A pior vergonha da superdotação é parecer ser pretensiosa e ostensiva, como também, pensar rápido, fazer a leitura do mundo de modo diferente, decodificar as atitudes das pessoas e as mensagens subliminares, encontrar sempre as soluções e as respostas fora do padrão esperado, criar novos métodos, técnicas de resolução dos problemas.... Os olhares da alteridade são espantosos, estranhamentos...
É sim, e que se fodam. Passei e passo isso, mas em muitos momentos tive que abrir mão dessa auto proteção da minha imagem e da autorização dos demais pra poder dar voz ao que há em mim. As pessoas que lidem com isso como bem quiserem, por que que só eu tenho que lidar com o que elas pensam sobre mim?
Escrevendo em meio a lágrimas aqui.. Ainda tá dificil sintetizar tudo que seu canal tem trazido a mim nesse momento.. Sou extremamente grato por ter tido essa iniciativa.. Suspeitei de algo assim há uns 4 anos e não encontrei nada parecido.. Teria me poupado de muito desgaste. Estou incrivelmente animado para mergulhar em todos vídeos daqui e seus materiais de referência. Desde já, gratidão por toda transformação já iniciada por aqui.
Tô gostando muito dos vídeos, Parabéns! Acho bonito quando alguém consegue descobrir a AH e ficar feliz. Eu estou em crise existencial pois esperava um diagnóstico diferente, tipo... Eu já não sabia quem eu era, agora me dizem que sou inteligente... peraí... Eu não quero ser inteligente, não quero que ninguém espere nada de mim, eu não vou mudar o mundo. Kkkkkkk mal tô dando conta de lavar a louça e fazer tarefas com meus filhos kkkkk... fiquei tipo " Era só o que me faltava na vida né, já tenho um monte de problema é agora dizem que sou superdotada!"
3 года назад+8
Opa, acho que vc precisa ver o ultimo video sobre a integraçao :) Precisando de acompanhamento estou aqui :)
Se serve de "consolo", eu ñ consigo nem se quer me relacionar por muito tempo com as pessoas, minha família é pq ñ tem outro jeito rsrsrs eles ñ podem ir embora de casa, mas às vezes eu penso q se eles pudessem iam kkkk
Gratidão 🙏 por existir e por ter tido a brilhante idéia de criar este canal para os superdotados adultos que muitas vezes navegam no escuro. Somos quase sempre incompreendidos, vistos muitas vezes como os donos do contrário (quando vemos a situação sob um outro enfoque). Esse formato onde você relata sua história de vida, seu dia-a-dia traz acalento e norteia a vida de muitos superdotados. Espero que essa chama nunca se apague e assim você possa ser a luz que muitos precisam enxergar no fundo do túnel a saída. Seja assim sempre luz! Muito sucesso em sua jornada!!!!!
Eu descobri aos 38 anos, ao fazer o teste da MENSA. Percebi que perdi muitos anos tentando me enquadrar no mundo e agradar a todos. Por insegurança não desenvolvi todo meu potencial. Acho que agora estou correndo atrás do prejuízo.
Meu filho foi diagnosticado recentemente AHSD, com dezenove anos depois de vários psicólogo e psiquiatra! Ele ainda está bastante confuso embora já evoluiu em várias aspectos. Muito difícil para uma mãe ficar no achismo de vários profissionais. Quando argumentei que queria algo científico, laudos e me indicaram de fazer um teste neuropsicólogo. 🙏🏼 valeu todo investimento , muito sofrimento, o conhecimento liberta , e agora encontrei você Lorena,gratidão.
Lorena, eu recebi meu laudo hoje e me identifiquei com MUITAS coisas que você falou. Já havia falado inúmeras vezes desse sentimento de extraterreste e não conseguia entender o porque, e agora as coisas começam a fazer sentido. Muito obrigado por compartilhar a sua experiência!
Estou aos prantos. Muito, muito obrigada por esse vídeo. Obrigada por compartilhar sua história. É como se estivesse ouvindo a minha vida , fui relembrando cada situação. Meu terapeuta sugeriu que pode ser minha condição. Então cheguei até você. Realmente obrigada por se expor e compartilhar. O que fazer agora??? Fica a sensação de frustração por não ter usado minha energia em algo melhor do que me adaptar e me reinventar para "caber " no mundo dos outros. 😭
Parabéns pelos vídeos Lorena! São muito esclarecedores! Eu confesso que tenho receio de fazer os testes... Não por confirmar a superdotação, mas receio que o resultado possa ser negativo e eu vá ficar sem respostas... :P
3 года назад+2
Esse medo é muito comum Fernando. Vale a pena continuar a sua busca antes de se decidir a passar ou nao os testes.
Fernando, você fez avaliações? Estou na dúvida entre fazer ou não. Gostaria de uma opinião de alguém que fez e teve resultados negativos… Gostaria de receber se a experiência da avaliação neuropsicológica foi útil, mesmo sem um diagnóstico.
@@giuliacampos5217 até hoje não fiz, ainda tenho muitas reflexões sobre esse assunto... A primeira é que estou em uma fase de minha vida, depois de casar e defender meu doutorado, em que não vejo motivação pra encontrar essa resposta. As facilidades que eu teria em minha vida, assim como as dificuldades que eventualmente tive, já ficaram no passado, e entendo que cheguei praticamente no mesmo lugar que teria chegado com uma identificação na infância, de qualquer forma. E se o resultado fosse negativo, nada mudaria. Se minha filha apresentar sinais mais fortes, aí sim devo fazer o teste também para apoiá-la. Mas por hora, aprendi a conviver com incertezas :) O que posso dizer sobre o teste é que cheguei a fazer uma sessão com uma neuropsicóloga, e apesar de não avançar para os testes, me senti muito confortável, como se lá eu não precisasse "esconder" as habilidades... Talvez isso seja uma coisa positiva para quem faz o teste... Também tenho reflexões sobre o sentido em aplicar esses testes em qualquer pessoa, mas isso vou guardar pra mim por enquanto...
Incrível ouvir esse relato... A identificação é assustadora... Estou vivendo esse processo de encontrar o meu "código", logo mais terei a devolutiva do neuropsicólogo mas já deu todos os indícios de que tenho essa condição também. E como sofri até encontrar isso, como passeei (eu mesmo por ser médico e estudante de psiquiatria) por diversos CID F.xx e o DSM. Mas diferente da sua metáfora, sinto que encontrei o mar como na música "menino água-viva - léo fressato": Fatídico fim caustico que para evitar Menino água-viva eu te ofereço o mar Menino água-viva pode nadar livre... Obrigado e parabéns pelo conteúdo!
Obrigada por abrir meus olhos agora depois de muitos anos descobri porque era diferente dos meus irmãos e das outras pessoas ao meu redor. Por eu ser diferente eu era rejeitada por aquelas pessoas, mas algumas delas sabiam que eu era diferente, mas não podiam fazer nada por mim. Fui crescendo e cada vez mais me sentindo diferente. Até o dia que resolvi me ajustar com as pessoas que me cercavam, mas no fundo sempre diferente e vestindo uma máscara pensando que estava enganando as pessoas mas na verdade estava enganando a mim mesma. Bom esse sofrimento durou muitos anos. Fiquei com psicológico desajustado e sofrendo muito sem saber quem era eu me comparando com outras pessoas. Aí o inesperado aconteceu sofri um AVC onde fiquei com meu lado esquerdo paralizado. Quando estava internada eu continuava sendo diferente dos outros internos. Um certo dia o médico parou na minha frente e ficou me olhando me deu um relatório para responder e me disse que talvez eu era Tdah pra quando tiver alta procurar um profissional. Durante o tempo internada eu percebi que ele dava uma atenção diferenciada pra mim, tanto que no dia da alta eu estava tomando sol num local aberto do hospital público. Eu comentei com minha irmã que me acompanhava no hospital, acho que sou a única paciente do hospital que o médico vem atrás para dar alta. Vcs já sabem como são os superlotados, fui pesquisar e descobri que a única semelhança era a hiperatividade e ansiedade. Bom e foi assim que me encontrei e me aceitei como superdotada. Obrigada pelo conteúdo do seu vídeo.
Tenho uma pergunta: quando bebê, a característica de não engatinhar, mas andar (ocorreu comigo aos 9 meses) está entre uma das habilidades do SD? Minha mãe sempre falava isso, que eu era esperta demais, que sai dos braços dela para o chão, dei dois passos caí e, em seguida, levantei e continuei andando, e não mais parei. Nunca fiz o teste, porém todas as características que você fala em seus programas batem comigo, o que sinto, o que faço para não demonstrar o perfeccionismo (já fui criticada demais). Meu cérebro é uma usina de ideias, e isso chega a me cansar. Meu prazer está na criação artística. Sou artista visual, especialista em neuropsicopedagogia (no decorrer do curso eu me descobri SD - a felicidade foi enorme), em história da arte, mas o fazer artístico é a minha realização. Infelizmente mamãe não estava mais entre nós para eu dizer a ela que finalmente eu havia descoberto acerca de mim, a partir dos seus comentários sobre minhas características incomuns na infância.
Gratidão. Tenho 72 anos e apesar de um médico ter dito pros meus pais quando eu ainda era bebê que em consequência da paralisia cerebral " eu não seria como as outras irmãs. Ficaria retardada ou superlotada". Quando fiz 7 anos ele disse que eu era superlotada e mandou por na escola. Só fiquei sabendo disso aos 50 anos e só agora você me explicou o que é. Você é a primeira pessoa que fala comigo com carinho. Não pode imaginar o bem que está me fazendo. Gratidão. Gratidão. Gratidão.
Incrível saber estes detalhes.Quando cça fazia exatamente assim. Só que pra dar continuidade ao "desempenho", faltava conhecimento.Hoje de posse de conhecimentos senti uma grande libertaçao ao ser vista e admirada por outro superdotado que nem sabe que é.
Bom dia. Pra falar de modo bem resumido: primeiramente parabéns pelo excelente trabalho. Tenho a plena certeza de que vidas estão sendo modificadas pra melhor depois de seus vídeos. A compreensão e identificação com esses relatos tem impactado, com certeza, a milhares de pessoas. A empatia com que as informações são compartilhadas aqui, me fazem entrar em estado de "fluxo" com todos os demais relatos aqui em baixo e isso é maravilhoso. Não no sentido em que nos achemos de certa forma "especiais" ,mas sim de muitas maneiras livres de quaisquer esteriótipos ou "maquiagens". Cheguei em seu canal hoje, às 4h e até agora não parei de absorver esse esclarecedor conteúdo. Muitos, entendo eu, não têm a oprtunidade de se tratarem ou mesmo diagnosticarem da forma correta, e ficam às vezes, meio que ansiosos ou decepcionados demais consigo mesmos devido nosso país ser como é na questão de pessoas com altas habilidades. Peço humildemente, que traga novas pesquisas e novidades do ramo, pois a transformação de mentes é muito mais que evidente depois desse conteúdo. Que jornada linda a sua. Que sirva de inspiração para outros que necessitam tão ansiosamente por respostas. Obrigado, de verdade!
Me indentifiquei muito to amando os videos ♡♡♡ aqui to lembrando quando estava falando sobre rir na hora errado eu sempre ria na hora errada, e depois ficava cm vergonha, hoje eu consigo nao rir na hora errada mas depois que saio de perto eu fico a rir sozinha ai depois conto pra outras pessoas kkkk eu ja duas pessoas me perguntaram se eu era super dotada, uma so perguntou e a outra quando eu tava na escola eu nao lembro quem foi, mas falou que eu deveria ir em um meurologista pra fazer um teste de qi mas eu sempre achei que todos eles estavam doidos kkk enfim mas é muito bom saber da verdade mas ainda ainda estou na parte da aceitaçao ♡ vou compartilha esse video mt sucesso
3 года назад+1
Fico muito feliz que fez sentido pra vc ai. :) Nossa eu tbm ja ri demais na hora errada kkkk... Passava cada vergonha kkkk... Me segue pelo instagram tbm com o mesmo nome, todos os dias tem postagem por la :)
Muito bonito seu posicionamento de se abrir assim e contar sua história! Te dou os parabéns 👏👏👏. E agradeço. A cada vídeo, você ajuda um monte de gente que se vê refletida nas suas palavras! 🙏
Oi, Lorena. Me chamo Sidney e, apesar de te seguir há alguns meses, eu não conhecia esse vídeo. Me senti profundamente tocado e me identifiquei em praticamente tudo que ouvi. Só nao chorei por estar no trabalho. Em breve, pretendo fazer mentoria com você. Obrigado por compartilhar sua história e seu trabalho.
Me identifiquei com todas essas características e relatos, com execessao de ter que me adaptar aos outros. Na verdade eu nunca fiz questão de ser aceita ou adaptável,e isto de um tempo pra cá, talvez por conta da idade, foi me incomodando, cheguei a pensar comigo mesma: será que me acho auto suficiente? Será que isso é arrogância? Estes são alguns dos conflitos que tenho passado.
Obrigado pelas palavras, professora Lorena. Estou no momento em que estou diante da possibilidade de fazer um teste e não quero, por achar muito pretensioso da minha parte supor que eu faço parte parte desse grupo
Esse vídeo foi pra mim como uma peça a mais no quebra cabeça da minhas questões, já tinha achado algumas peças, mas essa foi importante (mas é aquele papo, não fiz teste de Q.I e jamais iria querer me colocar num rótulo que não me cabe, tenho até medo de postar isso e não ser superdotado, mas me identifiquei muito)
Sua coragem inspira. Vejo o mesmo processo em mim apenas olhando seu olhar... Minha mãe não percebeu e era professora. Apenas depois de uma terapeuta com filho ahsd negro ver seu filho em mim quando adulto me fez pensar na condição. Que ódio. Ferveu como lava incandescente... e secou numa ilha de coragem.
Acho que poucas pessoas tem conhecimento das características de superdotados então a maioria das pessoas julgam por não se comportar como a maioria.
3 года назад+1
Seja bem vindo por aqui Tiago ! Com certeza, a maioria das pessoas ignoram o modo de funcionamento dos superdotados e tem um olhar muito critico sobre eles.
Eu daria tudo pra ser "normal", na média. Hj eu ñ dou é nada pra deixar de ser quem eu sou rsrs Ganhar significa q os outros vão "gostar" de vc só por isso, ou vão te julgar, invejar, ou coisas do tipo.
Legal vc falar da superdotação principalmente sua experiencia , tambem sou com todas essas caracteristicas ai , vantagens e desvantagens ,isolamento , dificuldades de socialização, pois muitos assuntos nao nos interesam por ser muitos banais mas o que mais se conversam. Sempre soube de ter uma capacidade intelectual superior, mas superdotado me aprofundei com vc. Fique com Deus.
3 месяца назад
Entender a superdotação é um grande passo para acolher as vantagens e desafios que ela traz 🌟. A superdotação, além de ser um poder, pode ser uma chave para transformar o isolamento em conexão com o que realmente importa. Se fizer sentido para você, participe da aula gratuita que vou publicar em breve, onde você encontrará mais insights para trilhar esse caminho. Até mais. Acesse aqui >> cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
Muito obrigado por esse vídeo, me atingiu em cheio. Fiquei muito emocionado, me identifico muito com seu depoimento. Mas eu tenho muito medo de fazer o teste justamente pelo medo excessivo de uma possível reprovação, tenho certeza que ficaria muito nervoso. Mas seus vídeos estão me fazendo criar coragem aos poucos, e poder enxergar uma luz ao final do túnel.
É interessante está característica hereditária porque foram os profissionais que acompanham minha filha que tem dificuldade de inclusão no colégio devido à AH/SD que indicaram que eu poderia ser um. Algo confirmado recentemente no WAIS III e em outros testes. Estou neste processo de aceitação, ali na oscilação entre as etapas de raiva e de vergonha/pretensão 😒
Eu tenho uma dúvida!! Aqui no Brasil, eu tenho a sensação que ser inteligente é quase um defeito! É algo a ser escondido!! Não sei se é uma impressão minha, mas sempre tentei esconder esse título de "inteligente" principalmente porque eu via que ser inteligente não necessariamente era ser um super herói que sabe tudo e salva todo mundo! Mas, a dúvida é, na França, existe esse preconceito contra inteligencia? Parece que esse assunto de inteligencia deixa as pessoas desconfortáveis
Oii vídeo e conteúdo geral de super relevância pois carrega compreensão de quem vive a superdotaçao, obrigado mesmo por compartilhar suas experiências. Eu gostaria muito de indicações de profissionais que talvez sejam de seu conhecimento, psicólogos, terapeutas ou psiquiatras que possam me ajudar, gostaria de começar a fazer terapia mas não sei onde ou quem procurar.
Oi, Lorena! Satisfação em conhecer seu canal. Você conhece os vídeos do Ame sua sensibilidade? Os conteúdos se parecem com os que estão aqui. Tenho certeza de que eles irão enriquecer ainda mais o seu aprendizado sobre superdotação. Se possível, vale a pena conferir. Muito obrigada por compartilhar suas experiências. Abraço.
3 года назад+2
Ola querida, obrigada pela indicação. Minha proposta é trazer conteúdo menos conhecido no Brasil, para diversificar um pouco. Minha base é a literatura francesa, já que moro por aqui 🥰🥰.
Sou paulistano, freguesia do Ó, quando mudei para Mogi das Cruzes, tivbe que mudar a forma de falar, pois, as pessoas daqui me achavam pretencioso, asoberbado, prepotente e etc. Adotei algo como, '"NOS VAI, NOIS FICA".
O filme "FENÔMENO 2" mostra isso de duas maneiras muito belas. Com o George Maley e depois com o menino. É um belo filme. Se puder Lorena, assista. Tem no RUclips com baixa qualidade. O filme "FENÔMENO" com John Travolta, também é um belo filme.
Tinha uma mulher com traços altos de narcisismo e sociopatia com quem fui colega de trabalho e que tive certa proximidade no final da adolescência (uma pessoa que havia me colocado em alguns esparros que nao pude prever por falta de experiência de vida, mas que foram valiosos pra que eu passasse a identificar padrões que melhor me preservariam depois), e ela estava precisando aprender umas contas pra uma prova, e eu por coincidência sabia o conteúdo e me disponibilizei a ajudá-la. E ela me perguntou se eu pensava mesmo que ela ia perder o tempo dela estudando comigo, que eu era burra. Achei aquilo diferente, havia sido a primeira e até então única vez que alguém tinha me chamado assim, mesmo que o achassem, ao menos não tinham verbalizado daquela forma. Eu dei uma risada contida e surpresa, quase perguntando a mim mesma, "eu, burra?". De certo modo, ela tinha razão, porque já havia me feito de besta algumas vezes. 😂😂 Depois fiquei buscando comprovações de que eu era burra mesmo. E como eu nao estava trabalhando pra Nasa, nao estava estribuchada de dinheiro, nao tinha passado em primeiras colocações em concursos públicos, ou nao tinha descoberto uma teoria como a da relatividade, penso que ela tinha toda razão mais uma vez. 😂 Quanto à resposta que eu dei a ela lá na hora (já que se tratava de uma pergunta referida à mim), levei na brincadeira com uma pitada de deboche, lhe disse que eu sabia como fazer as contas, e ela não, afinal quem ali era um pouquinho mais burra entre nós?
na quarta série minha professora me levou na diretoria e mostrou a minha redação para a diretora, eles elogiaram e ficou por isso mesmo, eu não havia entendido, mas eu escrevia muito bem e era muito criativo.
Muito lindo o seu depoimento. Me identifiquei em alguns pontos e admirando sua força e nobreza em enfrentar os ônus desse processo de descobrimento. Lindo, lindo, lindo!
É chocante descobrir que existem várias pessoas que sentem o mesmo que eu.. É um paradoxo.. desde sempre me fez sentido não pertencer a grupo nenhum.. mas agora sinto que pertenço.. É chocante.
Ou eu tenho superdotação, ou estou completamente enganado. De tudo que já ouvi sobre questões emocionais e psicológicas - e eu ouço muito, pois gosto do assunto -, isso foi a ÚNICA onde eu de fato me vi, me compreendi.. 😢
Um mês antes do meu irmão falecer eu pedi aos meus sobrinhos que se reaproximassem do pai pois tive um pressentimento ruim . O tempo passou e eu esqueci . Quando ele faleceu , meu sobrinho me lembrou da conversa que tivemos .
Lorena, excelente o video. Você pode dizer como foi a sua gestaçao? Digo,se nasceu prematura ou passou dos 9 mêses?
3 года назад+2
Eu nasci no tempo certo, alias minha mae nem sabe. Ela era muito jovem, nesta epoca nao dava pra saber direito. Mas meu filho nasceu 2 semanas antes prontinho ja. Por parto normal e saiu me olhando nos olhos 😁
Um dia faz um vídeo falando sobre seu aprendizado da língua francesa, como foram os primeiros anos. Vejo tantos livros em Francês na sua prateleira. (Eu não sei nada sobre Francês rs, talvez "Petit gâteau" "Zinédine Zidane", "Lavoisier", "Blaise Pascal") E o que significam estas três palavras? PRESTATIVO; INSISTENTE; INQUIETO. Como isso pode me sabotar? Se sou Prestativo com o outro, ele pode se aproveitar disso? Se sou Insistente, até entendo que isso não me faz avançar, pois insistir é fazer sempre a mesma coisa, mas se já fiz antes, o resultado pode ser o mesmo, a não ser que eu persista e tente de uma outra maneira. E a inquietude? É em relação aos próprios pensamentos? Eles me sabotam no sentido de que meu julgamento fica nebuloso, por tantos pensamentos.
3 года назад+1
Ehheheh muito bem observado Luciano !! Falo francês desde meus 12 anos de idade, portanto o aprendizado foi automatico. Inclusive falo melhor francês que português. As palavras que leu atras são os principais autosabotadores que havia encontrado em mim ha algum tempo atras. Mas que ja não mais tao presentes na minha vida. Guardo-os para me lembrar que sem equilibrio eles podem voltar a fazer parte da minha vida.
Oi. Eu fiz um teste de QI no hospital das clínicas e a psicóloga falou que meu percentil é um e tem outro número tbm. Eu gostaria de saber o que é percentil. Obrigado.
oi. obrigado por tudo. Como vc resolveu o fato de ser E.T? De sentir não pertencer a este mundo? Eu sei que pode ser pessoal, ou de cada um, mas vou arriscar, já que esta batendo em tudo...
Lorena eu te ouvindo falar de sua dificuldade, hoje não tenho diplomas completos de ciências, mas eu tenho um amigo desde 7 anos que meu pai me deu quando estava começando a ler este amigo e jesus Cristo, comecei a entender o quanto ele foi gente como nos , Aparti daí comecei ler tudo e estudar tudo, não sei muito mas o pouco que aprendi eu passo pra outra pessoa, só te encontrei porque eu tenho dóis netos gênios que estou acompanhando, um desponta pra letras e outro pra número. São fantásticos. Desde já eu te agradeço seu esforço e tua bondade. Deus abençoe!
Sobre os primeiros 5 min. Pode ser ao contrário segundo a teoria da desintegração positiva de Dabrowski dependendo de qual etapa de formação da personalidade esteja : a) integração primária: uma individualidade coesa e integrada, sem autorreflexão e conflitos internos, porém egocêntrica, para manutenção de posições de reconhecimento e poder, movida por impulsos inatos e primitivos, e voltada de forma irrefletida para o próprio prazer; se há altruísmo, empatia ou consideração, não são autênticos, e deixam de existir se as necessidades individuais não são atendidas, posto que as outras pessoas são vistas por esta como “boas” ou “más” conforme o sujeito as classifica por seu “nível de utilidade” Não concordo com o todo, acho que pessoas boas ou más são caracterizadas através do senso de justiça. Essa é uma boa pessoa com caráter ou não. Acredito que SD/AH (se eu for um) possam ser violentos em suas metas, sacrificando a si mesmo e não aceitam menos dos outros. Quando performático não pisa nos outros pra crescer mas utiliza bastante seu senso de justiça. Passei por isso no ensino médio e no exército até os 20 anos. Depois tudo mudou.
Mente curta, timida, ate epilepsia sub clinica, uma freira lá no Orfanato em que fiquei ate 12anos pediu que fossem retiradas 3 cças que ficavam se balançando (autistas)pq eu estava sentando com elas e balançando tbem .
Fica triste não, Lorena, eu, ao contrário de vc, não tenho o QI alto, mas nem por isso sou aceito pela maioria, aliás, me sinto excluído por não compartilhar gostos e hábitos muito populares, no entanto, consegui algumas coisas na vida que faria meu pai orgulho, pois tenho um bom emprego, uma família maravilhosas, e tento levar a vida virtuosa e digna... grande abraço...
O que eu faço sem nenhuma previsão de possibilidade de liberdade financeira com zero formação e pouca experiência de trabalho com ahsd? Por que eu não vejo pra onde ir
18:04 estou fazendo exames neuropsicologicos que vão esclarecer minha situação. Na minha opinião, ou é TDAH ou sou superdotada. Na pior das hipóteses, um pouco das duas coisas. Ai ai …
Descobrindo aos 39 anos... Certa vez, um chefe falou: Vc é muito inteligente. Rapidamente, respondi com educação: Vai tomar no c... kkkkk Ele ficou bravo, e eu sabia q ele podia até achar isso, mas falou pra tentar ganhar minha cumplicidade...
Nunca fiz teste de superdotação, porém sempre soube que era mais inteligente do que a média das pessoas na escola. Também nunca me senti “encaixado” no padrão comum e me sentia excluído. Hoje em dia, isso não é um grande problema pra mim e saber que posso explorar minha inteligência ao máximo me encoraja a aprender muitas coisas legais.
A pior vergonha da superdotação é parecer ser pretensiosa e ostensiva, como também, pensar rápido, fazer a leitura do mundo de modo diferente, decodificar as atitudes das pessoas e as mensagens subliminares, encontrar sempre as soluções e as respostas fora do padrão esperado, criar novos métodos, técnicas de resolução dos problemas.... Os olhares da alteridade são espantosos, estranhamentos...
É sim, e que se fodam. Passei e passo isso, mas em muitos momentos tive que abrir mão dessa auto proteção da minha imagem e da autorização dos demais pra poder dar voz ao que há em mim. As pessoas que lidem com isso como bem quiserem, por que que só eu tenho que lidar com o que elas pensam sobre mim?
vc falar e falar e explicar e ninguem entender, e demorar muuuuito tempo ate chegarem no seu raciocinio.
Escrevendo em meio a lágrimas aqui.. Ainda tá dificil sintetizar tudo que seu canal tem trazido a mim nesse momento.. Sou extremamente grato por ter tido essa iniciativa.. Suspeitei de algo assim há uns 4 anos e não encontrei nada parecido.. Teria me poupado de muito desgaste. Estou incrivelmente animado para mergulhar em todos vídeos daqui e seus materiais de referência. Desde já, gratidão por toda transformação já iniciada por aqui.
Tô gostando muito dos vídeos, Parabéns! Acho bonito quando alguém consegue descobrir a AH e ficar feliz. Eu estou em crise existencial pois esperava um diagnóstico diferente, tipo... Eu já não sabia quem eu era, agora me dizem que sou inteligente... peraí... Eu não quero ser inteligente, não quero que ninguém espere nada de mim, eu não vou mudar o mundo. Kkkkkkk mal tô dando conta de lavar a louça e fazer tarefas com meus filhos kkkkk... fiquei tipo " Era só o que me faltava na vida né, já tenho um monte de problema é agora dizem que sou superdotada!"
Opa, acho que vc precisa ver o ultimo video sobre a integraçao :) Precisando de acompanhamento estou aqui :)
Se serve de "consolo", eu ñ consigo nem se quer me relacionar por muito tempo com as pessoas, minha família é pq ñ tem outro jeito rsrsrs eles ñ podem ir embora de casa, mas às vezes eu penso q se eles pudessem iam kkkk
Gratidão 🙏 por existir e por ter tido a brilhante idéia de criar este canal para os superdotados adultos que muitas vezes navegam no escuro. Somos quase sempre incompreendidos, vistos muitas vezes como os donos do contrário (quando vemos a situação sob um outro enfoque). Esse formato onde você relata sua história de vida, seu dia-a-dia traz acalento e norteia a vida de muitos superdotados. Espero que essa chama nunca se apague e assim você possa ser a luz que muitos precisam enxergar no fundo do túnel a saída. Seja assim sempre luz! Muito sucesso em sua jornada!!!!!
Eu descobri aos 38 anos, ao fazer o teste da MENSA. Percebi que perdi muitos anos tentando me enquadrar no mundo e agradar a todos. Por insegurança não desenvolvi todo meu potencial. Acho que agora estou correndo atrás do prejuízo.
Como funciona o teste?
Tô no mesmo barco
Olá Bruno está conseguindo?
Passo por tudo isso tenho todas as características que ela já deu nos vídeos, porém ainda não consegui fazer o teste 😢
@@SyCassiae
@@filiperocha1465 e oq?
Meu filho foi diagnosticado recentemente AHSD, com dezenove anos depois de vários psicólogo e psiquiatra! Ele ainda está bastante confuso embora já evoluiu em várias aspectos.
Muito difícil para uma mãe ficar no achismo de vários profissionais. Quando argumentei que queria algo científico, laudos e me indicaram de fazer um teste neuropsicólogo. 🙏🏼 valeu todo investimento , muito sofrimento, o conhecimento liberta , e agora encontrei você Lorena,gratidão.
To gostando muito dos seus vídeos,cara,demorou 23 anos pra eu entender quem eu sou de verdade, é libertador
isso é um pouco de minha história,eu me saboto sempre!
❤ Adaptar-se para ser aceito, a auto-sabotagem, a intensidade… ❤ a intensidade!
Lorena, eu recebi meu laudo hoje e me identifiquei com MUITAS coisas que você falou. Já havia falado inúmeras vezes desse sentimento de extraterreste e não conseguia entender o porque, e agora as coisas começam a fazer sentido. Muito obrigado por compartilhar a sua experiência!
Estou aos prantos.
Muito, muito obrigada por esse vídeo.
Obrigada por compartilhar sua história.
É como se estivesse ouvindo a minha vida , fui relembrando cada situação.
Meu terapeuta sugeriu que pode ser minha condição. Então cheguei até você.
Realmente obrigada por se expor e compartilhar.
O que fazer agora???
Fica a sensação de frustração por não ter usado minha energia em algo melhor do que me adaptar e me reinventar para "caber " no mundo dos outros.
😭
Parabéns pelos vídeos Lorena! São muito esclarecedores! Eu confesso que tenho receio de fazer os testes... Não por confirmar a superdotação, mas receio que o resultado possa ser negativo e eu vá ficar sem respostas... :P
Esse medo é muito comum Fernando. Vale a pena continuar a sua busca antes de se decidir a passar ou nao os testes.
Você está sem respostas enquanto não faz a avaliação.
Fernando, você fez avaliações? Estou na dúvida entre fazer ou não. Gostaria de uma opinião de alguém que fez e teve resultados negativos… Gostaria de receber se a experiência da avaliação neuropsicológica foi útil, mesmo sem um diagnóstico.
@@giuliacampos5217 até hoje não fiz, ainda tenho muitas reflexões sobre esse assunto... A primeira é que estou em uma fase de minha vida, depois de casar e defender meu doutorado, em que não vejo motivação pra encontrar essa resposta. As facilidades que eu teria em minha vida, assim como as dificuldades que eventualmente tive, já ficaram no passado, e entendo que cheguei praticamente no mesmo lugar que teria chegado com uma identificação na infância, de qualquer forma. E se o resultado fosse negativo, nada mudaria.
Se minha filha apresentar sinais mais fortes, aí sim devo fazer o teste também para apoiá-la. Mas por hora, aprendi a conviver com incertezas :)
O que posso dizer sobre o teste é que cheguei a fazer uma sessão com uma neuropsicóloga, e apesar de não avançar para os testes, me senti muito confortável, como se lá eu não precisasse "esconder" as habilidades... Talvez isso seja uma coisa positiva para quem faz o teste...
Também tenho reflexões sobre o sentido em aplicar esses testes em qualquer pessoa, mas isso vou guardar pra mim por enquanto...
Incrível ouvir esse relato... A identificação é assustadora... Estou vivendo esse processo de encontrar o meu "código", logo mais terei a devolutiva do neuropsicólogo mas já deu todos os indícios de que tenho essa condição também. E como sofri até encontrar isso, como passeei (eu mesmo por ser médico e estudante de psiquiatria) por diversos CID F.xx e o DSM. Mas diferente da sua metáfora, sinto que encontrei o mar como na música "menino água-viva - léo fressato":
Fatídico fim caustico que para evitar
Menino água-viva eu te ofereço o mar
Menino água-viva pode nadar livre...
Obrigado e parabéns pelo conteúdo!
Obrigada por abrir meus olhos agora depois de muitos anos descobri porque era diferente dos meus irmãos e das outras pessoas ao meu redor. Por eu ser diferente eu era rejeitada por aquelas pessoas, mas algumas delas sabiam que eu era diferente, mas não podiam fazer nada por mim. Fui crescendo e cada vez mais me sentindo diferente. Até o dia que resolvi me ajustar com as pessoas que me cercavam, mas no fundo sempre diferente e vestindo uma máscara pensando que estava enganando as pessoas mas na verdade estava enganando a mim mesma. Bom esse sofrimento durou muitos anos. Fiquei com psicológico desajustado e sofrendo muito sem saber quem era eu me comparando com outras pessoas. Aí
o inesperado aconteceu sofri um AVC onde fiquei com meu lado esquerdo paralizado. Quando estava internada eu continuava sendo diferente dos outros internos. Um certo dia o médico parou na minha frente e ficou me olhando me deu um relatório para responder e me disse que talvez eu era Tdah pra quando tiver alta procurar um profissional. Durante o tempo internada eu percebi que ele dava uma atenção diferenciada pra mim, tanto que no dia da alta eu estava tomando sol num local aberto do hospital público. Eu comentei com minha irmã que me acompanhava no hospital, acho que sou a única paciente do hospital que o médico vem atrás para dar alta. Vcs já sabem como são os superlotados, fui pesquisar e descobri que a única semelhança era a hiperatividade e ansiedade. Bom e foi assim que me encontrei e me aceitei como superdotada. Obrigada pelo conteúdo do seu vídeo.
Tenho uma pergunta: quando bebê, a característica de não engatinhar, mas andar (ocorreu comigo aos 9 meses) está entre uma das habilidades do SD? Minha mãe sempre falava isso, que eu era esperta demais, que sai dos braços dela para o chão, dei dois passos caí e, em seguida, levantei e continuei andando, e não mais parei. Nunca fiz o teste, porém todas as características que você fala em seus programas batem comigo, o que sinto, o que faço para não demonstrar o perfeccionismo (já fui criticada demais). Meu cérebro é uma usina de ideias, e isso chega a me cansar. Meu prazer está na criação artística. Sou artista visual, especialista em neuropsicopedagogia (no decorrer do curso eu me descobri SD - a felicidade foi enorme), em história da arte, mas o fazer artístico é a minha realização. Infelizmente mamãe não estava mais entre nós para eu dizer a ela que finalmente eu havia descoberto acerca de mim, a partir dos seus comentários sobre minhas características incomuns na infância.
Agradeço-te muito! Recém descobri que sou superdotado e seus vídeos e outros afins estão me ajudando muito.
Muito obrigado Lorena, tu és um anjo de luz nesse mundo tão hostil!
Gratidão.
Tenho 72 anos e apesar de um médico ter dito pros meus pais quando eu ainda era bebê que em consequência da paralisia cerebral " eu não seria como as outras irmãs. Ficaria retardada ou superlotada". Quando fiz 7 anos ele disse que eu era superlotada e mandou por na escola.
Só fiquei sabendo disso aos 50 anos e só agora você me explicou o que é.
Você é a primeira pessoa que fala comigo com carinho. Não pode imaginar o bem que está me fazendo.
Gratidão. Gratidão. Gratidão.
Obrigada pela sua mensagem Celia 🥰
Incrível saber estes detalhes.Quando cça fazia exatamente assim. Só que pra dar continuidade ao "desempenho", faltava conhecimento.Hoje de posse de conhecimentos senti uma grande libertaçao ao ser vista e admirada por outro superdotado que nem sabe que é.
6:50 Caraca. Realmente... É isso mesmo. Adaptar para ser aceito/amado. Não tanto tentar adaptar para causar harmonia sem se anular.
Bom dia. Pra falar de modo bem resumido: primeiramente parabéns pelo excelente trabalho. Tenho a plena certeza de que vidas estão sendo modificadas pra melhor depois de seus vídeos. A compreensão e identificação com esses relatos tem impactado, com certeza, a milhares de pessoas. A empatia com que as informações são compartilhadas aqui, me fazem entrar em estado de "fluxo" com todos os demais relatos aqui em baixo e isso é maravilhoso. Não no sentido em que nos achemos de certa forma "especiais" ,mas sim de muitas maneiras livres de quaisquer esteriótipos ou "maquiagens". Cheguei em seu canal hoje, às 4h e até agora não parei de absorver esse esclarecedor conteúdo. Muitos, entendo eu, não têm a oprtunidade de se tratarem ou mesmo diagnosticarem da forma correta, e ficam às vezes, meio que ansiosos ou decepcionados demais consigo mesmos devido nosso país ser como é na questão de pessoas com altas habilidades. Peço humildemente, que traga novas pesquisas e novidades do ramo, pois a transformação de mentes é muito mais que evidente depois desse conteúdo. Que jornada linda a sua. Que sirva de inspiração para outros que necessitam tão ansiosamente por respostas. Obrigado, de verdade!
Adorei, muito obrigado pelo seu tempo e conteúdo!
☺️☺️
Me indentifiquei muito to amando os videos ♡♡♡ aqui to lembrando quando estava falando sobre rir na hora errado eu sempre ria na hora errada, e depois ficava cm vergonha, hoje eu consigo nao rir na hora errada mas depois que saio de perto eu fico a rir sozinha ai depois conto pra outras pessoas kkkk eu ja duas pessoas me perguntaram se eu era super dotada, uma so perguntou e a outra quando eu tava na escola eu nao lembro quem foi, mas falou que eu deveria ir em um meurologista pra fazer um teste de qi mas eu sempre achei que todos eles estavam doidos kkk enfim mas é muito bom saber da verdade mas ainda ainda estou na parte da aceitaçao ♡ vou compartilha esse video mt sucesso
Fico muito feliz que fez sentido pra vc ai. :) Nossa eu tbm ja ri demais na hora errada kkkk... Passava cada vergonha kkkk... Me segue pelo instagram tbm com o mesmo nome, todos os dias tem postagem por la :)
@ irei segui sim mt obrigada♡
Muito bonito seu posicionamento de se abrir assim e contar sua história! Te dou os parabéns 👏👏👏. E agradeço. A cada vídeo, você ajuda um monte de gente que se vê refletida nas suas palavras! 🙏
Gratidão por seu depoimento, Lorena! Me identifiquei muito!
Oi, Lorena. Me chamo Sidney e, apesar de te seguir há alguns meses, eu não conhecia esse vídeo. Me senti profundamente tocado e me identifiquei em praticamente tudo que ouvi. Só nao chorei por estar no trabalho. Em breve, pretendo fazer mentoria com você. Obrigado por compartilhar sua história e seu trabalho.
Me identifiquei com todas essas características e relatos, com execessao de ter que me adaptar aos outros. Na verdade eu nunca fiz questão de ser aceita ou adaptável,e isto de um tempo pra cá, talvez por conta da idade, foi me incomodando, cheguei a pensar comigo mesma: será que me acho auto suficiente? Será que isso é arrogância? Estes são alguns dos conflitos que tenho passado.
Muito bom trocar experiências, ajuda muitos.
Muito obrigado pelo seu relato. Espero um dia ter o diagnostico e conseguir o codigo tb.
Obrigado pelas palavras, professora Lorena. Estou no momento em que estou diante da possibilidade de fazer um teste e não quero, por achar muito pretensioso da minha parte supor que eu faço parte parte desse grupo
Não aguentei esse início, entrei em lágrimas. É só queria ser eu mesmo, eu simplesmente não consigo, eu não sei como ser eu mesmo, i feel diferent
Esse vídeo foi pra mim como uma peça a mais no quebra cabeça da minhas questões, já tinha achado algumas peças, mas essa foi importante (mas é aquele papo, não fiz teste de Q.I e jamais iria querer me colocar num rótulo que não me cabe, tenho até medo de postar isso e não ser superdotado, mas me identifiquei muito)
Sua coragem inspira. Vejo o mesmo processo em mim apenas olhando seu olhar... Minha mãe não percebeu e era professora. Apenas depois de uma terapeuta com filho ahsd negro ver seu filho em mim quando adulto me fez pensar na condição. Que ódio. Ferveu como lava incandescente... e secou numa ilha de coragem.
Acho que poucas pessoas tem conhecimento das características de superdotados então a maioria das pessoas julgam por não se comportar como a maioria.
Seja bem vindo por aqui Tiago ! Com certeza, a maioria das pessoas ignoram o modo de funcionamento dos superdotados e tem um olhar muito critico sobre eles.
18 anos. Desde Junho enfrentando o medo da não aceitação social. Descobri ontem a minha condição. Tudo se encaixou agora.
Fez o teste colega?
Eu daria tudo pra ser "normal", na média. Hj eu ñ dou é nada pra deixar de ser quem eu sou rsrs Ganhar significa q os outros vão "gostar" de vc só por isso, ou vão te julgar, invejar, ou coisas do tipo.
Eu tbm sempre me adaptei,e meio q sempre quis ser entendido mas aprendi,sabendo q tenho AH,q é mais ser aceito doq entendido
Lorena, estou amando seus vídeos, eu queria saber se dificuldade de se apaixonar por alguém também se constitui um sintoma de super dotação.
Legal vc falar da superdotação principalmente sua experiencia , tambem sou com todas essas caracteristicas ai , vantagens e desvantagens ,isolamento , dificuldades de socialização, pois muitos assuntos nao nos interesam por ser muitos banais mas o que mais se conversam. Sempre soube de ter uma capacidade intelectual superior, mas superdotado me aprofundei com vc. Fique com Deus.
Entender a superdotação é um grande passo para acolher as vantagens e desafios que ela traz 🌟. A superdotação, além de ser um poder, pode ser uma chave para transformar o isolamento em conexão com o que realmente importa. Se fizer sentido para você, participe da aula gratuita que vou publicar em breve, onde você encontrará mais insights para trilhar esse caminho. Até mais. Acesse aqui >> cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
Muito obrigado por esse vídeo, me atingiu em cheio. Fiquei muito emocionado, me identifico muito com seu depoimento. Mas eu tenho muito medo de fazer o teste justamente pelo medo excessivo de uma possível reprovação, tenho certeza que ficaria muito nervoso. Mas seus vídeos estão me fazendo criar coragem aos poucos, e poder enxergar uma luz ao final do túnel.
Bom dia. Acredito que descobri ha alguns dias com vc e outros no you tube..
É interessante está característica hereditária porque foram os profissionais que acompanham minha filha que tem dificuldade de inclusão no colégio devido à AH/SD que indicaram que eu poderia ser um. Algo confirmado recentemente no WAIS III e em outros testes. Estou neste processo de aceitação, ali na oscilação entre as etapas de raiva e de vergonha/pretensão 😒
Olá Fabiano, não entendi o porquê da raiva... Consegue me dizer por gentileza?!
seu conteúdo é muito bom, estou amando os vídeos!!
Obrigada Carol :)
Mds nunca me identifiquei tanto com uam fala igual vc falou agr me conectei muito com sua história!
Caramba, excelente esse seu vídeo. Parabéns por ter compartilhado.
Eu tenho uma dúvida!! Aqui no Brasil, eu tenho a sensação que ser inteligente é quase um defeito! É algo a ser escondido!! Não sei se é uma impressão minha, mas sempre tentei esconder esse título de "inteligente" principalmente porque eu via que ser inteligente não necessariamente era ser um super herói que sabe tudo e salva todo mundo! Mas, a dúvida é, na França, existe esse preconceito contra inteligencia? Parece que esse assunto de inteligencia deixa as pessoas desconfortáveis
Eu me sentia e me sinto como você sentia.
Tô tendo muita curiosidade a respeito desse assunto.
Ficaria muito feliz se eu fosse um superdotado!
Oii vídeo e conteúdo geral de super relevância pois carrega compreensão de quem vive a superdotaçao, obrigado mesmo por compartilhar suas experiências. Eu gostaria muito de indicações de profissionais que talvez sejam de seu conhecimento, psicólogos, terapeutas ou psiquiatras que possam me ajudar, gostaria de começar a fazer terapia mas não sei onde ou quem procurar.
Welissom Alves, Betim MG
Você tem TEA também? Seu relato sugere uma possível dupla excepcionalidade.
Esclarecedor, essa é a palavra!
Oi, Lorena! Satisfação em conhecer seu canal. Você conhece os vídeos do Ame sua sensibilidade? Os conteúdos se parecem com os que estão aqui. Tenho certeza de que eles irão enriquecer ainda mais o seu aprendizado sobre superdotação. Se possível, vale a pena conferir. Muito obrigada por compartilhar suas experiências. Abraço.
Ola querida, obrigada pela indicação. Minha proposta é trazer conteúdo menos conhecido no Brasil, para diversificar um pouco. Minha base é a literatura francesa, já que moro por aqui 🥰🥰.
@vc faz os testes???
Lorena, adorei! Obrigada pelos seus vídeos! 🙏🙏🙏
Sou paulistano, freguesia do Ó, quando mudei para Mogi das Cruzes, tivbe que mudar a forma de falar, pois, as pessoas daqui me achavam pretencioso, asoberbado, prepotente e etc. Adotei algo como, '"NOS VAI, NOIS FICA".
Kkk
Muito obrigado 🙏
O filme "FENÔMENO 2" mostra isso de duas maneiras muito belas. Com o George Maley e depois com o menino. É um belo filme. Se puder Lorena, assista. Tem no RUclips com baixa qualidade.
O filme "FENÔMENO" com John Travolta, também é um belo filme.
Agradecido por compartilhar Valdinei!
Você disse tudo, nossa estou emocionada, como você está me trazendo respostas necessárias. Gratidão!
Tinha uma mulher com traços altos de narcisismo e sociopatia com quem fui colega de trabalho e que tive certa proximidade no final da adolescência (uma pessoa que havia me colocado em alguns esparros que nao pude prever por falta de experiência de vida, mas que foram valiosos pra que eu passasse a identificar padrões que melhor me preservariam depois), e ela estava precisando aprender umas contas pra uma prova, e eu por coincidência sabia o conteúdo e me disponibilizei a ajudá-la. E ela me perguntou se eu pensava mesmo que ela ia perder o tempo dela estudando comigo, que eu era burra. Achei aquilo diferente, havia sido a primeira e até então única vez que alguém tinha me chamado assim, mesmo que o achassem, ao menos não tinham verbalizado daquela forma. Eu dei uma risada contida e surpresa, quase perguntando a mim mesma, "eu, burra?". De certo modo, ela tinha razão, porque já havia me feito de besta algumas vezes. 😂😂 Depois fiquei buscando comprovações de que eu era burra mesmo. E como eu nao estava trabalhando pra Nasa, nao estava estribuchada de dinheiro, nao tinha passado em primeiras colocações em concursos públicos, ou nao tinha descoberto uma teoria como a da relatividade, penso que ela tinha toda razão mais uma vez. 😂 Quanto à resposta que eu dei a ela lá na hora (já que se tratava de uma pergunta referida à mim), levei na brincadeira com uma pitada de deboche, lhe disse que eu sabia como fazer as contas, e ela não, afinal quem ali era um pouquinho mais burra entre nós?
na quarta série minha professora me levou na diretoria e mostrou a minha redação para a diretora, eles elogiaram e ficou por isso mesmo, eu não havia entendido, mas eu escrevia muito bem e era muito criativo.
Muito lindo o seu depoimento. Me identifiquei em alguns pontos e admirando sua força e nobreza em enfrentar os ônus desse processo de descobrimento.
Lindo, lindo, lindo!
Eu não sei se superdotado mas gosto de todas as matérias , gosto de muitas coisas .
É chocante descobrir que existem várias pessoas que sentem o mesmo que eu.. É um paradoxo.. desde sempre me fez sentido não pertencer a grupo nenhum.. mas agora sinto que pertenço.. É chocante.
Obrigado menina!
Ou eu tenho superdotação, ou estou completamente enganado.
De tudo que já ouvi sobre questões emocionais e psicológicas - e eu ouço muito, pois gosto do assunto -, isso foi a ÚNICA onde eu de fato me vi, me compreendi.. 😢
Oi Lorena, que idade tem seu filho e com que idade vc teve seu diagnóstico? Minha filha tem 8 anos e acabamos de obter o laudo de Altas Habilidades.
Meu filho é de 2014, ele foi identificado muito cedo, com 4 anos.
Um mês antes do meu irmão falecer eu pedi aos meus sobrinhos que se reaproximassem do pai pois tive um pressentimento ruim . O tempo passou e eu esqueci . Quando ele faleceu , meu sobrinho me lembrou da conversa que tivemos .
Lorena, excelente o video. Você pode dizer como foi a sua gestaçao? Digo,se nasceu prematura ou passou dos 9 mêses?
Eu nasci no tempo certo, alias minha mae nem sabe. Ela era muito jovem, nesta epoca nao dava pra saber direito. Mas meu filho nasceu 2 semanas antes prontinho ja. Por parto normal e saiu me olhando nos olhos 😁
Um dia faz um vídeo falando sobre seu aprendizado da língua francesa, como foram os primeiros anos. Vejo tantos livros em Francês na sua prateleira. (Eu não sei nada sobre Francês rs, talvez "Petit gâteau" "Zinédine Zidane", "Lavoisier", "Blaise Pascal")
E o que significam estas três palavras?
PRESTATIVO;
INSISTENTE;
INQUIETO.
Como isso pode me sabotar?
Se sou Prestativo com o outro, ele pode se aproveitar disso?
Se sou Insistente, até entendo que isso não me faz avançar, pois insistir é fazer sempre a mesma coisa, mas se já fiz antes, o resultado pode ser o mesmo, a não ser que eu persista e tente de uma outra maneira.
E a inquietude? É em relação aos próprios pensamentos? Eles me sabotam no sentido de que meu julgamento fica nebuloso, por tantos pensamentos.
Ehheheh muito bem observado Luciano !! Falo francês desde meus 12 anos de idade, portanto o aprendizado foi automatico. Inclusive falo melhor francês que português. As palavras que leu atras são os principais autosabotadores que havia encontrado em mim ha algum tempo atras. Mas que ja não mais tao presentes na minha vida. Guardo-os para me lembrar que sem equilibrio eles podem voltar a fazer parte da minha vida.
Oi. Eu fiz um teste de QI no hospital das clínicas e a psicóloga falou que meu percentil é um e tem outro número tbm.
Eu gostaria de saber o que é percentil.
Obrigado.
oi. obrigado por tudo. Como vc resolveu o fato de ser E.T? De sentir não pertencer a este mundo? Eu sei que pode ser pessoal, ou de cada um, mas vou arriscar, já que esta batendo em tudo...
Se a pessoa é adulta e não sabe que é superdotada, é porque ela não é superdotada, simples assim.
Lorena eu te ouvindo falar de sua dificuldade, hoje não tenho diplomas completos de ciências, mas eu tenho um amigo desde 7 anos que meu pai me deu quando estava começando a ler este amigo e jesus Cristo, comecei a entender o quanto ele foi gente como nos , Aparti daí comecei ler tudo e estudar tudo, não sei muito mas o pouco que aprendi eu passo pra outra pessoa, só te encontrei porque eu tenho dóis netos gênios que estou acompanhando, um desponta pra letras e outro pra número. São fantásticos. Desde já eu te agradeço seu esforço e tua bondade. Deus abençoe!
Sobre os primeiros 5 min. Pode ser ao contrário segundo a teoria da desintegração positiva de Dabrowski dependendo de qual etapa de formação da personalidade esteja :
a) integração primária: uma individualidade coesa e integrada, sem autorreflexão e conflitos internos, porém egocêntrica, para manutenção de posições de reconhecimento e poder, movida por impulsos inatos e primitivos, e voltada de forma irrefletida para o próprio prazer; se há altruísmo, empatia ou consideração, não são autênticos, e deixam de existir se as necessidades individuais não são atendidas, posto que as outras pessoas são vistas por esta como “boas” ou “más” conforme o sujeito as classifica por seu “nível de utilidade”
Não concordo com o todo, acho que pessoas boas ou más são caracterizadas através do senso de justiça. Essa é uma boa pessoa com caráter ou não.
Acredito que SD/AH (se eu for um) possam ser violentos em suas metas, sacrificando a si mesmo e não aceitam menos dos outros. Quando performático não pisa nos outros pra crescer mas utiliza bastante seu senso de justiça.
Passei por isso no ensino médio e no exército até os 20 anos. Depois tudo mudou.
Mente curta, timida, ate epilepsia sub clinica, uma freira lá no Orfanato em que fiquei ate 12anos pediu que fossem retiradas 3 cças que ficavam se balançando (autistas)pq eu estava sentando com elas e balançando tbem .
É normal quando as pessoas descobrem isso em você,elas se afastarem?
Eu só quero saber se sou superdotada para eu saber qual é mesmo o motivo de eu ser como eu sou e se eu apenas sou doente mental
Fica triste não, Lorena, eu, ao contrário de vc, não tenho o QI alto, mas nem por isso sou aceito pela maioria, aliás, me sinto excluído por não compartilhar gostos e hábitos muito populares, no entanto, consegui algumas coisas na vida que faria meu pai orgulho, pois tenho um bom emprego, uma família maravilhosas, e tento levar a vida virtuosa e digna... grande abraço...
Faltou dizer o que vai mudar. Contou o que vc passou. Mas diga, pfv, o que muda para o bem depois de se descobrir e se aceitar.
0:49 Né. hehe
Existe algum teste disponível na web?
Lorena preciso muito de ajuda por favor pra me organizar sinto TD isso
Me envie um email : cerebroemebulicao@gmail.com
Esse livro tem em português?
Ele ainda não é traduzido, mas espero que em breve sera.
O que eu faço sem nenhuma previsão de possibilidade de liberdade financeira com zero formação e pouca experiência de trabalho com ahsd? Por que eu não vejo pra onde ir
18:04 estou fazendo exames neuropsicologicos que vão esclarecer minha situação. Na minha opinião, ou é TDAH ou sou superdotada. Na pior das hipóteses, um pouco das duas coisas. Ai ai …
Idem... em cada virgula...
Procure por dupla excepcionalidade
🙏🙏🙏🙏
Descobrindo aos 39 anos... Certa vez, um chefe falou: Vc é muito inteligente. Rapidamente, respondi com educação: Vai tomar no c... kkkkk Ele ficou bravo, e eu sabia q ele podia até achar isso, mas falou pra tentar ganhar minha cumplicidade...
❤
❤
Eu me sinto como uma árvore rosa em meio a um gramado verde ksksk
Fui descobrir agora com 29 anos, com familia filho sem profissão achando que eu era o unico... agora me resta correr atras do tempo perdido
Com certeza!
Conseguiu fazer quais testes colega?
moça seus vídeos me assustam por quê você me descreve
Vc se dá demais ou se exclui!
Nunca fiz teste de superdotação, porém sempre soube que era mais inteligente do que a média das pessoas na escola.
Também nunca me senti “encaixado” no padrão comum e me sentia excluído.
Hoje em dia, isso não é um grande problema pra mim e saber que posso explorar minha inteligência ao máximo me encoraja a aprender muitas coisas legais.
O que eu tenho de inteligência intelectual eu tenho de burrice em relacionamentos amorosos 😂 (rindo de nervosa)
Provavelmente vai me tornar idiota