GoPro: Transporte alternativo por bicicletas em Barcelona

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 сен 2024
  • O sistema de transporte público por bicicletas de Barcelona, chamado de Bicing, teve inicio em 2007 por iniciativa do Ajuntament (Prefeitura). O sistema funciona da seguinte forma: o usuário se cadastra numa plataforma online, pagando uma taxa de 47,16 euros e recebe em casa um cartão Bicing, que lhe dará direito a utilizar toda a frota de bike disponível durante 1 ano. Para usar o sistema, o usuário deve ir a uma das estações, passar o seu cartão no leitor - que indicará qual bike deverá pegar - e já está pronto para a sua locomoção. A partir daí, o usuário tem 30 minutos (sem custos adicionais) para utilizar e devolver a bike em alguma das outras estações espalhadas pela cidade. Atualmente o sistema conta com uma frota de 6.000 bicicletas e um total de 464 estações ativas disponíveis para seus aproximadamente 100.000 usuários cadastrados, que contabilizam mais de 1.000.000 de trajetos mensalmente.
    A simplicidade e praticidade do sistema, aliada a ampla abrangência e o bom custo benefício (é a alternativa mais barata de transporte público em Barcelona) fizeram que o Bicing caísse no gosto dos barceloneses. A bicicleta convive junto a carros, pedestres, semáforos e sinalizações, e já representa importante parte do dia a dia da Cidade. Além de ser uma alternativa sustentável de transporte, na medida em que não produz gases poluentes, a utilização de bicicleta como meio de locomoção também trás benefícios a saúde e o bem estar humano.
    Iniciativas semelhantes já foram ou estão sendo implementadas em várias outras cidades europeias e espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil, onde timidamente algumas capitais vem aderindo a um sistema de transporte público por bicicleta, como é o caso do Rio de Janeiro e Aracaju.

Комментарии •