📌 Educadores da Rede Municipal do Rio de Janeiro, o formulário para avaliação e certificação da Jornada está liberado! Acesse aqui: forms.gle/r3oWtZzVzTzuq7Pf8
Vale registrar aqui que todas as crianças, através da interação direta entre elas mesmas, também estimulam o desenvolvimento das zonas ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) e ZDR (Zona de Desenvolvimento Real) delas, de acordo com a teoria sócio-interacionista de Lev Vigotsky. Elas mesmas exercitam com autonomia a função de mediadoras de suas próprias aprendizagens.
"É preciso olhar para além do corpo,além da doença, além da diferença,para além da deficiência (PADILHA,2007,p.3). Com um olhar prospectivo, as educadoras serão capazes de uma nova percepção do outro, não enxergaram um sujeito com limitações, mas um sujeito dotado de possibilidades, com plenas condições para aprender.
A educação inclusiva é uma perspectiva que convida o educador a leitura,reflexões, significações e ressignificacoes da prática. O caminho não é fácil, nele existem diversas barreiras e para derruba-las o educador precisa de persistência e otimismo.
Sou professora de Artes e, diante das falas das professores, é de extrema importância as aulas de Artes para a Educação Infantil e para a Educação Especial. No entanto, a disciplina não se encontra nessas grades! Uma lástima!
Concordo 100% com vc! Prefeitura a Educação Infantil precisa do Professor de Arte! A Educação Física teria q ser ampliada para a modalidade Creche! Por que só a pré-escola? O movimento perpassa por toda a Educação Infantil!
Eu gostei muito da abordagem de hoje em que o olhar para a criança inclusiva não se fixa em suas limitações e sim nas potencialidades que ela possui. No ano passado, eu tive um aluno com espectro autista (asperger), um quadro clínico de anemia falciforme, muita secreção nasal com necessidades de intervenção cirúrgica na laringe porque também não ingeria alimentos sólidos e com todo esse diagnóstico eu o tratei como sujeito de aprendizagem e não foquei em suas limitações. O resultado foi que ao final do ano letivo, mesmo após um período de 15 dias internado na UTI com problemas renais, um AVC e uma parada cardíaca, o meu aluno de 5 anos voltou andando com a mãe para me dar um abraço e receber a sua lembrança de Natal. E, atualmente está inserido na turma do 1° ano e na sala de recursos com reconhecimento das quantidades, percepção das cores e iniciando a comunicação verbal.
Boa tarde! Bruna de Souza Sacramento, PAEI na C.M. Dr. Juvenil de Souza Lopes. Aprender é fundamental, afinal, nós professores, somos eternos alunos. Perfeitas colocações. Obrigada por tão bela experiência!
As práticas e saberes refletem o respeito à diferença, à singularidade, à subjetividade e o reconhecimento às necessidades dos alunos e, sobretudo, nos convida a percepção do homem como ser social.
Muito boa a fala da professora Teresa sobre o registro das possibilidades do aluno na construção do PEI e na consulta deste documento para o planejamento. O laudo não deve ser descartado, mas não pode ser super valorizado.
O PEI não tem amparo legal, pois não existe nas leis brasileiras atuais, o PEI não é um instrumento de inclusão como é apresentado nessa rede, deveriam falar é sobre o estudo de caso e o plano de AEE.
Estamos recebendo na Educação Infantil mtas crianças do público-alvo da educação especial. Para recebê-los em conformidade com a lei e como eles merecem, esses profissionais necessitam de cursos de formação.
Educador, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail jornadaiha@rioeduca.net e confira a programação completa da Jornada Inclusiva aqui: tinyurl.com/yxj6gam7
O diagnóstico precisa nos estimular a buscar a entender, sem classificar. O diagnóstico serve para compreender todo o processo de desenvolvimento da criança. Foco sempre na criança.
"Interações e Brincadeiras: Crianças pequenas aprendem nas vivências e experiências." Incluir é vivenciar o diferente! Professora Aline Tatagiba de Faria, 6a.CRE
O atendimento multidisciplinar de profissionais de outras áreas (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e etc.) fora do ambiente escolar é um suporte precioso que ajuda o trabalho dos profissionais da educação infantil para com a criança que apresenta necessidades especiais.
A criança tem um desenvolvimento melhor se todos os profissionais que atuam com o aluno estiverem numa mesma linguagem. O terapeuta, o professor, os pais, entre outros...
Sem dúvida, extremamente esclarecedora as informações das professoras... Não podemos ficar limitados apenas as informações durante as jornadas, precisamos de muito mais. Necessitamos de formação continuada de forma periódica, abalizando e atualizando a nossa prática em sala de aula.
O diagnóstico é importante para que possamos trilhar um plano de ação educacional, saber as características gerais de cada deficiência auxilia, obviamente sabemos que cada criança é um mundo particular e que vemos mais através da observação e prática com cada aluno, mas saber sobre a deficiência ajuda bastante.
Muito bom professora Tereza! Temos que olhar para as possibilidades e potencialidades da criança e não suas dificuldades!! Limites e possibilidades é o meu tema de monografia da graduação !!
É importante que haja interação entre escola, família e um atendimento médico adequado a cada peculiaridade da criança para obter o desenvolvimento desta como um todo.
Bom dia. Professora Ana Cristina de Mello Monteiro, 7ª CRE. Excelente trabalhos e apresentações. Muito importante dar importância a fase de zero a cinco anos, para trabalhar as deficiências das crianças e atenuá-las.
Bem assim...eu tenho uma deficiência na perna direita (Pólio), e tenho muita habilidade no movimento de "pinça" só com o pé direito. Minha infância na escola era de muito estímulo pelas minhas professoras, em 1974 até 1977. Só gratidão por tanto amor que recebi. ESCOLA MUNICIPAL PIAUÍ em Guadalupe.❤️🌹
Professora Fanni, que "alimento" valioso! Conhecimentos que agregam e dão suportes para um fazer pedagógico inclusivo mais respaldado, mais seguro. Todo indivíduo é capaz de aprender, segundo Feuerstein. A importância das interações humanas e a excelência na mediação para desenvolver habilidades..
Bom dia ! Sou coordenadora da escola Madre Tereza de Calcutá e trabalhei vários anos na Sala de recursos .É maravilhoso ver o desenvolvimento das crianças.
Prof.DaianaCarly(PAEI/B2:EDI Elflodizio dos Santos/9°CRE)Essa troca de conhecimentos é importantíssima na educação infantil, principalmente para trabalhar a inclusão.
Bom dia. A importância da Educação Infantil tem sido melhor entendida pelos Pais e Educadores a cada ano. Creche não é mais vista só pra cuidar. O crescimento das crianças em todas as áreas é alcançado no dia a dia nas Creches.
Garantir a inclusão na Educação Infantil é muito importante para que a criança se adapte ao ambiente escolar e possa dar sequência aos seus estudos no Ensino Fundamental sem maiores dificuldades.
Bom dia!!! Irenice Rosa - Professora de Sala de Recursos/AEE. Escola Municipal Ribeiro / 10* CRE. Muito bom ter a participação, dos professores, das turmas regulares, nessa Jornada Inclusiva.🥰
C. M. Nova Divinéia. Bom dia! Ao buscar perceber a criança dentro de suas possibilidades, para além do seu diagnóstico, proporcionamos e incentivamos o seu florescer.
A Educação Infantil é um universo complexo, cativante e desafiador. Muito bom conhecer um pouco mais Fanni das especifidades na Educação Infantil. "Parceria família x escola, investimento e formação são essenciais"!!! 👏👏👏👏
A Educação Infantil é de extrema importância para as crianças ditas normais quanto às com necessidades especiais, pois oportuniza o social, o lúdico, as percepções, as habilidade corporais, intelectuais e emocionais. Angela Ribeiro, E.Municipal Primário Paralimpíadas Rio 2016. 10a CRE. Muito boa as colocações das palestrantes!🥰
Bom dia, ótima quarta-feira para todos! Obrigado professora Tereza Cristina, aprendi muito com a sua palestra, principalmente pela citação da legislação específica sobre Inclusão e Educação Infantil, como direito social previsto na Constituição Federal, LDB e outros dispositivos. Sinvaldo do Nascimento Souza, professor de História - Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes - 10ª CRE.
Devemos saber e entender as suas especificidades para construirmos, de acordo com as práticas pedagógicas, um aprendizado mediador que a capacite a desenvolver suas habilidades.
Boa tarde. Também sou professora de Artes. Peço autorização à prof Mariana Carvalho Lacerda para fazer das palavras dela as minhas. Colocação perfeita.
Bom dia! Ioná de Aguiar Lopes. 10ª CRE. Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Solange Inácia de Sá de Lacerda. Que honra vê-la entre nós, Professora Tereza Cristina!
Bom dia. Excelente está jornada. Aprendemos sempre com nossas crianças especiais. Elas nos levam a perceber que muitas atitudes são normais para nós faz toda a diferença para elas, nos ensinando cada vez mais a apurar o nosso olhar.
Rosimara C Peixoto EM Andrade Neves 4 CRE. Bom dia a todos! As atividades lúdicas no espaço escolar fazem parte da prática pedagógica , que fundamentam o desenvolvimento humano.
📌 Educadores da Rede Municipal do Rio de Janeiro, o formulário para avaliação e certificação da Jornada está liberado! Acesse aqui: forms.gle/r3oWtZzVzTzuq7Pf8
O importante não é ter foco na deficiência, mas atentar-se para o potencial que a criança possui para aprender e desenvolver-se
Exatamente é importante explorar as áreas que a criança ou o adolescente se identifica e se desenvolve...
Com certeza precisamos focar nas potencialidades das crianças.
Bom dia!
#AAEEPRESENTE MARIA ROSA
CIEP ALBERTO PASQUALINE 10° CRE.
Muito importante o que está sendo dito!!!!
A deficiência é apenas uma característica dentre muitas outras, focar na deficiência é parte de um momento que já está ultrapassado.
Vale registrar aqui que todas as crianças, através da interação direta entre elas mesmas, também estimulam o desenvolvimento das zonas ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) e ZDR (Zona de Desenvolvimento Real) delas, de acordo com a teoria sócio-interacionista de Lev Vigotsky. Elas mesmas exercitam com autonomia a função de mediadoras de suas próprias aprendizagens.
"É preciso olhar para além do corpo,além da doença, além da diferença,para além da deficiência (PADILHA,2007,p.3). Com um olhar prospectivo, as educadoras serão capazes de uma nova percepção do outro, não enxergaram um sujeito com limitações, mas um sujeito dotado de possibilidades, com plenas condições para aprender.
Tereza Cristina! Estava esperando você aparecer!!🥰
EXATAMENTE
Perfeito
ÓTIMO
Perfeito. Um novo olhar.
A educação inclusiva é uma perspectiva que convida o educador a leitura,reflexões, significações e ressignificacoes da prática. O caminho não é fácil, nele existem diversas barreiras e para derruba-las o educador precisa de persistência e otimismo.
Sou professora de Artes e, diante das falas das professores, é de extrema importância as aulas de Artes para a Educação Infantil e para a Educação Especial. No entanto, a disciplina não se encontra nessas grades! Uma lástima!
Com certeza! A arte é uma ferramenta Importante para a comunicação, expressão, desenvolvimento...
Concordo plenamente com você! Infelizmente, artes e música não têm ênfase na educação
Concordo 100% com vc! Prefeitura a Educação Infantil precisa do Professor de Arte! A Educação Física teria q ser ampliada para a modalidade Creche! Por que só a pré-escola? O movimento perpassa por toda a Educação Infantil!
Verdade ... lamentável a falará da disciplina na grade curricular
Verdade! É uma requisição antiga a presença desses profissionais junto às classes da Ed. Infantil.
Os pais de crianças especiais só querem que o filho seja respeitado e isso ainda é um desafio muito grande dentro da escola.
Vdd! Triste isso!
Eu gostei muito da abordagem de hoje em que o olhar para a criança inclusiva não se fixa em suas limitações e sim nas potencialidades que ela possui. No ano passado, eu tive um aluno com espectro autista (asperger), um quadro clínico de anemia falciforme, muita secreção nasal com necessidades de intervenção cirúrgica na laringe porque também não ingeria alimentos sólidos e com todo esse diagnóstico eu o tratei como sujeito de aprendizagem e não foquei em suas limitações. O resultado foi que ao final do ano letivo, mesmo após um período de 15 dias internado na UTI com problemas renais, um AVC e uma parada cardíaca, o meu aluno de 5 anos voltou andando com a mãe para me dar um abraço e receber a sua lembrança de Natal. E, atualmente está inserido na turma do 1° ano e na sala de recursos com reconhecimento das quantidades, percepção das cores e iniciando a comunicação verbal.
A falta de diagnostico não pode nos paralisar,mas buscar compreender todo processo de desenvolvimento dessa criança.
E a escola nem pode exigir os famosos laudos.
O movimento, o jogo, a ação corporal e a vivência das sensações constituem um elo entre o eu, o mundo e os outros
Flávia Santos Vasconcelos
C.M. Dr. Sobral Pinto
Excelentes reflexões sobre a prática na Educação Inclusiva!😍
Falta profissionais especializados,para trabalhar junto ao professor regente na educação infantil
Boa tarde! Bruna de Souza Sacramento, PAEI na C.M. Dr. Juvenil de Souza Lopes. Aprender é fundamental, afinal, nós professores, somos eternos alunos. Perfeitas colocações. Obrigada por tão bela experiência!
Como as aves as pessoas são diferentes em seus vôos mais iguais em seus direitos de voar.
TOP!
Parabéns.
As práticas e saberes refletem o respeito à diferença, à singularidade, à subjetividade e o reconhecimento às necessidades dos alunos e, sobretudo, nos convida a percepção do homem como ser social.
Focamos nas possibilidades, e não nas deficiências... Assim seja!!!🙏🏽
Palestra maravilhosa!!!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🙋🏽♀️🌹
Estimulo na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento pleno da criança.
A família faz muita diferença. Ajuda muito no conhecer o aluno .
Muito boa a fala da professora Teresa sobre o registro das possibilidades do aluno na construção do PEI e na consulta deste documento para o planejamento. O laudo não deve ser descartado, mas não pode ser super valorizado.
O PEI não tem amparo legal, pois não existe nas leis brasileiras atuais, o PEI não é um instrumento de inclusão como é apresentado nessa rede, deveriam falar é sobre o estudo de caso e o plano de AEE.
Estamos recebendo na Educação Infantil mtas crianças do público-alvo da educação especial. Para recebê-los em conformidade com a lei e como eles merecem, esses profissionais necessitam de cursos de formação.
Sim, um olhar sensível para perceber as necessidades das crianças .
Educador, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail jornadaiha@rioeduca.net e confira a programação completa da Jornada Inclusiva aqui: tinyurl.com/yxj6gam7
A parceria com a secretária de saúde e educação seria um grande marco no auxilio do desenvolvimento e da inclusão desta criança
A parceria Família-Saúde-Escola...é indispensável!
Edi Júlia Kubitschek. Prof.Marcia Ferreira. Muita experiência envolvida!!!Observar as crianças, e acesso aos equipamentos escolares, sempre!!!!
O diagnóstico precisa nos estimular a buscar a entender, sem classificar. O diagnóstico serve para compreender todo o processo de desenvolvimento da criança. Foco sempre na criança.
"Interações e Brincadeiras: Crianças pequenas aprendem nas vivências e experiências." Incluir é vivenciar o diferente! Professora Aline Tatagiba de Faria, 6a.CRE
O atendimento multidisciplinar de profissionais de outras áreas (fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo e etc.) fora do ambiente escolar é um suporte precioso que ajuda o trabalho dos profissionais da educação infantil para com a criança que apresenta necessidades especiais.
A criança tem um desenvolvimento melhor se todos os profissionais que atuam com o aluno estiverem numa mesma linguagem. O terapeuta, o professor, os pais, entre outros...
Sem o apoio da família não há como ajudar no desenvolvimento da criança
Professora Fani, mais uma vez colaborando com seus conhecimentos para conosco, obrigado!
Achei super importante a introdução da criança a arte coloca_la frente a criação e isto é muito bom
Saberes e conhecimentos.
O trabalho em equipe de observação e registro para promover o desenvolvimento das crianças.
Bom dia, professora Isa Christina Batalha de Andrade, E.M.Sun-Yat-Sen 11*CRE
Parabéns , Professora Tereza Cristina . Definição do currículo da Educação Infantil , perfeito . Valorização da interação ,do brincar da criança , no espaço escolar. Maravilhosa! 👏👏👏👏👏
Bom dia. Tania Regina Nery 5 CRE CRECHE SEMENTINHA
Olhar a criança..como ser valorizado...e motivador de está em seu novo convívio social...Como ser desenvolvendo a cada processo ensino e aprendizagem.
Jornada pedagógica excepcional, Marco Aurélio
10. Crê
Sem dúvida, extremamente esclarecedora as informações das professoras... Não podemos ficar limitados apenas as informações durante as jornadas, precisamos de muito mais. Necessitamos de formação continuada de forma periódica, abalizando e atualizando a nossa prática em sala de aula.
O diagnóstico é importante para que possamos trilhar um plano de ação educacional, saber as características gerais de cada deficiência auxilia, obviamente sabemos que cada criança é um mundo particular e que vemos mais através da observação e prática com cada aluno, mas saber sobre a deficiência ajuda bastante.
Perfeito. O amadurecimento está intimamente relacionado com o ambiente, em que, a criança estabelece relações, com seus pares.
É muito bom tratar das aprendizagens dos nossos incluídos de forma tão simples e tão significativa. Parabéns!
EDI PIO XII 5ªCRE
Verdade! As possibilidades que são mais importantes!
Muito bom professora Tereza! Temos que olhar para as possibilidades e potencialidades da criança e não suas dificuldades!! Limites e possibilidades é o meu tema de monografia da graduação !!
A importância do AAEE com o aluno em conjunto com o Professor.Obrigada Professora por falar em nosso cargo e sua importância.
É muito importante vcs junto conosco.
É maravilhoso trabalhar com o público-alvo da educação especial. Amo!
É importante que haja interação entre escola, família e um atendimento médico adequado a cada peculiaridade da criança para obter o desenvolvimento desta como um todo.
Cada criança traz consigo um potencial único, um talento particular, pelo quais, nós somos responsáveis por desenvolver e aprimorar.
Bom dia. Professora Ana Cristina de Mello Monteiro, 7ª CRE. Excelente trabalhos e apresentações. Muito importante dar importância a fase de zero a cinco anos, para trabalhar as deficiências das crianças e atenuá-las.
Bem assim...eu tenho uma deficiência na perna direita (Pólio), e tenho muita habilidade no movimento de "pinça" só com o pé direito. Minha infância na escola era de muito estímulo pelas minhas professoras, em 1974 até 1977. Só gratidão por tanto amor que recebi. ESCOLA MUNICIPAL PIAUÍ em Guadalupe.❤️🌹
É necessário muita parceria para que a família compreenda e colabore nos ajudando.
Professora Fanni, que "alimento" valioso! Conhecimentos que agregam e dão suportes para um fazer pedagógico inclusivo mais respaldado, mais seguro.
Todo indivíduo é capaz de aprender, segundo Feuerstein. A importância das interações humanas e a excelência na mediação para desenvolver habilidades..
Gratidão!
Show a maneira como está sendo colocada a importância da primeira visão de cada especialidade individual.
Bom dia ! Sou coordenadora da escola Madre Tereza de Calcutá e trabalhei vários anos na Sala de recursos .É maravilhoso ver o desenvolvimento das crianças.
Prof.DaianaCarly(PAEI/B2:EDI Elflodizio dos Santos/9°CRE)Essa troca de conhecimentos é importantíssima na educação infantil, principalmente para trabalhar a inclusão.
Bom dia. A importância da Educação Infantil tem sido melhor entendida pelos Pais e Educadores a cada ano. Creche não é mais vista só pra cuidar. O crescimento das crianças em todas as áreas é alcançado no dia a dia nas Creches.
A importância da ludicidade, do corpo e do afeto no aprendizado falado com simplicidade e precisão.
Eliane Seabra - 7º CRE - Ciep. Dr. Adelino
Também concordo que deveria ter Educacao Física para os maternas e creches ,seria muito aproveitado.
Assim tbm como um Professor de musicalidade.
As crianças aprendem nas vivencias e experiencias,e através de um bom planejamento acontecera a inclusão.
Garantir a inclusão na Educação Infantil é muito importante para que a criança se adapte ao ambiente escolar e possa dar sequência aos seus estudos no Ensino Fundamental sem maiores dificuldades.
O desenvolvimento tbm é provocado. E a brincadeira tem um papel fundamental nesta provocação.
Bom dia!!!
Irenice Rosa - Professora de Sala de Recursos/AEE.
Escola Municipal Ribeiro / 10* CRE.
Muito bom ter a participação, dos professores, das turmas regulares, nessa Jornada Inclusiva.🥰
Boa tarde a todos! Professor Marcos Antônio Ribeiro, excelente jornada pedagógica.
Precisamos ter um olhar na perspectiva das possibilidades e sobre as potencialidades dessas crianças.
Sidneia Jane .
Obrigadas Professoras Fanni e Tereza pelas orientações .
palestrantes maravilhosas, parabéns a todas CM Maria da Conceição S de Carvalho
C. M. Nova Divinéia. Bom dia! Ao buscar perceber a criança dentro de suas possibilidades, para além do seu diagnóstico, proporcionamos e incentivamos o seu florescer.
Sidneia Jane
Estou muito alegre de participar dessa jornada Inclusiva, pois já trabalhei em turmas que tinha crianças com necessidades especiais .
A Educação Infantil é um universo complexo, cativante e desafiador. Muito bom conhecer um pouco mais Fanni das especifidades na Educação Infantil. "Parceria família x escola, investimento e formação são essenciais"!!! 👏👏👏👏
Temos que ter cuidado com o olhar sobre o diagnóstico pq ele paralisa. Não podemos desprezá-lo, todavia devemos focar nas potencialidades.
Boa Tarde!
Catia Ribeiro Ferreira
EM Pedro Aleixo
Excelente! Parabéns ao Instituto Helena Antipoff
Bom dia. A Legislação é ponto importante para o embasamento da prática. Está sendo bem abordado.
Quero registrar meu agradecimento as professoras Fanni Hamphreis e Teresa Cristina pelas excelentes palestras. Parabéns!👏🏻
A Educação Infantil é de extrema importância para as crianças ditas normais quanto às com necessidades especiais, pois oportuniza o social, o lúdico, as percepções, as habilidade corporais, intelectuais e emocionais. Angela Ribeiro, E.Municipal Primário Paralimpíadas Rio 2016. 10a CRE. Muito boa as colocações das palestrantes!🥰
Bom dia, ótima quarta-feira para todos! Obrigado professora Tereza Cristina, aprendi muito com a sua palestra, principalmente pela citação da legislação específica sobre Inclusão e Educação Infantil, como direito social previsto na Constituição Federal, LDB e outros dispositivos. Sinvaldo do Nascimento Souza, professor de História - Escola Municipal 10.19.047 Joaquim da Silva Gomes - 10ª CRE.
Devemos saber e entender as suas especificidades para construirmos, de acordo com as práticas pedagógicas, um aprendizado mediador que a capacite a desenvolver suas habilidades.
Parabéns às colegas Professoras pelo compartilhamento de conhecimentos e experiências.
Rosilane Rezende 6a CRE
Importante analisar cada aluno e avaliar sua força e dar oportunidades para desenvolvê-las
Ana Paula de Souza Soares de Oliveira.4° Crê.EDI Solange Conceição.Gostanto muito das palestras. 😊
Parabéns à Equipe pela tema escolhido e pelas palestrantes que o abordaram de forma clara e consistente.
Educar e cuidar da edução com carinho passar o que. Juntos aprendemos, nesta Jornada pedagógica de 2020
Boa tarde. Também sou professora de Artes. Peço autorização à prof Mariana Carvalho Lacerda para fazer das palavras dela as minhas. Colocação perfeita.
Pensar no planejamento que todas as crianças possam participar .É claro dentro das suas limitações.
PARABÉNS!!!! SÓ temos que orientar o vôo. Show.
Cláudia Alice - PEI - Creche M. Yara Amaral - 6ª CRE . Muito bom!
Bom dia! Ioná de Aguiar Lopes. 10ª CRE. Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Solange Inácia de Sá de Lacerda. Que honra vê-la entre nós, Professora Tereza Cristina!
As Professoras Fanni e Tereza muito agradecido pela palestra importantíssimo para o nosso aprendizado.
Eu brincava de serrador com as minhas cadeirantes para estimular a musculatura e o tronco.
Era tão bom vê-las sorrindo.
Bom dia. Excelente está jornada.
Aprendemos sempre com nossas crianças especiais. Elas nos levam a perceber que muitas atitudes são normais para nós faz toda a diferença para elas, nos ensinando cada vez mais a apurar o nosso olhar.
Rosimara C Peixoto EM Andrade Neves 4 CRE. Bom dia a todos! As atividades lúdicas no espaço escolar fazem parte da prática pedagógica , que fundamentam o desenvolvimento humano.
Esses relatos de expriências compartilhadas amo demais ouvir,obrigada por compartilhar a sua.
As crianças buscam o seu universo,e nós temos que nos adequar para receber ele neste espaço escolar
Com toda certeza!
Ótimas colocações
Momento de ampliar conhecimentos... Edi Elflodízio dos Santos 9° CRE 😍
Muito boa palestra. Sempre aprimorando conhecimento. EDI Leila Diniz 7°Cre
Bom dia. Sou professora de ensino fundamental terceira CRE. Muito boa essas coleções
olhar sobre as possibilidades de cada criança.
Eu que agradeço a presença e a disponibilidade de vocês para nos repassarem um contexto tão enriquecedor
Tania Regina Nery 5 CRE. Trabalhar a inclusão ainda é um sonho, não pela falta de vontade, mas pela dificuldade de cursos de aperfeiçoamento. 😪
Muito importante o interprete de línguas !Bato palmas pra quem sabe!👏👏👏🙏🥰💕Margareth, C.M.Francisco Alves, 1a CRÊ