Teste INVERSOR SOLAR ou MICROINVERSOR? Qual gera mais energia?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 ноя 2024

Комментарии • 138

  • @GrandSmoking
    @GrandSmoking Год назад +27

    Ótimo vídeo! Antes de criticarmos, temos que entender as condições do teste, e não apenas olhar o resultado. Testes só são comparáveis se forem realizados nas mesmas condições.
    É fato que os microinversores enfrentam problemas de eficiência quando no calor, sobretudo nos dias de mais produção (que, concidentemente, tendem a ser os mais quentes). Eles esquentam muito mesmo, às vezes sendo impossível tocá-los apenas com a mão.
    Tenho 3 microinversores Deye de 2000w cada com 12 painéis de 550w e percebi que, mesmo no monitoramento próprio (solarman), a curva de potência instantânea não era uma parábola perfeita em dias de céu limpo (o que seria esperado). Na verdade a curva de potência ia até o pico da capacidade instalada por volta das 11h e depois diminuia consideravelmente (perdia cerca de 1kw no período de maior produção). No controle dos parâmetros dos microinversores pude perceber que a potência diminuia justo quando os microinversores chegavam perto de 80ºC de temperatura no dissipador.
    Resolvi isso da seguinte maneira:
    1) Pedi aos instaladores que instalassem os microinversores embaixo do telhado, em um lugar mais arejado, e não diretamente embaixo das placas.
    2) Fiz 3 suportes de madeira onde acoplei fans e termostatos eletrônicos, os quais parafusei embaixo do telhado, rente a cada microinversor. Regulei os termostatos para ligar os ventiladores quando as temperaturas dos micros chegarem a 45ºC e desligá-los quando resfria até 40ºC.
    Hoje, na prática, os microinversores não passam dos 45ºC nunca, sendo que ganhei +1kw de potência nos horários de pico de produção (geralmente por volta das 11h e 14h). Como esperado, agora é possível visualizar perfeitamente a parábola na curva de potência pelo sistema de monitoramento (solarman).
    Depois que instalei os ventiladores, já vi ganhos de até 2KWh a mais na produção diária (lembrando que os micros já estavam embaixo do telhado, em um lugar mais arejado, ANTES de instalar os ventiladores).
    Pode até parecer pouco pelo investimento, porém o sistema de resfriamento ativo também visa a longevidade dos microinversores. Equipamentos eletrônicos definitivamente não combinam com calor!
    Fora o problema com calor, ao meu ver, os microinversores são ideais para sistemas residenciais (que tendem a ser menores). O preço dos microinversores tem diminuído muito recentemente, o que deixou eles bem mais competitivos frente aos inversores string, considerando já todos os benefícios agregados que os microinversores trazem consigo (monitoramento integrado, facilidade na instalação e expansão futura do sistema, MPPTs individuais que trazem mais eficiência e permitem utilizar painéis diferentes, vantagens quando há sombreamento parcial, dentre outros).

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад +2

      Excelente comentário meu amigo! Ambas tecnologias são TOP, nosso objetivo foi apenas mostrar que sob ambiente e telhado aberto a tecnologia parede se sai melhor, vão ter muitos casos em que o microinversor será vantajoso! Abraços da equipe MeuGerador

    • @Jeancarlos.roque.90
      @Jeancarlos.roque.90 Год назад

      Amigo poderia me responder quanto está gerando esse seu sistema pois estou montando um igual

    • @GrandSmoking
      @GrandSmoking Год назад +6

      @@Jeancarlos.roque.90 Salve, amigo, tudo bem?
      Então, a produção dependerá de diversos fatores, como a sua região (sul, sudeste, norte etc), direção, angulação e limpeza das placas, clima (chuva, céu nublado) etc. Como sou da região sul, a produção é bastante afetada pelas variações naturais entre os solstícios de verão e inverno. As placas estão direcionadas para o norte (ideal para quem mora no sul) e possuem angulação de 27 graus.
      Nos dias mais limpos de verão, já vi produção de até 35kwh/dia com esse sistema. Em dias normais, produzo em torno de 20kwh e 30kwh por dia. Dimensionei meu sistema para um consumo de 500-600kwh/mês com sobras, e até então vem me servindo muito bem! Não economizo em nada e, atualmente, ainda tenho 400kwh em créditos com a concessionária. Comecei a utilizar o sistema no finzinho de fevereiro/2023, então ainda não vi ele funcionando durante todo o verão, ok? Até o momento, março foi o mês que mais produziu (800kwh) e outubro o que menos produziu (400kwh). Abs!

    • @Jeancarlos.roque.90
      @Jeancarlos.roque.90 Год назад +1

      @@GrandSmoking moro no sudeste telhado pro norte 100 por cento

    • @GrandSmoking
      @GrandSmoking Год назад +2

      @@Jeancarlos.roque.90 melhor ainda meu caro, vai gerar bastante com certeza 👍👍

  • @gaviaumfiel
    @gaviaumfiel Год назад +5

    Em tudo que é teste comparativo com a DEYE, o desempenho dele não é satisfatório. Já vi comparativos com 4 modelos de MICROINVERSORES e o APSYSTEM DS3D gerou 15% a mais que o DEYE.
    Parabéns pelo teste. Quanto mais informação para todos, melhor.

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад +1

      Obrigado pelo seu comentário Franklin, com certeza iremos testar outras marcas de microinversores também para medir resultados e comparar! Um forte abraço da equipe MeuGerador!

    • @guitarrando1
      @guitarrando1 Год назад +2

      Exato. Esse modelo da DEYE SUN2000G3 tem problema de projeto. ele limita muito a geração devido ao aquecimento. Os Hoymiles e APsystem tem um projeto melhor e tem maior eficiencia. Infelismente só descobri isso na pratica, e agora estou tendo problemas com geração abaixo do esperado

    • @esleybmx
      @esleybmx 11 месяцев назад +1

      @@guitarrando1 instala coolers.... fiz isso e melhorou bastante [obs: tenho um inversor growatt e 3 micro inversores deye.... se for indicar com certeza vou indicar inversores mesmo... o tal do micro nao ta com essa bola toda nao]

  • @brunnaleal6194
    @brunnaleal6194 Год назад +3

    Olha que legal … vídeo explicativo e bem simples para entender ! 👏🏽👏🏽

  • @terciojean4151
    @terciojean4151 Год назад +5

    Parabéns! Sempre tive essa duvida, vídeo bem explicativo.

  • @microinversorsolar5134
    @microinversorsolar5134 9 месяцев назад +4

    Tenho 100 painéis instalado em uma usina, 1 micro inversor queimou e parou 4 painel somente e fiz a substituição em 48 horas , se fosse no inversor comum eu e o cliente final estavamos lascado! Outra coisa, o micro inversor sairia muito superior em geração em uma casa ou comércio com varios tipos de posição de telhado ! Sem contar que se um painel queima ou apresenta problema os demais ligado na série, vão reduzir a produção igual o defeituoso ! Isso a globo nao mostra né 😅😅😅

    • @meugerador
      @meugerador  6 месяцев назад +2

      Olá, tudo bem? Digamos que o seu painel seja de 500W, são 6.000kwh mês de média. Em 1 ano: 72.000kwh. Em 30 anos: 2.160.000Kwh. Se pegar 5% disto são 108.000kwh, convertendo a R$ 1,00 são R$ 108.000,00 de diferença. Daria para deixar a usina parada 18 meses que ainda assim seria + lucrativa. Se colocar a inflação da energia na conta, daria para deixar a usina parada uns 4 anos que ainda assim seria + lucrativa no STRING 😉

  • @jacfarias8858
    @jacfarias8858 Год назад +3

    Top demais! Amei saber de todos esses detalhes!

  • @brendahosana6692
    @brendahosana6692 Год назад +2

    Nossa que muito boa a explicação tinha muita dúvida 👏🏾👏🏾

  • @renatorodriguesferreira5860
    @renatorodriguesferreira5860 3 месяца назад

    Concordo plenamente. Nós meus sistemas que faço monitoramento, os inversores de string na mesma configuração, produzem muito mais energia que microinversores. Em todos os casos que acompanho.

    • @meugerador
      @meugerador  2 месяца назад

      Olá Renato! Excelente saber sua visão, ainda mais que você monitora frequentemente os sistemas, agradecemos pelo seu comentário! Abraços

  • @wottowutzke
    @wottowutzke 8 месяцев назад +1

    Excelente comparação , parabéns

    • @natanaeloliveira595
      @natanaeloliveira595 8 месяцев назад +1

      Não fiquei muito surpreso, mas o teste foi muito bom e importante. Mas o micro inversor é útil em ambientes com sombras. E não precisar de Proteções no lado CC. E gera CA direto. Aí depende do gosto de cada um. Eu prefiro o Microinversor tem mais anos de garantia e durabilidade.

    • @meugerador
      @meugerador  6 месяцев назад

      Exatamente! Recomendamos microinversores para telhados recortados para diversas orientações ou com sombreamentos peculiares do imóvel 😃

  • @annajuliamialichi7273
    @annajuliamialichi7273 Год назад +4

    Parabéns, vídeo muito bem explicado, sanando todas as dúvidas sobre a diferença dos dois produtos! ☀️☀️☀️

  • @Alexandre64842
    @Alexandre64842 5 месяцев назад +1

    No meu kit, está instalado um growatt de 5kw. O cara é bravo!

  • @v1n1c105
    @v1n1c105 Год назад +3

    Muito bom parabéns, informação valiosa!!!😁

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Muito obrigado pelo seu comentário! Trabalharemos para trazer muitas novidades!

  • @salvioandrade5691
    @salvioandrade5691 Год назад +4

    Faz um teste com o inversor da fronius e growatt

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Fronius é bem complicado de testar atualmente, ficou muito disposicionado a disponibilidade e preços comparado com a grande massa de inversores :)

  • @helisonmedina2861
    @helisonmedina2861 Год назад +1

    Vídeo mto bem explicado, mas induz o cliente a uma conclusão enviesada, pois apresenta um resultado na qual os contornos do teste foram enviesados.

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад

      Olá Helison tudo bem? Nosso objetivo foi mostrar o desempenho lado a lado sob mesmas condições ( telhado aberto ) e ver qual gera mais energia com o objetivo de munir os consumidores nas tomada de decisão :)

    • @j.rodriguesrodrigo9483
      @j.rodriguesrodrigo9483 Год назад +1

      Concordo não existe nada no vídeo que prove a veracidade das informações e existe uma tendência nas informações a respeito dos aparelhos. A vantagem dos micro inversores está relacionada às adiversidades de um sistema fotovoltaico como sombreamento, painéis de marca ou potência diferentes, dias nublados e chuvosos , obstruções nos painéis como sujeiras diversas e outras. Um sistema com micro inversores oferece muito mais segurança e em caso do inversor sofrer uma pane o sistema com inversor string fica totalmente inoperante e o com micro inversor somente aquele que apresentar problema é que ficará inoperante , os outros continuaram a funcionar normalmente . O modo como é instalado um sistema seja com micro ou inversor string determina também seu rendimento .

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад +1

      @@j.rodriguesrodrigo9483 Obrigado pelo seu comentario! O objetivo deste video era mostrar qual equipamento gera mais energia sob mesmas condições climáticas e de orientação, e não dizer qual é melhor ou pior. O microinversor terá vantagens em alguns projetos ( telhados recortados e com sombreamentos do imóvel ). Caso queira disponibilizamos o monitoramento dos 2 equipamentos para averiguar a veracidade 😉

    • @pinturahobbyautogarage4777
      @pinturahobbyautogarage4777 Год назад

      @@j.rodriguesrodrigo9483 Exato, as vantagens dos micros são vistas nas adversidades que vc citou.

  • @Ser_Nomade
    @Ser_Nomade 3 месяца назад

    No meu caso vi vantagem, eu e meu vizinho instalamos a mesma quantidade, eu fiz questão dos micro e ele não. Tbm coloquei no chão e não no telhado. A diferença é brutal, em média 30% maior. E olha que aqui pega som bra de árvores, o que seria péssimo se não fosse micro. O fato de não ter a telha próxima esquentando e maior ventilação tbm devem ajudar, além do direcionamento melhor no chão.

    • @meugerador
      @meugerador  2 месяца назад

      Olá amigo, tudo bem? Bacana! Para telhados recortados (várias direções), com sombreamento e/ou platibanda, o mais recomendado realmente são os microinversores. E a ventilação, proporcionando uma temperatura menor, também resulta em um funcionamento otimizado!

  • @thenedsamorimdasilva552
    @thenedsamorimdasilva552 11 месяцев назад +2

    posso instalar o micro inversor nas mesmas condições que o inversor string, ou seja, na casa em local arejado? Quais os impedimentos, alguém sabe?

    • @meugerador
      @meugerador  6 месяцев назад

      Opa, tudo bem? Poder tecnicamente pode... mas vai ficar muito esquisito a instalação, pois o microinversor não tem um acabamento e fixadores para parede, se for mais de um então, vai ficar horrível dentro de casa com os fios todos expostos.

  • @carloseduardomartinsaragao8914

    Excelente conteúdo. Obrigado.

  • @paulinho4150
    @paulinho4150 Месяц назад

    Olá belo video, eu tenho uma dúvida não sei se voce pode me responder, tenho em mente ligar um microinveersor em um sistema eólico e em placas solares simultaneamente , sabe dizer se isto é possíveal, obrigado abraço.

    • @meugerador
      @meugerador  Месяц назад

      Olá Paulo, obrigado! Trabalhamos com energia solar e não temos informações a respeito de energia eólica! Abraços.

  • @dagmarsantos5694
    @dagmarsantos5694 Год назад

    Bacana o vídeos amigo. Parabéns pelos esclarecimento. Sucesso!!

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад

      Obrigado pelo seu comentário! Isto nos ajuda muito a pensar em novos conteúdos! ;)

  • @marcossoares2400
    @marcossoares2400 Месяц назад

    Qual melhor micro Inversor NEP ou APSYSTEMS ?

    • @meugerador
      @meugerador  Месяц назад

      Olá Marcos, nós trabalhamos com microinversores das marcas DEYE, SAJ e Growatt, portanto, são as que temos experiência para indicar, as três são muito boas! Abraços!

  • @astronomianundial8093
    @astronomianundial8093 Год назад +1

    Por isso prefiro inversor contral tenho usina solar tbm

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)

  • @elessandropereiradasilva
    @elessandropereiradasilva 11 месяцев назад +1

    Já tem algum micro inversor para off grid?

    • @meugerador
      @meugerador  6 месяцев назад

      Opa, Tudo bem? Ainda não conhecemos caso exista 😕

  • @fabianorodrigues8373
    @fabianorodrigues8373 Год назад +2

    Me tira uma duvida . É obrigado a instalação do micro inversor em baixo da placa ? Não posso ligar onde eu quiser ?

    • @BrunoAlbuquerque10
      @BrunoAlbuquerque10 7 месяцев назад +1

      Pode ligar aonde você quiser o problema é o gasto absurdo em cabeamento.

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Não é obrigado Fabiano, porém é um tipo de inversor que não vai ficar esteticamente bem em nenhum lugar na casa que não seja no telhado e escondido abaixo dos painéis mesmo! :)

    • @maxportv
      @maxportv 18 дней назад

      em cima da lage já seria ideal ficaria isolado do tempo e oculto de dentro de casa

  • @robertjacobinabob7143
    @robertjacobinabob7143 Год назад +1

    Boa tarde, estou querendo comprar um kit com 08 módulos full screen de 555w da DAH e 02 micros inversores hoymiles HMS 2000B, na sua opinião esse kit vai gerar 600kwh? Moro em Juazeiro Bahia e aqui é bem quente. Obrigado!

    • @guitarrando1
      @guitarrando1 Год назад +1

      Acredito que chegue bem perrto disso se instalar nas condições ideais. Meu sistema desse no RJ gera em meida 550kwh/mes , mas aí na Bahia a média de radiação solar é maior.

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Se o telhado for leste/oeste vai gerar média de 650kwh mês, e se for telhado para o norte vai gerar +- 700kwh mês :)

  • @guitarrando1
    @guitarrando1 Год назад +19

    Essa desvantagem da temperatura, é só desse modelo do DEYE, pois outras marcas como Hoymiles e Apsystem trabalham bem em altas temperatura e possuem garantia maior, e indice de falha menor que os inverores string. Então isso não é uma desvantagem para o microinversor, pois ele foi projetado para isso. Essa diferença de geração menor do micro da DEYE é uma falha de projeto, ele limita muito a geração quando aquece. Repita por favor o teste com micros da APSYSTEM ou HOYMILES para vermos quem ganha.

    • @victorrangel1050
      @victorrangel1050 10 месяцев назад +2

      Ainda tem os da Enphase. Quase não tem informação sobre eles.

    • @linderleilins9070
      @linderleilins9070 6 месяцев назад

      Verdade

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Iremos trabalhar para testar outros microinversores também :) em breve em nosso canal!

    • @Martins.50
      @Martins.50 Месяц назад

      Vdd ,se colocar em um ambiente ventilado e se possível uma ventoinha,o resultado seria outro

  • @JoaoVitor-yc7wi
    @JoaoVitor-yc7wi Месяц назад

    Olá! Existe microinversor de 127v e inversor 127v? Aqui em casa tenho muitos equipamentos em 127v

    • @meugerador
      @meugerador  Месяц назад +1

      Bom dia João Vitor, tudo bem? Não existe. Os inversores e micros da linha ON GRID precisam de 220v para operar (pode ser 127v + 127v OU 220v + N, assim como um ar condicionado), mas eles não alteram as tomadas da sua casa. O inversor vai se conectar ao padrão da sua casa e as tomadas seguirão conectadas à casa e não ao sistema solar!

    • @JoaoVitor-yc7wi
      @JoaoVitor-yc7wi Месяц назад

      @@meugerador então esses kit solares on grid q vcs vendem, serviria pra quem tem equipamentos 127v e tbm poderia ligar um ar condicionado em fase-fase(127v-127v)

    • @marceloaraujo9284
      @marceloaraujo9284 Месяц назад +1

      Sim​@@JoaoVitor-yc7wi

  • @carlosvalentim4979
    @carlosvalentim4979 5 месяцев назад

    Bom dia estou orçando os dois ja tinha decidido que seria o micro agora ja fiquei com duvidass?

    • @padre7391
      @padre7391 4 месяца назад

      micro

    • @meugerador
      @meugerador  4 месяца назад

      Carlos, se o seu telhado for todo recortado, com diferentes orientações e/ou sombreamento (platibanda, chaminé, vizinho, árvore) o microinversor vai ser a opção mais indicada. Caso contrário, o string terá melhor rendimento! :) No nosso site você encontra várias marcas de microinversores e inversores de parede!

  • @paulocesarmeneses677
    @paulocesarmeneses677 Год назад +2

    Só eu achei em 3:50 um dos painéis do micro ser menor? Acredito que pelo ângulo, por não estar todos no mesmo nível, outra questão é que todo mundo sabe que calor não é bom para sistema eletrônico, então porque a Growatt não dá quinze anos de garantia no inversor?

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад

      Olá Paulo, tudo bem? ótima pergunta a sua. Na verdade dos últimos 4 painéis que estão ligados o microinversor, fixamos as duas últimas com um perfil de fixação um pouco mais elevado para podermos fixar o microinversor abaixo, já os outros 2 do lado estão com a mesma estrutura 55CM dos restantes ( bem rentes a telha ). A garantia por padrão dos fabricantes alemães ( referência no mercado ) são de 5 anos na verdade, acredito que as fabricantes de microinversor precisam dar 15 anos justamente para inibir esse receio do consumidor da vida útil ser prejudicada por causa do tempo.

    • @paulocesarmeneses677
      @paulocesarmeneses677 Год назад +1

      @@meugerador Boa, interessante lembrar que o micro inversor de como você falou que pode perder a conexão e não ter outro modo de checar a geração, apesar de ter mais um custo ainda que seja bem baixo, pode ser resolvido com um KWS-AC300. Tem também a questão de sombra, painéis de potência diferente... são algumas das desvantagens do inversor.

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад

      Perfeitamente Paulo! No caso o microinversor fará sentido sim em alguns telhados específicos que exija algo diferenciado, quando falarmos em telhado aberto ou solo por exemplo, faz muito mais sentido o inversor parede. Ambas tecnologias são top!

  • @ggso
    @ggso 3 месяца назад

    Excelente iniciativa, a ideia é muito boa e merece parabéns. Mas a escolha dos equipamentos não foi boa. Como já comentaram alguns colegas, a linha Premium de micro inversores, como APsystems e Enphase, vão ter uma entrega superior e merecem a oportunidade dos teste para evidenciar isso. Forte abraço!!

    • @meugerador
      @meugerador  3 месяца назад

      Oi Guilherme, tudo certo? Agradecemos seu comentário e a sugestão também! Estamos em testes iniciais com os microinversores da SAJ e da Growatt comparados ao Deye! Logo postaremos mais vídeos por aqui... :) abraços!

  • @ronilook
    @ronilook 6 месяцев назад

    a detalhe e tenho 3 deye aqui e eles não passa de 65 graus, vai depender muito do jeito que instalou tb

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Tudo vai depender da região instalada e modo da instalação :)

  • @delsantos7087
    @delsantos7087 7 месяцев назад

    Irmão meu e microinversor e consigo acompanhar nas duas formas q o inversor tem

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      O objetivo do vídeo é mostrar que: No microinversor não tem um visor informando a geração e o funcionamento, e como ele fica no telhado só há como saber se está funcionando através do aplicativo de monitoramento.

  • @josemarsantos3981
    @josemarsantos3981 Год назад +2

    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Muito obrigado pelo seu comentário! Trabalharemos para trazer muitas novidades!

  • @julioyamauti6077
    @julioyamauti6077 Год назад +2

    😊

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Muito obrigado pelo seu comentário! Trabalharemos para trazer muitas novidades!

  • @VictorRenerRibeirodeOliveiraCa
    @VictorRenerRibeirodeOliveiraCa 8 месяцев назад

    pq não instalar o micro inversor em um local como o growat

    • @BrunoAlbuquerque10
      @BrunoAlbuquerque10 7 месяцев назад

      Imagina você gastar metros e metros de cabeamento para cada Placa solar, O seu projeto sairia tão caro, que não seria nada viável.

    • @ronilook
      @ronilook 6 месяцев назад

      @@BrunoAlbuquerque10 pode até ser antes, porem o cabo não esta mais caro igual antigamente mais não, mas mesmo assim da pra instalar um pouco melhor, masss o pessoal que vendem quer mesmo é vender caro e usar o minimo possivel de material para ganhar mais.

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Além do excesso de cabos ( custo ) ainda vai ficar horrível os cabos passados para dentro da casa, praticamente impossível alguém aceitar esteticamente como ele irá ficar, eles realmente foram projetados para ficar no telhado :)

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад +1

      Olá @user-lm8oz3ye2q espero que esteja bem... o vídeo mostra a aplicabilidade real de cada produto, não é a só a temperatura que influencia e sim também a construção do produto, isso não quer dizer que o produto é ruim, apenas que em uma instalação em telhado aberto ele não será a melhor escolha, por outro lado se seu telhado é recortado e com chances de sombreamento o micro inversor terá um desempenho melhor, o que vai decidir qual produto é ideal pra voce é o cenário aonde ele será utilizado, espero ter esclarecido a sua duvida, um forte abraço de toda equipe Meu Gerador.

  • @jeffersonlimadossantos5211
    @jeffersonlimadossantos5211 Год назад +1

    Esse teste foi feito em qual estado e cidade ?

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад

      Jefferson, os testes foram realizados em nossa própria sede aqui em Maringá - PR :)

  • @rnboraimundoyahoo
    @rnboraimundoyahoo Год назад +1

    como pode uma tecnologia mais cara apresentar rendimento menor?

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад +2

      Olá tudo bem? seu comentário é perfeito, e este foi um dos motivos pelo qual gravamos e mostramos nossos testes. O que ocorre é que a melhor escolha e rendimento vai depender da aplicação, ou seja: Em telhado aberto comum com tudo para a mesma orientação, a tecnologia mais "barata" é ainda superior. O microinversor é uma excelente tecnologia e terá maiores benefícios para telhados recortados e onde você precise colocar os painéis para orientações diferentes ( assim cada painel trabalhando de forma individual terá um rendimento maior ). O mais importante é que seja feito um estudo para sua casa e não apenas ir por descrição técnica!

  • @joseademirdasilvaademirskk9612
    @joseademirdasilvaademirskk9612 3 месяца назад

    Quanto mais perto do inversor mais energia , menos perdas.

  • @wolverdon_filmes
    @wolverdon_filmes Год назад +1

    Esse resultado dependeu do qual vc vende aí, agora já se vc vende os 2 aí e questão de altas temperaturas mesmo 😎

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад

      Excelente comentário Wolverdon! Vendemos sim as duas tecnologias em nosso site www.meugerador.com.br! Acreditamos nas duas tecnologias, mas no caso do telhado aberto, vale mais a pena o inversor parede ;)

    • @sidrodrigues8909
      @sidrodrigues8909 Год назад

      O micro inversor e mais seguro

  • @joseademirdasilvaademirskk9612
    @joseademirdasilvaademirskk9612 3 месяца назад

    Sim surpreso e acredito ser 8sso mesmo , diferença ainda no híbrido liga off grid no micro nao mais uma vantagem.

    • @meugerador
      @meugerador  3 месяца назад

      Boa tarde José! O inversor desse teste é da linha ON GRID! Agradecemos seu comentário! Abraços amigo!

  • @amoke
    @amoke 11 месяцев назад +3

    eita que é muito trafego pago. bom, primeiro, o micro inversor só comporta 4 placas, e o inversor (dependendo da capacidade) comporta mais de 20 placas. Lógico que o pessoal empurra o micro inversor pq a rentabilidade é melhor. Mas o inversor para sistemas acima de 4 placas é o ideal e melhor relação custo x benefício. O resto é perfumaria.

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)

  • @edermunhoz8740
    @edermunhoz8740 Год назад +1

    Achei o micro inversor muito quente.

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Sim, é que no verão o ambiente no telhado é realmente muito quente, não é culpa do microinversor na verdade :)

  • @birdyflying4240
    @birdyflying4240 Год назад +3

    Você esqueceu de dois itens importantes: se você mora perto do litoral ou em condições muito úmidas, um sistema lacrado e fechado, como um micro inversor, não terá oxidação interna e as partes eletrônicas ficam bem mais protegidas. Um inversor string sopra ar sobre as peças eletrônicas e sal, umidade, maresias e poluição podem se acumular nas pequenas peças eletrônicas e causar defeitos. Segundo ponto, um micro inversor possui 4 inversores separados (um para cada painel solar) e quando um inversor está com defeito, os outros ainda funcionam, então você mantém a produção. Com um inversor string você perde toda a produção.

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад +1

      Excelente comentário meu amigo! Ambas tecnologias são TOP, nosso objetivo foi apenas mostrar que sob ambiente e telhado aberto a tecnologia parede se saiu melhor, vão ter muitos casos em que o microinversor será vantajoso! Com certeza iremos testar estes pontos que você citou também! Abraços da equipe MeuGerador

  • @luzmaroliveira9543
    @luzmaroliveira9543 2 месяца назад

    nao precisa necessariamente colocar o micro inversor embaixo das placas solares.

    • @meugerador
      @meugerador  2 месяца назад

      Exato Luzmar, a instalação padrão é abaixo das placas, mas você pode instalar em local mais arejado!

  • @toptop2721
    @toptop2721 Год назад +1

    E so instalar o micro em detro de casa

    • @esleybmx
      @esleybmx 11 месяцев назад

      de qualquer forma a eficiencia dele é menor... ele aquece devido ao uso mesmo, logo, perde-se muita energia em forma de aquecimento... um aparelho 100% eficiente nao perderia nenhum joule de energia em aquecimento... tenho ambos os sistemas aqui em casa e posso falar que inversores sao bem melhores... mais eficientes...

    • @romarioluciano1
      @romarioluciano1 10 месяцев назад

      ​@@esleybmx Qual marca de inversor usa?

    • @esleybmx
      @esleybmx 10 месяцев назад

      @@romarioluciano1 tenho um growatt 3kw com 12 paineis de 340w ligados nele ... Tbm tenho um segundo sistema com inversor deye ligado em 4 painéis de 580w .... O deye nunca chegou em sua potência máxima.... O máximo que vi chegar foi em 1.8kw ... Já o growatt funciona boa parte do dia em potência máxima e nunca deu problemas

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Não vai ter como instalar ( esteticamente e em questão de cabos/ligações ) eles foram realmente projetados para serem ligados diretamente nos painéis...

  • @vortis18
    @vortis18 Год назад +1

    Comprem o micro sem medo

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад

      Sem dúvidas meu amigo, terá muitos casos em que o microinversor será vantajoso também! Abraços da equipe MeuGerador

  • @MauroF-1975
    @MauroF-1975 Год назад +2

    Qualquer micro solar com esse calor absurdo que tem feito está travando tudo ,tenho micro e estavam em baixo dos painéis e desci todos pois Esses suporte TÉCNICO são uma piada. Fiz contato falando dos motivos e eles não assume que o motivo é o sobre aquecimento,esses micros podem funcionar bem em outros países com o clima mais ameno.Como disse baixei os meus em uma área aberta ventilada e coloquei coolers,suporte técnico desses micros São péssimos dos péssimos

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)

    • @MauroF-1975
      @MauroF-1975 5 месяцев назад

      @@meugerador Boa noite!Isso sim é o certo o problema é outro em relação ao micro Deve ou tb as outras marcas.Abraços

  • @paulorafael26
    @paulorafael26 Год назад +1

    O resultado do teste foi interessante, porém surpreendeu o micro inversor não ter gerado mais. Seria interessante inverter a conexão dos painéis, para verificar se ainda assim o inversor convencional geraria mais energia do que o micro inversor. No teste desse vídeo, o micro inversor gerou um pouco mais, porém foi em um único dia: ruclips.net/video/LS57VOauCT0/видео.html

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад +2

      Fala Paulo, como vai tudo certo? Excelente seu comentário viu? Vou te explicar: o erro do video que citou é que o microinversor foi colocado para funcionar do lado do inversor tradicional ( em ambiente arejado e bem ventilado ), e sabemos que o microinversor não é instalado dessa forma, o teste deveria ter sido feito com ele no telhado ( como realmente deve ser ), por isto pode ter apresentado resultado diferente do nosso🙂

    • @helisonmedina2861
      @helisonmedina2861 Год назад +2

      Tanto um quanto outro vídeo (testes) não podem ser usados pra dizer que uma tecnologia é melhor que a outra. Eu consigo escolher várias situações em que o inversor string terá melhor desempenho. Um exemplo seria usar 4 meses diferentes do que foi usado no vídeo. Outra situação seria utilizar painéis de mesma potência, mas com alguns anos de uso, pra simular a degradação desigual na geração e por consequência o impacto na geração total, uma vez que o inversor string teria uma perda mais considerável. Outra situação seria algum tipo de sombreamento parcial causada em apenas um dos painéis, como seria identificado isso ao longo do tempo, e mesmo sem sombreamento, uma sujeira excessiva em um dos painéis traria efeito similar. Outra situação seria um sistema com a quantidade maxima de placas no inversor string, na qual o gerenciamento em busca da máxima geração seria mais difícil. Ainda, como identificar caso uma placa em específico apresentasse geração bem menor ou até mesmo defeito. E por último e mais importante, SEGURANÇA. Quem já viu sistema com microinversor pegando fogo?

    • @helisonmedina2861
      @helisonmedina2861 Год назад +1

      PS. Microinversor Deye está deixando mto a desejar, principalmente essa versão SUN-2000. Não bate a potência pico de jeito nenhum, esquenta mais que deveria e acaba gerando bem menos que deveria. Testa um HMS ou DS3D de mesma potência!

    • @paulorafael26
      @paulorafael26 Год назад +1

      @@helisonmedina2861 no meu sistema uso esse Inversor Deye de 2000W com módulos de 550W e está gerando acima do esperado, nada a reclamar até o momento, satisfação total.

    • @helisonmedina2861
      @helisonmedina2861 Год назад +1

      @@paulorafael26 localização da instalação? Tipo de Telhado? Orientação e Inclinação? Qual seria a geração teorica esperada? Qual fator de perdas usado?

  • @ronilook
    @ronilook 6 месяцев назад +1

    digo Microinversor é bemmmm melhor que inversor, acho que o video foi mais pra beneficiar o growatt, digo isso porque ja vi varios e varios inversores bugando e queimando muito menos antes de 1 ano de uso, e a garantia """15 anos" é so dor de cabeça para obter fazendo o consumidor partir pra outro, não falou ou nao vi sobre a potencia informada do inversor, apenas falou do microinversor a potencia, 4 x 550 = 2200w, sabendo que o micro é 2Mil watts, não importa vai manter os 2 mil, já no inversor se ele for maior que 2mil watts logico que ele irá gerar mais, e esses testes meio duvido, visto que o microinversor nao cai tanto a geração com nuvens, ja no inversor se tem uma nuvem tampando um o resto todo cai, acho que esse video foi patrocionio growatt

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Olá @ronilook, o teste foi realizado com 4 placas exatamente do mesmo modelo e ambiente, e o motivo da produção do micro inversor ser inferior é devido a eficiência em ficha técnica, em nenhum momento a potencia fica superior a narrativa de 2000W pelas condições climáticas do Brasil x Condição em STC do laboratório, o teste foi realizado com Growatt x Deye, mais o cenário poderia ser com qualquer produto, a realidade é que para comportar o local de instalação o micro inversor precisa reduzir essa eficiência, isso não quer dizer que o produto é ruim, apenas que em uma narrativa aonde a instalação seja em um telhado aberto ele não será a melhor escolha, por outro lado se seu telhado é recortado e com chances de sombreamento o micro inversor terá uma narrativa melhor. Na Meu Gerador a gente trata a realidade e o cenário verdadeiro, sem privilégios, há um ditado que diz contra dados e fatos não existem argumentos, espero ter esclarecido a sua duvida, um forte abraço de toda equipe Meu Gerador.

  • @rafaelmeira3450
    @rafaelmeira3450 11 месяцев назад +1

    Testa um apsystem ds3d com painel 670w. Ah vc vai perceber que o inversor não suporta mais que 13 A. LIXO

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Realmente para essa faixa de potência de painel o ideal são os microinversores com tecnologia + atualizadas e 16A para cima de capacidade :)

  • @linuxbernardina
    @linuxbernardina 7 дней назад

    Comparar esse lixo da deye é um absurdo. coloca-se um ds3dh apsystem com painel de 700w ai o inversor arregava porque a saída dele é de 13a. ou então testasse com um qtd2 de 3600w. Apsystem humilha qualquer marca de inversor são 25 anos de garantia com paineis de alta potencia.

  • @ConsultorAltair
    @ConsultorAltair 10 месяцев назад +1

    Seu vídeo tem um comentário é tendencioso claramente.

    • @meugerador
      @meugerador  5 месяцев назад

      Ambas tecnologias tem suas vantagens e desvantagens, em telhados abertos recomendamos inversor STRING, e para telhados recortados e com sombreamentos, o ideal é o microinversor :)

  • @carlosduarte7202
    @carlosduarte7202 Год назад +1

    É apenas a suas palavras. Não vi as telas dos app da growatt e da solarman! Não usou wattímetro para esse teste com ambas tecnologias. E sobretudo, a apresentação dos painéis solares "módulos fotovoltaicos" sobre o telhado, mostra o growatt com 4 módulos e o Microinversor Deye sun com 3 módulos. Seja mais honesto, quando fizer um vídeo apresentando as tecnologias. Não fale apenas, apresente fatos comprovatorios.

    • @meugerador
      @meugerador  Год назад +1

      Carlos Duarte, utilizamos o microinversor DEYE SUNG3 2000W que temos disponível para venda em nosso site. Os painéis solares utilizamos o 550W DAH DHX72M que também temos disponíveis em nosso site. Sobre os módulos estar em 3 caso não tenha reparado nosso telhado possui telhas translúcidas ( para economia de energia/iluminação no barracão ) entre as divisões, não podemos furar e fixar ali. Sobre mostrar as telas não sentimos a necessidade de mostrar as telas e provar por algo que estamos testando, mas no próximo video podemos mostrar sim sem problemas! Caso queira nos visitar e trazer seus equipamentos de testes ficamos a disposição também! Abraços da equipe MeuGerador

    • @rogerioterciani8099
      @rogerioterciani8099 5 месяцев назад

      ​@@meugerador Toma. Vai dar 24h para ele provar o teste ?