Corrida com obstáculos

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 окт 2018
  • AULA 7 - Introduzida na programação masculina dos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, a corrida com obstáculos é hoje uma prova masculina e feminina, ainda que, nos Jogos Olímpicos da atualidade, somente seja realizada pelos homens.
    Também conhecida como steeplechase ou “caça à raposa”, a prova de 3.000 m com obstáculos é muito interessante e propicia uma aproximação com o ensino das corridas de longa distância e das corridas com barreiras. Contudo, é comum observar que alguns atletas que normalmente se dedicam ao treinamento de provas de cross-country participam de provas de 3.000 m com obstáculos, as quais são realizadas em pista.
    ma prova de 3.000 m com obstáculos requer um ritmo e uma preparação favoráveis à execução de uma corrida regular, com possibilidades efetivas de superação dos obstáculos. No mais, a técnica empregada na corrida é a mesma adotada por corredores de longa distância, devendo a técnica de transposição dos obstáculos e do fosso ser trabalhada em harmonia com a corrida. Ou seja, a passagem pelos obstáculos deve ser rápida e equilibrada de modo a não comprometer o ritmo imposto na corrida.
    Passagem pelos obstáculos, incluindo o fosso
    Assim como foi sugerido nas provas dos 400 m com barreiras, o praticante deverá preparar-se para realizar a passagem pelo obstáculo a partir do ataque com a perna esquerda ou com a perna direita, ainda que deva estar preparado para fazê-lo com uma ou outra. Além disso, é importante que não haja uma diminuição no ritmo da passada no momento da transposição, cuja técnica poderá ser a mesma empregada nas corridas de 400 m com barreiras ou com apoio dos pés sobre o obstáculo de madeira no momento da transposição.
    No que se refere à transposição do fosso após a passagem pelo quarto obstáculo de cada volta, o corredor, ao se aproximar dele, deverá realizar a impulsão apoiando-se sobre o obstáculo, de modo a projetar-se o mais distante possível.
    Na última volta e após a transposição do último obstáculo, o corredor terá ainda um percurso livre a ser percorrido antes de atingir a linha de chegada conquistando sua colocação. Este, certamente, pode ser visto como um momento para a realização de um sprint final, e o atleta deverá estar apto a concluir a prova com sucesso.
    Durante as sete voltas e meia do percurso da prova de 3.000 m com obstáculos, o corredor, conforme demonstra a Figura 5.71, deverá passar 28 obstáculos e sete vezes pelo fosso de água, sendo que a altura de cada obstáculo é 0,914 m nas provas masculinas de 3.000 m com obstáculos e 0,762 m nas provas femininas, posicionados de forma regular na pista, isto é, a distância entre eles será aproximadamente a quinta parte do comprimento normal de uma volta.
    DISCIPLINA: Atletismo: aspectos pedagógicos e aprofundamentos

Комментарии •