5 Dicas para Mestrar A Maldição de Strahd | D&D 5e

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 окт 2024
  • 5 Dicas para mestrar/narrar A Maldição de Strahd (Curse of Strahd).
    Uma campanha oficial de Dungeons & Dragons 5e que apresenta um mundo aberto, com desafios crescentes mas sem uma ligação direta entre os capítulos.
    Com essa série meu objetivo é ajudar quem vai mestrar a campanha, aproveitando ao máximo o estilo e clima da aventura.
    Tem alguma dúvida? Manda nos comentários!
    Segue lá no / wagneraraujo
    #DND #RPG #CurseofStrahd

Комментарии • 73

  • @rafinha_guitar
    @rafinha_guitar 10 месяцев назад +7

    Cara, eu ganhei esse livro de natal e parecia um bicho de sete cabeças, nunca mestrei antes, só joguei. Obrigado pelo vídeo, ajudou bastante❤😊

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  10 месяцев назад

      Que bom que ajudou! Tem outros vídeos com dicas aqui no canal :)

  • @Ibra-fx1dy
    @Ibra-fx1dy 3 года назад +13

    Adorei o seu canal, você tem uma didática muito boa e consegue deixar tudo bem claro.

  • @the_bryan_nardes
    @the_bryan_nardes 3 года назад +9

    Eu e meu grupo estamos na metade, aventura incrivel, ótimas dicas, vão me ajudar muito com certeza!

  • @leandroaugusto1479
    @leandroaugusto1479 3 года назад +3

    Wagner, eu começarei a narrar ela e penso em colocar um NPC traidor em algum momento da história, mas não para prejudicar ou arruinar os planos dos jogadores, seria mais algo para caguetar onde estão, o que fizeram e deixar os próprios jogadores descobrirem e terem um dilema do que fazer, algo como ele implorar que só fazia isso por medo de ser devorado por exemplo, implorando pela vida para um dos jogadores e, caso o grupo dê cabo no NPC, de certa forma, a corrupção do Strahd vai dando certo.
    Outra coisa que coloquei (já na Death House), é a dificuldade dos jogadores que utilizam magia, principalmente as divinas, que é deles se correlacionarem com as suas respectivas divindades. Óbvio que a magia sempre irá funcionar, mas algumas horas ela apenas no roleplay, precisou de uma prece mais fervorosa, ou que o jogador balbuciava as palavras arcanas... só pra colocar mais "flavor" no domínio desse semiplano.
    Agora, ainda sinto que falta um pleno domínio meu, como narrador, para interpretar a total crueldade e avidez, ou sua arrogância e prepotência, pois num encontro com o grupo num ponto chave, como você disse, poder retrucar um jogador que vez ou outra sempre irá soltar uma gracinha, mesmo sabendo que num piscar de olhos, poderia entrar num combate e ser TPK.
    Por fim, senti falta de umas dicas sobre as possibilidades do Tarooka e os Vistanis, a importância dos itens e personagens que podem colaborar com o grupo (que de certa forma estão ligados a sorte tirada pelo grupo nas cartas) e dicas extras de como explorar o poder de corrupção do Strahd por todo o domínio Baroviano.
    Por fim (2), QUE BAITA SÉRIE MOTHAFUCKA sensacional essa que tu vai explorar! Parabéns e no aguardo do próximo vídeo dica! Sucesso!

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад +3

      A ideia do traidor gera uma tensão legal no grupo, só cuidado para eles não ficarem muito paranóicos, achando que tudo é uma grande conspiração hehehehe
      Quanto aos encontros com o Strahd, esse lance dos personagens dos jogadores sempre serem mega corajosos e desafiadores é algo que pode de fato quebrar um pouco o clima na narrativa, é algo que não dá pra prever ou ajustar mesmo. O que eu fiz quando lago assim aconteceu foi fazer o Strahd mostrar o quanto eles eram insignificantes pra ele e a partir dali o Strahd passou a infligir dor e morte nas pessoas ao redor do grupo, fazendo questão de mostrar o quanto eles eram os responsaveis por isso. Foi uma maneira indireta de mostrar que os atos desafiadores deles estão sendo o motivo de mais sofrimento ao povo que eles estão querendo "salvar".
      Por fim Vistani e Taroka, de fato eu não falei muito sobre elementos da campanha em si, isso até me dá uma ideia de uma "parte 2" pra falar mais das mecânicas da campanha e etc

  • @victorcast2467
    @victorcast2467 3 года назад +4

    Que você achou da Death House no começo da campanha? Ainda não joguei mas ouvi dizer que essa parte não encaixa mto legal e serve mais como um filler pra aumentar o nível da galera.
    Independente disso é a campanha que mais tenho vontade de jogar

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад +4

      Tem algumas formas de abordar a Death House, minha sugestão: se você usar algum gancho em que os jogadores vem de outro mundo (Faerun) é legal que a Death House seja o "comite de boas vindas" à Barovia. Pesa bem no clima tenso, nos resquicios das mortes que aconteceram ali, na crueldade do culto que habitava a casa e no fim deixa bem claro que à adoração deles ao Strahd é que causou a ruína. Isso tudo tá na aventura, mas meio solto, vale dedicar um tempo criando mais gatilhos nesse tema. Com isso os jogadores saem dali com uma visão mais clara da Baróvia e dessa relação de poder que o Strahd tem (além de ganhar niveis de perosnagem hehehe)

  • @leandroaugusto1479
    @leandroaugusto1479 3 года назад +1

    Primeirão. Vou assistir em casa com calma porque estou no serviço. 😂

  • @magnificumdominum4656
    @magnificumdominum4656 Год назад +1

    Vou mestrar 1 de abril

  • @ntch1302
    @ntch1302 3 года назад +9

    Vou mestrar sexta agora, me desejem sorte amigos

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад +2

      Boa sorte!

    • @ntch1302
      @ntch1302 3 года назад +2

      @@DungeonMasterClass obrigado

    • @tiagod2948
      @tiagod2948 3 года назад +1

      Foi legal?

    • @ntch1302
      @ntch1302 3 года назад +2

      @@tiagod2948 foi, pena que terminou num tpk 😔

    • @Alma_de_Lider
      @Alma_de_Lider 3 года назад +1

      @@ntch1302 mas chegou na batalha final contra Strahd?

  • @Alma_de_Lider
    @Alma_de_Lider 3 года назад +1

    Eu gostei bastante desta aventura na 5E, mas achei que a essência dela ficou, em parte, na 2E. Por isso eu a mestrei com muitas alterações baseadas no semiplano do horror da 2E (com base em house of strahd e outros complementares), principalmente na ficha de Strahd e outras criaturas.

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад +2

      Tendo acesso a esse material de 2e dá um reforço absurdo. Outro livro que ajuda muito é o Dominios do Medo, com as descrições dos demais semiplanos

  • @IsukaBoardGame
    @IsukaBoardGame 8 месяцев назад +1

    Sensacional seu canal, ótimas dicas amigo!

  • @ptestep
    @ptestep 2 года назад +1

    Faz maaaaaaais

  • @Wndxaep
    @Wndxaep Год назад +1

    Muito bom

  • @deyversoncruz
    @deyversoncruz Год назад +1

    Ótimo vídeo. 🥰

  • @leonardocesar2004
    @leonardocesar2004 2 года назад +2

    Estou pensando implementar essa aventura após uma one shot no mundo plano onde todos os jogadores vão estar no nível 3 após o fim dela, acha que teria algum problema em fazer isso? Ou sugere que comece logo de cara a aventura com a parte da death house?
    Quero colocar os meus jogadores nessa one-shot para conhecerem e entrosarem entre si, antes de enfrentar um mundo tão sombrio e pesado como Barovia.
    PS: Excelente vídeo, essas dicas são de ouro!!

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  2 года назад

      Obrigado!
      A Death House é bem pesada, eu amenizei um pouco pois dependendo do que os jogadores fizerem pode ter uns combates bem dificies. Acho muito válido trazer alguma alternativa como você mencionou, ae eles já chegam na Barovia no nivel 3 e com entrosamento.

    • @leonardocesar2004
      @leonardocesar2004 2 года назад

      @@DungeonMasterClass Entendi, muito obrigado Mestre, irei continuar acompanhando seus vídeos, são nota 10!

  • @Nrnvan
    @Nrnvan 2 года назад +1

    Ajudou muito

  • @matejoga
    @matejoga 3 года назад +1

    Cara, ótimo estilo de vídeo. Parabéns pelo trabalho, estou no aguardo de mais dicas para campanhas prontas. Seja no geral, mais sobre Maldição de Strahd ou de outra campanha fechada.

  • @Mm.amaral
    @Mm.amaral 3 года назад +2

    Quando sai sobre descida ao avernus?

  • @MagicNoobz
    @MagicNoobz 3 года назад

    Curti muito esse estilo de vídeo com dicas de como começar a narrar essas campanhas!!

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад

      Vlw! Tô com ideias pra mais alguns, pelo menos as principais oficiais.

  • @edgyotakuclips1443
    @edgyotakuclips1443 2 года назад +1

    Cara! tem como vc explicar como funciona o lance das cartas da madame eva e como posso colocar os itens paras o players pegar?

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  2 года назад +1

      OPa, blz? No livro tem uma tabela com as cartas e cada carta indica o local de um dos itens importantes da campanha. Assim você pode fazer essa escoha aleatoriamente como se fosse a leitura das cartas pela madame Eva.

  • @franciscoolivar22
    @franciscoolivar22 3 года назад +1

    Eu ainda não sei como fazer o Strahd encontrar o grupo no início, sem que eles morram.
    E em que momento eu faço os aventureiros ganharem um convite pra entrar no castelo nv 4? E se forem ao castelo mesmo, como passar por ele, e sair, sem morrer?

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад +1

      Eu fiz uns encontros iniciais com o Strahd em momentos que o grupo estava envolvido numa outra treta, como por exemplo na parte em que eles podem enfrentar a cria vampirica que é filho do pastro na Baróvia. Ali eu trouxe o Strahd que agiu com curiosidade para "ver de perto" os novos aventureiros e desdenhar um pouco deles. Lembra que não é a primeira vez que aventureiros vem a Ravenloft e o Strahd usa isso como diversão sádica, ele até poderia matá-los num combate assim que chegam, mas não haveria "diversão" pra ele. Como um ser imortal e que se sente invencivel em seus dominios temos que pensar que a mente dele age de uma maneira diferente. Ele não teme os recém chegados, mas em sua visão perversa ele prefere "quebrá-los" e quem sabe aproveitar algum para tornar uma de suas crias vampiricas. Quanto ao convite pode aproveitar algum monento depois de um primeiro encontro com ele, pode ser levado por algum lacaio do conde. Uma vez no Castelo você pode introduzir aqueles encontros de menor nivel no começo, tem vários NPCs e pequenos plots lá dentro que dá pra inserir no começo do jogo, checa o ND.

  • @Morris142-
    @Morris142- 9 месяцев назад

    Pedi dica para campanha para apenas UM JOGADOR, e me recomendaram essa!. Por ser mais de interação, e menos combate, acham que funcionaria?

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  9 месяцев назад

      A ideia do plot em si permite, mas tem que adaptar muito os desafios para um único jogador. Ou partir para uma abordagem mais narrativista.

  • @ManuCreeper
    @ManuCreeper 3 года назад +1

    OII, vai sair um video de dicas para Icewind Dale???

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад +1

      Vai sim, Icewind e Dragon Heist estão na fila :)

    • @ManuCreeper
      @ManuCreeper 3 года назад

      @@DungeonMasterClass Showw! Estarei aguardando!!!

  • @angelaaraujo130
    @angelaaraujo130 3 года назад +2

    #DND #RPG

  • @watchnog5101
    @watchnog5101 2 года назад +1

    Onde vc comprou, estou pensando em comprar para jogar com o meu grupo

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  2 года назад +1

      Eu comprei na Amazon, vale ficar de olho que as vezes tem promoção.

  • @josecarlosh.f.6062
    @josecarlosh.f.6062 3 года назад

    Ótimo vídeo!! Curto muito esses conteúdos voltados para mestres, já estou esperando os próximos...

  • @fabiozapata40
    @fabiozapata40 3 года назад +1

    muito bom o video!!!

  • @oscavaleirosdeoutrora.2232
    @oscavaleirosdeoutrora.2232 3 года назад +1

    Eu quero muito mestrar, mas nunca mostrei na vida e não conheço D&D. Qual caminho devo percorrer?

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад +1

      Olá, D&D é uma boa opção pra começar, ainda mais com o material em português lançando no Brasil. Mas tem sistemas grátis que você pode experimentar, como por exemplo do 3D&T no site da editora Jambô. Os livros de RPG possuem a sessão dedicada a explicar as regras e como conudizir o jogo, dá pra começar a jogar mestrando, sem problema :)

  • @leonardomauriciogiovannige5240
    @leonardomauriciogiovannige5240 2 года назад +1

    mestre, vc trabalha com o que?

  • @gabrielbandeira3787
    @gabrielbandeira3787 3 года назад

    Que vídeo bom cara, tou querendo mestrar uma mesa de d&d pela primeira vez, estou em dúvida entra strahd ou Phandelver

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад

      Obrigado! Já que é a primeira vez eu recomendo Phandelver, você terá uma experiência mais linear e fácil de controlar, além de ter enfâse nos temas mais clássicos de D&D, então ajuda a pegar o ritmo.

  • @steniocafure2447
    @steniocafure2447 2 месяца назад

    Straaaaaahd

  • @andradeian1927
    @andradeian1927 3 года назад +1

    Uma duvida, como um mestre iniciante (como eu) deve mestrar uma aventura sandbox como essa?

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  3 года назад +1

      Eu aconselho a ir com calma, estudando cada capítulo bem e seus arredores para fazer pequenas mudanças se precisar. Se você tiver um controle legal do local atual que o grupo está vai ficar mais fácil prever o próximo passo deles e estar preparado para decisões de última hora.

    • @andradeian1927
      @andradeian1927 3 года назад

      @@DungeonMasterClass blz obg pela dica

  • @mariogariazzo2024
    @mariogariazzo2024 2 года назад +1

    Obrigadão mano, eu to com um grupo de 6 pessoas que vão jogar pela primeira vez e é minha primeira vez mestrando essa campanha também. Tou adorando o detalhismo do livro e já tenho umas ideias de como estetizar a aventura. O open world me intimida, mas me intimida mais ainda pensar na ideia de não dar a eles o potencial total dessa aventura, então o negócio é tomar coragem.

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  2 года назад +1

      Isso ae! Aproveita que conseguiu montar o grupo (a parte mais dificil) e coloca os dados pra rolar :)

  • @paposubversivo5818
    @paposubversivo5818 2 года назад +1

    Eu acho estranho uma campanha de terror ter o vilão tão "visível"

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  2 года назад +1

      Acho que esse é o ponto mais "d&dzistico" dessa campanha. Pq é dificl estar em Ravenloft e não ter o Strahd como referência, mas ainda assim dá pra fazer um plot twsit perto do final trazendo mudando o vilão para o Abade, por exemplo. Seria bem legal.

  • @weyne777
    @weyne777 18 дней назад +1

    A Maldição de Strahd para a jogador novato? Vai morrer todo mundo.

    • @DungeonMasterClass
      @DungeonMasterClass  18 дней назад

      @@weyne777 ela é bem tranquila no geral, dando o peso certo pra mostrar os desafios o narrador consegue deixar no clima para que jogadores menos experientes consigam navegar os perigos. Já mestrei ela pra um grupo de jogadores que não conheciam muito de D&D e o resultado geral foi até melhor que os “veteranos”, pois eles eram mais cautelosos e tentavam entender e investigar os indícios de perigo antes de sair atacando qualquer monstro.

  • @brunorech3113
    @brunorech3113 Год назад +1

    Gostei do video mas você falando StraAhd toda hora atrapalha kkkkk. Não tem dois a's