. Mas acho que faz parte. Temos que nos ajustar à nova e verdadeira realidade. Cada coisa no seu tempo. Mas não desista de ter a sua vida nas suas mãos. É uma questão de sobrevivência. Nós somos sobreviventes!
Aos poucos ...
Tbm to na fase do isolamento há 2 anos tbm .. tive "amigos" narcisistas ao meu redor e eu nem percebia, fora uma narcisista com quem me relacionei por esses meses ... Tô todo fudido
Em suma, o passado foi apagado.
Um passado marcado por traumas e crenças limitantes.
Meu primeiro trauma foi o abandono e a rejeição do meu pai e sua família paterna. O segundo trauma foi a rejeição da minha mãe, do meu padrasto e da minha irmã.
A minha infância foi marcada por carências e instabilidades. Eu só queria segurança e pertencimento.
Na juventude, lutei contra a baixa autoestima e a necessidade avassaladora de aprovação alheia. Busquei preencher um vazio emocional com relacionamentos e trabalho. A ansiedade foi minha companheira constante.
Fui uma pessoa ingênua, escolhendo mal as minhas companhias. Sempre tive a sensação de não valer muito e durante a vida foquei muito nas minhas falhas.
No profissional eu desenvolvi a crença de que a minha profissão não poderia ser algo comercial e que era algo ruim, inútil.
Ao chegar na faculdade de jornalismo com 17 anos, me deparei com muitos colegas que não sabiam comunicar, que não sabiam nada da vida e não sabiam o que estavam fazendo ali. Era uma crença generalizada no grupo de que todo mundo das humanas e comunicação eram pessoas burras e que não tinham futuro profissional.
Ao ter um relacionamento longo com uma pessoa de exatas, vi ele desvalorizar por 4 anos o que eu fazia, porque não era uma habilidade vital como construir prédios e estradas.
Minha profissão de comunicadora para ele era inútil e eu fui acreditando nisso para ser mais aceita. Meu ex namorado julgava muito as pessoas que se expunham na internet e isso ficou na minha cabeça, como se todo mundo estivesse me julgando também.
Explodiu a minha cabeça essa Playlist de desenvolvimento pessoal, muito aprendizado!
Sigo fazendo psicanálise semanalmente e me atualizando com seus conteúdos.
Gratidão.
Minha mãe e meu irmão são narcisista 💔 .... eu ja sabia deles, so não tinha nome afastar-se é o melhor
Verdade, eu queria sair de uma família narcisista, porém não sabia que era narcisista, só não queria está lá e casei com um narcisista tive meus filhos e foi uma alavanca para mim. Sem apoio de ninguém e só críticas como eu fosse errada, me divorciei e casei de novo com um narcisista e foi então que minha vida mudou totalmente, me separei me tornei independente e hoje graças à Deus tem pessoas como vc explicando e passando
Informações para nós. Hoje podemos olhar os sinais e fechar as portas para esses seres horríveis. Quem tem conhecimento é mais difícil de se enganar
Estou nessa etapa de não criticar meus comportamentos no passado, e é bem difícil tudo isso. Obrigada Tary por pegar na nossa mão e mostrar como a vida pode ser. Sou muito grata a você, obrigada!!
Análise muito boa sobre a ruminação mental pós cometimento de erro!
Hj eu entendo pq fugi de casa tantas vezes, hj entendo que minha teimosia nada mais é do que minha criança querendo me ajudar. Obrigada pelo conhecimento
Isso mesmo! Sensação de vida perdida ou vida transgredida1
Nossa que interessante essa comparação que você trouxe desses 2 estudiosos, na minha experiência pessoal e profissional, o que tenho visto são filhos acreditando que o problema foi/é deles. Inclusive há pouco tempo li o livro O drama da criança bem dotatada de Alice Miller, e ela trouxe algo que fez muito sentido para o meu processo, foi mais ou menos isso: "ao invés de responsabilizar meus pais pelo abandono, desproteção, insegurança eu responsabilizo um parceiro ou um amigo que "me abandonou". Eu resumiria: "estou passando pano pros meus pais". Esse livro me ajudou muito a passar meu túnel de responsabilizar meus pais, sentir uma tristeza profunda e começar a ficar mais autorresponsável.
E fazer o Projeto de Individuação com você e ter lido o e-book, me ajudam a compreender os comportamentos de pessoas no espectro do narcisismo e poder me cuidar e ajudar meus clientes.
Fui em vários psicólogos e busquei as informações em terapias alternativas para poder me ver e reconhecer com todo o meu potencial !
Que bom que você acordou pra nos despertar!
Muiiitto interessante o ponto de vista que vc insentiva....se perdoar e se tratar bem e o importante aprendi com as palestra do falecido gaspareto que o mundo te trata como vc se trata.......foi muito importante pra mim parar de me autopunir....
Vim pelo pode casta a deriva, amei e assisti tudinho duas vezes. É maravilhoso te ouvir falar
Sensação de vida roubada! Exatamente!! Mas sei que tenho responsabilidade nisso também e já estou trabalhando nisso.
Eu me perdôo por ter abandonado um trabalho tóxico, no qual era concursada.Sofro as consequências até hoje.Mas se continuasse teria me matado e matado alguém.Se estou melhor foi por que fugi daquela lama.
Se era tóxico não tem que se perdoar tem que agradecer pela coragem 🙏🏽
A consequência de toda hostilidade, violência e negligência sofridas foi um sentimento de tristeza muito grande, raiva e medo também. Acho que muita ruminação desses fatos vem da necessidade de entender o que passei pra que não se repita. Ainda assim agradeço porque essa trajetória não me transformou numa pessoa péssima como o meu irmão, que veio do mesmo ambiente que eu. Aquela história de preferir perder o que eu perdi do que "ganhar" o que ele ganhou.
Nessas de ver esse vídeo brisad@ eu vi muita coisa, é como se eu recebesse respostas valiosas, eu me vi nova e assustada, decepcionada, me perdendo em mim mesma, é como se eu NUNCA tivesse vivido, e sim uma versão minha automatizada, sem controle por si mesmo. Foi libertador
Nós temos que se perdoar por ter perdido tanto tempo sendo "saco de pancadas" e recomeçar com espontaneidade sinceridade e felicidade, porque na verdade é o NASCIMENTO de uma NOVA VIDA.
D.Tatyana Boa noite. Agradeço a DEUS por na minha versão anterior ter sido sincero em tudo que fazia, não usava nem abusava de malicia:era sempre de coração. Continuo assim, porém, vigilante.
Cara, obrigada Tary!!!!!
Eu perdoo minhas versões anteriores que sempre saiam de culpada. Eu nunca quis discutir com a minha mãe. Tive até que me afastar da minha irmã querida. Hoje estou bem com ela. Pois quando minha mãe transformou ela em bode eu estava lá pra dar apoio. Me orgulho de não ter dito que ela tinha sido injusta comigo. Pois a amo e foi graças a esse episódio que descobri o termo narcisista. Até então eu achava que eu era a barraqueira. Mas tenho orgulho de não ter aceitado o que minha mãe fazia comigo. Mesmo doendo, eu prefiro a verdade. E graças às pessoas maravilhosas como você me sinto melhor e segura das minhas decisões.
Não sei nem como agradecer. Espero que todos os sobreviventes encontrem a paz e alegria de viver.
Boa noite Tary é verdade você foi muito corajosa, parabéns, não pare com seu trabalho, você é uma expiração!!!!
Eu vivi na Matrix... chocada com cada descoberta. Aos 43 anos apenas eu enxerguei...como ??? Eu sobrevivi, sai de casa aos 16. Tenho minha família, sou casada a 21 anos. O que fica de alerta agora é parar de esperar um comportamento diferente da minha mãe e principalmente ser uma mãe melhor para minhas filhas pq ninguém merece isso.
Exatamente querida sensação de vida roubada, seu canal é muito importante é de utilidade publica. Deus te abençoe e parabéns pelo canal!
Claaaro ! Fez sentido demais !
Vc é necessária ! 💜💜💜💜💜💜💜
Mermã tu é linda demais, ouvi seu podcast no à deriva e simplesmente TUDO que foi citado me trouxe lembranças, estou agora maratonando seus vídeos.
Gratidão Taryana. Esse vídeo foi uma luz dentro da cabeça.Seguir em frente,se amando, se respeitando e se perdoando a luz do discernimento. Despertando com amor e compaixão , vida que segue
MDS! Vc foi cirúrgica nas suas palavras! Era tudo q eu precisava nesse momento 😢 gratidão 🤍
Que tema interessante. Minha mãe não era narcisa. Mas ainda estou avaliando se o meu pai era. Minha mãe, dona de casa, dependente do marido e com medo do mundo era mais nossa "irmã" do que nossa "mãe". Sabe aquela irmã mais velha, carinhosa, que sabe fazer comida e cuidar dos irmãos mais novos, mas sem a autonomia de um adulto? Que junto com os "irmãos mais novos" (na verdade, filhos) tem medo da hora que o pai vai chegar, se ele vai estar brabo ou calminho...
Olá Taryana, maravilhoso teu trabalho. Assistindo pela segunda vez, na primeira me emocionei tanto que cai em um pranto, isso fez minha mente vagar.
Conheci o canal através do vídeo de devaneios excessivos e já estou maratonando todos os vídeos. Incrível como vc fala tudo que está dentro da gente. Também já procurei ajuda psicológica e eles me fizeram até ter receio de procurar terapia novamente pq quando eu relatava para eles, os mesmos não acreditavam em minhas falas e só queriam ouvir o que minha mãe tinha a dizer.
Do minuto 14:20 em diante eu me arrepiei. graças a Deus temos Você.
Eu sou grata pelo meu eu de 2014: minha versão que não desistiu de viver, mesmo estando na merda e chegando em casa meia noite todos os dias.
Sou grata por ter coragem de abrir mão do conforto e das migalhas de afeto para ir atrás dos meus sonhos.
Essas versões me ajudaram a ser quem sou hoje.
Obrigada pelo vídeo e por todo o seu trabalho Tary, você é incrível ♥️
Eu hoje em dia vou fazer 40 anos coluna totalmente estragada de pegar ela pra tudo pq é acamada e ela só me coloca pra baixo eu fui pensar de criança ela não me faz bem agora já estou na faze da revolta pq família nem irmao entendem o qual tanto ela me faz mal mas hoje em dia já não ligo mais estou fora!!
Verdade.. sensação de anos perdidos...grata pelo vídeo
eu agradeço a minha versão super protetora pois foi ela me que fez me movimentar pra cuidar de mim mesma
Taryana Rocha, incrivel que pela primeira vez na vida eu vi alguem falar oque eu queria saber sobre perdoar minhas versões antigas, eu nem sabia procurar por esse tema e nem tinha ideia de como eu acharia as palavras certas pra descrever oque eu procurava, ganhou um inscrito.
Tary muito obrigada pelo seus vídeos!!! Você nos ajuda demais!!!
Graças as seus vídeos descobri oq realmente acontecia comigo e que não é era minha culpa… agora estou no processo de raiva. Mas também estou em um caminho de me ajudar mais do que nunca e se libertar de uma família tóxica.
Eu não tenho muitas lembranças da minha infância, mas me lembro de aos 6 para 7 anos, sentir muita raiva da minha mãe, até desejar a morte dela para que eu fosse morar com a minha vó, a xingava por pensamentos, mas ao mesmo tempo eu queria que ela me amasse.
Faz sentido, pq assim a criança sente que tem algum controle sobre a situação
Acho que já estou na fase de perdoar...
Que vídeo!!!
Quanta verdade...
Um abraço fraterno da Itália😊
És um tesouro.
Minhas irmãs me manipulam elas saem se divertem enquanto eu entra ano sai ano cuidando dá minha mãe quando peço ajuda elas falam que cuidou do meu pai sendo que meu pai não ficou acamado igual minha mãe não atrapalhava em nada elas sair 🤷
Agradeço por ter resistido ❤
Obrigada Tary!
Sim eu tive uma vida toda esse sofrimento de tristeza profunda...de não me perdoar por inúmeras coisas q fiz...una culpa enorme....
Vc tem me ajudado MUITO com seus vídeos....choro muito com suas historias e me preocupo muito q minha neta venha sofrer como vc!!!
Agradeço a minha versão antiga por ser amorosa e só querer pertencimento na familia não entendendo a manipulação de mae e irmãos narcisistas / mtos irmãos se tornaram narcisistas perversos. Nao sei como mas consegui manter meu coração ainda amoroso apesar da extrema humilhação e dor de rejeição e gaslightings sem fim. Sinto falta de encontrar mais vídeos sobre o luto em vida, se alguém puder me ajudar, tem pouco material sobre isso e sem esse trabalho nao conseguimos virar a pagina. Parabéns pelo canal e sensibilidade , Jesus abençõe
Concordo com a análise de Sam Vaknin,. Creio que se a Melanie estivesse completamente correta, seríamos mais bem resolvidos, o perdão mais difícil eh aquele para nós mesmos.
É complicado , quando me divórcioei , é precisei do apoio da minha Mãe .....ela disse que desistia de mim. Eu era a forte dizia ela.....e não me ajudou . Aí eu percebi o.narcisismo dela. Desenvolvi , primeiro.para poder dormir e depois ultrapassou isso , alcolismo ......já ultrapassei várias vezes é volto em outras fazes. Senti-me sozinha e o alcool passou a ser o.meu único apoio ......infelizmente ......
Tenho 3 filhos .......lutei e funcionou tudo muito bem , apesar de tudo ......mas claro sinto-me uma merda .....
Também passei por um divórcio que foi muito complicado.
Quanto falei com a mulher que me gerou que não aguentava mais, a resposta que recebi foi : Tem gente que vive pior que você.
Passei pelo inferno sozinha. Foi muito difícil mas sobrevivi.
Desejo o melhor pra você 🌹