Esse filme é muito bom. Lembro de ficar arrepiado em quase todas as cenas da Natalie Portman dançando. Aquela hora que os olhos dela estão vermelhos, então. Filmaço!
o terceiro ato desse filme é uma das coisas mais perfeitas que já vi no cinema. [SPOILER] e eu acho esse final ESPETACULAR: ela falando "I was perfect" a tela ficando branca, aquela trilha incrível, o público aplaudindo e cantando o nome dela "Nina! Nina! Nina!..." eu interpretei que ela reprimiu tanto esse outro lado dela, que quando saiu, saiu de uma forma que ela perdeu a cabeça e não soube lidar com essa transição desse lado mais inocente pra esse lado mais "Cisne Negro". Ela acabou se doando em nome da perfeição, ela mata quem ela é pra ser o cisne negro e aquele finalzinho que ela fala "I was perfect" foi meio que um último suspiro de vida do cisne branco (ela), pra finalmente dizer que conseguiu chegar na perfeição, mas isso custou a morte dela.
Esse filme lembra muito o filme Perfect Blue do Satoshi Kon (inclusive o Aronofsky é fã e já o "referenciou" numa cena de Requiem For A Dream). Recomendo MUITO!
O diretor chegou a falar numa entrevista que ele havia ou comprado os direitos ou que era fã do anime e que as "coincidências" entre seu filme e a obra de Kon eram, na verdade, uma homenagem...
Assisti esse filme no cinema e totalmente por acaso e desavisado. Tipo "que cartaz bacana...opa falta 5min. Simbora!" Lembro que saí da sala perplexo e ao mesmo tempo maravilhado. Inesquecível!
"A única pessoa no seu caminho, é você mesma." Cada vez que eu assisto esse filme eu reparo em uma coisa diferente. Acho que todo mundo que é do ramo da arte vai se identificar um pouquinho com a Nina. Ela é uma menina frígida e extremamente tímida, mas que lá no fundo guarda uma mulher de personalidade bem forte. Ela quer liberar esse lado agressivo e sedutor dela, e precisa dele pra incorporar o cisne negro, porém está presa nos limites da própria mente dela. Eu tenho uma certa teoria de que as pessoas nascem com uma "lâmpada" dentro dela. Essa lâmpada seria a personalidade artística da pessoa, a que realmente SENTE as coisas. Você nasce com ela apagada, e nem sempre ela se acende. Acontece com pouquíssimas pessoas. (Que nem chega a ser um número pequeno de se olhar, mas se torna pequeno em contraste com a quantidade total de pessoas no mundo). As pessoas que têm essa lâmpada apagada, seriam as que eu chamo de "rústicas". Porque a vida é muito metódica: Você nasce, depois entra na escola, conhece pessoas, sai nos finais de semana, entra na adolescência, arranja uns namoricos, depois vai pra a faculdade, se forma, arruma um emprego, casa, tem filho, se aposenta e fica esperando a morte chegar. E durante toda a sua vida você não para pra pensar sobre ela, pra senti-la. Por isso que falam que a vida é curta. E tem as pessoas de personalidade artísticas... Que podem até levar uma vida assim, que aparente ser rústica, mas que quando ouve uma canção, por exemplo, ela realmente a SENTE. As pessoas rústicas apreciam arte, mas não a sentem. Como ouvir uma música e não só gostar, é AMA-LA. Deixar ela tocar seu corpo e entrar em você pelos póros da pele... Passear pelos seus órgãos e rasgar uma parte de você que fisicamente não existe, pra poder entrar nas suas vísceras, suas entranhas, a parte mais íntima de você. E a Nina era assim... Ela sentia necessidade de acender a luz dentro dela, mas era prisioneira do próprio medo. Medo de ser livre!
Marcos, muito obrigado por você ter me proporcionado, e a outros como eu, a emoção de ouvir a crítica do Tiago sobre este filme. Eu vivi para assistir ao Tiago falando sobre "Cisne Negro". Valeu, Marcos!! Valeu, Tiago!!!
*este filme resultou em muitas análises psicanalíticas, principalmente se for olhar do prisma da relação mãe e filha que neste caso além de caótica é doentia!*
Finalmente! Meu filme favorito! Pra quem não sabe, o filme que inspirou Cisne Negro foi a animação japonesa: Perfect Blue, do genial Satoshi Kon - assim como seu outro filme Requiem For a Dream, Assistam.
Esse filme é sensacional, o Darren Arronofsky é um dos meus diretores favoritos, definitivamente ele não tem filme ruim! Lembro que torci muito pra Natalie Portman ganhar o Oscar de melhor atriz. Obrigada por essa excelente crítica!
Me lembro de sair da sala em êxtase com esse filme!Fui só ao cinema, porque não tinha companhia e não me arrependi nem um pouco.A Nina do Cisne Negro permaneceu em mim por um bom tempo.🖤
SPOILER Meu entendimento sobre o final é que ela finalmente atingiu seu objetivo e pagou o preço por isso. Ela queria realizar sua performance de bailarina com perfeição, ela queria ser perfeita, mas para apresentar como o diretor queria, ela deveria perder o controle e se tornar imperfeita, corromper seu lado puro e estava disposta a isso em nome da perfeição. Ela não só interpretou, mas viveu a história de seu show. Se transformou nos personagens, e assim como o Lago dos Cisnes é um ballet sobre um cisne agonizando até a morte, ela matou seu lado perfeito, seu eu cisne branco para atingir a tão sonhada (in)perfeição. A obsessão pela perfeição a levou à ruína. No fim ela finalmente deu vida ao cisne negro matando seu corpo e sua alma.
Acho que no final ela mata o "outro" lado, integrando ele. Não faz diferença se o banco ou o negro, mas fica implícito ser o lado negro, já que Lily parece representar o cisne negro, simbolicamente. Ela integra os dois cisnes e atinge a perfeição (é a apoteose alquímica dela), não há mais conflito, ela é os dois. Como ela tinha acabado de interpretar e mostrar o cisne negro, a luz branca mostra que o branco está presente dentro dela (aí acho que é só construção de narrativa, pra não parecer que o branco tinha morrido). E o preço da perfeição é o sacrifício. Então se for falar em cores ela no final do filme está alvinegra... Ela sofreu tanto que terminou como torcedora do botafogo, é uma história trágica.
O final deste filme e simplesmente inesquecível e quando acabou e a tela se iluminou eu já estava de queixo caído eu não esperava aquilo!!! Natalie Portman está espetacular nesta obra prima
Eu estava esperando muito pelo momento que vc comentasse sobre filmes fora das estreias. Tá demais seu novo formato, Tiago. Muito obrigada pelo seu trabalho, aprendo muito com vc. Sucesso!
Nem acreditei quando vi a notificação 😍 Tinha muita vontade de ouvir crítica desse filme no seu canal. Amo muito esse filme e já devo de fato ter visto umas dez vezes. E a cada vez, vejo algo que não tinha visto antes. É perfeito. Fiquei pensando em qual seria a nota que daria, e foi incrível o final com seus bonequinhos 💚💚💚💚. Ótima análise, abraço
Que alegria acordar com vídeo seu❤️❤️ Tiago, vai ter crítica de West side story? Mesmo flopando horrores achei lindo demais e o spielberg merece mt reconhecimento por esse filme
Finalmente o meu sonho de ver a crítica desse filme aqui no canal se realizou! Na minha humilde opinião esse foi o filme da década de 2010. É absolutamente impecável, Natalie Portman fez um trabalho extraordinário nesse filme, se entregou de corpo e alma mesmo, e é uma da melhores interpretações que eu já vi na vida. Aronoksy merecia demais o Oscar de melhor direção naquele ano, é um crime ele não ter ganhado por esse trabalho brilhante que exige muito talento de quem tá por trás das câmeras. É uma obra muito carregada emocionalmente, a sensação que eu tenho tanto enquanto ainda assisto quanto dps de assistir é que sugaram todas as minhas energias, mesmo sentimento de magnólia (só que este último quase sufoca). Trilha sonora, direção de arte, figurino etc todos primorosos. Irretocável! Ps: Tiago, quando quiser fazer a crítica de magnólia tamo aí hein.
Falo com segurança que a atuação da Natalie Portman neste filme é uma das melhores da história do cinema! Falando de ótimas atuações, temos a de Charlize Theron em Monster (2003), Katy Bates em Misery (1990), Vivien Leigh em ...E o Vento Levou (1939) e Uma Rua Chamada Pecado (1951), Jodie Foster, Anthony Hopkins e Ted Levine (um dos maiores esnobes da história!!!) em O Silêncio dos Inocentes (1991)... Todos dão ótimas críticas, inclusive fica a sugestão.
Kill Bill é um dos meus filmes favoritos. lembro até hoje de como me senti quando sai do cinema. Eu estava eufórico, empolgado demais, falando pra todo mundo o que tinha acabado de assistir. Poucas vezes consegui reproduzir essa sensação novamente. Por isso Kill Bill é tão marcante pra mim. Tava sentindo falta da crítica dele aqui no canal. Poder contribuir pra essa crítica sair foi um privilégio. Tiago, obrigado pela oportunidade. Você é fera demais! Já estou contando os dias para o volume 2. 👏👏
Cara, o final do filme eu interpretei como ela colocando o cisne branco no lugar dele, e deixando o negro sair para respirar, pq o branco estava sempre o sufocando, tanto que nos bastidores já transformada ela respira sempre muito profundamente, ela tira a casquete do rosto com aquela agonia de quem não consiga respirar direito em muito tempo, então ela fere o branco mas não o suficiente para matá-lo naquele momento, no final ela volta para encerrar com todo o resto que sufocava ela internamente como externamente, tanto que ela olha para a mãe no último momento, que era a última coisa que amarrava ela e cai para morrer, missão cumprida ela atingiu aquilo que ela mais almejava, a perfeição, e aquela luz pra mim seria ela encontrando finalmente a Paz interna...na morte, então tudo fica preto.
Tiago , não acredito que vc fez essa crítica. Estava eu esses dias querendo rever Cisne negro mas antes vim procurar sua crítica e não achei. Fiquei super triste pois amo esse filme e agora finalmente ele tem sua crítica hahahah. Arrasou mais uma vez 😘
Que análise completa. Tenho o DVD e blu-ray, fui 3x ver na telona. Nunca falhou em me arrepiar naquele ato final. Eu literalmente quis aplaudir. O tanto de temáticas e subtramas e signos e inter-relações significativas para a trama que o Aronofsky coordenou nesse filme me assombra.
Tiago, ainda não tenho condições de apadrinhar uma critica, mas meu sonho é ver você falando sobre Argo de 2013 e The Dark Knight de 2008. Amo demais esses filmes e adoraria saber seu olhar sobre eles.
Pra mim ela ficou tão em conflito entre os dois lados dela que acabou se cortando e após a apresentação acabou morrendo porque estava sangrando e não notou. Ela atingiu a perfeição, mas custou a vida dela.
Ô Tiago, tô tão feliz de ver sua crítica sobre esse filme! É um dos meus favoritos! Feliz demais pela nova fase do canal! E que crítica incrível! Muito sucesso!
Cisne Negro é um do meus favoritos, top 3 filmes que me fizeram gostar de cinema. E se eu puder dar uma recomendação há uma análise do filme de um canal Gorila Branco (nem sei se esse canal existe ainda). Mas a interpretação dele é bastante perturbadora, porém faz todo sentido.
Sensacional Tiago! De tantas críticas que vi a esse filme nunca tinha visto alguém falar da cor branca nos créditos finais e também nunca tinha me atentado a isso.
Eu AMO esse filme. Nota 10 mais do que merecida. E respondendo... quando a tela vai ficando branca, no final, eu não havia interpretado dessa forma que vc. Achei que era somente a tela embranquecendo mesmo, depois de ela morrer como - agora - o cisne negro (tipo, com a visão embaçando, de ela estar morrendo). Mas interessante a sua interpretação. Pode ser interpretado tbm, como um último suspiro do cisne branco, agora que o cisne negro tinha tomado conta dela. Enfim... Ótimo vídeo como sempre, Tiago.
Oiee Tiago !!! Só quero que vc saiba que estou amando essas sequências dos vídeos! Excelentes escolhas e foi uma ótima ideia de vc investir no seu conhecimento e atender o público. Sempre desejei que vc falasse a respeito de Black Swan e Drive e finalmente (10 anos depois) isso aconteceu kkkk antes tarde do que nunca. Amo e admiro seu trabalho e fico MT feliz por essa sua volta ❤
Tiago eu sou simplesmente apaixonado pelo seu trabalho, você me fez amar cinema como eu nunca imaginei que amaria um dia, obrigado por nos proporcionar esse entretenimento maravilhoso, um dia quero ter a honra de patrocinar uma review no seu canal, você é incrível!!!
Esse filme é um gatilho pra quem sofreu ou sofre de abuso emocional. Isso passa batido pra mta gente, mas pra quem sofreu isso causa um mal estar difícil de explicar.
Esse filme é perfeito em todos os sentidos, eu chorei nesse final, tem tantas interpretações sobre os aspectos psicológicos do filme. Esse filme até a cena dos créditos finais é perfeita!!! De vez em quando eu visito esse filme! É genial
Boa tarde Tiago, lhe acompanho há tempos e agradeço muito suas críticas, sempre excelentes. Não tenho como patrocinar mas assisti PIG e fiquei emocionado. Seria um ótimo vídeo. Obrigado!
Estava ansioso por um ótimo crítico como vc fazer um vídeo sobre esse filme. É meu filme preferido, a melhor atuação da Natalie Portman pra mim e um elenco muito bom. Um estudo muito profundo e tenso sobre personagens e comportamentos. Amei a crítica
Parabéns pela análise Thiagão!!! Uma nota dez merecido.
3 года назад
Na época eu assisti e amei, mas disse que nunca mais assistiria de novo pq achei pertubador. Agora que rever para analisar os pontos que vc colocou Tiago!! Amei sua crítica e ele é um dos meus tops!
Esse filme é muito bom. Lembro de ficar arrepiado em quase todas as cenas da Natalie Portman dançando. Aquela hora que os olhos dela estão vermelhos, então. Filmaço!
Aêêê, Serjão! Um cabeça de gasolina refinado 👏🏻👏🏻😉
Eita, o Serjão por aqui kkkkkk
Q da hora
O mesmo aqui. Eu tenho o filme salvo e as vezes eu dou play só no ato do Cisne Negro que a Natalie fez perfeitamente.
Tiagão, fico feliz por ter retornado com tudo ao canal. Espero que esteja bem. Grande abraço!!!
Dois 👏🏾👏🏾👏🏾
Ele disse que está apaixonado. Ajuda bastante :)
o terceiro ato desse filme é uma das coisas mais perfeitas que já vi no cinema.
[SPOILER] e eu acho esse final ESPETACULAR: ela falando "I was perfect" a tela ficando branca, aquela trilha incrível, o público aplaudindo e cantando o nome dela "Nina! Nina! Nina!..."
eu interpretei que ela reprimiu tanto esse outro lado dela, que quando saiu, saiu de uma forma que ela perdeu a cabeça e não soube lidar com essa transição desse lado mais inocente pra esse lado mais "Cisne Negro". Ela acabou se doando em nome da perfeição, ela mata quem ela é pra ser o cisne negro e aquele finalzinho que ela fala "I was perfect" foi meio que um último suspiro de vida do cisne branco (ela), pra finalmente dizer que conseguiu chegar na perfeição, mas isso custou a morte dela.
Essa lógica faria muito sentido, se o diretor não tivesse revelado que na verdade ela não morreu nesse final
@@natalycosta5080 Onde isso?
@@hisagamba amiga não sei te dizer, mas ele já revelou isso faz muito tempo. Pesquisa aí que é fácil de achar. Foi numa entrevista
@@natalycosta5080 obrigada
Concordo com você, mas acho que ela não morreu no final.
Meu Deus! Esse filme é sensacional. Que legal ver mais uma crítica de filmes não tão atuais. Continua Thiago!
Esse filme lembra muito o filme Perfect Blue do Satoshi Kon (inclusive o Aronofsky é fã e já o "referenciou" numa cena de Requiem For A Dream). Recomendo MUITO!
O diretor chegou a falar numa entrevista que ele havia ou comprado os direitos ou que era fã do anime e que as "coincidências" entre seu filme e a obra de Kon eram, na verdade, uma homenagem...
Perfect Blue é inesquecível! Tanto quanto Black Swan.
Não vi Perfect Blue :(
@@tiagobelotti, vale muito a pena
@@tiagobelotti Perfect Blue é imperdível, como o amigo disse, vale muito a pena
Senti muita falta dos vídeos, melhor crítico de filmes cara. Não tem ninguém que tenha esse olhar para os filmes que ele tem. Muito bom que voltou!!
Assisti esse filme no cinema e totalmente por acaso e desavisado. Tipo "que cartaz bacana...opa falta 5min. Simbora!" Lembro que saí da sala perplexo e ao mesmo tempo maravilhado. Inesquecível!
Muito legal ver críticas de filmes antigos! Parabéns pelas sempre ótimas críticas!
"Sempre histórias tão leves, coloridas...." chorei... hahahahahaha esse combo de deboche, ironia e sarcasmo... 🤣👌
Muito booooom, esse filme é tudo mesmo!!
Sou da época que alô da vez, era em todos os vídeos, inclusive já fui citada em um... nostalgia kkk
Também já, foi uma sensação incrível hahaha
@@santiagoc7154 bons tempos kkkkk
"A única pessoa no seu caminho, é você mesma."
Cada vez que eu assisto esse filme eu reparo em uma coisa diferente. Acho que todo mundo que é do ramo da arte vai se identificar um pouquinho com a Nina. Ela é uma menina frígida e extremamente tímida, mas que lá no fundo guarda uma mulher de personalidade bem forte. Ela quer liberar esse lado agressivo e sedutor dela, e precisa dele pra incorporar o cisne negro, porém está presa nos limites da própria mente dela. Eu tenho uma certa teoria de que as pessoas nascem com uma "lâmpada" dentro dela. Essa lâmpada seria a personalidade artística da pessoa, a que realmente SENTE as coisas. Você nasce com ela apagada, e nem sempre ela se acende. Acontece com pouquíssimas pessoas. (Que nem chega a ser um número pequeno de se olhar, mas se torna pequeno em contraste com a quantidade total de pessoas no mundo). As pessoas que têm essa lâmpada apagada, seriam as que eu chamo de "rústicas". Porque a vida é muito metódica: Você nasce, depois entra na escola, conhece pessoas, sai nos finais de semana, entra na adolescência, arranja uns namoricos, depois vai pra a faculdade, se forma, arruma um emprego, casa, tem filho, se aposenta e fica esperando a morte chegar. E durante toda a sua vida você não para pra pensar sobre ela, pra senti-la. Por isso que falam que a vida é curta. E tem as pessoas de personalidade artísticas... Que podem até levar uma vida assim, que aparente ser rústica, mas que quando ouve uma canção, por exemplo, ela realmente a SENTE. As pessoas rústicas apreciam arte, mas não a sentem. Como ouvir uma música e não só gostar, é AMA-LA. Deixar ela tocar seu corpo e entrar em você pelos póros da pele... Passear pelos seus órgãos e rasgar uma parte de você que fisicamente não existe, pra poder entrar nas suas vísceras, suas entranhas, a parte mais íntima de você. E a Nina era assim... Ela sentia necessidade de acender a luz dentro dela, mas era prisioneira do próprio medo. Medo de ser livre!
Marcos, muito obrigado por você ter me proporcionado, e a outros como eu, a emoção de ouvir a crítica do Tiago sobre este filme. Eu vivi para assistir ao Tiago falando sobre "Cisne Negro". Valeu, Marcos!! Valeu, Tiago!!!
*este filme resultou em muitas análises psicanalíticas, principalmente se for olhar do prisma da relação mãe e filha que neste caso além de caótica é doentia!*
Finalmente! Meu filme favorito! Pra quem não sabe, o filme que inspirou Cisne Negro foi a animação japonesa: Perfect Blue, do genial Satoshi Kon - assim como seu outro filme Requiem For a Dream, Assistam.
Adoreeei que você fez desse filme, Tiago!
Faz sobre Precisamos falar sobre Kevin :)
Espero que esteja bem 😊
Mto boa! 😃 Sonhando q apareça logo alguém pra patronear essa crítica! 🤝
Esse filme é sensacional, o Darren Arronofsky é um dos meus diretores favoritos, definitivamente ele não tem filme ruim! Lembro que torci muito pra Natalie Portman ganhar o Oscar de melhor atriz. Obrigada por essa excelente crítica!
Acho que já ficou Redundante falar sobre quão Majestosa é a Atuação da Natalie Portman. 💖💖💖👏👏👏
Me lembro de sair da sala em êxtase com esse filme!Fui só ao cinema, porque não tinha companhia e não me arrependi nem um pouco.A Nina do Cisne Negro permaneceu em mim por um bom tempo.🖤
SPOILER
Meu entendimento sobre o final é que ela finalmente atingiu seu objetivo e pagou o preço por isso. Ela queria realizar sua performance de bailarina com perfeição, ela queria ser perfeita, mas para apresentar como o diretor queria, ela deveria perder o controle e se tornar imperfeita, corromper seu lado puro e estava disposta a isso em nome da perfeição.
Ela não só interpretou, mas viveu a história de seu show.
Se transformou nos personagens, e assim como o Lago dos Cisnes é um ballet sobre um cisne agonizando até a morte, ela matou seu lado perfeito, seu eu cisne branco para atingir a tão sonhada (in)perfeição. A obsessão pela perfeição a levou à ruína. No fim ela finalmente deu vida ao cisne negro matando seu corpo e sua alma.
Amando esse novo formato de você colocar interpretações (ou até mesmo spoilers) depois da nota!
Tiago, também tem um detalhe no design de som desse filme que é quando ela tá dançando, parece um som de penas batendo, é bem sútil e muito bom.
Acho que no final ela mata o "outro" lado, integrando ele. Não faz diferença se o banco ou o negro, mas fica implícito ser o lado negro, já que Lily parece representar o cisne negro, simbolicamente. Ela integra os dois cisnes e atinge a perfeição (é a apoteose alquímica dela), não há mais conflito, ela é os dois. Como ela tinha acabado de interpretar e mostrar o cisne negro, a luz branca mostra que o branco está presente dentro dela (aí acho que é só construção de narrativa, pra não parecer que o branco tinha morrido). E o preço da perfeição é o sacrifício. Então se for falar em cores ela no final do filme está alvinegra... Ela sofreu tanto que terminou como torcedora do botafogo, é uma história trágica.
Perfeita explanação colega. No final ela se tornou alvinegra! Estou chorando aqui🤣
Nenhum sofrimento pode ser pior que torcer pro Botafogo 🤣🤣🤣🤣
Ou Vasco.
Acho que a personagem tem psicose ou esquizofrenia.
O final deste filme e simplesmente inesquecível e quando acabou e a tela se iluminou eu já estava de queixo caído eu não esperava aquilo!!! Natalie Portman está espetacular nesta obra prima
O filme é espetacular, um dos meus favoritos, não sei como o Oscar não premiou melhor filme essa obra prima.
Perfect Blue q serviu de mta base pra esse filme é incrível
Bom Dia Tiago, Nada Melhor do que Amanhecer com você falando sobre esse Clássico. 😄💖💖💖
9:55 Spoiler
Você acha mesmo que o fato do filme terminar com a tela branca enquanto a Nina estava ferida Significa que ela Morreu Mesmo?
Eu estava esperando muito pelo momento que vc comentasse sobre filmes fora das estreias. Tá demais seu novo formato, Tiago. Muito obrigada pelo seu trabalho, aprendo muito com vc. Sucesso!
Que maravilha ver uma crítica de um clássico! Que coisa boa você de volta!!! Desejo que continue! Natalie maravilhosa!
Nem acreditei quando vi a notificação 😍 Tinha muita vontade de ouvir crítica desse filme no seu canal. Amo muito esse filme e já devo de fato ter visto umas dez vezes. E a cada vez, vejo algo que não tinha visto antes. É perfeito. Fiquei pensando em qual seria a nota que daria, e foi incrível o final com seus bonequinhos 💚💚💚💚.
Ótima análise, abraço
Um dos meus filmes favoritos da vida, excelente crítica, Thiago 🖤
Recebi de presente de aniversário a crítica de um dos meus filmes favoritos kkkk! Parabéns pela crítica Tiago. Sensacional como sempre!
um dos melhores filmes q eu já vi 🥰
Sou apaixonada por esse filme!!
Eu me apaixonei pela Natalie Portman nesse filme, a atuação dela foi mesmo sensacional!
Que alegria acordar com vídeo seu❤️❤️
Tiago, vai ter crítica de West side story? Mesmo flopando horrores achei lindo demais e o spielberg merece mt reconhecimento por esse filme
Sim,é muito bom acordar e saber que vou tomar café da manhã com o Tiago!
Como começar bem o dia! Filme incrível 💖
Senti muita falta dos seus vídeos. To muito feliz com essa crítica, o filme é magnífico em TUDO!!!
A luz branca do final é apenas "iluminação de palco" junto a uma salva de palmas q vem junto no início dos créditos
6:17 Na verdade, o nome da protagonista "Nina" é um derivado e propositalmente semelhante ao da protagonista de Perfect Blue "Mima".
Precisamos de mais Aronofsky. Tanto nas críticas quanto novos filmes. Essa pandemia ferrou a sétima arte.
Ahhh eu amo! Parabéns pela crítica, Tiagao! Mto bom ver vc de volta!
Finalmente o meu sonho de ver a crítica desse filme aqui no canal se realizou! Na minha humilde opinião esse foi o filme da década de 2010. É absolutamente impecável, Natalie Portman fez um trabalho extraordinário nesse filme, se entregou de corpo e alma mesmo, e é uma da melhores interpretações que eu já vi na vida. Aronoksy merecia demais o Oscar de melhor direção naquele ano, é um crime ele não ter ganhado por esse trabalho brilhante que exige muito talento de quem tá por trás das câmeras.
É uma obra muito carregada emocionalmente, a sensação que eu tenho tanto enquanto ainda assisto quanto dps de assistir é que sugaram todas as minhas energias, mesmo sentimento de magnólia (só que este último quase sufoca).
Trilha sonora, direção de arte, figurino etc todos primorosos.
Irretocável!
Ps: Tiago, quando quiser fazer a crítica de magnólia tamo aí hein.
Falo com segurança que a atuação da Natalie Portman neste filme é uma das melhores da história do cinema! Falando de ótimas atuações, temos a de Charlize Theron em Monster (2003), Katy Bates em Misery (1990), Vivien Leigh em ...E o Vento Levou (1939) e Uma Rua Chamada Pecado (1951), Jodie Foster, Anthony Hopkins e Ted Levine (um dos maiores esnobes da história!!!) em O Silêncio dos Inocentes (1991)... Todos dão ótimas críticas, inclusive fica a sugestão.
E a Kate em Titanic tbm
Esse ano foi ótimo !! Bons filmes foi uma virada para mim e Cisne Negro, A Rede Social…ressignificaram a importância do cinema para mim
Sensato! Tu é demais meu amigo.
Filme incrível! A Natalie Portman tá Fantástica.
Kill Bill é um dos meus filmes favoritos. lembro até hoje de como me senti quando sai do cinema.
Eu estava eufórico, empolgado demais, falando pra todo mundo o que tinha acabado de assistir. Poucas vezes consegui reproduzir essa sensação novamente. Por isso Kill Bill é tão marcante pra mim.
Tava sentindo falta da crítica dele aqui no canal. Poder contribuir pra essa crítica sair foi um privilégio. Tiago, obrigado pela oportunidade. Você é fera demais! Já estou contando os dias para o volume 2.
👏👏
Cara, o final do filme eu interpretei como ela colocando o cisne branco no lugar dele, e deixando o negro sair para respirar, pq o branco estava sempre o sufocando, tanto que nos bastidores já transformada ela respira sempre muito profundamente, ela tira a casquete do rosto com aquela agonia de quem não consiga respirar direito em muito tempo, então ela fere o branco mas não o suficiente para matá-lo naquele momento, no final ela volta para encerrar com todo o resto que sufocava ela internamente como externamente, tanto que ela olha para a mãe no último momento, que era a última coisa que amarrava ela e cai para morrer, missão cumprida ela atingiu aquilo que ela mais almejava, a perfeição, e aquela luz pra mim seria ela encontrando finalmente a Paz interna...na morte, então tudo fica preto.
Maravilha!!!! Fiquei afim de assistir de novo.
Adoro esse estilo "clássico " do teu canal.
Abraço
Tiago , não acredito que vc fez essa crítica. Estava eu esses dias querendo rever Cisne negro mas antes vim procurar sua crítica e não achei. Fiquei super triste pois amo esse filme e agora finalmente ele tem sua crítica hahahah. Arrasou mais uma vez 😘
parabens tiagão, que bom quem vc voltou com força total, agente gosta muito de vc um forrrrrrrrrte abraço
Eu assisti recentemente e queria muito patronear uma critica aaaaa. Mt obrigado Marcos
A cada vídeo novo uma surpresa cada vez melhor, gostando demais que os vídeos estão sendo mais longos!!
Estou adorando ver essas críticas de filmes antigos!! Parabéns Tiago!!
Que análise completa. Tenho o DVD e blu-ray, fui 3x ver na telona. Nunca falhou em me arrepiar naquele ato final. Eu literalmente quis aplaudir. O tanto de temáticas e subtramas e signos e inter-relações significativas para a trama que o Aronofsky coordenou nesse filme me assombra.
Tiago, faz uma crítica sobre o filme Babel. Pufavô. Eu amo tanto esse filme, gostaria muito de ouvir uma análise sua sobre ele.
Ótima crítica como sempre, tiago. Cisne Negro é o melhor filme do Aronofski!
Tiago, ainda não tenho condições de apadrinhar uma critica, mas meu sonho é ver você falando sobre Argo de 2013 e The Dark Knight de 2008. Amo demais esses filmes e adoraria saber seu olhar sobre eles.
Pra mim ela ficou tão em conflito entre os dois lados dela que acabou se cortando e após a apresentação acabou morrendo porque estava sangrando e não notou. Ela atingiu a perfeição, mas custou a vida dela.
Ô Tiago, tô tão feliz de ver sua crítica sobre esse filme! É um dos meus favoritos! Feliz demais pela nova fase do canal! E que crítica incrível! Muito sucesso!
Cisne Negro é um do meus favoritos, top 3 filmes que me fizeram gostar de cinema. E se eu puder dar uma recomendação há uma análise do filme de um canal Gorila Branco (nem sei se esse canal existe ainda). Mas a interpretação dele é bastante perturbadora, porém faz todo sentido.
Nosso crítico favorito!!!, vc é 10 brow!!!!
Nossa Tiago, que delícia acordar com essa crítica! Lhe acompanho há quatro anos e espero esse video desde sempre. Incrível como sempre!
Esse filme mudou minha visão sobre o cinema, amo demais
Essas novas críticas do Tiago com filmes antigos está sensacional!! O Tiago merece mais espaço, ele é muito bom.
Bom dia Thiago..
Tropa estrelares é da sua Época?
Amava esse filme na infância
Sensacional Tiago! De tantas críticas que vi a esse filme nunca tinha visto alguém falar da cor branca nos créditos finais e também nunca tinha me atentado a isso.
Eu AMO esse filme. Nota 10 mais do que merecida.
E respondendo... quando a tela vai ficando branca, no final, eu não havia interpretado dessa forma que vc. Achei que era somente a tela embranquecendo mesmo, depois de ela morrer como - agora - o cisne negro (tipo, com a visão embaçando, de ela estar morrendo). Mas interessante a sua interpretação. Pode ser interpretado tbm, como um último suspiro do cisne branco, agora que o cisne negro tinha tomado conta dela. Enfim... Ótimo vídeo como sempre, Tiago.
Esse é um dos meus filmes favoritos! Sempre quis uma crítica do Tiago sobre ele kkkkkkkk obrigada!!
Oiee Tiago !!! Só quero que vc saiba que estou amando essas sequências dos vídeos! Excelentes escolhas e foi uma ótima ideia de vc investir no seu conhecimento e atender o público. Sempre desejei que vc falasse a respeito de Black Swan e Drive e finalmente (10 anos depois) isso aconteceu kkkk antes tarde do que nunca. Amo e admiro seu trabalho e fico MT feliz por essa sua volta ❤
Tiago eu sou simplesmente apaixonado pelo seu trabalho, você me fez amar cinema como eu nunca imaginei que amaria um dia, obrigado por nos proporcionar esse entretenimento maravilhoso, um dia quero ter a honra de patrocinar uma review no seu canal, você é incrível!!!
Filmaço!!!!! Fala também desse grande filme com Hugh Jackman e Christian Bale chamado O GRANDE TRUQUE de 2006.
Estou amando os novos vídeos Tiago, mais tempo falando sobre o filme, mais detalhes. Parabéns Tiago amo seus vídeos
Meu amor todinho, Tiago! Amei a crítica!
Eu vivi pra ver a crítica desse filme nesse canal. Um dos meus favoritos da vida! Obrigada, Marcos e Tiago
Tava curioso por essa crítica desde o vídeo do top 10.Para um filme da decada não esperava menos q uma nota 10 kkkkkkkkkkk otimo vídeo!!
Esse filme é um gatilho pra quem sofreu ou sofre de abuso emocional. Isso passa batido pra mta gente, mas pra quem sofreu isso causa um mal estar difícil de explicar.
Fiquei angustiada com esse filme... vou ficar uns dias com ele na cabeça.
Muito boa a crítica!
Gostaria muito da sua crítica sobre o o filme Perfect Blue, que foi inspiração pro Cisne Negro! 💜
Nossa eu também gostaria, Perfect Blue é muito bom!
@@isagiroto_ arrisco em dizer que até gosto mais de Perfect Blue
@@rafaelamarciano9399 Super concordo, adoro os dois filmes mas acho que gosto mais de Perfect Blue
Esse filme é maravilhoso! 10, quanto tempo. Tiago, gosto de vc, de graça🥰🤩
Esse filme é perfeito em todos os sentidos, eu chorei nesse final, tem tantas interpretações sobre os aspectos psicológicos do filme. Esse filme até a cena dos créditos finais é perfeita!!! De vez em quando eu visito esse filme! É genial
Maravilhoso ver uma crítica de alguém que realmente sabe oque está falando
Estou amando essas críticas de filmes que já foram lançados há um tempo.
Pra mim ela matou o verdadeiro eu dela no final, um sacrificio para ter o sucesso que ela tanto queria, e a partir desse momento era irreversível.
Adorando ver Tiago revisitar esses filmes incríveis.
Boa tarde Tiago, lhe acompanho há tempos e agradeço muito suas críticas, sempre excelentes. Não tenho como patrocinar mas assisti PIG e fiquei emocionado. Seria um ótimo vídeo. Obrigado!
Nossa, que 10 mais sofrido! Mas merecido! Não entendi nada quando assisti, mas agora me deu vontade de ver denovo e entender! Valeu, parceiro!
Parabéns pela crítica e pelo retorno ao Canal.
Estava ansioso por um ótimo crítico como vc fazer um vídeo sobre esse filme. É meu filme preferido, a melhor atuação da Natalie Portman pra mim e um elenco muito bom. Um estudo muito profundo e tenso sobre personagens e comportamentos. Amei a crítica
Feliz com a crítica e com a nota, pq é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos
Sempre esperei por uma crítica desse filme no canal!!!!
Muito legal essa ideia de critica patroneada. Vc é foda Tiago!
Natalie Portman fez Psicologia, assim ajudou ela a como fazer a personagem Nina, Oscar merecido para ela , Foi incrível
Que sonho essa crítica.. obrigada Marcos
Parabéns pela análise Thiagão!!! Uma nota dez merecido.
Na época eu assisti e amei, mas disse que nunca mais assistiria de novo pq achei pertubador. Agora que rever para analisar os pontos que vc colocou Tiago!! Amei sua crítica e ele é um dos meus tops!
Como sempre, excelente crítica!!! E ele continua fazendo a vozinha!!! Kkkkkkkkkkkk
No final, ela viveu a própria personagem, morrendo enquanto Cisne Branco e emergindo enquanto Cisne Negro.
Thiago, eu preciso muito de uma crítica sua sobre a minissérie Cenas de um Casamento! 😭