Vc, em 13 minutos, deu uma aula em linguagem simples, mostrou as características, manejo e outras técnicas para a pecuária em regime de sequeiro. Não é qualquer um que consegue. Parabéns!
Amigo muito bom seus conteúdos, 👏👏👏. Seria interessante depois do capim situado (uns 2 anos), fazer uma gradagem ou subsolagem levando em consideração a descompactação do solo devido ao pisoteio, arejando-o e melhorando o desenvolvimento radicular.
Abílio, trabalhamos no último período seco no semiárido de Miguel Calmon - BA com uma dieta à base de silagens de baixo valor nutricional (milho sem ou com pouco grão), feno de forrageiras adaptadas (também com baixo valor por conta da operação de fenação inadequada) ou capins diferidos como fonte de fibra da dieta, combinado a uma alta inclusão de palma (cerca de 5 a 7kg de MS/vaca/dia) e concentrado com alta proteína (35%PB) com inclusão de 3,6kg de MS/vaca/dia média. Os rebanhos tem alta cruza taurina (3/4) e sustentaram média de 15kg de leite vaca/dia. Alguns dos pontos que precisam ser adequados: silagem de buffel colhida aos 50 dias como fonte primária de fibra e contribuindo com um aporte razoável de NDT na dieta, utilização de genética europeia com melhor conversão alimentar de fibra (neozelandesa) e zebu com DEP positiva para leite, bom temperamento e com boa acurácia das caraterísticas. Muito bom seu trabalho. Abraço!
Muito obrigado!! seu modelo é um modelo muito parecido com o que o meu pai trabalha aqui, gado 3/4 e 5/8 para taurino, produção na faixa de 15kg/leite/vaca/ dia na média da lactação, 5kg de MS de palma/vaca/dia, 20kg de silagem de milho com grão/vaca/dia (7kg se MS +/-), e 1kg de concentrado pra 3 litros de leite, o concentrado é 3 partes de farelo de milho + 1 parte de farelo de soja + 1 parte de farelo de algodão. E tá funcionando muito bem! O que me incomoda nesse sistema é essa dependência muita alta de concentrado, pq vem de fora da fazenda, e aumenta o risco do negócio, e isso ficou muito nítido agora, com os preços altos de concentrado, se o preço do leite não tivesse acompanhado e subido também, nós estaríamos em uma crise gigantesca, e leite historicamente oscila muito o preço. Eu gosto do zebu de dupla aptidão por conta disso: você pode suspender a produção de leite se o mercado estiver desfavorável e por consequência suspender o concentrado e com a comida barata que foi feita dentro da fazenda você pode colocar o gado para produzir carne, coisa que com taurino é mais difícil, o preço do animal cai muito se for tomar como referência o peso, e não mantém o score sem concentrado. Outras vantagens: prolificidade mais alta, vida útil da vaca mais alta e o valor de mercado do bezerro macho é tão bom quanto da fêmea, no caso do taurino o macho é descarte e no quesito conversão alimentar nem se fala. A limitação do zebu de dupla aptidão é se quiser montar um sistema muito muito intensivo de produção de leite, a raça não se adequa por conta da produtividade menor de leite por vaca.
Sinto falta de um animal adequado ao sistema de produção. Ainda não conseguimos um desenvolvimento genético no Zebu em 2 quesitos fundamentais ao meu ver: persistência de lactação (uma curva mais longa e suave) e ordenha sem bezerro (redução do custo operacional da ordenha). Teoricamente os Sintéticos (Girolando principalmente, mas também guzolando e sindolando) preencheriam essa lacuna. Entretanto há uma escassez de touros sintéticos com avaliação genética e boa acurácia para essas características. Vamos buscando fazer outras adequações por enquanto.
@@rafagomesvet, é pra o seu sistema o zebu puro não faz sentido, pelo que entendi é mais intensivo, e seu único objetivo é leite, se quiser continuar nessa diretriz eu continuaria com o girolando 1/2 e 3/4, para facilitar o manejo das reproduções, e se padronizarem um touro girolando 3/4 melhor ainda.
Parabéns Abílio pelas explicações. Tenho duas dúvidas sobre esse capim: Como é feito o plantio? É necessário incorporar ao solo ou joga por cima do solo? E como é feito o armazenamento das sementes?
Obrigado amigo, o plantio é feito a lanço, não precisa incorporar, agora recomendo fazer o plantio com a terra bem molhada para a semente segurar bem na superfície do solo, o armazenamento é simples também, pode ser em saco de nylon de ração e guardar esses sacos em um galpão coberto, ai depois de 6 meses de colhidas ou mais é que pode plantar, antes disso elas não germinam por conta da dormência natural das sementes.
Eu vejo que a terra aí é argilosa, então esse capim tem o mesmo desempenho na terra de areia? Minhas terras é de areia eu tenho vontade de criar uma cultivar forrageira resistente!
Na minha propriedade já foi plantado buffel em uma área arenosa, mas não deu muito bom... Oq deu melhor resultado no solo arenoso foi a brachiaria decumbens e o capim massai
O problema ai provavelmente foi a semente que você comprou que era de baixa qualidade, quando a semente é boa ele forma pasto muito rápido, mais rápido que andropogon.
Estudei pouco sobre ela, mas tem todos os atributos de rusticidade necessários para nosso clima, hoje a aptidão principal dela é para carne e de alta qualidade e valor agregado por conta do marmoreio, alguns selecionadores já estão começando a desenvolver o leite na raça, algumas análises genéticas deram que ela tem 50% de aptidão genética para leite, falta selecionar e direcionar linhagens para leite também.
Amigo eu recomendo arar a terra e plantar com ela molhada, pq a semente de capim buffel precisa ficar "presa" no solo até germinar, quanto a fazer sulcos eu não acho necessário.
Ainda não está completamente validado, mas pode ser uma alternativa também, ele precisa passar por anos de seca extrema para gente ver se ele sobrevive.
Ótimo vídeo, obrigado. Gostaria de tirar uma dúvida, depois que ele cresce, e fecha toda área impedindo a brotação de plantas que o gado não coma, como o capim capeta?
Depende, se esse capim capeta for muito agressivo ele continua nascendo, agora se na hora de formar o pasto você matar o mato e arar bem a terra é provável que não que o capim capeta não venha.
Boa noite, amigo, o corte é feito muito parecido com o do milho e do sorgo, só que o capim não é cultivado em linha, ai se usa qualquer ensiladeira de área total sendo nogueira ou jf, os modelos da nogueira são: FTN 1000, FTN 1300, FTN 1600, FTN 1900, FTN 2000 E FTN 2500, essas colhedoras são muito versáteis, elas recolhem tudo que estiver na área que elas passam, tem uns vídeos aqui no meu canal delas colhendo milho, a colheita do capim seria feita desse mesmo modo, pois ela recolhe o capim também.
Bom dia, no caso o período ideal para plantio é no período seco,,,,, minha duvida seria quanto tempo a semente suporta a estiagem??? Na minha região o período chuvoso inicia normalmente em março,,,, estou no intuito de iniciar a plantação em fevereiro..... sendo que o plantio será em covas em Caatinga raleada.
A semente precisa de no mínimo 6 meses após colhida para quebrar a dormência e germinar adequadamente, alguns produtores semeiam no período seco e ela espera a chuva, e outros formam na chuva, eu prefiro colher a semente no inverno e plantar no inverno seguinte, no caso das covas eu faria no período chuvoso.
As duas são importantes, só que aqui no período que o capim esta verde e bom pra feno é a época da chuva, ai fica muito nublado e pra secar o capim e depois fazer ós fardos não é adequado, não tem sol pra secar o capim adequadamente
Acredito que não seja eficiente, a sombra limite a luz e consequentemente o crescimento, e em se tratando de gramíneas de maneira geral a luz faz muito diferença.
Amigo, eu plantaria os dois em áreas separaras, eles tem características diferentes como altura de entrada e de saída diferentes, ciclo reprodutivo diferente, e depois de um tempo o capim mais competitivo vai sobressair ao outro. Por exemplo se for formar 2 hectares de pasto, você divide no meio a área e planta 1 hectare de buffel em uma metade e 1 hectare de massai em outra metade.
Ainda não sei de mix de semente para pastagem com buffel, mas o mix tem que ser composto por plantas com características produtivas muito próximas, e geralmente se coloca uma gramínea com uma leguminosa.
Depende, mas em questão de ser adaptado ao ambiente e aguentar seca severa o Buffel é melhor, e também está mais difundido e aprovado na região. o Andropogon é novo e tá entrando agora na região, precisa testar pra aprovar e ver se aguenta o regime do clima daqui.
Amigo, por aqui no nordeste tem nas casas de produtos agropecuários, e vende no mercado livre também, mas acho que pra tua região como chove mais tem outras alternativas melhores.
O que você tem contra o Gir e o Nelore ? São zebuinos excelentes e rústicos . Acho que existe muita lenda sobre a rusticidade do sindi e guzerá como sendo maior que a do Gir e Nelore !
Eu não tenho nada contra gir e nelore, e na montagem de um sistema de produção não se leva só rusticidade em consideração, existem outros fatores competitivos que ao meu ver o sindi e o guzerá tem vantagem aqui no meu ambiente, um deles é eficiência alimentar, e não, não é lenda que sindi e guzerá são mais rústicos que gir e nelore, pois, a região de origem de sindi e guzerá é desértica, e a de gir e nelore não é, e existe comprovação científica que a eficiência alimentar de sindi e guzerá é maior do que nelore e gir, (o que não quer dizer que gir e nelore não sejam rústicos, eles são apenas menos competitivos nesse aspecto), segundo, o gir não é bom produtor de carne e o nelore não é bom produtor de leite, sindi e guzerá são bons produtores dos dois, ou seja um gado de dupla aptidão, que produz bem leite, ou se der direcionado pra corte alem de terem rendimento de carcaça maior, ainda apartam um bezerro mais pesado por conta da aptidão leiteira, com maior valor de mercado na revenda.
@@AbilioFerro Parabéns pela explicação, aliás pela aula, muito obrigado por respassar seus conhecimentos de forma tão simples e muito expressiva... Abraços!!
Sem a palma, 1,25 UA/hectare/ano, considerando toda a dieta de volumoso saindo do mesmo hectare, 30% do tempo no pastejo direto e 70% do tempo no cocho.
@@alanneves1463, é preço de se produzir, isso em qualquer solo, qualquer clima e qualquer capim, ao longo dos anos o capim vai extraindo nutrientes do solo, o gado come o capim e exporta esses nutrientes seja em carne ou leite, por isso é necessário adubar qualquer pastagem, se não for feita adubação, mais cedo ou mais tarde seu solo vai degradar e sua pastagem vai perder produção.
Vc, em 13 minutos, deu uma aula em linguagem simples, mostrou as características, manejo e outras técnicas para a pecuária em regime de sequeiro. Não é qualquer um que consegue. Parabéns!
Meu irmão meus parabéns pelo vídeo, me tirou muita dúvidas, o nelore se dá bem com esse capim?
Vídeo muito bom, parabéns pelo conteúdo. Uma explicação descomplicada e de forma científica.
Meu amigo eu vir o vedeo todo vc e sábio demais parabéns 🤔🤔🤔👏👏👏👏👍👍👍
Muito obrigado!!
Aulão
Bom quando tem três espécies.... búfel, urocroa e gripan (espécie de panicum regional )
Euclides da cunha bahia
Amigo muito bom seus conteúdos, 👏👏👏. Seria interessante depois do capim situado (uns 2 anos), fazer uma gradagem ou subsolagem levando em consideração a descompactação do solo devido ao pisoteio, arejando-o e melhorando o desenvolvimento radicular.
Abílio, trabalhamos no último período seco no semiárido de Miguel Calmon - BA com uma dieta à base de silagens de baixo valor nutricional (milho sem ou com pouco grão), feno de forrageiras adaptadas (também com baixo valor por conta da operação de fenação inadequada) ou capins diferidos como fonte de fibra da dieta, combinado a uma alta inclusão de palma (cerca de 5 a 7kg de MS/vaca/dia) e concentrado com alta proteína (35%PB) com inclusão de 3,6kg de MS/vaca/dia média. Os rebanhos tem alta cruza taurina (3/4) e sustentaram média de 15kg de leite vaca/dia. Alguns dos pontos que precisam ser adequados: silagem de buffel colhida aos 50 dias como fonte primária de fibra e contribuindo com um aporte razoável de NDT na dieta, utilização de genética europeia com melhor conversão alimentar de fibra (neozelandesa) e zebu com DEP positiva para leite, bom temperamento e com boa acurácia das caraterísticas. Muito bom seu trabalho. Abraço!
Muito obrigado!!
seu modelo é um modelo muito parecido com o que o meu pai trabalha aqui, gado 3/4 e 5/8 para taurino, produção na faixa de 15kg/leite/vaca/ dia na média da lactação, 5kg de MS de palma/vaca/dia, 20kg de silagem de milho com grão/vaca/dia (7kg se MS +/-), e 1kg de concentrado pra 3 litros de leite, o concentrado é 3 partes de farelo de milho + 1 parte de farelo de soja + 1 parte de farelo de algodão.
E tá funcionando muito bem!
O que me incomoda nesse sistema é essa dependência muita alta de concentrado, pq vem de fora da fazenda, e aumenta o risco do negócio, e isso ficou muito nítido agora, com os preços altos de concentrado, se o preço do leite não tivesse acompanhado e subido também, nós estaríamos em uma crise gigantesca, e leite historicamente oscila muito o preço.
Eu gosto do zebu de dupla aptidão por conta disso: você pode suspender a produção de leite se o mercado estiver desfavorável e por consequência suspender o concentrado e com a comida barata que foi feita dentro da fazenda você pode colocar o gado para produzir carne, coisa que com taurino é mais difícil, o preço do animal cai muito se for tomar como referência o peso, e não mantém o score sem concentrado.
Outras vantagens: prolificidade mais alta, vida útil da vaca mais alta e o valor de mercado do bezerro macho é tão bom quanto da fêmea, no caso do taurino o macho é descarte e no quesito conversão alimentar nem se fala.
A limitação do zebu de dupla aptidão é se quiser montar um sistema muito muito intensivo de produção de leite, a raça não se adequa por conta da produtividade menor de leite por vaca.
Sinto falta de um animal adequado ao sistema de produção. Ainda não conseguimos um desenvolvimento genético no Zebu em 2 quesitos fundamentais ao meu ver: persistência de lactação (uma curva mais longa e suave) e ordenha sem bezerro (redução do custo operacional da ordenha). Teoricamente os Sintéticos (Girolando principalmente, mas também guzolando e sindolando) preencheriam essa lacuna. Entretanto há uma escassez de touros sintéticos com avaliação genética e boa acurácia para essas características. Vamos buscando fazer outras adequações por enquanto.
@@rafagomesvet, é pra o seu sistema o zebu puro não faz sentido, pelo que entendi é mais intensivo, e seu único objetivo é leite, se quiser continuar nessa diretriz eu continuaria com o girolando 1/2 e 3/4, para facilitar o manejo das reproduções, e se padronizarem um touro girolando 3/4 melhor ainda.
Acredito que para o nordeste seco, o capim andropogon e o capim corrente Tb são ótimas opções.
São, e massai também
@@AbilioFerro
Sério que o massai Tb produz bem em região da caatinga ?
@@josevieira9247, tem histórias já e bachiaria híbrida camelo também
o bom do buffel é que ele tem raízes profundas, e também aguenta pisoteio, ciclo de rebrota absurdamente rápido, e sementes a rodo.
se souber manejar todo capim da resultado, mas lembrando, não existe capim milagroso.
o que existe é manejo correto.
Muito bom.
Única coisa difícil desse capim é a germinação
As vez até nasce mais se não chove pelo menos uma semana ou mais seguido ele morre.
Parabéns pelo vídeo novo escrito no seu canal.
Ainda tem outro recursos, como gliricidia, parte aérea da mandioca e uréia pra dar uma aporte de proteína
Qual seria o melhor capim para a caatinga para animais taurinos?
Capim buffel é o melhor capim ora região semiárida nordestina
esse capim é bom para equinos? os cavalos gostam?
parabéns pelo trabalho nada alô Betânia Pernambuco
É a solução pra o nordeste não tem outra
Parabéns com muita honra sou um escrito neste canal sucesso a voce
Muito obrigado!
amigo sou aqui de pernambuco ,sabe me dizer onde eu encontro sementes de buffel aridus de qualidade? obrigado!
Muito bom
Parabéns pelo vídeo
Abílio, bom dia!
Parabéns pelo vídeo!
Qual a sua área???
Ótimo
Vídeo bem feito aí e bem explicado parabéns amigo
Muito obrigado!
As plantas sertas e os animais sertos
este capim serve para terreno selao ?
Parabéns Abílio pelas explicações. Tenho duas dúvidas sobre esse capim: Como é feito o plantio? É necessário incorporar ao solo ou joga por cima do solo? E como é feito o armazenamento das sementes?
Obrigado amigo, o plantio é feito a lanço, não precisa incorporar, agora recomendo fazer o plantio com a terra bem molhada para a semente segurar bem na superfície do solo, o armazenamento é simples também, pode ser em saco de nylon de ração e guardar esses sacos em um galpão coberto, ai depois de 6 meses de colhidas ou mais é que pode plantar, antes disso elas não germinam por conta da dormência natural das sementes.
@@AbilioFerro obrigado. Um abraço
Mais um inscrito 👏 Muito bom
Eu vejo que a terra aí é argilosa, então esse capim tem o mesmo desempenho na terra de areia? Minhas terras é de areia eu tenho vontade de criar uma cultivar forrageira resistente!
Na minha propriedade já foi plantado buffel em uma área arenosa, mas não deu muito bom... Oq deu melhor resultado no solo arenoso foi a brachiaria decumbens e o capim massai
Amigo, é a adubação? Pra facilitar posso jogar ureia? Em um atomiza dor? Vc sugere granulada ou líquida ?
@@brenorios6544 ureia é solida, ureia liquida é conversa de vendedor sabido
@@brenorios6544 a planta absorve só 1% da sua necessidade pela folha, tem que ser granulada pq a boca da planta é a raiz
Comprei as sementes desse capim perdi o dinheiro deu nao morreu tudo.
Agora o andropogom é muito bom se espalhou rápido demais
O problema ai provavelmente foi a semente que você comprou que era de baixa qualidade, quando a semente é boa ele forma pasto muito rápido, mais rápido que andropogon.
Colega, qual foi a semente que vc comprou?? pra eu não comprar
Bom dia Abílio o que você acha da raça Curraleiro pé duro? Um taurino com 400 anos de adaptação no nordeste seco.
Estudei pouco sobre ela, mas tem todos os atributos de rusticidade necessários para nosso clima, hoje a aptidão principal dela é para carne e de alta qualidade e valor agregado por conta do marmoreio, alguns selecionadores já estão começando a desenvolver o leite na raça, algumas análises genéticas deram que ela tem 50% de aptidão genética para leite, falta selecionar e direcionar linhagens para leite também.
@@AbilioFerro A Embrapa meio norte tá fazendo cruza industrial de Curraleiro com raças zebuinas pra aumentar a qualidade da carne.
Amigo, precisa fazer os sulcos? E tambem aradar a terra? Ou posso jogar ele somente na terra úmida
Amigo eu recomendo arar a terra e plantar com ela molhada, pq a semente de capim buffel precisa ficar "presa" no solo até germinar, quanto a fazer sulcos eu não acho necessário.
Boa noite, meu amigo‼️
O que vc me diz sobre o capim massai para o semiárido❓
Ainda não está completamente validado, mas pode ser uma alternativa também, ele precisa passar por anos de seca extrema para gente ver se ele sobrevive.
Merece um joinha, mais um inscrito no canal
Ótimo vídeo, obrigado. Gostaria de tirar uma dúvida, depois que ele cresce, e fecha toda área impedindo a brotação de plantas que o gado não coma, como o capim capeta?
Depende, se esse capim capeta for muito agressivo ele continua nascendo, agora se na hora de formar o pasto você matar o mato e arar bem a terra é provável que não que o capim capeta não venha.
Boa noite. Amigo , como é feito esse corte para a silagem, você falou a Ensiladeira Nogueira , mas qual é esse modelo ?
Boa noite, amigo, o corte é feito muito parecido com o do milho e do sorgo, só que o capim não é cultivado em linha, ai se usa qualquer ensiladeira de área total sendo nogueira ou jf, os modelos da nogueira são: FTN 1000, FTN 1300, FTN 1600, FTN 1900, FTN 2000 E FTN 2500, essas colhedoras são muito versáteis, elas recolhem tudo que estiver na área que elas passam, tem uns vídeos aqui no meu canal delas colhendo milho, a colheita do capim seria feita desse mesmo modo, pois ela recolhe o capim também.
Bom dia, no caso o período ideal para plantio é no período seco,,,,, minha duvida seria quanto tempo a semente suporta a estiagem??? Na minha região o período chuvoso inicia normalmente em março,,,, estou no intuito de iniciar a plantação em fevereiro..... sendo que o plantio será em covas em Caatinga raleada.
A semente precisa de no mínimo 6 meses após colhida para quebrar a dormência e germinar adequadamente, alguns produtores semeiam no período seco e ela espera a chuva, e outros formam na chuva, eu prefiro colher a semente no inverno e plantar no inverno seguinte, no caso das covas eu faria no período chuvoso.
Muito bom o outro é o pangola
Aqui já teve muita gente que plantou, mas depois teve uns anos de seca seguida e ele não aguentou e acabou-se aqui na região.
Esperando arrar uma area de 2 hectares para plantar buffel
Tenho meia tarefa de palma adensada crio caprinos anglo nubiano
Ta em um caminho excelente amigo!!
esse capim é bom para equinos? os cavalos gostam?
Acredito que não, é muito fibroso.
Sim. Equinos comem tranquilo, o capim buffel é parecido com o feno.
Para cavalo é o transvala ou lanzudo
E a palma forrageira já plantou?
Eu tenho 15 hectares
Aqui todo mundo planta
@@AbilioFerro quanto de proteina tem a palma forrageira?
@@AbilioFerroque riqueza meu amigo, quinze hectares? Vc tem muito gado?
@@mundorural7908, tenho na faixa de 130 cabeças.
Quando vc fala em colagem quer dizer feno?
Não, é silagem mesmo
E pura vdd sinde guzera e pé duro do Piauí e alimentação palma e campi buffel e o caminho definitivo de faz pecuária no nordeste seco
O massai é melhor que o buffet para nosso semi árido?
Boa noite só do rio Grande do Norte como fasso pra comprar a semente desse capim
Amigo, aqui a gente acha a semente nas casas agropecuárias.
Boa Noite
vc acha q esse capim é melhor que o andropogon pra plantar em terra fraca?
Sim.
Esse capim pode planta em areia Branca
pode
Boa noite amigo! A fenação pode ser importante, caso não dê pra fazer a silagem?
As duas são importantes, só que aqui no período que o capim esta verde e bom pra feno é a época da chuva, ai fica muito nublado e pra secar o capim e depois fazer ós fardos não é adequado, não tem sol pra secar o capim adequadamente
@@AbilioFerro Obrigado! Moro em São Paulo, mais sou do Ceará! Futuramente pretendo voltar e também trabalhar com esse capim , muito bom
Como se comporta em áreas sombreadas? Tenho um um área com bastante árvore e quero formar ela. Braquiária conhecidas não funciona
Acredito que não seja eficiente, a sombra limite a luz e consequentemente o crescimento, e em se tratando de gramíneas de maneira geral a luz faz muito diferença.
Alexandre, para áreas sombreadas vc deve usar o green panic
E o massai, na sua região vai bem?
Começamos a tratar tem 1 ano, o comportamento dele está excelente, extremamente resistente.
Tô querendo fazer um mix de semente de capim massai e buffel será que dá certo tenho dúvidas ?
Amigo, eu plantaria os dois em áreas separaras, eles tem características diferentes como altura de entrada e de saída diferentes, ciclo reprodutivo diferente, e depois de um tempo o capim mais competitivo vai sobressair ao outro. Por exemplo se for formar 2 hectares de pasto, você divide no meio a área e planta 1 hectare de buffel em uma metade e 1 hectare de massai em outra metade.
Ainda não sei de mix de semente para pastagem com buffel, mas o mix tem que ser composto por plantas com características produtivas muito próximas, e geralmente se coloca uma gramínea com uma leguminosa.
Qual o melhor capim andropogo ou buffel?
Depende, mas em questão de ser adaptado ao ambiente e aguentar seca severa o Buffel é melhor, e também está mais difundido e aprovado na região.
o Andropogon é novo e tá entrando agora na região, precisa testar pra aprovar e ver se aguenta o regime do clima daqui.
Com.certeza o bufell
Qual o tipo de buffel que aparece no seu vídeo aridus é?
@@valmirmartins7634 qual tipo de buffel é melhor aridus ou Grass?
@@tiagoximenes3286 , Eu gosto mais do
Biloela, em todos os trabalhos de pesquisa que vi essa variedade foi a que mais produziu forragem.
Por favor na sua opinião e um bom pasto para ovelhas santa Inês?
É sim, Santa Inês é um animal muito rústico, vai bem com buffel
Obrigado
acha que o feijão guandu tem resistência para consórcio com o buffel ?
@@ricardovidal2311, eita amigo, de guandu eu não conheço a resistência.
@@AbilioFerro muito obrigado mesmo assim 👍
Estou procurando o Buffel variedade Biloela.
Aqui em Pernambuco é difícil, acho que encontra na Paraíba
Boa noite, falo do Tocantins, região central, onde adquiri semente desse capim!
Amigo, por aqui no nordeste tem nas casas de produtos agropecuários, e vende no mercado livre também, mas acho que pra tua região como chove mais tem outras alternativas melhores.
O que você tem contra o Gir e o Nelore ? São zebuinos excelentes e rústicos . Acho que existe muita lenda sobre a rusticidade do sindi e guzerá como sendo maior que a do Gir e Nelore !
Eu não tenho nada contra gir e nelore, e na montagem de um sistema de produção não se leva só rusticidade em consideração, existem outros fatores competitivos que ao meu ver o sindi e o guzerá tem vantagem aqui no meu ambiente, um deles é eficiência alimentar, e não, não é lenda que sindi e guzerá são mais rústicos que gir e nelore, pois, a região de origem de sindi e guzerá é desértica, e a de gir e nelore não é, e existe comprovação científica que a eficiência alimentar de sindi e guzerá é maior do que nelore e gir, (o que não quer dizer que gir e nelore não sejam rústicos, eles são apenas menos competitivos nesse aspecto), segundo, o gir não é bom produtor de carne e o nelore não é bom produtor de leite, sindi e guzerá são bons produtores dos dois, ou seja um gado de dupla aptidão, que produz bem leite, ou se der direcionado pra corte alem de terem rendimento de carcaça maior, ainda apartam um bezerro mais pesado por conta da aptidão leiteira, com maior valor de mercado na revenda.
Ótima aula meu amigo
@@AbilioFerro Parabéns pela explicação, aliás pela aula, muito obrigado por respassar seus conhecimentos de forma tão simples e muito expressiva...
Abraços!!
@@lucianosilva95333 muito obrigado!!!
Quantas UA de Guzerá podem ser criadas por ha, fazendo esse manejo de silagem?
Com 30 ton de matéria verde por hectare/ano + 13% de peso vivo de palma, chega em 2,5 UA por hectare/ano.
Sem a palma, 1,25 UA/hectare/ano, considerando toda a dieta de volumoso saindo do mesmo hectare, 30% do tempo no pastejo direto e 70% do tempo no cocho.
rapaz tá faltando umas linhas de árvores nesse pasto
Não é necessário, gado zebuíno não liga pra sol.
Lá vem aqueles besta que gosta de pé de pau,,talvez não crie nem uma galinha e fica sendo besta.
@@samuelalencar452não é besteira, a sombra é necessária para o conforto térmico do gado
Amigo como vc faz pra controlar as ervas daninhas
Usar herbicida anual, uma associação de 2,4D + aminopiralide, uns 30 dias após o início das chuvas
@@AbilioFerro meu amigo muito obrigado pela dica estou com uma roça de capim buffel no mato vou aplicar esse produto obrigado
Eo braqiarao da certo no semi árido??
Não conheço ninguém que tenha plantado ainda pra testar.
Boa tarde amigo tudo bem, aonde acho capim bulff biluela só dá Bahia moro em feira de Santana
Amigo, procura nas casas agropecuárias ai da sua região, se não tiver o biloela é ir atrás na internet, acredito que acha.
@@AbilioFerro já procurei até na carnaúba e não achei para comprar
@@AbilioFerro obrigado amigo pela sua preocupação mais na minha região só e áridos o biluela não tem
@@marinaldooliveira1283, Por nada!!
Meu amigo, aqui no interior da Bahia o que tem é esse capim. Que pergunta é essa? A bahia toda tem esse capim
José Paulo Ferreira Freire Urandi BA
Pq o plantio na época da seca????
Não entendi a pergunta.
Onde consigo boas sementes???
Aqui na minha região nas lojas de produtos agropecuários, ou em algum produtor.
Esse capim Buffel é o Aridus ou Biloela?
Aridus
@@AbilioFerro vou plantar ele
Entao pra criar nelore com bufell nao é bom?
Da pra criar, mas acredito que o ganho de peso seja pequeno.
Quero adquirir semente desse Capim como faço ??
Amigo tem nas casas de produtos agropecuários em geral, e tem no mercado livre também.
Tenho semente de capim buffet arido
Onde comprar essa semente?
Em loja de produtos agropecuários você acha
ele serve para bodes?
Serve, use a variedade aridus que fica mais baixa.
@@AbilioFerro obrigado pela dica
@@AbilioFerro tem uma variedade mais recomendada para bovinos?
@@diebequeiroz9786 o Biloela, produz mais e tem um porte maior.
@@AbilioFerro tem alguma variedade para equinos ?
E como semear ele
Ara a terra e joga o semente em cima, não precisa incorporar a semente com grade ela germina em cima da terra mesmo.
Com o passar dos anos a terra perde a fertilidade?
Sim, como em toda pastagem, precisa repor os nutrientes com adubação todo ano.
@@AbilioFerro não fica caro?
@@alanneves1463, é preço de se produzir, isso em qualquer solo, qualquer clima e qualquer capim, ao longo dos anos o capim vai extraindo nutrientes do solo, o gado come o capim e exporta esses nutrientes seja em carne ou leite, por isso é necessário adubar qualquer pastagem, se não for feita adubação, mais cedo ou mais tarde seu solo vai degradar e sua pastagem vai perder produção.
@@AbilioFerro e quais esses adubos?
@@alanneves1463 vai depender da análise de solo, mas basicamente, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.
Camarada Abílio, pesquise direito o capim BUFELL É AUSTRALIANO, ou estou equivocado???
Ele se difundiu na Australia, as nossas sementes vieram de la, mas a origem dele é norte da África e Ásia.
não mencionou se serve para ovinos e caprinos.
Me desculpa, na próxima eu adiciono mais informações.
Sim serve pra ambos.
Ótimo