DINÂMICA: CABO DE GUERRA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 окт 2024

Комментарии • 13

  • @zaraaraujo6256
    @zaraaraujo6256 4 года назад +1

    Explicação brilhante! Parabéns!

  • @anllercaio6988
    @anllercaio6988 Год назад

    Manooo salvou 🙌🙌🙌🙌

  • @thalitavanni8101
    @thalitavanni8101 4 года назад +1

    show

  • @RicardoSilva-dj7xs
    @RicardoSilva-dj7xs 2 года назад

    A propósito: você tem algum bom livro de Física pra indicar, algo que escape do feijão com arroz do ensino médio?

    •  2 года назад

      Os livros do prof Renato Brito da vestseller, tem uns vídeos top do professor Renato Brito no canal do RUclips da vestseller

    • @RicardoSilva-dj7xs
      @RicardoSilva-dj7xs 2 года назад

      @ ok. Obrigado

    • @RicardoSilva-dj7xs
      @RicardoSilva-dj7xs 2 года назад

      @ Olá, professor! Consegui o livro e achei MUUUUUITO bom. Só estranhei uma coisa na apostila de mecânica: realmente Estática NÃO é abordada? Imaginei que você seria a pessoa mais qualificada para emitir um parecer sobre isso. O livro, de qualquer forma é ótimo.

  • @RicardoSilva-dj7xs
    @RicardoSilva-dj7xs 2 года назад

    Duas coisas aqui:
    1. Ainda acho bem contra-intuitivo entender o seguinte: se duas crianças puxam uma corda em sentidos opostos, a tensão na corda é de T, mas se eles fixarem uma das extremidades da corda em uma parede e a puxarem juntos, a tensão na corda seria 2T. Intuitivamente somos levados a considerar que isso funciona como no movimento relativo da cinemática: se existe uma força para a direita de 50 newtons e uma força para esquerda de 50 newtons em uma corda, a tensão nela seria de 100 newtons.
    2. No caso desse problema, portanto, como poderia existir 02 tensões diferentes na corda? Um fio, uma tração. Esse é um dogma fundamental da estática.
    3. Se existe uma resultante para a esquerda, precisa existir uma aceleração naquele sentido. Mas, ela não cumpriu qualquer função nesse problema.

    •  2 года назад

      Vc está pensando assim pq vc acha que a tração numa extremidade e na outra formam um par de ação-reação que não é verdade, e outra se uma corda é puxada pra direita com 50N e para a esquerda com 50N a tração é de 50N e não de 100N. A confusão que vc está fazendo está no fato de pensar numa corda real, mas esse estudo é feito numa corda ideal.

    •  2 года назад

      Um outro problema é o estudo das forças da natureza. A dinâmica no ensino médio deveria começar falando da diferença entre força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear fraca e força nuclear forte. Como isso não é feito as pessoas sempre farão confusão na dinâmica em fenômenos que eram pra ser de simples compreensão

    • @RicardoSilva-dj7xs
      @RicardoSilva-dj7xs 2 года назад

      @ Pois é... se um carro vai pra direita com 50 km/h e outro para a esquerda com 50 km/h, a velocidade relativa é de 100km/h. É intuitivo presumirmos que a tração será 100N. Quanto à corda ideal, ok.

    •  2 года назад

      @@RicardoSilva-dj7xs neste caso vc está aplicando uma diferença vetorial para saber a velocidade relativa que é uma operação diferente de vetor resultante. Vai por mim que só não está sendo intuitivo pra vc pq alguns conceitos foram atropelados. O cálculo feito pra se encontrar a velocidade relativa é totalmente diferente de encontrar Força resultante, apesar da força e velocidades serem grandezas vetoriais. Se vc imaginar um avião que voa com velocidade de 400km/h contra um vento de 100Km/h a velocidade resultante do avião será de 300Km/h

    • @RicardoSilva-dj7xs
      @RicardoSilva-dj7xs 2 года назад

      @ sim, claro. A questão do avião é intuitiva. Não estou conseguindo marcar as forças na corda e identificar uma única tração. Isso está me enlouquecendo... Rs. Mas, imagino que tenham sido conceitos que foram atropelados.