Olá Carlos, continue nos acompanhando que semanalmente publicaremos vídeos sobre segurança contra incêndio e em breve faremos vídeos sobre esses assuntos.
Ótimo vídeo xará, realmente já é um ótimo norte pra quem vai começar na área. Um conselho que passo é: Leia bastante, mas não fique bitolado....o importante é saber onde buscar as informações. Os livros do Telmo Brentano são uma ótima referência (tenho eles tbm....excelente material, diga-se de passagem). Complementando algumas informações sobre altura (isso sempre gera dúvidas): - Sobre a altura para definição das medidas de segurança contra incêndio, é a medida do piso mais alto ocupado ao piso mais baixo ocupado (incluindo aí subsolos); - Para determinação do tipo de escadas (saída) é medido do piso mais alto ocupado ao piso de descarga, onde existe altura descendente (piso superior ao térreo) e ascendente (do subsolo ao térreo); Como você disse, antes do pessoal se preocupar e fazer projeto de sistema, o ideal é determinar corretamente os parâmetros das medidas dimensionadas para evitar problemas posteriores. Inclusive, é vital essa primeira análise para projetos que ainda estão em Estudo Preliminar, sendo um fator determinante para que ele siga em frente ou a arquitetura seja revisada. Esperando pelos próximos vídeos. Sucesso!
Obrigado Rafael pelo comentário sempre muito valioso 😉 Nosso intuito com esse vídeo foi orientar as pessoas que estão iniciando ou querem iniciar os estudos na área de segurança contra incêndio, mostrando um ponto de partida para servir como referência para que a pessoa não fique perdida em meio à grande quantidade de conteúdo existente. No vídeo explicamos como medir a altura para determinar as medidas de segurança contra incêndio para esse tipo de edificação (sem subsolo) que consideramos como sendo maioria no âmbito das construções e assim poder criar uma imagem de "regra geral" para esse conceito, justamente pelo fato disso gerar muita dúvida. Então usamos essa metodologia didática para que as pessoas que acompanham nosso canal possam entender melhor as informações e posteriormente, depois que já estiverem fixado este conteúdo, explicaremos as regras para as edificações com subsolo (que são minoria), por isso citei no vídeo que existem outros conceitos importantes para a altura (que são os conceitos que você citou, de altura ascendente, descendente e altura total, tendo ainda as diferenças nas alturas quando estivermos definindo as medidas de segurança contra incêndio e quando estivermos dimensionando saídas de emergências) mas para não causar confusão para quem está começando agora, já que esse assunto sempre provoca algumas dúvidas, escolhemos explicar dessa forma mais gradual, onde em edificações sem subsolo a altura para determinar as medidas e para calcular as saídas é a mesma, porém em edificações com subsolo haverá essa alteração nos conceitos utilizados para altura. Mais uma vez muito obrigado pela excelente colocação xará 😃 Estamos com muito esforço produzindo vídeos semanalmente e esperamos poder continuar contando com seu apoio.
@@FireprotectionBr Tranquilo, só detalhei isso mesmo pq sempre gera confusão na hora de indicar altura para as medidas de proteção, principalmente quando a diferença de altura entra em transição nas colunas de medidas de proteção contra incêndio. Excelente iniciativa, realmente essa área carece de informações mais detalhadas. Assim como vc eu tive que buscar as coisas por conta própria, "comendo grama" como se diz por aí.....rs.
Em um ambiente com vários prédios e com finalidades diferentes (escola/ teatro/ templo religioso/ dormitórios), como fazer essa classificação? Vou pelo tipo de prédio predominante ou cada prédio uma nova classificação?
Depende de alguns fatores. Voce deve verificar as distancia entre os predios e se possui compartimentação. Se a distancia entre eles os classificarem como bloco isolado ou se existir compartimentação vc poderá dimensionar cada um conforme sua classificação, caso contrario, vc deve dimensionar a edificação de acordo com a classificação de maior risco.
Olá Daniela. A instrução técnica de um Estado não poderá ser utilizada em outro Estado. Por isso sempre falamos que deve-se entender o raciocínio para dimensionamento dos sistemas de segurança contra incêndio e então consultar a legislação ou norma técnica do seu Estado.
Sim. Caso você tenha interesse, pode se cadastrar no link na descrição do vídeo para lhe mantermos informada, que até o final do ano iremos abrir uma turma.
Olá Rafael. Eu estou encaminhando um PLANO SIMPLIFICADO DE INCENDIO, porém tenho duvidas em relação a área total da edificação, para saber se de fato ela tem 750 m² ou se passa disso. A duvida é: para cálculo da área da edificação para fins de PPCI, eu considero a área medida pelo perímetro interno das paredes externas ou considero a área medida pelo perímetro externo das paredes externas? A dúvida é importante, pois se considerado a área pelo perímetro interno, a edificação tem 749,30 m², e caso considerado pelo perímetro externo, fica com 768,00 m² e necessita de obras de isolamento de risco para manter as medidas mais simples, certo?
Auluan, os parâmetros utilizados são: Tipo de edificação, área, altura e caminhamento. Esses parâmetros podem ser alterados de acordo com o estado em que vc estiver trabalhando. Eu cai nesse vídeo de paraquedas e não assisti o vídeo, mas se o rapaz que está falando entender um pouquinho ele vai mandar vcs focarem na leitura e entendimento das legislações do estado onde vc pretende trabalhar.
Numa edificação de vários pavimentos, o PPCI deve ser elaborado contemplando toda a edificação ou é possível fazer por andar. Ex.: Vou alugar uma loja no térreo e 1° pavimento, ao elaborar o projeto posso fazer só a parte que contempla a minha loja?
Tudo bom Vano? No dia 28 de novembro faremos uma super aula online dimensionando do zero alguns sistemas de segurança contra incêndio em uma edificação de escritórios usando o autocad. Se você tiver interesse, é só se cadastrar gratuitamente nesse link: masterclassfireprotection.pagina.group/masterclass-fire-protection
Excelente vídeo, muito esclarecedor!!! Obrigado e parabéns
Excelente explicação! Parabéns!
Obrigado Maika
Muito boa explicação
muito bom, obrigada!!!
Muito bom, tem algum outro video sobre o desenho isométrico e cálculos de bomba de recalque ?
Olá Carlos, continue nos acompanhando que semanalmente publicaremos vídeos sobre segurança contra incêndio e em breve faremos vídeos sobre esses assuntos.
@@FireprotectionBr Opa, que bom . Já ativei o sininho! ❣🤓
Amigo boa noite.
Vcs ministram treinamento?
Olá Jonas,
Nós temos um treinamento online disponível, para mais detalhes basta acessar o link que segue:
bit.ly/ComunidadeFire
excelente orientação
😉
Ótimo vídeo xará, realmente já é um ótimo norte pra quem vai começar na área. Um conselho que passo é: Leia bastante, mas não fique bitolado....o importante é saber onde buscar as informações. Os livros do Telmo Brentano são uma ótima referência (tenho eles tbm....excelente material, diga-se de passagem).
Complementando algumas informações sobre altura (isso sempre gera dúvidas):
- Sobre a altura para definição das medidas de segurança contra incêndio, é a medida do piso mais alto ocupado ao piso mais baixo ocupado (incluindo aí subsolos);
- Para determinação do tipo de escadas (saída) é medido do piso mais alto ocupado ao piso de descarga, onde existe altura descendente (piso superior ao térreo) e ascendente (do subsolo ao térreo);
Como você disse, antes do pessoal se preocupar e fazer projeto de sistema, o ideal é determinar corretamente os parâmetros das medidas dimensionadas para evitar problemas posteriores. Inclusive, é vital essa primeira análise para projetos que ainda estão em Estudo Preliminar, sendo um fator determinante para que ele siga em frente ou a arquitetura seja revisada.
Esperando pelos próximos vídeos. Sucesso!
Obrigado Rafael pelo comentário sempre muito valioso 😉
Nosso intuito com esse vídeo foi orientar as pessoas que estão iniciando ou querem iniciar os estudos na área de segurança contra incêndio, mostrando um ponto de partida para servir como referência para que a pessoa não fique perdida em meio à grande quantidade de conteúdo existente.
No vídeo explicamos como medir a altura para determinar as medidas de segurança contra incêndio para esse tipo de edificação (sem subsolo) que consideramos como sendo maioria no âmbito das construções e assim poder criar uma imagem de "regra geral" para esse conceito, justamente pelo fato disso gerar muita dúvida. Então usamos essa metodologia didática para que as pessoas que acompanham nosso canal possam entender melhor as informações e posteriormente, depois que já estiverem fixado este conteúdo, explicaremos as regras para as edificações com subsolo (que são minoria), por isso citei no vídeo que existem outros conceitos importantes para a altura (que são os conceitos que você citou, de altura ascendente, descendente e altura total, tendo ainda as diferenças nas alturas quando estivermos definindo as medidas de segurança contra incêndio e quando estivermos dimensionando saídas de emergências) mas para não causar confusão para quem está começando agora, já que esse assunto sempre provoca algumas dúvidas, escolhemos explicar dessa forma mais gradual, onde em edificações sem subsolo a altura para determinar as medidas e para calcular as saídas é a mesma, porém em edificações com subsolo haverá essa alteração nos conceitos utilizados para altura.
Mais uma vez muito obrigado pela excelente colocação xará 😃
Estamos com muito esforço produzindo vídeos semanalmente e esperamos poder continuar contando com seu apoio.
@@FireprotectionBr Tranquilo, só detalhei isso mesmo pq sempre gera confusão na hora de indicar altura para as medidas de proteção, principalmente quando a diferença de altura entra em transição nas colunas de medidas de proteção contra incêndio.
Excelente iniciativa, realmente essa área carece de informações mais detalhadas. Assim como vc eu tive que buscar as coisas por conta própria, "comendo grama" como se diz por aí.....rs.
Rafael, uma dúvida... então no caso de uma edificação ter o térro e o primeiro andar, eu devo considerar a altura como o pé direito do térreo?
Exatamente Camila. Desculpe a demora. Estamos reativando nosso canal.
Em um ambiente com vários prédios e com finalidades diferentes (escola/ teatro/ templo religioso/ dormitórios), como fazer essa classificação? Vou pelo tipo de prédio predominante ou cada prédio uma nova classificação?
Depende de alguns fatores. Voce deve verificar as distancia entre os predios e se possui compartimentação. Se a distancia entre eles os classificarem como bloco isolado ou se existir compartimentação vc poderá dimensionar cada um conforme sua classificação, caso contrario, vc deve dimensionar a edificação de acordo com a classificação de maior risco.
Se o Projeto tiver um Pv, só o Terreo, como se calcula a H??
Renata
Padrão
Pode ser usada essa Instrução Técnica do Estado de SP mesmo estando em outro Estado, por exemplo, Rio de Janeiro onde eu resido?
Olá Daniela.
A instrução técnica de um Estado não poderá ser utilizada em outro Estado. Por isso sempre falamos que deve-se entender o raciocínio para dimensionamento dos sistemas de segurança contra incêndio e então consultar a legislação ou norma técnica do seu Estado.
Você oferece algum curso/treinamento na área de PPCI?
Sim. Caso você tenha interesse, pode se cadastrar no link na descrição do vídeo para lhe mantermos informada, que até o final do ano iremos abrir uma turma.
COMO FAÇO PARA CLASIFICAR O PISO EXEPLO ( PISO CLASSE I) ?
bom dia< seria possível elaborar um projeto de combate a incêndio em a existência dos projetos de arquitetura?
Olá Rafael. Eu estou encaminhando um PLANO SIMPLIFICADO DE INCENDIO, porém tenho duvidas em relação a área total da edificação, para saber se de fato ela tem 750 m² ou se passa disso.
A duvida é: para cálculo da área da edificação para fins de PPCI, eu considero a área medida pelo perímetro interno das paredes externas ou considero a área medida pelo perímetro externo das paredes externas?
A dúvida é importante, pois se considerado a área pelo perímetro interno, a edificação tem 749,30 m², e caso considerado pelo perímetro externo, fica com 768,00 m² e necessita de obras de isolamento de risco para manter as medidas mais simples, certo?
Boa tarde, o curso de vocês só serve para quem é de São Paulo? já que a lei mud de estado para estado
COMO SABER QUANTAS SAÍDAS DE EMERGÊNCIAS DEVE POSSUIR, TEM CALCULO, É POR ÁREA?
Auluan, os parâmetros utilizados são: Tipo de edificação, área, altura e caminhamento. Esses parâmetros podem ser alterados de acordo com o estado em que vc estiver trabalhando. Eu cai nesse vídeo de paraquedas e não assisti o vídeo, mas se o rapaz que está falando entender um pouquinho ele vai mandar vcs focarem na leitura e entendimento das legislações do estado onde vc pretende trabalhar.
Vcs ministram cursos online?
É preciso fazer alguma pós para fazer este tipo de projeto?
Não
Os profissionais qualificados pra fazer esse tipo de projeto são :
Eng civil
Eng mecânico
Eng de segurança do trabalho
@@micallwse arquiteto
Numa edificação de vários pavimentos, o PPCI deve ser elaborado contemplando toda a edificação ou é possível fazer por andar. Ex.: Vou alugar uma loja no térreo e 1° pavimento, ao elaborar o projeto posso fazer só a parte que contempla a minha loja?
olá, tem que ser elaborado por toda a edificação ok!:)
Você tem curso na Udemy, Skill share ou Kan Academy?
Tudo bom Vano? No dia 28 de novembro faremos uma super aula online dimensionando do zero alguns sistemas de segurança contra incêndio em uma edificação de escritórios usando o autocad. Se você tiver interesse, é só se cadastrar gratuitamente nesse link:
masterclassfireprotection.pagina.group/masterclass-fire-protection
Gostaria de fazer um curso assim do zero amigo me passa o endereço do site amigão
qual e essa IT???
No vídeo utilizamos a IT 14/2019 do Estado de São Paulo, referente à Carga de Incêndio nas edificações