Gente, ouçam o professor, é muito grave o q ele fala, principalmente o último ponto. Pra quem é pobre, pra quem n tem pai pra bancar a graduação por longos anos, pra quem n pode ficar as vezes anos desempregado mesmo como diploma na mão, é melhor ouvir com muita atenção o q o prof disse. Dois anos depois de formado ainda estou comendo o pão seco q satanais amassou. O acesso a faculdade está criando uma massa muito grande de pobres graduados e desempregados. Eu costumo dizer q o pobre hj entra na faculdade com a ilusão de mobilidade social e melhora de condição de vida através de emprego mais qualificado, mas no final ele é mandado de volta pra onde nunca deveria ter saido, isto é, pra sustentar a base, trabalhar em subemprego, mas com o diploma na mao. É a volta dos q n foram. Filosofia nao permite mobilidade social pra pobre, pelo contrario, só atrasa.
Algumas profissões e cursos ainda continuam sendo da elite 😢 até nisso, nós pobres, precisamos optar pelo curso “certo” , pq depois ainda demandará investimento para entrar na área e começar a se bancar. Até lá precisa ter alguém bancando a gente
Eu cursei filosofia em uma universidade privada, universidade bem tradicional aqui no interior de São Paulo, o curso foi muito bom, hoje só existe no período da manhã. Na época não busquei um emprego como professor por trabalhar em uma empresa muito boa e ter um bom salário, fiquei nessa empresa até 2020. Hoje estou considerando tentar uma carreira como professor, mesmo já estando com 37 anos.
Infelizmente filosofia só serve se for uma segunda graduação quando já se tem uma vida mais tranquila só pra se sentir realizado pessoalmente, na minha cabeça eu queria fazer matemática e depois filosofia, tipo os gregos antigo onde a maioria era filósofo e matemáticos mas a realidade não e como queremos, ainda mais sendo pobre lascado
no final confirmou minha intenção, me imagino dando aula de filosofia para ensino médio (preferência em escola pública, acesso via concurso público, mesmo que temporário) me sentiria muito realizado tendo isso como trabalho.
Complicado amigo, o ensino público não valoriza a área de humanas, e para piorar, o governo dominuiu os intinerários formativos, ou seja: apenas 20% da carga horária é para filosofia, sociologia, etc. No ensino privado é um pouco melhor, mas para ser contratado, tem que ter experiência no ensino público, ou um currículo muito bom.
Vou falar um pouco da minha experiência. Até pouco tempo fui um rapaz muito pobre, cursei filosofia e depois fui para o mestrado. Passei muita dificuldade financeira, até o momento que resolvi largar a sala de aula e me dedicar a concursos. Foi a melhor coisa que fiz. Amo filosofia, acho o melhor curso possível para cursar, continuo lendo e atualmente procuro escrever obras de ficção científica, sem contar que sou atleta de powerlifting. Mas passei muita dificuldade financeira tendo esposa e uma filha pequena para criar. No mestrado eu levava "esporro" do orientador e demorei um ano para receber uma bolsa de 1500 do mestrado. Eu chegava em casa e queria queimar os livros que tinha na estante, sinceramente.
Eu quero fazer filosofia para a criação de novos valores, tratar de questões que foram pedras no sapato de muitas pessoas assim como também foI para mim. Quero ser um pesquisador e escritor.
Eu achei a resposta muito engessada, não gostei muito da ideia de " só faça se você depende disso para sobreviver em um trabalho que te obriga a ter um diploma..." Hoje as 13:00 irei fazer minha matricula na UFG para filosofia, e eu não pretendo dar aulas e nem preciso da gradução para fazer dinheiro. Tenho 22 anos e moro sozinho desde os 18 trabalhando como designer gráfico. Ai o que muita gente me pergunta "Por que esse curso?" "Por que você não faz direção de arte? ou design? ou cinema?" e a realidade é que não estou com pressa, antes de eu saber de fato o que eu quero fazer da minha vida eu vou buscar compreender melhor a sociedade, seus grandes questionamentos, o pensamento critico, o pensamento, a lógica, os conflitos de ideais ao longo da historia, a moral, a ética (são a mesma coisa? ou são coisas distintas?) enfim, tem um universo inteiro de discussões e que são feitas a milhares de anos, e acredito que para ter acesso a isso de uma forma mais plena e integral eu preciso da graduação. Posterior a isso eu vejo o que quero fazer na minha vida "profissional", mas antes quero realizar o meu "pessoal" que sinceramente vale muito mais que dinheiro.
Legal, mas isso você consegue através de meia duzia de livros. Estou terminando a graduação em Filosofia, (Bacharelado e Licenciatura) para ser sincero o curso não é da maneira como as pessoas julgam que ele seja. A verdade é que o cursando não se aprofunda tanto nas coisas que gostaria de se aprofundar em sala de aula, e sim, na maioria das vezes, somente nos temas que o professor do cursando gosta ou se sente mais a vontade de ensinar. Moral da historia você acaba tendo que tirar suas indagações dos livros de qualquer forma, MAS vá! Pois é um curso muito bom e cheio de novidades e aberto na medida do possivel.
Muito bacana ler seu relato e opinião, demonstra que de fato a questão da geração tem seu peso. Tenho 34 anos e fiz parte da geração que você tinha que escolher sua profissão obrigatoriamente entre os 16 e 18 anos e imediatamente buscar fazer uma faculdade em cima disso, tendo que ser uma escolha bem feita, quase que sem possibilidade de troca e se trocasse, seria um sentimento de penalização. Meu irmão mais novo tem a mesma idade que a sua e o mesmo pensamento, entrou para uma graduação mas decidiu encarar o mundo primeiro para depois escolher se de fato é essa ou aquela profissão que ele vai querer. Eu estou aqui pensando em fazer uma segunda graduação e exatamente na UFG, estou entre Filosofia e Direito e acabei parando nesse vídeo.
isso ai , estou no meu quinto semestre da graduação indo pro 3° ano , muitas aulas dependendo dos professores são inspiradoras e sim nos enchem de gás de que estamos fazendo a coisa certa ... . eu amo a filosofia, nela expecificamente Aristóteles fala sobre o bel0, a arte, é inriquecedor se voce entrar nesse mundo, o da estetica ....
Filicio, me desculpe, mas você foi extremamente contraditório com relação ao seu vídeo de três anos atrás. Este seu vídeo é incoerente, na maior parte, e desmotivante. Já fiz graduação em Letras. Hoje, com mais de 50 anos, por hobby, estou cursando filosofia presencial em universidade pública. Em qualquer graduação, você encontrará disciplinas interessantes e, outras, nem tanto. Em sala de aula, por exemplo, já tivemos, nós alunos, debates bem interessantes em Filosofia Política e antiga, até mesmo em Lógica, que é um pouco mais complexo. Nem tudo a distância é interessante. Parece que você está querendo "puxar sardinha" para seu canal ou para cursos mais livres na modalidade EAD. A minha turma, uma grande maioria, gosta de ler, conseguimos rir e conversar bastante, nem que seja na hora do bandejão. Professor, cuidado com suas palavras, pois elas jogam a Filosofia numa redoma de vidro, repleta de fantasmas e hermetismos. Vamos ser mais afirmativos diante das ciências humanas? A impressão que dá é que, lamentavelmente, Filicio, você quer colocar a filosofia ou no Hades ou num Olimpo inalcançável. Realmente, não esperava um discurso seu tão "violento" diante do seu próprio objeto de estudo. Espero que seu amigo, mesmo com sua negativa, opte em cursar filosofia. Temos alguns alunos que já são graduados em Direito e estão entusiasmados, etimologicamente, "repletos de Deus" diante do belo, importante e imprescindível curso de Filosofia. Um abraço.
Gente, eu trabalho com tecnologia e amo Filosofia. E sim, hoje estudo Filosofia em uma universidade. Porém meu foco será em algumas áreas correlatas a tecnologia, tal como Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Ciência, entre outras. Para mim, está valendo muito a pena. Amo demais! 😍😍😍😍
Eu também mas acabei desistindo do curso EAD, muitas matérias e trabalhos ficaram muito fora do que eu esperava estar diretamente relacionado a filosofia.
Que vídeo necessário! Muita gente indica graduação como se pra qualquer motivo a pessoa precisa ir pra faculdade, como se não houvesse ensino fora da faculdade. Eu não quero trabalhar na área mas eu quero me aprofundar em conhecimento e por isso escolhi curso e não graduação. Obrigada pela indicação.
Melhor orientação que já ouvi. Hoje em dia as pessoas estão tão perdidas e precisam de palavras assim para voltarem a realidade. E sinceramente, as psicoterapias que existem hoje em dia não tem a praticidade necessária que ouvi nesse vídeo. Parabéns e obrigado!
Meu amigo, eu sou Bacharel em Teologia pela UNINTER, e pós graduado em Teologia e ciência da Religião pela IPEMIG, e tecnólogo em RH pela UNIGRANRIO, e as três primeiras coisas ou abjetivos que vc citou eram os meus objetivos, além de somar qualidade a minha teologia, mas vc me abriu os olhos, e eu já pensava em continuar estudando filosofia pela internete e por meio de livros de meu interesse, mas agora eu tenho certeza do que é o ideal pra mim, vou estudar sozinho os assuntos que me interessam para o cristianismo, muito obrigado, esse seu vídeo vale ouro e me tirou uma crise interna que eu relutava, pois metade de mim queria fazer filosofia e a outra queria pesquisar....Que Deus te abençoe grandemente sempre.
Em primeiro lugar, quando você vai cursar uma licenciatura em qualquer área é necessário dizer que você está a procura de uma licença para trabalhar como professor. Se trabalhar como professor é seu objetivo então necessariamente precisas pagar cadeira em universidade. Podemos entrar no mérito do custo benefício, mas adianto que, na maioria dos caminhos, o professor do ensino básico tem que soar muito pra viver de aulas, porém é possível. Caso deseje estudar aprofundamente todos os sistemas filosóficos e vertentes da filosofia só para fins de conhecimento, posso afirmar com categoria que você precisa, também, de uma universidade para chancelar - te o título de bacharel. Afirmo isso porque você vai precisar, em alguns momentos, de uma orientação especializada e acredite: aqui no RUclips não vai conseguir encontrar nem próximo do necessário para a profundidade do estudo em filosofia, no máximo você vai ver vídeos que introduzem a própria introdução, nada mais do que isso. Todavia se seu interesse é restrito a apenas alguns pontos específicos da história da filosofia e deseje entender mais somente sobre eles sem se aprofundar muito e sem estabelecer uma atividade de pesquisa na área, aí você não precisa de universidades, alguns bons livros e vídeos de introdução vão dar conta do recado pra você. Assim, é necessário pontuar que a licenciatura em filosofia te faz professor de filosofia, você vai entender todo o universo e espectro temático da disciplina e também vai te dar uma visão macroscópica do universo da investigação filosófica e isso vai te auxiliar na PROFISSÃO de professor, caso seja o seu desejo.
Perfeito! em faculdade não se estuda necessariamente o que se gosta, tem muita cadeira perfumaria, trabalhos que tomam um tempo grande que se poderia estar usando para estudar realmente o que se gosta. A vantagem da faculdade, além do canudo, é receber aulas com os princípios daquela área, o mapa, o manual de uso para seguir em frente; fora isso, só vale a pena se a ideia for exercer aquela profissão.
Esse vídeo tá mais pra eliminação da concorrência, argumentos com base no senso comum. Opiniões baseadas na experiência pessoal que não é uma regra absoluta
Recentemente eu pensava que queria fazer filosofia, mas me dei conta de que eu não conseguiria fazer o curso, gosto de ler mas ler fantasia, livros de filosofia são massantes, então me contento em ver vídeos sobre o tema porque amo, mas eu não seria capaz de fazer a graduação, pra trabalhar quero ser motorista kkkkkkk
@Eu, Cesar Silva! Somente um filósofo eu achei aqui em casa um livro que fala sobre Sêneca, sobre a vida dele e seus pensamentos, e é um livro recente, eu não consegui ler. Agora, vídeos sobre suas obras, eu amo assistir. Hoje vejo a filosofia como um hobbie, e de quebra levo muita coisa pra minha vida, mas estudar isso é só pra quem tem peito, pq imagino que não é nada fácil
Obrigado, estava pensando em fazer graduação em Filosofia e vi que na verdade seria pura vaidade em ter essa formação. Vou me manter estudando sozinho. Agradeço bastante o seu conteúdo.
Eu tô no segundo ano do curso, mais tenho uma visão honesta de onde estou e estou bem com isso, porém, minha namorada tá terminando psicologia, último ano, ela quer muito entrar em filosofia por gostar de ouvir eu falando sobre os temas e tbm por ter tido professores divertidos no ensino médio kkkkkk Eu sempre tento explicar isso pra ela, mais a teimosa acha que quero apagar o sonho dela. Hj nao discuto mais, torço pra que ela entre e veja com os próprios olhos. Mais concordo com td isso que o professor falou
@@LucasGoncalves-dr7ur Olá Lucas, talvez incentiva-la a fazer um curso online de filosofia possa ajuda-la a definir melhor a escolha. Humildemente te recomendo 2 dicas além do Prof. Mulinari, - "Epifania Experiência" (canal e curso do prof. Alexandre Pessoa) e "Hércules" (curso do prof. Clóvis de Barros Filho) - Lembre-se "Gostar" não é o suficiente....
Eu já sou professora concursada , para mim é importantíssimo fazer filosofia 😊 e utilizo o certificado para fins de evolução funcional. É isso mesmo professor, educação não é bico e não é SÓ para trabalhar de segunda a sexta.
Seu vídeo me economizou 4 anos e mais de R$ 30 mil, muito obrigado. Isso porque eu assisti até o momento apenas os 2 primeiros motivos pra não fazer rs, agora vou continuar assistindo o resto do vídeo. Abraços
Tomara que não seja 30 mil em uma graduação de Filosofia pq 1 mês ou menos de estudo - dependendo da sua base - você bate a nota de corte do enem nas melhores instituições federais do país. É bem tranquilo e com pouca concorrência.
Sempre tem a opção das pós-graduações pra ter título e os excelentes cursos online (além da casa do saber, que é sensacional e compensa muito mesmo, tem o ICL: esse é de arrebentar as fronteiras, até alemão tem!! Adooooro!).
Ótimo vídeo! Vou começar minhas aulas em maio Tô indo pra ser professora, pode não dar certo, mas vou tentar o meu melhor Todos os cursos que tenho interesse envolve ensino, então já estou indo pra faculdade ciente da situação atual sobre arrumar emprego na área haha😅
Nossa mestre!!! olha essa de ser um curso facil quem assim pensa não tem noção....afiiii que povo....parabéns professor pela realidade jogada na real pra esse povo....
@@keikishimoto6827. O curso é muito bom. Quando passei a conhecer a epistemologia política e cultural dos mais antigos tudo se tornou mais claro. Como uma reprise de qualquer filme antigo, os elementos e os personagens podem mudar, mas o objetivo permanece o mesmo.
Como professor de Filosofia não ganha dinheiro? Oxi, aqui no PR os professores temporários das escolas públicas podem ganhar até R$4.500 reais por mês. Eu, no ano passado, consegui. Era só lecionar pra 700 alunos toda semana, corrigir as atividades, provas, preparar e lecionar 30 aulas por semana, sendo que, na maioria das escolas, cada turma terá uma aula por semana. Ou seja, ter 30 turmas, 30 diários, cada turma com 30 a 35 estudantes para encontrar em uma semana, e aí se você perder o prazo... Mas enfim, outras profissões dão retorno muito mais rápido, tal como as áreas relacionadas com Economia ou Engenharias (geralmente o estágio é no valor de um salário mínimo). Desculpa parecer pessimista, mas estudar Filosofia e atuar como professor é complicado, mas gratificante! Se você pretende, como diz no vídeo, ler textos chatos e discutir uma pá de coisa complexa, vai em frente e tentar passar o conhecimento para os adolescentes depois ou então no nível superior, vai que é tua!
Bom dia! Vou fazer um paralelo com minha graduação, que foi em Serviço Social na UERJ. Eu tinha uma colega de turma que já era funcionária pública de nível médio e queria fazer uma graduação em qualquer área para ter diploma e tentar concurso que pede superior em qualquer área. Ela entrou com aquela ideia de que Serviço Social é mais fácil de passar, é um curso de ajudar pessoas e o estudo deve ser muito fácil mesmo. Meses depois ela me fala, amigo: acho que me enganei rs. Não sabia que iria estudar tanta sociologia, ciência política, economia política, filosofia política etc e ainda tenho que fazer 2 anos de estágio supervisionado e ainda TCC (monografia) rs. Também vi que não tem nada a ver com "ajudar pessoas" ou "voluntariado". Ou seja, já que ela queria apenas um diploma de nível superior pra tentar outros concursos, melhor teria sido um bacharelado ou tecnólogo, em que não tivesse que fazer estágio, por exemplo. Depois, no meu segundo curso, que foi Geografia, a mesma coisa. Muita gente acha que vai estudar a geografia de colégio, e assim também quem vai pra Letras, acha que vai viver estudando gramática, e assim por diante. Acredito que falta muita informação sobre a realidade das graduações, e isso evitaria a desistência dos cursos. Um abraço.
SIGAM OS SEUS CORAÇÕES. amigues!. Todes sofrem!. Não há quem nunca sofreu na vida. Todos sofrem. Carreguem vossas cruzes e sigam seus sonhos. Só se vive uma vez Parem de racionalizar tudo. No século 16 Martinho Lutero já havia falado: A RAZÃO É UMA PROSTITUTA DO DEMÔNIO. A razão muitas veses mata. O sentimento é que nos faz vivos!. Vivam! E se quebrarem à cara que quebremos!. É normal. E doloroso. Mas é na dor e nas trevas que o ser humano evolui e aprendi. Boa noite 😊😊😊
Professor sou pedagogo e gostaria de fazer Filosofia. Na sua opinião ,faço segunda licenciatura em 1 ano ou faço o período normal qual sua opinião?Tenho medo de perder muito conteúdo e conhecimentos fazendo só em 1 ano...Qual sua opinião ?
De 10 matérias que você estudou na escola, você gostava das 10? Não, tenho certeza! Na graduação é a mesma coisa, vai ter matéria que vamos detestar....tudo é o propósito!
Olá Filicio, obrigada por este vídeo de conteúdo bastante relevante, vale muito atentar para tudo isso. Você poderia gravar um vídeo explicando explicando sobre Hermenêutica. Desde já agradeço. Abraços
A pergunta se faço deveria resumir-se na verdade se a pessoa é, sou filósofo? A vocação que é inerente de cada ser é o que melhor indica o rumo a ser tomado.
Este vídeo me lembrou de uma palestra que tive no ensino médio, nos idos '90: "não faça oceanografia porque você gosta de praia - faça se você gosta de pesquisa científica". E a questão do mercado já está se aplicando ao Direito...
Eu entendo q talvez o moço que fez esse vídeo tenha boas intenções, mas claramente é mt frustrado com o que estuda. Isso é uma pena porque eu to na graduação de filosofia e esse tipo de conteúdo desmotiva muito, ver que tem gente que entrou na graduação só pelo diploma pra dar aula, que não possui paixão pelo que faz e que acredita que o curso não é divertido, q é só leitura "chata" e conteúdos que n gosta. Filosofia não é pra todo mundo, isso é claro, mas se tu acredita que gosta disso pelo motivo q seja não acho que isso deva ser motivo pra desistir da graduação, acho que filosofia pode ser feita sim se você quer se aprofundar, talvez tu não goste de algumas matérias, mas elas são essências pra a compreensão de talvez aonde tu queira chegar. Se tu curte medieval é imprescindível que tu tenha noção de filosofia antiga por exemplo. Alias, essa noção de que existem cursos realmente bons na internet por ai é bem questionável, hoje em dia tu pode pesquisar aulas sobre Kant no youtube e infelizmente a maioria vai estar explicando errado, além de que aulas online não comportam dúvidas diretas com o professor e referências bibliograficas extra sempre. Realmente a gnt não debate em sala de aula e conteúdo é bem mais difícil do que parecia na escola, mas se tu se junta com amigos pra estudar, marca uma ligação, não é difícil de estabelecer um debate e trocar informações. O CURSO DE FILOSOFIA SÓ É CHATO SE TU DEIXA ELE SER. Realmente tu não sai do curso mais inteligente, diria q deveras mais consciente de sua própria mediocridade nesse caso, como qualquer outro curso. E, não, o curso não oferece grandes opções no mercado de trabalho e realmente se torna mais difícil com uma renda mais baixa, mas filosofia não é só pra dar aula, e não acredito que deve ser o unico motivo pra q tu tenha q ingressar na faculdade.
A graduação e, filosofia é excelente. Estudar é sempre bom. Mas não é uma profissão; É uma pré-profissão. Nos EUA, para estudar Direito e Medicina, é preciso ter um bacharelado antes. Então, muitos estudam filosofia para depois irem para essas faculdades.
Até poucos dias atrás estava pensando em cursar aqui na federal, mas acho que a minha preferência sempre foi história. Sinto que preciso ocupar o meu tempo e a minha mente, mas não sei se a licenciatura em filosofia iria me proporcionar uma perspectiva de crescimento na minha carreira. Estava na dúvida entre Ciências Sociais e Filosofia, dois cursos com poucas vagas de emprego. Espero ter feito a escolha correta por continuar com a Pedagogia.
Fazer Pedagogia compensa para fazer concurso público nas cidades do interior de SP que pagam melhores salários para professores. Ex.: Paulínia e Jundiaí.
Prof, passe em filosofia bacharelado numa universidade federal (sou advogado) e penso se seria possível depois de formado ou durante, tentar atuar lá fora? Como é o mercado na Europa pra quem atua nessa área? Agradeço
Procurem processo seletivo para area de endemias: estabilidade, otimo salario, trabalho prazeroso... larguei com dor filosofia, mas... sempre lui assiduo em ler, gracas a minha mae que foi professora
Tenho vontade de faser filosofia porém nao tenho tempo para estudar provavelmente seria EAD, não teria boas discussões e debates que é a coisa que mais gosto da filosofia.
Eu to fazendo história, dai ontem entrei na graduação de filosofia e vou fazer as duas juntas. Além disso estudo 4 idiomas ( inglês, espanhol, libras e italiano ). Por que tudo isso? Por que tenho verdadeira paixão por aprender ❤
Gostaria de ter assistido este vídeo há três anos atrás... comecei a licenciatura em filosofia por empolgação e no meio do curso descobri que queria mesmo era trabalhar com psicologia... 😅
@@1dgaaf com certeza vou fazer!!! Minha intenção é cursar psicologia e depois ir pra psicanálise. No curso de filosofia vemos um pouco de Freud e Jung e estou cada vez mais apaixonada!!!
Exatamente, acho que quem enfrenta a pressão dentro do Direito encara qualquer tranco. Agoniado pra terminar Direito e engatar na filosofia, já tô ferrado msm, vou fazer oq eu amo
Eu discordo da opinião do influencer. Imagine se Sócrates e Platão pensassem em estudar filosofia única e exclusivamente para dar aulas... Acredito que existem inúmeros motivos para fazer esse curso, e talvez o maior deles, individualmente seja transcender a fronteira do conhecimento comum e crescer no intelecto.
Olá, Pierre! Tudo bem? Não acho que discordamos tanto, assim. O foco do vídeo foi voltado para a FACULDADE (ou seja, para a graduação). O estudo da Filosofia, em si mesmo, sempre valerá a pena por inúmeros motivos, tal como para transcender a fronteira do conhecimento comum e crescer no intelecto. Grande abraço!
Sou Bacharel em Economia, pós graduado em estatística, agora sou funcionário público, o mestrado da minha área não se encaixa agora na minha rotina, então estou pensando em filosofia.
@@Ozennk não existe só filosofia licenciatura, tem bacharelado, todas as faculdades oferessem as duas, e não vou procurar emprego tão cedo, estou muito bem empregado.
Gente, na boa, NÃO FAÇAM. Não serve para NADA. Se você Acha que vai melhorar de vida, trabalhar de boa como Professor só 4 días na semana e ganhar 3.000$, não vão conseguir. Vocês vão ficar desempregados o curso inteirinho e depois de se formar também. E mais: simplismente NÃO TEM CAMPO LABORAL. E se vocês colocarem no currículo que vocês são formados nisso, NÃO VAO TE CONTRATAR. Compensa muito mais dizer que só Fez o ensino medio. SEM contar o preconceito que vocês vão sofrer a vida toda com as preguntas do tipo "o que é filosofía" ou "para que serve". No final, vocês vão disputar uma vaga de emprego no Carrefour ou no Extra, vai valer merda a faculdade de voces. Vão por mim. Se quer ser Professor, faça letras, historia ou traduçao. Se quer mudar de vida, façam una faculdade que vocês mais ou menos gostam e que mais ou menos DARÁ RETORNO.
Aconteceu comigo, me apaixonei por filosofia, entrei no curso EAD, adorei introdução, depois odeio qualquer matéria seguinte que não tinha relacionamento imediato com filosofia e desisti do curso.
@@denilsonnascimento9994 Eu estou fazendo na UNINTER. É bom, no geral. Há aulas com bons professores, e um ou outro professor fraco, como em todas as faculdades, inclusive as presenciais. Eles disponibilizam livros na maioria das disciplinas, inicialmente só online, já que os físicos só chegam ou com as aulas da disciplina já adiantadas ou concluídas. Sinceramente, não conheço outros cursos. Pesquisei esse, tive boas recomendações de alguns amigos, inclusive de um que mora em Curitiba, e me decidi mesmo porque o polo é bem perto da minha casa. Boa sorte aí na sua busca!
@@denilsonnascimento9994Tenho visto dizer que a Uninter é a melhor que tem EAD. Comecei Filosofia na Estácio EAD e simplesmente detestei a estrutura da faculdade, 99% do curso é em PDF (leitura) e nada de vídeos e a gestão muito desorganizada.
E pra quem já vem lendo Filosofia de forma esparsa há muitos anos, que não sabe se poderá dar aulas algum dias porque trabalha e, com as regras da Previdência Social, só se aposentará daqui a uns 200 anos, valeria a pena cursar a graduação de Filosofia pra dar uma sistematizada no conhecimento adquirido, uma arrumada na casa?
Rapaz, quanto cinismo em uma única publicação, rs! São estes e outros motivos que levam multidões a se voltarem para perfis em redes sociais: o "tratamento de falsa revelação intelectual". • Em primeiro lugar você utiliza uma falácia de falsa comparação; eu gosto de cozinhar mas jamais fatia um curso de gastronomia, porque eu simplesmente não gostaria de cozinhar profissionalmente. • Quem faz filosofia está em busca de conhecimento, e não simplesmente para se aprofundar nos estudos!!! Chega nem vou perder mais tempo com o restante das considerações! 🤦🏾♂️🤌🏾
Obrigada, professor. Foram seus videos sobre a graduação em Filosofia que me incentivaram a entrar no curso. Realmente tudo citado no vídeo precisa ser levado em consideração, mas é uma experiência incrível cursar filosofia.
Só faltou você dizer que a pessoa tem que fazer um curso "por que odeia aquela área" kkkkkkkk Se amar uma profissão pode não ser o suficiente, também não deixa de ser um elemento necessário. Quanto à questão de "se formar para o mercado", eu acho isso parcial, até pelo fato de várias pessoas cursarem filosofia como segunda e não primeira graduação ou atividade profissional. Além disso, "dar aula" é o único trabalho de alguém formado em filosofia? Mesmo? Será? Por fim, eu entendo que seu objetivo tenha sido ser pragmático, o que não deixa de ser louvável, mas dizer que o "curso é chato" por exigir leitura é algo esquisito, novamente, questionável. De qualquer modo, penso, com senso crítico, talvez, esse vídeo possa ajudar alguém que esteja idealizando demais a área. Porém, uma sugestão, é importante não simplificar muito uma discussão, sob pena dela se desfigurar ou mesmo perder o sentido. Abraços!
Professor Filicio, o meu nome é Átila Nunes e eu pretendo me tornar um escritor literário e filosófico. O senhor poderia me responder uma dúvida: eu preciso fazer faculdade de filosofia para criar um livro filosófico sério?
O Filício já fez vídeo sobre isso. Onde ele mencionou o Olavo, e o porquê de os filósofos não o considerarem um filósofo. Um filósofo escreve para outros filósofos. Logo, ele deve ser lido nas universidades. Logo, precisa passar por uma universidade. Portanto, se você quiser escrever um livro filosófico sério, e para ser considerado um livro filosófico sério, ele deve ser lido por filósofos formados. Eles, e não o "público", dirão se seu livro é sério ou não.
Gente, ouçam o professor, é muito grave o q ele fala, principalmente o último ponto. Pra quem é pobre, pra quem n tem pai pra bancar a graduação por longos anos, pra quem n pode ficar as vezes anos desempregado mesmo como diploma na mão, é melhor ouvir com muita atenção o q o prof disse. Dois anos depois de formado ainda estou comendo o pão seco q satanais amassou.
O acesso a faculdade está criando uma massa muito grande de pobres graduados e desempregados. Eu costumo dizer q o pobre hj entra na faculdade com a ilusão de mobilidade social e melhora de condição de vida através de emprego mais qualificado, mas no final ele é mandado de volta pra onde nunca deveria ter saido, isto é, pra sustentar a base, trabalhar em subemprego, mas com o diploma na mao. É a volta dos q n foram. Filosofia nao permite mobilidade social pra pobre, pelo contrario, só atrasa.
Vc tem razão!
Perfeita colocação. Quero fazer filosofia, mas já sou concursada 🙌🏼
Algumas profissões e cursos ainda continuam sendo da elite 😢 até nisso, nós pobres, precisamos optar pelo curso “certo” , pq depois ainda demandará investimento para entrar na área e começar a se bancar. Até lá precisa ter alguém bancando a gente
Eu cursei filosofia em uma universidade privada, universidade bem tradicional aqui no interior de São Paulo, o curso foi muito bom, hoje só existe no período da manhã. Na época não busquei um emprego como professor por trabalhar em uma empresa muito boa e ter um bom salário, fiquei nessa empresa até 2020. Hoje estou considerando tentar uma carreira como professor, mesmo já estando com 37 anos.
Infelizmente filosofia só serve se for uma segunda graduação quando já se tem uma vida mais tranquila só pra se sentir realizado pessoalmente, na minha cabeça eu queria fazer matemática e depois filosofia, tipo os gregos antigo onde a maioria era filósofo e matemáticos mas a realidade não e como queremos, ainda mais sendo pobre lascado
no final confirmou minha intenção, me imagino dando aula de filosofia para ensino médio (preferência em escola pública, acesso via concurso público, mesmo que temporário) me sentiria muito realizado tendo isso como trabalho.
Complicado amigo, o ensino público não valoriza a área de humanas, e para piorar, o governo dominuiu os intinerários formativos, ou seja: apenas 20% da carga horária é para filosofia, sociologia, etc. No ensino privado é um pouco melhor, mas para ser contratado, tem que ter experiência no ensino público, ou um currículo muito bom.
Vou falar um pouco da minha experiência. Até pouco tempo fui um rapaz muito pobre, cursei filosofia e depois fui para o mestrado. Passei muita dificuldade financeira, até o momento que resolvi largar a sala de aula e me dedicar a concursos. Foi a melhor coisa que fiz. Amo filosofia, acho o melhor curso possível para cursar, continuo lendo e atualmente procuro escrever obras de ficção científica, sem contar que sou atleta de powerlifting. Mas passei muita dificuldade financeira tendo esposa e uma filha pequena para criar. No mestrado eu levava "esporro" do orientador e demorei um ano para receber uma bolsa de 1500 do mestrado. Eu chegava em casa e queria queimar os livros que tinha na estante, sinceramente.
Kkk humanas é quase um pedido pra passar fome apesar de gostar da área sou concursado então é muito melhor mas eu gosto de estudar um pouco filosofia
É uma merda
Nada disso é verdade absoluta. Eu sou professor de Filosofia no ensino médio e sobrevivo muito bem. E somos muitos.
@@lucasxnh7765bobagem
Eu quero fazer filosofia para a criação de novos valores, tratar de questões que foram pedras no sapato de muitas pessoas assim como também foI para mim. Quero ser um pesquisador e escritor.
Eu achei a resposta muito engessada, não gostei muito da ideia de " só faça se você depende disso para sobreviver em um trabalho que te obriga a ter um diploma..."
Hoje as 13:00 irei fazer minha matricula na UFG para filosofia, e eu não pretendo dar aulas e nem preciso da gradução para fazer dinheiro. Tenho 22 anos e moro sozinho desde os 18 trabalhando como designer gráfico. Ai o que muita gente me pergunta "Por que esse curso?" "Por que você não faz direção de arte? ou design? ou cinema?" e a realidade é que não estou com pressa, antes de eu saber de fato o que eu quero fazer da minha vida eu vou buscar compreender melhor a sociedade, seus grandes questionamentos, o pensamento critico, o pensamento, a lógica, os conflitos de ideais ao longo da historia, a moral, a ética (são a mesma coisa? ou são coisas distintas?) enfim, tem um universo inteiro de discussões e que são feitas a milhares de anos, e acredito que para ter acesso a isso de uma forma mais plena e integral eu preciso da graduação. Posterior a isso eu vejo o que quero fazer na minha vida "profissional", mas antes quero realizar o meu "pessoal" que sinceramente vale muito mais que dinheiro.
Legal, mas isso você consegue através de meia duzia de livros. Estou terminando a graduação em Filosofia, (Bacharelado e Licenciatura) para ser sincero o curso não é da maneira como as pessoas julgam que ele seja. A verdade é que o cursando não se aprofunda tanto nas coisas que gostaria de se aprofundar em sala de aula, e sim, na maioria das vezes, somente nos temas que o professor do cursando gosta ou se sente mais a vontade de ensinar. Moral da historia você acaba tendo que tirar suas indagações dos livros de qualquer forma, MAS vá! Pois é um curso muito bom e cheio de novidades e aberto na medida do possivel.
Muito bacana ler seu relato e opinião, demonstra que de fato a questão da geração tem seu peso. Tenho 34 anos e fiz parte da geração que você tinha que escolher sua profissão obrigatoriamente entre os 16 e 18 anos e imediatamente buscar fazer uma faculdade em cima disso, tendo que ser uma escolha bem feita, quase que sem possibilidade de troca e se trocasse, seria um sentimento de penalização. Meu irmão mais novo tem a mesma idade que a sua e o mesmo pensamento, entrou para uma graduação mas decidiu encarar o mundo primeiro para depois escolher se de fato é essa ou aquela profissão que ele vai querer. Eu estou aqui pensando em fazer uma segunda graduação e exatamente na UFG, estou entre Filosofia e Direito e acabei parando nesse vídeo.
isso ai , estou no meu quinto semestre da graduação
indo pro 3° ano ,
muitas aulas dependendo dos professores são inspiradoras e sim nos enchem de gás de que estamos fazendo a coisa certa ...
. eu amo a filosofia, nela expecificamente Aristóteles fala sobre o bel0, a arte, é inriquecedor se voce entrar nesse mundo, o da estetica ....
Filicio, me desculpe, mas você foi extremamente contraditório com relação ao seu vídeo de três anos atrás.
Este seu vídeo é incoerente, na maior parte, e desmotivante.
Já fiz graduação em Letras. Hoje, com mais de 50 anos, por hobby, estou cursando filosofia presencial em universidade pública.
Em qualquer graduação, você encontrará disciplinas interessantes e, outras, nem tanto.
Em sala de aula, por exemplo, já tivemos, nós alunos, debates bem interessantes em Filosofia Política e antiga, até mesmo em Lógica, que é um pouco mais complexo.
Nem tudo a distância é interessante. Parece que você está querendo "puxar sardinha" para seu canal ou para cursos mais livres na modalidade EAD.
A minha turma, uma grande maioria, gosta de ler, conseguimos rir e conversar bastante, nem que seja na hora do bandejão.
Professor, cuidado com suas palavras, pois elas jogam a Filosofia numa redoma de vidro, repleta de fantasmas e hermetismos.
Vamos ser mais afirmativos diante das ciências humanas? A impressão que dá é que, lamentavelmente, Filicio, você quer colocar a filosofia ou no Hades ou num Olimpo inalcançável.
Realmente, não esperava um discurso seu tão "violento" diante do seu próprio objeto de estudo.
Espero que seu amigo, mesmo com sua negativa, opte em cursar filosofia. Temos alguns alunos que já são graduados em Direito e estão entusiasmados, etimologicamente, "repletos de Deus" diante do belo, importante e imprescindível curso de Filosofia.
Um abraço.
Concordo com absolutamente tudo que você disse. 😂😂 Eu já fui pra filosofia pelo motivo certo. Eu sempre quis ser professor de filosofia.
Lembrando que isso é uma opinião com base nas experiências dele. Não de fato você precisa seguir a risca as instruções dele.
Gente, eu trabalho com tecnologia e amo Filosofia.
E sim, hoje estudo Filosofia em uma universidade.
Porém meu foco será em algumas áreas correlatas a tecnologia, tal como Filosofia da Tecnologia, Filosofia da Ciência, entre outras.
Para mim, está valendo muito a pena.
Amo demais!
😍😍😍😍
Eu também. Trabalho como UX Researcher fazendo pesquisas qualitativas e usando outras metodologias de pesquisa no dia a a dia.
Eu também mas acabei desistindo do curso EAD, muitas matérias e trabalhos ficaram muito fora do que eu esperava estar diretamente relacionado a filosofia.
Qual o melhor curso de Filosofia EAD???
Que vídeo necessário! Muita gente indica graduação como se pra qualquer motivo a pessoa precisa ir pra faculdade, como se não houvesse ensino fora da faculdade. Eu não quero trabalhar na área mas eu quero me aprofundar em conhecimento e por isso escolhi curso e não graduação. Obrigada pela indicação.
Melhor orientação que já ouvi. Hoje em dia as pessoas estão tão perdidas e precisam de palavras assim para voltarem a realidade. E sinceramente, as psicoterapias que existem hoje em dia não tem a praticidade necessária que ouvi nesse vídeo. Parabéns e obrigado!
Meu amigo, eu sou Bacharel em Teologia pela UNINTER, e pós graduado em Teologia e ciência da Religião pela IPEMIG, e tecnólogo em RH pela UNIGRANRIO, e as três primeiras coisas ou abjetivos que vc citou eram os meus objetivos, além de somar qualidade a minha teologia, mas vc me abriu os olhos, e eu já pensava em continuar estudando filosofia pela internete e por meio de livros de meu interesse, mas agora eu tenho certeza do que é o ideal pra mim, vou estudar sozinho os assuntos que me interessam para o cristianismo, muito obrigado, esse seu vídeo vale ouro e me tirou uma crise interna que eu relutava, pois metade de mim queria fazer filosofia e a outra queria pesquisar....Que Deus te abençoe grandemente sempre.
Em primeiro lugar, quando você vai cursar uma licenciatura em qualquer área é necessário dizer que você está a procura de uma licença para trabalhar como professor. Se trabalhar como professor é seu objetivo então necessariamente precisas pagar cadeira em universidade. Podemos entrar no mérito do custo benefício, mas adianto que, na maioria dos caminhos, o professor do ensino básico tem que soar muito pra viver de aulas, porém é possível. Caso deseje estudar aprofundamente todos os sistemas filosóficos e vertentes da filosofia só para fins de conhecimento, posso afirmar com categoria que você precisa, também, de uma universidade para chancelar - te o título de bacharel. Afirmo isso porque você vai precisar, em alguns momentos, de uma orientação especializada e acredite: aqui no RUclips não vai conseguir encontrar nem próximo do necessário para a profundidade do estudo em filosofia, no máximo você vai ver vídeos que introduzem a própria introdução, nada mais do que isso. Todavia se seu interesse é restrito a apenas alguns pontos específicos da história da filosofia e deseje entender mais somente sobre eles sem se aprofundar muito e sem estabelecer uma atividade de pesquisa na área, aí você não precisa de universidades, alguns bons livros e vídeos de introdução vão dar conta do recado pra você. Assim, é necessário pontuar que a licenciatura em filosofia te faz professor de filosofia, você vai entender todo o universo e espectro temático da disciplina e também vai te dar uma visão macroscópica do universo da investigação filosófica e isso vai te auxiliar na PROFISSÃO de professor, caso seja o seu desejo.
Perfeito! em faculdade não se estuda necessariamente o que se gosta, tem muita cadeira perfumaria, trabalhos que tomam um tempo grande que se poderia estar usando para estudar realmente o que se gosta. A vantagem da faculdade, além do canudo, é receber aulas com os princípios daquela área, o mapa, o manual de uso para seguir em frente; fora isso, só vale a pena se a ideia for exercer aquela profissão.
Esse vídeo tá mais pra eliminação da concorrência, argumentos com base no senso comum. Opiniões baseadas na experiência pessoal que não é uma regra absoluta
Disse tudo!!!!.
Tbm achei
Recentemente eu pensava que queria fazer filosofia, mas me dei conta de que eu não conseguiria fazer o curso, gosto de ler mas ler fantasia, livros de filosofia são massantes, então me contento em ver vídeos sobre o tema porque amo, mas eu não seria capaz de fazer a graduação, pra trabalhar quero ser motorista kkkkkkk
@Eu, Cesar Silva! Somente um filósofo eu achei aqui em casa um livro que fala sobre Sêneca, sobre a vida dele e seus pensamentos, e é um livro recente, eu não consegui ler. Agora, vídeos sobre suas obras, eu amo assistir. Hoje vejo a filosofia como um hobbie, e de quebra levo muita coisa pra minha vida, mas estudar isso é só pra quem tem peito, pq imagino que não é nada fácil
talvez letras desse mais certo, não?
Obrigado, estava pensando em fazer graduação em Filosofia e vi que na verdade seria pura vaidade em ter essa formação. Vou me manter estudando sozinho. Agradeço bastante o seu conteúdo.
Eu tb!
Muito bom, sou formado em filosofia e está tudo muito correto. Parabéns. Claro e objetivo além de muito honesto.
Obrigado, Axl! ✌🏻😃
Eu tô no segundo ano do curso, mais tenho uma visão honesta de onde estou e estou bem com isso, porém, minha namorada tá terminando psicologia, último ano, ela quer muito entrar em filosofia por gostar de ouvir eu falando sobre os temas e tbm por ter tido professores divertidos no ensino médio kkkkkk Eu sempre tento explicar isso pra ela, mais a teimosa acha que quero apagar o sonho dela. Hj nao discuto mais, torço pra que ela entre e veja com os próprios olhos. Mais concordo com td isso que o professor falou
@@LucasGoncalves-dr7ur Olá Lucas, talvez incentiva-la a fazer um curso online de filosofia possa ajuda-la a definir melhor a escolha. Humildemente te recomendo 2 dicas além do Prof. Mulinari, - "Epifania Experiência" (canal e curso do prof. Alexandre Pessoa) e "Hércules" (curso do prof. Clóvis de Barros Filho) - Lembre-se "Gostar" não é o suficiente....
Qual o melhor curso de Filosofia EAD???
@@denilsonnascimento9994 Realmente não sei dizer qual o melhor, só posso falar pela instituição que eu estudei.
Eu já sou professora concursada , para mim é importantíssimo fazer filosofia 😊 e utilizo o certificado para fins de evolução funcional. É isso mesmo professor, educação não é bico e não é SÓ para trabalhar de segunda a sexta.
Quero estudar filosofia para conhecimento apenas.
Passei ontem para filosofia em uma estadual aqui perto da minha casa
Eu ainda estou pensando ir lá fazer , foi bom ter visto esse vídeo antes.
Seu vídeo me economizou 4 anos e mais de R$ 30 mil, muito obrigado. Isso porque eu assisti até o momento apenas os 2 primeiros motivos pra não fazer rs, agora vou continuar assistindo o resto do vídeo. Abraços
Tomara que não seja 30 mil em uma graduação de Filosofia pq 1 mês ou menos de estudo - dependendo da sua base - você bate a nota de corte do enem nas melhores instituições federais do país. É bem tranquilo e com pouca concorrência.
@@Henri-Gaudard psr n vejo pq pagar filosofia visto q é um curso pouco concorrido
@@veltosstudy4094 exato.
Sempre tem a opção das pós-graduações pra ter título e os excelentes cursos online (além da casa do saber, que é sensacional e compensa muito mesmo, tem o ICL: esse é de arrebentar as fronteiras, até alemão tem!! Adooooro!).
E possível cursar pedagogia e pós e filo....E dar aula de filo só com pós?
Ótimo vídeo!
Vou começar minhas aulas em maio
Tô indo pra ser professora, pode não dar certo, mas vou tentar o meu melhor
Todos os cursos que tenho interesse envolve ensino, então já estou indo pra faculdade ciente da situação atual sobre arrumar emprego na área haha😅
E aí?
E o que aconteceu?
Prof, eu comecei fazer um curso superior em filosofia por que eu gosto! E até as coisas que não quero estudar, eu estudo e aprendo.
Qual o melhor curso de Filosofia EAD???
Muito obrigado pelo vídeo,eu só gosto de uma parte da Filosofia,não faria sentido algum fazer filosofia
Nossa mestre!!! olha essa de ser um curso facil quem assim pensa não tem noção....afiiii que povo....parabéns professor pela realidade jogada na real pra esse povo....
Cara parabéns, tô Amando seu canal,sou novo escrito aqui , conteúdo maravilhosos, inteligentes e eu gosto. Olha parabéns
Estou quase terminando minha graduação em filosofia e gosto demais.
Estou pensando em começar.
@@keikishimoto6827. O curso é muito bom. Quando passei a conhecer a epistemologia política e cultural dos mais antigos tudo se tornou mais claro. Como uma reprise de qualquer filme antigo, os elementos e os personagens podem mudar, mas o objetivo permanece o mesmo.
@@thiagoalexandre8963 Poxa amigo ,gosto dessas coisas também vou acabar cursando .
Argumentos muito sensatos! Muito bom o vídeo 👏👏
Só verdades, muito bom.
Que mundo vc vive ???????? Já fiz 3 faculdades . Tem várias matérias que odeio . Mas faz parte da grade curricular do MEC
O 4° motivo é muito real, a pessoa acha fácil, até se esbarrar em Crítica da Razão Pura de Kant. 😅
Como professor de Filosofia não ganha dinheiro? Oxi, aqui no PR os professores temporários das escolas públicas podem ganhar até R$4.500 reais por mês. Eu, no ano passado, consegui. Era só lecionar pra 700 alunos toda semana, corrigir as atividades, provas, preparar e lecionar 30 aulas por semana, sendo que, na maioria das escolas, cada turma terá uma aula por semana. Ou seja, ter 30 turmas, 30 diários, cada turma com 30 a 35 estudantes para encontrar em uma semana, e aí se você perder o prazo... Mas enfim, outras profissões dão retorno muito mais rápido, tal como as áreas relacionadas com Economia ou Engenharias (geralmente o estágio é no valor de um salário mínimo). Desculpa parecer pessimista, mas estudar Filosofia e atuar como professor é complicado, mas gratificante! Se você pretende, como diz no vídeo, ler textos chatos e discutir uma pá de coisa complexa, vai em frente e tentar passar o conhecimento para os adolescentes depois ou então no nível superior, vai que é tua!
Você ainda dá aula? E gosta do que faz?
Obrigado, todos esses motivos me deram mais vontade ainda de fazer filosofia
Sou formado em Direito e Advogado, porém, optei por fazer filosofia. Sou maluco? KKKK acontece..
Rapaz, meu sonho. Tbm sou formado em Direito e tento há 12 fazer Filosofia. Paixão é algo que não se explica rsrsrs
Bom dia! Vou fazer um paralelo com minha graduação, que foi em Serviço Social na UERJ. Eu tinha uma colega de turma que já era funcionária pública de nível médio e queria fazer uma graduação em qualquer área para ter diploma e tentar concurso que pede superior em qualquer área. Ela entrou com aquela ideia de que Serviço Social é mais fácil de passar, é um curso de ajudar pessoas e o estudo deve ser muito fácil mesmo. Meses depois ela me fala, amigo: acho que me enganei rs. Não sabia que iria estudar tanta sociologia, ciência política, economia política, filosofia política etc e ainda tenho que fazer 2 anos de estágio supervisionado e ainda TCC (monografia) rs. Também vi que não tem nada a ver com "ajudar pessoas" ou "voluntariado". Ou seja, já que ela queria apenas um diploma de nível superior pra tentar outros concursos, melhor teria sido um bacharelado ou tecnólogo, em que não tivesse que fazer estágio, por exemplo. Depois, no meu segundo curso, que foi Geografia, a mesma coisa. Muita gente acha que vai estudar a geografia de colégio, e assim também quem vai pra Letras, acha que vai viver estudando gramática, e assim por diante. Acredito que falta muita informação sobre a realidade das graduações, e isso evitaria a desistência dos cursos. Um abraço.
SIGAM OS SEUS CORAÇÕES.
amigues!.
Todes sofrem!.
Não há quem nunca sofreu na vida.
Todos sofrem.
Carreguem vossas cruzes e sigam seus sonhos.
Só se vive uma vez
Parem de racionalizar tudo.
No século 16 Martinho Lutero já havia falado:
A RAZÃO É UMA PROSTITUTA DO DEMÔNIO.
A razão muitas veses mata.
O sentimento é que nos faz vivos!.
Vivam! E se quebrarem à cara que quebremos!.
É normal.
E doloroso.
Mas é na dor e nas trevas que o ser humano evolui e aprendi.
Boa noite 😊😊😊
Muito obrigado por esse vídeo.... Foi direto ao assunto!
obrigado pelo explicação.
Mt obgd pelo vídeo brother,sua forma crua e objetiva me mostrou o que realmente quero
Vai graduar filosofia lindao ?
São poucas vagas na área de filosofia, são vagas disputadíssimas e concorrentes com uma qualidade muito alta.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
um tanto surpreso com esta definição do felício,me parece um tanto reducionista fazer filosofia apenas por diploma
Filicio, me tira uma dúvida: se vc não fosse graduado em filosofia, oq vc optaria fazer para sobreviver?
Up
Up
Professor sou pedagogo e gostaria de fazer Filosofia. Na sua opinião ,faço segunda licenciatura em 1 ano ou faço o período normal qual sua opinião?Tenho medo de perder muito conteúdo e conhecimentos fazendo só em 1 ano...Qual sua opinião ?
Lecionar
Gostei dos conselhos.
É o que penso.
De 10 matérias que você estudou na escola, você gostava das 10? Não, tenho certeza! Na graduação é a mesma coisa, vai ter matéria que vamos detestar....tudo é o propósito!
Exatamente!
Aquilo que estar adiante
Isso é verdade!
Esse vídeo me ajudou demais, descobri que eu só quero me aprofundar nos estudos de Filosofia e não trabalhar
Maravilhoso. Obrigado.
Eu quero fazer parte da leitura amei seu vídeo
Olá Filicio, obrigada por este vídeo de conteúdo bastante relevante, vale muito atentar para tudo isso. Você poderia gravar um vídeo explicando explicando sobre Hermenêutica. Desde já agradeço. Abraços
Ops! O explicando foi duplicado
Estou no último semestre de filosofia e a cada página estudada mais me apaixono e tiro ensinamentos para a minha vida.
A pergunta se faço deveria resumir-se na verdade se a pessoa é, sou filósofo? A vocação que é inerente de cada ser é o que melhor indica o rumo a ser tomado.
Este vídeo me lembrou de uma palestra que tive no ensino médio, nos idos '90: "não faça oceanografia porque você gosta de praia - faça se você gosta de pesquisa científica".
E a questão do mercado já está se aplicando ao Direito...
Eu entendo q talvez o moço que fez esse vídeo tenha boas intenções, mas claramente é mt frustrado com o que estuda.
Isso é uma pena porque eu to na graduação de filosofia e esse tipo de conteúdo desmotiva muito, ver que tem gente que entrou na graduação só pelo diploma pra dar aula, que não possui paixão pelo que faz e que acredita que o curso não é divertido, q é só leitura "chata" e conteúdos que n gosta.
Filosofia não é pra todo mundo, isso é claro, mas se tu acredita que gosta disso pelo motivo q seja não acho que isso deva ser motivo pra desistir da graduação, acho que filosofia pode ser feita sim se você quer se aprofundar, talvez tu não goste de algumas matérias, mas elas são essências pra a compreensão de talvez aonde tu queira chegar. Se tu curte medieval é imprescindível que tu tenha noção de filosofia antiga por exemplo. Alias, essa noção de que existem cursos realmente bons na internet por ai é bem questionável, hoje em dia tu pode pesquisar aulas sobre Kant no youtube e infelizmente a maioria vai estar explicando errado, além de que aulas online não comportam dúvidas diretas com o professor e referências bibliograficas extra sempre.
Realmente a gnt não debate em sala de aula e conteúdo é bem mais difícil do que parecia na escola, mas se tu se junta com amigos pra estudar, marca uma ligação, não é difícil de estabelecer um debate e trocar informações. O CURSO DE FILOSOFIA SÓ É CHATO SE TU DEIXA ELE SER.
Realmente tu não sai do curso mais inteligente, diria q deveras mais consciente de sua própria mediocridade nesse caso, como qualquer outro curso.
E, não, o curso não oferece grandes opções no mercado de trabalho e realmente se torna mais difícil com uma renda mais baixa, mas filosofia não é só pra dar aula, e não acredito que deve ser o unico motivo pra q tu tenha q ingressar na faculdade.
Um curso de filosofia "abre a mente" e pode nos ajudar a ingressar em determinadas áreas.
Concordo plenamente!
Disse tudo! Vlw!
Excelente vídeo!
Agora, minha segunda graduação quero fazer em direito, mas ainda tô pensando na possibilidade.
A graduação e, filosofia é excelente. Estudar é sempre bom. Mas não é uma profissão; É uma pré-profissão. Nos EUA, para estudar Direito e Medicina, é preciso ter um bacharelado antes. Então, muitos estudam filosofia para depois irem para essas faculdades.
Até poucos dias atrás estava pensando em cursar aqui na federal, mas acho que a minha preferência sempre foi história. Sinto que preciso ocupar o meu tempo e a minha mente, mas não sei se a licenciatura em filosofia iria me proporcionar uma perspectiva de crescimento na minha carreira. Estava na dúvida entre Ciências Sociais e Filosofia, dois cursos com poucas vagas de emprego. Espero ter feito a escolha correta por continuar com a Pedagogia.
Fazer Pedagogia compensa para fazer concurso público nas cidades do interior de SP que pagam melhores salários para professores. Ex.: Paulínia e Jundiaí.
Minha segunda graduação é em filosofia sou professor e vivo muito bem.
Prof, passe em filosofia bacharelado numa universidade federal (sou advogado) e penso se seria possível depois de formado ou durante, tentar atuar lá fora? Como é o mercado na Europa pra quem atua nessa área? Agradeço
Agora faça 5 motivos para você FAZER filosofia!
Obrigada
Procurem processo seletivo para area de endemias: estabilidade, otimo salario, trabalho prazeroso... larguei com dor filosofia, mas... sempre lui assiduo em ler, gracas a minha mae que foi professora
Amo Filosofia!
Pretendo um dia cursar!
Filosofia pode trabalhar em museus, não pode?
Adorei o vídeo kkkkkkkkkkkkk.
Obrigado!
Isso é verdade! Tem pessoas que só marcam presença nas salas de aulas e não lê. Tem que ler e muito.
Tenho vontade de faser filosofia porém nao tenho tempo para estudar provavelmente seria EAD, não teria boas discussões e debates que é a coisa que mais gosto da filosofia.
Boa tarde!!
Eu to fazendo história, dai ontem entrei na graduação de filosofia e vou fazer as duas juntas. Além disso estudo 4 idiomas ( inglês, espanhol, libras e italiano ). Por que tudo isso? Por que tenho verdadeira paixão por aprender ❤
Gostaria de ter assistido este vídeo há três anos atrás... comecei a licenciatura em filosofia por empolgação e no meio do curso descobri que queria mesmo era trabalhar com psicologia... 😅
Termina e faz psicologia, nada impede.
Eita! Mas isso é bem comum de acontecer, viu? Tomara que você tenha se encontrado na psicologia!
Nunca é tarde para recomeçar!
Faz depois moça filosofia e psicologia andam lado a lado :)
@@1dgaaf com certeza vou fazer!!! Minha intenção é cursar psicologia e depois ir pra psicanálise. No curso de filosofia vemos um pouco de Freud e Jung e estou cada vez mais apaixonada!!!
Valeu por mais um vídeo prof!😁
É preferível fazer uma especialização em filosofia do que a graduação!
Já estou a 5 anos treinando com clóvis, e helena da Nova acrópole, hauahau espero que sirva ao menos de aquecimento !
Minha saúde psicológica perdi no curso de Direito.
Exatamente, acho que quem enfrenta a pressão dentro do Direito encara qualquer tranco. Agoniado pra terminar Direito e engatar na filosofia, já tô ferrado msm, vou fazer oq eu amo
O camarada pra estudar filosofia tem que estar disposto a penar de tanto pensar e ler
É...
🙋🏾♂️
@@jefferson21709eu gosto muito de lê
Eu discordo da opinião do influencer. Imagine se Sócrates e Platão pensassem em estudar filosofia única e exclusivamente para dar aulas...
Acredito que existem inúmeros motivos para fazer esse curso, e talvez o maior deles, individualmente seja transcender a fronteira do conhecimento comum e crescer no intelecto.
Olá, Pierre! Tudo bem?
Não acho que discordamos tanto, assim. O foco do vídeo foi voltado para a FACULDADE (ou seja, para a graduação). O estudo da Filosofia, em si mesmo, sempre valerá a pena por inúmeros motivos, tal como para transcender a fronteira do conhecimento comum e crescer no intelecto.
Grande abraço!
Valeu pelas dicas
Sou Bacharel em Economia, pós graduado em estatística, agora sou funcionário público, o mestrado da minha área não se encaixa agora na minha rotina, então estou pensando em filosofia.
Fazer faculdade de filosofia torna-te um professor, muitas vezes mal remunerado
@@Ozennk não existe só filosofia licenciatura, tem bacharelado, todas as faculdades oferessem as duas, e não vou procurar emprego tão cedo, estou muito bem empregado.
Gente, na boa, NÃO FAÇAM. Não serve para NADA. Se você Acha que vai melhorar de vida, trabalhar de boa como Professor só 4 días na semana e ganhar 3.000$, não vão conseguir. Vocês vão ficar desempregados o curso inteirinho e depois de se formar também. E mais: simplismente NÃO TEM CAMPO LABORAL. E se vocês colocarem no currículo que vocês são formados nisso, NÃO VAO TE CONTRATAR. Compensa muito mais dizer que só Fez o ensino medio. SEM contar o preconceito que vocês vão sofrer a vida toda com as preguntas do tipo "o que é filosofía" ou "para que serve". No final, vocês vão disputar uma vaga de emprego no Carrefour ou no Extra, vai valer merda a faculdade de voces. Vão por mim.
Se quer ser Professor, faça letras, historia ou traduçao. Se quer mudar de vida, façam una faculdade que vocês mais ou menos gostam e que mais ou menos DARÁ RETORNO.
Na minha cabeça, qualquer pessoa q queira fazer filosofia já saiba de tudo isso.💁♂️
2:15 adorar só a Deus
É brincadeira, né?
KKKKKkkK
Aconteceu comigo, me apaixonei por filosofia, entrei no curso EAD, adorei introdução, depois odeio qualquer matéria seguinte que não tinha relacionamento imediato com filosofia e desisti do curso.
Qual o melhor curso de Filosofia EAD???
@@denilsonnascimento9994 Eu estou fazendo na UNINTER. É bom, no geral. Há aulas com bons professores, e um ou outro professor fraco, como em todas as faculdades, inclusive as presenciais. Eles disponibilizam livros na maioria das disciplinas, inicialmente só online, já que os físicos só chegam ou com as aulas da disciplina já adiantadas ou concluídas. Sinceramente, não conheço outros cursos. Pesquisei esse, tive boas recomendações de alguns amigos, inclusive de um que mora em Curitiba, e me decidi mesmo porque o polo é bem perto da minha casa. Boa sorte aí na sua busca!
@@denilsonnascimento9994Tenho visto dizer que a Uninter é a melhor que tem EAD. Comecei Filosofia na Estácio EAD e simplesmente detestei a estrutura da faculdade, 99% do curso é em PDF (leitura) e nada de vídeos e a gestão muito desorganizada.
E pra quem já vem lendo Filosofia de forma esparsa há muitos anos, que não sabe se poderá dar aulas algum dias porque trabalha e, com as regras da Previdência Social, só se aposentará daqui a uns 200 anos, valeria a pena cursar a graduação de Filosofia pra dar uma sistematizada no conhecimento adquirido, uma arrumada na casa?
Rapaz, quanto cinismo em uma única publicação, rs! São estes e outros motivos que levam multidões a se voltarem para perfis em redes sociais: o "tratamento de falsa revelação intelectual".
• Em primeiro lugar você utiliza uma falácia de falsa comparação; eu gosto de cozinhar mas jamais fatia um curso de gastronomia, porque eu simplesmente não gostaria de cozinhar profissionalmente.
• Quem faz filosofia está em busca de conhecimento, e não simplesmente para se aprofundar nos estudos!!! Chega nem vou perder mais tempo com o restante das considerações! 🤦🏾♂️🤌🏾
Obrigada, professor. Foram seus videos sobre a graduação em Filosofia que me incentivaram a entrar no curso. Realmente tudo citado no vídeo precisa ser levado em consideração, mas é uma experiência incrível cursar filosofia.
Formado em Direito. Para lecionar seria melhor fazer o curso r2 que completo em 6 meses do que o curso de licenciatura pleno ne?
O problema são pessoas falando que vc não entende nada de filosofia pq não tem graduação 😂😂😂😂😂
Só faltou você dizer que a pessoa tem que fazer um curso "por que odeia aquela área" kkkkkkkk Se amar uma profissão pode não ser o suficiente, também não deixa de ser um elemento necessário. Quanto à questão de "se formar para o mercado", eu acho isso parcial, até pelo fato de várias pessoas cursarem filosofia como segunda e não primeira graduação ou atividade profissional. Além disso, "dar aula" é o único trabalho de alguém formado em filosofia? Mesmo? Será? Por fim, eu entendo que seu objetivo tenha sido ser pragmático, o que não deixa de ser louvável, mas dizer que o "curso é chato" por exigir leitura é algo esquisito, novamente, questionável. De qualquer modo, penso, com senso crítico, talvez, esse vídeo possa ajudar alguém que esteja idealizando demais a área. Porém, uma sugestão, é importante não simplificar muito uma discussão, sob pena dela se desfigurar ou mesmo perder o sentido. Abraços!
Vídeo muito bom
Quem nao quer estudar filosofia assista esse canal!!
pode ser, também...
Realmente. Eu quero fazer pra ter uma profissão. To mais perdido que cego em tiroteio.
Vale a pena fazer um curso de Filosofia em 2024?
Professor Filicio, o meu nome é Átila Nunes e eu pretendo me tornar um escritor literário e filosófico. O senhor poderia me responder uma dúvida: eu preciso fazer faculdade de filosofia para criar um livro filosófico sério?
O Filício já fez vídeo sobre isso. Onde ele mencionou o Olavo, e o porquê de os filósofos não o considerarem um filósofo. Um filósofo escreve para outros filósofos. Logo, ele deve ser lido nas universidades. Logo, precisa passar por uma universidade. Portanto, se você quiser escrever um livro filosófico sério, e para ser considerado um livro filosófico sério, ele deve ser lido por filósofos formados. Eles, e não o "público", dirão se seu livro é sério ou não.
E Bacharelado em Filosofia, recomenda para quem?
Qual o melhor curso de Filosofia EAD???
Quero participar do club da leitura? Como faço?
Olá, Allan! Tudo bem? Você pode ter mais informações neste link aqui:
ruclips.net/user/afilosofiaexplicajoin
Ótimo video
Obrigado, Fernanda! :D
Olha que eu já vi que o Felício falou que quem quisesse fazer por hobby poderia, hein! Hahahaha.
Poder, pode! Hahahhaa só não é uma escolha muito boa. Se for só por hobby, eu preferia ficar com cursos livres (tal como faço com coisas que gosto).