Sou estudante e o curso é essencial para os profissionais que estão no mercado e aos futuros profissionais. A FUNDACENTRO deveria proporcionar um novo curso após a revisão da NR-01. Parabéns pelo conteúdo!
Meu nome é Josué Santos, prof. de Segurança do trabalho , quando aluno na EEMBA, eu levava muitos colega comigo para assistir as videoconferências da FUNDACENTRO, agora vou continuar aprendendo com os srs. principalmente agora nessa mudanças \ migração na aréa, PPRA POR PGR\GRO.
Terminei de assistir a 3º aula da Nova NR-1. Sou TST, e estou me atualizando para volta ao campo de trabalho. Deixo o meu Parabéns ao Prof. Dr. Gilmar e a FUNDACENTRO pelo ótimo trabalho em disponibilidade.
Estou aguardando o curso de PGR online. Acredito que a FUNDACENTRO deveria fazer uma programação mensal, pois somos muitos profissionais interessados em participar.
Outras politicas publicas como Educação, Saúde, Assistência e Meio Ambiente, existe um sistema nacional como SUS, SUAS etc..Porque na area de SST não se descentraliza ações com Estado e municípios, conforme temas e porte das empresas
O Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é algo dinâmico, não se trata de um simples documento físico, são ações e medidas realizadas rotineiramente que possuem seus registros documentados de forma (física ou digital), que podem e devem ser atualizados periodicamente e oportunamente, e que compõe um Sistema de Gestão Integrada (SGI), que visa um controle geral e uma busca constante de melhorias em todos os setores de uma empresa.
Muito boa essa proposta de realização do curso sobre a NR-1!! Gostaria do material disponibilizado. O link para acesso é restrito. Alguém que tenha o material, pode fornecer, se for possível? Entrei em contato com a Fundacentro e não há previsão para abertura de uma nova turma.
Agradecido pelo vídeo, certamente me ajudará muito com um curso de GRO que estou fazendo. Porém, o material de apoio não está mais disponível no link informado na descrição.
É possível compartilhar os materiais que foram disponibilizados durante a aula? Na ocasião, não consegui fazer minha inscrição devido ao baixo número de vagas disponíveis.
Esse Curso vai ser importante por ser professora de Enfermagem da UFPE e Enfermeira do Trabalho responsável em ministrar 30 horas na temática sobre Saúde do Trabalhador(a). Conteúdo que faz parte da Disciplina Processo de Trabalho em Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem da UFPE.
Ótima apresentação muita rica e útil. Tenho uma crítica no slide de conclusões preliminares: os especialistas em SST são consultores internos/externos, (principalmente quanto aos internos). Baseado num princípio acadêmico e vivência prática, entendo aí um paradigma que deve ser vencido, os departamentos de SST e SESMT devem possuir responsabilidades quanto ao gerenciamento de riscos, o modelo como consultores não possui responsabilidade sobre o resultado do processo SST, atua apenas como conselheiros e orientadores, dessa maneira a SST sempre atua de maneira passiva numa posição extrínseca aos objetivos e dificuldades da empresa, no máximo como um pseudo-fiscalizador, pouco efetivo. Num jogo de futebol (empresa) onde a SESMT é o especialista na defesa contra acidentes (SST) e a produção assume o ataque (produto/serviço), esse modelo é como se o SESMT ficasse na linha de fundo como o assistente do técnico, ao invés de entrar em campo e jogar na zaga. Ao meu ver, para o avanço da SST/SESMT, falta o Skin in The Game de Nassim Taleb.
3 года назад+1
@fundacentro, existe previsão de mais um curso desses? poderia informar e divulgar, por gentileza?
.8 Tratamento diferenciado ao Microempreendedor Individual - MEI, à Microempresa - ME e à Empresa de Pequeno Porte - EPP 1.8.1 O Microempreendedor Individual - MEI está dispensado de elaborar o PGR 1.8.1.1 A dispensa da obrigação de elaborar o PGR não alcança a organização contratante do MEI, que deverá incluí-lo nas suas ações de prevenção e no seu PGR, quando este atuar em suas dependências ou local previamente convencionado em contrato. 1.8.2 Serão expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho - SEPRT fichas com orientações sobre as medidas de prevenção a serem adotadas pelo MEI. 1.8.3 As microempresa e empresas de pequeno porte que não forem obrigadas a constituir SESMT e optarem pela utilização de ferramenta(s) de avaliação de risco a serem disponibilizada(s) pela SEPRT, em alternativa às ferramentas e técnicas previstas no subitem 1.5.4.4.2.1, poderão estruturar o PGR considerando o relatório produzido por esta(s) ferramenta(s) e o plano de ação. 1.8.4 As microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2, que no levantamento preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, em conformidade com a NR9, e declararem as informações digitais na forma do subitem 1.6.1, ficam dispensadas da elaboração do PGR
Confesso a vocês que estou muito preocupado na elaboração do documento GRO, vou trabalhar em Hospital e estou sozinho como TST. Preciso urgente de um modelo de GRO para adequação.
Bom dia ! Com relação ao cheke-list e referencias de sites e outros materiais disponibilizados durante o curso , temos como acessar ? Serias possível disponibilizar acesso ao material disponível na sala de aula do google quando da realização do curso?
Bom dia Meu nome é Nelson sou Técnico em Segurança do Trabalho e não tive oportunidade de participar do curso e pretendo estudar todo conteúdo pela oportunidade de obter o conhecimento. Tem previsão de continuidade e ou formação de novas turmas? Estou trabalhando e pretendo aplicar os conhecimentos e gostaria de saber a possibilidade de obter um certificado do curso. Agradeço pela publicação do material.
Estou assistindo e estou achando uma maravilha, muito edificante o conteúdo, parabéns pela metodologia aplicada. gostaria muito de participar de um online e ao vivo.
Professor obrigada pela aula, só uma correção não é meia é meio ok ? Várias vezes o senhor repete essa palavra de modo equivocado, mas a obra do vídeo é maravilhosa. Com carinho.
Professor até ficou sem jeito com a colocação da moça. O Software vai traduzir os dados que o profissional jogar pra dentro dele, o Software é uma ferramenta útil, tanto que a Fundacentro comercializará o seu. Sobre o PPRA "vencido", aqui em Porto Alegre já tive discussões com fiscais a respeito disso, fui além... questiono Engenheiros que colocam no LTCAT a % de insalubridade, misturando previdência com trabalhista, por aqui esse erro é bem comum.
Com todo respeito, mas comparar o Brasil com a Inglaterra fica difícil, ainda mais se tratando de fiscalização, a Inglaterra é uma ilha com 56 milhões de habitantes e com 130.000 km², já o Brasil é um país continental que tem mais de 220 milhões de habitantes e possui mais de 8.500.000 km², ou seja, não tem como comparar fiscalização entre ambos.
Minha Opinião: Só acho que as Pequenas e Médias Empresas, na sua maioria, não possuem os recursos financeiros necessários para manter um bom Programa ativo e dinâmico como precisam ser, essas empresas não faturam o suficiente para bancar profissionais qualificados em SST, muito menos para bancar treinamentos, monitoramentos, análises, relatórios precisos que indiquem os níveis quantitativos dos riscos identificados no ambiente laboral de forma contínua, eles também não possuem nenhum tipo de auxílio do governo e nem descontos para cumprir parte do Programa exigido. As grandes Empresas e Multinacionais já conseguem sobreviver com essas cobranças, pois eles podem embutir os custos desses Programas em seus produtos finais fabricados, já os Pequenos não! Uma questão de sobrevivência no mercado!
בְּסִיַּעְתָּא דִּשְׁמַיָּא Besiyata Dishmaya בס״ד B’’ D, “7. Si bien hicieres, ¿no serás ensalzado? y si no hicieres bien, el pecado está á la puerta: con todo esto, a ti será su deseo, y tú te enseñorearás de él.” Génesis 4; “10. Y verán todos los pueblos de la tierra que el nombre de Jehová es llamado sobre ti, y te temerán.” Deuteronomio 28; y “22. Y llamándolos Josué, les habló diciendo: ¿Por qué nos habéis engañado, diciendo, Habitamos muy lejos de vosotros; una vez que moráis en medio de nosotros?” Josué 9, Biblia en castellano Reina-Valera 1909. תוּמִים Tumin, אוּרִים Urim, ‘Adonoi’, ‘Elohim’, ‘Y H V H’, ‘Misericordioso’, “Inspira-nos para que possamos compreender e discernir, perceber, aprender e ensinar, Observando, fazendo e cumprindo amorosamente as instruções de ‘Tua Torá’” Coleção Judaica, 1967 “Que D'us te abençoe e te guarde! Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre graça (a Seus olhos)! Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!” yevarechecha ‘Elohim’ veyishmerecha, יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ Besiyata Dishmaya, בְּסִיַּעְתָּא דִשְׁמַיָּא barukh shem kevod malkhuto le-olam va-ed בָּרוּךְ שֵׁם כְּבוֹד מַלְכוּתוֹ לְעוֹ
Sou estudante e o curso é essencial para os profissionais que estão no mercado e aos futuros profissionais. A FUNDACENTRO deveria proporcionar um novo curso após a revisão da NR-01. Parabéns pelo conteúdo!
Mas a revisão é sobre pontos específicos, correto?
@@henriquearaujo6200, sim está correto. Há ainda a revisão da portaria 672. Fique atento que haverá bastante mudanças
Meu nome é Josué Santos, prof. de Segurança do trabalho , quando aluno na EEMBA, eu levava muitos colega comigo para assistir as videoconferências da FUNDACENTRO, agora vou continuar aprendendo com os srs. principalmente agora nessa mudanças \ migração na aréa, PPRA POR PGR\GRO.
Parabéns Drº Gilmar da Cunha Trivelato pela rica explanação da NR 01.
Terminei de assistir a 3º aula da Nova NR-1. Sou TST, e estou me atualizando para volta ao campo de trabalho. Deixo o meu Parabéns ao Prof. Dr. Gilmar e a FUNDACENTRO pelo ótimo trabalho em disponibilidade.
Estou aguardando o curso de PGR online. Acredito que a FUNDACENTRO deveria fazer uma programação mensal, pois somos muitos profissionais interessados em participar.
Ótima iniciativa para disseminação da informação.
Perfeito também gostei estão de parabéns
A Fundacentro pordeira fazer outro curso de PGR online. muitos profissionais não conseguiram realizar esse primeiro curso
Verdade
Aguardando curso presencial radiografia tórax OIT
Excelente série sobre a Nova NR 1! Parabéns à Fundacentro e ao Dr. Trivelato! 👍
Sr. Trivelato, gratidão pela explanação sobre o conteúdo!
ESTOU APROVEITANDO TUDO QUE POSSIVEL
Parabéns para Fundacentro! Estou estudando o assunto, mas ainda acredito que não estamos maduros como nação para avançar.
Baita CURSO, muito obrigado por disponibilizar sem CUSTO todas as aulas.
Parabéns ao professor Gilmar e a Fundacentro.
Excelente conteúdo. Nos faz realmente pensar na necessidade de mudar a forma que trabalhamos e interpretamos as normas, principalmente a NR1
Ótimo! Muito esclarecedor! Parabéns a Fundacentro e ao professor Gilmar!
Aula começa com 21:00. Gratidão Professor.
Parabéns doutor pelos esclarecimentos . Não podemos confundir programas com registros .
Muito bem explanado. Parabéns Fundacentro.
Estou assistindo o curso agora
Ótima iniciativa da Fundacentro! Espero que novos treinamentos sejam promovidos e publicados!
Em 01:03:56 foi um tapa na cara de profissionais que apenas vendem os documentos.
💯👏👏estava aguardando esse material para estudar, agradeço e esperando os próximos.
Outras politicas publicas como Educação, Saúde, Assistência e Meio Ambiente, existe um sistema nacional como SUS, SUAS etc..Porque na area de SST não se descentraliza ações com Estado e municípios, conforme temas e porte das empresas
trabalho excelente e de fácil didática muito obrigado!
Ansioso por mais aulas!!
Parabens Professo Gilmar
O PGR é da NR- 22.E agora vai substituir o PPRA , e como fica sobre as informações da MINERAÇÃO?
ÓTIMA AULA.
O Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais é algo dinâmico, não se trata de um simples documento físico, são ações e medidas realizadas rotineiramente que possuem seus registros documentados de forma (física ou digital), que podem e devem ser atualizados periodicamente e oportunamente, e que compõe um Sistema de Gestão Integrada (SGI), que visa um controle geral e uma busca constante de melhorias em todos os setores de uma empresa.
Parabéns pela excelênte explanação
Bom dia. Bons trabalhos.
Muito boa essa proposta de realização do curso sobre a NR-1!! Gostaria do material disponibilizado. O link para acesso é restrito. Alguém que tenha o material, pode fornecer, se for possível? Entrei em contato com a Fundacentro e não há previsão para abertura de uma nova turma.
Em minha época de estágio a FUNDACENTRO oferecia diversos cursos, hoje em dia são bem poucos. O que aconteceu?
Que conteúdo fantástico, parabéns Dr. Gilmar como sempre dando show! As próximas aulas eu consigo assistir nos vídeos enviados em dezembro?
Sensacional!!
Só vamos!
Que fiscalização será realizada para o cumprimento desta norma?
A maioria das empresas não faziam a análise global do PPRA!
Quero sim fazer o curso e adquirir o certificado para apresentar na empresa 👍
Agradecido pelo vídeo, certamente me ajudará muito com um curso de GRO que estou fazendo. Porém, o material de apoio não está mais disponível no link informado na descrição.
@fundacentro onde estão disponível esses modelos de documentos.!
É possível compartilhar os materiais que foram disponibilizados durante a aula? Na ocasião, não consegui fazer minha inscrição devido ao baixo número de vagas disponíveis.
Esse Curso vai ser importante por ser professora de Enfermagem da UFPE e Enfermeira do Trabalho responsável em ministrar 30 horas na temática sobre Saúde do Trabalhador(a). Conteúdo que faz parte da Disciplina Processo de Trabalho em Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem da UFPE.
Muito bom obrigada 😊
Excelente aula!!!
Ótima apresentação muita rica e útil.
Tenho uma crítica no slide de conclusões preliminares: os especialistas em SST são consultores internos/externos, (principalmente quanto aos internos). Baseado num princípio acadêmico e vivência prática, entendo aí um paradigma que deve ser vencido, os departamentos de SST e SESMT devem possuir responsabilidades quanto ao gerenciamento de riscos, o modelo como consultores não possui responsabilidade sobre o resultado do processo SST, atua apenas como conselheiros e orientadores, dessa maneira a SST sempre atua de maneira passiva numa posição extrínseca aos objetivos e dificuldades da empresa, no máximo como um pseudo-fiscalizador, pouco efetivo. Num jogo de futebol (empresa) onde a SESMT é o especialista na defesa contra acidentes (SST) e a produção assume o ataque (produto/serviço), esse modelo é como se o SESMT ficasse na linha de fundo como o assistente do técnico, ao invés de entrar em campo e jogar na zaga. Ao meu ver, para o avanço da SST/SESMT, falta o Skin in The Game de Nassim Taleb.
@fundacentro, existe previsão de mais um curso desses? poderia informar e divulgar, por gentileza?
Onde adquirir este material?? A fundacentro poderá oferecer novamente este curso
Ótimo curso!🙏
como ficar por dentro desses cursos da funda centro?
Melhoras ai Prof.
Bom dia sou estudante sst. Gostaria de saber como. Elaborar um PGR
Excelente 👏👏👏👏👏
Mercadinho que tem dois funcionários, e tem açougue onde o funcionário trabalha com facas e obrigatório a elaboração do PGR?
A sua pergunta foi respondida logo no início da aula: todo estabelecimento deverá elaborar PGR.
.8 Tratamento diferenciado ao Microempreendedor Individual - MEI, à Microempresa - ME e à
Empresa de Pequeno Porte - EPP
1.8.1 O Microempreendedor Individual - MEI está dispensado de elaborar o PGR
1.8.1.1 A dispensa da obrigação de elaborar o PGR não alcança a organização contratante do MEI,
que deverá incluí-lo nas suas ações de prevenção e no seu PGR, quando este atuar em suas
dependências ou local previamente convencionado em contrato.
1.8.2 Serão expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho - SEPRT fichas com
orientações sobre as medidas de prevenção a serem adotadas pelo MEI.
1.8.3 As microempresa e empresas de pequeno porte que não forem obrigadas a constituir
SESMT e optarem pela utilização de ferramenta(s) de avaliação de risco a serem disponibilizada(s)
pela SEPRT, em alternativa às ferramentas e técnicas previstas no subitem 1.5.4.4.2.1, poderão
estruturar o PGR considerando o relatório produzido por esta(s) ferramenta(s) e o plano de ação.
1.8.4 As microempresas e empresas de pequeno porte, graus de risco 1 e 2, que no levantamento
preliminar de perigos não identificarem exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e
biológicos, em conformidade com a NR9, e declararem as informações digitais na forma do
subitem 1.6.1, ficam dispensadas da elaboração do PGR
Prof eu estou fazendo esse curso pelo RUclips. Eu gostaria de sabar se o Sr poderia enviarme um slide sobre esse assunto.
Obrigado
sera que eu consigo os material ainda ?
Queria oportunidade de fazer.
Estou hoje vendo esse curso será possível ainda obter junto a fundamentos o certificado e todo material de apoio desse curso?
Excelente orientações. Gostaria de participar da próxima turma.
muito bom o conteúdo
Será disponibilizados os templates, manuais e os modelos citados durante a aula?
Todo o material está disponível no link da descrição do vídeo.
Parabéns pelo trabalho
Excelente.
Muito bom!
Parabéns 👏👏👏👏
Onde Estão as outras aulas?
Gostaria de ter os conteudos programaticos passados no curso.Desde ja agradeço.
Confesso a vocês que estou muito preocupado na elaboração do documento GRO, vou trabalhar em Hospital e estou sozinho como TST. Preciso urgente de um modelo de GRO para adequação.
Sugiro assistir essa live, pois, foi muito bem explicado.
@fundacentro quando haverá mais cursos sobre PGR? Gostaria de fazer o curso e obter o certificado
Gostaria de saber como consigo o material das seis aulas.
Bom dia ! Com relação ao cheke-list e referencias de sites e outros materiais disponibilizados durante o curso , temos como acessar ? Serias possível disponibilizar acesso ao material disponível na sala de aula do google quando da realização do curso?
Quero fazer o curso online. Quando será?
No caso a NR 1 é a responsável pelo PGR ? Ou é a NR 38?
Queria ter participado desse curso :(
Bom dia
Meu nome é Nelson sou Técnico em Segurança do Trabalho e não tive oportunidade de participar do curso e pretendo estudar todo conteúdo pela oportunidade de obter o conhecimento. Tem previsão de continuidade e ou formação de novas turmas? Estou trabalhando e pretendo aplicar os conhecimentos e gostaria de saber a possibilidade de obter um certificado do curso.
Agradeço pela publicação do material.
Estou assistindo e estou achando uma maravilha, muito edificante o conteúdo, parabéns pela metodologia aplicada. gostaria muito de participar de um online e ao vivo.
Prof os agentes fiscais do Ministério do Trabalho têm que fazer um trabalho de fiscalização mais intensa.
Boa tarde, a segunda aula que acompanho de vcs, excelente! Tem algum grupo de estudo?
FINACI - Técnico de enfermagem do trabalho. 😃
Gostaria muito de ter participado do curso. Muito bom.
muito bom !
essas lives gera certificado de participação?
Kkk
Pois é também estou com essa dúvida.
Claro que não!!!
Professor obrigada pela aula, só uma correção não é meia é meio ok ? Várias vezes o senhor repete essa palavra de modo equivocado, mas a obra do vídeo é maravilhosa. Com carinho.
Tem que vender gestão. Não documentos.
NENILDA MOURA DA SILVA - PRESENTE
A entrega do trabalho técnico é 2020 ?
👏👏👏
gostei
Francisco Costacurta
Técnico em segurança
Hospital da criança
Chapecó sc
Professor até ficou sem jeito com a colocação da moça. O Software vai traduzir os dados que o profissional jogar pra dentro dele, o Software é uma ferramenta útil, tanto que a Fundacentro comercializará o seu.
Sobre o PPRA "vencido", aqui em Porto Alegre já tive discussões com fiscais a respeito disso, fui além... questiono Engenheiros que colocam no LTCAT a % de insalubridade, misturando previdência com trabalhista, por aqui esse erro é bem comum.
Olá. Boa tarde.
Com todo respeito, mas comparar o Brasil com a Inglaterra fica difícil, ainda mais se tratando de fiscalização, a Inglaterra é uma ilha com 56 milhões de habitantes e com 130.000 km², já o Brasil é um país continental que tem mais de 220 milhões de habitantes e possui mais de 8.500.000 km², ou seja, não tem como comparar fiscalização entre ambos.
Minha Opinião: Só acho que as Pequenas e Médias Empresas, na sua maioria, não possuem os recursos financeiros necessários para manter um bom Programa ativo e dinâmico como precisam ser, essas empresas não faturam o suficiente para bancar profissionais qualificados em SST, muito menos para bancar treinamentos, monitoramentos, análises, relatórios precisos que indiquem os níveis quantitativos dos riscos identificados no ambiente laboral de forma contínua, eles também não possuem nenhum tipo de auxílio do governo e nem descontos para cumprir parte do Programa exigido. As grandes Empresas e Multinacionais já conseguem sobreviver com essas cobranças, pois eles podem embutir os custos desses Programas em seus produtos finais fabricados, já os Pequenos não!
Uma questão de sobrevivência no mercado!
Não possuem e mesmos e pudessem não teriam.
Ah, claro, sobrevivência no mercado às custas da saúde do trabalhador. Muito ético
בְּסִיַּעְתָּא דִּשְׁמַיָּא
Besiyata Dishmaya
בס״ד
B’’ D,
“7. Si bien hicieres, ¿no serás ensalzado? y si no hicieres bien, el pecado está á la puerta: con todo esto, a ti será su deseo, y tú te enseñorearás de él.” Génesis 4;
“10. Y verán todos los pueblos de la tierra que el nombre de Jehová es llamado sobre ti, y te temerán.” Deuteronomio 28; y
“22. Y llamándolos Josué, les habló diciendo: ¿Por qué nos habéis engañado, diciendo, Habitamos muy lejos de vosotros; una vez que moráis en medio de nosotros?” Josué 9, Biblia en castellano Reina-Valera 1909.
תוּמִים
Tumin,
אוּרִים
Urim,
‘Adonoi’, ‘Elohim’, ‘Y H V H’, ‘Misericordioso’,
“Inspira-nos para que possamos compreender e discernir,
perceber, aprender e ensinar,
Observando, fazendo e cumprindo amorosamente as instruções de ‘Tua Torá’” Coleção Judaica, 1967
“Que D'us te abençoe e te guarde! Que a face de D'us brilhe sobre ti e que Ele faça que encontre graça (a Seus olhos)! Que D'us erga Sua face para ti e te dê a paz!” yevarechecha ‘Elohim’ veyishmerecha, יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ Besiyata Dishmaya, בְּסִיַּעְתָּא דִשְׁמַיָּא barukh shem kevod malkhuto le-olam va-ed בָּרוּךְ שֵׁם כְּבוֹד מַלְכוּתוֹ לְעוֹ
Muito bom...
Muito bom.
Muito bom.