O QUE SIGNIFICA SER NIILISTA? VOCÊ É?
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Seja meu aluno! Faça parte do Filosofia 360º: cursos.mateusa...
--------------------------------------------------------------------------------------
Assine a minha NEWSLETTER 🗞️: cursos.mateusa...
--------------------------------------------------------------------------------------
Site: mateusalvadori...
Instagram: / mateus.salvadori
Grupo no Telegram: t.me/filocast
Contato para parcerias e palestras: mateusalvadori@gmail.com
Vale a pena ler "Pais e Filhos" , de Turguêniev e "Os demônios " de Dostoievski. Acredito ser uma enorme tolice negar essa vida esperando pelo porvir; Deve-se viver o agora, mesmo que seja angustiante e cansativo.
Os Demônios, um dos melhores livros que eu já li. Também recomendo.
Você foi full nietzschiano.
O que é viver o agora?
A mãe Rússia não se negou a parir a trazer à luz a verdade através da sua literatura, patrimônio universal e é de Deus
@@Niko._ o primeiro ponto é aceitar o agora como ele é (amor fati). Se isso acontecer, não vou depositar esperança em um porvir, e se não deposito esperança em um porvir, toda possibilidade de esperança pra mim está encadeada no aqui e agora, se é que eu tenha necessariamente que desenvolver algum tipo de esperança. Em outras palavras, é a exclusão da possibilidade de qualquer porvir, seja metafísico ou não (mas principalmente o metafísico, que é o fornecido pelo cristianismo).
Eu sou niilista, eu tenho 20 anos e comecei a ser assim, sem saber no ensino fundamental na 6 série. Percebi várias coisas que me fizeram desacreditar de tudo, das relações, da família, e das pessoas. Percebi as superficialidade das coisas e das relações. Hoje eu acredito que os humanos são nocivos por natureza e seguem a suas emoções. Eu gosto mais da presença de animais, eles sim são puros, pois seguem instintos.. mas o mais engraçado e que não são assim o tempo todo. Do contrário das pessoas.
Sou exatamente assim.
Não sabia que existiam pessoas que se chamavam niilistas, e continuassem vivos. Talvez seja medo, ou o niilismo é apenas uma farsa?
@@ramonazevedo7783
Não é medo nem farsa, você apenas não entendeu bem o niilismo.
O niilismo não é a filosofia que nega um motivo para se viver, o que o niilismo nega é a crença de que a vida precisa de um sentido fundamental. Como o cara do vídeo disse, a falta de sentido é uma oportunidade para criar seus próprios valores; valores verdadeiros e pelos quais vale a pena viver.
É possível sim ser niilista e feliz. O próprio Nietzsche, em suas obras, apresentou formas para vencer o vazio e amar a vida.
@@deividlevy6123 O próprio Nietzsche apresentou em suas obras métodos para vencer o niilismo, através da criação de um significado próprio para vida.
Camus, Nietzsche um monte de outros filósofos eram anti niilistas. O niilismo nada mais é do que a não crença nem na própria crença. O niilista perde sua moral e sua ética no processo, e logo também perde a vontade de viver. Perde sim qualquer potência, segundo Nietzsche.
Fica claro que muitos escritores como Camus foram discorrer sobre o tema pois sabe-se bem que a galera cometia su$cidio. No entanto, hoje, com as obras grandiosas desses atores em pauta, niilistas não tomam mais o mesmo caminho na maioria das vezes.
Mas não tomam por um fator, ué. E foi a esse fator que chamei "medo".
E isso é maravilhoso que aconteça, é o esperado. Em nenhum momento quero fazer uma crítica negativa a isso.
@@deividlevy6123 O próprio Nietzsche apresentou em suas obras métodos para vencer o niilismo, através da criação de um significado próprio para vida.
Camus, Nietzsche um monte de outros filósofos eram anti niilistas. O niilismo nada mais é do que a não crença nem na própria crença. O niilista perde sua moral e sua ética. Perde sim qualquer potência, segundo Nietzsche.
Evidentemente você pegou o niilismo e romantizou ele - se isso é bom ou não, você que deve saber.
Sou niilista!
Pois ,por todos os caminhos que percorro na filosofia .
A forma que vejo o mundo, só me vejo no platonismo!
Sou professora de filosofia no ensino médio.
Mas não perco um vídeo seu!
Parabéns professor!
Sua didática de passar o conhecimento é maravilhosa!!
cuidado pra não cair na depressão minha senhora
@@manoeljairsonribeirobonfim7206O Niilismo está me ajudando a sair da depressão..
Mateus, parabéns pela organização, método e coerência. Você é um excepcional professor!
Legal demais, Mateus! Topa conversar sobre isso no meu canal? Te enviei uma mensagem no Instagram. 😉
Tomara que ele tenha aceitado o convite. Vou procurar na sua playlist.
Esta correta a definição resumida que dou pra palavra Niilismo? Costumo afirmar que o termo Niilismo expressa uma condição mental em que ocorre o esvaziamento de sentidos, ideais e referências, ou seja, se trata de um estado psicológico onde os valores que uma pessoa se pauta foram desconstruindos e reduzidos ao nada, gerando um vazio existencial, uma falta de direção e uma sensação de ausência de "algo para se agarrar".
"Pais e Filhos" do Turguêniev foi um dos livros favoritos! Obrigado pela aula!
Me descobri um niilista passivo, pois já joguei a toalha sobre a vida e a existência. Interessante o conceito do niilismo ativo, pois pode levar ao existencialismo.
Também já joguei a toalha pois como sou espírita, seu que isso aqui tudo é uma grande escola, um grande teatro. A vida real mesmo vem depois dessa. Então... vamos vivendo até a morte chegar e a vida começar.
@@marcosjeydson4975 jogou onde, a toalha, vou lá buscar
@@marcosjeydson4975 duvido q haja próxima vida mas se tiver ficaria muito feliz em ter uma vida que não fosse trágica, uma vez
Talvez essa hipótese surge com base em evitar o medo de ter sua existência encerrada sem ter satisfação ou relevância
@@ABSOLUTISMOMERCEDISTA n seria "próxima" e sim continuação. Morte não é um fim, mas próximo a um batismo ou ritual
Te entendo perfeitamente amigo! Mas nao joguei a toalha, estou mais pra uma veleiro a deriva em um mar de caos. As vezes eu me enfureço e tento controlar as coisas...dando certo as vezes, outras apanhando do mar e voltando a aceitar a deriva. E seguimos velejando... vamos navegar...
Gente, menino, vc é muuuuuito didático! Qqr um entende niilismo com vc.
No momento, estou niilista passivo. Reviravoltas me levaram a este estado. Estou tentando voltar a uma posição ativa, me reencontrar como um ser útil na sociedade, mesmo vendo a mesma com uma má vontade terrível. De repente, só a atitude de ter procurado ajuda profissional esteja me tornando mais ativo, ainda que sempre tendo um pé atrás. O problema é voltar a encontrar motivação, que hoje não passa de lampejos esporádicos e fugazes.
Chapa, se for ajuda de psicólogo (a), foi um dos gatilhos pra me tornar niilista. Pode acontecer de a queixa que vc levar, pode ser a causa que este (a) profissional defende. Cuidado!
Parabéns, o conceito ficou muito claro. Você conseguiu sintetizar os principais pontos muito bem, de modo que ficou muito claro para mim. Estou aprendendo sobre o tema e seu vídeo foi de extrema relevância. Meus parabéns.
O cansaço resulta de viver num mundo onde tudo exige um esforço demasiado sobre-humano. E não vendo valor em nada, nem mesmo na morte e no ato ridículo de antecipá-la, já que seu desenlace é inevitável; assim, me transformo em um rebelde metafísico, um niilista indiretamente ativo? Aceito que tudo isso é um absurdo, como diria Camus, e me lanço nesse abismo se auto parindo enquanto perscruta sua própria profundidade.
Eu criei um vídeo para o meu canal dizendo que a vida é uma viagem e que quando nascemos, a passagem já está paga, mas o resto da viagem não.
Emil Cioran é o filósofo mais niilista que conheço. Muito obrigado pelo vídeo. Em breve falaremos sobre livros do Cioran em nosso canal, Direção e Sentido. Muito obrigado pelos excelentes vídeos. Você foi uma inspiração para o nosso canal. Muito obrigado👏👏👏👏👏👏 ☺️
#nãosouniilista.
Boa tarde Amanda, Karina, J SÉRGIO MARQUES, GIRLENE, Josiane, Flaviana, Fabiana, Jaqueline, Eliete Mota, Jhennifer, Fernanda Leonel e Gabriel.
Boa tarde também Karen Alexandra, Mariana, Fernanda Lisboa, Bruno, Maiara, Beatriz, VANILÇA, Rosana, Oscar, Carlos Bertani e todos vocês que falo todos os dias.
Eu paro e penso no que faço todos os dias, eu ativo em minha vida a esperança, a alegria, o amor.
Nós descobrimos que a religião não salva ninguém.
Eu sigo princípios bíblicos, alguns de vocês também e é incrível.
Eu não sou preso em inúmeras coisas que faço, eu compreendo todos vocês, eu compreendo todo mundo que converso.
Eu aprendi a viver assim, procurando valores em pessoas.
Eu vivo o dia sempre pensando no próximo passo, digamos que seja ter uma ansiedade controlada.
Eu olho para as crianças, para os casais, as escolas, professores e alunos.
Todos nós ensinamos algo, nós ensinamos o que sabemos.
Eu estudo um pouco, gosto de saber do que falo porque eu preciso de prioridade ao falar.
Aqui eu sou um servo porque sirvo vocês do que aprendo em pequenas conversas.
Eu precisava cortar a barba 😆 isso porque não é mais POSSÍVEL o laser 🤪.
Eu brinco com as situações ISSO porque na visão global eu não sou verdadeiro e está tudo bem.
Por isso procuro manter o relacionamento perfeito com vocês porém é perfeito no meu ponto de vista.
Por isso eu repito inúmeras vezes PEDIDOS de desculpas.
*Vocês são instrumentos de Deus, na minha visão são vocês que são partes da minha base, uma base de vida, vida com muita alegria.*
Deus abençoe muitíssimo vocês, até mais galera.
Obrigado Professor, essa interpretação mais completa e mais aberta é o que eu estava procurando. Parabéns pelo vídeo.
Ótimo vídeo! No momento me vejo niilista passivo. Mas realmente, tendo agora essa consciência e constatação, vejo a necessidade de me tornar um niilista ativo. Boa!
Assistir uma aula sua pessoalmente deve ser um privilégio 💟
Tudo flui tudo se trnsfoma
Excelente vídeo, conteúdo e didática. Parabéns. Muito bom mesmo. Aliás, lindo relógio. Adorei. Onde encontro?
Estou amando seu método , sua mala , aliais baú de conhecimento . 👏👏👏👏👏👏🍷
Amei o vídeo. Me considero um leigo na filosofia e nunca a estudei muito. Estou começando agora. Mas por suas explicações consegui já ter uma ideia do que seria estes pontos do limismo de Nietzsche com clareza. Obrigado, fiquei com vontade de ler e pesquisar mais
Na escola costumava se dizer que Machado de Assis era um niilista. E pelo vídeo tendo a entender que ele era um niilista passivo...sempre reconectando com o ensino e ressignificando muita coisa aprendida. Ótimo vídeo professor.
Fantástico, Dr. ! Agradeço pelo vídeo, fiz minhas anotações e continuarei vendo a série.
Man, finalmente alguém soube explicar com prioridades o niilismo. Eu achei fantástica a explicação, obrigado.
Com "propriedade", não "prioridades".
@@JoseLuis-ib8yj valew, man! kkk...não sei de onde tirei prioridades.
Preciso estudar mais para entender em qual conceito me encaixo.
Eu vejo tudo muito contraditório, com seus prós e contras... Eu ainda sou leigo para me posicionar, mas entendi que não existe um sentido único ou verdade absoluta.
Obrigado pela aula.
Não deixem de assistir A tenda do Necromante, muito bom vocês vão gostar. Não perco nenhuma .
Muito bom as explicações.Explica muito bem.
Você já fez vídeo sobre o ecletismo?A origem e como funciona e o que pretende esse sistema filosófico?
Nunca vi ninguém comentar sobre ele na internet.
Ótimo vídeo, professor! Não sei se realmente posso me afirmar como sendo ou não niilista, pois me vejo cheio de contradições kkkk
Adorei o vídeo. Ótima explicação. Fiquei interessado no aprofundamento dos niilismos com a literatura, talvez em um próximo vídeo. Muito obrigado!
Não vá por aí, pois essa corrente foi responsável pelo maior número de suicídios da história da humanidade devido a perda do valor da vida.
Sou feliz amando o Criador e não as criaturas limitadas.
o cristianismo, deu sentido a minha vida! Sou muito feliz! Tudo hoje comprovado pela ciência e por quem viveu os fatos.
Veja o milagre de lanciano e tantos outros!.
Porque se aprofundar em algo que me levará à loucuras, a destruição?
O homem é criatura e tem alma, comprovado pela própria Filosofia.
estudem a Filosofia Tomista e serão felizes!
Antes uma esperança tarde do que um desengano cedo. Assim é o cristianismo. Sou muito feliz!
Ubiraci!
@@joseubiraci63 que bom, Ubiraci. Fico contente por você.
Eu ainda identifico que a minha maior tristeza é a de não ser triste.
Genealogia da moral é um bom livro, humano demasiado humano é um livro mais fácil e legal de ler
Excelente explicação bem didática como sempre . GRATIDÃO!
Tal como desconfiava, não sou niilista, mas foi muito esclarecedor o resumo, parece-me relevante seguir este modelo com outras teorias filosóficas. #filosofiaépreciso
Você é zem, inteligente e agradável, ótima aula!
Um abraço meu brother!!!👍👍🍺🍺
No mais Mateus Salvadori , continuem as suas aulas . 🤘🤘🤘🤘🤘
Muito bem explicado! Querem exemplo do tipo teológico? Estudem o Advaita vedanta .
gostei desse formato de vídeo Mateus, por mais vídeos explicando novos conceitos filosóficos
Obrigado Mateus por mais esse excelente vídeo. Acredito que é uma enorme tolice achar que quem não pensa como eu é tolo. Isso me lembra certo pseudofilósofo protofascista que faleceu a pouco. Enfim, detesto rótulos. Mesmo assim me considero cristão, não como um rótulo, mas como uma convicção íntima e acredito num mundo supra, transcendente. Mas como cristão, acredito que minha missão a cumprir é aqui, portanto, não deve existir essa dicotomia na práxis critã. Por falar em cristianismo, gostaria de ver algum vídeo sobre a obra de Paul Ricoeur nesse canal.
@@leoramos9772 Acredito que as iniciais dele seja OC.
O Cristo alertou o homem à respeito da angústia (entendo isso como um funil); ele disse que a matéria perece, e que há algo indivisível e indestrutível nessa matéria; é possível que sim, por exemplo, quando dormimos sem sonhos nem sabemos que existimos nem temos qualquer consciência, isto é, tanto faz um minuto quanto a eternidade.
verdade!!
Parabéns pelo vídeo !
Sou niilista e já apresentei características dos três tipos.
Nessa fase atual de minha vida, sou do tipo ativo.
Não sou.niilista. Parabéns pela didática!
Clara e substancial a sua explanação. Parabéns.
Excelente vídeo!!!!
Curto bastante dessa visão filosófica
Gostei da maneira como o assunto foi explanado com conhecimento e seriedade. Parabéns.
#Souniilista e tenho na anarquia o sentido prático de convivência em sociedade. Grato pelo conteúdo.
Não sou niilista!Professor,poderia fazer um vídeo elencando a diferença entre o essencialismo,o existencialismo e o niilismo?
up
VIVO PELO SENTIMENTO REAL DE ESTAR VIVENDO, POTÊNCIA= REALIDADE. Força, determinação, tristeza etc...
Parabéns pela explicação objetiva e de fácil compreensão!
Que vídeo incrível, professor! Estou no segundo ano do ensino médio e gosto muito de filosofia, mas sempre que falo que quero fazer um curso relativo a essa área as pessoas criticam muito, vc poderia fazer um vídeo falando sobre áreas de atuação de um profissional de filosofia e sobre como foram suas experiências próprias com essa área? Isso me daria um norte.
E parabéns pelo seu conteúdo, é incrível!
A pergunta não foi pra mim, mas como alguém que já sonhou em cursar filosofia quando tinha a sua idade, tomei a liberdade de tecer alguns comentários:
O campo de atuação de alguém formado em filosofia estará basicamente restrito à área acadêmica, seja dando aulas, escrevendo artigos, editando livros ou traduzindo textos. Se você gosta da possibilidade de trabalhar em alguma dessas áreas, talvez possa considerar outros cursos que a gabaritem para atuar nas mesmas, como Letras ou História (eu sugeriria Letras/Literatura ou Letras/Inglês) e cursar filosofia em paralelo ou posteriormente.
Se você NÃO gosta da ideia de trabalhar com nada disso, tenha em mente que há muitas profissões em que você pode atuar independente do diploma, assim como pode cursar e trabalhar com qualquer coisa e estudar filosofia por conta própria.
No ensino médio eu também sonhava em cursar filosofia. Acabei escolhendo Psicologia e me arrependi amargamente. Mas, ao mesmo tempo, eu não sei se de fato eu seria feliz tendo feito filosofia.
Em todo caso, ignore as críticas das pessoas. Siga seu caminho. E lembre-se: independente do curso ou da carreira que escolher, NÃO deixe a faculdade atrapalhar seus estudos.
Boa sorte.
@@lanark3742 Muito muito obrigada! Vi seu comentário hj porque eu estava cheia de atividades da escola. Ajudou demais!
@@lanark3742 Seu comentário deu uma luz para a minha mente, muito obrigada mais uma vez!
Todos nos somos um pouco de tudo, não dá para se intitular se é ou não, até porque , nós seres humanos somos criados nos berços de Pais com culturas que as vezes não concordamos mas pdoemos respeit-los e coisitir, caso queiram, sem preconceitos, quando estudamos abraçamos um mundo de possibilidades, e o mundo realmente não é como nos pintaram existem várias verdades e opções de pensamentos a seguir ou não. o que importa que se sinta bem com sua escolha e acredite naquilo q escolheu como filosfia de vida. Pois, neste plano so estamos de passagens e a religião é o calcanhar de aquiles sobre esse termo a religião ainda domina o ser acreditar no mundo das ideias de Platão e seus seguidoeres. Haja vista que com o passar do tempo isso vai ficando mais constestador e desmistifado, por ateus e niilistas.
Aula top de mais, esclareceu bem niilismo para mim, tinha essa dúvida, obrigado.
O ativo que como a arte esta debruçada sempre numa nova visão que não termina , é infinita e se faz em todos os segundos a despeito do negativismo, reativismo e passividade frente a vida sempre há algo para fazer e assim descombrindo as nuancias do existir.
Parabéns pelo comentário lúcido!
Na lista de espera. Obrigada!
Bom assunto. Tenho virtudes nilista adoro a cultura Ocidental tantos as musicas barroca e sabedoria milenar; indico o livro escrito por, (Baltasar Gracián) "A Ate Da Sabedoria"
"Religião não salva que significa religar, portanto diser que não existe um criador, é achar que uma literatura surgiu de uma explosão de uma tipografia"
Eu tenho impressão que a cultura ocidental é um arremedo da oriental.
Muito bom o vídeo!
#SouOsasquense :-) Ótimo vídeo, Mateus! Para quem estiver interessado em livros sobre o assunto, indico "Ateísmo e Niilismo", de André Cancian. É bem denso, mas para quem quer se aprofundar no assunto, pode ser uma boa pedida. O autor defende que, nem todo ateu é niilista; mas todo niilista é ateu. Por mais que seja um livro pesado, há momentos em que traz frases mais positivas e encorajadoras, por assim dizer: "Para sentirmos que a vida vale a pena só precisamos de um cérebro saudável e de um objetivo que o mantenha ocupado".
Ótimo vídeo! Vou procurar mais sobre o conceito. Não tenho certeza se sou niilista ou não kkkk
Digo o mesmo 😛😃
#SouNiilista abraço o Niilismo de Nietzsche e ele me lembra muito o Niilismo de Jean- Paul Sartre que tbm sou adepto acho que ele sofreu uma boa influencia do nosso querido Friedrich Nietzsche
Prof. queria saber de vc se ler o livro Negação e poder : do desafio do Niilismo é complicado para ler ?
Sou Niilista e estou em crise existencial, porem em busca de sentido e reagindo, moldando a mente em busca de sentido.
Como é difícil né
Você ainda não chegou ao niilismo.
Se vc está buscando sentindo vc não é niilista, vc provavelmente é só um pessimista mesmo
Obrigada!
Qual a pintura da thumbnail? Queria saber o título!
Não vi o vídeo ainda mas salvei no Watch Later. Parece interessante o vídeo e o seu canal.
Excelente conteúdo!! Ficando por aqui.
Aula muito boa, parabéns.
Obrigada! 🙏🙌
qual a diferença entre existencialismo,absurdismo e nislismo ativo?
Parece que o significado de Nada ajuda se for esclarecido.
Posso estar equivocado na minha interpretação, mas, pelo que você expõe no vídeo, pareceu-me impossível escaparmos do niilismo sobre qualquer perspectiva de doutrina filosófica.
Ora, se sou idealista (seja de qualquer tipo de idealismo), desaguo no niilismo negacionista. Se sou materialista, sem nenhuma idealização supra terrena e convicto de que a Verdade reside no mundo em que estou, caio no niilismo reativo. Se decido aceitar o absurdo de que ambas as doutrinas não abarcam o caminho necessário para chegar à Verdade e me torno um absurdista, também sou niilista.
Bom dia, Mateus! Você saberia me dizer em que obra Deleuze faz essas distinções? Ah, e parabéns pelo vídeo! Esclareceu muita coisa.
@@mateus.salvadori Show de bola. Valeu!
Parabéns!! Adorei esse vídeo!!
Preciso me aprofundar muito no Niilismo para saber o que sou . Tem muitos argumentos positivos porém fiquei perdida …
Vc poderia me dizer qual o nome da pintura da capa do vídeo pfv?
Tem uma foto de Freud na sua parede kkk fale algo sobre psicanálise. Tem leituras de Lacan tbm? Abs
EXCELENTE!
Boa definição!
Sou #niilismAtiva gratidão querido! ⚖🖤
Excelente vídeo!
Muito bom! Eu gostaria de saber mais sobre a transvaloração dos valores. Quem sabe em outro vídeo? ;D
Existe só um mundo,mas vivemos numa realidade que é perceptível a nós por uma interpretação degradada da realidade
Amei. Não sou niilista negativo, apesar de ser cristã pq eu gozo dessa vida o tanto quanto me é possível. Não sou reativo, pois acho que a ciência sempre confirma o que está escrito na Bíblia. Nao sou niilista passivo, apesar de estar bastante cansada rs. Sou niilista ativa no sentido de criar novos sentidos, mas guardo pprincíos e valores bíblicos. Nao sou uma fanática religiosa,, mas procuro viver moderadamente...é isso. Não me encaixo 100 por cento em nenhum desses niilismos. Abraços
" a ciência sempre confirma o que esta na bíblia".
1 deus
2 vida após morte
3 ressurreição
4 cobra falar
5 jumenta falar
Andar sobre águas
6o sol parar
7 cego voltar ver
Qual dessas aí na bíblia a ciência confirma?
Não vale cidade,pois homem aranha mora em Nova York.
@@deus2222 olha só, deus falando no youtube. Isso nem Freud explica😂😂😂. deus, a ciência, dentro de sua limitaçao, comprova sim. Vou trazer uma lista com os versículos e algumas coisas ...se eu tiver ânimo e tempo. Duas coisas que estao escassas ultimamente rs
@@AnaPaula-yo8rx estamos aguardando
@@migueldavid4215 o quê exatamente? Somos imutáveis também? Jamais vamos compreender a grandiosidade de Deus. Ele não é como nós humanos que só pensamos em nós mesmos, muitas vezes.
.
Não sou niilista.
Vídeo excelente. Obrigado.
Obrigado professor!
Excelente!
otima explicacao
Muito bom!
Obrigado. Ainda não sei se sou niilista.
Pelo que entendi e praticamente impossível escapar do niilismo,você sai de um e cai no outro
Filosofarepreciso 🦉🦉
Qual é a categoria do Niilismo de Johan Liebert???
Fala de José Ortega y gasset
Acho que eu deva ser um niilista ativo pois não sou ligado a nenhuma instituição religiosa e familiar, também penso que a ciência ainda vai ter que dar muitas respostas no âmbito do psiquê humano e social, porém vivo ouvindo música e vivo da minha maneira, tenho 42 não tenho filhos e nem quero saber, não me preocupo com o devir
Para mim, niilista é todo aquele que precisa de um sentido para viver. Nesse caso, não sou niilista.
Professor, assistindo sua aula creio que eu #nãosouniilista. Acho kkkk
Nos dê mais aulas deste tipo, Professor. Facilita muito o nosso aprendizado!
Eu ainda não sei, se sou ou não sou niilista! Mas vou descobrir!
Namora comigo
Ótimo video
Na narrativa do livro Pais e Filhos não há nenhuma evidência de negação da vida.
O protagonista Bazarov era médico fisiologista e a medicina defende a ideia da vida e nunca da morte. O conceito do nada no niilismo ninguém soube explicar.
Redução a nada não é a negação da vida. O niilista não nega esse mundo, é exatamente o contrário.
O niilista reduz a nada tudo o que é inútil. A vida concreta é totalmente útil. Isso é niilismo.
Então nesse sentido o niilismo é uma espécie de utilitarianismo pragmático?
@@diarioderorschach3082 Na visão do niilista, somente é válido tudo que é útil. O niilista cultua a morte dos princípios e valores metafísicos para a definição da vida.
O movimento niilista é um fato real que aconteceu na Rússia, contra o Czarismo, na mesma época do lançamento do livro Pais e Filhos de Turgueniev. Esse niilismo da filosofia é totalmente deturpado e invertido. O falso niilismo prega que o niilista nega essa vida em prol de outra vida após a morte. Isso é um absurdo inventado por alguns filósofos e escritores que no fundo eram existencialistas.
O niilismo puro é o da negação da vida baseada em conceitos inúteis da metafísica, o nada.
#quero aprofundar no assunto
Sou muito feliz individualmente e em família por causa dos valores cristãos! Visa o amor! Não falso amor!
Existe uma relação entre o hedonismo e o nilismo?
Como posso ser niilista se ao inflar meus pulmões, recebo o alimento que também oxigena o meu cérebro e me faz pensar na magnificência da minha vida! (Filosofar é viver!)
@João Felipe o mundo não é perfeito
Bom dia, pessoal!
Eu não sou niilista ativo, muito menos passivo ou negativo. Talvez me enquadre um pouco como um "niilista reativo", mais próximo de um materialismo iluminista que acredita numa utopia socialista, num mundo melhor em todos os sentidos aqui neste mundo no futuro.
Parabéns e obrigada.Estou assustada , acho que estou niilista é possivel? Não quero ser, o que eu faço? Kkkkk
Qual poder o inferno teria sobre seus prisioneiros se estes não sonhassem com o paraíso?
Acho que essa pergunta ou melhor a resposta dela resume bem o que é o niilismo pra min.
Sou niilista ativo, e tbm influenciado demais por cinismo e estoicismo. Libertário agorista!