Máquinas CC A09 - Partida e frenagem do motor CC
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Partir e frenar o motor CC são procedimento criticos, por isso mesmo é necessário que estas duas ações sejam bem estudadas para que danos à fonte de alimentação, à carga ou ao próprio motor não ocorram. A partida mais usual é a direta, enquanto que a partida com tensão reduzida e aumentada até atingir o valor nominal pode ser praticada para evitar correntes de pico muito elevadas na partida.
As técnicas de frenagem em situações de emergência podem ser dinâmica e por inversão dos terminais, enquanto que a frenagem regenerativa pode ser empregada para ajuste da velocidade, a reduzindo de forma gradual e evitando problemas à fonte, motor ou carga.
Ter visto a aula sobre geradores CC ajuda bastante no entendimento das técnicas de frenagem:
Gerador CC: • Máquinas CC A07 - Gera...
VEJA MEU SITE E ME SIGA NAS REDES SOCIAIS!
___
Meu site: www.eudemario....
Facebook: / eletricaemvideos
Instagram: / eudemario
Linkedin: / eudemario
#MotorCC #Frenagem #Partida
Suas aulas são excelentes. Você realmente merece o título de Professor. Professor com P maiúsculo! Parabéns!!!
Obrigado. A melhor forma de contribuir para que eu possa me dedicar mais ao canal e melhorar ainda mais as aulas é ter mais gente por aqui: então tire uns 5 minutos e compartilhe esse canal ou alguns cursos (playlist) ou aulas com o máximo de colegas possível. Isso seria ótimo! Agradeço a sua audiência. Bons estudos.
Essa playlist salvou conversão , aulas excelentes
Sim, pois aqui tem o que não coube no semestre regular.
A simplicidade na expressão do conceito! Muito bom.
Obrigado. Até as próximas aulas!
Super aula 😃
Obrigado. Máquinas CC é um dos melhores cursos que tenho aqui no canal. Bons estudos!
Vlw demais!
Boa noite Marcelo. Obrigado! Bons estudos por aí
Aula TOP, obrigado!!!!
E eu agradeço a audiência. Até as próximas aulas.
Boa tarde! No caso da frenagem dinâmica, se eu simplesmente retirar a fonte de tensão (armadura e excitação) e não colocar nada o motor para por inercia? O que fazer se quiser diminuir esse tempo de inercia?
Na verdade nada para por inércia, pois numa máquina ideal se não há torque frenante então a velocidade é constante (segunda lei de Newton aplicada ao caso girante). O motor irá frear devido às perdas rotacionais (atrito nos mancais e ventilação): aí as pessoas chamam de frear por inércia, pois nenhum item externo foi adicionado. Para frenagem dinâmica mais rápida é só dar o curto sem resistor externo ou colocar o menor valor possível externo, pois quanto maior a corrente durante a frenagem maior o torque frenante. Sucesso nos estudos!
@@eletricaemvideos entendi, obrigado!
Otima expljcacao.
Gostaria de saber se posso calcular o tempo de frenagem usando um resistor especifico.
Boa tarde Luiz. Tempo de frenagem depende também (principalmente, na verdade) da inércia do conjunto rotor e carga, além dos parâmetros do motor. Se tem quer estudar frenagem (na verdade todo o acoplamento mecânico motor-carga) uma boa referência é o livro do professor Edson Bim ou manuais de fabricantes, pois estes dão equações aproximadas para certas ações : não tenho um em mente para te indicar. Até as próximas aulas!
@@eletricaemvideos muito obrigado, e parabens pela aula
Obrigado pela audiência.
Estou com dificuldade para fazer um motor trifásico 7,5CV frear por corrente CC. Está queimando a ponte KBPC-5010... Qual seria a ponte ideal para usar e em qual tensão?... Ele para com a carga do eixo em 1,2 segundos
Boa tarde Fábio. Esse problema não se resolve sem uma análise dos dados do motor durante a frenagem. Melhor você conversar pessoalmente com alguém mais entendido levando mais informações sobre o motor e os valores que identificou na frenagem que fez anteriormente.
@@eletricaemvideos ok!!! Obrigado pela aula😃!!!
Show!
👏🏽. Obrigado!
A fonte ajustável usada na frenagem regenerativa pode ser uma ponte H que controla a tensão eficaz que é enviada ao motor?
No caso a ponte H varia entre polarizado e inversamente polarizado e não entre polarizado e desligado
Pode ser sim: é uma das mais utilizadas para os fins de controle com frenagem regenerativa.