Oi @SuzanaLeão Estou lendo o texto. Estou certo que reelerei outras vezes. Estou estudando sobre espiritismo. Como parte do estudo, estou lendo o livro dos espíritos. No texto, logo na parte inicial, onde cita as questôes 234 a 236a, o autor escreve: "basta ler e se verificará que os mundos transitórios se referem a planetas não habitados por vida biológica." Veja, "planetas não habitados por vida biológica" De onde ele tirou isto??? Porque lá, das questões 234 à 236e, não foi. Planetas em formação e planetas não habitados por vida biológica são dois conceitos diferentes. São dois estágios distintos de um planeta. É uma afirmação equivocada. Também concebo que possa ser um erro de expressão, mas seria importante o autor corrigir pois desta forma como está escrito pode levar a entendimentos distintos, errados. Como estudante, isto confunde muito. Claro, como escrevi inicialmente, irei reeler outras vezes. Salvei este vídeo em uma pasta que criei para estudo. Este e outros vídeos teus. Bem, um abraço de luz!
Suzana você traz a público assunto que me incomodava e tenho insistido na revogação, precisamos nos libertar do medo e da necessidade do castigo. Obrigada.
ola irmã muito bem abordado esse tema, eu recentemente estava estudando o livro o céu e o inferno ,vi no capitulo terceiro o céu apontei em um parágrafo, o que está la, vou falar só do mundo espiritual que diz assim : o mundo espiritual esta em toda parte em redor de nós como no espaço infinito sem limite algum designado. mostrei ao dirigente do estudo ele sabia mas ficou preocupado por causa do nosso lar acabei de mostrar e vi que ninguem entendeu porque estão preso no nosso lar esse trecho está no item 5 no parágrafo segundo. o que é triste é que muitos estão com as cabaça cheio de fantazia presas no mundo do nosso lar. Muito bom mesmo obrigado agora sei que não estou vendo isso sozinho tem mais gente vendo o que eu estou vendo graças a Deus.
Eu discordei da palestra, porém não da visão do Nosso Lar ou de colônias especializadas (que nada mais são do que uma forma romantizada de dizer que existem lugares bons no mundo espiritual). Ocorre que, existem lugares para onde vamos e, não, lugares onde nossa consciência nos coloca. Se assim fosse, não haveriam espíritos sofredores se manisfestando nas reuniões mediúnicas. Se sofrem é porque não conseguiram se desvencilhar da matéria ou foram parar em zonas espirituais negativas e foram tiradas de lá para se comunicarem nas reuniões. Divirjo da Suzana quando ela afirma que não existem lugares e vamos para onde queremos, ao mesmo tempo que ela coloca que espíritos sofredores (existem outras categorias que são trazidas às reuniões), vem nas reuniões em busca de respostas (nem sempre eles vem de boa vontade. Vem porque são trazidos). De onde eles vem? alguns da terra mesmo e outros de lugares mais sombrios. O livro céu e inferno deixa claro que há as crenças e há o ensinamento dos espíritos e são enfáticos ao afirmar que: (Kardec, Alan - o céu e o inferno. 2019, 4ª ed, tradução editora EME, pg 190), "Cap IV -Espíritos sofredores - O castigo." "Os espíritos maus, egoístas e duros são tomados, logo após a morte, por uma dúvida cruel quanto á sua destinação presente e futura. Olham ao redor e não veem, de inicio, ninguém que possa ser objeto de sua maldade. (...). (...), pois o isolamento e a inércia são insuportáveis ao maus espíritos. Não erguem o olhar para as moradas dos espíritos puros". Observe a contradição da palestrante quando está afirma que não há lugares específicos para onde se ir. Pode ser que o espírito, como citado na obra descrita, fique na terra perseguindo seus ideais (bons ou maus), porém, não é uma condição infinita. Uma hora ou outra terá que sair daqui e ir para lugares (então existe um lugar), onde dará continuidade a sua evolução.
Só agora encontrei essa espírita na Internet. Os poucos vídeos que vi, ajudaram-me a me manter afastada de várias crenças espíritas difundidas nos romances psicografados por inúmeros médiuns. Sempre observei neles uma interação entre outros livros, principalmente, os psicografados por médiuns famosos do movimento espírita brasileiro.
ESSA MULHER ESTA POR FORA. A VÁRIOS RELATOS DE MÉDIUNS QUE EM PROJEÇÃO OU DESDOBRAMEMTO VISITAM COLÔNIAS. A OPINIÃO DESSA SENHORA E BASEADA NUMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA E NOS SEUS PRÓPRIOS CHUTOMETROS.
Li o Nosso Lar e tive muitos questionamentos: espíritos presos em um lugar geografico, bônus-hora, fábricas, computadores para receber mensagens, aerobus, coisas que não entram em concordância com a condição que os espiritos chegam nas reuniões mediunicas.
Exatamente! Trabalho em reunião mediúnica desde a década de 80 e nunca ouvi nenhuma comunicação falando dessas coisas. Prefiro pensar que o espírito narrou a sua experiência pessoal naquele livro. Cada espírito pode idealizar e criar o que quiser.
Parabéns Suzana pelo trabalho. É muito importante nós que estudamos o espiritismo desmistificar certas idéias trazidas em outras obras que distorcem a codificação espírita. Se as obras de Allan Kardec fossem estudadas e levadas a sério por médiuns e dirigentes espíritas, essas dúvidas não ocorreriam. Algumas pessoas se fascinam com informações informações dadas por um único espírito e acabam caindo em erros doutrinários como kardec explica em O Livro Dos médiuns.
Quando eu tinha 8 anos um vizinho que já era um senhor, porém era muito meu amigo, desencarnou e alguns dias depois sonhei com ele, possivelmente um desdobramento. Lembro de ir na cidade onde ele estava morando. Caminhamos conversando pela cidade e ele me disse que estava estudando e trabalhando. Acho válido problematizar as colônias, mas segundo minha experiência e muitas experiências de quase morte, existem sim agrupamentos de almas, vivendo e convivendo em algum tipo de sociedade.
Qué interesante! Qué maravillosa libertad de pensamiento! He quedado muy sorprendida y con reflexiones y preguntas maravillosas que exploraré durante un buen tiempo.😊. Lo que dices acerca del tratamiento para"desilusionar" espiritus desencarnados que sufren victima de sus erradas creencias... creo que se aplica muy bien a muchos encarnados. Ésa ha sido también una valiosa reflexión. Me encanta vuestra libertad para pensar! Muchas gracias. 🎉
Suzana! Que alegria encontrá-la! E que ALÍVIO! Há anos me interesso pelo Espiritismo porque sei da reencarnação. Mas nunca me tornei espírita por não poder aceitar os dogmas nem as ideias do umbral e das "colônias". Agora você desmistificou essas pregações! Que bom! PARABÉNS e OBRIGADA pela palestra tão esclarecedora. E POR SER PROGRESSISTA!!! 👏👏👏
Parabéns Suzana pela coragem de revelar a inteligente visão atual sobre a espiritualidade. A realidade precisa estar mais próxima pois o tempo urge. Um grande abraço fraternal e amoroso.
Excelente live. O problema das colônias e dos umbrais e abismos é a materialização das penas e gozos eternos tanto refutado por Kardec no livro o Céu e o Inferno. Este livro , desconhecido pelo meio espirita, traz na primeira parte uma explicação clara e sem margem a interpretações equivocadas que não existem lugares circunscritos no mundo espiritual. Outro grande problema desse conceito é a distorção dos princípios do espiritismo e do total desacordo com os quesitos 254 e 257 do Livro dos Espíritos, pois ao não ter orgãos as sensações e percepções dos Espíritos NÂO são materiais como dito nos livros mediúnicos. Além de trazer uma hierarquia com departamentos , fábricas de sucos e o bonus horas eles contorcem os conceitos Espíritas que ensinam que Deus não castiga e nem recompensa . Devemos ficar atentos também a relatos dos médiuns que falam em viagens astrais. Kardec ao evocar Swedenborg na R.E de novembro de 1859 nos alerta sobre o quanto as visões os extáticos são erradas, pois os médiuns voltam e interpretam o que viram segundo as suas crenças que tem na Terra. O problema da "adoração" a Espíritos e médiuns no Brasil causa esse grande erro doutrinário que nada mais é do que uma mistificação coletiva e a única forma de nos defendermos desse mal é estudando as obras de Allan Kardec.
Quem dúvida das obras de André Luiz, ao desencarnar irá tirar a prova. Chico Xavier duvidou, e André Luiz o levou lá para Chico ver com os próprios olhos.
Uma mente atormentada não vai ver uma colônia espiritual organizada. André não diz que existe condenação eterna. André Luiz não diz que o Umbral é um lugar físico. É preciso Ler e Entender. Chico Xavier foi em desdobramento espiritual à Colônia Espiritual Nosso Lar e ao Umbral.
Os Espíritos disseram a Kardec que não existem lugares absolutos noundo após a morte. Realmente não são lugares absolutos, mas são lugares relativos às condições psíquicas e espirituais do Ser.
Me lembrei daquele trecho do Nosso Lar que cita a pessoa que via figuras horríveis e, na verdade, ela era muito apegada ao corpo e estava apenas vendo o corpo material dela se decompondo. Sua fala faz todo sentido pra mim lembrando dessa passagem, mostrando que a gente é o nosso interior. Seus vídeos são ótimos e só contribuem, a cada dia, pra eu ter uma visão melhor do que é a filosofia espírita. Muito obrigado!
Muito bom, Suzana. Me sinto acolhida pelos seus vídeos e percepções, sempre tive muita dificuldade para entrar na magia de historias sobre paraíso e inferno. Ouvir vc falando assim, nao me sinto tão deslocada.😊
Andei assistindo a uns vídeos muito bem feitos, que mostram diferentes espaços do umbral. O nome do canal é "O portal". São tão bem feitos que, depois de anos, voltei a me preocupar prá onde eu iria depois de desencarnar. Hoje de manhã me deparei com esse vídeo aqui e foi um alívio. Muito obrigado pelo canal e pelos seus ensinamentos.
Minha senhora, não fale essas coisas. Eu mesma, fui em desdobramento em uma colônia espiritual e lá foi me dito, que um amigo e disseram o nome, que estava para chegar ali dentro de algumas horas. Quando acordei e procurei a família, já estava acontecendo o velório. Meu consolo é que transmiti a família o local que vi. Era indescritível, cheio das flores copo-de-leite, de todos os tamanhos. Eu nem sabia que ele estava doente.
A tua experiência espiritual foi tua, pessoal... Cada um de nós terá a sua própria experiência. Ficar sonhando com uma determinada colônia só traz frustração.
senhora, os umbrais existiam, foram retirados recentemente e todos os espíritos estão em meio aos encarnados na terceira dimensão, hoje o ponto mais baixo é a terceira dimensão, é por isso que em todos os videos e áudios gravados estão surgindo imagens e vozes dos espíritos. quanto as colonias existem e na data atual há varias cidades espirituais ao nível do mar para receber os espíritos que estavam nos umbrais inferiores. e só para constar não foram os espíritos que me disseram eu consigo ver e posso garantir que é real.
Acho feio esse posicionamento radical e progressista. Se foi falado q cada um está onde quer , então os dois tem razão pq não? Vc está solta no mundo e Menteirradiante está onde deseja TB. Não precisa haver discórdia nem vc querer que só a sua percepção seja a correta
@@user-bv6hz9yg7f boa noite eu trabalho com os espíritos dentro do umbra,l vejo fumaça negra no mundo todo, todas as pessoas exalam essa fumaça e vc acha que o umbral não existe, o umbral está agora na terra, foi tirado o nivel 1 e 2 e todos os espíritos foram colocados na terceira dimensão, há varias cidades espirituais ao nível do mar, eu consigo enxergar e estou ajudando como posso. é por isso que todos os vídeos e áudios na internet tem vozes espirituais, todos estamos convivendo lado a lado com o umbral. o espiritismo está cristalizado no passado, nem o kardek voltando como o chico xavier deu jeito mas quem sabe agora que ele reencarnou no brasil novamente as coisas melhorem.
Professora, os espíritos disseram a Kardec que não estamos circunscritos a nenhum espaço, mas não seria mais natural aos espíritos viverem de forma gregária, considerando que é próprio do homem a sociabilidade? E, admitindo essa sociabilidade, não agiria sobre esses espíritos a lei da atração magnética, ou seja, os afins tenderiam a se procurarem? Ja agradeço a atenção.
Sim, os espíritos se atraem por afinidades, mas espaços geográficos definidos não existem na espiritualidade. Os espíritos podem estar onde quiserem estar… a grande maioria permanece entre nós.
Cada experiência é única de cada indivíduo. Os seres são os espíritos… tem pessoas que dizem se enxergar numa estrada, num bosque, em casa etc. São experiências pessoais.
Sempre gostei das suas palavras, mas dessa vez discordo totalmente. Dá a impressão q quando alguém morre, seu espírito fica voando pelo espaço, feliz ou infeliz. Desde 1874, nos EUA, um livro descrevia casas, jardins, móveis. Falo do LIVRARIA SURPREENDENTES NO ESPIRITUALISMO MODERNO de Napoleon Wilde, outro livro da senhora Holp Hunter, da primeira guerra, descreve casa, onde um jovem morto foi recebido pelo pai, outro livro,A Vida Além do Véu do reverendo Vale Owen,descreve minuciosamente as casas e o ambiente espirituais, e ele era anglicano. Não é ficção e romance! Chico Xavier já falava q o mundo é envolto por dimensões, Kardec fala isso. As Dimensões , com suas vibrações, recebem espíritos compatíveis com elas! Isso é até admitido por físicos . Dessa vez, vc, se enganou.
Não fica vagando… fica na espiritualidade, que é totalmente diferente do mundo material. Fiz esse outro vídeo pra complementar. Nada em Espiritismo é questão pronta e acabada. Ainda estamos estudando e precisamos aceitar que não sabemos tudo. ruclips.net/video/BEVTROfcoWY/видео.html
Sim, nao podemos esquecer que nos reunimos ou agregamos por afinidades, formamos egregoras. CADA UM NO SEU QUADRADO. KARDEC ADMITIU que toda a vez que a ciencia constatar uma realidade esclarecendo melhor o que escreveu, recomendou que seguissemos a ciencia. Tudo sem obscuridade. Portanto, devemos nos acautelar para seguir a ciencia que adota um metodo acessivel a todos.
5 месяцев назад+3
Leia na obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec, capítulo 3 item 2, última linha.
Eu já li e acho que é bem como eu falei. A espiritualidade não é circunscrita, não é concreta. As experiência espirituais são diversas e cada espírito teraa sua. Os espiritos podem se reunir por afinidades, mas não será num mundo concreto.
5 месяцев назад+1
Quereis saber sob a influência de que Espíritos estão as diversas seitas que entre si fizeram partilha do mundo? Julgai-o pelas suas obras e pelos seus princípios. Jamais os bons Espíritos foram os instigadores do mal; jamais aconselharam ou legitimaram o assassínio e a violência; "jamais estimularam os ódios dos partidos", nem a sede das riquezas e das honras, nem a avidez dos bens da Terra. Os que são bons, humanitários e benevolentes para com todos, esses os seus prediletos e prediletos de Jesus, porque seguem a estrada que este lhes indicou para chegarem até Ele.” Santo Agostinho Último parágrafo da última página de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, editora FEB.
5 месяцев назад+1
"jamais estimularam os ódios dos partidos" - grifo nosso. Entenda-se partido como qualquer agremiação, social, política ou religiosa.
A aqueles que equivocadamente acham que discordar das ideias de André Luiz e Emmanuel é um desrespeito ao Chico, entendam que não se discute a bondade e o caráter do médium mas sim dos Espíritos, Chico e FEB não questionavam e não analisavam as informações por eles dadas assim como recomendado por Kardec em sua obra, não havia controle, se aceitava e pronto e são muitas as divergências doutrinárias, em meio a muitas coisas maravilhosas colocavam sua ideias PESSOAIS, as pessoas idolatram o Chico e isso é compreensível mas aceitar tudo sem questionar o que os espíritos ditavam é que mora o perigo, leiam o Controle Universal dos Ensinamentos dos Espíritos logo no item II do Evangelho Segundo o Espiritismo
Tais afirmações contra as revelações do Espírito André Luiz, não passa de um negacionismo. Chico Xavier duvidou, e André Luiz o levou em desdobramento até a Colônia. Nosso lar. Emmanuel levou Chico Xavier até o Umbral.
Obrigada por essa fala tão libertadora. Sempre fiquei incomodada com essa história de Umbral que se vê nos filmes, imagens aterradoras, sofrimento. Gratidao❤
Parabéns pela postagem extremamente corajosa, por desafiar praticamente tudo que foi feito no espiritismo brasileiro, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Sua coragem é ainda maior do que aquela de Ary Lex, que escreveu Pureza Doutrinária, para combater a infiltração do misticismo no espiritismo.
Boa noite! Discordo em parte. Tem um espaço sim, comum a todos, eu ví em sonho. Mas cidade como nós conhecemos, eu concordo com você! Em relação ao filme, pior é aquela parte da familia que tem casa, piano,etc... que a gente tem de merecer ficar na casa deles. Eu ia preferir dormir no banco da praça!😅😅😅
Suzana,bom dia. Está questão, LE, 1012,pode agregar tbm a todos os casos dos espíritos do Livro O Céu e o Inferno 😉. Não lembro de nenhum comentário dos espíritos de lugar circunscrito como as colônias. Concordo com sua explicação.😘☺️
Oi Suzana, bom dia. Vc já leu o livro "A vida no outro mundo" do Cairbar Shutel? Foi lançado anos antes de Nosso lar, e ao meu ver apresenta uma visão menos fantasiosa. Se for possível, gostaria que fizesse uma análise desse livro.
oi Suzana, eu entendo perfeitamente seu ponto de vista e vou explicar da maneira que entendo essa questão. Assim como qdo estamos em zonas umbralinas, zonas profundas, que nada mais são do que o estado vibracional que o espírito está, colocando-o na mesma faixa de vibração que outras pessoas estão, ou seja, num local que a mente das pessoas produzem. Da mesma forma enxergo locais mais etéreos como as colônias espirituais. São projeções mentais dos espíritos, que vibram na mesma forma. Assim como seres mais evoluídos em esferas mais superiores. A questão do Nosso Lar é entendida erroneamente como um local físico que automaticamente as pessoas irão pra lá. Mas se não forem conzidentes vibracionalmente, não o vão. No fim a mente e as ações em vida, por conseguinte as de outras existências, determinarão o que esssa pessoa enxergará, seja uma colônia, seja uma zona inferior, seja planos mais altos.
Susana, infelizmente as zonas pesadas NÃO são "ficção". Se faz projeção astral poderá ver com os seus olhos. Relatos de EQMs tb confirmam a existência tanto das zonas de baixa vibração qto as zonas mais elevadas. Médiuns q trabalham com apometria e resgates de espíritos tb podem confirmar. Não é porque algo nos faz desconfortável que ele não exista. É isso.
Cada espírito vai ver do seu jeito. Já participei durante muitos anos de sessões de Apometria e cada espírito narrava uma experiência particular . Nossa mente cria o que nos convém e o que temos condições de compreender. Nunca ouvi nenhum relato sobre cidades espirituais. O Umbral está dentro de nós… é a materialização (formas pensamento) das nossas culpas e ressentimentos. Precisamos entender que cada um de nós terá uma experiência pessoal.
@@Mariamacrameiaarte existe o mundo espiritual que não tem nada a ver com o mundo material. Cada espírito terá a sua própria experiência, pois no mundo espiritual os espíritos podem criar as suas experiências de acordo com a sua bagagem de conhecimento e de moral. O que vemos são as descrições em romances de experiências pessoais de esperíritos e isso não significa que todos nós teremos a mesma experiência. Cada um de nós verá o que conseguir criar ou o que quiser criar.
@@SuzanaLeao entendi. No caso então todos aqueles livros de Chico Xavier e de Luiz Sérgio, nos quais eles narram a respeito das colônias são criações dos espíritos que se fizeram presentes para que o Chico psicografasse? Então e possível que um grande número desses espíritos possam vibram em uma.mesma faixa de criação? Ou seja, eles podem estar mentalmente interligados ou e mera coincidência?
Existe, é uma consequência dos nossos atos. O punitivismo que foi associado à ela é uma coisa que não está correta. Nossas más ações podem ser resgatadas com boas ações. ✨️🌺
É um livro que narra a experiência de um espírito. Cada um de nós terá a sua própria experiência. Digo que é ficção, pois tenta passar a ideia de que todos os espíritos desencarnados poderão ter essa experiência. Não é assim...
Olá Suzana, concordo com algumas coisas que você diz, porém, se não ter algumas regras no plano espiritual, não teríamos o porquê de voltarmos ao corpo físico, já que estaremos onde nossa consciência nos colocar. Se não existe delimitações, porque você diz que, nos trabalhos espiritas que você presencia, os espíritos chegam desesperados sem saber onde estão e os benfeitores os levam. Levam para onde? Deixam no éter? No universo? Então existem lugares. Além disso, se não há direção no mundo espiritual, como os espíritos evoluiriam? Se nos pautarmos por essa lógica, uma pessoa extremamente má enquanto encarnada, ao desencarnar bastaria desejar um estado de felicidade, sem os crimes cometidos e tudo bem. Não haveria o retorno das ações e quando quiserem alterar o seu estado mental (enquanto espirito), bastaria encarnar novamente, quando quisesse e aleatoriamente, na mãe/pai que estivesse disponível (ou não). Então as coisas não são tão simples como você coloca. Sim, a nossa consciência nos coloca em diversos estados (assim o é enquanto encarnados também), mas afirmar que, ao deixarmos o plano material estamos livres para fazermos o que queremos, onde e com quem decidirmos é diminuir, no minimo, a lei da causa e do efeito. Se essa existe, significa que há uma regra no universo e esta está em algum lugar sendo administrada por alguém ou alguma coisa superior a nós. Pode ser que os romances espiritas romantizem estes lugares dizendo que existem colônias, lugares bons e ruins, porém, tem-se que partir do principio de que o universo (mundo espiritual), não está ao léu. Sou contrária à afirmativas do que é ou não é o mundo pós materia. O livro céu e inferno (Kardec), mostra por meio dos experimentos cientificos de Kardec que não é bem assim como você coloca. Talvez para explicar para os leigos, seja um bom começo, mas estudar as obras básicas (trabalho magnificamente cientifico realizado por Kardec), pilares do espiritismo, é aprofundar esse conceito que você coloca. E, sim, jamais eu desejaria ir para o "nosso lar" porque estou farta da teoria da "mais valia", rsrs.
Eleni, suas dúvidas são as minhas também. Os questionamentos que me fiz foram exatamente esses. Que bom que a Suzana irá aprofundar esse tema. No momento estou bem confusa. Enfim, sigamos estudando e trocando uns com os outros. Agradeço sua colocação tão pertinente. Abraços.
@@cristinamourabastos2809 receio quando vejo afirmativas exatas acerca do espiritismo (ou exatidões partindo da minha opinião, do meu achismo). Apesar de me pautar nas obras básicas de Kardec, mesmo nelas encontrei contradições (justificáveis à epoca), mas uma coisa do legado desse cientista é: questionar, debater e argumentar não uma, mas dez vezes se necessário. Abcs
Eleni, concordo plenamente com tudo que você disse e, digo mais; essa exposição da Suzana me parece um pouco baseada no pensamento budista. Faltou ela dizer pra onde irão os espíritos que chegarem ao ápice da evolução. Com certeza não será em nosso mundinho ou qualquer outro mundo MATERIAL; mesmo que seja bem mais desenvolvido que o nosso. Colônia espiritual é simplesmente uma outra dimensão que faz um enclave com um mundo material. Por isso é que as diferenças chegam a ser sutis, causando perplexidades nos espíritos desencarnados, levando os a imaginarem que estão num mundo material, no caso é óbvio, de estarem ainda atrasados na escalada evolutiva.
@@brunodantes.m.t.1968 sim, concordo com você. Sabemos, por Kardec, que muitos espíritos se acham vivos depois do desencarne. Ocorre que, eu tenho um receio de quando espíritas afirmam um ou outro conceito. Conforme os espíritos mesmo, nos afirmam, estamos muito longe de compreender todos os desígnios do mundo, tanto material, quanto espiritual. Não faz sentido não ter para onde ir. Esse é um conceito do Positivismo (movimento preconizado por Augusto Conte - o nada após a morte). Claro que a Suzana diz que há algo após a morte, mas afirma que nossa consciência nos coloca onde quisermos. Isso não é possível, senão o Hitler estaria habitando o paraíso e, segundo os espíritos, por meio do Chico, informam que ele está recluso em um lugar onde só espíritos superiores podem interagir. Abçs
No livro “O Céu e o Inferno”, de 1865, na 2ª. parte que trata de Espíritos Felizes, Kardec publica mensagem assinada pela Condessa Paula referindo-se a “moradas aéreas, vastas regiões do espaço matizadas de cores…”. Essas narrativas contradizem a afirmação dos descrentes de colônias espirituais de que o mundo espiritual é apenas moral, destinado a reflexões do espírito e preparo para novas reencarnações. Os espaços "geográficos" na espiritualidade são projeções astrais plasmáticas (dotadas de energias vibracionais) feitas por categoria de espíritos afins que se agrupam, possuem a mesma consistência ou densidade mental dos que as plasmam (fluídica como é o espírito).
Olá Suzana, tenho assistido e gostado muito dos seus vídeos, nesse em especial fiquei com uma dúvida: E as pessoas que esperamos rever após o desencarne? Como ficariam nossas relações pessoais? 😗😗
Nós reencontramos os nossos queridos. Cada espiritotem a sua própria experiência na espiritualidade. Os espíritos com sintonia espiritual se agrupam e têm experiências semelhantes.
Confesso minha ignorância, acreditava na existência do umbral e colônias espirituais. Agora deu um nó na minha cabeça 😅. Tenho muito ainda q estudar e aprender. Obrigada minha querida! 🌹
Concordo em parte, acho que não existe uma única resposta pra essa questão, nesse caso até perderia a graça, essa incerteza é a cereja do bolo kkk. Não deve haver apenas 2 modelos de estado de pós -morte, céu ou inferno, bom e ruim...existem estados de consciências e agrupamentos por "afinidades". Somos co-criadores, onde quer que estejamos... do mesmo modo que existem os negacionistas aqui tb existem do lado de lá...muitas formas de vida intraterrenas, extraterrestres e paralelas nas diversas dimensões com suas organizações sociais distintas, assim como na terra. Todos os seres possuem capacidade de organização social. Inúmeros projetores trazem informações das viagens astrais e descrevem as mais variadas formas de agrupamentos, além disso tem literaturas e a própria ciência. Em todo caso, prefiro deixar prevalecer o elemento surpresa, sem grandes expectativas nem pra mais e nem pra menos, mas que pelo menos me permitam estudar do lado de lá pra diminuir a ignorância, só assim não vou ficar do lado da gadaiada nazifascista 😅😅😅😅😅😅
Oi Suzana, os 13 livros ditados por André Luiz nos descreve a vida no mundo espiritual. Ao desconstruírmos esses conceitos (principalmente o que está em Nosso Lar) não estaríamos colocando em dúvida a veracidade da mediunidade de Chico Xavier? Sua capacidade de discernimento para não se deixar usar por um espírito que só descreveu fantasias, devaneios? Acredito sim que tudo e todos possam ser questionados, mas para isso não deveríamos ter a certeza do contraponto? E como então seguimos no mundo espiritual? Podemos estar onde quisermos, fazer o que bem entendermos, não nos responsabilizarmos por nossas ações enquanto encarnados, enfim, morremos e estamos livres e sem bagagens, sem consciência de nossas más ações e suas consequências... Como evoluímos então? Acho que essa discussão merece um embasamento bem mais alicerçado. Aguardarei com ansiedade seu novo vídeo. Obrigada, abraços.
André Luiz descreveu uma experiência pessoal. Isso é o que precisamos aceitar… cada um de nós terá a sua própria experiência e não será a mesma, pois somos seres únicos.
Mas se cada um de nós terá uma experiência pessoal esta mesma deve estar em acordo com nossas crenças terrenas do que encontraremos na vida após o desencarne. Andre Luiz não era um crédulo, um religioso fundamentalista, ele foi um médico, um homem mais materialista me parece. Acho que ele nunca imaginaria um Umbral e menos ainda uma colônia espiritual do formato que descreve. Não tenho problemas em aceitar qualquer teoria, se existe, se não existe, enfim, só estou tentando compreender como se dá a progressão na vida espiritual.
@@cristinamourabastos2809 nós somos uma colcha de retalhos com fragmentos de todas as nossas encarnações. Ele pode ter sido mais materialista na sua última encarnação, mas a bagagem de lembranças tem coisas de outras vidas também. Depois do desencarne essa bagagem vai se mostrando aos poucos. Mas, cada um tem a sua própria experiência.
Durante o sono temos um afastamento temporário do corpo físico. As imagens dos sonhos são criações mentais. Podem ser encontros espirituais também. 🌺✨️
Quando desencarnarmos vamos pra onde quisermos ir… dentro dia nosso limite evolutivo espiritual. Luz e trevas estão em nós e cada um terá a experiência que projetar.
O mundo espiritual está em toda parte. Os espíritos se encontram, e têm as suas experiências individuais. Cada um experimenta de um jeito, conforme o seu estagio, sua consciência. O que eu disse é que o que é narrado em romances é a experiência daquele espírito. A nossa certamente será diferente, pois somos seres diferentes.🌺✨️
Basiado em suas explicaçoes que pra mim sao plausiveis como a senhora define o processo de reencarnaçao? Quem define? Como é acordado, e quem acorda com quem ? Quem define como srremos e pra onde iremos? Me disculpe a ignorancia mas dentro de tudo que se ouve, faz falta reafirmar o basico que ja nao se ouve mais! Gosto muito das tuas explicaçoes e por isso a cada video teu, te faço mais e mais questionamentos! Muito obrigada e um otimo finde super gelado pra nós que somos do rio grande do sul!
Mas se ``existem na cabeça de alguns espíritos ``, então podem existir nas regiões espirituais. Porque o espírito, ainda mais quando coletivamente, poderia, sim, plasmar estas regiões, e até na linha de Platão, que afirmava ser o mundo visível uma cópia do invisível, e Hermes de que o que está embaixo (Terra) é como o que está em cima, seria possível, sim, a existência destas regiões específicas na Espiritualidade.
Sim, podem plasmar. O fato é que se outro espírito que não participou dessa criação talvez não a perceba. Então pra ele ela não existirá. Cada espírito terá a sua experiência pessoal ou coletiva. É intransferivel...
Bom dia Suzana ,gostei da sua explanação, mas gostaria de saber como ficam os espíritos suicida, ou que desencarnam de repente em desastres,.... se não tem um hospital para ser tratados e aconselhados esiritualmente e mentalmente.Devem desencarnar confusos e precisando de uma reorientação.
Mas neste caso os 13 livros psicografados por Chico Xavier nos contando sobre a vida no mundo espiritual é apenas uma fantasia? E toda a organização descrita em Nosso Lar seria uma alucinação? Agradeço desde já. Abraços.
São as experiência do espírito que narrou. Seria muito estranho que somente uns poucos espíritos tivessem acesso a esses lugares, caso eles existissem. Trabalhei em trabalhos mediúnicos durante anos e nunca vi nenhuma narrativa semelhante. Casa um idealiza do seu jeito.
@@SuzanaLeao Professora, esses espiritos que a senhora ajuda nesses trabalhos mediúnicos não estariam ainda obnubilados pela materia, o que acaba estreitando o seu horizonte de compreensão?
Fico muito triste ao ver que um homem que dedicou sua vida inteira para fazer o bem, e nos trazendo tantos ensinamentos em suas psicografias, em tão pouco tempo foi esquecido e até desacreditado. A NASA mediu a aura dele e constatou que ela tinha 10 metros de diâmetro, enquanto que a nossa só tem 2cm, porque será? Chico Xavier, um espírito de muita luz, que saudade de você!
Ele vai para onde ele quer e consegue ir. A nossa consciência é que cria os espaços. Se um espírito tem a consciência pesada por algo que fez, a sua consciência vai criar um ambiente denso, sombrio...
Mas os psicopatas fazem maldades e não sentem culpa. Se for assim quem pratica o mal mas não está nem aí, está livre, então pra que reencarnar? Não faz sentido.O próprio Andre Luiz no filme não achava que ia parao umbral, ele praticamente não fazia nada errado e foi mesmo assim.Continuo sem entender.
Ola, muito obrigada por repassar seu conhecimento❤. Tenho uma duvida: entendo que quando morremos o outro plano sera desenhado da forma que nossa mente estiver preparada, ok. Entao como ocorre os processos encarnatórios? Se os espiritos ficam a boléo. De acordo com sua propria mente, a encarnação não é organizada, é a revelia tbm, concorda? Ja que nao existe absolutamente nada, a nao ser o espirito só em sua mente. Em suas criações..... ou seja, nao existe nada e absolutamente nada a nao ser o espirito desorientado ou não,.... a encarnação passa a nao existir
Os espíritos são muitos e em muitos graus evolutivos. Vamos encontrar o que quisermos encontrar e o que tivermos capacidade de encontrar. A reencarnação é uma lei do espírito, não precisamos de nada externo pra nos encaminhar para a reencarnação... é o fluxo da vida.
Quem determinou essa " lei do espirito"? Vou me colocar na berlinda, quando desencarnar eu não quero encarnar novamente. E pronto, meu desejo será realizado, e se sim. Quantos e quantos desejam exatamente o mesmo que eu? "Os espiritos tem grau evolutivo" como saber se não existe régua para medir!? Se morremos e veremos o que nossa mente primitiva quer, ela continuará pós morte primitiva 💁🏿♀️ e se em desespero o espírito procura o cento espírita, é a constatação do que há de mais primitivo, ou seja. Do outro lado não existe nenhum outro ser que possa encaminhar esses espíritos para algum lugar, que tbm não existe...... ou seja, nada é concreto, foi triste 😳
Discordo. A Sra menciona na sua fala que os espíritos morrem e são levados às reuniões e depois de orientados são esclarecidos e redirecionados. Mas não cabe perguntar para onde? Se TUDO que um espírito recem desencarnado "enxerga" no momento em que se vê no plano espiritual é produção do seu pensamento, então as interações entre eles ocorrem como? Cada um percebe um universo particular? Uma orbe individual? Isso sim é ser infantil, na minha opinião (já que o adjetivo foi usado). Na minha humilde logica tem que haver algo em comum, matéria comum aos que têm a mesma percepção possibilitada por uma equivalência de grau evolutivo, em dimensão material que o encarnado, com suas limitações ocasionadas pelo corpo material diferente não conseguiria perceber mesmo se fosse colocado frente a frente com ela. A divisão matéria espírito não termina com o desencarne. O espírito desencarnado também tem corpo e habita lugares físicos materiais necessários e adequados à sua condição. O fato de haver espíritos que não aceitam, ou não compreendem que estão desencarnados se deve à condição de vida que tiveram quando encarnados. Se foram exageradamente apegados à matéria, desenvolveram um ceticismo quanto à existência de outros valores e perspectivas, par eles será mais dfícil perceberem algo de que nunca acreditaram ou mesmo negaram sistematicamente. Espíritos desencarnados não ficam flutuando pelo espaço como fantasmas. Há organização social, regramentos, equipamentos, locais comuns, locais com funções específicas, ciência em grau de adiantamento superior. Isso é necessário para que a organização das migrações plano espiritual- crosta terrsstre e crosta terrestre-plano espiritual ocorram.
O desencarnados que estão em perturbação são tirados da perturbação e levados para a espiritualidade. Uma outra dimensão que naotem nada de parecido com a vida material. Essa história de cidades, Colônias etc... é uma fantasia pra vender livro. Por isso que muitos desencarnados entram em perturbação, porque querem encontrar essas cidades e elas não existem.
Confesso que encontro lucidez em sua leitura progressista da Doutrina espirita. Identifico-me com isso...mas sinto-me "peada" ainda a coisas e ensinamentos que tive em minha educação espirita... Mas me vejo soltando as amarras aos poucos,,, estou ainda em fase de "afrouxamento dos nós".
Uma questão, se alguém cria uma forma pensamento sombria e compartilha com outro espírito, mais outro e outro, será que isso não cria um espaço circunscrito?
Os espíritos só entram na tal forma pensamento se estiverem sintonizados com ela. Uma forma pensamento não é um local... é apenas uma projeção de um local. As experiências dos espíritos são projeções. Um espirito pode estar numa projeção de Éden ao lado de outro espírito que esteja numa projeção de inferno (Umbral). 👍✨️🌺
Em nenhum momento eu disse isso. Talvez tu não tenha assistido o vídeo inteiro. Os espíritos se reunem por afinidade na espiritualidade e depois reencarnam para continuar o processo evolutivo.
Questionar livros que foram escritos por pessoas não precisa levar ninguém para o ateísmo. Allan Kardec sempre incentivou o questionamento. Nós só crescemos nas diferenças...
Nossa consciência cria a experiência que teremos... basta que saibamos manter em nom estado a nossa consciência. Encontraremos nossos espíritos amigos. ❤️✨️🌺
Eu sempre achei muito estranha essa história de bônus hora e aerobus, pior ainda são os videogames e refrigerantes descritos em Violetas na janela 😂😂😂.
Nas proprias obras de Kardec afirmam que existem sim, o problema é de interpretação, basta um estudo serio e atento sem os conteudos partidarios ideologicos vamos enxergar. Há depoimentos no Livro O Ceu e o Inferno que entidades descrevem esses lugares.
Resumindo como Jesus Cristo já avisou: tudo será feito conforme sua vontade. Tudo é energia. Tudo é conforme você acredita. A física quântica já comprovou: tudo é energia.
Se vamos para onde queremos ir depois da desencarnação, onde fica Deus nessa história? Onde fica a Justiça divina que serve para todo o universo? Os injustos, os cruéis, os suicidas etc ficam impunes já que podem escolher? E eles vão reencarnar com a mesma índole, o mesmo caráter? Onde fica "O Consolador" (espíritas entenderão isso), inclusive citado por Jesus na Bíblia? Chico Xavier inventou tudo? Com qual propósito? Quais suas fontes para fazer essas afirmações que contradizem, que derrubam toda a literatura espírita? Cite as fontes, por favor, para eu estudá-las. Você poderia nos dizer o que pensa da história de Publius Lentulus? Agradeço desde já. Paz e bem a todos nós! Sugestão: quem deseja saber mais sobre Espiritismo para tirar suas próprias conclusões, além de acompanhar nossa irmã Suzana, também pode acessar no RUclips palestras e lives de Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida, Jorge Elarrat, Divaldo Franco, Maíra Rocha, Mayse Braga e outros que, há décadas, estão na doutrina, inclusive com trabalhos importantes de amor e caridade juntos às comunidades.
Nós vamos para onde temos condições de ir. Cada um de nós irá ter a sua experiência pessoal, que está relacionada com as nossas capacidades e limitações. Podemos ter dois espíritos lado a lado e um pode ter a experiência positiva e o outra a negativa. Essa imagem de Deus punitivo não cabe mais.
Suzana, Deus realmente não nos pune. Ele nos encaminha, nos orienta. Seria uma incroguência, um disparate porque Deus é amor. Posso fazer uma longa dissertação sobre isso, dando referências bibliográficas, o que você não respondeu. Com que base você faz essas afirmações? Gostaria muito de saber e você pode se alongar para explicar bem explicadinho - eu realmente gostaria de ler sobre isso - porque essa sua tese vai totalmente de encontro ao Espiritismo. É negacionismo puro, minha irmã. É como rasgar tudo o que aprendemos até agora. É rasgar toda a obra espírita, você não percebe isso? Essa tese é bem confortável para quem é corrupto, por exemplo. "Vou continuar roubando porque Deus não vai me punir e vou para onde eu quiser depois de morrer". É cômodo, não é? O mesmo vai dizer um estuprador, uma pessoa lasciva, um suicida etc etc. E aí volto a perguntar: onde entra a Justiça divina? Nós, espíritas, respeitamos todas as crenças e aprendemos com elas. Portanto, respeito a sua tese, mas preciso das referências, da bibliografia para considerá-la Espírita. Do contrário, é uma tese espiritualista e não espírita. E aí nem vou discutir, mas respeitá-la. Paz e bem!
A narração de André Luis é uma criação mental dele próprio. Toda a experiência que ele narra é dele, da vivência dele... trabalhei 20 anos em sala de atendimento espiritual e todos os espíritos tinham uma descrição pessoal para o que estavam "vivendo". A minha interpretação não é imposição de nada.
Desculpe-me, mas existem regras em toda a criação divina, a disciplina é o principal quesito para evoluírmos e se não existem comandos na espiritualidade com certeza Deus não está ali, ao menos em sua interpretação do processo reencarnatório, por exemplo. Se lá, ficamos todos sem nos agrupar, ficamos soltos em todos os cantos, sem nenhuma distinção entre bons e maus (graus evolutivos, sem direcionamento (mentores) e quanto às encarnações compulsórias, no caso de espíritos rebeldes? Não existem? A julgar pela ordem da criação divina na Terra (os animais se agregam em habitats próprios; a fotossíntese até a germinação e a florada; as diferentes espécies animais e seus hábitos, etc.) em tudo existe disciplina e regramento, não é aleatório nem aqui e muito menos na espiritualidade.
Em todas as religiões tem discordâncias, mas ninguém sabe a vdd. É praticamente unanimidade entre os espíritas a existência do umbral e de colônias espirituais.
@@SuzanaLeao não sei se vc conhece hélio coute ele ensina física quântica em suas palestras ele cita umbral...como descausificar a ideia de céu inferno umbral se não á uma tese q sustenta essas informações!?
Sobre as colônias espirituais e Umbral, concordando com a Sra, estaremos discordando de Chico Xavier e dos diversos espíritos que ao longo dos anos trouxeram mensagens, para nós encarnados da existência desses lugares, que são criados pelas mentes dos espíritos que lá habitam. Respeito a sua opinião, mas é apenas uma opinião que diverge dos espíritos que acho não sejam mentirosos. Se formos desconfiar de todos espíritos, temos que pôr em xeque os espíritos que auxiliaram Alam Kardec na codificação, porque acreditar nesses espíritos e não acreditar naqueles que falam das colônias espirituais e do Umbral?
Como entao aceitar todas os conceitos da medicina adiantados pelo Andre Luiz muito antes de serem comprovadas pela ciencia? Se ele inventou " Nosso Lar" , como aceitar tantas verdades vindas dele?
Os conceitos trazidos por André Luiz já existiam na época, eram estudados na Europa e acessiveis. A mediunidade de Chico Xavier era abrangente e somada ao estudo sistemático dos mais diversos assuntos da época, possibilitou que tais conceitos fossem psicografados. Porém, eles já existiam.
Respeito o seu trabalho, mas discordo totalmente. Basta dar uma lida na obra kardequiana e na Revista Espírita lançada por Kardec que veremos vários casos de cidades espirituais. Inclusive uma ótima entrevista de Kardec com o espírito de Mozart.
Bem-vindo! 🌺✨️ Dá uma olhada nesse texto, vale a pena: ide-jf.medium.com/n%C3%A3o-h%C3%A1-col%C3%B4nias-espirituais-segundo-a-codifica%C3%A7%C3%A3o-252818aa1824
A senhora não acredita nas obras psicografadas por Chico Xavier? Gostaria de saber da senhora, se possível, como então nasceram as cidades, construções, viadutos e tudo o que existe no mundo físico se fomos criados simples e ignorantes? E se não há na espiritualidade colônias e/ou cidades, de onde vêm tais conhecimentos para concretizá-los aqui na Terra? Se ficarmos só com as obras de Kardec, não ficaremos bitolados? À medida que o tempo passa, mais somos presenteados com novas oportunidades de aprendizado, advindas do além. Tudo evolui, nada é estático, Kardec codificou apenas o que os espíritos puderam lhe passar naquela época, pois cada coisa a seu tempo. Daria para explicar sobre planetas na Era das Cavernas? Com certeza não! Assim, só recebemos boas novas, à medida em que estamos preparados para recebê-las.
A civilização humana já tem 5 milhões de anos. Já floresceram diversas culturas e povos com conhecimentos em várias áreas. A civilização moderna domina tecnologias e assim é o progresso. guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem/primeiras-civilizacoes-pre-historia-mesopotamia-e-egito#:~:text=Em%20cerca%20de%205%20milh%C3%B5es,natureza%20e%20inventou%20a%20civiliza%C3%A7%C3%A3o
Eu sei que já existiram várias civilizações, mas de onde vieram os primeiros conhecimentos para toda essa criação? Assim como a bíblia não é um livro exato, pois sua interpretação muda com a época em que é estudada de acordo com a evolução do povo, as obras de Kardec também sofrem diferentes interpretações ao longo do tempo, e mais informações nos chegam do espaço, visto que os "segredos" divinos não nos são de todo revelados e dependem de nosso aprimoramento moral, o saber sobre eles.
Então, a vida na Terra não é uma cópia imperfeita da vida no mundo espiritual como supõe a literatura espirita? E aquela história de um livro de André Luis , não sei exatamente qual deles mas fala que existe um trabalho de formação dos corpos reencarnantes que seria de acordo com os tipos de provas que o espírito vai enfrentar e do qual o espírito participa? Não deve haver uma organização social na espiritualidade, como em nosso lar, por exemplo? Apesar de que aquela hierarquia toda e a questão da comida me causa estranheza. No entanto eu creio que deva existir vida social de alguma forma. A comida na minha mente poderia ser uma troca energia,, talvez. Se bem que tbm acho esquisito a dependência em que os espíritos vivem sempre em função dos outros, como no mundo físico. As vezes eu penso que os sonhos nos levam a ambientes onde estaremos após o desencarne. É eu sonho muito andando pelas praias, pelas ruas. Isso me causa sensação de solidão mas não de medo ou desconforto. Raras vezes me vejo em uma casa ou ambiente fechado ou encontro pessoas conhecidas ou familiares. Será tudo fruto da imaginação? Porque tbm ocorrem cenas que me levam a pensar que foram vivências de outras encarnações . Como eu nasci em família espirita e já participei do movimento, vão sempre me criticar porque eu ainda tenho dúvida se a vida continua mesmo como sugere o espiritismo..❤
Quer dizer que toda a obra de Andre Luiz!!!!!!!! De Emanuel! De Rocheater!!! Yvone Lara! Afinal, tudo segundo a senhora é mentira!!!! Quem está certa é a senhora então!!!!!???? Como podes afirmar isto????? Só pode ser mal intencionada!!!
Esse texto vale a pena ser lido!
ide-jf.medium.com/n%C3%A3o-h%C3%A1-col%C3%B4nias-espirituais-segundo-a-codifica%C3%A7%C3%A3o-252818aa1824
Oi @SuzanaLeão
Estou lendo o texto. Estou certo que reelerei outras vezes.
Estou estudando sobre espiritismo.
Como parte do estudo, estou lendo o livro dos espíritos.
No texto, logo na parte inicial, onde cita as questôes 234 a 236a, o autor escreve: "basta ler e se verificará que os mundos transitórios se referem a planetas não habitados por vida biológica."
Veja, "planetas não habitados por vida biológica" De onde ele tirou isto??? Porque lá, das questões 234 à 236e, não foi.
Planetas em formação e planetas não habitados por vida biológica são dois conceitos diferentes.
São dois estágios distintos de um planeta.
É uma afirmação equivocada.
Também concebo que possa ser um erro de expressão, mas seria importante o autor corrigir pois desta forma como está escrito pode levar a entendimentos distintos, errados.
Como estudante, isto confunde muito.
Claro, como escrevi inicialmente, irei reeler outras vezes.
Salvei este vídeo em uma pasta que criei para estudo. Este e outros vídeos teus.
Bem, um abraço de luz!
Muy interesante! Muchas gracias por este material. 👌
@@claudioluizrodrigues1088 🌺✨️
@@espejocosmico2024 ✨️🌺
Suzana você traz a público assunto que me incomodava e tenho insistido na revogação, precisamos nos libertar do medo e da necessidade do castigo. Obrigada.
Bem-vinda!🌺
ola irmã muito bem abordado esse tema, eu recentemente estava estudando o livro o céu e o inferno ,vi no capitulo terceiro o céu apontei em um parágrafo, o que está la, vou falar só do mundo espiritual que diz assim : o mundo espiritual esta em toda parte em redor de nós como no espaço infinito sem limite algum designado. mostrei ao dirigente do estudo ele sabia mas ficou preocupado por causa do nosso lar acabei de mostrar e vi que ninguem entendeu porque estão preso no nosso lar esse trecho está no item 5 no parágrafo segundo. o que é triste é que muitos estão com as cabaça cheio de fantazia presas no mundo do nosso lar. Muito bom mesmo obrigado agora sei que não estou vendo isso sozinho tem mais gente vendo o que eu estou vendo graças a Deus.
Bem-vindo, Celso! 🌺
Eu discordei da palestra, porém não da visão do Nosso Lar ou de colônias especializadas (que nada mais são do que uma forma romantizada de dizer que existem lugares bons no mundo espiritual). Ocorre que, existem lugares para onde vamos e, não, lugares onde nossa consciência nos coloca. Se assim fosse, não haveriam espíritos sofredores se manisfestando nas reuniões mediúnicas. Se sofrem é porque não conseguiram se desvencilhar da matéria ou foram parar em zonas espirituais negativas e foram tiradas de lá para se comunicarem nas reuniões. Divirjo da Suzana quando ela afirma que não existem lugares e vamos para onde queremos, ao mesmo tempo que ela coloca que espíritos sofredores (existem outras categorias que são trazidas às reuniões), vem nas reuniões em busca de respostas (nem sempre eles vem de boa vontade. Vem porque são trazidos). De onde eles vem? alguns da terra mesmo e outros de lugares mais sombrios.
O livro céu e inferno deixa claro que há as crenças e há o ensinamento dos espíritos e são enfáticos ao afirmar que: (Kardec, Alan - o céu e o inferno. 2019, 4ª ed, tradução editora EME, pg 190), "Cap IV -Espíritos sofredores - O castigo." "Os espíritos maus, egoístas e duros são tomados, logo após a morte, por uma dúvida cruel quanto á sua destinação presente e futura. Olham ao redor e não veem, de inicio, ninguém que possa ser objeto de sua maldade. (...). (...), pois o isolamento e a inércia são insuportáveis ao maus espíritos. Não erguem o olhar para as moradas dos espíritos puros". Observe a contradição da palestrante quando está afirma que não há lugares específicos para onde se ir. Pode ser que o espírito, como citado na obra descrita, fique na terra perseguindo seus ideais (bons ou maus), porém, não é uma condição infinita. Uma hora ou outra terá que sair daqui e ir para lugares (então existe um lugar), onde dará continuidade a sua evolução.
Só agora encontrei essa espírita na Internet. Os poucos vídeos que vi, ajudaram-me a me manter afastada de várias crenças espíritas difundidas nos romances psicografados por inúmeros médiuns. Sempre observei neles uma interação entre outros livros, principalmente, os psicografados por médiuns famosos do movimento espírita brasileiro.
ESSA MULHER ESTA POR FORA. A VÁRIOS RELATOS DE MÉDIUNS QUE EM PROJEÇÃO OU DESDOBRAMEMTO VISITAM COLÔNIAS. A OPINIÃO DESSA SENHORA E BASEADA NUMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA E NOS SEUS PRÓPRIOS CHUTOMETROS.
Li o Nosso Lar e tive muitos questionamentos: espíritos presos em um lugar geografico, bônus-hora, fábricas, computadores para receber mensagens, aerobus, coisas que não entram em concordância com a condição que os espiritos chegam nas reuniões mediunicas.
Exatamente! Trabalho em reunião mediúnica desde a década de 80 e nunca ouvi nenhuma comunicação falando dessas coisas. Prefiro pensar que o espírito narrou a sua experiência pessoal naquele livro. Cada espírito pode idealizar e criar o que quiser.
ruclips.net/video/O9Y1mBhTY3A/видео.htmlsi=ufC3UwxPiPOrk0g0
Bônus horas kkkkk. Eu lembro disso quando eu fazia parte do vale do amanhecer
O que você explicou deixa muita esperança,sem fantasias.Gostei e senti muito alívio.
Bem-vind@! 🌺
Parabéns Suzana pelo trabalho. É muito importante nós que estudamos o espiritismo desmistificar certas idéias trazidas em outras obras que distorcem a codificação espírita. Se as obras de Allan Kardec fossem estudadas e levadas a sério por médiuns e dirigentes espíritas, essas dúvidas não ocorreriam.
Algumas pessoas se fascinam com informações informações dadas por um único espírito e acabam caindo em erros doutrinários como kardec explica em O Livro Dos médiuns.
Bem-vind@! 🌺
Quando eu tinha 8 anos um vizinho que já era um senhor, porém era muito meu amigo, desencarnou e alguns dias depois sonhei com ele, possivelmente um desdobramento. Lembro de ir na cidade onde ele estava morando. Caminhamos conversando pela cidade e ele me disse que estava estudando e trabalhando. Acho válido problematizar as colônias, mas segundo minha experiência e muitas experiências de quase morte, existem sim agrupamentos de almas, vivendo e convivendo em algum tipo de sociedade.
Excelente explicação! Estou adorando o canal!
❤️✨️
Boa noite Suzana, boa noite a todos !
Bem-vinda!🌺
Qué interesante! Qué maravillosa libertad de pensamiento! He quedado muy sorprendida y con reflexiones y preguntas maravillosas que exploraré durante un buen tiempo.😊. Lo que dices acerca del tratamiento para"desilusionar" espiritus desencarnados que sufren victima de sus erradas creencias... creo que se aplica muy bien a muchos encarnados. Ésa ha sido también una valiosa reflexión. Me encanta vuestra libertad para pensar! Muchas gracias. 🎉
Muchas Gracias! ❤️✨️🌷
Suzana! Que alegria encontrá-la! E que ALÍVIO! Há anos me interesso pelo Espiritismo porque sei da reencarnação. Mas nunca me tornei espírita por não poder aceitar os dogmas nem as ideias do umbral e das "colônias". Agora você desmistificou essas pregações! Que bom! PARABÉNS e OBRIGADA pela palestra tão esclarecedora. E POR SER PROGRESSISTA!!! 👏👏👏
😘🌺
carmem me identifiquei totalmente com seu pensamento.
Carmem me identifiquei totalmente com seu pensamento
@@SilviaCavallari59 Que alegria, Sílvia! Assim sabemos que não estamos sós!!! Beijo!
Parabéns Suzana pela coragem de revelar a inteligente visão atual sobre a espiritualidade. A realidade precisa estar mais próxima pois o tempo urge. Um grande abraço fraternal e amoroso.
Bem-vinda!🌺
"... onde queiram, quando queiram, quando são perfeitos ."
🌺✨️
Maravilha Suzana, esclarecendo muitas dúvidas.
🌺✨️❤️
Excelente live. O problema das colônias e dos umbrais e abismos é a materialização das penas e gozos eternos tanto refutado por Kardec no livro o Céu e o Inferno. Este livro , desconhecido pelo meio espirita, traz na primeira parte uma explicação clara e sem margem a interpretações equivocadas que não existem lugares circunscritos no mundo espiritual. Outro grande problema desse conceito é a distorção dos princípios do espiritismo e do total desacordo com os quesitos 254 e 257 do Livro dos Espíritos, pois ao não ter orgãos as sensações e percepções dos Espíritos NÂO são materiais como dito nos livros mediúnicos. Além de trazer uma hierarquia com departamentos , fábricas de sucos e o bonus horas eles contorcem os conceitos Espíritas que ensinam que Deus não castiga e nem recompensa . Devemos ficar atentos também a relatos dos médiuns que falam em viagens astrais. Kardec ao evocar Swedenborg na R.E de novembro de 1859 nos alerta sobre o quanto as visões os extáticos são erradas, pois os médiuns voltam e interpretam o que viram segundo as suas crenças que tem na Terra. O problema da "adoração" a Espíritos e médiuns no Brasil causa esse grande erro doutrinário que nada mais é do que uma mistificação coletiva e a única forma de nos defendermos desse mal é estudando as obras de Allan Kardec.
Bem-vindo!🌺
Quem dúvida das obras de André Luiz, ao desencarnar irá tirar a prova. Chico Xavier duvidou, e André Luiz o levou lá para Chico ver com os próprios olhos.
Uma mente atormentada não vai ver uma colônia espiritual organizada.
André não diz que existe condenação eterna.
André Luiz não diz que o Umbral é um lugar físico.
É preciso Ler e Entender.
Chico Xavier foi em desdobramento espiritual à Colônia Espiritual Nosso Lar e ao Umbral.
Os Espíritos disseram a Kardec que não existem lugares absolutos noundo após a morte.
Realmente não são lugares absolutos, mas são lugares relativos às condições psíquicas e espirituais do Ser.
Me lembrei daquele trecho do Nosso Lar que cita a pessoa que via figuras horríveis e, na verdade, ela era muito apegada ao corpo e estava apenas vendo o corpo material dela se decompondo. Sua fala faz todo sentido pra mim lembrando dessa passagem, mostrando que a gente é o nosso interior. Seus vídeos são ótimos e só contribuem, a cada dia, pra eu ter uma visão melhor do que é a filosofia espírita. Muito obrigado!
❤️✨️🌺
Muito bom, Suzana. Me sinto acolhida pelos seus vídeos e percepções, sempre tive muita dificuldade para entrar na magia de historias sobre paraíso e inferno. Ouvir vc falando assim, nao me sinto tão deslocada.😊
Bem-vinda!🌺
Andei assistindo a uns vídeos muito bem feitos, que mostram diferentes espaços do umbral. O nome do canal é "O portal". São tão bem feitos que, depois de anos, voltei a me preocupar prá onde eu iria depois de desencarnar. Hoje de manhã me deparei com esse vídeo aqui e foi um alívio. Muito obrigado pelo canal e pelos seus ensinamentos.
Vídeos super bem produzidos tem muito dinheiro envolvido. Pregar a culpa, o medo e o Umbral ou Inferno é muito lucrativo.
Bem-vind@! ❤️✨️
Mais uma vez obrigado, achei que era uma voz solitária, mas tenho você e outros que penszm como eu
🌺✨️
suzana fico contente porque penso muito semelhante a ti
Bem-vinda!🌺
O nome é Fatos surpreendentes no Espiritualismo Moderno, de Napoleon Wolfe de 1874.
Minha senhora, não fale essas coisas. Eu mesma, fui em desdobramento em uma colônia espiritual e lá foi me dito, que um amigo e disseram o nome, que estava para chegar ali dentro de algumas horas. Quando acordei e procurei a família, já estava acontecendo o velório. Meu consolo é que transmiti a família o local que vi. Era indescritível, cheio das flores copo-de-leite, de todos os tamanhos. Eu nem sabia que ele estava doente.
A tua experiência espiritual foi tua, pessoal... Cada um de nós terá a sua própria experiência. Ficar sonhando com uma determinada colônia só traz frustração.
senhora, os umbrais existiam, foram retirados recentemente e todos os espíritos estão em meio aos encarnados na terceira dimensão, hoje o ponto mais baixo é a terceira dimensão, é por isso que em todos os videos e áudios gravados estão surgindo imagens e vozes dos espíritos. quanto as colonias existem e na data atual há varias cidades espirituais ao nível do mar para receber os espíritos que estavam nos umbrais inferiores. e só para constar não foram os espíritos que me disseram eu consigo ver e posso garantir que é real.
Pois eu também trabalho com espíritos há muito tempo e posso dizer que é mistificação.
Acho feio esse posicionamento radical e progressista.
Se foi falado q cada um está onde quer , então os dois tem razão pq não?
Vc está solta no mundo e Menteirradiante está onde deseja TB.
Não precisa haver discórdia nem vc querer que só a sua percepção seja a correta
Umbral e colônias não existem no espíritismo. Parabéns Suzana pelo trabalho em desmistificar o espiritismo.
@@user-bv6hz9yg7f boa noite eu trabalho com os espíritos dentro do umbra,l vejo fumaça negra no mundo todo, todas as pessoas exalam essa fumaça e vc acha que o umbral não existe, o umbral está agora na terra, foi tirado o nivel 1 e 2 e todos os espíritos foram colocados na terceira dimensão, há varias cidades espirituais ao nível do mar, eu consigo enxergar e estou ajudando como posso. é por isso que todos os vídeos e áudios na internet tem vozes espirituais, todos estamos convivendo lado a lado com o umbral. o espiritismo está cristalizado no passado, nem o kardek voltando como o chico xavier deu jeito mas quem sabe agora que ele reencarnou no brasil novamente as coisas melhorem.
Professora, os espíritos disseram a Kardec que não estamos circunscritos a nenhum espaço, mas não seria mais natural aos espíritos viverem de forma gregária, considerando que é próprio do homem a sociabilidade? E, admitindo essa sociabilidade, não agiria sobre esses espíritos a lei da atração magnética, ou seja, os afins tenderiam a se procurarem? Ja agradeço a atenção.
Sim, os espíritos se atraem por afinidades, mas espaços geográficos definidos não existem na espiritualidade. Os espíritos podem estar onde quiserem estar… a grande maioria permanece entre nós.
Acho a senhora muito corajosa, parabéns
🌺✨️
Ótima argumentação.obrigada!
✨️🌺
Como ficam os casos de EQM e de saída do corpo em que a pessoa não só diz ir para locais específicos como é recebida por seres que a fazem voltar?
Cada experiência é única de cada indivíduo. Os seres são os espíritos… tem pessoas que dizem se enxergar numa estrada, num bosque, em casa etc. São experiências pessoais.
Inclusive a senhora afirmando que toda a obra de Chico Xavier é mentira!@@SuzanaLeao
Sempre gostei das suas palavras, mas dessa vez discordo totalmente. Dá a impressão q quando alguém morre, seu espírito fica voando pelo espaço, feliz ou infeliz. Desde 1874, nos EUA, um livro descrevia casas, jardins, móveis. Falo do LIVRARIA SURPREENDENTES NO ESPIRITUALISMO MODERNO de Napoleon Wilde, outro livro da senhora Holp Hunter, da primeira guerra, descreve casa, onde um jovem morto foi recebido pelo pai, outro livro,A Vida Além do Véu do reverendo Vale Owen,descreve minuciosamente as casas e o ambiente espirituais, e ele era anglicano. Não é ficção e romance! Chico Xavier já falava q o mundo é envolto por dimensões, Kardec fala isso. As Dimensões , com suas vibrações, recebem espíritos compatíveis com elas! Isso é até admitido por físicos . Dessa vez, vc, se enganou.
Não fica vagando… fica na espiritualidade, que é totalmente diferente do mundo material.
Fiz esse outro vídeo pra complementar. Nada em Espiritismo é questão pronta e acabada. Ainda estamos estudando e precisamos aceitar que não sabemos tudo. ruclips.net/video/BEVTROfcoWY/видео.html
Sim, nao podemos esquecer que nos reunimos ou agregamos por afinidades, formamos egregoras. CADA UM NO SEU QUADRADO. KARDEC ADMITIU que toda a vez que a ciencia constatar uma realidade esclarecendo melhor o que escreveu, recomendou que seguissemos a ciencia. Tudo sem obscuridade. Portanto, devemos nos acautelar para seguir a ciencia que adota um metodo acessivel a todos.
Leia na obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec, capítulo 3 item 2, última linha.
Eu já li e acho que é bem como eu falei. A espiritualidade não é circunscrita, não é concreta. As experiência espirituais são diversas e cada espírito teraa sua. Os espiritos podem se reunir por afinidades, mas não será num mundo concreto.
Quereis saber sob a influência de que Espíritos estão as diversas seitas que entre si fizeram partilha do mundo? Julgai-o pelas suas obras e pelos seus princípios. Jamais os bons Espíritos foram os instigadores do mal; jamais aconselharam ou legitimaram o assassínio e a violência; "jamais estimularam os ódios dos partidos", nem a sede das riquezas e das honras, nem a avidez dos bens da Terra. Os que são bons, humanitários e benevolentes para com todos, esses os seus prediletos e prediletos de Jesus, porque seguem a estrada que este lhes indicou para chegarem até Ele.” Santo Agostinho
Último parágrafo da última página de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, editora FEB.
"jamais estimularam os ódios dos partidos" - grifo nosso. Entenda-se partido como qualquer agremiação, social, política ou religiosa.
A aqueles que equivocadamente acham que discordar das ideias de André Luiz e Emmanuel é um desrespeito ao Chico, entendam que não se discute a bondade e o caráter do médium mas sim dos Espíritos, Chico e FEB não questionavam e não analisavam as informações por eles dadas assim como recomendado por Kardec em sua obra, não havia controle, se aceitava e pronto e são muitas as divergências doutrinárias, em meio a muitas coisas maravilhosas colocavam sua ideias PESSOAIS, as pessoas idolatram o Chico e isso é compreensível mas aceitar tudo sem questionar o que os espíritos ditavam é que mora o perigo, leiam o Controle Universal dos Ensinamentos dos Espíritos logo no item II do Evangelho Segundo o Espiritismo
Exatamente isso! 👍🌺✨️
Tais afirmações contra as revelações do Espírito André Luiz, não passa de um negacionismo.
Chico Xavier duvidou, e André Luiz o levou em desdobramento até a Colônia. Nosso lar. Emmanuel levou Chico Xavier até o Umbral.
Concordo plenamente com você!
🌺✨️
Obrigada por essa fala tão libertadora. Sempre fiquei incomodada com essa história de Umbral que se vê nos filmes, imagens aterradoras, sofrimento. Gratidao❤
❤️
Parabéns pela postagem extremamente corajosa, por desafiar praticamente tudo que foi feito no espiritismo brasileiro, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Sua coragem é ainda maior do que aquela de Ary Lex, que escreveu Pureza Doutrinária, para combater a infiltração do misticismo no espiritismo.
Bem-vindo! 🌺✨️
Boa noite!
Discordo em parte.
Tem um espaço sim, comum a todos, eu ví em sonho.
Mas cidade como nós conhecemos, eu concordo com você!
Em relação ao filme, pior é aquela parte da familia que tem casa, piano,etc... que a gente tem de merecer ficar na casa deles.
Eu ia preferir dormir no banco da praça!😅😅😅
Pois é! 😊😘🌺
Suzana,bom dia.
Está questão, LE, 1012,pode agregar tbm a todos os casos dos espíritos do Livro O Céu e o Inferno 😉. Não lembro de nenhum comentário dos espíritos de lugar circunscrito como as colônias.
Concordo com sua explicação.😘☺️
Bem-vindo! 🌺
Oi Suzana, bom dia. Vc já leu o livro "A vida no outro mundo" do Cairbar Shutel? Foi lançado anos antes de Nosso lar, e ao meu ver apresenta uma visão menos fantasiosa.
Se for possível, gostaria que fizesse uma análise desse livro.
Não li esse livro. 🌺
oi Suzana, eu entendo perfeitamente seu ponto de vista e vou explicar da maneira que entendo essa questão. Assim como qdo estamos em zonas umbralinas, zonas profundas, que nada mais são do que o estado vibracional que o espírito está, colocando-o na mesma faixa de vibração que outras pessoas estão, ou seja, num local que a mente das pessoas produzem.
Da mesma forma enxergo locais mais etéreos como as colônias espirituais. São projeções mentais dos espíritos, que vibram na mesma forma. Assim como seres mais evoluídos em esferas mais superiores.
A questão do Nosso Lar é entendida erroneamente como um local físico que automaticamente as pessoas irão pra lá. Mas se não forem conzidentes vibracionalmente, não o vão. No fim a mente e as ações em vida, por conseguinte as de outras existências, determinarão o que esssa pessoa enxergará, seja uma colônia, seja uma zona inferior, seja planos mais altos.
Bem-vind@!🌺
Quantas versões...
Cada um de nós terá a sua própria experiência e ela é única. 🌺✨️
Obrigado pela explicação.
🌺
Susana, infelizmente as zonas pesadas NÃO são "ficção". Se faz projeção astral poderá ver com os seus olhos.
Relatos de EQMs tb confirmam a existência tanto das zonas de baixa vibração qto as zonas mais elevadas. Médiuns q trabalham com apometria e resgates de espíritos tb podem confirmar.
Não é porque algo nos faz desconfortável que ele não exista. É isso.
Cada espírito vai ver do seu jeito. Já participei durante muitos anos de sessões de Apometria e cada espírito narrava uma experiência particular . Nossa mente cria o que nos convém e o que temos condições de compreender. Nunca ouvi nenhum relato sobre cidades espirituais. O Umbral está dentro de nós… é a materialização (formas pensamento) das nossas culpas e ressentimentos. Precisamos entender que cada um de nós terá uma experiência pessoal.
tem este tb: ruclips.net/video/8hfzP82yOu4/видео.html
@@SuzanaLeao então o que existe afinal? O vácuo?
@@Mariamacrameiaarte existe o mundo espiritual que não tem nada a ver com o mundo material. Cada espírito terá a sua própria experiência, pois no mundo espiritual os espíritos podem criar as suas experiências de acordo com a sua bagagem de conhecimento e de moral. O que vemos são as descrições em romances de experiências pessoais de esperíritos e isso não significa que todos nós teremos a mesma experiência.
Cada um de nós verá o que conseguir criar ou o que quiser criar.
@@SuzanaLeao entendi. No caso então todos aqueles livros de Chico Xavier e de Luiz Sérgio, nos quais eles narram a respeito das colônias são criações dos espíritos que se fizeram presentes para que o Chico psicografasse? Então e possível que um grande número desses espíritos possam vibram em uma.mesma faixa de criação? Ou seja, eles podem estar mentalmente interligados ou e mera coincidência?
E a lei de Ação e Reação ?
Existe, é uma consequência dos nossos atos. O punitivismo que foi associado à ela é uma coisa que não está correta. Nossas más ações podem ser resgatadas com boas ações. ✨️🌺
Te admiro muito. Apesar de ter colocado interrogações em minha mente, não consigo acreditar que o Nosso Lar é uma obra de ficção.
É um livro que narra a experiência de um espírito. Cada um de nós terá a sua própria experiência. Digo que é ficção, pois tenta passar a ideia de que todos os espíritos desencarnados poderão ter essa experiência. Não é assim...
@@SuzanaLeao Preciso estudar mais
Eu também preciso estudar mais.
@mariadasgracaspeixoto2167 💐
Olá Suzana, concordo com algumas coisas que você diz, porém, se não ter algumas regras no plano espiritual, não teríamos o porquê de voltarmos ao corpo físico, já que estaremos onde nossa consciência nos colocar. Se não existe delimitações, porque você diz que, nos trabalhos espiritas que você presencia, os espíritos chegam desesperados sem saber onde estão e os benfeitores os levam. Levam para onde? Deixam no éter? No universo? Então existem lugares. Além disso, se não há direção no mundo espiritual, como os espíritos evoluiriam? Se nos pautarmos por essa lógica, uma pessoa extremamente má enquanto encarnada, ao desencarnar bastaria desejar um estado de felicidade, sem os crimes cometidos e tudo bem. Não haveria o retorno das ações e quando quiserem alterar o seu estado mental (enquanto espirito), bastaria encarnar novamente, quando quisesse e aleatoriamente, na mãe/pai que estivesse disponível (ou não). Então as coisas não são tão simples como você coloca. Sim, a nossa consciência nos coloca em diversos estados (assim o é enquanto encarnados também), mas afirmar que, ao deixarmos o plano material estamos livres para fazermos o que queremos, onde e com quem decidirmos é diminuir, no minimo, a lei da causa e do efeito. Se essa existe, significa que há uma regra no universo e esta está em algum lugar sendo administrada por alguém ou alguma coisa superior a nós. Pode ser que os romances espiritas romantizem estes lugares dizendo que existem colônias, lugares bons e ruins, porém, tem-se que partir do principio de que o universo (mundo espiritual), não está ao léu.
Sou contrária à afirmativas do que é ou não é o mundo pós materia. O livro céu e inferno (Kardec), mostra por meio dos experimentos cientificos de Kardec que não é bem assim como você coloca. Talvez para explicar para os leigos, seja um bom começo, mas estudar as obras básicas (trabalho magnificamente cientifico realizado por Kardec), pilares do espiritismo, é aprofundar esse conceito que você coloca. E, sim, jamais eu desejaria ir para o "nosso lar" porque estou farta da teoria da "mais valia", rsrs.
Farei outro vídeo pra tentar responder os comentários. 😊🌺
Eleni, suas dúvidas são as minhas também. Os questionamentos que me fiz foram exatamente esses. Que bom que a Suzana irá aprofundar esse tema. No momento estou bem confusa. Enfim, sigamos estudando e trocando uns com os outros. Agradeço sua colocação tão pertinente. Abraços.
@@cristinamourabastos2809 receio quando vejo afirmativas exatas acerca do espiritismo (ou exatidões partindo da minha opinião, do meu achismo). Apesar de me pautar nas obras básicas de Kardec, mesmo nelas encontrei contradições (justificáveis à epoca), mas uma coisa do legado desse cientista é: questionar, debater e argumentar não uma, mas dez vezes se necessário. Abcs
Eleni, concordo plenamente com tudo que você disse e, digo mais; essa exposição da Suzana me parece um pouco baseada no pensamento budista.
Faltou ela dizer pra onde irão os espíritos que chegarem ao ápice da evolução. Com certeza não será em nosso mundinho ou qualquer outro mundo MATERIAL; mesmo que seja bem mais desenvolvido que o nosso.
Colônia espiritual é simplesmente uma outra dimensão que faz um enclave com um mundo material. Por isso é que as diferenças chegam a ser sutis, causando perplexidades nos espíritos desencarnados, levando os a imaginarem que estão num mundo material, no caso é óbvio, de estarem ainda atrasados na escalada evolutiva.
@@brunodantes.m.t.1968 sim, concordo com você. Sabemos, por Kardec, que muitos espíritos se acham vivos depois do desencarne. Ocorre que, eu tenho um receio de quando espíritas afirmam um ou outro conceito. Conforme os espíritos mesmo, nos afirmam, estamos muito longe de compreender todos os desígnios do mundo, tanto material, quanto espiritual.
Não faz sentido não ter para onde ir. Esse é um conceito do Positivismo (movimento preconizado por Augusto Conte - o nada após a morte). Claro que a Suzana diz que há algo após a morte, mas afirma que nossa consciência nos coloca onde quisermos. Isso não é possível, senão o Hitler estaria habitando o paraíso e, segundo os espíritos, por meio do Chico, informam que ele está recluso em um lugar onde só espíritos superiores podem interagir. Abçs
No livro “O Céu e o Inferno”, de 1865, na 2ª. parte que trata de Espíritos Felizes, Kardec publica mensagem assinada pela Condessa Paula referindo-se a “moradas aéreas, vastas regiões do espaço matizadas de cores…”. Essas narrativas contradizem a afirmação dos descrentes de colônias espirituais de que o mundo espiritual é apenas moral, destinado a reflexões do espírito e preparo para novas reencarnações.
Os espaços "geográficos" na espiritualidade são projeções astrais plasmáticas (dotadas de energias vibracionais) feitas por categoria de espíritos afins que se agrupam, possuem a mesma consistência ou densidade mental dos que as plasmam (fluídica como é o espírito).
🌺✨️
Nosso espírito lembra das vidas passadas, como costumam dizer .
Na maioria das vezes não lembra. É um tipo de defesa que temos... 🌺✨️
Olá Suzana, tenho assistido e gostado muito dos seus vídeos, nesse em especial fiquei com uma dúvida: E as pessoas que esperamos rever após o desencarne? Como ficariam nossas relações pessoais? 😗😗
Nós reencontramos os nossos queridos. Cada espiritotem a sua própria experiência na espiritualidade. Os espíritos com sintonia espiritual se agrupam e têm experiências semelhantes.
Confesso minha ignorância, acreditava na existência do umbral e colônias espirituais. Agora deu um nó na minha cabeça 😅. Tenho muito ainda q estudar e aprender. Obrigada minha querida! 🌹
As experiência depous do desencarne são pessoais... cada um de nós molda a sua. ❤️✨️
Continue acreditando, pois Sra Suzana está emitindo apenas a opinião dela !
Concordo em parte, acho que não existe uma única resposta pra essa questão, nesse caso até perderia a graça, essa incerteza é a cereja do bolo kkk. Não deve haver apenas 2 modelos de estado de pós -morte, céu ou inferno, bom e ruim...existem estados de consciências e agrupamentos por "afinidades". Somos co-criadores, onde quer que estejamos... do mesmo modo que existem os negacionistas aqui tb existem do lado de lá...muitas formas de vida intraterrenas, extraterrestres e paralelas nas diversas dimensões com suas organizações sociais distintas, assim como na terra. Todos os seres possuem capacidade de organização social. Inúmeros projetores trazem informações das viagens astrais e descrevem as mais variadas formas de agrupamentos, além disso tem literaturas e a própria ciência. Em todo caso, prefiro deixar prevalecer o elemento surpresa, sem grandes expectativas nem pra mais e nem pra menos, mas que pelo menos me permitam estudar do lado de lá pra diminuir a ignorância, só assim não vou ficar do lado da gadaiada nazifascista 😅😅😅😅😅😅
🌺✨️
Ainda bem que a senhora diz que cada um descreve a aua experiência!! Está é a sua experiência!!!! Afirmo totalmente equivocada!!!!!!
Essa é a sua experiência.
Oi Suzana, os 13 livros ditados por André Luiz nos descreve a vida no mundo espiritual. Ao desconstruírmos esses conceitos (principalmente o que está em Nosso Lar) não estaríamos colocando em dúvida a veracidade da mediunidade de Chico Xavier? Sua capacidade de discernimento para não se deixar usar por um espírito que só descreveu fantasias, devaneios? Acredito sim que tudo e todos possam ser questionados, mas para isso não deveríamos ter a certeza do contraponto? E como então seguimos no mundo espiritual? Podemos estar onde quisermos, fazer o que bem entendermos, não nos responsabilizarmos por nossas ações enquanto encarnados, enfim, morremos e estamos livres e sem bagagens, sem consciência de nossas más ações e suas consequências... Como evoluímos então? Acho que essa discussão merece um embasamento bem mais alicerçado. Aguardarei com ansiedade seu novo vídeo. Obrigada, abraços.
André Luiz descreveu uma experiência pessoal. Isso é o que precisamos aceitar… cada um de nós terá a sua própria experiência e não será a mesma, pois somos seres únicos.
Mas se cada um de nós terá uma experiência pessoal esta mesma deve estar em acordo com nossas crenças terrenas do que encontraremos na vida após o desencarne. Andre Luiz não era um crédulo, um religioso fundamentalista, ele foi um médico, um homem mais materialista me parece. Acho que ele nunca imaginaria um Umbral e menos ainda uma colônia espiritual do formato que descreve.
Não tenho problemas em aceitar qualquer teoria, se existe, se não existe, enfim, só estou tentando compreender como se dá a progressão na vida espiritual.
A culpa cria muitas coisas nas nossas mentes. Vivemos séculos de imagens religiosas de céu e inferno…
@@cristinamourabastos2809 nós somos uma colcha de retalhos com fragmentos de todas as nossas encarnações. Ele pode ter sido mais materialista na sua última encarnação, mas a bagagem de lembranças tem coisas de outras vidas também. Depois do desencarne essa bagagem vai se mostrando aos poucos. Mas, cada um tem a sua própria experiência.
O que dizer dos sonhos que nem sequer pensamos no dia a dia ,mas eles acontecem a noite e até a volta no corpo carnal é sentida .
Durante o sono temos um afastamento temporário do corpo físico. As imagens dos sonhos são criações mentais. Podem ser encontros espirituais também. 🌺✨️
Se bem entendi quando desencarnamos vamos todos para o mesmo lugar? Esse lugar será de luz ou de trevas? Gostaria de obter resposta
Quando desencarnarmos vamos pra onde quisermos ir… dentro dia nosso limite evolutivo espiritual. Luz e trevas estão em nós e cada um terá a experiência que projetar.
@@SuzanaLeao E vamos encontrar quem por lá?
O que vc acha do livro: O Abismo.
Os romances são experiência pessoais. Não quer dizer que todos os espíritos passarão pelas mesmas experiência.
@@SuzanaLeao
A Sra fala dos negacionistas, mas a Sra é uma deles, desculpe !
@ricardoscridigo que é mal intencionado!cco9364
Bom dia Suzana. Então pra onde nós iremos? Ficaremos vagando? Não entendi. 🩷🥀🦋
O mundo espiritual está em toda parte. Os espíritos se encontram, e têm as suas experiências individuais. Cada um experimenta de um jeito, conforme o seu estagio, sua consciência. O que eu disse é que o que é narrado em romances é a experiência daquele espírito. A nossa certamente será diferente, pois somos seres diferentes.🌺✨️
Então, o livro de Yvonne Pereira, Memórias de um Suicida é ficcional!?
É a experiência pessoal daquele espírito.
Basiado em suas explicaçoes que pra mim sao plausiveis como a senhora define o processo de reencarnaçao? Quem define? Como é acordado, e quem acorda com quem ? Quem define como srremos e pra onde iremos? Me disculpe a ignorancia mas dentro de tudo que se ouve, faz falta reafirmar o basico que ja nao se ouve mais! Gosto muito das tuas explicaçoes e por isso a cada video teu, te faço mais e mais questionamentos! Muito obrigada e um otimo finde super gelado pra nós que somos do rio grande do sul!
Dá uma olhada: ruclips.net/video/W0Xdawp_k7c/видео.htmlsi=7ndDq6elwrK4Tfhy
Se as colônias espirituais não existem onde os espíritos são preparados para reencarnar?
Colônias não existem, mas o mundo espiritual existe. Cada um de nós tem a sua história e o seu momento reencarnatorio.
Mas se ``existem na cabeça de alguns espíritos ``, então podem existir nas regiões espirituais. Porque o espírito, ainda mais quando coletivamente, poderia, sim, plasmar estas regiões, e até na linha de Platão, que afirmava ser o mundo visível uma cópia do invisível, e Hermes de que o que está embaixo (Terra) é como o que está em cima, seria possível, sim, a existência destas regiões específicas na Espiritualidade.
Sim, podem plasmar. O fato é que se outro espírito que não participou dessa criação talvez não a perceba. Então pra ele ela não existirá. Cada espírito terá a sua experiência pessoal ou coletiva. É intransferivel...
Bom dia Suzana ,gostei da sua explanação, mas gostaria de saber como ficam os espíritos suicida, ou que desencarnam de repente em desastres,.... se não tem um hospital para ser tratados e aconselhados esiritualmente e mentalmente.Devem desencarnar confusos e precisando de uma reorientação.
Mas neste caso os 13 livros psicografados por Chico Xavier nos contando sobre a vida no mundo espiritual é apenas uma fantasia? E toda a organização descrita em Nosso Lar seria uma alucinação? Agradeço desde já. Abraços.
São as experiência do espírito que narrou. Seria muito estranho que somente uns poucos espíritos tivessem acesso a esses lugares, caso eles existissem. Trabalhei em trabalhos mediúnicos durante anos e nunca vi nenhuma narrativa semelhante. Casa um idealiza do seu jeito.
Por favor Suzana, caso vc tenha acesso a alguma literatura espírita atual que aborde esse tema nos informe. Obrigada. ❤
@@SuzanaLeao Professora, esses espiritos que a senhora ajuda nesses trabalhos mediúnicos não estariam ainda obnubilados pela materia, o que acaba estreitando o seu horizonte de compreensão?
Desculpe a franqueza, mas é bem desrespeitoso, e diria até arrogante, chamar de infantil o pensamento de quem diverge.
A Bíblia diz claramente que não há vida após a morte!!! Essa filosofia e princípios são totalmente satanicas!!!
Fico muito triste ao ver que um homem que dedicou sua vida inteira para fazer o bem, e nos trazendo tantos ensinamentos em suas psicografias, em tão pouco tempo foi esquecido e até desacreditado.
A NASA mediu a aura dele e constatou que ela tinha 10 metros de diâmetro, enquanto que a nossa só tem 2cm, porque será?
Chico Xavier, um espírito de muita luz, que saudade de você!
E os hospitais espirituais será que existem?!?
@@BarbaraAxelos
Com certeza existem!
@@rosanagoncalves709 Também acredito!
Se o espírito vai para onde quiser, então pra que evoluir? Vi o outro vídeo que tem a explicação e continuo sem entender.
Ele vai para onde ele quer e consegue ir. A nossa consciência é que cria os espaços. Se um espírito tem a consciência pesada por algo que fez, a sua consciência vai criar um ambiente denso, sombrio...
Mas os psicopatas fazem maldades e não sentem culpa. Se for assim quem pratica o mal mas não está nem aí, está livre, então pra que reencarnar? Não faz sentido.O próprio Andre Luiz no filme não achava que ia parao umbral, ele praticamente não fazia nada errado e foi mesmo assim.Continuo sem entender.
@@silviasoaresdeoliveirasilv8045Essa mulher não está a serviço do Bem. Cuidado!
Boa noite, Suzana.
Ótimas análise! Que bom!🙌🙌
Obrigada. 😘
❤️✨️
Difícil de entender
Farei outro vídeo esclarecendo as dúvidas. Qual a tua maior dúvida?
Ola, muito obrigada por repassar seu conhecimento❤. Tenho uma duvida: entendo que quando morremos o outro plano sera desenhado da forma que nossa mente estiver preparada, ok. Entao como ocorre os processos encarnatórios? Se os espiritos ficam a boléo. De acordo com sua propria mente, a encarnação não é organizada, é a revelia tbm, concorda? Ja que nao existe absolutamente nada, a nao ser o espirito só em sua mente. Em suas criações..... ou seja, nao existe nada e absolutamente nada a nao ser o espirito desorientado ou não,.... a encarnação passa a nao existir
Os espíritos são muitos e em muitos graus evolutivos. Vamos encontrar o que quisermos encontrar e o que tivermos capacidade de encontrar. A reencarnação é uma lei do espírito, não precisamos de nada externo pra nos encaminhar para a reencarnação... é o fluxo da vida.
Quem determinou essa " lei do espirito"? Vou me colocar na berlinda, quando desencarnar eu não quero encarnar novamente. E pronto, meu desejo será realizado, e se sim. Quantos e quantos desejam exatamente o mesmo que eu? "Os espiritos tem grau evolutivo" como saber se não existe régua para medir!? Se morremos e veremos o que nossa mente primitiva quer, ela continuará pós morte primitiva 💁🏿♀️ e se em desespero o espírito procura o cento espírita, é a constatação do que há de mais primitivo, ou seja. Do outro lado não existe nenhum outro ser que possa encaminhar esses espíritos para algum lugar, que tbm não existe...... ou seja, nada é concreto, foi triste 😳
Discordo. A Sra menciona na sua fala que os espíritos morrem e são levados às reuniões e depois de orientados são esclarecidos e redirecionados. Mas não cabe perguntar para onde? Se TUDO que um espírito recem desencarnado "enxerga" no momento em que se vê no plano espiritual é produção do seu pensamento, então as interações entre eles ocorrem como? Cada um percebe um universo particular? Uma orbe individual? Isso sim é ser infantil, na minha opinião (já que o adjetivo foi usado). Na minha humilde logica tem que haver algo em comum, matéria comum aos que têm a mesma percepção possibilitada por uma equivalência de grau evolutivo, em dimensão material que o encarnado, com suas limitações ocasionadas pelo corpo material diferente não conseguiria perceber mesmo se fosse colocado frente a frente com ela. A divisão matéria espírito não termina com o desencarne. O espírito desencarnado também tem corpo e habita lugares físicos materiais necessários e adequados à sua condição. O fato de haver espíritos que não aceitam, ou não compreendem que estão desencarnados se deve à condição de vida que tiveram quando encarnados. Se foram exageradamente apegados à matéria, desenvolveram um ceticismo quanto à existência de outros valores e perspectivas, par eles será mais dfícil perceberem algo de que nunca acreditaram ou mesmo negaram sistematicamente. Espíritos desencarnados não ficam flutuando pelo espaço como fantasmas. Há organização social, regramentos, equipamentos, locais comuns, locais com funções específicas, ciência em grau de adiantamento superior. Isso é necessário para que a organização das migrações plano espiritual- crosta terrsstre e crosta terrestre-plano espiritual ocorram.
O desencarnados que estão em perturbação são tirados da perturbação e levados para a espiritualidade. Uma outra dimensão que naotem nada de parecido com a vida material. Essa história de cidades, Colônias etc... é uma fantasia pra vender livro. Por isso que muitos desencarnados entram em perturbação, porque querem encontrar essas cidades e elas não existem.
Confesso que encontro lucidez em sua leitura progressista da Doutrina espirita. Identifico-me com isso...mas sinto-me "peada" ainda a coisas e ensinamentos que tive em minha educação espirita... Mas me vejo soltando as amarras aos poucos,,, estou ainda em fase de "afrouxamento dos nós".
Estamos juntas! 🌺✨️❤️
Espirita ha mais de 30 anos, agora que comeco a enteder, e no caso de Chico Xavier? Como ver agora esses livros de Andre luis psicografado por ele?
Uma questão, se alguém cria uma forma pensamento sombria e compartilha com outro espírito, mais outro e outro, será que isso não cria um espaço circunscrito?
Os espíritos só entram na tal forma pensamento se estiverem sintonizados com ela. Uma forma pensamento não é um local... é apenas uma projeção de um local. As experiências dos espíritos são projeções. Um espirito pode estar numa projeção de Éden ao lado de outro espírito que esteja numa projeção de inferno (Umbral). 👍✨️🌺
AS ROUPAS DOS ESPÍRITOS SEGUNDO KARDEC
ruclips.net/video/dE2ssfY_y9s/видео.htmlsi=H6GKBDNofVYg5isu
Quer dizer que ao desencarnarmos viveremos sozinhos para sempre?
Em nenhum momento eu disse isso. Talvez tu não tenha assistido o vídeo inteiro. Os espíritos se reunem por afinidade na espiritualidade e depois reencarnam para continuar o processo evolutivo.
Existe um grande vazio que cerca todos os universos, nesse vazio fica o local de castigo.
Essa explanação vai me levar para o ateísmo. Decline as fontes que dão lastro a essas ideias.
Questionar livros que foram escritos por pessoas não precisa levar ninguém para o ateísmo. Allan Kardec sempre incentivou o questionamento. Nós só crescemos nas diferenças...
Mas quando a pessoa desencarne ela vai ficar vagando? Não seria importante o espírito ter um ou vários locais de apoio?
Nossa consciência cria a experiência que teremos... basta que saibamos manter em nom estado a nossa consciência. Encontraremos nossos espíritos amigos. ❤️✨️🌺
Eu sempre achei muito estranha essa história de bônus hora e aerobus, pior ainda são os videogames e refrigerantes descritos em Violetas na janela 😂😂😂.
São as experiências pessoais daqueles espíritos. Certamente a minha experiência será numa floresta com montanhas...😊👍✨️🌺
@@SuzanaLeao , espero que as minhas sejam em praias ou cachoeiras com águas cristalinas.
Puxa, até aqui eu tava achando tuas considerações sensatas. Mas, não posso mais te seguir porque discordo. Foi bom conhecê-la. Adeus.
🌺✨️
Nas proprias obras de Kardec afirmam que existem sim, o problema é de interpretação, basta um estudo serio e atento sem os conteudos partidarios ideologicos vamos enxergar. Há depoimentos no Livro O Ceu e o Inferno que entidades descrevem esses lugares.
Os espíritos descrevem as suas experiências pessoais. Cada um de nós terá a sua própria experiência.
Resumindo como Jesus Cristo já avisou: tudo será feito conforme sua vontade.
Tudo é energia. Tudo é conforme você acredita.
A física quântica já comprovou: tudo é energia.
As experiências são pessoais… cada um terá a sua.
Toda essa crença do passado é a ignorância e falta de conhecimento do Espiritismo Kardecista.
🌺
Se vamos para onde queremos ir depois da desencarnação, onde fica Deus nessa história? Onde fica a Justiça divina que serve para todo o universo? Os injustos, os cruéis, os suicidas etc ficam impunes já que podem escolher? E eles vão reencarnar com a mesma índole, o mesmo caráter? Onde fica "O Consolador" (espíritas entenderão isso), inclusive citado por Jesus na Bíblia? Chico Xavier inventou tudo? Com qual propósito? Quais suas fontes para fazer essas afirmações que contradizem, que derrubam toda a literatura espírita? Cite as fontes, por favor, para eu estudá-las. Você poderia nos dizer o que pensa da história de Publius Lentulus? Agradeço desde já. Paz e bem a todos nós! Sugestão: quem deseja saber mais sobre Espiritismo para tirar suas próprias conclusões, além de acompanhar nossa irmã Suzana, também pode acessar no RUclips palestras e lives de Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida, Jorge Elarrat, Divaldo Franco, Maíra Rocha, Mayse Braga e outros que, há décadas, estão na doutrina, inclusive com trabalhos importantes de amor e caridade juntos às comunidades.
Nós vamos para onde temos condições de ir. Cada um de nós irá ter a sua experiência pessoal, que está relacionada com as nossas capacidades e limitações. Podemos ter dois espíritos lado a lado e um pode ter a experiência positiva e o outra a negativa. Essa imagem de Deus punitivo não cabe mais.
Suzana, Deus realmente não nos pune. Ele nos encaminha, nos orienta. Seria uma incroguência, um disparate porque Deus é amor. Posso fazer uma longa dissertação sobre isso, dando referências bibliográficas, o que você não respondeu. Com que base você faz essas afirmações? Gostaria muito de saber e você pode se alongar para explicar bem explicadinho - eu realmente gostaria de ler sobre isso - porque essa sua tese vai totalmente de encontro ao Espiritismo. É negacionismo puro, minha irmã. É como rasgar tudo o que aprendemos até agora. É rasgar toda a obra espírita, você não percebe isso? Essa tese é bem confortável para quem é corrupto, por exemplo. "Vou continuar roubando porque Deus não vai me punir e vou para onde eu quiser depois de morrer". É cômodo, não é? O mesmo vai dizer um estuprador, uma pessoa lasciva, um suicida etc etc. E aí volto a perguntar: onde entra a Justiça divina? Nós, espíritas, respeitamos todas as crenças e aprendemos com elas. Portanto, respeito a sua tese, mas preciso das referências, da bibliografia para considerá-la Espírita. Do contrário, é uma tese espiritualista e não espírita. E aí nem vou discutir, mas respeitá-la. Paz e bem!
Talvez essa pergunta não tenha haver com o video, mas vou perguntar, voce acha que a alma esta ligada a os microtubulos?
Microtúbulos? Fale-me sobre isso🤔
Existem universos espirituais em níveis bem elevados. O nosso nível, assiá, é o mais baixo.
Então o André Luiz é uma criação mental de Chico Xavier??? Nosso Lar não passa de uma obra de ficção científica???
A narração de André Luis é uma criação mental dele próprio. Toda a experiência que ele narra é dele, da vivência dele... trabalhei 20 anos em sala de atendimento espiritual e todos os espíritos tinham uma descrição pessoal para o que estavam "vivendo". A minha interpretação não é imposição de nada.
Desculpe-me, mas existem regras em toda a criação divina, a disciplina é o principal quesito para evoluírmos e se não existem comandos na espiritualidade com certeza Deus não está ali, ao menos em sua interpretação do processo reencarnatório, por exemplo.
Se lá, ficamos todos sem nos agrupar, ficamos soltos em todos os cantos, sem nenhuma distinção entre bons e maus (graus evolutivos, sem direcionamento (mentores) e quanto às encarnações compulsórias, no caso de espíritos rebeldes? Não existem?
A julgar pela ordem da criação divina na Terra (os animais se agregam em habitats próprios; a fotossíntese até a germinação e a florada; as diferentes espécies animais e seus hábitos, etc.) em tudo existe disciplina e regramento, não é aleatório nem aqui e muito menos na espiritualidade.
Em todas as religiões tem discordâncias, mas ninguém sabe a vdd.
É praticamente unanimidade entre os espíritas a existência do umbral e de colônias espirituais.
Isso acontece por causa de livros e filmes que foram produzidos para isso.
@@SuzanaLeao não sei se vc conhece hélio coute ele ensina física quântica em suas palestras ele cita umbral...como descausificar a ideia de céu inferno umbral se não á uma tese q sustenta essas informações!?
Sobre as colônias espirituais e Umbral, concordando com a Sra, estaremos discordando de Chico Xavier e dos diversos espíritos que ao longo dos anos trouxeram mensagens, para nós encarnados da existência desses lugares, que são criados pelas mentes dos espíritos que lá habitam. Respeito a sua opinião, mas é apenas uma opinião que diverge dos espíritos que acho não sejam mentirosos. Se formos desconfiar de todos espíritos, temos que pôr em xeque os espíritos que auxiliaram Alam Kardec na codificação, porque acreditar nesses espíritos e não acreditar naqueles que falam das colônias espirituais e do Umbral?
Não é uma opinião minha. Dezenas de grupos de espíritas que estudam o Espiritismo a décadas também pensam assim.
Como entao aceitar todas os conceitos da medicina adiantados pelo Andre Luiz muito antes de serem comprovadas pela ciencia? Se ele inventou " Nosso Lar" , como aceitar tantas verdades vindas dele?
Aquilo foi a experiência dele. Cada um de nós terá a sua própria experiência.
Os conceitos trazidos por André Luiz já existiam na época, eram estudados na Europa e acessiveis. A mediunidade de Chico Xavier era abrangente e somada ao estudo sistemático dos mais diversos assuntos da época, possibilitou que tais conceitos fossem psicografados. Porém, eles já existiam.
@@deolindaferreira2342 certíssima, mas dialogar com "progressista" é total perda de tempo. Nâo perca seu precioso tempo.
Respeito o seu trabalho, mas discordo totalmente.
Basta dar uma lida na obra kardequiana e na Revista Espírita lançada por Kardec que veremos vários casos de cidades espirituais. Inclusive uma ótima entrevista de Kardec com o espírito de Mozart.
Bem-vindo! 🌺✨️
Dá uma olhada nesse texto, vale a pena:
ide-jf.medium.com/n%C3%A3o-h%C3%A1-col%C3%B4nias-espirituais-segundo-a-codifica%C3%A7%C3%A3o-252818aa1824
A senhora não acredita nas obras psicografadas por Chico Xavier?
Gostaria de saber da senhora, se possível, como então nasceram as cidades, construções, viadutos e tudo o que existe no mundo físico se fomos criados simples e ignorantes? E se não há na espiritualidade colônias e/ou cidades, de onde vêm tais conhecimentos para concretizá-los aqui na Terra?
Se ficarmos só com as obras de Kardec, não ficaremos bitolados?
À medida que o tempo passa, mais somos presenteados com novas oportunidades de aprendizado, advindas do além. Tudo evolui, nada é estático, Kardec codificou apenas o que os espíritos puderam lhe passar naquela época, pois cada coisa a seu tempo.
Daria para explicar sobre planetas na Era das Cavernas? Com certeza não! Assim, só recebemos boas novas, à medida em que estamos preparados para recebê-las.
A civilização humana já tem 5 milhões de anos. Já floresceram diversas culturas e povos com conhecimentos em várias áreas. A civilização moderna domina tecnologias e assim é o progresso. guiadoestudante.abril.com.br/curso-enem/primeiras-civilizacoes-pre-historia-mesopotamia-e-egito#:~:text=Em%20cerca%20de%205%20milh%C3%B5es,natureza%20e%20inventou%20a%20civiliza%C3%A7%C3%A3o
Eu sei que já existiram várias civilizações, mas de onde vieram os primeiros conhecimentos para toda essa criação?
Assim como a bíblia não é um livro exato, pois sua interpretação muda com a época em que é estudada de acordo com a evolução do povo, as obras de Kardec também sofrem diferentes interpretações ao longo do tempo, e mais informações nos chegam do espaço, visto que os "segredos" divinos não nos são de todo revelados e dependem de nosso aprimoramento moral, o saber sobre eles.
????
Então, a vida na Terra não é uma cópia imperfeita da vida no mundo espiritual como supõe a literatura espirita?
E aquela história de um livro de André Luis , não sei exatamente qual deles mas fala que existe um trabalho de formação dos corpos reencarnantes que seria de acordo com os tipos de provas que o espírito vai enfrentar e do qual o espírito participa?
Não deve haver uma organização social na espiritualidade, como em nosso lar, por exemplo?
Apesar de que aquela hierarquia toda e a questão da comida me causa estranheza. No entanto eu creio que deva existir vida social de alguma forma. A comida na minha mente poderia ser uma troca energia,, talvez.
Se bem que tbm acho esquisito a dependência em que os espíritos vivem sempre em função dos outros, como no mundo físico.
As vezes eu penso que os sonhos nos levam a ambientes onde estaremos após o desencarne. É eu sonho muito andando pelas praias, pelas ruas. Isso me causa sensação de solidão mas não de medo ou desconforto. Raras vezes me vejo em uma casa ou ambiente fechado ou encontro pessoas conhecidas ou familiares. Será tudo fruto da imaginação? Porque tbm ocorrem cenas que me levam a pensar que foram vivências de outras encarnações . Como eu nasci em família espirita e já participei do movimento, vão sempre me criticar porque eu ainda tenho dúvida se a vida continua mesmo como sugere o espiritismo..❤
O espírito não morre e reencarna. O mundo espiritual será diferente para cada de nós... é uma experiência pessoal.
Quer dizer que toda a obra de Andre Luiz!!!!!!!! De Emanuel! De Rocheater!!! Yvone Lara! Afinal, tudo segundo a senhora é mentira!!!! Quem está certa é a senhora então!!!!!???? Como podes afirmar isto????? Só pode ser mal intencionada!!!
A senhira devia ter vergonha!!!! Até o seu linguajar é desprovido de qualidade!!!
Sua filosofia é vazia sobre o mundo espiritual e a esperança !
Aqui sobre eu ser espírita e não ser religiosa:
ruclips.net/video/ZyDpW7iWDeE/видео.htmlsi=VCBGoA8PQTDIiXjf
Aí, eu acho que o Chico Xavier está certo.
🌺✨️