Ótimo vídeo! Antes de criticarmos, temos que entender as condições do teste, e não apenas olhar o resultado. Testes só são comparáveis se forem realizados nas mesmas condições. É fato que os microinversores enfrentam problemas de eficiência quando no calor, sobretudo nos dias de mais produção (que, concidentemente, tendem a ser os mais quentes). Eles esquentam muito mesmo, às vezes sendo impossível tocá-los apenas com a mão. Tenho 3 microinversores Deye de 2000w cada com 12 painéis de 550w e percebi que, mesmo no monitoramento próprio (solarman), a curva de potência instantânea não era uma parábola perfeita em dias de céu limpo (o que seria esperado). Na verdade a curva de potência ia até o pico da capacidade instalada por volta das 11h e depois diminuia consideravelmente (perdia cerca de 1kw no período de maior produção). No controle dos parâmetros dos microinversores pude perceber que a potência diminuia justo quando os microinversores chegavam perto de 80ºC de temperatura no dissipador. Resolvi isso da seguinte maneira: 1) Pedi aos instaladores que instalassem os microinversores embaixo do telhado, em um lugar mais arejado, e não diretamente embaixo das placas. 2) Fiz 3 suportes de madeira onde acoplei fans e termostatos eletrônicos, os quais parafusei embaixo do telhado, rente a cada microinversor. Regulei os termostatos para ligar os ventiladores quando as temperaturas dos micros chegarem a 45ºC e desligá-los quando resfria até 40ºC. Hoje, na prática, os microinversores não passam dos 45ºC nunca, sendo que ganhei +1kw de potência nos horários de pico de produção (geralmente por volta das 11h e 14h). Como esperado, agora é possível visualizar perfeitamente a parábola na curva de potência pelo sistema de monitoramento (solarman). Depois que instalei os ventiladores, já vi ganhos de até 2KWh a mais na produção diária (lembrando que os micros já estavam embaixo do telhado, em um lugar mais arejado, ANTES de instalar os ventiladores). Pode até parecer pouco pelo investimento, porém o sistema de resfriamento ativo também visa a longevidade dos microinversores. Equipamentos eletrônicos definitivamente não combinam com calor! Fora o problema com calor, ao meu ver, os microinversores são ideais para sistemas residenciais (que tendem a ser menores). O preço dos microinversores tem diminuído muito recentemente, o que deixou eles bem mais competitivos frente aos inversores string, considerando já todos os benefícios agregados que os microinversores trazem consigo (monitoramento integrado, facilidade na instalação e expansão futura do sistema, MPPTs individuais que trazem mais eficiência e permitem utilizar painéis diferentes, vantagens quando há sombreamento parcial, dentre outros).
Excelente comentário meu amigo! Ambas tecnologias são TOP, nosso objetivo foi apenas mostrar que sob ambiente e telhado aberto a tecnologia parede se sai melhor, vão ter muitos casos em que o microinversor será vantajoso! Abraços da equipe MeuGerador
@@Jeancarlos.roque.90 Salve, amigo, tudo bem? Então, a produção dependerá de diversos fatores, como a sua região (sul, sudeste, norte etc), direção, angulação e limpeza das placas, clima (chuva, céu nublado) etc. Como sou da região sul, a produção é bastante afetada pelas variações naturais entre os solstícios de verão e inverno. As placas estão direcionadas para o norte (ideal para quem mora no sul) e possuem angulação de 27 graus. Nos dias mais limpos de verão, já vi produção de até 35kwh/dia com esse sistema. Em dias normais, produzo em torno de 20kwh e 30kwh por dia. Dimensionei meu sistema para um consumo de 500-600kwh/mês com sobras, e até então vem me servindo muito bem! Não economizo em nada e, atualmente, ainda tenho 400kwh em créditos com a concessionária. Comecei a utilizar o sistema no finzinho de fevereiro/2023, então ainda não vi ele funcionando durante todo o verão, ok? Até o momento, março foi o mês que mais produziu (800kwh) e outubro o que menos produziu (400kwh). Abs!
Em tudo que é teste comparativo com a DEYE, o desempenho dele não é satisfatório. Já vi comparativos com 4 modelos de MICROINVERSORES e o APSYSTEM DS3D gerou 15% a mais que o DEYE. Parabéns pelo teste. Quanto mais informação para todos, melhor.
Obrigado pelo seu comentário Franklin, com certeza iremos testar outras marcas de microinversores também para medir resultados e comparar! Um forte abraço da equipe MeuGerador!
Exato. Esse modelo da DEYE SUN2000G3 tem problema de projeto. ele limita muito a geração devido ao aquecimento. Os Hoymiles e APsystem tem um projeto melhor e tem maior eficiencia. Infelismente só descobri isso na pratica, e agora estou tendo problemas com geração abaixo do esperado
@@guitarrando1 instala coolers.... fiz isso e melhorou bastante [obs: tenho um inversor growatt e 3 micro inversores deye.... se for indicar com certeza vou indicar inversores mesmo... o tal do micro nao ta com essa bola toda nao]
Tenho 100 painéis instalado em uma usina, 1 micro inversor queimou e parou 4 painel somente e fiz a substituição em 48 horas , se fosse no inversor comum eu e o cliente final estavamos lascado! Outra coisa, o micro inversor sairia muito superior em geração em uma casa ou comércio com varios tipos de posição de telhado ! Sem contar que se um painel queima ou apresenta problema os demais ligado na série, vão reduzir a produção igual o defeituoso ! Isso a globo nao mostra né 😅😅😅
Olá, tudo bem? Digamos que o seu painel seja de 500W, são 6.000kwh mês de média. Em 1 ano: 72.000kwh. Em 30 anos: 2.160.000Kwh. Se pegar 5% disto são 108.000kwh, convertendo a R$ 1,00 são R$ 108.000,00 de diferença. Daria para deixar a usina parada 18 meses que ainda assim seria + lucrativa. Se colocar a inflação da energia na conta, daria para deixar a usina parada uns 4 anos que ainda assim seria + lucrativa no STRING 😉
Concordo plenamente. Nós meus sistemas que faço monitoramento, os inversores de string na mesma configuração, produzem muito mais energia que microinversores. Em todos os casos que acompanho.
Não fiquei muito surpreso, mas o teste foi muito bom e importante. Mas o micro inversor é útil em ambientes com sombras. E não precisar de Proteções no lado CC. E gera CA direto. Aí depende do gosto de cada um. Eu prefiro o Microinversor tem mais anos de garantia e durabilidade.
Olá Helison tudo bem? Nosso objetivo foi mostrar o desempenho lado a lado sob mesmas condições ( telhado aberto ) e ver qual gera mais energia com o objetivo de munir os consumidores nas tomada de decisão :)
Concordo não existe nada no vídeo que prove a veracidade das informações e existe uma tendência nas informações a respeito dos aparelhos. A vantagem dos micro inversores está relacionada às adiversidades de um sistema fotovoltaico como sombreamento, painéis de marca ou potência diferentes, dias nublados e chuvosos , obstruções nos painéis como sujeiras diversas e outras. Um sistema com micro inversores oferece muito mais segurança e em caso do inversor sofrer uma pane o sistema com inversor string fica totalmente inoperante e o com micro inversor somente aquele que apresentar problema é que ficará inoperante , os outros continuaram a funcionar normalmente . O modo como é instalado um sistema seja com micro ou inversor string determina também seu rendimento .
@@j.rodriguesrodrigo9483 Obrigado pelo seu comentario! O objetivo deste video era mostrar qual equipamento gera mais energia sob mesmas condições climáticas e de orientação, e não dizer qual é melhor ou pior. O microinversor terá vantagens em alguns projetos ( telhados recortados e com sombreamentos do imóvel ). Caso queira disponibilizamos o monitoramento dos 2 equipamentos para averiguar a veracidade 😉
No meu caso vi vantagem, eu e meu vizinho instalamos a mesma quantidade, eu fiz questão dos micro e ele não. Tbm coloquei no chão e não no telhado. A diferença é brutal, em média 30% maior. E olha que aqui pega som bra de árvores, o que seria péssimo se não fosse micro. O fato de não ter a telha próxima esquentando e maior ventilação tbm devem ajudar, além do direcionamento melhor no chão.
Olá amigo, tudo bem? Bacana! Para telhados recortados (várias direções), com sombreamento e/ou platibanda, o mais recomendado realmente são os microinversores. E a ventilação, proporcionando uma temperatura menor, também resulta em um funcionamento otimizado!
Opa, tudo bem? Poder tecnicamente pode... mas vai ficar muito esquisito a instalação, pois o microinversor não tem um acabamento e fixadores para parede, se for mais de um então, vai ficar horrível dentro de casa com os fios todos expostos.
Olá belo video, eu tenho uma dúvida não sei se voce pode me responder, tenho em mente ligar um microinveersor em um sistema eólico e em placas solares simultaneamente , sabe dizer se isto é possíveal, obrigado abraço.
Olá Marcos, nós trabalhamos com microinversores das marcas DEYE, SAJ e Growatt, portanto, são as que temos experiência para indicar, as três são muito boas! Abraços!
Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)
Não é obrigado Fabiano, porém é um tipo de inversor que não vai ficar esteticamente bem em nenhum lugar na casa que não seja no telhado e escondido abaixo dos painéis mesmo! :)
Boa tarde, estou querendo comprar um kit com 08 módulos full screen de 555w da DAH e 02 micros inversores hoymiles HMS 2000B, na sua opinião esse kit vai gerar 600kwh? Moro em Juazeiro Bahia e aqui é bem quente. Obrigado!
Acredito que chegue bem perrto disso se instalar nas condições ideais. Meu sistema desse no RJ gera em meida 550kwh/mes , mas aí na Bahia a média de radiação solar é maior.
Essa desvantagem da temperatura, é só desse modelo do DEYE, pois outras marcas como Hoymiles e Apsystem trabalham bem em altas temperatura e possuem garantia maior, e indice de falha menor que os inverores string. Então isso não é uma desvantagem para o microinversor, pois ele foi projetado para isso. Essa diferença de geração menor do micro da DEYE é uma falha de projeto, ele limita muito a geração quando aquece. Repita por favor o teste com micros da APSYSTEM ou HOYMILES para vermos quem ganha.
Bom dia João Vitor, tudo bem? Não existe. Os inversores e micros da linha ON GRID precisam de 220v para operar (pode ser 127v + 127v OU 220v + N, assim como um ar condicionado), mas eles não alteram as tomadas da sua casa. O inversor vai se conectar ao padrão da sua casa e as tomadas seguirão conectadas à casa e não ao sistema solar!
@@meugerador então esses kit solares on grid q vcs vendem, serviria pra quem tem equipamentos 127v e tbm poderia ligar um ar condicionado em fase-fase(127v-127v)
Carlos, se o seu telhado for todo recortado, com diferentes orientações e/ou sombreamento (platibanda, chaminé, vizinho, árvore) o microinversor vai ser a opção mais indicada. Caso contrário, o string terá melhor rendimento! :) No nosso site você encontra várias marcas de microinversores e inversores de parede!
Só eu achei em 3:50 um dos painéis do micro ser menor? Acredito que pelo ângulo, por não estar todos no mesmo nível, outra questão é que todo mundo sabe que calor não é bom para sistema eletrônico, então porque a Growatt não dá quinze anos de garantia no inversor?
Olá Paulo, tudo bem? ótima pergunta a sua. Na verdade dos últimos 4 painéis que estão ligados o microinversor, fixamos as duas últimas com um perfil de fixação um pouco mais elevado para podermos fixar o microinversor abaixo, já os outros 2 do lado estão com a mesma estrutura 55CM dos restantes ( bem rentes a telha ). A garantia por padrão dos fabricantes alemães ( referência no mercado ) são de 5 anos na verdade, acredito que as fabricantes de microinversor precisam dar 15 anos justamente para inibir esse receio do consumidor da vida útil ser prejudicada por causa do tempo.
@@meugerador Boa, interessante lembrar que o micro inversor de como você falou que pode perder a conexão e não ter outro modo de checar a geração, apesar de ter mais um custo ainda que seja bem baixo, pode ser resolvido com um KWS-AC300. Tem também a questão de sombra, painéis de potência diferente... são algumas das desvantagens do inversor.
Perfeitamente Paulo! No caso o microinversor fará sentido sim em alguns telhados específicos que exija algo diferenciado, quando falarmos em telhado aberto ou solo por exemplo, faz muito mais sentido o inversor parede. Ambas tecnologias são top!
Excelente iniciativa, a ideia é muito boa e merece parabéns. Mas a escolha dos equipamentos não foi boa. Como já comentaram alguns colegas, a linha Premium de micro inversores, como APsystems e Enphase, vão ter uma entrega superior e merecem a oportunidade dos teste para evidenciar isso. Forte abraço!!
Oi Guilherme, tudo certo? Agradecemos seu comentário e a sugestão também! Estamos em testes iniciais com os microinversores da SAJ e da Growatt comparados ao Deye! Logo postaremos mais vídeos por aqui... :) abraços!
O objetivo do vídeo é mostrar que: No microinversor não tem um visor informando a geração e o funcionamento, e como ele fica no telhado só há como saber se está funcionando através do aplicativo de monitoramento.
@@BrunoAlbuquerque10 pode até ser antes, porem o cabo não esta mais caro igual antigamente mais não, mas mesmo assim da pra instalar um pouco melhor, masss o pessoal que vendem quer mesmo é vender caro e usar o minimo possivel de material para ganhar mais.
Além do excesso de cabos ( custo ) ainda vai ficar horrível os cabos passados para dentro da casa, praticamente impossível alguém aceitar esteticamente como ele irá ficar, eles realmente foram projetados para ficar no telhado :)
Olá @user-lm8oz3ye2q espero que esteja bem... o vídeo mostra a aplicabilidade real de cada produto, não é a só a temperatura que influencia e sim também a construção do produto, isso não quer dizer que o produto é ruim, apenas que em uma instalação em telhado aberto ele não será a melhor escolha, por outro lado se seu telhado é recortado e com chances de sombreamento o micro inversor terá um desempenho melhor, o que vai decidir qual produto é ideal pra voce é o cenário aonde ele será utilizado, espero ter esclarecido a sua duvida, um forte abraço de toda equipe Meu Gerador.
Olá tudo bem? seu comentário é perfeito, e este foi um dos motivos pelo qual gravamos e mostramos nossos testes. O que ocorre é que a melhor escolha e rendimento vai depender da aplicação, ou seja: Em telhado aberto comum com tudo para a mesma orientação, a tecnologia mais "barata" é ainda superior. O microinversor é uma excelente tecnologia e terá maiores benefícios para telhados recortados e onde você precise colocar os painéis para orientações diferentes ( assim cada painel trabalhando de forma individual terá um rendimento maior ). O mais importante é que seja feito um estudo para sua casa e não apenas ir por descrição técnica!
Excelente comentário Wolverdon! Vendemos sim as duas tecnologias em nosso site www.meugerador.com.br! Acreditamos nas duas tecnologias, mas no caso do telhado aberto, vale mais a pena o inversor parede ;)
eita que é muito trafego pago. bom, primeiro, o micro inversor só comporta 4 placas, e o inversor (dependendo da capacidade) comporta mais de 20 placas. Lógico que o pessoal empurra o micro inversor pq a rentabilidade é melhor. Mas o inversor para sistemas acima de 4 placas é o ideal e melhor relação custo x benefício. O resto é perfumaria.
Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)
Você esqueceu de dois itens importantes: se você mora perto do litoral ou em condições muito úmidas, um sistema lacrado e fechado, como um micro inversor, não terá oxidação interna e as partes eletrônicas ficam bem mais protegidas. Um inversor string sopra ar sobre as peças eletrônicas e sal, umidade, maresias e poluição podem se acumular nas pequenas peças eletrônicas e causar defeitos. Segundo ponto, um micro inversor possui 4 inversores separados (um para cada painel solar) e quando um inversor está com defeito, os outros ainda funcionam, então você mantém a produção. Com um inversor string você perde toda a produção.
Excelente comentário meu amigo! Ambas tecnologias são TOP, nosso objetivo foi apenas mostrar que sob ambiente e telhado aberto a tecnologia parede se saiu melhor, vão ter muitos casos em que o microinversor será vantajoso! Com certeza iremos testar estes pontos que você citou também! Abraços da equipe MeuGerador
de qualquer forma a eficiencia dele é menor... ele aquece devido ao uso mesmo, logo, perde-se muita energia em forma de aquecimento... um aparelho 100% eficiente nao perderia nenhum joule de energia em aquecimento... tenho ambos os sistemas aqui em casa e posso falar que inversores sao bem melhores... mais eficientes...
@@romarioluciano1 tenho um growatt 3kw com 12 paineis de 340w ligados nele ... Tbm tenho um segundo sistema com inversor deye ligado em 4 painéis de 580w .... O deye nunca chegou em sua potência máxima.... O máximo que vi chegar foi em 1.8kw ... Já o growatt funciona boa parte do dia em potência máxima e nunca deu problemas
Não vai ter como instalar ( esteticamente e em questão de cabos/ligações ) eles foram realmente projetados para serem ligados diretamente nos painéis...
Qualquer micro solar com esse calor absurdo que tem feito está travando tudo ,tenho micro e estavam em baixo dos painéis e desci todos pois Esses suporte TÉCNICO são uma piada. Fiz contato falando dos motivos e eles não assume que o motivo é o sobre aquecimento,esses micros podem funcionar bem em outros países com o clima mais ameno.Como disse baixei os meus em uma área aberta ventilada e coloquei coolers,suporte técnico desses micros São péssimos dos péssimos
Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)
O resultado do teste foi interessante, porém surpreendeu o micro inversor não ter gerado mais. Seria interessante inverter a conexão dos painéis, para verificar se ainda assim o inversor convencional geraria mais energia do que o micro inversor. No teste desse vídeo, o micro inversor gerou um pouco mais, porém foi em um único dia: ruclips.net/video/LS57VOauCT0/видео.html
Fala Paulo, como vai tudo certo? Excelente seu comentário viu? Vou te explicar: o erro do video que citou é que o microinversor foi colocado para funcionar do lado do inversor tradicional ( em ambiente arejado e bem ventilado ), e sabemos que o microinversor não é instalado dessa forma, o teste deveria ter sido feito com ele no telhado ( como realmente deve ser ), por isto pode ter apresentado resultado diferente do nosso🙂
Tanto um quanto outro vídeo (testes) não podem ser usados pra dizer que uma tecnologia é melhor que a outra. Eu consigo escolher várias situações em que o inversor string terá melhor desempenho. Um exemplo seria usar 4 meses diferentes do que foi usado no vídeo. Outra situação seria utilizar painéis de mesma potência, mas com alguns anos de uso, pra simular a degradação desigual na geração e por consequência o impacto na geração total, uma vez que o inversor string teria uma perda mais considerável. Outra situação seria algum tipo de sombreamento parcial causada em apenas um dos painéis, como seria identificado isso ao longo do tempo, e mesmo sem sombreamento, uma sujeira excessiva em um dos painéis traria efeito similar. Outra situação seria um sistema com a quantidade maxima de placas no inversor string, na qual o gerenciamento em busca da máxima geração seria mais difícil. Ainda, como identificar caso uma placa em específico apresentasse geração bem menor ou até mesmo defeito. E por último e mais importante, SEGURANÇA. Quem já viu sistema com microinversor pegando fogo?
PS. Microinversor Deye está deixando mto a desejar, principalmente essa versão SUN-2000. Não bate a potência pico de jeito nenhum, esquenta mais que deveria e acaba gerando bem menos que deveria. Testa um HMS ou DS3D de mesma potência!
@@helisonmedina2861 no meu sistema uso esse Inversor Deye de 2000W com módulos de 550W e está gerando acima do esperado, nada a reclamar até o momento, satisfação total.
@@paulorafael26 localização da instalação? Tipo de Telhado? Orientação e Inclinação? Qual seria a geração teorica esperada? Qual fator de perdas usado?
digo Microinversor é bemmmm melhor que inversor, acho que o video foi mais pra beneficiar o growatt, digo isso porque ja vi varios e varios inversores bugando e queimando muito menos antes de 1 ano de uso, e a garantia """15 anos" é so dor de cabeça para obter fazendo o consumidor partir pra outro, não falou ou nao vi sobre a potencia informada do inversor, apenas falou do microinversor a potencia, 4 x 550 = 2200w, sabendo que o micro é 2Mil watts, não importa vai manter os 2 mil, já no inversor se ele for maior que 2mil watts logico que ele irá gerar mais, e esses testes meio duvido, visto que o microinversor nao cai tanto a geração com nuvens, ja no inversor se tem uma nuvem tampando um o resto todo cai, acho que esse video foi patrocionio growatt
Olá @ronilook, o teste foi realizado com 4 placas exatamente do mesmo modelo e ambiente, e o motivo da produção do micro inversor ser inferior é devido a eficiência em ficha técnica, em nenhum momento a potencia fica superior a narrativa de 2000W pelas condições climáticas do Brasil x Condição em STC do laboratório, o teste foi realizado com Growatt x Deye, mais o cenário poderia ser com qualquer produto, a realidade é que para comportar o local de instalação o micro inversor precisa reduzir essa eficiência, isso não quer dizer que o produto é ruim, apenas que em uma narrativa aonde a instalação seja em um telhado aberto ele não será a melhor escolha, por outro lado se seu telhado é recortado e com chances de sombreamento o micro inversor terá uma narrativa melhor. Na Meu Gerador a gente trata a realidade e o cenário verdadeiro, sem privilégios, há um ditado que diz contra dados e fatos não existem argumentos, espero ter esclarecido a sua duvida, um forte abraço de toda equipe Meu Gerador.
Comparar esse lixo da deye é um absurdo. coloca-se um ds3dh apsystem com painel de 700w ai o inversor arregava porque a saída dele é de 13a. ou então testasse com um qtd2 de 3600w. Apsystem humilha qualquer marca de inversor são 25 anos de garantia com paineis de alta potencia.
Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)
É apenas a suas palavras. Não vi as telas dos app da growatt e da solarman! Não usou wattímetro para esse teste com ambas tecnologias. E sobretudo, a apresentação dos painéis solares "módulos fotovoltaicos" sobre o telhado, mostra o growatt com 4 módulos e o Microinversor Deye sun com 3 módulos. Seja mais honesto, quando fizer um vídeo apresentando as tecnologias. Não fale apenas, apresente fatos comprovatorios.
Carlos Duarte, utilizamos o microinversor DEYE SUNG3 2000W que temos disponível para venda em nosso site. Os painéis solares utilizamos o 550W DAH DHX72M que também temos disponíveis em nosso site. Sobre os módulos estar em 3 caso não tenha reparado nosso telhado possui telhas translúcidas ( para economia de energia/iluminação no barracão ) entre as divisões, não podemos furar e fixar ali. Sobre mostrar as telas não sentimos a necessidade de mostrar as telas e provar por algo que estamos testando, mas no próximo video podemos mostrar sim sem problemas! Caso queira nos visitar e trazer seus equipamentos de testes ficamos a disposição também! Abraços da equipe MeuGerador
Ótimo vídeo! Antes de criticarmos, temos que entender as condições do teste, e não apenas olhar o resultado. Testes só são comparáveis se forem realizados nas mesmas condições.
É fato que os microinversores enfrentam problemas de eficiência quando no calor, sobretudo nos dias de mais produção (que, concidentemente, tendem a ser os mais quentes). Eles esquentam muito mesmo, às vezes sendo impossível tocá-los apenas com a mão.
Tenho 3 microinversores Deye de 2000w cada com 12 painéis de 550w e percebi que, mesmo no monitoramento próprio (solarman), a curva de potência instantânea não era uma parábola perfeita em dias de céu limpo (o que seria esperado). Na verdade a curva de potência ia até o pico da capacidade instalada por volta das 11h e depois diminuia consideravelmente (perdia cerca de 1kw no período de maior produção). No controle dos parâmetros dos microinversores pude perceber que a potência diminuia justo quando os microinversores chegavam perto de 80ºC de temperatura no dissipador.
Resolvi isso da seguinte maneira:
1) Pedi aos instaladores que instalassem os microinversores embaixo do telhado, em um lugar mais arejado, e não diretamente embaixo das placas.
2) Fiz 3 suportes de madeira onde acoplei fans e termostatos eletrônicos, os quais parafusei embaixo do telhado, rente a cada microinversor. Regulei os termostatos para ligar os ventiladores quando as temperaturas dos micros chegarem a 45ºC e desligá-los quando resfria até 40ºC.
Hoje, na prática, os microinversores não passam dos 45ºC nunca, sendo que ganhei +1kw de potência nos horários de pico de produção (geralmente por volta das 11h e 14h). Como esperado, agora é possível visualizar perfeitamente a parábola na curva de potência pelo sistema de monitoramento (solarman).
Depois que instalei os ventiladores, já vi ganhos de até 2KWh a mais na produção diária (lembrando que os micros já estavam embaixo do telhado, em um lugar mais arejado, ANTES de instalar os ventiladores).
Pode até parecer pouco pelo investimento, porém o sistema de resfriamento ativo também visa a longevidade dos microinversores. Equipamentos eletrônicos definitivamente não combinam com calor!
Fora o problema com calor, ao meu ver, os microinversores são ideais para sistemas residenciais (que tendem a ser menores). O preço dos microinversores tem diminuído muito recentemente, o que deixou eles bem mais competitivos frente aos inversores string, considerando já todos os benefícios agregados que os microinversores trazem consigo (monitoramento integrado, facilidade na instalação e expansão futura do sistema, MPPTs individuais que trazem mais eficiência e permitem utilizar painéis diferentes, vantagens quando há sombreamento parcial, dentre outros).
Excelente comentário meu amigo! Ambas tecnologias são TOP, nosso objetivo foi apenas mostrar que sob ambiente e telhado aberto a tecnologia parede se sai melhor, vão ter muitos casos em que o microinversor será vantajoso! Abraços da equipe MeuGerador
Amigo poderia me responder quanto está gerando esse seu sistema pois estou montando um igual
@@Jeancarlos.roque.90 Salve, amigo, tudo bem?
Então, a produção dependerá de diversos fatores, como a sua região (sul, sudeste, norte etc), direção, angulação e limpeza das placas, clima (chuva, céu nublado) etc. Como sou da região sul, a produção é bastante afetada pelas variações naturais entre os solstícios de verão e inverno. As placas estão direcionadas para o norte (ideal para quem mora no sul) e possuem angulação de 27 graus.
Nos dias mais limpos de verão, já vi produção de até 35kwh/dia com esse sistema. Em dias normais, produzo em torno de 20kwh e 30kwh por dia. Dimensionei meu sistema para um consumo de 500-600kwh/mês com sobras, e até então vem me servindo muito bem! Não economizo em nada e, atualmente, ainda tenho 400kwh em créditos com a concessionária. Comecei a utilizar o sistema no finzinho de fevereiro/2023, então ainda não vi ele funcionando durante todo o verão, ok? Até o momento, março foi o mês que mais produziu (800kwh) e outubro o que menos produziu (400kwh). Abs!
@@GrandSmoking moro no sudeste telhado pro norte 100 por cento
@@Jeancarlos.roque.90 melhor ainda meu caro, vai gerar bastante com certeza 👍👍
Em tudo que é teste comparativo com a DEYE, o desempenho dele não é satisfatório. Já vi comparativos com 4 modelos de MICROINVERSORES e o APSYSTEM DS3D gerou 15% a mais que o DEYE.
Parabéns pelo teste. Quanto mais informação para todos, melhor.
Obrigado pelo seu comentário Franklin, com certeza iremos testar outras marcas de microinversores também para medir resultados e comparar! Um forte abraço da equipe MeuGerador!
Exato. Esse modelo da DEYE SUN2000G3 tem problema de projeto. ele limita muito a geração devido ao aquecimento. Os Hoymiles e APsystem tem um projeto melhor e tem maior eficiencia. Infelismente só descobri isso na pratica, e agora estou tendo problemas com geração abaixo do esperado
@@guitarrando1 instala coolers.... fiz isso e melhorou bastante [obs: tenho um inversor growatt e 3 micro inversores deye.... se for indicar com certeza vou indicar inversores mesmo... o tal do micro nao ta com essa bola toda nao]
Olha que legal … vídeo explicativo e bem simples para entender ! 👏🏽👏🏽
Parabéns! Sempre tive essa duvida, vídeo bem explicativo.
Tenho 100 painéis instalado em uma usina, 1 micro inversor queimou e parou 4 painel somente e fiz a substituição em 48 horas , se fosse no inversor comum eu e o cliente final estavamos lascado! Outra coisa, o micro inversor sairia muito superior em geração em uma casa ou comércio com varios tipos de posição de telhado ! Sem contar que se um painel queima ou apresenta problema os demais ligado na série, vão reduzir a produção igual o defeituoso ! Isso a globo nao mostra né 😅😅😅
Olá, tudo bem? Digamos que o seu painel seja de 500W, são 6.000kwh mês de média. Em 1 ano: 72.000kwh. Em 30 anos: 2.160.000Kwh. Se pegar 5% disto são 108.000kwh, convertendo a R$ 1,00 são R$ 108.000,00 de diferença. Daria para deixar a usina parada 18 meses que ainda assim seria + lucrativa. Se colocar a inflação da energia na conta, daria para deixar a usina parada uns 4 anos que ainda assim seria + lucrativa no STRING 😉
Top demais! Amei saber de todos esses detalhes!
Nossa que muito boa a explicação tinha muita dúvida 👏🏾👏🏾
Concordo plenamente. Nós meus sistemas que faço monitoramento, os inversores de string na mesma configuração, produzem muito mais energia que microinversores. Em todos os casos que acompanho.
Olá Renato! Excelente saber sua visão, ainda mais que você monitora frequentemente os sistemas, agradecemos pelo seu comentário! Abraços
Excelente comparação , parabéns
Não fiquei muito surpreso, mas o teste foi muito bom e importante. Mas o micro inversor é útil em ambientes com sombras. E não precisar de Proteções no lado CC. E gera CA direto. Aí depende do gosto de cada um. Eu prefiro o Microinversor tem mais anos de garantia e durabilidade.
Exatamente! Recomendamos microinversores para telhados recortados para diversas orientações ou com sombreamentos peculiares do imóvel 😃
Parabéns, vídeo muito bem explicado, sanando todas as dúvidas sobre a diferença dos dois produtos! ☀️☀️☀️
No meu kit, está instalado um growatt de 5kw. O cara é bravo!
Quantos modulos colocou no seu inversor
@@robsoncarvalhodeoliveira798 07. Ele ainda suporta mais 06 módulos.
Muito bom parabéns, informação valiosa!!!😁
Muito obrigado pelo seu comentário! Trabalharemos para trazer muitas novidades!
Faz um teste com o inversor da fronius e growatt
Fronius é bem complicado de testar atualmente, ficou muito disposicionado a disponibilidade e preços comparado com a grande massa de inversores :)
Vídeo mto bem explicado, mas induz o cliente a uma conclusão enviesada, pois apresenta um resultado na qual os contornos do teste foram enviesados.
Olá Helison tudo bem? Nosso objetivo foi mostrar o desempenho lado a lado sob mesmas condições ( telhado aberto ) e ver qual gera mais energia com o objetivo de munir os consumidores nas tomada de decisão :)
Concordo não existe nada no vídeo que prove a veracidade das informações e existe uma tendência nas informações a respeito dos aparelhos. A vantagem dos micro inversores está relacionada às adiversidades de um sistema fotovoltaico como sombreamento, painéis de marca ou potência diferentes, dias nublados e chuvosos , obstruções nos painéis como sujeiras diversas e outras. Um sistema com micro inversores oferece muito mais segurança e em caso do inversor sofrer uma pane o sistema com inversor string fica totalmente inoperante e o com micro inversor somente aquele que apresentar problema é que ficará inoperante , os outros continuaram a funcionar normalmente . O modo como é instalado um sistema seja com micro ou inversor string determina também seu rendimento .
@@j.rodriguesrodrigo9483 Obrigado pelo seu comentario! O objetivo deste video era mostrar qual equipamento gera mais energia sob mesmas condições climáticas e de orientação, e não dizer qual é melhor ou pior. O microinversor terá vantagens em alguns projetos ( telhados recortados e com sombreamentos do imóvel ). Caso queira disponibilizamos o monitoramento dos 2 equipamentos para averiguar a veracidade 😉
@@j.rodriguesrodrigo9483 Exato, as vantagens dos micros são vistas nas adversidades que vc citou.
No meu caso vi vantagem, eu e meu vizinho instalamos a mesma quantidade, eu fiz questão dos micro e ele não. Tbm coloquei no chão e não no telhado. A diferença é brutal, em média 30% maior. E olha que aqui pega som bra de árvores, o que seria péssimo se não fosse micro. O fato de não ter a telha próxima esquentando e maior ventilação tbm devem ajudar, além do direcionamento melhor no chão.
Olá amigo, tudo bem? Bacana! Para telhados recortados (várias direções), com sombreamento e/ou platibanda, o mais recomendado realmente são os microinversores. E a ventilação, proporcionando uma temperatura menor, também resulta em um funcionamento otimizado!
posso instalar o micro inversor nas mesmas condições que o inversor string, ou seja, na casa em local arejado? Quais os impedimentos, alguém sabe?
Opa, tudo bem? Poder tecnicamente pode... mas vai ficar muito esquisito a instalação, pois o microinversor não tem um acabamento e fixadores para parede, se for mais de um então, vai ficar horrível dentro de casa com os fios todos expostos.
Excelente conteúdo. Obrigado.
Olá belo video, eu tenho uma dúvida não sei se voce pode me responder, tenho em mente ligar um microinveersor em um sistema eólico e em placas solares simultaneamente , sabe dizer se isto é possíveal, obrigado abraço.
Olá Paulo, obrigado! Trabalhamos com energia solar e não temos informações a respeito de energia eólica! Abraços.
Bacana o vídeos amigo. Parabéns pelos esclarecimento. Sucesso!!
Obrigado pelo seu comentário! Isto nos ajuda muito a pensar em novos conteúdos! ;)
Qual melhor micro Inversor NEP ou APSYSTEMS ?
Olá Marcos, nós trabalhamos com microinversores das marcas DEYE, SAJ e Growatt, portanto, são as que temos experiência para indicar, as três são muito boas! Abraços!
Por isso prefiro inversor contral tenho usina solar tbm
Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)
Já tem algum micro inversor para off grid?
Opa, Tudo bem? Ainda não conhecemos caso exista 😕
Me tira uma duvida . É obrigado a instalação do micro inversor em baixo da placa ? Não posso ligar onde eu quiser ?
Pode ligar aonde você quiser o problema é o gasto absurdo em cabeamento.
Não é obrigado Fabiano, porém é um tipo de inversor que não vai ficar esteticamente bem em nenhum lugar na casa que não seja no telhado e escondido abaixo dos painéis mesmo! :)
em cima da lage já seria ideal ficaria isolado do tempo e oculto de dentro de casa
Boa tarde, estou querendo comprar um kit com 08 módulos full screen de 555w da DAH e 02 micros inversores hoymiles HMS 2000B, na sua opinião esse kit vai gerar 600kwh? Moro em Juazeiro Bahia e aqui é bem quente. Obrigado!
Acredito que chegue bem perrto disso se instalar nas condições ideais. Meu sistema desse no RJ gera em meida 550kwh/mes , mas aí na Bahia a média de radiação solar é maior.
Se o telhado for leste/oeste vai gerar média de 650kwh mês, e se for telhado para o norte vai gerar +- 700kwh mês :)
Essa desvantagem da temperatura, é só desse modelo do DEYE, pois outras marcas como Hoymiles e Apsystem trabalham bem em altas temperatura e possuem garantia maior, e indice de falha menor que os inverores string. Então isso não é uma desvantagem para o microinversor, pois ele foi projetado para isso. Essa diferença de geração menor do micro da DEYE é uma falha de projeto, ele limita muito a geração quando aquece. Repita por favor o teste com micros da APSYSTEM ou HOYMILES para vermos quem ganha.
Ainda tem os da Enphase. Quase não tem informação sobre eles.
Verdade
Iremos trabalhar para testar outros microinversores também :) em breve em nosso canal!
Vdd ,se colocar em um ambiente ventilado e se possível uma ventoinha,o resultado seria outro
Olá! Existe microinversor de 127v e inversor 127v? Aqui em casa tenho muitos equipamentos em 127v
Bom dia João Vitor, tudo bem? Não existe. Os inversores e micros da linha ON GRID precisam de 220v para operar (pode ser 127v + 127v OU 220v + N, assim como um ar condicionado), mas eles não alteram as tomadas da sua casa. O inversor vai se conectar ao padrão da sua casa e as tomadas seguirão conectadas à casa e não ao sistema solar!
@@meugerador então esses kit solares on grid q vcs vendem, serviria pra quem tem equipamentos 127v e tbm poderia ligar um ar condicionado em fase-fase(127v-127v)
Sim@@JoaoVitor-yc7wi
Bom dia estou orçando os dois ja tinha decidido que seria o micro agora ja fiquei com duvidass?
micro
Carlos, se o seu telhado for todo recortado, com diferentes orientações e/ou sombreamento (platibanda, chaminé, vizinho, árvore) o microinversor vai ser a opção mais indicada. Caso contrário, o string terá melhor rendimento! :) No nosso site você encontra várias marcas de microinversores e inversores de parede!
Só eu achei em 3:50 um dos painéis do micro ser menor? Acredito que pelo ângulo, por não estar todos no mesmo nível, outra questão é que todo mundo sabe que calor não é bom para sistema eletrônico, então porque a Growatt não dá quinze anos de garantia no inversor?
Olá Paulo, tudo bem? ótima pergunta a sua. Na verdade dos últimos 4 painéis que estão ligados o microinversor, fixamos as duas últimas com um perfil de fixação um pouco mais elevado para podermos fixar o microinversor abaixo, já os outros 2 do lado estão com a mesma estrutura 55CM dos restantes ( bem rentes a telha ). A garantia por padrão dos fabricantes alemães ( referência no mercado ) são de 5 anos na verdade, acredito que as fabricantes de microinversor precisam dar 15 anos justamente para inibir esse receio do consumidor da vida útil ser prejudicada por causa do tempo.
@@meugerador Boa, interessante lembrar que o micro inversor de como você falou que pode perder a conexão e não ter outro modo de checar a geração, apesar de ter mais um custo ainda que seja bem baixo, pode ser resolvido com um KWS-AC300. Tem também a questão de sombra, painéis de potência diferente... são algumas das desvantagens do inversor.
Perfeitamente Paulo! No caso o microinversor fará sentido sim em alguns telhados específicos que exija algo diferenciado, quando falarmos em telhado aberto ou solo por exemplo, faz muito mais sentido o inversor parede. Ambas tecnologias são top!
Excelente iniciativa, a ideia é muito boa e merece parabéns. Mas a escolha dos equipamentos não foi boa. Como já comentaram alguns colegas, a linha Premium de micro inversores, como APsystems e Enphase, vão ter uma entrega superior e merecem a oportunidade dos teste para evidenciar isso. Forte abraço!!
Oi Guilherme, tudo certo? Agradecemos seu comentário e a sugestão também! Estamos em testes iniciais com os microinversores da SAJ e da Growatt comparados ao Deye! Logo postaremos mais vídeos por aqui... :) abraços!
a detalhe e tenho 3 deye aqui e eles não passa de 65 graus, vai depender muito do jeito que instalou tb
Tudo vai depender da região instalada e modo da instalação :)
Irmão meu e microinversor e consigo acompanhar nas duas formas q o inversor tem
O objetivo do vídeo é mostrar que: No microinversor não tem um visor informando a geração e o funcionamento, e como ele fica no telhado só há como saber se está funcionando através do aplicativo de monitoramento.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado pelo seu comentário! Trabalharemos para trazer muitas novidades!
😊
Muito obrigado pelo seu comentário! Trabalharemos para trazer muitas novidades!
pq não instalar o micro inversor em um local como o growat
Imagina você gastar metros e metros de cabeamento para cada Placa solar, O seu projeto sairia tão caro, que não seria nada viável.
@@BrunoAlbuquerque10 pode até ser antes, porem o cabo não esta mais caro igual antigamente mais não, mas mesmo assim da pra instalar um pouco melhor, masss o pessoal que vendem quer mesmo é vender caro e usar o minimo possivel de material para ganhar mais.
Além do excesso de cabos ( custo ) ainda vai ficar horrível os cabos passados para dentro da casa, praticamente impossível alguém aceitar esteticamente como ele irá ficar, eles realmente foram projetados para ficar no telhado :)
Olá @user-lm8oz3ye2q espero que esteja bem... o vídeo mostra a aplicabilidade real de cada produto, não é a só a temperatura que influencia e sim também a construção do produto, isso não quer dizer que o produto é ruim, apenas que em uma instalação em telhado aberto ele não será a melhor escolha, por outro lado se seu telhado é recortado e com chances de sombreamento o micro inversor terá um desempenho melhor, o que vai decidir qual produto é ideal pra voce é o cenário aonde ele será utilizado, espero ter esclarecido a sua duvida, um forte abraço de toda equipe Meu Gerador.
Esse teste foi feito em qual estado e cidade ?
Jefferson, os testes foram realizados em nossa própria sede aqui em Maringá - PR :)
como pode uma tecnologia mais cara apresentar rendimento menor?
Olá tudo bem? seu comentário é perfeito, e este foi um dos motivos pelo qual gravamos e mostramos nossos testes. O que ocorre é que a melhor escolha e rendimento vai depender da aplicação, ou seja: Em telhado aberto comum com tudo para a mesma orientação, a tecnologia mais "barata" é ainda superior. O microinversor é uma excelente tecnologia e terá maiores benefícios para telhados recortados e onde você precise colocar os painéis para orientações diferentes ( assim cada painel trabalhando de forma individual terá um rendimento maior ). O mais importante é que seja feito um estudo para sua casa e não apenas ir por descrição técnica!
Quanto mais perto do inversor mais energia , menos perdas.
Esse resultado dependeu do qual vc vende aí, agora já se vc vende os 2 aí e questão de altas temperaturas mesmo 😎
Excelente comentário Wolverdon! Vendemos sim as duas tecnologias em nosso site www.meugerador.com.br! Acreditamos nas duas tecnologias, mas no caso do telhado aberto, vale mais a pena o inversor parede ;)
O micro inversor e mais seguro
Sim surpreso e acredito ser 8sso mesmo , diferença ainda no híbrido liga off grid no micro nao mais uma vantagem.
Boa tarde José! O inversor desse teste é da linha ON GRID! Agradecemos seu comentário! Abraços amigo!
eita que é muito trafego pago. bom, primeiro, o micro inversor só comporta 4 placas, e o inversor (dependendo da capacidade) comporta mais de 20 placas. Lógico que o pessoal empurra o micro inversor pq a rentabilidade é melhor. Mas o inversor para sistemas acima de 4 placas é o ideal e melhor relação custo x benefício. O resto é perfumaria.
Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)
Achei o micro inversor muito quente.
Sim, é que no verão o ambiente no telhado é realmente muito quente, não é culpa do microinversor na verdade :)
Você esqueceu de dois itens importantes: se você mora perto do litoral ou em condições muito úmidas, um sistema lacrado e fechado, como um micro inversor, não terá oxidação interna e as partes eletrônicas ficam bem mais protegidas. Um inversor string sopra ar sobre as peças eletrônicas e sal, umidade, maresias e poluição podem se acumular nas pequenas peças eletrônicas e causar defeitos. Segundo ponto, um micro inversor possui 4 inversores separados (um para cada painel solar) e quando um inversor está com defeito, os outros ainda funcionam, então você mantém a produção. Com um inversor string você perde toda a produção.
Excelente comentário meu amigo! Ambas tecnologias são TOP, nosso objetivo foi apenas mostrar que sob ambiente e telhado aberto a tecnologia parede se saiu melhor, vão ter muitos casos em que o microinversor será vantajoso! Com certeza iremos testar estes pontos que você citou também! Abraços da equipe MeuGerador
nao precisa necessariamente colocar o micro inversor embaixo das placas solares.
Exato Luzmar, a instalação padrão é abaixo das placas, mas você pode instalar em local mais arejado!
E so instalar o micro em detro de casa
de qualquer forma a eficiencia dele é menor... ele aquece devido ao uso mesmo, logo, perde-se muita energia em forma de aquecimento... um aparelho 100% eficiente nao perderia nenhum joule de energia em aquecimento... tenho ambos os sistemas aqui em casa e posso falar que inversores sao bem melhores... mais eficientes...
@@esleybmx Qual marca de inversor usa?
@@romarioluciano1 tenho um growatt 3kw com 12 paineis de 340w ligados nele ... Tbm tenho um segundo sistema com inversor deye ligado em 4 painéis de 580w .... O deye nunca chegou em sua potência máxima.... O máximo que vi chegar foi em 1.8kw ... Já o growatt funciona boa parte do dia em potência máxima e nunca deu problemas
Não vai ter como instalar ( esteticamente e em questão de cabos/ligações ) eles foram realmente projetados para serem ligados diretamente nos painéis...
Comprem o micro sem medo
Sem dúvidas meu amigo, terá muitos casos em que o microinversor será vantajoso também! Abraços da equipe MeuGerador
Qualquer micro solar com esse calor absurdo que tem feito está travando tudo ,tenho micro e estavam em baixo dos painéis e desci todos pois Esses suporte TÉCNICO são uma piada. Fiz contato falando dos motivos e eles não assume que o motivo é o sobre aquecimento,esses micros podem funcionar bem em outros países com o clima mais ameno.Como disse baixei os meus em uma área aberta ventilada e coloquei coolers,suporte técnico desses micros São péssimos dos péssimos
Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)
@@meugerador Boa noite!Isso sim é o certo o problema é outro em relação ao micro Deve ou tb as outras marcas.Abraços
O resultado do teste foi interessante, porém surpreendeu o micro inversor não ter gerado mais. Seria interessante inverter a conexão dos painéis, para verificar se ainda assim o inversor convencional geraria mais energia do que o micro inversor. No teste desse vídeo, o micro inversor gerou um pouco mais, porém foi em um único dia: ruclips.net/video/LS57VOauCT0/видео.html
Fala Paulo, como vai tudo certo? Excelente seu comentário viu? Vou te explicar: o erro do video que citou é que o microinversor foi colocado para funcionar do lado do inversor tradicional ( em ambiente arejado e bem ventilado ), e sabemos que o microinversor não é instalado dessa forma, o teste deveria ter sido feito com ele no telhado ( como realmente deve ser ), por isto pode ter apresentado resultado diferente do nosso🙂
Tanto um quanto outro vídeo (testes) não podem ser usados pra dizer que uma tecnologia é melhor que a outra. Eu consigo escolher várias situações em que o inversor string terá melhor desempenho. Um exemplo seria usar 4 meses diferentes do que foi usado no vídeo. Outra situação seria utilizar painéis de mesma potência, mas com alguns anos de uso, pra simular a degradação desigual na geração e por consequência o impacto na geração total, uma vez que o inversor string teria uma perda mais considerável. Outra situação seria algum tipo de sombreamento parcial causada em apenas um dos painéis, como seria identificado isso ao longo do tempo, e mesmo sem sombreamento, uma sujeira excessiva em um dos painéis traria efeito similar. Outra situação seria um sistema com a quantidade maxima de placas no inversor string, na qual o gerenciamento em busca da máxima geração seria mais difícil. Ainda, como identificar caso uma placa em específico apresentasse geração bem menor ou até mesmo defeito. E por último e mais importante, SEGURANÇA. Quem já viu sistema com microinversor pegando fogo?
PS. Microinversor Deye está deixando mto a desejar, principalmente essa versão SUN-2000. Não bate a potência pico de jeito nenhum, esquenta mais que deveria e acaba gerando bem menos que deveria. Testa um HMS ou DS3D de mesma potência!
@@helisonmedina2861 no meu sistema uso esse Inversor Deye de 2000W com módulos de 550W e está gerando acima do esperado, nada a reclamar até o momento, satisfação total.
@@paulorafael26 localização da instalação? Tipo de Telhado? Orientação e Inclinação? Qual seria a geração teorica esperada? Qual fator de perdas usado?
digo Microinversor é bemmmm melhor que inversor, acho que o video foi mais pra beneficiar o growatt, digo isso porque ja vi varios e varios inversores bugando e queimando muito menos antes de 1 ano de uso, e a garantia """15 anos" é so dor de cabeça para obter fazendo o consumidor partir pra outro, não falou ou nao vi sobre a potencia informada do inversor, apenas falou do microinversor a potencia, 4 x 550 = 2200w, sabendo que o micro é 2Mil watts, não importa vai manter os 2 mil, já no inversor se ele for maior que 2mil watts logico que ele irá gerar mais, e esses testes meio duvido, visto que o microinversor nao cai tanto a geração com nuvens, ja no inversor se tem uma nuvem tampando um o resto todo cai, acho que esse video foi patrocionio growatt
Olá @ronilook, o teste foi realizado com 4 placas exatamente do mesmo modelo e ambiente, e o motivo da produção do micro inversor ser inferior é devido a eficiência em ficha técnica, em nenhum momento a potencia fica superior a narrativa de 2000W pelas condições climáticas do Brasil x Condição em STC do laboratório, o teste foi realizado com Growatt x Deye, mais o cenário poderia ser com qualquer produto, a realidade é que para comportar o local de instalação o micro inversor precisa reduzir essa eficiência, isso não quer dizer que o produto é ruim, apenas que em uma narrativa aonde a instalação seja em um telhado aberto ele não será a melhor escolha, por outro lado se seu telhado é recortado e com chances de sombreamento o micro inversor terá uma narrativa melhor. Na Meu Gerador a gente trata a realidade e o cenário verdadeiro, sem privilégios, há um ditado que diz contra dados e fatos não existem argumentos, espero ter esclarecido a sua duvida, um forte abraço de toda equipe Meu Gerador.
Testa um apsystem ds3d com painel 670w. Ah vc vai perceber que o inversor não suporta mais que 13 A. LIXO
Realmente para essa faixa de potência de painel o ideal são os microinversores com tecnologia + atualizadas e 16A para cima de capacidade :)
Comparar esse lixo da deye é um absurdo. coloca-se um ds3dh apsystem com painel de 700w ai o inversor arregava porque a saída dele é de 13a. ou então testasse com um qtd2 de 3600w. Apsystem humilha qualquer marca de inversor são 25 anos de garantia com paineis de alta potencia.
Seu vídeo tem um comentário é tendencioso claramente.
Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)
É apenas a suas palavras. Não vi as telas dos app da growatt e da solarman! Não usou wattímetro para esse teste com ambas tecnologias. E sobretudo, a apresentação dos painéis solares "módulos fotovoltaicos" sobre o telhado, mostra o growatt com 4 módulos e o Microinversor Deye sun com 3 módulos. Seja mais honesto, quando fizer um vídeo apresentando as tecnologias. Não fale apenas, apresente fatos comprovatorios.
Carlos Duarte, utilizamos o microinversor DEYE SUNG3 2000W que temos disponível para venda em nosso site. Os painéis solares utilizamos o 550W DAH DHX72M que também temos disponíveis em nosso site. Sobre os módulos estar em 3 caso não tenha reparado nosso telhado possui telhas translúcidas ( para economia de energia/iluminação no barracão ) entre as divisões, não podemos furar e fixar ali. Sobre mostrar as telas não sentimos a necessidade de mostrar as telas e provar por algo que estamos testando, mas no próximo video podemos mostrar sim sem problemas! Caso queira nos visitar e trazer seus equipamentos de testes ficamos a disposição também! Abraços da equipe MeuGerador
@@meugerador Toma. Vai dar 24h para ele provar o teste ?